Sunteți pe pagina 1din 5

Associao da Comunidade Educativa de Aveiro

Planificao de Expresso Plstica 2 Perodo

EXPRESSO PLSTICA 1 Ciclo 2008/2009

A expresso plstica um dos modos mais caractersticos que a criana tem, no s de observar e manipular a matria, de forma criativa, como, tambm, de comunicar ao exterior a sua particular viso do meio, a sua aquisio permanente de noes e a necessidade de compartilhar com os outros o seu estado emocional.

A criatividade, e a expresso na criana, implicam amadurecimento, capacidade de comunicao, nvel perceptivo e motor, grau de motivao e, desde logo, conhecimentos da aplicabilidade de certas tcnicas no seu trabalho criativo.

Ao mesmo tempo, a expresso plstica converte-se num ptimo meio para a iniciao das aprendizagens bsicas: leitura e escrita. atravs do desenho, da pintura e da modelagem de formas que a criana melhor acede ao smbolo grfico, sua compreenso e utilizao.

Assim, pretende-se realizar, ao longo do ano lectivo, actividades activas, significativas, diversificadas e socializadoras, numa perspectiva construtivista e interdisciplinar, de modo a estimular o desenvolvimento das competncias inerentes ao estdio de desenvolvimento em que as crianas se encontram.

Neste sentido, promover-se-o actividades individuais e de grupo, com o objectivo de favorecer as premissas Saber Ser, Saber Saber, Saber Fazer, estimulando o conhecimento de si prprio e o relacionamento positivo com os outros, nunca esquecendo os valores como a justia, a verdade e a solidariedade.

-1-

Associao da Comunidade Educativa de Aveiro

Planificao de Expresso Plstica 2 Perodo

1- COMPETNCIAS GERAIS

Das dez competncias gerais previstas no Currculo Nacional, a desenvolver ao longo do ensino bsico, consideramos adequado promover, no 1 e 2 anos, o desenvolvimento das seguintes:

Usar correctamente a Lngua Portuguesa para comunicar de forma adequada e para estruturar pensamento prprio;

Realizar actividades de forma autnoma, responsvel e criativa;

Cooperar com os outros em tarefas e projectos comuns;

Relacionar harmoniosamente o corpo com o espao, numa perspectiva pessoal e interpessoal, promotora da sade e da qualidade de vida.

2- REAS DO SABER

Saber Ser

Saber Saber

Saber Fazer

-2-

Associao da Comunidade Educativa de Aveiro

Planificao de Expresso Plstica 2 Perodo

ACTIVIDADES A DESENVOLVER NO 2 PERODO

Em funo dos pressupostos referidos anteriormente estruturam-se as seguintes actividades:

Desenho: - Desenho de expresso livre, - Noes bsicas sobre tcnicas, materiais e suportes; - Explorao de diferentes tcnicas e materiais.

A Cor:

- Identificao das cores primrias; - Obteno de cores secundrias, por mistura das primrias; - Discriminao e experimentao das cores quentes e frias.

Pintura:

- Experimentao com a cor; - Noes bsicas sobre tcnicas, suportes e efeitos plsticos; -Explorao de tcnicas e materiais em pintura livre e de tema sugerido;

Recorte, colagem e dobragem: - Recorte mo e tesoura; - Explorao de diferentes materiais; - Composio com diferentes materiais e tcnicas diversas;

-3-

Associao da Comunidade Educativa de Aveiro

Planificao de Expresso Plstica 2 Perodo

Materiais

- Conceber objectos tridimensionais, recorrendo a vrios tipos de materiais; - Identificar as propriedades/caractersticas dos diversos materiais; - Reutilizar materiais.

Construes: - Conhecer as medidas das coisas, improvisar medies; - Experimentao no espao tridimensional de volumes e formas conhecidas.

-4-

Associao da Comunidade Educativa de Aveiro

Planificao de Expresso Plstica 2 Perodo

PROPOSTAS DE ACTIVIDADES A DESENVOLVER NO 2 PERODO

Desenhar

criar

formas,

em

diferentes

superfcies,

utilizando

intencionalmente a linha, a cor e textura.

Realizao de trabalhos com a tcnica do mosaico.

Reciclar materiais para obteno de novos objectos.

Construo de histrias e posterior realizao de uma banda desenhada.

Construo de objectos recorrendo ao mdulo/padro (ex.: painel de azulejos);

Desenvolvimento de actividades sugeridas pelos alunos.

Realizao de trabalhos alusivos, a datas festivas que se aproximam. (Carnaval, Pscoa, Dia da Me, ).

Observaes: Ao longo das actividades, os professores devem adequar as metodologias e estratgias para o desenvolvimento das competncias de cada aluno, podendo mesmo, realizar vrias actividades em simultneo, ou actividades complementares s previstas.

-5-

S-ar putea să vă placă și