Sunteți pe pagina 1din 14

SEMINRIO TEOLGICO DA ASSEMBLEIA DE DEUS SETAD

LACY DE SOUZA CORRA

A VISO DO HOMEM COM RELAO AS TEORIAS BEHAVIORISMO,GESTALT E PSICANLISE

BELM 2011

LACY DE SOUZA CORREA

A VISO DO HOMEM COM RELAO AS TEORIAS BEHAVIORISMO, GESTALT E PSICANLISE

Trabalho apresentado disciplina

Psicologia: Pesquisa Cientfica como requisito para avaliao, do Curso de Bacharelado em Teologia do Seminrio Teolgico da Assemblia de Deus SETAD Professora:

BELM 2011

Thomas Houwe e Richard Houwe: A Veracidade do Cristianismo A relao entre f e razo Ed. Hagnos. So Paulo 2006

Aps o relato de uma estria sobre o enigmtico Papai Noel, os autores, com uma grande demonstrao de descontentamento pelo fato de que em, pleno sculo XXI pessoas demonstram sua f, acreditando em algo mesmo quando o bom senso diz que no existe. Por outro lado de grande valia, segundo os autores, abordar questo que envolve a F e a razo, defender uma viso que acreditamos ser bblica; a Veracidade do Cristianismo: a relao entre f e razo, e a necessidade de uma anlise dos seguintes termos, Verdade, Conhecimento, F e Razo. A verdade evidencia, segundo os autores, a verdadeira religio que precisa estar enraizada realidade e no em fico, como coisas que temos a certeza absoluta que no , nem existe jamais, e sim em evidencias tais como: quem somos como seres humanos, quem Deus e como nos relacionamos com Ele. A verdade no entanto crer no que existe de fato com todas as evidncias. O conhecimento mencionado pelos autores relevante nos aspectos objetivo e subjetivo, pois o cristianismo verdadeiro no somente pelo fato de sua subjetividade: privado, interior e pessoal, bem como sua forma objetiva: publica, externa e plausvel. Para os autores, os atos e os objetos da razo, embora estejamos considerando-os como atos separados, talvez nunca os vivenciaremos como atos distintos da mente, pois eles so simultneos. Pois o ato da razo a simples compreenso; o julgamento realizado pelo ato da razo existe, no fico, pois pode condenar ou absolver, bem como o raciocnio que no est de certa forma preso em uma nica resposta, mas em uma total liberdade de reconhecer o verdadeiro conhecimento ou uma outra afirmao mais cabvel mediante a anlise ou raciocnio.

Definio de f. Sou plenamente favorvel as concluses do autor no que diz respeito: a f simplesmente a confiana em algo ou alguma coisa. Abrao para demonstrar sua f precisou crer em Deus. Abrao creu no em algo incerto, mas no que era certo, tinha convico em um Deus verdadeiro. O pargrafo acima nos deixa esclarecidos que a f e a razo andam juntas, de mos dadas; pois razovel confiar em um Deus fiel a sua Palavra. Atos de f. F mais do que acreditar que algo verdadeiro, por exemplo, o ms de dezembro verdadeiro e nele se comemora o natal, mas no o suficiente, no basta apenas aceitar algo. Para os escritores. Kreeft e Tacelli existem quatro aspectos teis da f. Aspecto emocional, no que corresponde a segurana ou confiana em uma pessoa. Aspecto intelectual da f que a crena na verdade. Aspecto volitivo, o qual me submeto a andar de acordo com a palavra de Deus, pois assim creio. O ato da f, que a nossa manifestao confivel em receber algo da parte de Deus. Objetos da f. Segundo o autor, no inclui apenas a pessoa de Deus, mas tambm suas palavras ou tudo o que se refere a Ele. TRS VISES DA RELAO ENTRE F E RAZO F ausente da razo. Sem dvida nenhuma a f e somente a f nos faz crer em um Deus que criou todas as coisas e em um Jesus que segundo a Bblia realizou e realiza milagres e ainda que tenha sido crucificado cremos que ressuscitou dos mortos. Porm tais afirmaes podem ser analisadas pela razo. F contra razo. evidente que h coisas que a razo por si s no pode explicar mas o autor nos fornece base bblica pelas quais ns devemos crer nas coisas certas, e no nas incorretas. Nem tudo o que existe a respeito de Deus somos capazes de raciocinar, porm h outras coisas que esto no nosso alcance para segundo a nossa razo confiarmos que a bblia a palavra de Deus e que nos fornece um conhecimento razovel para que depositemos nele nossa confiana. Pois de fato Jesus ordenou que o amassemos de todo o nosso entendimento.

