Sunteți pe pagina 1din 11

:: Psicopedagogia On Line :: Portal da Educao e Sade Mental ::

Pgina 1 de 11

Domingo, 9 de Outubro de 2011

14:45:44

Cursos & Eventos


Palestra com Antnio Nvoa Pedagogia da Autonomia Instituto Superior de Educao Pr-Saber

Home Quem Somos

Contedo

Interesse Geral

Servios

Busca
DO MESMO AUTOR(A):

Para imprimir este artigo sem cortes clique no cone da impressora >>> COMPETNCIAS E ATRIBUIES DO ORIENTADOR EDUCACIONAL Lidia Maria Kroth At que ponto estar o Orientador realmente consciente do seu papel, dos seus direitos e dever? A conscincia de si, e da realidade concreta que o cerca, o conhecimento de seu papel frente a esta realidade, vo dar validade e significao histria do homem. No entanto, o homem nasce dentro de um mundo j interpretado e criado. Este fato propicia certa alienao e despreocupao com a anlise e reflexo deste mundo. Segundo Heloisa Lck (1982), o homem se torna acrtico, mais receptor que transmissor, mais paciente que agente. necessrio interferir neste contexto. Sendo assim, cabe educao, estimular e promover a formao da conscincia, ou seja, estabelecimento de identidade pessoal do homem e compreenso de seu relacionamento com o mundo. Este processo no pode ser considerado acabado e sim entendido como dinmico e um constante dever ser. Deve despojar-se de preconceitos e subjetividade. A autora cita alguns elementos que interferem na formao da conscincia: intencionalidade predisposio do indivduo de compreender, interpretar e explicar os fatos; capacidade perceptiva quanto mais adequada e objetiva for a capacidade de percepo, maior ser a correspondncia da conscincia com o fato real; operaes mentais determinam a superioridade, flexibilidade e nvel de conscientizao; historicidade e temporalidade estabelecem o esprito da conscincia e do ato consciente; julgamento moral os valores formam parte primordial da conscincia que a pessoa elabora de si e do seu mundo.

artigos . Repetncia e autoestima . Aconselhamento psicopedaggico: relao escola e famlia . Desenvolvendo uma identidade vocacional .A influncia da afetividade e socializao na escola . O to difcil rito de passagem opinio . Incluso .A influncia conhecimento escolar dentro conhecimento comunitrio . Ser professor estar professor?

do do

ou

Mosquera (1978) afirma que a vida autntica inicia quando nos negamos a permanecer na alienao e na desumanizao e caminhamos rumo a uma vida consciente, autntica e mais humana. O processo educativo deve ter como funo primordial formao da conscincia do indivduo, entendida como conscientizao do homem enquanto homem e no orientado por uma ideologia poltica. No se trata de doutrinao, mas sim ensinar a pensar e no, o que pensar. Deve possibilitar ao homem aumento de sua capacidade e liberdade de escolha. Conforme as citaes acima, o homem tendo uma maior conscincia de si torna-se um ser crtico, atuante e transformador do mundo que o cerca sendo importante a observao de tudo o que est ao ser redor. Algumas vezes a atuao do Orientador Educacional comprometida pela imagem formada ao longo dos anos. Isto se torna mais srio quando se sabe que a conscincia de si no feita isoladamente, mas atravs de relaes. Por outro lado, o Orientador deve ter o cuidado de no ser o doutrinador, no sentido de determinar a conscincia crtica dos alunos. O sentimento de identidade do homem inicia quando ele concebe o mundo exterior como coisa separada e independente dele, quando comea a tomar conscincia de si mesmo, como sujeito de suas aes, quando capaz de dizer, EU SOU.

http://www.psicopedagogia.com.br/artigos/artigo.asp?entrID=1072

09/10/2011

:: Psicopedagogia On Line :: Portal da Educao e Sade Mental ::

Pgina 2 de 11

Referindo-se ao papel do Orientador Educacional, Alzira Tenfen da Silva (1981), relaciona, a partir da posio de diversos autores, alguns dos papis a ele atribudos, tais como: Especialista prioridade ao aconselhamento psicopedaggico. Generalista orientao de grupo, registro de alunos, sesses de aula, aplicao de testes, organizao de classes, fichas cumulativas, etc. Monitor orientao centrada no aluno. Assessor orientao centrada no contexto. Consultor e assessor assessoramento de pessoas e pequenos grupos, consultando professores, diretores, pais e outros. Agente de mudana reviso crtica. Profissional de ajuda ajuda, assessoramento. Catalizador o indivduo realizando seu prprio papel. Conselheiro e guia pessoal do aluno. Agente de informaes sobre oportunidades educacionais e ocupacionais. Orientador da vocao do aluno. Mediador entre comunidade escolar e familiar. Membro do grupo profissional.

