Sunteți pe pagina 1din 8

ESTATUTO DA IGREJA EVANGLICA ASSEMBLIA DE DEUS EM TERESINA/PI Quarta Reforma CAPTULO I DA IGREJA, DA SUA SEDE E DE SEUS FINS. Art.

1 - Conforme preceituou o artigo 21 dos Estatutos da IGREJA EVANGLICA ASSEMBLIA DE DEUS EM TERESINA PIAU, devidamente registrados no Cartrio do 1 Oficio do Registro Civil das Pessoas Jurdicas desta Capital, s folhas 225/28, do livro 1-D, sob o N 145, em 12 de fevereiro de 1957 e, por deliberao da Assemblia Geral, em sesses de 24 de fevereiro de 1957 e, por deliberao da Assemblia Geral, em sesses de 24 de setembro e 03 de dezembro de 1993, ficam reformados, modificados e alterados, na ordem do contedo, estes mesmos estatutos, tendo em vista o melhor funcionamento da Igreja, no cumprimento de suas finalidades. Art. 2 - A IGREJA EVANGLICA ASSEMBLIA DE DEUS EM TERESINA, Capital do Estado do Piau, organizada a 07 de agosto de 1936, composta de ilimitado nmero de membros, com sede prpria rua So Pedro 1286, Centro, uma sociedade civil, de natureza religiosa sem fins lucrativos de durao ilimitada, possuindo as seguintes finalidades: a) Propagar a Deus em Esprito e em verdade, conforme o ensino das Escrituras Sagradas, de acordo com o Evangelho segundo Joo 4.23,24. b) Propagar o Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo, em todo o Municpio de Teresina, bem como em outros Estados do Brasil e no Exterior, onde lhe for dada a oportunidade, atravs de misses nacionais e estrangeiras. c) Consagrar para o servio do Evangelho, dentre seus membros em comunho e por intermdio do seu Ministrio, Presbteros e Diconos. d) Indicar Conveno, dentre seus membros, pessoas habilitadas para serem consagradas ao servio do Evangelho, para as funes de Evangelista e Pastor. Art. 3 - A IGREJA EVANGLICA ASSEMBLIA DE DEUS EM TERESINA, doravante denominada simplesmente IGREJA, assistir seus membros atravs de: a) Assistncia Espiritual e Educao Religiosa. b) Assistncia Educacional criana, ao adolescente e juventude. c) Assistncia Social aos necessitados. Pargrafo nico O atendimento de que trata este artigo poder ser prestado, inclusive, por entidades beneficentes institudas pela IGREJA com tais finalidades. CAPTULO II DA ADMISSO DOS MEMBROS Art. 4 - Sero admitidos, como membros da IGREJA, pessoas de ambos os sexos e de qualquer nacionalidade, que se convertam f confessada pelas Assemblias de Deus no Brasil, que forem batizadas por imerso e andarem conforme a s doutrina, ensinada pela Bblia Sagrada, regra fundamental da f crist. *Pargrafo nico - Considera-se membros efetivos da Igreja aquele que estiver devidamente registrado em livro prprio e que no tenho sido excludo por comportamento contrrio a s doutrina.