F e razo. Segundo a Bblia nos afirma que devemos apresentar nossas razes para defender nossa f, razes essas que ela mesma ( a Bblia) nos ensina. Uma vez que o cristianismo encontra-se enraizado na histria e corroborado pela cincia e pela filosofia, pois os cristos tem sua disposio ampla defesa de sua veracidade. Por exemplo: o livro de Atos existe argumentos dos apstolos em defesa do cristianismo. (At 9:22).

O Papel da F. Concordo com os autores que a razo antecede a f. A razo vem antes da f porque capaz de demonstrar os prembulos da f, tais como a existncia de Deus, a confiabilidade da Bblia e da Palavra de Deus. No entanto a razo por si s no produz a f. Na histria da mulher que sofria 12 anos de uma hemorragia, quando soube que Jesus poderia cur-la usou de sua razo no sentido de raciocinar que aquele homem poderia lhe curar, contudo mesmo pensando consigo mesma que to somente se tocasse em sua vestimenta seria curada, pela sua prpria razo no foi curada, mas mediante a sua f pessoal em Jesus, saiu de sua casa e foi at ao seu encontro, sendo por ele curada mediante a sua f.

CONCLUSO: Concluiu-se, por fim, que h uma aliana entre a f e a razo ambas so necessrias para a vida do homem, contudo, a razo por si s no produz o resultado (o milagre), mas sim a f, por outro lado a f mediante a razo. Cr no Senhor Jesus Cristo e sers salvo tu e a tua casa. Com a razo se reconhece Jesus, e pela f se obtm a salvao.

INTRODUO
partindo do plano da filosofia positivista, o Behaviorismo se consolida como a primeira escola organizada ( posterior a psicofsica de Wundt), usando parcialmente o mtodo cientfico (pois no teoriza), e prope-se a estudar o comportamento humano, partindo de uma viso atomista pela qual o homem produto e produtor de condicionamentos, e seu comportamento um conjunto aprendido de respostas associadas estmulos ambientais. Gestalt. A percepo ponto de partida e tambm um dos temas centrais dessa teoria. Para a teoria Gestalt h relao entre o estmulo e a resposta, o estmulo que o meio fornece e a resposta do indivduo, encontra-se o processo de percepo. A psicanlise uma teoria e uma prtica que visa conhecer o funcionamento psquico do ser humano, seu sofrimento, sua patologia e seus sentimentos. a busca do subjetivo, daquilo que est escondido, atravs de um trabalho em dupla, que usa como instrumento a linguagem.