A identidade do Orientador Educacional como um profissional e o seu posicionamento frente vida so fatores que caracterizam o desencadeamento do processo de Orientao. Se toda identificao profissional pressupe reforo de valorao, supe-se que o Orientador Educacional vivencie valores pessoais na sua atuao. Crenas, valores, atitudes da pessoa, ao serem associados com elementos comportamentais comuns a uma determinada profisso, delineiam um perfil profissional. Na medida em que houver maior coerncia entre os valores pessoais e expectativas sociais, a identidade profissional mais consciente. Neste sentido, quanto mais clara e precisa a definio das metas da profisso, mais objetivo e definido ser o desempenho deste profissional. O Orientador Educacional, por sua vez, est confuso. Talvez essa confuso se deva s razes histricas de seu surgimento ou razes funcionais pelo fato de sua classe ser considerada uma subclasse dentro da classe maior do magistrio, gerando assim conflitos de papis. D-se o conflito de papis quando o Orientador Educacional no consegue realizar o que de sua competncia e realiza atividades incompatveis com sua formao. O posicionamento do Orientador Educacional deve incluir uma tica profissional, debatendo questes prticas, capazes de suscitar-lhe operaes de pensamento que o desafiam e levam reflexo e pesquisa em busca de uma autntica identidade apoiada em valores significativos. Diversas experincias auxiliam no levantamento desta hiptese e acredita-se que o espao existe, basta que os profissionais se disponham realmente. Cabe enfatizar que o desempenho do papel do educador faz com que sua proposta seja, efetivamente, na educao. Em toda a ao do Orientador Educacional necessria uma reflexo contnua sobre a realidade que o cerca, possibilitando-lhe um posicionamento profissional mais adequado. Ter sempre presente em suas atividades os princpios que servem de suporte ao processo de orientao, levando-o a uma ao mais consistente e coerente. O Orientador Educacional, muitas vezes, no tem condies de realizar todas as tarefas que lhes so pertinentes, correndo o risco de tornar-se generalista, ou de esvaziar sua ao, a ponto de torn-la irrelevante na escola. De acordo com Saviani (1980), ... a especialidade no campo educacional, como toda especialidade, s faz sentido na medida em que a rea bsica no seja perdida de vista... a especificidade da Orientao Educacional apenas... a diviso no plano de educao....

http://www.psicopedagogia.com.br/artigos/artigo.asp?entrID=1072

09/10/2011

:: Psicopedagogia On Line :: Portal da Educao e Sade Mental ::

Pgina 3 de 11

Orientadores Educacionais so antes de tudo, educadores, e a finalidade de toda e qualquer ao orientadora educativa. Se a escola uma instituio que tem por finalidade ensinar bem totalidade dos alunos que a procuram, Orientador Educacional tm por funo fundamental mobilizar os diferentes saberes dos profissionais que atuam na escola, para que a escola cumpra a sua funo: que os alunos aprendam. Partindo da condio comum de educadores, cada um desempenha tarefas especficas, capacitado pela habilitao especfica, cujo sentido dado pelos fins comuns. A investigao sobre a realidade vivencial do aluno e sua percepo desta realidade deve ser o ponto de partida e o fio condutor do processo pedaggico. O Orientador Educacional que, atravs da investigao sobre a realidade, percebe que no processo de ensino-aprendizagem esto em jogo inmeras relaes, compreende que as relaes na escola no so um fim em si mesmo, mas meio para que o aluno aprenda e amplie o seu conhecimento sobre relaes de ajuda, passando a trabalhar as diferentes relaes, que podem influenciar para que o aluno aprenda. O desenvolvimento de uma concepo crtica de educao comprometida com a realidade social e com sua transformao no prescinde do planejamento. Planejar envolve, em sua base, compreender a realidade em todos os seus desdobramentos, tanto de tempo, quanto de espao. Segundo Helosa Lck (1991), Planejar a Orientao Educacional implica delinear o seu sentido, os seus rumos, a sua abrangncia e as perspectivas de sua atuao. Vale dizer que esse planejamento envolve antes de tudo, uma viso global sobre a natureza da Educao, da Orientao Educacional e de suas possibilidades de ao. Durante a dcada de 80, o sentido da Educao e da Orientao Educacional foi questionado, a tal ponto que grande parte das obras publicadas na rea evidenciaram um resultado muito maior de menosprezo ao papel da escola como agente de Educao e de estabelecimento da anti-orientao educacional do que de explicitar sua natureza e configurar as possibilidades de sua atuao. Na definio da anti-orientao, o que se observou foi a construo de uma viso negativa e de uma generalizada atitude de desconsiderao a tudo quanto o orientador educacional realizava nas escolas e a tudo quanto era definido na literatura a respeito. Assim, as funes da Orientao Educacional passaram a ser condenadas por serem vistas como tecnicistas, simplistas e limitadas em sua viso e alcance. De fato, as aes da rea tinham horizontes limitados e necessitavam de reviso que viesse a dar Orientao Educacional um sentido diferente, mais comprometido com a escola com um todo e com a realidade social do aluno. Como resultado, a Orientao Educacional ganhou um discurso poltico para direcionar seu trabalho, mas perdeu a fora da ao. importante, ter em mente, que de nada valem as boas idias, se no vierem a revestir aes que as ponham em prtica. A Orientao Educacional tem certas funes (aes) clssicas a serem desempenhadas no contexto pedaggico em que estejam inseridas, funes essas cujo sentido no esttico, mas sim, transforma-se continuamente, em razo da interao mltipla de variados fatores, que ocorre no processo dinmico da prtica social pedaggica. Funes e Atribuies do Orientador Educacional Educao Infantil A Orientao Educacional na Pr-Escola muito importante no contexto escolar pelo papel que exerce junto comunidade escolar. Oportuniza a viso criativa do profissional, na conscientizao dos pais no dever de participar ativamente nas atividades escolares.

