Sunteți pe pagina 1din 16

Organizado por: Pr.

Jos Ribeiro e Joaquim Rubens e

COLETNEA SOBRE O REINO DE DEUS

O REINO DE DEUS - (Curso de Vero)i 1. O que o Reino de Deus Essa expresso se encontra mais de 120 vezes no Novo Testamento. Constitui o contedo do querigma (mensagem) de Jesus: Jesus pregou o Reino de Deus e o introduziu em seus "sinais" sua prtica libertadora. O que ? o regime de Deus, seu projeto, sua soberania sobre o mundo. o mundo enquanto governado pelo Senhor. a "poltica" de Deus, o "regime" do Senhor. Ver os Salmos rgios 93-99 (na numerao hebraica ou 92-98 na latina). O Sl 145(144), a nos vv. 10-13 se diz: 11"Que eles (vossos fiis) apregoem a glria do vosso Reino e anunciem o vosso poder. 12Para darem a conhecer aos homens a vossa fora e a glria do vosso Reino maravilhoso. 13O vosso Reino um Reino eterno, e vosso imprio subsiste em todas as geraes". "Reino de Deus" tem um sentido ativo. Mais do que o espao territorial, indica a fora, a autoridade e energia poderosa de Deus. Reino de Deus o que acontece quando Deus faz valer a sua vontade soberana, que sempre vontade criadora, vivificadora e salvadora. Da o paralelismo no Pai-nosso: "Venha a ns o vosso Reino = Seja feita a vossa vontade" Ora, a vontade de Deus "vida e vida plena". Assim o Reino acontece onde h "Reino de paz e de justia", como se diz num canto das comunidades. Concretamente, usando duas palavras atuais, cheias de evocao, Reino : a) Revoluo absoluta, radical e total. a transformao de tudo: do homem: por isso Cristo cura doentes, exorciza possessos e ressuscita mortos; da sociedade: por isso Cristo reconcilia os homens, instaura relaes de profunda fraternidade, reintegra na convivncia humana os marginalizados, redime os perdidos, sacia a fome das multides; do cosmos, da criao: por isso Cristo comanda os ventos e o mar enfurecidos; caminha sobre as guas; multiplica o po e o vinho. Nesse sentido, veremos mais frente, o Reino mais que converso e revoluo poltica ou social. a transformao de toda a criao. a mudana do estatuto ou condio atual do mundo: homens e coisas, terra e cu como aparece claramente no Apocalipse. b) Libertao integral. a palavra que na Amrica Latina recupera o contedo essencial do querigma (mensagem) de Jesus de Nazar. Nesse sentido, Reino desalienao completa do homem frente a todas as foras anti-Reino (doenas, pecado, injustias e morte), em funo de mais vida, mais paz, mais graa e salvao. portanto "libertao-de" e "libertao-para" (cf Puebla 482).

2. A novidade da mensagem de Jesus Os profetas j tinham predito a vinda do Reino messinico. Mas, diferena deles, Jesus prega proximidade do Reino e sua presena entre os homens e mulheres que vivem. Mais claramente: Cristo no prega apenas o Reino. Ele o faz chegar, com sua palavra e sua ao libertadora. Em Cristo, o Reino de utpico se faz tpico; de profecia se faz realizao; de promessa, cumprimento. a "pequena diferena" que vige entre teoria e prtica... 3. Como Jesus faz vir o Reino? Jesus no instaura o Reino mas o faz acontecer. a) Primeiro atravs de sua prtica libertadora. Pelos seus "milagres", ou "sinais", inclusive pelo seu comportamento e pelos seus gestos. Exemplo: primeira seo de milagres em Mateus 8: cura de um leproso, do servo do centurio pago e de uma mulher (a sogra de Pedro). A, em trs situaes de opresso, alienao e perdio, irrompe o Reino como total libertao. b) Depois, atravs de sua pregao, especialmente nas parbolas. Exemplo: Mateus 13: o ciclo das parbolas: o semeador, a ciznia, o gro de mostarda, o fermento, o tesouro e a prola, a rede de pescar. 4. O carter "sacramental" ou "simblico" do Reino na histria Note-se que tanto os "milagres" como as "parbolas" de Jesus apenas "indicam" o Reino, "exprimem-no". Neles o Reino possui uma "realizao tpica", uma "encarnao histrica". Ai ele "irrompe". Ai comea seminalmente. Assim inaugurado. Mas o Reino possui uma plenitude maior: seu poder e sua glria, que permanecem escondidos e "por-vir". Portanto, existe nos "milagres" e nas "parbolas" de Jesus uma "transsignificao". eles indicam mais do que aparece. Assim como uma "nuvem" indica a "chuva prxima" (cf. Lc 12,54) e um "broto" na rvore indica aproximidade da primavera (cf.Lc21,29-30). Mas a primavera muito mais que isso. Assim, o Reino. Nesse sentido, uma cura "sacramento" do Reino porque uma realizao concreta do Reino e ao mesmo tempo anncio de sua plenitude, ou seja, de sua realizao completa. Portanto, designa o "j" do Reino e tambm seu "ainda no". Isso ocorre por causa do carter "escatolgico" do Reino, como veremos a seguir. Marcos (4,11) relata a expresso de Jesus: "O mistrio do Reino".

