Sunteți pe pagina 1din 20

Relatrio Anual Campanha Coastwatch Nacional 2010-2011 Maravilhas e Riscos do Litoral

Projecto Coastwatch Europe

I NTRODUO
Projecto Coastwatch Europe

Campanha 2010/11
Maravilhas e Riscos do Litoral
Os Oceanos representam para a humanidade um patrimnio insubstituvel, como fonte de vida e horizonte mtico de sucessivas civilizaes e culturas. So um elemento vital indispensvel para um desenvolvimento sustentvel e para a defesa dos equilbrios ecolgicos essenciais do Planeta. As geraes futuras as crianas de hoje e os vindouros sero as mais interessadas na valorizao e defesa dos Oceanos, bem como na sua utilizao pacfica, governao internacional estvel e, ainda, na preservao dos seus recursos e riquezas. Comisso Mundial Independente dos Oceanos

Neste ano lectivo o projecto Coastwatch concretizou a sua 21 campanha. Esta campanha, dedicada s Maravilhas e Riscos do Litoral pretendeu, em primeiro lugar, passar a mensagem de que o Litoral portugus pode ser, sem dvida alguma, uma vasta rea saudvel, sustentvel e segura, j que esta uma campanha de instruo e informao pedaggicas que pretende, atravs de uma educao ambiental para a sustentabilidade, promover padres de comportamento responsveis e satisfatrios, valorizando-se assim a preservao de toda uma rea extremamente frgil mas de importncia fundamental, principalmente para as geraes vindouras. Assim sendo, o Seminrio Nacional, realizado em Gaia a 1 de Julho, pretendeu sensibilizar os participantes para a necessidade de se promover uma tica ambiental e de conhecimento de toda a faixa costeira, o que por sua vez significa consciencializar as pessoas do declnio generalizado dos ecossistemas bem como a degradao do ambiente litoral em geral. Alterar este estado de coisas pressupe uma mudana de comportamentos de todos ns, e uma melhoria qualitativa do exerccio da cidadania, formando adultos mais preocupados e conscientes.

1 Maria Guilhermina Vilaa Delgado Anjos Galego 2 de Julho de 2011

Relatrio Anual Campanha Coastwatch Nacional 2010-2011 Maravilhas e Riscos do Litoral

Projecto Coastwatch Europe

Com vinte e um anos de vida podemos afirmar que o Coastwatch um Projecto geracional j que, para alm de ter encontrado colegas que enquanto alunos participaram no projecto e o retomaram agora como docentes, um projecto que por realizar campanhas nacionais de monitorizao, estas tm uma forte componente de instruo e informao pedaggicas, as quais acabam por valorizar a preservao do ambiente litoral, alterar padres de comportamento e em simultneo proporcionarem o fcil envolvimento voluntrio de alunos e professores estimulando participao da comunidade, nomeadamente as autarquias. A campanha decorreu dentro dos moldes esperados e envolveu cerca de 230 professores e perto de 3000 alunos. O total de participantes rondou os 3700. No que concerne s actividades desenvolvidas, estas foram dirigidas fundamentalmente divulgao do projecto, principalmente nas reas com menor nmero de blocos monitorizados em anos anteriores. Ao longo dos anos, tem-se verificado uma necessidade crescente de proceder a algumas alteraes na forma como so introduzidos os dados (criao de uma plataforma on-line), pelo que e perspectivando que tal fosse possvel durante este ano lectivo, procedeu-se alterao do questionrio de forma a torn-lo mais intuitivo, com menor nmero de respostas abertas e muito similar ao que iria surgir na plataforma. Apesar das condicionantes econmicas, que no tornaram possvel a viabilizao desta vontade, muito desejada por todos (Geota, coordenao nacional, coordenadores regionais e participantes) a base est desenvolvida. A resposta a todas as solicitaes, por parte de escolas/agrupamentos de escolas, de participao em actividades relacionadas com o litoral, no foi vivel, j que este ano lectivo foi um ano particularmente difcil do ponto de vista de disponibilidade econmica por parte de todas as entidades envolvidas, no entanto foi prestado todo o acompanhamento possvel (via e-mail, telefonicamente e envio de material) principalmente a alunos do Secundrio cuja rea de Projecto estava relacionada com o estudo/pesquisa do litoral; as deslocaes efectivadas tentaram sempre abranger o maior nmero possvel de pedidos de forma a correspondermos da melhor maneira ao transpor das dificuldades sentidas, factor que levou alterao do perodo de monitorizao.

