Sunteți pe pagina 1din 4

Macacos e Homens: O mito da superioridade.

Os espanhis tentaram confinar a histria reduzindo-a a mais simples falcia j inventada para determinar O comportamento humano; As diferenas entre os povos; E o resultado dos eventos histricos A falcia da superioridade A facilidade da afirmao: os espanhis conquistaram os nativos porque eram superiores, e a prova de sua superioridade foi o fato de os terem conquistado; a afirmao foi facilmente aceita por ser simples e segura tal afirmao para cronistas da colnia e historiadores modernos foi demasiadamente satisfatria por ser simples e segura. Talvez por isso tenha perdurado tantos anos? A inferioridade indgena foi expressa em termos que negavam sua humanidade. Segundo Juan Gins de Seplveda: Mal mereciam ser classificado como homens, nem a converso sincera e a sujeio ao imprio fariam desses brbaros verdadeiros homens civilizados. Essa oposio entre homem e nativo, civilizado e brbaro, avanado e primitivo e vista por toda parte no s nas fontes coloniais e do inicio da modernidade, e uma verso utilizada durante sculos por europeus para justificar a explorao e tambm a escravizao de nativos da frica Ocidental. Embora mais sutil os termos superior e superioridade ainda aparecem nos textos sobre a conquista.

O capitulo pretende abordar o mito da superioridade por meio do debate de 2 conjuntos com 5 explicaes da conquista cada:

1 composta por razes mticas, baseadas nos equvocos apresentados pelo livro 2 por justificativas antimticas do processo. RAZES MTICAS DA CONQUISTA: a superioridade hispnica 1 Atribuir a interveno divina; a providencia chegou-se a atribuir as epidemias como obra de Deus. Alegavam que que tratava-se da interveno de Deus e que ele estava do lado dos espanhis. Alguns diziam que a conquista foi ordenada por Deus a fim de levar o cristianismo para os nativos. A finalidade e justificativa da conquista seria a cristianizao dos nativos. Crena que viam os espanhis como superiores seriam o povo eleito os escolhido de Deus em todo o mundo. Utilizavam a religio como justificativa e explicao para a conquista Explica porque das epidemias e justifica por que esto lutando pela f pela vontade divina. 2 A culpa da derrota dos indgenas seria deles mesmos; a resistncia dos indgenas teria sido impedida pela crena de que os espanhis seriam (ou poderiam ser) deuses, correlacionada a ideia de que os imperadores seriam os responsveis pela derrota. A superioridade dos espanhis demarcada pelo contraste entre os lideres nativos e espanhis, tambm a aparncia, habilidades e comportamento dos espanhis induziriam os indgenas a confundi-los com deuses. Outra perspectiva que colocavam os espanhis no s como superiores, mas como o centro do mundo. 3 da cultura inadaptada dos ndios para impedir as invases espanholas; mas uma vez o se colocam como superiores, segundo os espanhis: os ndios seriam ingnuos ou tinham sua essncia moral deteriorada, o que tambm justificaria os resultados da conquista; segundo historiadores mesmo modernos apenas a superioridade blica dos espanhis no justificaria a conquista, mas tambm a autoconfiana da nao espanhola frente a carncia de autoconfiana dos ndios eram

fatalistas supersticiosos e sem confiana. Os espanhis dispem de uma dupla superioridade tcnica (blica) e civilizacional. 4superioridade lingustica de alfabetizao e de leitura de signos; os espanhis se comunicariam melhor, os ndios no saberiam sequer escrever. Os espanhis tambm teriam uma vantagem na leitura de smbolos. Outra vez o mito da superioridade da civilizao hispnica acompanhado de uma superioridade tecnolgica. 5 a tecnologia blica hispnica bastaria para a Conquista; algo que nem os conquistadores acreditavam, essa crena acabou formulando uma verso moderna do velho mito da superioridade, a medida que a ideia de superioridade civilizacional foi sado de moda a da superioridade tecnolgica foi conquistando espao como alternativa politicamente aceitvel. RAZOES ANTIMTICAS DA CONQUISTA Os conquistadores possuam dois grandes aliados 1 as enfermidades, que se desenvolveram mais em virtude da maior densidade populacional e da maior quantidade de amimais domsticos dos quais se originam doenas os europeus j haviam desenvolvido imunidade relativamente alta mais os ndios separados do velho mundo a cerca de 10.000 anos eram muito mais vulnerveis; as doenas chegavam antes de seus portadores 2 a desunio dos nativos, a identidade indgena era extremamente localizada no se enxergavam em grupos tnicos maiores e definitivamente no se enxergavam como nada aproximado a ndios ou nativos. A identidade indgena deu origem a desunio incentivada pelos espanhis. O numero de nativos aliados a causa hispnica era quase sempre maior que de negros e espanhis. 3 vantagem da tecnologia blica ainda que se fale em 5 vantagens militares de que os espanhis desfrutavam (armas de fogo, o ao, o cavalo, os ces de guerra, e a competncia de maximizar o efeito desses itens) superioridade que foi decrescendo a medida em os ndios adquiriam as mesmas vantagens, alm de suas possibilidades de

aplicao ser muito diferente na pratica; cavalos s podiam ser utilizados em terrenos abertos e como meio de transporte ainda assim no haviam para todos portanto no poria ser utilizado para dar agilidade ao grupo. na hora do conflito era melhor lutar no cho, os ces para curtas distancias e contra pessoas desarmadas. As armas de fogo tinha utilidade restrita pois a plvora molhada no explodia em virtude de se tratar de uma regio tropical; alm de no haver armas para todos seu carregamento era demorado. os canhes em virtude da falta de rios ou estradas tinham pouca locomoo e dependiam da plvora; alm de serem poucos. As nicas armas que proporcionava vantagem era as espadas eram do tamanho certo para atingir os inimigos desarmados ou com armas inferiores. As armas de ao possibilitava maior resistncia dos espanhis. 4 a cultura blica; toda a pompa e ritual com que os indgenas tiravam a vida de seus adversrios sugere um respeito que os espanhis no tinham por matar indiscriminadamente e pouco religiosamente; o mais importante as circunstancias com que lutavam espanhis e indgenas enquanto os espanhis no mximo lutavam por suas vidas; os nativos lutavam por sua prpria terra, famlia e vida, o que os dispunham a negociar e procurar maneiras de evitar grandes guerras, os ndios estavam lutando dentro de casa. 5a conquista s pode ser compreendida, situada em um contexto mais amplo de expanso ultramarina, a conquista no passa de um episodio na globalizao do acesso a recursos de produes de alimentos. A necessidade mundial de desenvolver gneros alimentcios em novas regies, junto a maior potencial como alimento dos produtos europeus, que possibilitava vantagens tambm para essas regies e claro os embates desiguais proporcionaram a introduo desses elementos nessa regio que ate ento estava para trs. Foi um processo muito mais amplo e complexo do que algo que possa ser compreendido como simples superioridade de um grupo de indivduos sobre outro, a Espanha foi apenas um personagem dentro de um contexto de formao de vrios imprios.

S-ar putea să vă placă și