Sunteți pe pagina 1din 2

As organizaes no-governamentais so associaes da sociedade civil, sem fins lucrativos, que acolhem no seu interior especificidades que as diferenciam

do Estado e de outras organizaes e/ou instituies privadas

As Organizaes no governamentais (ou tambm chamadas de organizaes no governamentais sem fins lucrativos), tambm conhecidas pelo acrnimo ONG, so associaes do terceiro sector, da sociedade civil, que se declaram com finalidades pblicas e semfins lucrativos, que desenvolvem aes em diferentes reas e que, geralmente, mobilizam a opinio pblica e o apoio da populao para modificar determinados aspectos da sociedade. Estas organizaes podem ainda complementar o trabalho do Estado, realizando aes onde ele no consegue chegar, podendo receberfinanciamentos e doaes do mesmo, e tambm de entidades privadas, para tal fim. Atualmente estudiosos tm defendido o uso da terminologia organizaes da sociedade civil para designar as mesmas instituies. importante ressaltar que ONG no tem valor jurdico. No Brasil, trs figuras jurdicas correspondentes no novo Cdigo Civil compem oterceiro setor: associaes, fundaes e organizaes religiosas (que foram recentemente consideradas como uma terceira categoria

Definio ONG um acrnimo usado para as organizaes no governamentais (sem fins lucrativos), que atuam no terceiro setor da sociedade civil. Estas organizaes, de finalidade pblica, atuam em diversas reas, tais como: meio ambiente, combate pobreza, assistncia social, sade, educao, reciclagem, desenvolvimento sustentvel, entre outras. As ONGs possuem funes importantes na sociedade, pois seus servios chegam em locais e situaes em que o Estado pouco presente. Muitas vezes as ONGs trabalham em parceria com o Estado. As ONGs obtm recursos atravs de financiamento dos governos, empresas privadas, venda de produtos e da populao em geral (atravs de doaes). Grande parte da mo-de-obra que atua nas ONGs formada por voluntrios. A ABONG a Associao brasileira de organizaes no governamentais. Exemplo de ONGs:

- WWF (Worldwide Fund for Nature) - organizao que atual no mundo todo, destinada proteo do meio ambiente. - Fundao SOS Mata Atlntica - ONG brasileira cuja principal funo atuar em defesa da fauna e flora da Mata Atlntica. - Greenpeace - misso de preservao da natureza e conservao da biodiversidade. ONG mundial que tambm atua no Brasil.

Asoociao de reecontro de refugiados

A Associao de Reencontro dos Emigrantes (ARE), fundada 19/04/89, defende a promoo humana integral dos seus associados, encontra-se aberta a pessoas de ambos os sexos, independente de opinies polticas e religiosas, defendendo na sua vida interna os princpios democrticos, sendo a liberdade de opinio, discusso e deliberao, um dever e um direito de todos os associados.
O QUE O CPR?

O Conselho Portugus para os Refugiados(CPR) uma Organizao no Governamental para o Desenvolvimento (ONGD) sem fins lucrativos, independente e pluralista, inspirada numa cultura humanista de tolerncia e respeito pela dignidade dos outros povos. O seu objectivo principal promover uma poltica de asilo mais humana e liberal, a nvel nacional e internacional. o parceiro operacional do ACNUR para Portugal. Em 12 de Dezembro de 2000, o CPR foi distinguido com o "Prmio Direitos Humanos" da Assembleia da Repblica.

A Abrao uma organizao no governamental sem fins lucrativos de prestao de servios na rea da SIDA.
Abrao

Cruz Vermelha Portuguesa, instituio humanitria. Segue principios fundamentais de humanidade, imparcialidade, neutralidade, independncia, voluntariado, unidade e universalidade.
Cruz Vermelha Portuguesa

S-ar putea să vă placă și