2 Maria Guilhermina Vilaa Delgado Anjos Galego 2 de Julho de 2011

Relatrio Anual Campanha Coastwatch Nacional 2010-2011 Maravilhas e Riscos do Litoral

Projecto Coastwatch Europe

A metodologia do projecto manteve-se muito idntica de anos anteriores, no entanto, registaramse algumas adaptaes que procuraram ir ao encontro da conjuntura actual, de forma a minorar algumas consequncias logsticas das dificuldades que o pas atravessa. Na campanha 2010/2011 optou-se pela realizao de quatro Reunies Tcnicas em diferentes regies do pas Lisboa, Caldas da Rainha, lhavo e Faro.

lhavo, 16 de Novembro de 2010

Em simultneo foram ainda dinamizadas diversas actividades de formao na prtica de Coastwatch e no mbito do tema da campanha 2010/2011 Maravilhas e Riscos do Litoral.

Escola Secundria com 3 ciclo Abel Salazar Matosinhos, 24/02/2011

3 Maria Guilhermina Vilaa Delgado Anjos Galego 2 de Julho de 2011

Relatrio Anual Campanha Coastwatch Nacional 2010-2011 Maravilhas e Riscos do Litoral

Projecto Coastwatch Europe

A organizao do Projecto foi ligeiramente alterada (ao que no foi alheio a situao da coordenadora nacional). Assim, em vez das tradicionais cinco fases o Projecto foi organizado em quatro, que se complementam entre si. A primeira fase coincide com a preparao e divulgao da campanha; a segunda com o acompanhamento da monitorizao, formao de professores, alunos e outros participantes; a terceira com a introduo de parte dos dados (outra parte esteve a cargo dos coordenadores regionais), recepo dos relatrios regionais e anlise estatstica; a quarta fase com a elaborao do relatrio, apresentao do Seminrio e divulgao dos resultados da campanha. A metodologia do projecto manteve a sua gnese. O levantamento da informao obtm-se a partir do preenchimento de um questionrio in loco, por todo o litoral. Como base de trabalho utilizado um mapa escala 1/25.000, correspondente a um bloco de 5km; este dividido em 10 unidades de 500m. A rea total para anlise est delimitada no mapa

- Mapa de campo

A diviso dos blocos est organizada segundo as NUT III (Nomenclatura de Unidades Territorial para fins estatsticos), estipuladas pelo INE, sendo que esta segmentao em blocos foi definida, primeiramente de Este para Oeste, na costa meridional e de Sul para Norte, na costa ocidental.

4 Maria Guilhermina Vilaa Delgado Anjos Galego 2 de Julho de 2011

Relatrio Anual Campanha Coastwatch Nacional 2010-2011 Maravilhas e Riscos do Litoral

Projecto Coastwatch Europe

Campanha 2010/2011

Maravilhas e Riscos do Litoral Apesar do ano lectivo 2010/2011 ter sido um ano de mudanas (mudana de coordenadora, alterao de questionrio, alterao da logstica da Campanha) o objectivo do tema seleccionado est subjacente ao prprio projecto em si, incentivar a preservao do litoral atravs da educao ambiental para a sustentabilidade. Assim, no que respeita aos dados propriamente ditos da 21 campanha Coastwatch, o ano lectivo 2010/11, contou com 3681 voluntrios, dos quais 2857 so alunos, o que traduz a relevncia do projecto ao nvel escolar. O leque das disciplinas envolvidas muito abrangente, o que demonstra a interdisciplinaridade do em si, predominando no entanto as disciplinas de Cincias Naturais, Biologia e Geologia e Geografia.

