Sunteți pe pagina 1din 16

Cdigo de conduta

Declarao da Misso
O Banco ProCredit um banco com servio completo orientado para o desenvolvimento. Oferecemos um excelente servio ao cliente e uma vasta gama de produtos bancrios. Nas nossas operaes de crdito, centramo-nos no emprstimo a empresas muito pequenas, pequenas e mdias, porque estamos convencidos de que estes negcios criam o maior nmero de empregos e do uma contribuio vital para as economias onde operam. Ao contrrio de outros bancos, o nosso banco no promove os emprstimos ao consumidor. Em vez disso, centramo-nos na banca responsvel, construindo uma cultura de poupana e parcerias a longo prazo com os nossos clientes.. Os nossos accionistas esperam uma rentabilidade sustentvel do investimento, mas no esto primeiramente interessados na maximizao dos lucros a curto-prazo. Investimos extensamente na formao do nosso pessoal de modo a criar uma atmosfera de trabalho agradvel e eficiente e a fornecer o servio mais amigvel e competente possvel aos nossos clientes.

Cdigo de conduta
Entende-se que algumas palavras ou frases num cdigo de conduta estejam sujeitas a vrias interpretaes e que qualquer princpio tico possa colidir com outros princpios ticos em situaes especficas. A melhor maneira de resolver assuntos relacionados com conflitos ticos, atravs de reflexo ponderada sobre os princpios fundamentais, assim como das regras especficas. Isto um resumo do Cdigo de Conduta do Banco ProCredit, que visa recordar determinados padres de conduta que tem de respeitar enquanto estiver a trabalhar no nosso Banco. Se necessitar de informaes adicionais, ou tiver perguntas especficas, contacte o seu supervisor. O presente Cdigo, que consiste de 11 imperativos formulados como declaraes de responsabilidade pessoal, identifica os elementos de tal compromisso. Dele constam muitas, mas no todas, as questes com que o nosso pessoal se pode vir a deparar. Seco 1: Princpios Bsicos Esta seco determina os princpios base e consideraes ticas que sustentam este Cdigo de Conduta. Seco 2: Princpios na Prtica A Seco 2 determina a maneira como os princpios bsicos vo ser postos em prtica em termos da conduta profissional quotidiana. Como membro do pessoal, tem a responsabilidade de ajudar a assegurar que o Banco mantm a confiana do pblico. Muito do nosso sucesso avaliado pelo nvel de confiana que o pblico deposita na integridade do pessoal do nosso Banco.

Seco 1
1. PrincPios gerais
Espera-se que todos os membros do pessoal respeitem os mais altos padres de conduta pessoal, na manuteno das responsabilidades e tradies da rede de instituies do Banco ProCredit. necessrio que assim seja, de modo a evitar a emergncia de conflitos de interesse ou de situaes que possam causar embarao para eles prprios, para os seus colegas, o seu Banco, ou respectivos accionistas. Os altos padres de conduta pessoal incluem um forte compromisso individual por parte de cada membro do pessoal, no sentido de agir com inquestionvel honestidade, integridade, imparcialidade e respeito por cada indivduo em todos os assuntos que envolvam colegas e o pblico em geral. Todos os clientes e pessoal tm direito a um tratamento justo e imparcial, independentemente da raa, cor, lngua, convices polticas ou religiosas, nacionalidade ou cultura. A discriminao e assdio vo contra a poltica do Banco ProCredit, constituindo ambos um comportamento inaceitvel. O Banco empreender aces disciplinares se considerar que algum membro do pessoal tiver discriminado ou assediado um cliente ou outro membro do pessoal. Para mais detalhes, consultar a Seco 2 O Banco deve respeitar os mais rgidos critrios de proteco ambiental quer na conduo da sua actividade, quer na escolha dos seus clientes. Para facilitar o respeito por estes critrios, o Banco formulou uma Declarao de Poltica Ambiental, que faz parte de um Sistema de Proteco Ambiental global. O Banco ProCredit no financia quaisquer actividades mencionadas na lista de excluso ambiental (ver Apndice). Como funcionrio, faz parte das suas funes apoiar os esforos do Banco para proteger o ambiente.

Princpios bsicos
2. ProPriedade do banco
Parte da sua responsabilidade para com o Banco ProCredit consiste em proteger e conservar a propriedade do Banco e utiliz-la para os respectivos fins. Para mais detalhes, consultar a Seco 2

4. exerccio do cargo
No pode fazer uso do seu cargo no Banco, directa ou indirectamente, em benefcio prprio. Aqui se inclui o uso do seu cargo ou posio para apoiar produtos, servios ou empresas que no os produtos e servios do Banco ProCredit. Os fornecedores do Banco no podem ser escolhidos com base numa relao pessoal.