BEHAVIORISMO
H diversas teorias psicolgicas sobre o comportamento humano. O internalismo postula que as causas do comportamento esto sediadas no interior do homem, seja em seu organismo ou em sua mente nas memrias ou nas emoes. Skinner, ao propor o behaviorismo radical, ope-se a esta viso, responsabilizando o meio ambiente a conduta humana, trilhando assim caminho semelhante ao da Ciberntica. O Behaviorismo do termo ingls behaviour ou do americano behavior, significando conduta, comportamento um conceito generalizado que engloba as mais paradoxais teorias sobre o comportamento, dentro da Psicologia. Estas linhas de pensamento s tm em comum o interesse por este tema e a certeza de que possvel criar uma cincia que o estude, pois suas concepes so as mais divergentes, inclusive no que diz respeito ao significado da palavra comportamento. Os ramos principais desta teoria so o Behaviorismo Metodolgico e o Behaviorismo Radical. Esta teoria teve incio em 1913, com um manifesto criado por John B. Watson A Psicologia como um comportamentista a v. Nele o autor defende que a psicologia no deveria estudar processos internos da mente, mas sim o comportamento, pois este visvel e, portanto, passvel de observao por uma cincia positivista. Nesta poca vigorava o modelo behaviorista de S-R, ou seja, de resposta a um estmulo, motor

gerador do comportamento humano. Watson conhecido como o pai do Behaviorismo Metodolgico ou Clssico, que cr ser possvel prever e controlar toda a conduta humana, com base no estudo do meio em que o indivduo vive e nas teorias do russo Ivan Pavlov sobre o condicionamento a conhecida experincia com o cachorro, que saliva ao ver comida, mas tambm ao mnimo sinal, som ou gesto que lembre a chegada de sua refeio. Assim, qualquer modificao orgnica resultante de um estmulo do meioambiente pode provocar as manifestaes do comportamento, principalmente mudanas no sistema glandular e tambm no motor. Mas nem toda conduta individual pode ser detectada seguindo-se esse modelo terico, da a gerao de outras teses. Eduard C. Tolman prope o Neobehaviorismo Mediacional ao publicar, em 1932, sua obra Purposive behavior in animal and men. Na sua teoria, o organismo trabalha como mediador entre o estmulo e a resposta, ou seja, ele atravessa etapas que Tolman denomina de variveis intervenientes elos conectivos entre estmulos e respostas -, estas sim consideradas aes internas, conhecidas como gestalt-sinais. Esta linha de pensamento conduz a uma tese sobre o sistema de, aprendizagem apoiada sobre mapas cognitivos interaes estmulo-estmulo gerados nos mecanismos cerebrais. Assim, para cada grupo de estmulos o indivduo produz um comportamento diferente e, de certa forma, previsvel. Tolman, ao contrrio de Watson, vale-se dos processos mentais em suas pesquisas, reestruturando a linha mentalista atravs da simbologia comportamental. Ele via tambm no comportamento uma intencionalidade, um objetivo a ser alcanado, com traos de uma intensa persistncia na perseguio desta meta. Por estas caractersticas presentes em sua teoria, este autor considerado, portanto, um precursor da Psicologia Cognitiva. Skinner criou, na dcada de 40, o Behaviorismo Radical, como uma proposta filosfica sobre o comportamento do homem. Ele foi radicalmente contra causas internas, ou seja, mentais, para explicar a conduta humana e negou tambm a realidade e a atuao dos elementos cognitivos, opondo-se concepo de Watson, que s no estendia seus estudos aos fenmenos mentais pelas limitaes da metodologia, no por eles serem irreais. Skinner recusa-se igualmente a crer na existncia das variveis mediacionais de Tolman. Em resumo, ele acredita que o indivduo um ser nico, homogneo, no um todo constitudo de corpo e mente. O Behaviorismo Filosfico: uma teoria que se preocupa com o sentido dos pensamentos e das concepes, baseado na idia de que estado mental e tendncias de comportamento so equivalentes, melhor dizendo, as exposies dos modos de ser da mente humana semelhante s descries de padres comportamentais. Esta linha terica analisa as condies intencionais da mente, seguindo os princpios de Ryle e Wittgenstein. O behaviorismo no ocupa mais um espao predominante na Psicologia, embora ainda seja um tanto influente nesta esfera. O desenvolvimento das Neurocincias, que ajuda a compreender melhor, hoje, o que ocorre na mente humana em seus processos internos, aliado perda de prestgio dos estmulos como causas para a conduta humana, e somado s crticas de estudiosos renomados como, Noam Chomsky o qual alega que esta teoria no suficiente para explicar fenmenos da linguagem e da aprendizagem, levam o Behaviorismo a perder espao entre as teorias psicolgicas dominantes.