5 Maria Guilhermina Vilaa Delgado Anjos Galego 2 de Julho de 2011

Relatrio Anual Campanha Coastwatch Nacional 2010-2011 Maravilhas e Riscos do Litoral

Projecto Coastwatch Europe

No que concerne percentagem de costa monitorizada (no se entrou em linha de conta com as reentrncias do litoral portugus), foram monitorizados 549 km de costa o que se traduz por uma percentagem da extenso do NUT monitorizada de 30% j que o n de km totais da NUT III de 1853. A figura que se segue traduz a designao da rea monitorizada e os respectivos km de cada um delas.

Como j foi referido anteriormente, um elevado nmero de coordenadores e participantes colabora de uma forma continuada no projecto, o que se reflecte na grande percentagem de participantes que refere um bom conhecimento do local.

Como se pode observar pelos grficos que se seguem, a deslocao para a unidade efectuada, preferencialmente, por veculo motorizado. Este transporte de alunos habitualmente realizado em transporte camarrio.

6 Maria Guilhermina Vilaa Delgado Anjos Galego 2 de Julho de 2011

Relatrio Anual Campanha Coastwatch Nacional 2010-2011 Maravilhas e Riscos do Litoral

Projecto Coastwatch Europe

Dentro da unidade, e como seria de esperar, predomina a monitorizao a p, surgindo em segundo lugar a monitorizao da unidade por barco

Nesta conseguiram alunos, por Esta coordenadores alargamento entanto para participao

campanha, muitos municpios no assegurar o respectivo transporte de falta de verba. situao levou a que alguns e participantes, tivessem solicitado um do prazo de monitorizao, sendo no alguns deles, factor impeditivo da sua na Campanha.

Anlise Geral da Unidade No item B1 do questionrio, respeitante tipologia da costa, pretende-se a caracterizao geral da faixa costeira de 500 m de largura, paralela linha de costa,

verificou-se, nas 729 unidades monitorizadas, o predomnio da costa baixa (423 unidades), e

7 Maria Guilhermina Vilaa Delgado Anjos Galego 2 de Julho de 2011

Relatrio Anual Campanha Coastwatch Nacional 2010-2011 Maravilhas e Riscos do Litoral

Projecto Coastwatch Europe

dentro destas, a predominncia de reas arenosas. Registaram-se tambm 306 monitorizaes em costa alta, e 123 apresentaram os dois tipos de costa (sem predomnio observvel (alta/baixa), em nenhuma delas).

8 Maria Guilhermina Vilaa Delgado Anjos Galego 2 de Julho de 2011

Relatrio Anual Campanha Coastwatch Nacional 2010-2011 Maravilhas e Riscos do Litoral

Projecto Coastwatch Europe

Relativamente inclinao da arriba da costa rochosa monitorizada verifica-se que 50% das unidades so indicadas como tendo uma inclinao abrupta. No que respeita altura da arriba, predominam as arribas altas.

No que concerne presena de sedimentos regista-se que 82% apresenta sedimentos na base da arriba, especificando-se a sua dimenso e grau de rolamento, conforme se pode constatar nos grficos apresentados.

9 Maria Guilhermina Vilaa Delgado Anjos Galego 2 de Julho de 2011

Relatrio Anual Campanha Coastwatch Nacional 2010-2011 Maravilhas e Riscos do Litoral

Projecto Coastwatch Europe

Por ser um dos itens do questionrio que mais dvidas oferecia, e, tendo em vista a implementao do questionrio na plataforma web, foram introduzidas algumas alteraes:
B2- Caracterizao de descargas lquidas no mar ao longo da unidade (seleccione at 3 das + importantes) * Tipo:
Natural 1 2 3 Para linha de gua Para linha de gua Para linha de gua Para surgncia Para surgncia Para surgncia Entubada Entubada Entubada Artificial Cu aberto Cu aberto Cu aberto Escorrncia Escorrncia Escorrncia