3. informaes confidenciais
No desempenho das suas funes, pode ter acesso a informaes que no esto, geralmente, disponveis ao pblico, ou que so consideradas confidenciais. Podem aqui incluir-se informaes relacionadas com actuais ou antigos clientes, fornecedores e funcionrios, ou com bancos com os quais o Banco ProCredit est ou esteve associado. imperativo que nunca se discutam tais informaes com ningum exterior ao banco ou com outros membros do pessoal que no tenham necessidade de ter conhecimento delas, a no ser que tal seja autorizado pelo seu responsvel. No pode fazer uso de informaes internas para qualquer outro fim que no a actividade comercial do Banco. Para mais detalhes, consultar a Seco 2 Acresce ainda que, est-lhe vedada qualquer participao em assuntos do Banco nos quais tenha algum interesse financeiro. Um interesse financeiro tudo quanto possa resultar em benefcios financeiros para si; pode incluir a posse de aces, uma participao numa empresa ou propriedade, ou emprego. -lhe, igualmente, interdita a participao em assuntos do Banco que envolvam interesses financeiros da sua famlia; do seu scio; ou

5. conflitos de interesse
Tem a responsabilidade de evitar qualquer situao que possa resultar num conflito de interesses ou no surgimento de um conflito de interesses. Por exemplo, um conflito de interesses pode emergir se estiver a trabalhar num processo que envolva um emprstimo a um potencial cliente ou se um parente ou amigo seu trabalhar para essa empresa. Neste caso, seria necessrio mencionar esta questo junto do seu responsvel, de modo a que este reafectasse o processo.

Seco 1
de uma organizao da qual seja funcionrio, director, administrador, ou empregado. O funcionrio do Banco ProCredit, assim como a respectiva famlia, no pode aceitar ofertas, refeies, favores, servios, entretenimento, ou qualquer outra coisa com valor monetrio, de qualquer pessoa ou organizao que pretenda algo do Banco, negocie ou pretenda vir a negociar com o Banco, ou possa ser afectada pelo seu trabalho no Banco ProCredit. Para mais detalhes, consultar a Seco 2 A Seco 2 especifica algumas excepes a estas regras, permitindo, por exemplo, que os membros do pessoal aceitem refeies e bebidas que sejam fornecidas como parte de uma reunio de negcios bastante participada. No pode participar no recrutamento de pessoal caso o candidato seja um parente ou amigo seu. Se outro membro do pessoal for um parente ou amigo seu, deve revel-lo. Compete-lhe abster-se de produzir ou Para mais detalhes, consultar a Seco 2 promover alegaes que ponham em causa a conduta profissional da concorrncia do Banco ProCredit.

7. actividades externas
Como membro do pessoal do Banco ProCredit, as suas actividades exteriores ao Banco no devem prejudicar a reputao do Banco nem interferir com os deveres que tem para com ele. Alm disso, antes de comear a exercer qualquer actividade externa remunerada, deve informar o seu responsvel ou o Director Geral do Banco. Em alguns casos, pode ser necessria uma autorizao prvia.

8. relacionamento com a
concorrncia
O seu Banco pode vir a operar num ambiente cada vez mais competitivo. No deve, sob nenhuma circunstncia, haver qualquer acordo, entendimento, ou compromisso de qualquer tipo com algum concorrente no que diz respeito aos preos dos servios.

6. recomendao de clientes
Por vezes, alguns colegas do Banco podero apontar-lhe potenciais clientes. No deve, sob nenhuma circunstncia, conceder a esse cliente qualquer tipo de tratamento preferencial quanto a taxas de juro ou servio ao cliente, ou qualquer outro tipo de ateno especial que v para alm da concedida a outros clientes.