"Mistrio" aqui tem o sentido antigo de "uma realidade invisvel presente em forma visvel". o "visvel no invisvel" como o viu muito bem Otto Kasel e o comprovou na literatura antiga. Portanto, "mistrio" no "verdade escondida", "incompreensvel", mas verdade escondida revelada. 5. O Reino e os pobres de toda sorte Sendo o Reino "revoluo absoluta" e "libertao total", ele s pode ser entendido e recebido por aqueles que esperam essa "revoluo" e "libertao". S os que esto e se sentem "perdidos" podem acolher a "boa nova" da justia e da libertao. "so os doentes que precisam de mdico e no os sos" (Mc 2,17). O Reino aparece, pois, como sade para o enfermo, purificao para o leproso, libertao para o preso, ressurreio para o morto, reconciliao para o pecador etc. O Reino s se entende sobre o fundo da pobreza pobreza de toda sorte, pois libertao de tudo. O reino dos perdidos. O Reino se destina em primeiro lugar ao pobre, ao oprimido concreto (cf. Lc 4,6 e 7). Tal a base da "opo preferencial pelos pobres". Contudo, ao lado do pobre concreto, vemos tambm a criana, a mulher, o pecador e inclusive o morto. Todos so beneficirios da prtica messinica ou libertadora de Jesus. Portanto, na pregao do Reino impossvel esquecer os pobres (como Pedro 1embrou a Paulo: Gl 2,10). Mas a libertao do Reino so muitas libertaes. Se o tipo do pobre socioeconmico para ns hoje mais enfatizado porque representa a "figura epocal" do pobre evanglico. Essa nfase depende de nosso tempo e seus problemas, tal a "questo social", e no do Evangelho por si s. 6. Caractersticas do Reino no Novo Testamento Recolhendo e esquematizando o que j foi dito, pode-se dizer que o Reino tem algumas caractersticas: a) Reino de Deus. uma realidade divina, que tem a dimenso de Deus e de seu mistrio. Compreende esse mundo mas vai alm. imanente mas tambm transcendente. Mais do que uma coisa, Reino uma energia libertadora de Deus atuando no mundo e libertando-o para sempre, isto , salvando-o. Por isso, o Reino se "acolhe" (Mc 10,13-15), se "recebe" pela f e pela converso. Note-se que o Novo Testamento no usa uma linguagem ativa ou construtiva para falar do Reino, como se faz na Igreja da Amrica Latina: "construir" o Reino, "instaurar" o Reino, "implantar" o Reino etc. Contudo, essa linguagem pode se justificar porque, embora dom de Deus, o Reino exige do homem "violncia" (cf. Lc 16,16), esforo (cf. Lc 13,24). Dom da graa e deciso da liberdade no se opem mas se compem. Na Amrica Latina se enfatiza oportunamente o segundo aspecto, mas sem negar o primeiro.

