Sunteți pe pagina 1din 1

ESCOLA BSICA DOS 2 E 3 CICLOS DE PAREDES

Curso de Educao e Formao de Adultos (EFA) Nvel Secundrio Sociedade, Tecnologia e Cincia 2011/2012

Formando - _______________________________________

Data: ____/____/____

Unidade de Competncia 3: Compreender que a qualidade de vida e bem-estar implicam a capacidade de acionar fundamentada e adequadamente intervenes e mudanas biocomportamentais, identificando fatores de risco e de proteo, e reconhecendo na sade direitos e deveres em situaes de interveno individual e do coletivo. Ncleo Gerador: Sade (S) Domnio Tema Competncia Critrios de evidncia
Prevenir adequadamente patologias em funo da evoluo das realidades sociais, cientficas e tecnolgicas. Sociedade: Atuar na preveno ou resoluo de patologias, compreendendo queos riscos, os meios e as concepes de sade variam entre grupos sociais e entre tempos histricos. Tecnologia: Atuar tendo em conta a evoluo das regras de preveno e a sua aplicao em situaes adequadas, mostrando capacidade de improvisao de meios de proteo. Cincia: Atuar reconhecendo a evoluo do conhecimento cientfico na forma de melhor enfrentar os agentes causadores de doenas, as suas variantes e o aparecimento de novas doenas, considerando a inferncia como um processo importante neste domnio.

DR4

Patologias e Preveno

AGENTES PATOGNICOS

De acordo com os seus conhecimentos, comente (corrigindo se necessrio) cada uma das seguintes afirmaes:

1. Qual a grande diferena entre bactrias e vrus? (escolhe a opo correta) a. As bactrias so capazes de multiplicar fora de uma clula b. As bactrias s se multiplicam em clulas vivas c. No h diferenas 2. As bactrias s servem para causar doenas. 3. O antibitico atua reparando a parte do corpo afetado pelo agente patognico. 4. Os agentes causadores de doenas s podem ser bactrias ou vrus. 5. Antibitico o mesmo que anticorpo. 6. Os antibiticos tanto atuam sobre bactrias como sobre vrus. 7. Os antibiticos conferem imunidade.

As formadoras: Glria Ribeiro e Raquel Marques

S-ar putea să vă placă și