9. observncia da Poltica anti-branqueamento de caPitais


poltica do Banco ProCredit respeitar todas as leis e regulamentos anti-branqueamento de capitais e anti-corrupo, assim como prevenir a utilizao dos produtos e servios do Banco

Princpios bsicos
para o branqueamento de capitais e outras actividades ilegais. Compete a cada funcionrio ajudar a assegurar o respeito pela Poltica Anti-Branqueamento de Capitais do Banco. Para mais detalhes, consultar a Seco 2

11. ParticiPar violaes;


aco disciPlinar
importante que o pblico tenha confiana na honestidade e integridade de todos os membros do pessoal do Banco ProCredit. Assim, espera-se que todos os membros do pessoal respeitem e promovam os princpios constantes do presente cdigo. Alm disso, recomendamos-lhe que participe as violaes do Cdigo de Conduta ao Responsvel pelo Departamento de Auditoria Interna. Uma violao que envolva corrupo, fraude, ou roubo deve ser, igualmente, participada ao Director Geral. Se violar alguma disposio do Cdigo de Conduta do Banco, ser sujeito a aco disciplinar que pode resultar em despedimento do Banco. Para mais detalhes, consultar a Seco 2

10. actividades Ps-emPrego


No pode tomar parte em qualquer assunto do Banco que venha a afectar os interesses financeiros de qualquer organizao ou pessoa junto das quais esteja procura de emprego, ou com as quais tenha um acordo para futuro emprego. Se um antigo membro do pessoal do Banco o contactar acerca de um assunto do Banco no qual esteve envolvido enquanto l trabalhava, no deve discutir esse assunto a no ser que autorizado pela direco do Banco. As informaes confidenciais (electrnicas, escritas, orais, ou em qualquer outra forma) no devem sair das instalaes do Banco. Todos os documentos, ficheiros, disquetes, relatrios e registos que contenham alguma informao no pblica ou relativa ao Banco e todas as cpias destas informaes devem ser deixados no Banco quando cessar funes no mesmo. No pode, de forma alguma, divulgar estas informaes.

Seco 2
diversidade cultural
O Banco ProCredit est empenhado em estabelecer ligaes slidas e responsveis com toda
Todos os clientes e pessoal tm direito a um tratamento justo e imparcial, independentemente da raa, cor, lngua, convices polticas ou religiosas, nacionalidade ou cultura. Discriminao e assdio vo contra a poltica do Banco ProCredit, constituindo ambos um comportamento inaceitvel. O Banco empreender aces disciplinares se considerar que algum membro do pessoal descriminou ou assediou um cliente ou outro membro do pessoal.

Criam um ambiente de trabalho intimidante, hostil e ofensivo; Tm efeitos adversos no desempenho laboral dos indivduos; Tm efeitos adversos nas perspectivas de emprego ou promoo dos indivduos; Resultam na demisso ou despedimento injustificado do Banco; e/ou Tm reflexos na integridade e posio do Banco ProCredit. O Banco no s probe a discriminao ou assdio directos de um indivduo por outro, como considera qualquer pessoa que cause, ordene, instigue, ajude ou permita que outro indivduo pratique actos desta natureza, como tendo praticado os actos ele mesmo, devendo ser penalizado em conformidade. Compete a todos os membros do pessoal assegurar que no h discriminao nem assdio no Banco ProCredit. O Banco tem uma abordagem do tipo

PrincPios gerais

a comunidade, dando nfase ao servio, relevncia prtica, justia social e comportamento tico. Este cdigo reger-se- pelos seguintes princpios: Todos os clientes e pessoal tm direito a um tratamento justo e imparcial, independentemente da raa, cor, lngua, convices polticas ou religiosas, nacionalidade ou cultura. Todo o pessoal tem direito a trabalhar num ambiente em que a sua identidade cultural seja reconhecida e respeitada. Todo o pessoal tem a responsabilidade de conhecer melhor e de se tornar mais sensvel a outras culturas existentes na Rede do Banco ProCredit, que uma rede culturalmente diversificada.

discriminao e assdio
A discriminao e assdio, incluindo, entre outros, o assdio sexual, pode acontecer entre o pessoal ou entre clientes e o pessoal. Pode ser intencional ou no intencional. O Banco no tem o direito de intervir nas relaes pessoais. No entanto, a discriminao ou assdio dizem-lhe respeito, na medida em que:

tolerncia zero em relao ao assdio, comprometendo-se a empreender todas as aces necessrias para prevenir e, quando participados, resolver todos os casos de assdio e discriminao.