De todos os modos, sendo de Deus, o Reino mostra sua eminncia, sua grandeza. Por isso o que h de mais decisivo e definitivo para o homem. O Reino de Deus uma realidade absoluta e incondicional. expresso de salvao, como realizao da vocao e do destino humanos. b) Reino presente. No Novo Testamento se fala muito da "iminncia" do Reino, de sua "proximidade" e "presena". Tudo isso h de ser traduzido em termos qualitativos e no puramente cronolgicos (como o fazem as correntes "escatologistas" as de "Cristo vem a"). Sim, o Reino est "sempre em situao de iminncia". ele sempre oferecido. Est sempre "s portas" (cf Ap 3,20). Est sempre "prximo" (Mc 1,15). Portanto, est permanentemente vindo e irrompendo. Torna-se presente (sacramentalmente," em mistrio") na deciso do homem. Sem isso, o Reino nunca chega ao homem. Com a abertura da pessoa o Reino torna-se presente. E o "j" do Reino, to enfatizado por Lucas, Joo e Paulo ("escatologia realizada"). o sentido dos freqentes "hoje" do Novo Testamento: "hoje o dia da Salvao" (2Cor 6,2)."Hoje se realizou a palavra que acabais de ouvir" (Lc 4,21). "Se pelo dedo de Deus que expulso os demnios, que o Reino de Deus acaba (hoje) de vos tocar" (Lc 11,20). "O Reino de Deus (j) est entre vs" (Lc 17,21). "Hoje a salvao entrou nesta casa" (Lc 19,9). "Hoje estars comigo no paraso" (Lc 23,14). Na Amrica Latina se enfatiza essa dimenso do Reino, porque nosso kairs (poca) o exige contra todo intimismo privatizante da f (alma) e contra o futurismo escatologizante (cu). nfase e no exclusivismo. privilegiar e no excluir. c) Reino escatolgico. Isso significa que tem uma dimenso de plenitude, de futuro, de meta-histria. Ele pois histrico, mas tambm transhistrico. Ele envolve, sim, a histria, mas tambm a ultrapassa. Essa dimenso coincide com a chamada "segunda vinda de Cristo", a parusia. "Quando da regenerao (palingenesia) de todas as coisas, quando o Filho do homem se assentar sobre o seu trono de glria..." (Mt 19,28; cf. tambm 16,27 e 25,31; lCor 15,24: "Ento vir o fim, quando ele o Cristo remeter o Reino a Deus, o Pai". Mt 13,24ss e 47-51: parbola do trigo e do joio, e a da rede). importante perceber a relao entre a dimenso intrahistrica do Reino e a meta-histrica. A dimenso meta-histrica no apenas ps-histrica. Ela j est presente, agindo dentro da histria. Assim, a eternidade aqui no apenas o que vem depois do tempo, mas tambm a presena do absoluto dentro do histrico. "internidade" (C. pguy). Desse modo, o fim j est incoativamente presente desde agora, esperando seu desdobramento pleno e definitivo na parusia.

Assim se entende por que "a f o incio da salvao" como disse o Conclio de Trento (DS 1632); por que "quem cr (j) tem a vida eterna" (Jo 3,36; 5,24); por que "passamos da morte para a vida, pois que amamos nossos irmos" (lJo 3,14). Por isso, a f e o amor j so o futuro presente no presente histrico. Mas no h dvida, permanece sempre aberta a dimenso de plenitude, que a Gaudium et Spes descreve belamente no n 39 e, de modo insupervel, os dois ltimos captulos do Apocalipse (21 e 22). 7. As dimenses do Reino Retomando o que j foi dito, podemos distinguir 3 dimenses do Reino, que aqui exporemos num esquema: Escatolgico social pessoal

O Reino multidimensional. Eis como se explicitam suas trs dimenses: a) Dimenso pessoal * Refere-se ao Pecador * Libertao do pecado, para a Graa * Vem pela Converso * Em vista do homem novo b) Dimenso social *Refere-se ao Oprimido * Libertao da injustia, para a liberdade * pela Revoluo (luta) * para a Sociedade Nova c) Dimenso escatolgica * Refere-se ao Morto * Libertao da morte, para a glria (vida eterna) * pela Ressurreio * para o Mundo Novo Observaes: Essas dimenses no se encontram justapostas, mas parcialmente superpostas e umas envolvidas nas outras. Assim, o pecado pessoal est ligado s injustias sociais ("pecado social") e estas, por sua parte, induzem ao pecado pessoal (o capitalismo incita concorrncia, explorao, individualismo, inveja etc.).