http://www.psicopedagogia.com.br/artigos/artigo.asp?entrID=1072

09/10/2011

:: Psicopedagogia On Line :: Portal da Educao e Sade Mental ::

Pgina 4 de 11

Desperta nos educadores, pais e professores, a necessidade da observao em todos os momentos da vida da criana. Sugere programa de ao integrada entre pais, professores, orientadores educacionais que fortalea a responsabilidade de todos na ao conjunta da educao. Ensino Fundamental A Orientao Educacional no Ensino Fundamental tem duas tarefas distintas a executar. So elas: uma correspondente as quatro primeiras sries e a outra, s quatro ltimas sries. As atribuies do Orientador Educacional no Ensino Fundamental so: Desenvolver junto ao educando, crianas que, so um trabalho de adaptao dos mesmos no ambiente escolar; Desenvolver nos educandos, atitudes de otimismo e admirao com o mundo que os cerca; Propiciar atividades que favorea a socializao, a confiana em si e nos outros, a iniciativa e a criatividade dos educandos; Deve dirigir as vistas dos educandos para os horizontes do mundo, para que descubram, com encanto, o prximo, em movimento de distanciamento dos dois centros que so o lar e a escola; Habitu-los a viver e a conviver no ambiente escolar para que no mesmo se ajustem e melhor revejam suas potencialidades, a fim de melhor serem atendidos e orientados; Observar os educandos quanto s suas peculiaridades de comportamento e temperamento, com a cooperao dos professores; Nas ltimas quartas sries de Ensino Fundamental, o Orientador deve dedicar-se com mais afinco explorao e desenvolvimento das aptides e preferncias do educando. V-se, ento, a necessidade de se intensificar o funcionamento das atividades extras-classes, bem como as oportunidades de visitas, excurses e estgios, para que aptides e preferncias tenham mais oportunidades de se manifestarem e se desenvolverem; Revelar profissionalmente, o mundo do trabalho, uma vez que o educando, deva fazer a opo de curso profissionalizante; Cuidados que fazem necessrios como a educao sexual e a formao moral, pois existe o advento da crise pubertria e o despertar do esprito crtico. Ensino Mdio O Ensino Mdio tem por objetivo proporcionar ao educando a formao necessria ao desenvolvimento de suas potencialidades com elementos de auto-realizao, preparao para o trabalho e o exerccio consciente da cidadania. Preocupa-se em esclarecer quanto formao profissional, alm, da incumbncia de melhor orientar o jovem numa formao profissional. Tem a preocupao de orientar quanto s aptides, tipos de profisses para os nveis tcnicos ou universitrios. As atribuies do Orientador Educacional no Ensino Mdio so: Realizar servio integrado com o Servio de Superviso Escolar, visando o acompanhamento do rendimento escolar do aluno; Participar dos Conselhos de Classe dando aconselhamento psicopedaggico oferecendo e coletando informaes; Propor atividades que favoream as relaes interpessoais, aluno x professor e aluno x aluno e demais elementos da escola; Participar da elaborao do Plano do SOE e do Plano da Escola; Participar do critrio para a constituio de turmas; Selecionar atividades e desenvolv-las atendendo as necessidades dos alunos para melhor conhecimento de si e do grupo; Participar da compatibilizao do Regimento Interno com a Legislao e Diretrizes propostas pelo currculo; Participar das atividades de sondagem para a elaborao do diagnstico da populao escolar e da comunidade; Participar da avaliao interna da Escola e do Servio; Manter atualizado o dossi do aluno; Assistir ao aluno individualmente ou em grupo em sesses programadas e sistemticas; Programar e coordenar atividades de informao profissional, envolvendo

http://www.psicopedagogia.com.br/artigos/artigo.asp?entrID=1072

09/10/2011

:: Psicopedagogia On Line :: Portal da Educao e Sade Mental ::

