Sunteți pe pagina 1din 2

COMO AVALIAR UM ARTIGO CIENTFICO TTULO Considere se o ttulo se relaciona precisamente com o assunto do trabalho.

Ele reflete adequadamente a proposta, o desenho experimental, os resultados e a concluso do estudo? RESUMO O resumo deve conter objetivo, relevncia do tema, metodologia e resultados finais. Abaixo do resumo pem-se as palavras-chaves (no mnimo trs e no mximo cinco, variando em cada perodo) que devem identificar o objetivo do texto. Verifique se a declarao do objetivo, no resumo, combina com o objetivo da introduo. O resumo sucinto, claro e compreensvel. INTRODUO Verifique se a declarao do objetivo, no final da introduo combina com o objetivo do resumo. Todas as seqncias das afirmaes, na introduo, conduzem diretamente finalidade do estudo? MTODOS Revise os mtodos com relao ao objetivo do estudo. So todos vlidos no estudo desse problema? Os mtodos, no que diz respeito informao essencial, poderiam ser reproduzidos a partir da informao apresentada? A seleo de amostragem est adequada? O modelo experimental apropriado? Caso, o artigo utilize tcnicas estatsticas elas esto apropriadas para o desenho experimental? A seqncia das informaes da metodologia podem ser subdivididos para maior clareza? RESULTADO Examine os dados apresentados nas tabelas e figuras. O ttulo e as legendas descrevem o contedo? So os ttulos e subttulos das colunas precisos? Os dados esto organizados para facilitar as comparaes a interpretaes? Revise os resultados apresentados no texto contra os contidos nas tabelas e figuras. O texto complementa ou apenas repete os dados?

Ocorrem discrepncias entre os resultados constantes no texto e nas tabelas? Revise os clculos e a apresentao dos dados. Verifique os resultados luz do objetivo proposto. O estudo condiz com o plano do pesquisador? A importncia dos resultados para o conhecimento da rea comentada? O autor faz discusses com referncias apropriadas? GENERALIDADES Confronte a interpretao contra os resultados. A discusso repete meramente os resultados? A interpretao surge de maneira lgica dos dados? Foram enumeradas as deficincias da pesquisa? Compare a interpretao com os estudos citados no artigo. A interpretao discorda ou afirma com a de outros pesquisadores da rea? Considere a pesquisa publicada sobre este tpico: todos os estudos bsicos foram considerados? Ao direcionar a pesquisa para um futuro, o autor sugere um aprofundamento na pesquisa? Considere o peridico para o qual o artigo foi escrito. Os tpicos e as normas do peridico esto sendo cumpridos/ Releia o sumrio. Ele resume o artigo com exatido? Todas as citaes esto referenciadas de acordo com as regras da ABNT? Os anexos esto sendo citados e explicitados?

Referncias bibliogrfica KAYPER, Brbara J. Cheklist para avaliao de artigo cientfico. Disponvel em: http://www.ufv.br/dbv/pgfvg/BVE797/checklistartigo_cientifico.htm Acesso em: 21 out. 2005 ARAJO, John F. Como ler um artigo cientfico. Disponvel em: http://www.cb.ufrn.br/%7Earaujo/aula1.pdf. Acesso em: 21 out. 2005

S-ar putea să vă placă și