Na Amrica Latina hoje, ns enfatizamos a dimenso "intermdia" a do Reino de Libertao. porque esta para ns epocalmente a mais significativa e necessria diante das urgncias histricas que nos desafiam. Mas claro que ela h de estar situada dentro do horizonte total do Reino. Os msticos tendem a enfatizar a dimenso pessoal (espiritual) do Reino. Assim o fizeram Joo e Paulo. Traduziram o Reino em vida e graa, em comunho divina e justificao. Mas h de se entender que a enfatizaram apenas uma dimenso do Reino. Os militantes, por sua vez, enfatizam o lado poltico e histrico do Reino. Por sua vez, o povo em geral sublinha o lado escatolgico (o "cu"). 8. Sinais da presena do Reino no mundo histrico a) O prprio Cristo Ressuscitado. Ele a "auto-basileia" como dizia Orgenes, depois de Marcio. Ele o grande sinal, o "sinal de Jonas" (Mt 16,4). A Igreja sempre entendeu que se Cristo tinha ressuscitado, ento o "fim do mundo" j tinha comeado (lCor 10,11: "Ns tocamos o final dos tempos"). Diz belamente o Vaticano II na Lumen Gentium 48: "A era final do mundo j chegou at ns e a renovao do mundo foi irrevogavelmente decretada e de um certo modo real j antecipada aqui na terra". b) A Igreja, com sua Palavra e sacramentos. Estes anunciam a presena do Senhor, sobretudo na Santa Ceia (Eucaristia), como a Igreja sempre vivenciou. c) As prticas de amor e de libertao. Onde h amor, l est o Reino; e onde este amor tomou formas sociais (justia), l est a antecipao sciohistrica do Reino. Na Amrica Latina hoje, sentimos, de modo particular, esta ltima expresso da presena do Reino, particularmente em termos de estruturas sociais novas. Procura-se criar uma sociedade que seja a concreo social do Reino, sua antecipao histrica, sua parbola e profecia estruturais. Essa sem dvida uma realizao precria do Reino, mas que tem seu valor e sua urgncia. 9. Relao ntima entre Jesus e o Reino Afirmam biblistas: Jesus pregou o Reino, e a Igreja prega Jesus. O pregador tornou-se o pregado. Isso no significa uma ruptura entre o "Jesus da histria" e o "Cristo da f", mas uma profunda continuidade. Pois o Reino o Reino de Jesus ("Meu Reino no deste mundo": Jo 18,36). Ele o Senhor do Reino. Mais, como se disse: Ele o prprio Reino (consumado em sua pessoa). Por outro lado, Jesus o portador do Reino atravs de suas prticas messinicas de libertao. O Reino o projeto de Jesus, sua mais alta utopia, sua causa e sua misso, sua teoria e sua prtica. Por isso, ser cristo no s aceitar a pessoa do Cristo. preciso ainda

10

aceitar seu projeto no mundo. Igualmente, no basta aceitar seu projeto, sem aceitar seu portador originrio: nem Senhor sem Reino, nem Reino sem Senhor. Cristo o que "segue Jesus" (discpulo), mas tambm o que enviado em misso (apstolo) (cf. Mc3,14: "Escolheu doze para estar com ele e para envi-los a pregar"). Por um lado, no h dvida: O Reino mais do que a pessoa isolada de Jesus. Significa a proposta de Jesus. Por isso pregar to somente a Jesus pode levar ao cristomonismo ou ao romantismo religioso. A questo : pregar Cristo junto com seu Reino. Por outro lado, insuficiente lutar pelo Reino. preciso tambm optar pelo Senhor do Reino (f teologal). s no termo (fim) da histria que essas dimenses iro fundir-se, quando "Deus ser tudo em todos" (lCor l5,28). 10. Como se relacionam Reino, Mundo e Igreja? Observar a figura seguinte: Reino