Pgina 5 de 11

professores, famlia e comunidade; Promover e/ou participar de reunies e/ou sesses de estudo com professores; Manter-se informado sobre as necessidades do mercado de trabalho; Participar e acompanhar a execuo de projetos e atividades especiais desenvolvidas na escola, oriundos de rgos superiores; Manter-se atualizado em assuntos educacionais. Aspectos Legais do Orientador Educacional no Contexto Educacional A Orientao Educacional no Brasil nem sempre aconteceu de forma sistemtica na escola. Encontra-se suas razes na Lei Orgnica do Ensino Industrial de 30 de janeiro de 1942 e no Decreto Lei n 4244 de 04 de abril de 1942 que estabelece as diretrizes para a Orientao Educacional como funo de encaminhar os alunos nos estudos e na escolha da profisso, sempre em entendimento com sua famlia. Porm, em seu artigo 50, a Orientao Educacional concebida como um processo de adaptao do sujeito ao meio visando os problemas dos alunos, seus desvios que perturbam a vida da escola. Com o passar dos anos, o Orientador Educacional continuou a dirigir sua ateno ao aluno irregular, tendo que, corrigir, encaminhar, isto , adaptar o aluno a rotina da escola, ao invs de dirigir a sua ao ao processo integral de desenvolvimento da atividade educativa. Desta forma, se efetivava as intenes do Decreto Lei n 4073/42 que reduz as funes da Orientao Educacional s atividades isoladas do contexto da escola, reduzindo-a a um veculo escolar repudiado por alunos e professores. Em dezembro de 1968, em Braslia, foi aprovada a Lei n 5564 que prov sobre o exerccio da profisso do Orientador Educacional. A promulgao da Lei em 21 de dezembro de 1968 significou um avano na definio e profissionalizao do Orientador Educacional. At a dcada de 70, em todo nosso pas, a Orientao Educacional se apoiou num referencial basicamente psicolgico reforando a ideologia de aptides. Com a Lei 5692/71, a Orientao Educacional passa a ser obrigatria no Ensino de 1 e 2 graus, para atender o objetivo de qualificao para o trabalho e de sondagem de aptides. O artigo 10 refere-se: Ser instituda obrigatoriedade a Orientao Educacional nas escolas, incluindo Aconselhamento Vocacional, em cooperao com os professores, a famlia e a comunidade. A partir das determinaes desta lei, a Orientao Educacional desenvolve a sua prtica nas escolas, baseada no autoconhecimento, nas relaes pessoais, sondagem de aptides e interesses, informaes sobre as profisses e mercado de trabalho. As tcnicas de aconselhamento, entrevistas, aplicao de testes, inventrio de interesses, sociogramas, atendimentos a problemas disciplinares pautam a ao cotidiana do Orientador Educacional. Portanto, em 26 de setembro de 1973, assinado o Decreto n 72.846 regulamentando a Lei n 5.564, de 21 de dezembro de 1968 que prov sobre o exerccio da profisso de Orientador Educacional. DECRETO N 72.826 DE 26 DE SETEMBRO DE 1973 O Presidente da Repblica, usando da atribuio que lhe confere o artigo 81, item III da Constituio, decreta: Art. 1 - Constitui o objeto da Orientao Educacional a assistncia ao educando, individualmente ou em grupo, no mbito do ensino de 1 e 2 graus, visando o desenvolvimento integral e harmonioso de sua personalidade, ordenando e integrando os elementos que exercem influncia em sua formao e preparando-o para o exerccio das opes bsicas. Art. 2 - O exerccio da profisso de Orientador Educacional privativo: I Dos licenciados em Pedagogia, habilitados em Orientao Educacional, possuidores de diplomas expedidos por estabelecimentos de ensino superior oficiais ou reconhecidos. II Dos portadores de diplomas ou certificados de Orientador Educacional obtidos em cursos de ps-graduao, ministrados por estabelecimentos oficiais ou reconhecidos, devidamente credenciados pelo Conselho Federal de Educao. III Dos diplomados em Orientao Educacional por escolas estrangeiras,

http://www.psicopedagogia.com.br/artigos/artigo.asp?entrID=1072

09/10/2011

:: Psicopedagogia On Line :: Portal da Educao e Sade Mental ::