GESTALT
A psicologia se consolidou, ao longo do sculo XIX, como uma vertente filosfica; neste perodo ela estudava to somente o comportamento, as emoes e a percepo. Vigorava ento o atomismo buscava-se compreender o todo atravs do conhecimento das partes, sendo possvel perceber uma imagem apenas por meio dos seus elementos. Em oposio a esse processo, nasceu a GESTALT termo alemo intraduzvel, com um sentido aproximado de figura, forma, aparncia. Por volta de 1870, alguns estudiosos alemes comearam a pesquisar a percepo humana, principalmente a viso. Para alcanar este fim, eles se valiam especialmente de obras de arte, ao tentar compreender como se atingia certos efeitos pictricos. Estas pesquisas deram origem Psicologia da Gestalt ou Psicologia da Boa Forma. Seus mais famosos praticantes foram Kurt Koffka, Wolfgang Khler e Max Werteimer, que desenvolveram as Leis da Gestalt, vlidas at os nossos dias. Com seu desenvolvimento terico, a Gestalt ampliou seu leque de atuao e transformou-se em uma slida linha filosfica. Esta doutrina traz em si a concepo de que no se pode conhecer o todo atravs das partes, e sim as partes por meio do conjunto. Este tem suas prprias leis, que coordenam seus elementos. S assim o crebro percebe, interpreta e incorpora uma imagem ou uma idia. Segundo o psiclogo austraco Christian von Ehrenfels, que em 1890 lanou as sementes das futuras pesquisas sobre a Psicologia da Gestalt, h duas caractersticas da forma as sensveis, inerentes ao objeto, e a formais, que incluem as nossas impresses sobre a matria, que se impregna de nossos ideais e de nossas vises de mundo. A unio destas sensaes gera a percepo. muito importante nesta teoria a idia de que o conjunto mais que a soma dos seus elementos; assim deve-se imaginar que um terceiro fator gerado nesta sntese.

Leis da Gestalt
Observando-se o comportamento espontneo do crebro durante o processo de percepo, chegou-se elaborao de leis que regem esta faculdade de conhecer os objetos. Estas normas podem ser resumidas como: - Semelhana: Objetos semelhantes tendem a permanecer juntos, seja nas cores, nas texturas ou nas impresses de massa destes elementos. Esta caracterstica pode ser usada como fator de harmonia ou de desarmonia visual. - Proximidade: Partes mais prximas umas das outras, em um certo local, inclinam-se a ser vistas como um grupo. - Boa Continuidade: Alinhamento harmnico das formas. - Pregnncia: Este o postulado da simplicidade natural da percepo, para melhor assimilao da imagem. praticamente a lei mais importante.

- Clausura: A boa forma encerra-se sobre si mesma, compondo uma figura que tem limites bem marcados. - Experincia Fechada: Esta lei est relacionada ao atomismo, pensamento anterior ao Gestalt. Se conhecermos anteriormente determinada forma, com certeza a compreenderemos melhor, por meio de associaes do aqui e agora com uma vivncia anterior.

A Terapia Gestalt
A Gestalt Terapia surgiu pelas mos do mdico alemo Fritz Perls (1893-1970), que tinha grande interesse pela neurologia e posteriormente pela psiquiatria. Por este caminho tornou-se um psicanalista. Ao elaborar novas idias psicanalticas, chegou a ser expulso da Sociedade de Psicanlise. Depois de um encontro com Freud, rompeu definitivamente com este campo de pesquisas. Em 1946, Fritz imigrou para a Amrica, instalando-se definitivamente em Nova York, onde conheceu seu grande colaborador, Paul Goodman. Juntos introduziram o conceito de Gestalt Terapia, recebendo depois o apoio e o auxlio da esposa de Fritz, Lore, e de outros autores. Foram inspirados por vrias correntes, como o Existencialismo, a Psicologia da Gestalt, a Fenomenologia, a Teoria Organsmica de Goldstein, a Teoria de Campo de Lewin, o Holismo de Smuts, o Psicodrama de Moreno, Reich, Buber e, enfim, a filosofia oriental.

