Sunteți pe pagina 1din 25

Escolas literrias: (ou estilos de poca) Quinhentismo (1500 1601) Barroco (1601 1768) Arcadismo (1768 1836) Romantismo

ntismo (1836 1881) Realismo/Naturalismo/Parnasianismo ( 1881 1922) Simbolismo (1893 1922) Pr-modernismo (1902 1922) 1 ger. Modernista (1922 1930) 2 ger. Modernista (1930 1945) 3 ger. Modernista (1945 1960) Literatura contempornea (1960 at nossos dias)

Quanto disposio grfica, um texto literrio pode ser: Prosa: em linhas corridas. Poesia (verso): a cada linha d-se o nome de verso e ao conjunto deles, estrofe.

Estilo individual: o estilo nico de determinado escritor, ou seja, sua viso nica e modo prprio de criao literria.

Estilo de poca: caractersticas comuns em obras de autores diferentes,mas contemporneos. Ex. embora Bernardo Guimares e Jos de Alencar tenham estilos diferentes, ambos pertencem ao Romantismo.

Depois de estudar sobre Tema e Contedo dos movimentos literrios, veremos sobre o formato das obras. Para melhor entender sobre os critrios que determinaram a escolha das variedades lingusticas adotados em cada movimento leia Um pouco da Histria da Gramtica contida no livro Lngua Portuguesa, volume nico, Ensino Mdio, pg 56 e 57. ELEMENTOS DA VERSIFICAO: Elementos tcnicos que auxiliam a leitura, a interpretao e a anlise de textos poticos. 1. Verso e Estrofe: Cada linha = verso Conjunto de versos = estrofe

Classificao das estrofes: Dsticos = 2 versos


Ex. Cano do exlio (Jos Paulo Paes) Um dia segui viagem Sem olhar sobre o meu ombro

No vi terras de passagem No vi glrias nem escombros.

Guardei no fundo da mala Um raminho de alecrim.

(...)

Tercetos = estrofes com 3 versos Ex. Os Lrios (Henriqueta Lisboa)

Certa madrugada fria Irei de cabelos soltos Ver como nascem os lrios.

Quero saber como crescem Simples e belos perfeitos! Ao abandono dos campos. (...)

Quartetos = 4 versos Ex. Infinito presente (Helena Kolody) No movimento veloz De nossa viagem, Embala-nos a iluso Da fuga do tempo.

Poeira esparsa no vento, Apenas passamos ns. O tempo mar que se alarga Num infinito presente.

Oitavas = 8 versos Ex. Os Lusadas (Canto primeiro) - Cames

As armas e os bares assinalados Que, da Ocidental praia Lusitana, Por mares nunca dantes navegados Passaram ainda alm da Taprobana, Em perigos e guerras esforados Mais do que prometia a fora humana, E entre gente remota edificaram Novo reino, que tanto sublimaram.

Dcimas = 10 versos Ex. As duas ilhas (Castro Alves) So eles os dois gigantes No sculo de pigmeus. So eles que a majestade Arrancam da mo de Deus. Este concentra na fronte

Mais astros que o horizonte Mais luz do que o sol lanou!... Aquele na destra alada Traz segura sua espada Cometa, que ao cu roubou!...

Soneto: composio potica de 14 versos = 2 quartetos e 2 tercetos Ex. Soneto de Fidelidade (Vincius de Moraes)
De tudo ao meu amor serei atento Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto Que mesmo em face do maior encanto Dele se encante mais meu pensamento. Quero viv-lo em cada vo momento E em seu louvor hei de espalhar meu canto E rir meu riso e derramar meu pranto Ao seu pesar ou seu contentamento E assim, quando mais tarde me procure Quem sabe a morte, angstia de quem vive Quem sabe a solido, fim de quem ama Eu possa me dizer do amor (que tive): Que no seja imortal, posto que chama Mas que seja infinito enquanto dure.

1. Rimas: coincidncia de sons (total ou parcial) entre palavras no final ou no meio dos versos. Classificao das rimas: Quanto categoria gramatical:

POBRES: as palavras que rimam pertencem mesma classe gramatical.

Exemplo: ........................situado (adjetivo) ........................cresce (verbo) ........................parece (verbo) ........................quebrado (adjetivo)

RICAS: as palavras que rimam pertencem a classes gramaticais distintas.