Pgina 6 de 11

cujos ttulos sejam revalidados na forma da lei em vigor. Art. 3 - assegurado ainda o direito de exercer a profisso de Orientador Educacional: I Aos formandos que tenham ingressado no curso antes da vigncia da Lei n 5692/71, na forma do art. 63, da Lei n 4024, de 20 de setembro de 1961, at a 4 srie do ensino de 1 e 2 graus. II Aos formandos que tenham ingressado no curso antes da vigncia da Lei n 5692/71, na forma do art. 64, da Lei 4024, de 20 de setembro de 1961, at a 4 srie do ensino de 1 grau. Art. 4 - Os profissionais de que tratam os artigos anteriores, somente podero exercer a profisso aps satisfazer os seguintes requisitos: I Registro dos diplomas ou certificados no Ministrio da Educao e Cultura. II Registro profissional no rgo competente do Ministrio da Educao e Cultura. Art. 5 - A profisso de Orientador Educacional, observadas as condies previstas neste regulamento, se exerce, na rbita pblica ou privada, por meio de planejamento, coordenao, superviso, execuo, aconselhamento e acompanhamento relativo s atividades de Orientao Educacional, bem como por meio de estudos, pesquisas, anlises, pareceres compreendidos no seu campo profissional. Art. 6 - Os documentos referentes ao campo de ao profissional de que trata o artigo anterior s tero validade quando assinados por Orientador Educacional, devidamente registrado na forma desse regulamento. Art. 7 - obrigatrio citao do nmero de registro de Orientao Educacional em todos os documentos que levam sua assinatura. Art. 8 - So atribuies privativas do Orientador Educacional: a)Planejar e coordenar a implantao e funcionamento do Servio de Orientao Educacional em nvel de: -Escola -Comunidade b)Planejar e coordenar a implantao do Servio de Orientao Educacional dos rgos do Servio Pblico Federal, Estadual, Municipal e Autrquico; das Sociedades de Economia Mista, Empresas Estatais, Paraestatais e Privadas. c)Coordenar a orientao vocacional do educando, incorporando-o ao processo educativo global. d)Coordenar o processo de sondagem de interesses, aptides e habilidades do educando. e)Coordenar o processo de informao profissional e educacional com vistas orientao vocacional. f)Sistematizar o processo de intercmbio das informaes necessrias ao conhecimento global do educando. g)Sistematizar o processo de acompanhamento dos alunos, encaminhando a outros especialistas aqueles que exigirem assistncia especial. h)Coordenar o acompanhamento ps-escolar. i)Ministrar disciplinas de Teoria e Prtica da Orientao Educacional, satisfeitas as exigncias da legislao especfica de ensino. j)Supervisionar estgios na rea da Orientao Educacional. k)Emitir pareceres sobre matria concernente Orientao Educacional. Art. 9 - Competem, ainda, ao Orientador Educacional as seguintes atribuies: a) Participar no processo de identificao das caractersticas bsicas da comunidade. b) Participar no processo de caracterizao da clientela escolar; c) Participar no processo de elaborao do currculo pleno da escola; d) Participar na composio, caracterizao e acompanhamento de turmas e grupos; e) Participar do processo de avaliao e recuperao dos alunos; f) Participar do processo de encaminhamento e acompanhamento dos alunos estagirios; g) Participar no processo de integrao escola-famlia-comunidade; h) Realizar estudos e pesquisas na rea da Orientao Educacional. Art. 10 - No preenchimento de cargos pblicos, para os quais se faz mister qualificao de Orientador Educacional, requer-se, como condio essencial, que os candidatos hajam satisfeito, previamente, as exigncias da Lei n 5564, de 21 de dezembro de 1968 e deste regulamento. Art. 11 - Este decreto entrar em vigor na data de sua publicao, revogadas as disposies em contrrio.

http://www.psicopedagogia.com.br/artigos/artigo.asp?entrID=1072

09/10/2011

:: Psicopedagogia On Line :: Portal da Educao e Sade Mental ::

Pgina 7 de 11

(D.O. U. de 27-9-1973) A Lei 9394/96 mantm as propostas anteriores. Princpios e Objetivos da Orientao Educacional Ver o educando em sua realidade bio-psico-social, com todo o respeito e considerao, a fim de que, a partir dessa realidade, se possa erigir uma personalidade ajustada, segura de si e compreensiva. Em reforo ao primeiro princpio, respeitar o educando em sua realidade, qualquer que ela seja. Realizar trabalho de orientao, sem criar dependncias, mas orientar para a autoconfiana, independncia, autonomia e cooperao. Em se querendo que o educando seja independente e respeitador, sensibiliz-lo para a necessidade de tambm respeitar os seus semelhantes. O trabalho de Orientao exige o maior nmero possvel de informes a respeito do educando, o que deve ser diligenciado por todos os meios. Assistir todos os educandos, desde os mais aos menos carentes, bem como os que no revelarem carncias. Dar nfase aos aspectos preventivos do comportamento humano, uma vez que muito mais fcil evitar um acidente do que se recuperar do mesmo. Este princpio guarda analogia com outro de natureza mdica e que diz: um grama de preveno vale mais que uma tonelada de curas. Assim, o ideal ser a Orientao Educacional agir, preferencialmente, de maneira profiltica do que curativa. Estabelecer um clima de confiana e respeito mtuo, incentivando a procura espontnea do Servio de Orientao Educacional, logo que a dificuldade ou uma dvida surja na vida do educando, antes que a mesma tome vulto e desoriente. Procurar envolver todas as pessoas com o processo de educao, como diretor, professores, pais, serventes, etc., para que todos cooperem com a Orientao Educacional, no sentido de ajud-la a melhor ajudar o educando. A Orientao Educacional deve ter muito cuidado em formular juzos a respeito do educando, no esquecendo que este um ser em evoluo, em marcha para a maturidade e que uma srie de fatores pode estar influenciando-o para que ocorra o comportamento anormal que tem apresentado. A Orientao Educacional deve ser levada a efeito como um processo contnuo e no como ao espordica dos momentos em que faltarem professores ou que surgirem dificuldades maiores. Deve ser trabalho planejado para todo o ano letivo, sem aquelas caractersticas de tapaburaco. A Orientao Educacional tem de trabalhar em estreito entendimento com a direo. Jamais em sentido de subservincia ou petulncia, mas em sentido de cooperao, compreenso e respeito mtuo. A Orientao Educacional no deve se envolver em pequenas questes entre educandos e professores. Ocorrncias conflitivas de pouca intensidade so, at certo ponto, naturais. Assim, problemas que no ultrapassem certos limites devem ser deixados para que os prprios professores os resolvam. A Orientao Educacional deve agir, tambm, como rgo de estudo e de pesquisa de medidas que levem superao de dificuldades de natureza disciplinar, no devendo, porm nunca, funcionar como rgo disciplinador. Deve, sim, agir como rgo que leve todos a tomarem conscincia do grave problema da disciplina, que est inutilizando o trabalho de muitas escolas. Ressaltar que a Orientao Educacional precisa dar muita ateno ao servio de anotaes, que deve ser o mais perfeito possvel, a fim de que dados a respeito de um educando estejam sempre a mo e atualizados. A Orientao Educacional deve estar aberta para a realidade comunitria, a fim de que o seu trabalho esteja articulado com o meio, para melhor ajudar o educando a integrar-se no mesmo. A Orientao Educacional deve esforar-se para criar na escola um clima de comunidade e sensibilizar a todos, quanto necessidade de que cooperem em suas atividades, com entusiasmo, respeito e solidariedade. A Orientao Educacional no deve esquecer-se de estimular ao mximo a iniciativa do educando, principalmente, atravs de atividades extraclasse,