ProPriedade do banco
A propriedade do banco inclui, entre outros:

Os Princpios na Prtica
Toda a propriedade fsica do Banco, quer seja arrendada ou da posse do prprio Banco, incluindo bens imveis. Todos os registos que digam respeito a contas de clientes e quaisquer outros registos e livros na posse do Banco. Ficheiros pessoais, base de dados dos candidatos e outros registos relacionados com o pessoal. Todos os estudos, materiais de promoo ou publicidade, listas de clientes, registos ou relatrios ou quaisquer outras declaraes que estejam na posse do Banco. Todo o software de uso exclusivo do Banco. Poltica relativa a Comunicaes Electrnicas O Banco disponibiliza vrias ferramentas de comunicao electrnica (tais como, telefones fixos e mveis, computadores pessoais, correio de voz e electrnico, fax e acesso Internet) para aumentar a produtividade dos funcionrios no exerccio das actividades do Banco. O objectivo desta Poltica relativa a Comunicaes Electrnicas assegurar uma utilizao adequada destas ferramentas e que os activos relativos informao esto protegidos contra perdas ou utilizao indevida. As ferramentas de comunicao electrnica, assim como todas as mensagens/ficheiros criados ou processados por estas ferramentas, so propriedade do Banco ProCredit. O Banco reserva-se o direito de controlar a utilizao das ferramentas de comunicao O incumprimento de qualquer requisito desta Poltica de Comunicaes Electrnica, resultar numa aco disciplinar que, em ltimo caso, poder ser punida com despedimento. electrnica, assim como de aceder e de revelar o contedo das mensagens relativas aos funcionrios, incluindo ficheiros que lhes estejam anexos. Ao utilizarem as ferramentas de comunicao do Banco, os funcionrios concordam tacitamente com a intercepo e revelao de quaisquer ficheiros electrnicos que estejam guardados. O principal objectivo das ferramentas de comunicao electrnica a transmisso de informaes relacionadas com a actividade do Banco, apesar de a ocasional utilizao pessoal, desde que respeitando esta poltica, poder acontecer. Os funcionrios devero reembolsar o Banco se da utilizao pessoal resultarem despesas acrescidas. Aquando da utilizao das ferramentas de comunicao, os funcionrios no devero tentar contornar os canais de acesso normais nem os controlos de gesto. Os funcionrios no devero utilizar as ferramentas de comunicao electrnica do Banco em benefcio prprio (por exemplo, o exerccio de uma actividade prpria) ou em actividades ilcitas ou criminais.

ProPriedade do
banco
Parte da sua responsabilidade para com o Banco ProCredit consiste em proteger e conservar a propriedade do Banco e utiliz-la para os respectivos fins.

Seco 2
Direitos de Autor O Banco cumpre com todas as restries aplicveis relativas utilizao de material protegido por direitos de autor e de outro material para uso exclusivo do Banco, incluindo software. Se um funcionrio violar as restries impostas pelos direitos de autor ou pelo licenciamento e, em resultado disso, o Banco tiver de realizar pagamentos a um titular dos direitos de autor ou de contrair outros encargos, poder ser exigido ao funcionrio responsvel que reembolse o Banco pelos encargos contrados, ficando, igualmente sujeito a aco disciplinar. Utilizao de telefones do Banco (Mveis e fixos) Os telefones existentes no Banco devero ser usados para fins profissionais; as chamadas pessoais utilizando telefones do Banco no so recomendadas. No entanto, o banco reconhece que, periodicamente, os funcionrios podero ter de fazer ou receber chamadas pessoais. Estas chamadas devero, no entanto, (1) limitarse s estritamente essenciais, (2) ser de curta durao, e (3) ser feitas ou recebidas na hora de almoo ou durante os intervalos. No caso de haver lugar ao pagamento de tarifas de longa distncia, os funcionrios devero reembolsar o Banco pelos encargos contrados. Todos os funcionrios do Banco devero contribuir para a preservao de um ambiente de trabalho limpo. Cabe a cada empregado assegurar-se que as secretrias, mesas, arquivos, bem como todas as reas de trabalho circundantes, estejam devidamente arrumados, na medida do possvel, e que todo o material de trabalho se encontra devidamente guardado. Manuteno das Instalaes do Banco Quaisquer actos de vandalismo, destruio ou que causem danos nas instalaes, equipamento ou mobilirio do Banco, assim como a remoo de propriedade do Banco, constituiro motivo de aco disciplinar. As tarifas pela utilizao de telefones mveis so, geralmente, mais elevadas que as da linha fixa. Por esta razo, a utilizao de telefones mveis deve limitar-se a situaes especiais, tais como, viagens de negcios ou no caso de a linha fixa no ser fivel. A utilizao de telefones mveis deve, igualmente, limitar-se s situaes acima descritas.