Art. 5 - O membro, cuja conduta seja considerada incompatvel com a doutrinada palavra de Deus, ser excludo da comunho dos fiis, perdendo todos os direitos a que fazia jus. Pargrafo nico O membro excludo na forma deste artigo ser readmitido comunho, a qualquer tempo, desde que reconhea suas faltas e se corrija de conformidade com a Palavra de Deus. Art. 6 - A IGREJA conceder carta de mudana ao membro que solicitar a qualquer outra igreja da mesma f e ordem, perdendo esse, no entanto, os direitos assegurados aos membros efetivos da IGREJA. Pargrafo nico O membro a quem se refere esta artigo ser readmitido no rol de membros da Igreja, a qualquer tempo, readquirindo, conseqentemente os direitos dos membros efetivos da igreja, desde que retorne credenciado por carta de mudana e seja recebido por aclamao em Assemblia Geral. CAPTULO III DOS ORGOS Art. 7 - So rgos da IGREJA EVANGLICA ASSEMBLIA DE DEUS EM TERESINA PI. I Assemblia Geral. II Diretoria. IV Conselho Fiscal. CAPITULO IV DA ASSEMBLIA GERAL Art. 8 - A Assemblia Geral o rgo soberano da IGREJA, constituda por seus membros, incluindo pastores, evangelistas e demais oficiais com funes deliberativas. 1 - A Assemblia Geral reunir-se-, Ordinariamente, a cada ms e Extraordinariamente, sempre que se fizer necessrio, no templo sede da Igreja, mediante convocao do Presicente. 2 - As deliberaes das Assemblias Gerais Ordinrias e Extraordinrias sero tomadas por maioria de votos dos membros presentes, por aclamao, executando-se o caso previsto no artigo 43 destes Estatutos. Art. 9 - Compete Assemblia Geral: a) Decidir sobre todos os assuntos que lhe forem encaminhados pelo Presidente, sejam de ordem espiritual ou administrativa, inclusive quanto a aprovao e reformas destes estatutos; b) Deliberar, por maioria dos votos dos membros presentes reunio, sobre os assuntos de relevante interesse da IGREJA. c) Eleger os membros da Diretoria e do Conselho Fiscal, na forma do artigo 11. d) aprovar os balancetes financeiros e patrimoniais da IGREJA; e)Julgar e decidir quanto a excluso e reconciliao de membros cujas condutas contrarem os preceitos bblicos esposados pela IGREJA.

f) Autorizar o Presidente e os demais Pastores e Evangelistas da IGREJA a se ausentarem, pelo tempo que se fizer necessrio, a fim de atenderem, em outros lugares, a trabalhos do interesse desta ou de outras igrejas, quando solicitados; ,(sem onos para a cedente) g) Decidir sobre aquisio e alienao de bens da IGREJA. h) Conceder frias anuais aos Pastores e Evangelistas, bem como aprovar a concesso de licena mdica aos Pastores e Evangelistas, bem como aprovar a concesso de licena mdica atestada por especialista; i) Referendar comisses especiais indicadas pelo presidente; j) decidir sobre casos omissos nesses estatutos, cuja resoluo, registrada em ata, ter fora estatutria. Pargrafo nico-A licena de que trata este artigo a linha, superior a 24 meses o Obreiro ser encaminhado a CEADEP para jubilao e afastado de suas funes de superviso sem nus para Igreja.

CAPTULO V DA DIRETORIA Art. 10 - A Diretoria, rgo administrativo da IGREJA, compe-se de um Presidente e um Vice-Presidente, que sero sempre Pastores: 1 e 2 Secretrios e 1 e 2 Tesoureiros, Art. 11 - A Diretoria ser eleita na primeira quinzena de janeiro, dentre os membros em comunho presentes Assemblia Geral, observada a capacidade dos candidatos para o exerccio dos respectivos cargos, para o mandato de um ano, exceto o Presidente que ter mandato de (4) quatro anos, permitida a reeleio em todos os cargos, inclusive de Presidente. 1 - A eleio do presidente, dos demais membros da diretoria, e dos demais cargos na forma deste artigo, far-se- por aclamao. 2 - Havendo mais de um candidato para um determinado cargo, a eleio dar-se- por escrutnio secreto, sendo considerado eleito o candidato que obtiver a maioria absoluta dos votos dos membros presentes Assemblia Geral. 3 - A diretoria eleita ser imediatamente empossada. Art.13 - Compete ao Presidente: a) Cumprir e fazer cumprir estes estatutos e as resolues da Assemblia Geral, promovendo o desenvolvimento da IGREJA.; b) Convocar e decidir as reunies da Diretoria , e da Assemblia Geral, excedendo o voto de qualidade, quando houver empate; c) Assinar as atas das Assemblias Gerais, cartas, procuraes, documentos e outros expedientes de interesse da IGREJA. d) Representar a IGREJA em juzo ou fora dele, pleiteando e defendendo os direitos desta perante os poderes pblicos. e) Administrar os fundos da entidade, visando os documentos, balancetes e relatrios da tesouraria; f) Autorizar despesas, abrir e movimentar contas Bancrias, emitir e endossar cheques, juntamente com o tesoureiro. Art. 13 - Ao Vice-Presidente, compete: a) Substituir o Presidente em seus impedimentos eventuais;