http://www.psicopedagogia.com.br/artigos/artigo.asp?entrID=1072

09/10/2011

:: Psicopedagogia On Line :: Portal da Educao e Sade Mental ::

Pgina 8 de 11

empenhando-a na realizao com verdadeiro engajamento, que ajudar na explicitao de suas virtualidades, na conquista da autoconfiana e na revelao de suas capacidades de liderana. Objetivos da Orientao Educacional Orientar o educando em seus estudos, a fim de que os mesmos sejam mais proveitosos. Como complementao do primeiro objetivo, ensinar a estudar. impressionante a quantidade de educandos de todos os nveis que se perdem nas obrigaes escolares por no saberem estudar, com desperdcio de tempo e energia. Este objetivo dos mais importantes e cuja efetivao deveria ter incio no Ensino Fundamental e continuar por todos os nveis de ensino. Ensinando o educando a estudar em funo do nvel de ensino que estivesse cursando, pois muitos fracassos escolares so devido ao fato do educando no saber estudar, com desperdcio de tempo e esforo, conduzindo, o educando a abandonar os estudos. Assim, importante, que desde o incio da escolaridade intelectual, a Orientao Educacional ensine o educando a estudar, atravs de sesses destinadas a todos os educandos de uma classe. Discriminar aptides e aspiraes do educando, a fim de melhor orient-lo para a sua plena realizao. Auxiliar o educando quanto ao seu autoconhecimento, sua vida intelectual e sua vida emocional. Orientar para o melhor ajustamento na escola, no lar e na vida social em geral. fundamental a interao entre educando e professor, educando e seus colegas, bem como educando e sua famlia. importante, tambm, que o educando saiba manter um comportamento adequado nas atividades fora da escola e do lar. Formar o cidado que alimente dentro de si um sentimento de fraternidade universal, capaz de faz-lo sentir-se irmo, companheiro e amigo de seu semelhante em todas as circunstncias da vida. Trabalhar para a obteno de um melhor cidado, por parte do educando, para que este seja um membro integrado, dinmico e renovador no seio da sociedade. Enfim, desenvolver ao para que se obtenha o cidado consciente, eficiente e responsvel. Levar a efeito melhor entrosamento entre escola e educando, com benefcios compensadores quanto disciplina, formao do cidado e rendimento escolar. Prestar assistncia ao educando nas dificuldades em seus estudos ou relacionamento com professores, colegas, pais ou demais pessoas. Levar cada educando a explicar e desenvolver suas virtualidades. Prevenir o educando com relao a possveis desajustes sociais, que sempre esto eclodindo na sociedade, como fruto de uma dinmica negativa de desagregao social. Possibilitar aos professores melhor conhecimento dos educandos, oferecendo, assim, maiores probabilidades de entrosamento positivo entre ambos e mais adequada ao didtica por parte dos professores, a fim de ser obtido maior rendimento escolar. Sensibilizar, de forma crescente, professores, administradores e demais pessoas que trabalham na escola, para que queiram melhorar suas perspectivas atuaes, visando melhor formao do educando. Realizar trabalho de aproximao da escola com a comunidade, a fim de proporcionar ao educando maiores oportunidades de conhecimento do meio e desenvolvimento comportamental de cidado participante. Favorecer a educao religiosa, com suas perspectivas transcendentais, mas

http://www.psicopedagogia.com.br/artigos/artigo.asp?entrID=1072

09/10/2011

:: Psicopedagogia On Line :: Portal da Educao e Sade Mental ::

