Sunteți pe pagina 1din 8

ESTUDO

SOBRE

PINHO MANSO

INTRODUO Estudos sobre o emprego de fontes renovveis de energia tm sido intensificados nos ltimos anos, motivados especialmente pela escassez e alta do preo do petrleo bem como pelas preocupaes sobre as mudanas climticas globais. Entre as fontes renovveis tem recebido grande ateno a biomassa, como no caso da produo de biodiesel. A produo e o uso do biodiesel tm sido bastante incentivados pelo Governo Federal atravs do Programa Nacional de Produo e Uso do Biodiesel (PNPB), bem como pelos governos de diversos Estados e municpios. O incentivo dos governos ao biodiesel se caracteriza por um forte cunho social. O biodiesel tambm pode ser importante para reduzir a importao de leo diesel e pode representar uma importante oportunidade de desenvolvimento econmico para diversas regies do Pas. O biodiesel pode ser obtido a partir de leos vegetais, gorduras de origem animal e at mesmo de leos usados em frituras. O Brasil possui uma grande variedade de oleaginosas com possibilidade de extrao de leos vegetais para a produo de biodiesel em larga escala (Nogueira e Pikman, 2002), alm do sebo bovino e outras gorduras de origem animal. Algumas das oleaginosas so: soja, dend (palma), mamona, babau, caroo de algodo, girassol, canola, pinho manso e amendoim. No Semi-rido do Nordeste do Brasil a produo de biodiesel a partir do leo de mamona tem recebido grande destaque. Entretanto, alm da mamona, existem diversas outras oleaginosas adaptadas ao clima desfavorvel da regio, tais como a oiticica, catol e pinho manso, cujo potencial ainda precisa de mais estudos. Este trabalho tem o objetivo de contribuir para uma melhor compreenso do potencial do uso do pinho manso para a produo de biodiesel. Os resultados preliminares apresentados neste estudo podem servir de subsdio para a insero do pinho manso na cadeia produtiva do biodiesel.

2 PINHO MANSO O pinho manso (Jatropha curcas L.) pertence famlia das euforbiceas, a mesma da mamona, e uma espcie nativa do Brasil. Pode ser cultivado em reas de solos pouco frteis e de clima desfavorvel maioria das culturas alimentares tradicionais, como por exemplo, no Semi-rido nordestino. A oleaginosa bastante resistente seca e pouco suscetvel a pragas e doenas. um arbusto que pode atingir mais de 3 metros de altura em condies especiais. A Figura 1 ilustra o arbusto e os frutos do pinho manso.

Figura 1. (a) Arbusto do pinho manso e (b) frutos em estgio de maturao.

Uma das principais vantagens do pinho manso o seu longo ciclo produtivo que pode chegar a 40 anos e manter a mdia de produtividade de 2 ton/ha (Azevedo, 2006). Por ser perene, tambm contribui para a conservao do solo e reduz o custo de produo, fator importante para sua viabilidade econmica, especialmente na agricultura familiar. Os frutos do pinho manso so cpsulas que contm em seu interior as sementes. As se-mentes so escuras quando maduras, dentro das quais se encontra uma amndoa branca, conforme ilustrado na Figura 2. As sementes secas medem de (1,5 a 2) cm de comprimento, variando de acordo com as condies de cultivo. As sementes descascadas so ricas em leo e foram usadas neste trabalho para uma avaliao preliminar da produo de biodiesel a partir de seu leo, conforme apresentado na prxima seo.

Figura 2. Sementes de pinho manso maduras com casca e descascadas.

3 RESULTADOS E DISCUSSO 3.1 Extrao e Caracterizao do leo A determinao do teor de leo em uma oleaginosa normalmente feita por extrao por prensagem

seguida de extrao por solvente, ou diretamente por extrao com solvente empregando uma montagem de laboratrio com soxhlet. Este mtodo consiste na lixiviao do leo contido na material em estudo atravs de ciclos de contato com um determinado solvente, como por exemplo, o n-hexano. A extrao por solvente preferida porque a extrao por prensagem no apresenta uma eficincia satisfatria. Neste trabalho, para a determinao do teor de leo no albmem foi empregada a extrao direta com nhexano. Foram escolhidas aleatoriamente diversas sementes da amostra recebida da ACS Sementes. Aps serem descascadas, as amndoas foram trituradas para aumentar a superfcie de contato com o solvente, e submetidas a um processo de secagem, o qual foi efetuado numa estufa a 60C por um perodo de tempo suficientemente longo para que a massa da amostra permanecesse constante entre duas pesagens. A amostra de amndoas secas e trituradas, de cerca de 15 g, foi acondicionada no soxhlet e extrada com cerca de 80 mL de n-hexano por um perodo de duas horas a uma temperatura de 80C. Aps o trmino da extrao o solvente foi separado do leo por destilao. A massa de leo obtida foi ento comparada com a massa de amndoas empregada na extrao. O procedimento foi repetido quatro vezes, obtendo-se um teor mdio de leo de 42% na amndoa. Foi observada uma variao de cerca de 3% no teor de leo entre as diversas extraes. Diversos fatores podem ter contribudo para isso, tais como a variabilidade gentica na amostra recebida, as diferentes condies de cultivo e o estado de maturao e conservao dos frutos. O leo extrado apresentou uma colorao amarelada, conforme ilustrado na Figura 3(a). O leo obtido foi parcialmente caracterizado, conforme apresentado na Tabela 1. A acidez foi determinada por titulao conforme a norma ASTM D 664. A massa especfica foi medida a 20C em um densmetro de bancada Anton Paar DMA 4500. A viscosidade cinemtica foi medida a 40C em um viscosmetro Cannon-Fenske empregando um banho Koehler modelo K23800. A composio foi determinada em um cromatgrafo a gs CG Master empregando uma coluna capilar PEG 530 m 60 m. Na Tabela 1 tambm apresentada a caracterizao de um leo de pinho manso obtido em um processo industrial de extrao por prensagem e estocado por vrias semanas, fornecido pela E2C Consultoria. Como pode ser observado na Tabela 1, esse leo apresentou elevado teor de acidez. A Figura 4 mostra o cromatograma do leo de pinho manso. Os resultados mostrados na Tabela 1 concordam com os valores apresentados por Vedana (2006).