Dimenso:
Linha de gua/vala
1 2 3 Seco <2m Seco <2m Seco <2m Seco de 2-5m Seco de 2-5m Seco de 2-5m Seco >5m Seco >5m Seco >5m Dimetro <20cm Dimetro <20cm Dimetro <20cm

Tubo/conduta
Dimetro 20-50cm Dimetro 20-50cm Dimetro 20-50cm Dimetro >50cm Dimetro >50cm Dimetro >50cm

Surgncia/escorrncia
(largura na origem)

<1m <1m <1m

1-3m 1-3m 1-3m

>3m >3m >3m

Sinais de vida na gua Sim 1 2 3 No

Mau cheiro Sim No

Cor alterada/ espuma Sim No

Peixe morto Sim No

Despejo de lixo Sim No

Esgoto domstico /Industrial Sim No

Vestgios de leo ou derivados Sim No

Valor dos nitratos


De 0 a 500

Com base neste questionrio e ao longo dos 549 km monitorizados foram encontradas descargas em 163,5km.

10 Maria Guilhermina Vilaa Delgado Anjos Galego 2 de Julho de 2011

Relatrio Anual Campanha Coastwatch Nacional 2010-2011 Maravilhas e Riscos do Litoral

Projecto Coastwatch Europe

Os grficos apresentados so o espelho da anlise destas descargas respectivamente tipologia e caractersticas gerais.

Assim, constatamos que 73% das descargas naturais analisadas 83% destas apresentam uma tipologia de Linha de gua (rio ou ribeiro) e 17% para Surgncia (nascente, fonte, etc.). No que respeita fraco da drenagem artificial, 79% so entubados e 21% a cu aberto. Relativamente s caractersticas gerais das descargas, 14% assinalam que estas so esgoto domstico/industrial e apresentam mau cheiro, 31% apresenta cor alterada ou espuma. 56% apresentam sinais de vida na gua e 8% peixe morto.

11 Maria Guilhermina Vilaa Delgado Anjos Galego 2 de Julho de 2011

Relatrio Anual Campanha Coastwatch Nacional 2010-2011 Maravilhas e Riscos do Litoral

Projecto Coastwatch Europe

Em 30% regista-se despejo de lixo e no que concerne anlise de nitratos, 86% das unidades analisadas registam valores na classe 0-25 mg/l. Em 89% das unidades analisadas no se observaram vestgios de leo ou derivados.

Relativamente Zona Supratidal (rea compreendida entre a linha normal de mar-cheia e linha mxima atingida nas mars) e aps o tratamento dos dados recolhidos, verificou-se que relativamente ao tipo de coberto predomina o arenoso (como se pode observar pelo grfico Tipo de coberto Zona Supratidal): Tipo de coberto
Zona Supratidal

12 Maria Guilhermina Vilaa Delgado Anjos Galego 2 de Julho de 2011

Relatrio Anual Campanha Coastwatch Nacional 2010-2011 Maravilhas e Riscos do Litoral

Projecto Coastwatch Europe

Tipo de Flora da Zona Supratidal

No respeitante flora existente nesta Zona podemos inferir que para o tipo de sedimento lodoso/sapal/canial/juncal, predomina a tbua, o canio e o junco respectivamente; nas reas rochosas os lquenes e nas reas arenosas o estorno.

Relativamente avifauna regista-se a predominncia da gaivota (registada em 576 unidades). As outras espcies foram encontradas em menor nmero nomeadamente o corvomarinho e a andorinha-do-mar.

13 Maria Guilhermina Vilaa Delgado Anjos Galego 2 de Julho de 2011

Relatrio Anual Campanha Coastwatch Nacional 2010-2011 Maravilhas e Riscos do Litoral

Projecto Coastwatch Europe

A anlise da monitorizao da Zona Intertidal (Zona entre a linha normal de mar cheia e de mar vazia), demonstrou o domnio de reas com largura compreendida entre os 10-50m (42%) seguindo-se com 26% as reas com largura compreendida entre os 5-10m.
Largura da Zona Intertidal

No que concerne flora existente nesta faixa, coberta por gua durante o perodo de mar cheia, as espcies variam de acordo com o tipo de sedimento

Assim, no sedimento lodoso de sapal ou de canial/juncal consoante o maior ou menor teor de salinidade respectivamente, surge a morraa e a salicrnia;

No sedimento arenoso predomina os resduos de conchas e material orgnico animal na linha de mar (56%).