Pgina 9 de 11

desvinculada do compromisso scio-ideolgico... O bem que a religio infunde pode levar a efeito, na busca da melhoria do funcionamento de qualquer regime, sem apelos ao dio e destruio. Trazer a famlia para cooperar de maneira mais esclarecida, eficiente e positivista na vida do educando. Proporcionar vivncias que sensibilize o educando para os valores que se deseja incorporar no seu comportamento. Trabalhar para instaurar na escola um ambiente de alegria, satisfao e confiana para que se estabelea um clima descontrado, evitando os temores, frustraes e humilhaes. Incentivar prticas de higiene fsica e mental, procurando conscientizar o educando em relao importncia e valor da sade, que pode ser cuidada e preservada individualmente, educando por educando. Desenvolver admirao e respeito pela natureza, evitando depred-la em quaisquer de seus aspectos: paisagem, fauna e flora. Desenvolver atividades de lazer, podendo, algumas delas, em caso de necessidade, transformar-se em atividades profissionais. Neste particular, orientar o emprego adequado e higinico de horas de folga. Trabalhar para uma adequada formao moral do educando, imbuindo-o de valores ticos necessrios para uma vida digna, humana e coerente, em que o respeito ao prximo deve ser o motivo principal. Favorecer a educao social e cvica do educando, sensibilizando-o para a cooperao social e deveres comunitrios. Neste particular, incentiv-lo para a melhoria da estrutura e funcionamento da vida social, sem a marca de destruio, alertando-o, pois em relao a certos movimentos de fundo comunitrio que pregam, em nome do bem, o dio, a morte, a violncia e a destruio. Comparao das Teorias de Desenvolvimento

Segundo a teoria de Piaget os quatro principais estgios de desenvolvimento humano so: sensrio-motor at aos dezoito meses, pr-operacional dos dezoito meses aos sete anos, operaes concretas sete anos adolescncia e as operaes abstratas adolescncia. Na fase das operaes concretas a aplicao de princpios lgicos bsicos ao domnio das experincias e eventos concretos no permitindo a interferncia de suas percepes. Seus processos lgicos de pensamento

http://www.psicopedagogia.com.br/artigos/artigo.asp?entrID=1072

09/10/2011

:: Psicopedagogia On Line :: Portal da Educao e Sade Mental ::

Pgina 10 de 11

organizam-se gradualmente numa rede cada vez mais complexa e integrada atravs da qual confronta e responde sistematicamente ao mundo que o cerca. Em relao s operaes formais o grande progresso que caracteriza o pensamento do adolescente e tem seu incio aproximadamente aos 11-12 anos, mas provavelmente no alcance seu ponto de equilbrio antes dos 1415 anos consiste na possibilidade de manipular idias em si mesmas, no mais em manipular simplesmente objetos. A partir deste momento o jovem adolescente pode utilizar hipteses, experimentar, fazer dedues e raciocinar do particular para o geral. A diferena entre a fase de operaes formais e a fase de operaes concretas que, na ltima as afirmaes sobre o ambiente so baseadas nas relaes entre objetos ou classes de objetos, enquanto na primeira o adolescente pode chegar a novas possibilidades atravs da combinao do previamente conhecido com o que concludo. Lewis atribui alguns aspectos importantes para o desenvolvimento da criana em idade escolar que so: maturao, lateralidade, desenvolvimento da personalidade, latncia, relacionamento com os companheiros, preparao social, desenvolvimento cognitivo, etc. Segundo Lewis Algo acontece nitidamente no desenvolvimento da criana entre os seis e os onze anos de idade que sugere que tanto alguns aspectos quantitativos como qualitativos se consolidaram. Partes do desenvolvimento anterior parecem organizar-se quase subitamente passando a funcionar de modo fluente e integrado. A criana no s aprendem novas habilidades motoras por exemplo, andar de bicicleta como, em algum momento, talvez em torno dos nove anos, exerce-as muito vontade: habilidade estalou, tornou-se automtica e estabelecida, uma ao no deliberada sem exigir qualquer espao ou concentrao. A funo da linguagem, da mesma forma, desenvolve-se melhor, e a criana torna-se mais capaz de pensar abstratamente. E, alm disso, maturaes fisiolgicas so alcanadas nesta poca. No que se refere ao desenvolvimento da personalidade tem-se como caracterstica da criana em idade escolar, a capacidade para o pensamento, memria, fala e conceptualizao muito maior, nesse estgio que certos conceitos de inevitabilidade se tornam estabelecidos As manifestaes comportamentais ocorridas durante o perodo de latncia so alteraes psicossexuais e psicossociais so modificadas por fatores culturais. No perodo das relaes com os companheiros, nos anos escolares, as amizades so estabelecidas, caracteristicamente com pessoas do mesmo sexo. Com relao ao desenvolvimento social, a criana tambm se conscientiza, nesse momento, de que existe hora para o brinquedo e hora para o que vai sendo, progressivamente, chamado de trabalho. Consideraes Finais Educar , antes de tudo, um ato de interioridade. inclinar o homem para que leia dentro de si. um apelo ao desabrochar do ser. Educar significa realizar o homem em sua natureza autntica, na integridade de suas verdadeiras possibilidade, em seu destino e plano de vida. O homem pessoa e deve ser conduzido com toda a dignidade de pessoa, sem enxertos de outras que querem impor e fazer valer a sua pessoa no outro, distorcendo-o e despersonalizando-o. Educar um processo individual e social de transformao perene das capacidades em habilidades, da ignorncia ao conhecimento, dos impulsos aos ideais, do no ser ao ser atual. Embora se possa saber como, quando e onde intervir e que essa interveno produz mudanas, sabe-se tambm que tais mudanas no dependem apenas das aes pedaggicas. As atitudes dos jovens no dependem unicamente da ao da escola, mas tem intrincadas implicaes de natureza tanto psicolgica quanto social, nas relaes de vida familiar e comunitria.