Figura 3. (a) Amostras de leo de pinho manso e (b) de biodiesel do leo de pinho manso.

Tabela 1. Propriedades do leo de pinho manso.

Figura 4. Anlise por cromatografia em fase gasosa (GC) do leo de pinho manso. 3.2 Produo do Biodiesel O biodiesel do leo de pinho manso foi produzido por transesterificao metlica a 60C, relao molar lcool/leo de 6/1, com 0,5 % de hidrxido de sdio em relao massa de leo, sob agitao durante uma hora. No caso do leo industrial, devido a sua alta acidez (Tabela 1), foi realizado um pr-tratamento por esterificao (Gerpen, 2005) com uma relao molar lcool/leo de 6/1 e com 0,5% em volume de cido sulfrico como catalisador, a 60C, com agitao durante uma hora, reduzindo assim a acidez para nveis em que fosse possvel o uso de catlise alcalina (Tabela 1). Aps a reao de transesterificao, o glicerol foi separado do biodiesel por decantao durante 2 horas. O excesso de lcool foi separado do biodiesel por destilao e o biodiesel purificado por lavagem com gua destilada e deionizada para a remoo de resduos de catalisador, sabo, sais, lcool e glicerina livre. Finalmente, o biodiesel foi submetido a um processo de secagem por aquecimento e tratamento com sulfato de sdio. Na Figura 3(b) apresentada uma amostra do biodiesel de pinho manso.

Tabela 2. Propriedades do biodiesel de pinho manso. Algumas propriedades do biodiesel sintetizado foram medidas e so comparadas com as especificaes da

Portaria ANP N 42/2004 e com as especificaes do leo diesel mineral (petrodiesel) na Tabela 2. As anlises de massa especfica, viscosidade e acidez foram efetuadas conforme descrito na seo 3.1. O ponto de fulgor foi medido segundo a norma ASTM D 93 em um equipamento da marca Herzog, modelo HFP 360. Conforme pode ser observado na Tabela 2, a viscosidade do biodiesel significativamente menor do que a viscosidade do leo vegetal (Tabela 1). As propriedades fluidodinmicas do biodiesel de pinho manso, massa especfica e viscosidade, tambm atendem s especificaes do petrodiesel. O ponto de fulgor, parmetro importante para a segurana durante o manuseio do combustvel, apresentou valor dentro das especificaes da Portaria 42/2004.

4 CONCLUSES Atravs do uso da extrao com hexano foi determinado que as amndoas das sementes de pinho manso apresentaram um teor mdio de leo de 42%, em base seca. Foi observada uma variabilidade de 3% no teor de leo entre diferentes tipos de amostras que foi atribuda a diversos fatores, tais como: variabilidade gentica, graus de maturao variados e diferentes estados de conservao dos frutos. O leo obtido apresentou cor amarelada. Para a produo de biodiesel, a esterificao mostrou-se satisfatria para a reduo da acidez livre na amostra de leo industrial. O biodiesel produzido por transesterificao metlica apresentou massa especfica, viscosidade cinemtica, ponto de fulgor e ndice de acidez dentro dos padres estabelecidos pela ANP tanto para o B100 como para o leo diesel de petrleo.

5 AGRADECIMENTOS Os autores agradecem o suporte financeiro da ANP e da FINEP. Os autores tambm agradecem a Carlos Ramiro Coutinho Bartolomeu da ACS Sementes e a Eduardo Carpentieri da E2C Consultoria pelo fornecimento de amostras de sementes e de leo de pinho manso. J.C.M. tambm agradece CAPES pela concesso de uma bolsa de mestrado e W.B. Jr agradece FINEP pela concesso de uma bolsa ITI.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS Azevedo, H., 2006. Pinho manso lanado pelo presidente Lula como opo para o biodiesel Vegetal de fcil cultivo. Hoje em Dia, 8 a 14/01/2006, Braslia-DF. Gerpen, J.V., 2005. Biodiesel processing and production. Fuel Processing Technology, 86, 1097-1107. Nogueira, L. A. H.; Pikman, B., 2002. Biodiesel: Novas Perspectivas de Sustentabilidade. Agncia Nacional do Petrleo, Conjuntura & Informao, N 19, 1-4. Vedana, U., 2006. Tudo sobre Pinho Manso Jatropha curcas. Disponvel online em http://www.pinhaomanso.com.br/.

AUTORES

Meloa, James C.; Brander Jra, Walter; Camposa, Ronaldo J.A.; Pachecoa, Jos G.A.; Schulerb, Alexandre R.P.; Stragevitcha,*, Luiz Laboratrio de Combustveis;b Laboratrio de Cromatografia Instrumental Departamento de Engenharia Qumica Universidade Federal de Pernambuco Av Artur de S, S/N Cidade Universitria 50740-521 Recife PE; * Luiz@ufpe.br

S-ar putea să vă placă și