b) Auxiliar o Presidente no que for necessrio. Art. 14 - Ao 1 Secretrio Compete: a) Lavrar a Ata da Assemblia Geral, e assin-las juntamente com o Presidente; b) Fazer o registro dos membros no livro compete; c) Organizar e ter em boa ordem os arquivos da IGREJA. d) Cuidar da correspondncia em geral. Art. 15 - Ao 2 Secretrio compete? a) Substituir o 1 Secretrio em seus impedimentos. b) Auxiliar o 1 Secretrio no que for necessrio. Art. 16 - Ao 1 Tesoureiro Compete: a) Abrir e movimentar contas bancrias, emitir e endossar cheques, juntamente com o Presidente. b) Receber, escriturar e guardar todos os recursos da IGREJA (sede e congregaes), trazendo sempre em dia, com absoluta clareza e em perfeita ordem, os livros da tesouraria a seu cargo e quaisquer papis ou documentos relacionados com a atividade financeira da IGREJA. c) Elaborar os balancetes mensais da IGREJA, submetendo-os a aprovao da Assemblia Geral, aps parecer do Conselho Fiscal. *** - Compete ao Conselho Consultivo: - Assessorar ao presidente nas questes administrativas e ministeriais no mbito da Igreja Local.

Art. 17 - Ao segundo tesoureiro compete colaborar com o 1 tesoureiro e substitu-lo em seus impedimentos eventuais. Art. 18 - Qualquer membro da Diretoria perder o mandato, se proceder em contrrio aos preceitos bblicos e aos interesses da IGREJA. Art. 19 - Os membros da Diretoria perdero o cargo ou a funo por condutas que mediante provas autnticas, venham a ser consideradas incompatveis com o exerccio da funo ministerial, cabendo a Assemblia Geral, assistida pelo rgo competente da Conveno Estadual das Assemblias de Deus no estado do Piau, julgar sua conduta aps apurada sindicncia, em que lhes seja assegurada ampla defesa. Art. 20 - A diretoria no ser remunerada, a exceo dos membros que sejam ministros evanglicos e daqueles que exeram funes em tempo integral na IGREJA. Art. 21 - A remunerao do Presidente, Vice-Presidente e demais pastores e evangelistas que servem IGREJA, bem como de seus funcionrios, ser fixada por uma comisso de 05 (cinco) membros no remunerados pela Igreja, indicados pelo Presidente e referendados pela Assemblia Geral. CAPTULO VI DO CONSELHO FISCAL

Art. 21 - O Conselho Fiscal, composto de 03 (trs) membros efetivos e 03 (trs) suplentes, alheios a Diretoria, eleito e empossado juntamente com esta, ter mandato de um ano, excedendo as seguintes atribuies: a) Examinar, mensalmente, a escriturao e contabilidade da IGREJA. b) Emitir parecer, por escrito, sobre os balancetes e relatrios elaborados pela tesouraria. Pargrafo nico O conselho Fiscal ter seus direitos e deveres disciplinados na forma do artigo 5 destes estatutos. CAPTULO VII DAS SECRETARIAS AUXILIARES, SUAS FINALIDADES E ATRIBUIES DOS SEUS TITULARES Art. 23 - A diretoria ter rgos subsidirios as seguintes secretarias auxiliares. I De Administrao II De Evangelizaes e Misses Art. 24 - Compete ao Secretario de Administrao: a) Auxiliar o presidente na administrao dos bens mveis, imveis e semoventes da IGREJA, empenhando-se na conservao e manuteno dos mesmos; b) Ter sob sua guarda os livros de registros dos bens patrimoniais da IGREJA, mantendo atualizado o histrico e o valor da aquisio ou da construo e sua destinao, dando de tudo conhecimento Diretoria, mediante relatrio anual, para efeito do que dispe o artigo 44 destes estatutos. c) Supervisionar os direitos, deveres e encargos sociais do pessoal auxiliar da administrao de que trata o artigo 40. Art. 25 - A Secretaria de Administrao ser dirigida por um tcnico (pastor) membro do ministrio da Igreja. ( com atividade de tempo integral na IGREJA), competindo a este executar as metas propostas no artigo anterior, podendo inclusive, representar o Presidente junto as reparties competentes. Art. 26 - P desempenho das atribuies propostas no artigo 24, o Secretrio de Administrao apresentar ao presidente, oramento correspondentes a despesas referentes a aquisio, conservao e manuteno do patrimnio da IGREJA, para efeito de autorizao e pagamento. Art. 27 - Compete a secretaria de Evangelizao e Misses: a) Promover e incentivara difuso do Evangelho em todo o territrio nacional e fora dele, de acordo com as Sagradas escrituras e os padres das Assemblias de Deus no Brasil. b) Assessorar as congregaes da IGREJA em suas atividades evangelsticas; c) Promover campanhas de evangelizao, congressos, encontros missionrios, simpsios, seminrios, e confraternizao de obreiros envolvidos com a obra missionria.