No sedimento rochoso as algas verdes (48%) so maioritrias logo seguidas das algas castanhas (39%)

14 Maria Guilhermina Vilaa Delgado Anjos Galego 2 de Julho de 2011

Relatrio Anual Campanha Coastwatch Nacional 2010-2011 Maravilhas e Riscos do Litoral

Projecto Coastwatch Europe

No que concerne aos principais representantes da fauna da Zona Intertidal, vivos e mortos, assinalados pelos participantes, destacam-se os mexilhes, seguidos dos caranguejos, quer estejam vivos ou mortos, e a pulga-do-mar surge como a segunda espcie viva mais observada nas reas monitorizadas.

Resduos e poluio Em 82% do total de unidades monitorizadas, foram registados resduos de grande dimenso, distribudos de acordo com a figura apresentada. Salienta-se os resduos de construo demolio entulhos vrios (28%), e o lixo domstico em sacos ou amontoado (25%), que permanecem teimosamente a conspurcar a nossa costa, sobretudo nas zonas de esturio. Os destroos de barco so tambm objectos muito assinalados pelos participantes.

A quantidade de resduos encontrados, independentemente da tipologia, tem atingido, ao longo das campanhas, e esta no foi excepo, valores extremamente elevados.

15 Maria Guilhermina Vilaa Delgado Anjos Galego 2 de Julho de 2011

Relatrio Anual Campanha Coastwatch Nacional 2010-2011 Maravilhas e Riscos do Litoral

Projecto Coastwatch Europe

O plstico continua a predominar ao longo da costa. Embalagens de bebida de plstico e sacos plsticos so resduos assinalados em quase todas as unidades. O vidro (embalagens de bebidas) surge tambm com valores bastante assinalados.

Podemos ainda referir que relativamente s modificaes recentes na aparncia da rea monitorizada os resultados obtidos indicam que em 57% no se registaram alteraes, sendo estas visveis em 24% da rea observada. Em 19% da rea observada desconhecese a existncia de modificaes.
Modificaes recentes na aparncia da unidade

Relativamente percepo da degradao paisagstica na zona interior contgua e da percepo do risco os resultados obtidos indicam uma elevada percepo de eroso costeira como um risco de degradao ambiental, seguido da presena de espcies infestantes, da perda de qualidade ambiental, proximidade das edificaes e presso turstica excessiva.

16 Maria Guilhermina Vilaa Delgado Anjos Galego 2 de Julho de 2011

Relatrio Anual Campanha Coastwatch Nacional 2010-2011 Maravilhas e Riscos do Litoral

Projecto Coastwatch Europe

Avaliao da Campanha semelhana de anos anteriores pedido aos Coordenadores Regionais, Participantes e Escolas que preencham uma ficha de avaliao. Esta inclui perguntas e pedido de sugestes para as prximas campanhas. O nmero de fichas recebidas foi reduzido, face ao total de participantes, todavia pensamos que este problema ser facilmente ultrapassado com a introduo da plataforma on-line. Predominaram os coordenadores regionais com 2 a 5 anos de coordenao; o pblico-alvo aderente maioritariamente alunos cerca de 78% e 88% dos coordenadores afirma ter desenvolvido actividades de Educao Ambiental (EA) para divulgao do projecto. A maior parte dos coordenadores e participantes considerou que as alteraes efectuadas no questionrio o tornaram mais intuitivo e com um maior grau de percepo e interpretao das questes, face ao que era pretendido (principalmente por parte dos alunos), o que facilitou o seu preenchimento. Das sugestes apresentadas para a prxima campanha salientam-se: Investir nas reunies tcnicas: Recolha de lixo nos locais de observao; Alargar ao 1ciclo e/ou comunidade escolar (funcionrios, professores, encarregados de educao); Facultar alguns guias de identificao de espcies consoante o local de monitorizao; Existir maior entreajuda entre todos os escuteiros participantes; Partilhar, apresentar resultados de diferentes grupos que monitorizaram blocos em contiguidade, trocar experincias;