Exemplo: .....................arde (verbo) .....................distante (advrbio) .....................diamante (substantivo) .....................tarde (substantivo)

Quanto disposio ao longo do poema:

ALTERNADAS ou CRUZADAS:

Incendeia Corao Passeia Cano

A B A B

PARALELAS ou EMPARELHADAS

Aniquilar Olhar Montanhas Entranhas

A A B B

INTERPOLADAS ou OPOSTAS

Espelho Disfarce Disfarar-se Conselho?

Versos brancos so os que no apresentam rima.

1. Mtrica: o nmero de slabas poticas do verso. Na contagem das slabas mtricas (escanso), observam-se, geralmente, as seguintes normas: A leitura de um verso deve ser caracterizada pelo ritmo; Faz-se a contagem de slabas at a slaba tnica da ltima palavra; Acomodar as slabas seguindo a entonao. Eliso = supresso de sons ou a sinalefa = acomodao de vrios sons a uma nica slaba mtrica. Os ditongos, em geral, equivalem a apenas uma slaba mtrica; Normalmente, quando uma palavra termina em vogal e a outra comea por vogal, unem-se esses fonemas numa nica slaba mtrica.

Exemplos:

Ouviram do Ipiranga as margens plcidas

Ou vi ram do I pi ran ga as mar gens pl ci das = 14 slabas gramaticais

Ou vi ram doI pi ran gaAs mar gens pl = 10 slabas poticas

De um povo herico o brado retumbante

De um po vo he ri co o - bra do re tum ban te = 14 sil. gramaticais

Deum po vohe ri coo- bra do re tum ban = 10 sil. Poticas

Tais versos so decassilbicos = 10 slabas poticas

Pentasslabos ou redondilha menor (5 slabas)

E agora, Jos? A festa acabou, A luz apagou, O povo sumiu. (...)

Heptasslabos ou redondilha maior (7 slabas)

Como so belos os dias Do despontar da existncia (...)

Eneasslabos = 9 slabas

Tu choraste em presena da morte? Na presena de estranhos choraste? (...)

Dodecasslabo ou alexandrino: 12 slabas poticas

Olhai! O sol descamba...A tarde harmoniosa Envolve luminosa a Grcia em frouxo vu, Na estrada ao som da vaga, ao suspirar do vento, De um marco poeirento um velho ento se ergueu.

Versos livres so os que no apresentam mtrica regular.

Ritmo: a musicalidade implcita ou explcita no poema. A Banda (Chico Buarque) Estava toa na vida, O meu amor me chamou, Pra ver a banda passar Cantando coisas de amor. (...)

GNEROS LITERRIOS:

Conjuntos de elementos semnticos, estilsticos e formais utilizados pelos autores em suas obras, para caracteriza-las de acordo com a sua viso da realidade e o pblico a que se destinam.

Lrico: sentimental, potico. pico: narrativo. Dramtico: teatro.

GNERO DRAMTICO: textos para serem representados no palco. Tragdia: fato trgico que provoca reao de medo ou compaixo. Ex. dipo Rei, de Sfocles. Comdia: satirizao dos costumes sociais. Ex. O Rei da Vela, de Oswald de Andrade. Drama: envolve a tragdia e a comdia. Ex. Eles no usam black-tie, de G. Guarnieri. Farsa: pequena pea que critica a sociedade e seus costumes. Ex. A Farsa de Ins Pereira, de Gil Vicente. Auto: pea breve, de tema religioso ou profano, de aspecto moralista. Ex. Auto da Barca da Glria, de Gil Vicente.

Exerccios Leia o soneto e responda: a) Cite o estilo (movimento) literrio no qual se insere o soneto (Barroco / Arcadismo / Romantismo / outro) b) Encontre no texto elementos histricos que caracterizam o movimento literrio. c) Cite de quantos versos compe-se o soneto e como se organizam. d) A que gnero pertence o soneto (Gnero lrico; Gnero pico; Gnero dramtico):

1.

Soneto bocagiano Ao crebro som do lugubre instrumento, Com tardo p caminha o delinquente; Um Deus consolador, um Deus clemente Lhe inspira, lhe vigora o sofrimento. Duro n pelas mos do algoz cruento Estreitar-se no cllo o ro j sente; Mutiplicada a morte, anceia a mente; Bate horror sobre horror no pensamento. Olhos e ais dirigindo divindade. Sbe, envolto nas sombras da tristeza, Ao termo expiador da iniquidade; Das leis se cumpre a salutar dureza; Sae a alma dentre os vos da humanidade, Folga a Justia, e geme a Natureza.

S-ar putea să vă placă și