Art. 28-A Secretaria de Evangelizao e Misses, ser dirigida por um vocacionado (pastor) com funes ministeriais na IGREJA em Teresina, com evidente capacidade para promover e administrar o servio de evangelizao, inclusive no exterior. Art. 29 - A secretaria de Evangelizao e Misses, para a consecuo de seus objetivos , aceitar quaisquer contribuies dos membros da IGREJA ou doaes de outras da mesma f e ordem, interessada na evangelizao. Art. 30 - Para viabilizar a execuo de seus objetivos, a Secretaria de Evangelizao e Misses manter uma conta bancria, onde sero depositados os recursos previstos no artigo anterior. Pargrafo nico - A conta bancria de que trata este artigo, ser movimentada pelo Presidente da IGREJA juntamente com o Secretrio de Evangelizao e Misses. Art. 31 - A Secretaria de Evangelizao e Misses elaborar os planos e projetos de evangelizao, submetendo-os apreciao do Presidente, que os apresentar Assemblia Geral para aprovao, cabendo-lhe tambm, manter a IGREJA sempre informada sobre os trabalhos missionrios, atravs de relatrios e outros histricos. Art. 32 - A Secretaria de Evangelizao e Misses, mediante relatrios e balancetes demonstrativos efetuadas no desempenho de suas atribuies, tudo comprovado como documentos autnticos. Art. 33 - Os secretrios de Administrao e de Evangelizao e Misses, sero indicados pelo presidente, e eleitos pelas Assemblia Geral, com direito a reeleio. CAPTULO VIII DO PATRIMNIO Art. 34 - O patrimnio da IGREJA constituir-se- dos bens mveis, imveis e semoventes existentes atualmente e dos que vierem a ser adquiridos por compra, doao ou legado, bem como dos depsitos existentes em instituies financeiras, no Piau ou fora dele. Pargrafo nico - Os bens imveis a que se refere este artigo, sero registrados no Cartrio competente, no local da circunscrio territorial onde se encontram e em nome da IGREJA EVANGLICA ASSEMBLIA DE DEUS EM TERESINA PI. Art. 35 - Os membros da IGREJA contribuiro voluntariamente, segundo os preceitos bblicos, com seus dzimos e ofertas para a constituio e manuteno do patrimnio da IGREJA, a propagao do Evangelho, socorro aos necessitados, sustento ministerial e outros fins atinentes ao progresso da mesma. 1 - Para viabilizar a arrecadao das contribuies de que trata este artigo, cada congregao da IGREJA, sob a coordenao de seu supervisor, indicar Assemblia Geral, dentre seus membros, um tesoureiro, com capacidade tcnica e integridade crist, o qual ser responsvel pelo recebimento das referidas contribuies a respectiva prestao de conta, semanalmente, junto a tesouraria da IGREJA.

