Sunteți pe pagina 1din 3

Cap.

13 Mercado Financeiro - Assaf Neto

- Diferenca entre analise tecnica e analise fundamentalista. 13.2- Indicadores de analise das acoes. Os indicadores de analise objetivam avaliar os reflexos do desempenho da empresa sobre o valor de mercado de suas acoes. Sao de grande utilidade para os analistas de mercado, acionistas e investidores em geral. Como parametros de apoiio a suas decisoes financeiras. A evolucao das cotacoes de mercado das acoes apresenta-se geralmente identificada nestres indicadores de analise, sendo possivel incluse estabelecer algumas tendencias futuras. 13.2.1 Lucro por Acao- LPA

O indice ilustra o beneficio auferido por acao emtida pela empresa, ou seja, do resultado lquido (apos o imposto de renda) obtidfo em determinado periodo, quanto compete a cada ao emitida. O Lucro por ao (LPA) mensurado pela seguinte expresso:

A quantidade de aes emitidas, denominador da expressao de clculo do LPA, pode ser determinada opelo nmero de aes que compem o capital social da companhia ao final do exerccio social, ou em funo de sua quantidade mdia calculada no perodo. Deve ser ressaltado que o indicador no revela o qwuanto cada acionista ir efetivamente receber em funo do retorno produzido na aplicao de seus capitais. O ndice LPA denota, em verdade, a parcela do lucro lquido pertencente a cada ao, sendo que sua distribuio aos acionistas definida pela poltica de dividendos adotada pela empresa. 13.2.2- Indicadores de Dividendos Procuram relacionar os dividendos distribudos pela empresa com alguma medida que ressalte a particio relativa desses rendimentos. So basntante adotadas:

Indica os dividendos aos acionistas como uma porcentagem do lucro por ao (LPA). Por exemplo, para uma LPA de $ 1,40, a distribuio de $0,49/ao de dividendos determina um ndice de payout de 35% ($0,49/ $1,40). De outra maneira, revela que a empresa reinvestiu 65% de seus lucros apurados no exerccio, distribuindo o equivalente a 35% a seus acionistas

Indica a remunerao por dividendos do acionista realizada sobre o capital investido. Por exempolo, os dividendos pagos por uma empresa em determinado exerccio foram de $ 2,53/ao, sendo a cotao mdia de suas aes no perodo de $ 27,80. Estes resultados indicam um retorno de dividendos de 9,1% aos acionistas, ou seja:

13.2.3- ndice Preo/Ao calculado pela relao entre o preo de aquisio do ttulo ( valor de investimento efetuado ou de mercado) e seu lucro unitrio peridico (lucro por ao LPA), ou seja:

Teoricamente, o ndice P/L indica o nmero de anos (exerccios) que um investidor tardaria em recuparar o capital investido. Algumas restries com relao ao uso desse indicador de anlise, no entanto devem ser levantadas. O P/L no leva em considerao o risco inerente ao investimento. Sabe-se ainda que o LPA nao costuma ser integralmente realizado em termos de caixa, estando esses pagamentos vinculados a poltica de distribuio de lucros adotada pela empresa. Dessa maneira, o ndice P/L de uma ao no revela, sob o ponto de vista de realizao financeira, o nmero de perodos necessrios para um investidor recuperar seu capital aplicado. Apesas das limitaes comentadas, necessrio acrescentar que o comportamento do ndice apresenta forte relao com o desempenho do mercado, refletindo as diferentes euforias dos investidores com relao a determinadas aes. Assim, ocorrendo maior atratividade por certas aes, o P/L desses papis se elevar, refletindo maior confianca do mercado. Ocorrendo , de outro modo, uma avaliao de um risco crescente no comportamento da ao, o ndice P/L diminui, como forma de compensar a m aior incerteza do investidor.

O inverso do ndice P/L (1/(P/L)) indica a lucratividade de uma ao. Assim, uma ao com P/L igual a 8,0, por exemplo, revela que o investidor, mantidos constantrs o preo e o lucro considerados, ir demandar 8 anos para recuperar seu capital aplicado na aquisio do papel. Como consequnciam apurada uma taxa de lucratividade anual da ao de 12,5% (1/8)

S-ar putea să vă placă și