informaes

confidenciais
No desempenho das suas funes, pode ter acesso a informaes que no esto, geralmente, disponveis ao pblico, ou que so consideradas confidenciais. Podem aqui incluir-se informaes relacionadas com actuais ou antigos clientes, fornecedores e funcionrios, ou com bancos com os quais o Banco ProCredit est ou esteve associado. fundamental que tais informaes no sejam discutidas com ningum exterior ao banco ou com outros membros do pessoal que no tenham necessidade de ter conhecimento delas, a no ser que tal seja autorizado pelo seu supervisor. No pode fazer uso de informaes internas com qualquer outro objectivo que no a actividade do Banco.

informaes confidenciais
Informaes confidenciais (electrnicas, escritas, orais, ou em qualquer outra forma) no devem sair das instalaes do Banco. Apenas nos seguintes casos so admitidas excepes:

10

Os Princpios na Prtica
quando for visitar um cliente para fins de anlise do crdito aps aprovao prvia do supervisor, se o funcionrio quiser trabalhar com essa informao fora das instalaes do banco, desde que no interesse da actividade do banco; nestes casos, o funcionrio deve tomar as medidas necessrias para evitar que terceiros tenham acesso a estas informaes tratando-se de outros casos, apenas aps prvia autorizao por escrito por parte de um membro da administrao ou por um gerente de sucursal. O funcionrio deve assegurar-se que, ao abandonar o seu posto de trabalho durante ou no final do dia, no deixa informaes confidenciais no seu posto de trabalho ou em locais de acesso fcil. Todos os documentos que contenham informaes confidenciais devem ser fechados chave e o computador deve ser desligado ou protegido com um cdigo de acesso. Da mesma forma, durante as conversaes com o cliente, no posto de trabalho do funcionrio, todas as informaes confidenciais, incluindo aquelas no computador, devem ser mantidas fora do alcance do cliente. A aplicao da poltica estabelecida no Apenas podem ser dadas informaes confidenciais a terceiros caso o cliente tenha dado a sua aprovao por escrito, ou aps autorizao presente documento exige, forosamente, uma boa capacidade de julgamento e senso comum. Se se deparar com situaes em que no tem a
1 Valor a ser definido por cada banco 11

prvia por parte de um membro da direco ou por um gerente de sucursal. Os funcionrios apenas podero dar informaes confidenciais aos seus colegas no interesse do banco. A responsabilidade pela no divulgao de informaes confidenciais manter-se- em vigor mesmo depois do despedimento do empregado.

conflitos de
interesse
O funcionrio do Banco ProCredit, assim como a respectiva famlia, no pode aceitar ofertas, refeies, favores,

servios, entretenimento, ou qualquer outra coisa com valor monetrio, de qualquer pessoa

conflitos de interesse
So permitidas as seguintes transaces, que sero consideradas como uma excepo proibio geral contra a aceitao de artigos de valor: 1. A aceitao de refeies e/ou bebidas, todas de valor razovel1, no decorrer de uma reunio ou em outra ocasio, com o objectivo de manter discusses de negcios dentro de um clima de boa-f ou de promover relaes comerciais, desde que as despesas sejam cobertas pelo Banco como sendo despesas de natureza estritamente profissional, isto se no forem cobertas pela outra parte; 2. Aceitao de artigos publicitrios ou promocionais de valor razovel tais como canetas, lpis, blocos de notas, porta-chaves, calendrios e artigos similares.

ou organizao que pretenda algo do Banco, negocie ou pretenda vir a negociar com o Banco, ou possa ser afectada pelo seu trabalho no Banco ProCredit. O Cdigo de Conduta da Actividade estabelece algumas excepes a estas regras, permitindo que os membros do pessoal aceitem refeies desde que sejam parte

integrante de uma reunio de negcios bastante participada.