A Gestaltpedagogia
No campo da pedagogia, a Gestalt tambm encontrou terreno frtil. O russo Hilarion Petzold, radicado na Alemanha, foi o primeiro a apresentar esta possibilidade na rea educacional. Em 1977, ele cria a Gestaltpedagogia, uma transferncia dos princpios teraputicos da filosofia da Gestalt para o contexto da educao, com o objetivo de resolver os principais problemas pedaggicos da atualidade. Mais de 50 anos depois da criao da Gestalt Terapia, estes princpios filosficos conquistaram seu lugar no panorama psicoteraputico, bem como na educao e na rea de Recursos Humanos das empresas.

PSICANLISE
A Psicanlise foi criada pelo neurologista alemo, Sigmund Freud, com o objetivo de tratar desequilbrios psquicos. Este corpo terico foi responsvel pela descoberta do inconsciente antes j desbravado, porm em outro sentido, por Leibniz e Hegel -, e a partir de ento passou a abordar este territrio desconhecido, na tentativa de mape-lo e de compreender seus mecanismos, originalmente conferindo-lhe uma realidade no plano psquico. Esta disciplina visa tambm analisar o comportamento humano, decifrar a organizao da mente e curar doenas carentes de causas orgnicas. Freud foi inspirado pelo trabalho do fisiologista Josef Breuer, por seus trabalhos iniciais com a hipnose, que marcaram profundamente os mtodos do psicanalista alemo, embora mais tarde ele abandone essa teraputica e a substitua pela livre

associao. Ele tambm incorporou sua teoria conhecimentos absorvidos de alguns filsofos, principalmente de Plato e Schopenhauer. Freud interessou-se desde o incio por distrbios emocionais que na poca eram conhecidos como histeria, e empenhou-se para, atravs da Psicanlise, encontrar a cura para estes desajustes mentais. Desde ento ele passou a utilizar a arte da cura pela fala, descobrindo assim o reino onde os desejos e as fantasias sexuais se perdem na mente humana, reprimidos, esquecidos, at emergirem na conscincia sob a forma de sintomas indesejveis, por uma razo qualquer o Inconsciente. Freud organiza em seu corpo terico dados j conhecidos na poca, como a idia de que a mente era dividida em trs partes, as funes que lhe cabiam, as personalidades que nasciam de cada categoria e a catarse. Essa espcie de sincretismo cientfico deu origem a inmeras concepes novas, como a sublimao, a perverso, o narcisismo, a transferncia, entre outras, algumas delas bem populares em nossos dias, pois estes conceitos propiciaram o surgimento da Psicologia Clnica e da Psiquiatria modernas. Para a Psicanlise, o sexo est no centro do comportamento humano. Ele motiva sua realizao pessoal e, por outro lado, seus distrbios emocionais mais profundos; reina absoluto no inconsciente. Freud, em plena, era vitoriana tornou-se polmico, e sua teoria no foi aceita facilmente. Com o tempo, porm, seu pensamento tornou possvel a entrada do tema sexual em ambientes antes inacessveis a esta ordem de debates. A teoria psicanaltica est sintetizada essencialmente em trs publicaes: Interpretao dos Sonhos, de 1900; Psicopatologia da Vida Cotidiana, que contm os primeiros princpios da Psicanlise; e Trs Ensaios sobre a Teoria da Sexualidade, na qual esto os esboos bsicos desta doutrina. No atendimento clnico, o paciente, em repouso, estimulado a verbalizar tudo que brota em sua mente sonhos, desejos, fantasias, expectativas, bem como as lembranas da infncia. Cabe ao psicanalista ouvir e interferir apenas quando julgar necessrio, assim que perceber uma ocasio de ajudar o analisando a trazer para a conscincia seus desejos reprimidos, deduzidos a partir da livre associao. No geral, o analista deve se manter imparcial. Para Freud toda perturbao de ordem emocional tem sua fonte em vivncias sexuais marcantes, que por se revelarem perturbadoras, so reprimidas no Inconsciente. Esta energia contida, a libido, se expressa a partir dos sintomas, na tentativa de se defender e de se preservar, este o caminho que ela encontra para se comunicar com o exterior. Atravs da livre associao e da interpretao dos sonhos do paciente, o psicanalista revela a existncia deste instinto sexual. Essa transferncia de contedo para o consciente, que provoca uma intensa desopresso emocional, traz a cura do analisando. A mente, dividida em Id, Ego e Superego, revelase uma caixinha de surpresas nas mos de Freud. No Id, governado pelo princpio do prazer, esto os desejos materiais e carnais, os impulsos reprodutores, de preservao da vida. No Ego, ou Eu, regido pelo princpio da realidade, est a conscincia, pequeno ponto na vastido do inconsciente, que busca mediar e equilibrar as relaes entre o Id e o Superego; ele precisa saciar o Id sem violar as leis do Superego. Assim, o Ego tem que se equilibrar constantemente em uma corda bamba, tentando no se deixar dominar nem pelos desejos insaciveis do Id, nem pelas exigncias extremas do Superego, lutando igualmente para no se deixar aniquilar pelas convenincias do mundo

