Sunteți pe pagina 1din 2

(Antecedentes e Revoluo Democrtica de 1964)

Getlio Vargas, deposto em 29 de outubro de 1945, retornaria ao poder, pelo voto, em 31 de janeiro de 1951. Eis a a gnese da ciso dos militares, grosso modo, em duas faces - getulistas versus anti-getulistas. O envolvimento de parte dos chefes militares na poltica partidria, prtica comum a poca, hoje abominada, contribuiu para o agravamento de crises, que, de outra forma, teriam se restringido a meras querelas polticas, incapazes de com-prometer a normalidade institucional do Pas. Em 1951 e 1955, polticos perdedores das eleies presidenciais brandiam a tese da ilegitimidade dos eleitos, alegando a no-obteno da maioria dos votos. J em 1954, virulenta oposio ao Presidente Vargas conduzira-o ao gesto extremo do suicdio, que o tirou da vida para coloc-lo na Histria.

Durante o Comcio de 13 de mao de 1964, realizado em frente ao Ministrio da Guerra, no Rio de Janeiro ficou claro que as "Reformas de Base" seriam feitas na lei ou na "marra". As novembradas de 1955, golpes e contragolpes, assim considerados por esse ou aquele lado, acarretaram grande intranqilidade ao povo, empenhado apenas em trabalhar e fazer progredir a Nao. Empossado, o Presidente Juscelino Kubitschek enfrentaria duas rebelies armadas: Jacareacanga e Aragaras, rapidamente sufocadas e habilmente esvaziadas. Em 1961, o Presidente Jnio Quadros escolheu o Dia do Soldado, 25 de agosto, para surpreender a Nao, renunciando ao mandato concedido pela maioria do povo. Instaurava-se nova crise institucional no Pas, arrefecida com o advento do parlamentarismo, de curta durao, que permitiu a posse do Vice-Presidente Joo Goulart.

O povo brasileiro saiu s ruas nas "Marchas da Famlia com Deus pela Liberdade" para protestar contra o clima de agitao e insegurana que envolvia a Nao brasileira, ameaando lev-los ao caos poltico e social. O Governo pretendeu implantar reformas, ditas de base, revelia do Congresso Nacional. Para agravar a situao havia clima de quebra da hierarquia e da disciplina nas Foras Armadas em ambiente de grande agitao. A reao popular, contrria a esse estado de coisas, manifestar-se-ia nas Marchas da Famlia com Deus pela Liberdade. O eplogo dessa situao ocorreria a 31 de maro de 1964, quando tropas da 4a Regio Militar, apoiadas pelo Governo de Minas Gerais, rebelaram-se. O dispositivo militar que dava sustentao ao governo federal desmoronou, em virtude da adeso majoritria das Foras Armadas ao movimento. No ocorreu derramamento de sangue, sinal de que havia perfeita sintonia entre elas e a Nao. Vitoriosas, as tropas revolucionrias foram recebidas com aplausos pela populao, que saudava a volta do Pas normalidade. Eufrico, o povo vibrou nas ruas com a prevalncia da democracia, restabelecida com a vitria do movimento de maro de 1964. Os recentes fatos da Histria contempornea demonstram que o povo brasileiro estava certo quando, na dcada de 60, optou pela democracia.

S-ar putea să vă placă și