Seco 2
certeza das suas obrigaes, deve consultar o Actividades Polticas Um membro do pessoal pode aceitar cargos pblicos que no suscitem dvidas quanto ao carcter independente do Banco ProCredit, Se lhe for oferecido ou receber algo de um valor que ultrapasse o autorizado pelo presente documento, deve comunicar este facto por escrito, de acordo com as instrues especificadas neste documento, descrevendo todos os detalhes relevantes. inevitvel e desejvel que estabelea relaes individuais e pessoais com os clientes do Banco, vendedores e com outros indivduos que tenham alguma relao comercial com o Banco, apesar de tais relaes individuais e pessoais no estarem relacionadas com a actividade do Banco. Esta poltica no pretende desaconselhar tais relaes. Quaisquer relaes comerciais deste tipo devem processar-se dentro dos termos habituais e com os devidos e usuais objectivos. No deve, no entanto, solicitar favores especiais em virtude da sua relao com o Banco. como, por exemplo, o desempenho de funes na direco de uma escola, de uma associao de solidariedade, ou de uma universidade, desde que essa direco no tenha sido eleita sob a gide de um partido poltico. importante que o Banco no seja associado a campanhas polticas ou actividades partidrias, quer participando nelas, quer financiando-as, pelo que no pode envolver-se em actividades polticas enquanto estiver em servio ou nas instalaes do Banco, e a sua relao com o Banco no pode ser divulgada relativamente a actividades polticas. No pode concorrer a nenhum cargo poltico nem pedir ou aceitar quaisquer contribuies polticas em nome de candidatos, partidos, ou organizaes polticas.

actividades externas
Como membro do pessoal do Banco ProCredit, as suas actividades exteriores ao Banco no devem prejudicar a reputao do Banco nem interferir com os deveres que tem para com ele. De uma forma geral, no deve aceitar retribuies (incluindo honorrios ou despesas de deslocao) pelo facto de leccionar, discursar, ou escrever sobre um assunto relacionado com as suas responsabilidades no Banco, de qualquer outra fonte que no o Banco.

Responsvel pelo Departamento de Auditoria Interna.

observncia das Polticas anti-branqueamento de caPitais & anti-corruPo


O Banco ProCredit leva muito a srio a luta contra o branqueamento de capitais e espera que todos os funcionrios faam o seu melhor para evitar que o Banco seja utilizado por branqueadores de capitais. Com este objectivo, e para alm da legislao local, o Banco estabeleceu alguns princpios. O Banco no tem contas annimas ou contas

actividades externas
Ensino, Discursos em Pblico e Publicaes Antes de comear a exercer qualquer actividade externa remunerada, deve informar o seu supervisor ou o Director Geral do Banco por forma a obter a sua autorizao.

12

Os Princpios na Prtica
cujo nome do titular , claramente, falso. O princpio conhecer o cliente fundamental para os esforos do Banco ProCredit na luta contra o branqueamento de capitais. O Banco respeita as normais diligncias relativas ao cliente, incluindo a verificao da identidade dos clientes aquando do estabelecimento de relaes comerciais, quando efectue transaces individuais e quando haja suspeita, ou o Banco tenha dvidas, quanto veracidade ou integridade dos dados de identificao pessoal previamente fornecidos pelo cliente. Como funcionrio do Banco ProCredit, -lhe pedido que preste particular ateno a todas as transaces complexas, invulgares ou de vulto, assim como a todos os padres de transaces invulgares, que no tenham nenhum objectivo econmico aparente ou objectivo legal imediatamente perceptvel. As bases e fins destas transaces devem, tanto quanto possvel, ser analisadas, devendo as respectivas concluses ser apresentadas por escrito e disponibilizadas s autoridades competentes e aos auditores. O Banco ProCredit no tolerar qualquer forma de corrupo nem qualquer comportamento atravs do qual os funcionrios do Banco, ou aqueles que lhes so prximos, enriqueam de forma indevida e ilegal ou incitem outros pela utilizao indevida dos cargos que ocupam. Nenhum funcionrio do Banco ProCredit pode exigir ou aceitar, directa ou indirectamente, subornos. O objectivo o estabelecimento de um sistema de controlo interno fivel, de modo a assegurar que as contas e registos do Banco so exactos e fidedignos, que as transaces so devidamente autorizadas, e que os activos so adequadamente salvaguardados. Estes procedimentos sero teis na deteco e correco precoces de quaisquer riscos relativos condio financeira do Banco ou ao respeito pelos regulamentos. O princpio dos quatro olhos um regra aplicvel s transaces de natureza sensvel que tm lugar no trabalho quotidiano. Isto Um funcionrio no deve (1) subornar empregados de fornecedores que forneam bens ou servios ao Banco, nem (2) recorrer a outras tcnicas, tais como sub-contratos, ordens de compra ou acordos de consultoria, na canalizao de pagamentos para funcionrios governamentais, empregados de fornecedores que forneam bens ou servios ao Banco, seus parentes ou parceiros de negcios.
poltica do Banco ProCredit respeitar todas as leis e regulamentos anti-branqueamento de capitais e anti-corrupo, assim como prevenir a utilizo dos produtos e servios do Banco no branqueamento de

observncia das Polticas anti-bran-

queamento de caPitais & anti-corruPo

controlo interno
Compete ao Banco estabelecer e manter controlos adequados a fim de evitar erros ou irregularidades numa variedade de processos. Apesar de a possibilidade de erro estar sempre presente, um bom sistema de controlos internos pode ajudar na deteco precoce dos erros, permitindo uma correco atempada.

capitais e noutras actividades ilegais. Compete a cada funcionrio ajudar a assegurar o respeito pela Poltica AntiBranqueamento de Capitais do Banco.

