Sunteți pe pagina 1din 2

UNIVERSIDADE CIDADE DE SO PAULO UNICID

PS-GRADUAO EM GESTO ESCOLAR SUPERVISO EDUCACIONAL


Srgio Ricardo Beserra - C.A. 21377280

Atividade: Contextualizar com a educao atual os textos: Os sete saberes necessrios educao do futuro, de Edgar Morin, e Por uma outra globalizao: a de todos, de Milton Santos.

Atravs das leituras realizadas dos textos propostos, do vdeo assistido em aula sobre as contribuies de Milton Santos para a compreenso do processo de globalizao sob outra tica, e at mesmo das discusses em sala sobre os temas, possvel observar o quo atual so os assuntos tratados em relao educao em nosso pas. Os saberes elencados por Morin, segundo o autor, necessrios educao do futuro, trazem as falhas, por assim dizer, apresentadas nos programas educativos, sendo que estes saberes deveriam ser prioridade na formao educacional do cidado. Ao compreender o conhecimento com um reflexo da realidade o aluno corre o risco de no visualizar os possveis erros que possam ocorrer em sua aprendizagem. importante lembrar que sempre h diversas maneiras de se compreender o mesmo assunto, e que a existncia de tantos pontos de vista diferente, faz parte da essncia racional do ser humano. O processo de compreenso sistmico, ou seja, compreender algo significa conhec-lo ao todo, mas tambm em detalhes. Infelizmente no o que vemos no ensino segregado por disciplinas em nossa realidade educacional. A interdisciplinaridade ainda pouco trabalhada nas escolas e torna a compreenso fragmentada e descontextualizada.

Outro aspecto importante destacado por Morin a identidade humana, ou seja, necessrio que o aluno possa compreender o relacionamento entre ele como individuo, para com a sociedade e com sua espcie. O aluno passa a se encontrar como cidado, pois reconhece seu papel na sociedade. Juntamente com esse reconhecimento ocorre a compreenso da socializao dele em seu meio, atravs da compreenso de que o ser humano um ser social, e de que o individualismo no traz benefcios nossa existncia. Morin discorre sobre outro importante saber, a incerteza, que segundo ele, no ensinado nas escolas. A incerteza faz parte do cotidiano dos alunos, o que vo aprender, os amigos que vo fazer, ou seja, ela representa a aventura que ele ir vivenciar. Os dois ltimos saberes dizem respeito nossa condio planetria, ou seja, o aluno deve compreender os problemas que nosso planeta enfrenta, sabendo que todos eles so frutos de aes humanas e que, portanto podem ser redirecionados; e a antropo-tica, assim chamada por Morin, por tratar da moral e tica associado autonomia pessoal, ou seja, suas responsabilidades sociais. Ao reconhecer sua responsabilidade social o aluno passa a porta-se como cidado do mundo, preocupado em fazer sua parte para tornar o mundo melhor. Ao analisarmos o vdeo e texto de Milton Santos, podemos perceber que o processo de globalizao, passa por todos os aspectos citados por Morin, pois o capitalismo prega a competitividade econmica que traz conseqncias scias drsticas, aumentando o hiato social entre ricos e pobres. necessrio que se busque o ensino para humanizao, que formemos cidados preocupados com o futuro da humanidade, e que a globalizao traga benefcios sociais a todos. Porm, para isso preciso romper uma barreira tipicamente humana, e totalmente dispensvel as nossas vidas: o

egocentrismo.

S-ar putea să vă placă și