Mundo

Igreja

As trs realidades esto entrelaadas: em parte coincidem e em parte no. Isso significa trs coisas: 1) Significa que o Reino est tanto na Igreja como no Mundo (famlia, fbrica, lutas populares). quando existem f, esperana e amor. quando imperam justia, solidariedade e coragem, que o Reino se faz presente. 2) Significa tambm que o modo de o Reino estar na Igreja diferente do modo de ele estar no Mundo. De fato, na Igreja, o Reino est de modo claro e patente. A o Reino conscientizado, confessado, celebrado (na pessoa de Jesus Cristo). Por isso se diz que a Igreja o "sacramento do Reino". Sacramento como sinal, mas tambm como instrumento, enquanto tem por misso levar o Reino ao Mundo. Por outro lado, no Mundo, o Reino est presente de modo annimo e latente (sempre na medida em que h justia, comunho etc.). Por isso, pode-se dizer que o Mundo o "smbolo do Reino" na medida em que se constri segundo os planos de Deus. 3) Por fim, significa tambm que o Reino muito maior que a Igreja e o

11

Mundo. Suas fronteiras vo alm de nosso mundo e de nossa histria. Pois compreende os que j partiram e caminha para sua consumao na Glria. Ele transcendente e escatolgico.6 O PROJETO DE JESUS: O REINO DE DEUS (Pablo Richard)ii No incio do relato de Marcos sobre a vida de Jesus, antes de apresentar sua prtica libertadora, encontra-se de forma muito solene o seguinte: "Depois que Joo foi preso, Jesus dirigiu-se para a Galilia e comeou a proclamar a Boa Notcia de Deus. Dizia desta forma: 'o tempo est completo, o Reino de Deus aproxima-se. Fazei penitncia (metanoia) c crede na Boa Notcia' ". (Marcos 1,14-15) fato histrico inegvel, atestado pela tradio, por documentos e fontes, que o centro da ao e pregao de Jesus foi o Reino de Deus. No proclamou a si prprio, muito menos pregou a Igreja. Nem sequer correto afirmar que o objeto de sua pregao foi Deus, em si mesmo, mas sim o Reino de Deus. Esse o mistrio mais profundo de sua vida e ao mesmo tempo o sentido dela, seu projeto histrico. O que significa Reino de Deus? Essa expresso no tem um sentido esttico e no expressa um territrio ou uma estrutura monrquica. Reino, nos Evangelhos, contm um sentido dinmico: expressa a ao de Deus. Para a tradio bblica, a atuao divina tem duas caractersticas: realiza-se no interior da histria e tem um sentido libertador. Deus intervm na histria para restaurar seu projeto de Reino. Toda vez que os homens destroem o plano original de vida, e essa destruio revela-se na opresso dos pobres, h uma interveno divina na histria para libertar e ordenar o mundo de acordo com sua vontade primeira de fraternidade e liberdade. Sua ao libertadora mais conhecida e sempre lembrada o xodo, quando libertou seu povo da escravido do Egito. O projeto de Jesus o Reino de Deus, o que significa que ele com sua ao e palavra restaurar o plano original de Deus na histria. Cristo descobre a presena do Reino de Deus em todas as aes que ele mesmo est praticando: ao curar os endemoniados, restituir a sade aos doentes, cuidar dos leprosos, perdoar os pecados, comer na casa dos cobradores de impostos, colocar o homem acima da lei, restaurar a vida humana, mesmo num dia de sbado... Ento, o Reino de Deus est chegando. E uma boa notcia para os pobres e