13

Seco 2
significa que nestes casos as transaces s sero efectuadas aps terem sido verificadas, aprovadas e assinadas por dois funcionrios responsveis. No permitido aos funcionrios que verifiquem eles prprios a correco das operaes por eles efectuadas. Compete aos funcionrios responsveis pelos controlos assegurarem-se que as operaes que esto a verificar se encontram em conformidade. A Assinatura um acto pelo qual a pessoa que assina um documento toma inteira responsabilidade pelo resultado, contedo e consequncias que possam advir desse documento. Isto aplica-se, igualmente, aos indivduos responsveis pelo controlo do documento, assim como aos que avalizam documentos. Quando houver lugar alterao de texto ou de nmeros, a inscrio original tem de ser legvel, e a assinatura da pessoa que fez a alterao tem de surgir junto da inscrio alterada. Delegao significa investir outros de autoridade, de modo a que estes possam tomar aces relativas a tarefas no rotineiras na qualidade de representantes partilhando, simultaneamente, as respectivas responsabilidades. A delegao tem de ser comunicada por escrito ao indivduo em quem so delegados os poderes e respectivos subordinados. O Departamento de RH responsvel pela recolha das assinaturas dos funcionrios para a Declarao de Compromisso.
2 O Cdigo de Conduta conforme traduo na lngua oficial do pas onde foi contratado 14

ParticiPar violaes
aco disciPlinar
importante que o pblico tenha confiana na honestidade e integridade de todos os membros do pessoal do Banco ProCredit. Assim, espera-se que todos os membros do pessoal respeitem e promovam os princpios constantes do presente cdigo. Alm disso, recomendamos-lhe que participe as violaes do Cdigo de Conduta ao Responsvel pelo Departamento de Auditoria Interna. Uma violao que envolva corrupo, fraude, ou roubo deve ser, igualmente, participada ao Director Geral. Se violar alguma disposio do Cdigo de Conduta do Banco, ser sujeito a aco disciplinar que pode resultar em despedimento do Banco.

ParticiPar violaes aco disciPlinar


As questes relativas a este Cdigo podem ser colocadas ao Responsvel pelo Departamento Jurdico e pelo Cumprimento das Normas e Polticas do Banco, ao Responsvel pelos RH, ao Departamento de Auditoria Interna ou sua Administrao. Assinar a Declarao de Compromisso2 O Cdigo parte integrante do contrato de trabalho. Quando contratados pelo Banco, os funcionrios devem assinar uma declarao certificando que: Leram o Cdigo de Conduta do Banco. Compreenderam-no na ntegra. Respeitaram e continuaro a respeitar os respectivos requisitos. No tm conhecimento de qualquer violao da poltica, da responsabilidade de qualquer outra pessoa ou parte, que no tenha sido devidamente declarada. No incio de cada ano civil, mas nunca depois de 15 de Janeiro, cada funcionrio do Banco ter de assinar novamente uma declarao de compromisso na qual reafirma o compromisso de respeitar o Cdigo de Conduta.

Lista de excluso ambiental


Produo ou actividades que envolvam for-

Conflitos de Interesse Os funcionrios devem revelar quaisquer interesses, dvidas ou actividades que envolvam outra organizao e que possam resultar em conflitos de interesse entre o Banco e essa organizao ou indivduo. Quando contratados pelo Banco, todos os funcionrios devem preencher e assinar uma declarao que revele as seguintes informaes a respeito deles e da sua famlia imediata: Informao relativa a entidades nas quais o funcionrio ou famlia imediata detm uma participao financeira Filiao ou emprego em organizaes externas Dvidas a terceiros Se no for possvel evitar uma situao potencialmente causadora de conflito de interesses, o funcionrio deve comunic-la imediatamente ao seu responsvel. Qualquer funcionrio do Banco que tencione aceitar a direco de outra organizao, excepto organizaes de caridade e com fins no lucrativos, dever obter a aprovao da direco antes de o fazer.