exterior. Por esse motivo, segundo Freud, o homem vive dividido entre estes dois princpios, o do Prazer e o da Realidade, em plena angstia existencial. O Superego a sentinela da mente, sempre vigilante e atenta a qualquer desvio moral. Ele tambm age inconscientemente, censurando impulsos aqui, desejos ali, especialmente o que for de natureza sexual. O Superego se expressa indiretamente, atravs da moral e da educao. Segundo a Psicanlise, o Inconsciente no o subconsciente nvel mais passivo da conscincia, seu estgio no-reflexivo, mas que a qualquer momento pode se tornar consciente e s se revela atravs dos elementos que o estruturam, tais como atos falhos eles se expressam nas pessoas ss, refletindo o conflito entre consciente, subconsciente e inconsciente; so as famosas traies da memria -, sonhos, chistes e sintomas. Freud tambm elaborou as fases do desenvolvimento sexual, cada uma delas correspondente ao rgo que estimulado pelo prazer e o objeto que provoca esta excitao. Na fase oral, o desejo est situado na boca, na deglutio dos alimentos e no seio da me, durante a amamentao. Na fase anal, o prazer vem da excreo das fezes, das brincadeiras envolvendo massas, tintas, barro, tudo que provoque sujeira. Na fase genital ou flica, o desejo e o prazer se direcionam para os rgos genitais, bem como para pontos do corpo que excitam esta parte do organismo. Nesse momento, os meninos elegem a me como objeto de seu desejo constituindo o Complexo de dipo, relao incestuosa que gera tambm uma rivalidade com o pai -, enquanto para as garotas o pai se torna o alvo do desejo Complexo de Eletra. Outros pontos importantes da Psicanlise so os conceitos de perverso ocorre quando o Ego sucumbe s presses do Id, escapa do controle do Superego e no consegue se sublimar, e pode assim atingir uma dimenso social ou coletiva, como, por exemplo, o Nazismo, e de Narcisismo o indivduo se apaixona por sua prpria imagem, cultivando durante muito tempo uma auto-estima exagerada.

BIBLIOGRAFIA WWW.infoescola.com: l8:oohs WWW.trabalhos.com.br

S-ar putea să vă placă și