Sunteți pe pagina 1din 7

Mitos

No h nenhuma evidncia ou real comprovao de que nossa civilizao atual tenha 50% de chance de sobreviver ao final do sc XXI. H possibilidade de vrios eventos cada vez mais catastrficos acontecerem, mas isso no quer dizer que temos porcentagens de chance de sobrevivncia.

Segundo especialistas, a possibilidade de haver um evento bioterrorista ou de bioerro muito menor do que a de eventos climticos ou de abalos ssmicos. Essa possibilidade existe, mas no tem data marcada e nem ocorrer necessariamente. O controle da produo e refinamento de substncias que podem construir uma arma to fatal grande tendo em vista o seu peso poltico e at mesmo econmico. "Ns devemos nos preocupar muito mais com a produo de CO2, destruio de matas e derretimento de geleiras do que com bioerros" , diz Harry Moulin, cientista do grupo Green Peace.

Comprovaes

Segundo uma equipe internacional de astrnomos a fora gravitacional da Terra pode atrair um enorme asteride em sua passagem perto do planeta em 2029 e modificar assim sua rbita, o que poderia provocar uma forte coliso entre ambos alguns anos depois.O asteride no representa um perigo real por enquanto, mas se sua rbita se desviar poderia se chocar com o globo terrestre por volta do ano 2034."No sabemos de que feito o asteride e em que medida sua rbita ser modificada pela gravidade da Terra", explica a The Times Benny Peiser, especialista em asterides da Universidade de Liverpool (norte da Inglaterra).

Os terremotos, por sua vez, so fenmenos naturais que esto associados a inquietude da Terra. Para surpresa de todos, em janeiro deste ano a superfcie da terra no Haiti vibrou de repente por alguns instantes que pareciam no ter mais fim. Depois, foi a vez do Chile que presenciou o 5 maior terremoto de todos os tempos.O gelogo da Universidade Catlica de Pernambuco, Fbio Pedrosa, diz que a Terra continuar em constante movimento at o seu provvel fim. O grande problema dos terremotos as vezes no so os terremotos em si, mas sim os seus efeitos colaterais como alterao do eixo terrestre ou grandes inundaes que teria a capacidade de extinguir grande parte da vida do planeta.

O uso racional de energia depende principalmente da conscincia de que todo o bem-estar conquistado pelo homem no tem um vida infinita. Nosso planeta sofre as conseqncias de um uso desenfreado de seus recursos, por no pensar nas prximas geraes. E, se no mudarmos de atitude, poderemos por em risco nosso prprio conforto.Maria Ceclia S. Figueira diz, "Entre produtos com preos parecidos, temos a tendncia de comprar o maior, desde que caiba em nossa residncia, sem nos perguntarmos se estaremos ou no usufruindo ao mximo de todas as facilidades para o qual foram projetados. O no aproveitamento da maioria dos recursos de um equipamento ou de sua capacidade mxima de funcionamento, no dia a dia, tambm outra face do desperdcio.E o que se pode fazer para se aproveitar melhor a energia? Em primeiro lugar, evitar o desperdcio. De nada valero as demais medidas, sem uma mudana de atitude com relao ao no desperdcio do que temos. E no apenas com relao energia, mas a todos os recursos naturais, dos quais depende a vida humana."

O ano de 2008 trouxe a prova inequvoca das consequencias do Aquecimento Global.Pela primeira vez na histria humana a passagem entre o Mar do Norte e o Oceano Pacfico est navegvel. Devido ao derretimento do gelo do Plo Norte, as chamadas passagens noroeste e nordeste esto abertas navegao (veja em anexo a foto de satlite da Nasa).

A Coreia do Norte confirmou que pretende enriquecer urnio e transformar o plutnio que extrair deste processo em armas nucleares, segundo informou a imprensa estatal do pas. Com uma guerra entre as atuais superpotncias o arsenal nuclear poderia extinguir a vida na Terra devido a fora das bombas utilizadas.O analista de assuntos relacionados Coreia,John Sudworth, disse BBC que as aes norte-coreanas esto "fora de controle" e que "nada" parece intimidar o pas.

A pior catstrofe a onda de desleixo que avassala o planeta


Por: Christian Carvalho Cruz- O Estado de S. Paulo Mitos 50% de chance da civilizao atual sobreviver ao final do sc. XXI. Um evento bioterrorista ou de bioerro far 1 milho de vtimas at 2010. Comprovaes cientficas Coliso de um asteride. Agito geolgico. Uma soluo vivel para a salvao do planeta seria o uso correto da energia. Aquecimento global. Possibilidade de guerra nuclear entre novas superpotncias.

Externato Santa Ignez Aluno : Paulo Henrique Tavares Borges N: 18 Turma: 3001

Mito ou Comprovao Cientfica

Nova Friburgo, 08 de Abril de 2010

Referncias Bibliogrficas

Jornal O Estado de So Paulo www.google.com.br www.silvaporto.com.br www.fimdomundo2012.com

Anexos

S-ar putea să vă placă și