* 2 - Os membros a que se refere este artigo, no respondero individual ou subsidiariamente pelas obrigaes da IGREJA, contrada por seus administradores, respondendo esta, porm, com seus prprios bens, a critrio da Diretoria. 3 - A IGREJA no responder por dvidas contradas por qualquer de seus membros, exceto quando houver, por parte da Assemblia Geral, uma autorizao prvia e formal sua Diretoria, sobre o assunto. CAPTULO IX DAS DISPOSIES GERAIS Art. 36 - A IGREJA EVANGLICA ASSEMBLIA DE DEUS EM TERESINA, est unida, em comunho orgnica e espiritual, s demais Igrejas Evanglicas assemblias de Deus no Piau e no Brasil, cuja convivncia e comportamento sejam pautadas pela s doutrina. Art. 37 - A IGREJA EVANGLICA ASSEMBLIA DE DEUS EM TERESINA, reunida em Assemblia Geral , soberana em suas resolues desde que no contrarie os ensinamentos da Bblia Sagrada, as leis do Pas e as disposies destes estatutos. Pargrafo nico As deliberaes das Assemblias Gerais ordinrias e Extraordinrias sero tomadas por maioria de votos dos presentes, obrigando aos demais, inclusive aos ausentes. Art. 38 - A igreja poder criar outras secretarias auxiliares, bem como departamentos e servios, visando a melhoria do atendimento s suas necessidades religiosas e sociais. Art. 39 - A contribuio previdenciria a que estejam sujeitos o Presidente, VicePresidente e Demais pastores auxiliares da IGREJA em Teresina, na condio de segurados autnomos da Previdncia Social, ficar a cargo da IGREJA at o limite de trs salrios de contribuio, sem contudo constituir vinculo empregatcio. Art. 40 - O pessoal auxiliar da Administrao, remunerado pela igreja, com vinculo empregatcio, excludos os pastores, gozar dos direitos sociais, conferidos em lei. Art. 41 - Na vacncia definitiva do cargo de Presidente, o Vice-Presidente, assumir a presidncia da IGREJA e, no prazo de 90 (noventa) dias, promover a eleio do novo Presidente, empenhando-se, com os demais cooperadores, por manter, na IGREJA, a unidade do Esprito no vinculo da paz. Pargrafo nico - Compete (ao ministrio) (liderana) da IGREJA indicar a esta, no mximo, 03 (trs) Pastores pertencentes IGREJA EVANGLICA ASSEMBLIA DE DEUS EM TERESINA, ou a qualquer Igreja Assemblia de Deus no Estado do Piau ou no Brasil, a convenincia da IGREJA, como candidatos ao cargo vago, procedendo a eleio na forma do Artigo 11, pargrafos 1 ( e 2). Art. 42 - Em caso de ciso entre os membros da IGREJA, que por questo disciplinar, quer por divergncia doutrinria, o domnio e a posse dos bens que constituem o patrimnio desta pertencero, sempre, parte que se conservar fiel aos princpios fundamentais que regem as Assemblias de Deus no Brasil.

Art. 43 - Estes estatutos somente podero ser reformados por deliberao de 2/3 (dois teros) da maioria de votos dos membros presentes em duas Assemblias Gerais previamente convocados para esse fim. Art. 44 - O patrimnio da IGREJA, segundo o artigo 34 e seus pargrafos, somente sofrer alienao, permuta, cesso, doao ou qualquer outra transao, com a autorizao da Assemblia Geral. Art. 45 - A diretoria trar em boa ordem e clareza os livros de registros dos bens mveis, imveis e semoventes da IGREJA, devidamente escriturados na forma legal, para todos e quaisquer fins de direito. Art. 46 - Compete a Diretoria da IGREJA, aps aprovao destes estatutos pela Assemblia Geral e seu registro em Cartrio competente, elaborar o regimento interno da IGREJA, o qual ser aprovado em Assemblia Geral. Art. 47 - Caso a IGREJA venha a ser dissolvida, a Assemblia Geral que resolver sobre a dissoluo, determinar o destino a ser dado ao patrimnio remanescente, solvidos seus compromissos. Art. 48 - Estes estatutos, ora reformados, passaro a reger a IGREJA EVANGLICA ASSEMBLIA DE DEUS EM TERESINA PI.

S-ar putea să vă placă și