12

desprezados da Galilia. Os judeus esperavam a vinda de um messias, cuja funo seria recuperar o Reino de Deus. Mas eles tinham uma concepo de reino totalmente diferente da de Jesus. A grande maioria deles identificava o Reino de Deus com o reino de Israel, um reino poltico de uma nao determinada. O povo judeu esperava um messias que o libertasse do domnio do Imprio Romano e o transformasse em uma nao poderosa. Eles esperavam que o Messias aparecesse de uma maneira extraordinria, espetacular, que fosse recebido em Jerusalm com pompa pelas mais altas autoridades de Israel. Ao contrrio, Jesus estava pregando a chegada do Reino de Deus de uma forma bastante diversa. No fazia pregao em Jerusalm, a capital, onde viviam os judeus importantes, ricos e puros, que no se mesclavam com os pagos. Difundia sua mensagem na Galilia, uma regio desprestigiada em relao ao centro poltico-cultural dos judeus. No se dirigia s autoridades do Templo judeu, sumos sacerdotes, grandes letrados, chefes das grandes famlias e latifundirios da poca. Ao contrrio, dirigia-se s multides pobres e desprotegidas da Galilia: camponeses, pescadores, doentes, possessos, leprosos, pecadores, pequenos cobradores de impostos. Jesus no vinha restaurar o reino poltico de Israel, mas libertar os Pobres, fazer justia e restaurar o projeto do Reino de Deus. O anncio de todas essas coisas foi uma boa notcia para os oprimidos, mas m notcia para os detentores do poder em Israel. Jesus proclamava a superioridade da vida humana sobre a lei, a presena libertadora de Deus entre os pecadores, o Reino de Deus como uma festa de casamento, um tecido novo, um vinho fresco. Essas afirmaes o colocam em total contradio com todo o sistema poltico-religioso judeu. Tudo isso contrariaria a teologia estabelecida, as autoridades de Israel e as suas esperanas de libertao terrena. em vista de todas essas coisas que os fariseus e as autoridades constitudas decidiram assassinar Jesus. Como sua concepo de Reino de Deus era to diversa da dominante, Jesus no quis que o chamassem pelo ttulo de Messias. Para ele, ser considerado Messias era uma tentao. Interessava-lhe somente deixar claro o que entendia por Reino de Deus, enquanto ao libertadora de Deus na histria, boa notcia para os pobres e desfavorecidos de todos os tempos. ENTENDENDO A VONTADE DE DEUS (Igreja Metodista)iii
1- A Misso de Deus no mundo estabelecer o seu reino. Participar da

construo do Reino de Deus em nosso mundo, pelo Esprito Santo, constitui-se na tarefa evangelizante da Igreja.
2- O Reino de Deus o alvo do Deus Trino e significa o surgimento do novo

mundo, da nova vida, do perfeito amor, da justia plena, da autntica liberdade e da completa paz. Tudo isto esta introduzido em ns e no mundo

13

como semente que o Esprito Santo est fazendo brotar, como lemos em Rm 8.23:ns temos as primcias do Esprito, aguardando a adoo de filhos, ou ainda em II Co 7.21-22: mas aquele que nos confirma convosco em Cristo, e nos ungiu, Deus, que tambm nos selou e nos deu o penhor do Esprito em nossos coraes.
3- Jesus iniciou a sua Misso no mundo com a pregao: O tempo est

cumprido e o Reino de Deus est prximo, arrependei-vos e crede no Evangelho Mc 1.15.


4- O propsito de Deus , reconciliar consigo mesmo o ser humano, libertando-

o de todas as coisas que o escravizam, concedendo-lhe uma nova vida imagem de Jesus Cristo, atravs da ao e poder do Esprito Santo, a fim de que, como Igreja, constitua neste mundo e neste momento histrico, sinais concretos do Reino de Deus.
5- A misso de Deus - Pai, Filho e Esprito Santo. O objetivo construir o

Reino de Deus. O seu amor a fora motivadora de sua presena e ao. Ele trabalha at agora ( Mt 28.19; Jo 3.16):
a) criando as pessoas e comunidades, dando-lhes condies para viver,

trabalhar e construir suas vidas como pessoas e como comunidades ( Gn 1.26-31; Gn 2; II Co 5.17);
b) Ajudando as pessoas e comunidades a superar seus conflitos e pecados,

trabalhando juntos e participando da vida abundante, concedida em Cristo por meio da reconciliao ( Gn 3.8-21; Gn 12.1-13; Jo 10.10; II Co 5.19);
c) possibilitando as pessoas e comunidades a se encontrarem como irmos e

irms, reconhecendo e aceitando como Pai ( Mt 6.8-10) ;


d) abrindo, pela ao do Esprito Santo, novas possibilidades e fontes de

vida ( At 2.17-21; I Co 12.4-11; Rm 12.6-8);


e) sarando as pessoas e as instituies, podando delas o que no convm,

por meio de seu juzo e graa ( Ef 2.11-21; Fp 4.2-9; Jo 15);


f) envolvendo todas as pessoas e comunidades e todas as coisas neste seu

trabalho.
6- Na Histria, e especialmente na do povo de Israel, Deus revela a sua ao

salvadora a favor das pessoas e do mundo. A concretizao plena desta ao deu-se na encarnao de Jesus Cristo. Ele assumiu as limitaes humanas, trouxe as boas-novas do Reino de Deus, confrontou os poderes do mal, do sofrimento e da morte, vencendo-os em sua ressurreio ( Hb 1.1-14).
7- Na construo da vida e na realizao desta obra, as pessoas e comunidades