http://www.psicopedagogia.com.br/artigos/artigo.asp?entrID=1072

09/10/2011

:: Psicopedagogia On Line :: Portal da Educao e Sade Mental ::

Pgina 11 de 11

A grande tarefa da educao recriar novos valores sublimes que mobilizem o homem a redefinir-se mais profundamente, a levar o homem a reencontrarse em sua identidade autntica como ser mais dimensionado. Todas as dimenses humanas so essencialmente convergentes e unificadoras. Nos valores nobres do homem se encontra primeiramente a si mesmo, em sua profunda interioridade e dignidade. Depois, irradia-se circularmente na comunho com o outro, seu prximo, por um humanismo plenificador e, por fim, transcende verticalmente para o sumo bem, nico fundamento perene de todos os valores, direitos e deveres, plenitude e felicidade. Ainda que vivendo num universo de transformao, em que apenas a lei da mudana parece no mudar, acreditei convictamente na capacidade de cada um em construir-se e reestruturar-se neste seu processo normal de criatividade. Somos uma mina inexaurvel de plenitudes, uma fonte de necessidades em busca do desabrochamento total de nossa humanidade. Encontrar-se com a prpria identidade e aceitar-se no que se , a fim de tornar-se no que se pode e deve ser, na autenticidade da prpria natureza, sempre ser o princpio fundamental de partida de nossa formao e realizao global.
BIBLIOGRAFIA ALVES, Nilda, GARCIA, Regina L. O fazer e o pensar dos supervisores e orientadores educacionais. So Paulo : Edies Loyola, 1991. CASTILLO, Gerardo. Educar para a amizade : um manual para pais e professores. So Paulo : Quadrante, 1999. CDIGO de tica dos Orientadores Educacionais do Brasil. CONSTITUINTE Escolar. Princpios e Diretrizes do Estado do Rio Grande do Sul, 1999. CHIAPPIN, Achylles. Formao da personalidade. 2. ed. Porto Alegre : Escola Superior de Teologia. Sulina, 1976. DECRETO n 72.846 de 26 de setembro de 1973. ERIKSON, Erik. O ciclo de vida completo. Porto Alegre : Artes Mdicas, 1998. FADEL, Beatriz M. e outros. Orientao educacional em questo. 2. ed. Porto Alegre : Movimento, 1986. MAIA, Eny M., GARCIA, Regina L. Uma orientao educacional nova para uma nova escola. 5 ed. So Paulo : Loyola, 1984. MINICUCCI, Agostinho. Orientao educacional: sondagem de aptides e iniciao profissional. So Paulo : Cortez & Moraes, 1976. LEI de Diretrizes e Bases da Educao. Lei 9394/96. LEWIS, Melvin, WOLKMAN, Fred. Aspectos clnicos do desenvolvimento na infncia e adolescncia. 3. ed. Porto Alegre : Artes Mdicas, 1993. LCK, Heloisa. Planejamento em orientao educacional. 6. ed. Petrpolis : Vozes, 1992. PARMETROS Curriculares Nacionais. Braslia: MEC, 1997. PROSPECTIVA: Revista de Orientao Educacional. AOERGS, Porto Alegre, n. 25, dez. 1999. SAVIANI, Dermeval. Educao: do sendo comum conscincia filosfica. So Paulo : Cortez, 1980. THUMS, Jorge. Acesso realidade: tcnicas de pesquisas e construo do conhecimento. Porto Alegre : Sulina : Ulbra, 2000. WADSWORTH, Barry J. Inteligncia e afetividade da criana na teoria de Piaget. 5. ed. Revisada So Paulo : Pioneira, 1996.LEWIS, Melvin, WOLKMAN, Fred. Aspectos clnicos do desenvolvimento na infncia e adolescncia. 3. ed. Porto Alegre : Artes Mdicas, 1993.

Publicado em 05/08/2008 12:00:00

Lidia Maria Kroth - Pedagoga Orientadora EducacionalEscola Estadual de Ensino Fundamental Paraba - POA - RS; Orientadora Educacional Escola Estadual de Ensino Fundamental Tancredo Neves POA - RS;Professora de 2 srie do Ensino Fundamental. D sua opinio:

Clique aqui: Normas para Publicao de Artigos


[ Pgina Inicial | Voltar ] 1998 - 2011 Psicopedagogia On Line - Tel/Fax.: 11-5054-1559 Comentrios: comentarios@psicopedagogia.com.br Direitos Autorais

Esta obra est licenciada sob uma Licena Creative Commons.

http://www.psicopedagogia.com.br/artigos/artigo.asp?entrID=1072

09/10/2011

S-ar putea să vă placă și