mas prejudiciais ou exploradoras de trabalhos forados1/ trabalho infantil prejudicial2. Produo de ou comrcio de qualquer produto ou actividade considerados ilegais ao abrigo das leis ou normas do pas de acolhimento ou de convenes e acordos internacionais. Produo munies.3 Produo ou comrcio de bebidas alcolicas (excepto cerveja e vinho). 3 Produo ou comrcio de tabaco. 3 Jogo, casinos e empresas equivalentes.3 Comrcio de vida selvagem ou produtos com origem na vida selvagem, regulamentados pela CITES.4 Produo ou radioactivos.5 comrcio de materiais ou comrcio de armas e

Produo, comrcio ou utilizao de fibras de amianto no revestidas.6 Produo ou comrcio de madeira e outros produtos provenientes da silvicultura de florestas no exploradas. Produo ou comrcio de produtos que contm PCB.7 Produo, comrcio, armazenamento ou transporte de quantidades significativas de produtos qumicos perigosos, ou utilizao escala comercial de produtos qumicos perigosos.8 Produo ou comrcio de produtos farmacuticos sujeitos ao abandono progressivo ou proibio internacional.9 Produo ou comrcio de pesticidas / herbicidas sujeitos ao abandono progressivo ou proibio internacional.10 Produo ou comrcio de substncias destruidoras da camada do ozono que estejam sujeitas ao abandono progressivo a nvel internacional.11 Pesca com rede de emalhar deriva em ambientes marinhos com recurso a redes com um comprimento superior a 2,5 Km. Produo ou actividades que violam a posse de terrenos detidos ou atribudos por sentena a nativos, sem o consentimento por escrito destes ltimos.

1 Por trabalhos forados entenda-se todo o trabalho ou servio, prestado involuntariamente, que obtido de um indivduo sob ameaa de fora ou penalizaes. 2 Por trabalho infantil prejudicial entenda-se todo o trabalho que explore economicamente as crianas, que possa ser perigoso ou que possa interferir com a educao da criana, ou que seja prejudicial para a sade da criana, ou para o seu desenvolvimento fsico, mental, espiritual, moral ou social. 3 Isto no aplicvel a patrocinadores de subprojectos que no estejam substancialmente envolvidos nestas actividades. No estar substancialmente envolvido significa que a actividade em questo acessria s principais operaes do sub-projecto do patrocinador. 4 CITES: Conveno sobre Comrcio Internacional de Espcies em Vias de Extino da Fauna e Flora Selvagem. Encontra-se disponvel uma lista de espcies CITES no Departamento Ambiental da SFI. 5 Isto no se aplica compra de equipamento mdico, equipamento de controlo da qualidade (medio) e qualquer equipamento que a SFI considere ter uma fonte radioactiva trivial e/ou devidamente protegida. 6 Isto no se aplica compra e uso de painis de fibrocimento revestido em que o contedo de amianto seja < 20%. 7 PCB: Bifenil Policloretado um grupo de qumicos altamente txicos. Os PCB podem ser encontrados em transformadores elctricos cheios de leo, condensadores e comutadores de alta tenso datados de entre 1950-1985. 8 O Departamento Ambiental da SFI disponibiliza uma lista de produtos qumicos perigosos. Entre os qumicos perigosos incluem-se gasolina, querosene e outros produtos petrolferos. 9 O Departamento Ambiental da SFI disponibiliza uma lista de produtos farmacuticos sujeitos ao abandono progressivo ou proibio. 10 O Departamento Ambiental da SFI disponibiliza uma lista de pesticidas e herbicidas sujeitos ao abandono progressivo ou proibio. 11 Substncias Destruidoras da Camada do Ozono (ODS): Compostos qumicos que reagem com e destroem o ozono estratosfrico, resultando nos amplamente divulgados buracos do ozono. O Protocolo de Montreal estabelece quais os ODS, assim como os objectivos a atingir quanto sua reduo e datas para o seu abandono total. O Departamento Ambiental da SFI disponibiliza uma lista dos compostos qumicos regulamentados pelo Protocolo de Montreal, entre os quais aerossis, refrigerantes, produtos dilatadores de espuma, solventes e agentes para proteco contra o fogo, assim como detalhes relativos aos pases signatrios e objectivos quanto s datas para o abandono destes produtos.

15

S-ar putea să vă placă și