sofrem com o domnio das foras satnicas e do pecado. O pecado e o

14

domnio destas foras manifestam-se de diferentes maneiras em pessoas, grupos e instituies impedindo a vida abundante e contrariando a vontade de Deus.
8- Atravs de Jesus Cristo, sua vida, trabalho e mensagem, sua morte,

ressurreio e ao redentora podemos compreender a ao de Deus no passado; as oportunidades esperana da vida plena no futuro que Ele nos oferece no presente, e a possibilidade de se participar na construo deste futuro agora. de Jesus Cristo que vem o poder para esta participao.
9- A Igreja, fiel a Jesus Cristo, sinal e testemunha do Reino de Deus.

chamada a sair de si mesma e se envolver no trabalho de Deus, na construo do novo ser humano e do Reino de Deus. Assim, ela realiza sua tarefa de evangelizao ( Hb 2.18 ).
10- A Igreja Metodista no Brasil parte da Igreja Metodista na Amrica Latina e

no mundo, ramo da Igreja Universal de Nosso Senhor Jesus Cristo. Sensvel ao do Esprito Santo, reconhece-se chamada e enviada a trabalhar com Deus neste tempo e lugar onde ela est. Neste tempo, fazemos uma escolha clara pela vida, manifesta em Jesus Cristo, em oposio morte e a todas as foras que a produzem. REFLEXESiv: Com base no texto bblico de Mateus: captulo 10, versculos de 16 a 23. Uma abordagem do Servio Bblico Latino-Americano em: 11/07/2003 Mateus sabe adaptar a seu tempo e seus destinatrios a mensagem de Jesus. O Senhor havia convidado os seus seguidores a continuar sua pregao, mas isto, nos tempos de Mateus tinha outro colorido. Como ao prprio Mestre, os judeus os rechaavam e denunciavam. Eram irmos que entregavam os irmos. Pregar a Jesus supunha entrar em conflito com os mesmos que o haviam matado, e a morte dos cristos - ou ser submetidos a juzo - no era algo distante. Mateus sabe mostrar a seus companheiros que os seguidores de Jesus devem esperar correr sua mesma sorte. Claro que isso no supe o masoquismo de buscar e desejar seguir essa sorte. O que se deve desejar pregar o Reino; por isso prope, se for necessrio, fugir; h a necessidade de pregadores, fiis no mrtires; mesmo se chegar o momento devemos dar testemunho - com a vida e com a morte - desse reino que pregamos. Certamente algumas coisas mudaram: hoje no so sindrios e sinagogas, mas sempre h poderes com os quais a mensagem do Evangelho dever se confrontar: o poder poltico, o poder do dinheiro, o poder da morte. Precisamente este poder no suporta que se pregue um mundo diferente, onde reine a gratuidade, a fraternidade, a solidariedade. Se houver gratuidade o

15

mercado se arruinaria, se houvesse solidariedade a concorrncia quebraria, se houvesse fraternidade o muro novo edificado sobre o egosmo desabaria. E como seria bom se isso acontecesse!!! Talvez devamos perguntar-nos - frente a uma sociedade montada sobre esses anti-valores - por que os poderes no molestam a comunidade crist? Teramos perdido a capacidade de ser fermento? Teramos perdido a fora do testemunho ou j domesticamos a mensagem do Evangelho? Somos ovelhas no meio de lobos ou j nos mimetizamos como as mariposas? BEOZZO, J. O. (org.) Curso de Vero, Ano II (CESEP), Edies Paulinas, pg. 68-75, So Paulo, 1988 ii RICHARD, Pablo. O Homem Jesus, 2 Ed, Editora Moderna, So Paulo, 1993 iii PLANO PARA A VIDA E MISSO, Igreja Metodista, pg. 14-17, Imprensa Metodiata, So Paulo, 1996 iv CLARETINOS, Servio Bblico Latino-Americno, comentrios de (11/07/03) http://www.claret.com.br/servicobiblico/11/07/2003 v CAPA, Semana Bblica, CEBI/MG, 1999
i

16

S-ar putea să vă placă și