Desenvolver mais aces de formao; oferecer mais informao e formao, incidindo em particular nos aspectos mais geolgicos da avaliao costeira (morfologia de costa, dinmica costeira, tipos de sedimentos, tipos de dunas, ameaas s componentes geolgicas da costa, etc.); Linguagem mais acessvel ou Workshops de esclarecimento acerca da linguagem cientfica utilizada. Concluso

17 Maria Guilhermina Vilaa Delgado Anjos Galego 2 de Julho de 2011

Relatrio Anual Campanha Coastwatch Nacional 2010-2011 Maravilhas e Riscos do Litoral

Projecto Coastwatch Europe

Este ano foi um ano de em que se pretendeu refrescar o Projecto, tentando introduzir maisvalias, principalmente no que concerne ao tratamento e acesso de dados monitorizados, por parte dos participantes. Ficmos um pouco aqum do que pretendamos, mas foi feito o que foi possvel, face conjuntura com que nos deparmos este ano lectivo. Um dos pontos fracos do projecto, e que ainda no conseguimos solucionar, a no total actualizao da cartografia de base. Contamos contudo, e em virtude do protocolo assinado com a ARH do Algarve, ter para breve, os novos mapas da regio sul. Mas como em tudo, com o Projecto Coastwatch surge tambm um leque de oportunidades que interessa aproveitar e desenvolver, nomeadamente o crescente envolvimento dos municpios, o alargamento do projecto ao ensino superior (o interesse em trabalhar os dados das campanhas coastwatch cada vez maior, nomeadamente na sua utilizao em teses de mestrado, o que tem funcionado com catalisador no desenvolvimento de parcerias com Universidades), a replicao das metodologias e o alargamento a outras reas de interveno na sociedade Civil. O Plano de Aco, delineado para esta Campanha, foi cumprido, excepo da aquisio da plataforma Web, situao que no foi possvel contornar pelos motivos j expostos anteriormente.

Fotografias tiradas pelos alunos da Escola EB2,3 Antnio Bento Franco Ericeira, em Ribeira de Ilhas.

18 Maria Guilhermina Vilaa Delgado Anjos Galego 2 de Julho de 2011

Relatrio Anual Campanha Coastwatch Nacional 2010-2011 Maravilhas e Riscos do Litoral

Projecto Coastwatch Europe

Relativamente ao Concurso de Fotografia Coastwatch Maravilhas e Riscos do Litoral foram atribudos trs prmios respeitantes ao escalo snior idade superior aos 16 anos (nico escalo onde se registaram inscries), e os vencedores foram respectivamente:

1Prmio Aores Foto de Rodolfo Ferreira 2 Prmio Torreira Foto de Rodolfo Ferreira 3 Prmio Luz de Esperana Foto de Jorge Coelho

Varias notas de imprensa local

19 Maria Guilhermina Vilaa Delgado Anjos Galego 2 de Julho de 2011

Relatrio Anual Campanha Coastwatch Nacional 2010-2011 Maravilhas e Riscos do Litoral

Projecto Coastwatch Europe

NDICE Introduo Campanha coastwatch 2010/11 Anlise dos dados recolhidos Monitorizao e rea coberta Anlise geral da unidade Anlise da zona Supratidal Anlise da zona Intertidal Resduos e poluio nas vrias zonas da costa Percepo de riscos Avaliao da Campanha Concluso

1 5 5 5-6 7 12 14 15 16 17 18

20 Maria Guilhermina Vilaa Delgado Anjos Galego 2 de Julho de 2011

S-ar putea să vă placă și