Sunteți pe pagina 1din 7

Hidratao e Nutrio da Pele.

Hidratao:
A gua que hidrata a pele vem da epiderme e derme. A pele humana composta de aproximadamente 70% de gua, desta cerca de 15% encontra-se na epiderme, no extrato crneo, e perto de 60% na derme. A quantidade de gua varia conforme diversos fatores externos e internos como: a) Umidade do ar, vento e ar seco b) Exposies repetidas a substncias qumicas: sabonetes, detergentes, lcool c) Desidratao orgnica d) Patologias cutneas (psorase, ictiose,eczema, taxa hormonal, menopausa) e) Radiao solar (UV) f) Envelhecimento A derme que concentra a maior parte da gua presente na pele, possui em sua constituio compostos qumicos, dentre eles, os glicosaminoglicanas e protenas constituintes da matriz extracelular e principais responsveis pela hidratao da pele se relacionando com a hidratao natural da mesma (NMF- fator de hidratao natural). A quantidade e qualidade do NMF e do sebo cutneo presentes na pele interferem no seu grau de hidratao. O sebo cutneo, chamado de manto hidrolipdico, forma um ilme protetor composto de 50 a 60% de triglicerdeos, 25% de ceras, 12% de esqualeno, 2% de steres de colesterol e 10% de cidos graxos livres, que junto com a queratina constituem o regulador hdrico da pele O NMF constitudo de 7% de uria, 12% de P,CA (cido pirrolidnico caboxlico), 18% de ons (cloreto, potssio e sdio), 12% de cido lctico e seus sais, 9 a 13% de aminocidos serina, 3 a % de alanina, 5 a 7% de citrulina e 1 a 4% de treonina, 13 a 22% so de outros aminocidos como histidina, glicina, leucina, lisina, fenilamina, tirosina, valina, cido glutmico e cido urocnico. A Hidratao da pele tem como funo suprir a pele de ativos que devolvam a derme a capacidade de reter gua prevenindo ressecamento e rugas precoces diminuindo a perda de gua para a atmosfera. A funo do extrato crneo, camada mais externa da epiderme, servir de barreira protegendo o corpo contra a invaso de microorganismos e agentes txicos e, tambm, mais criticamente, para evitar a perda de gua e de outras substncias.

A Hidratao do extrato crneo representa um estado de equilbrio entre o fornecimento de gua do meio interior e exterior e a perda de gua para o meio ambiente atravs da evaporao cutnea. A capacidade de reteno hdrica deste extrato depende da presena de substncias higroscpicas no interior das clulas, o Fator Natural de Hidratao, e de lipdeos que tornam a camada crnea impermevel a gua. O estrato crneo composto de dois componentes principais, cornecitos ricos em queratina, e cimento intercelular, composto por lipdeos estruturados em bicamadas (ceramidas, colesterol e cidos graxos livres). Estes lipdeos so essenciais para a funo de barreira enquanto os cornecitos protegem da abraso contnua de danos provocados por processos qumicos e sicos. A gua no estrato crneo est associada com as ibras de queratina dos cornecitos e com a parte hidro lica do cimento intercelular. A quantidade de gua no extrato crneo responsvel pela lexibilidade, suavidade e plasticidade da pele, ela no s afeta as caractersticas sicas do estrato crneo como participa nos processos metablicos da epiderme. A descamao envolve a degradao dos corneodesmossomas por enzimas que dependem de gua e do pH para suas atividades. A Hidratao cutnea se efetua pela ixao da gua sobre as molculas de queratina que tem fraco poder de reteno, o que aumentado pelo poder higroscpico das substncias contida no NMF. A hidratao da camada crnea aumenta consideravelmente a permeabilidade da pele favorecendo a absoro de princpios ativos. Mecanismos de hidratao: a) Ocluso: reduo da perda de gua, pela formao de um ilme protetor gorduroso que impede a evaporao de gua: vaselinas, silicones, lanolina,etc.. b) Umectao: uso de substncias capazes de reter gua na super cie da pele: glicerina, propilenoglicol, sorbitol,etc. c) Emolientes: leos e gorduras vegetais e animais: leo de amndoas, macadmia, lanolina,etc. Os hidratantes atuam aumentando a absoro percutnea de gua (umectantes) ou reduzindo a evaporao da pele por agentes oclusivos oferecendo uma barreira hidrofbica. Modernamente criou-se o conceito de hidratao inteligente que induz o transporte de gua da derme para a epiderme atravs do ativo aquaporine. Um bom umectante equilibra a umidade do substrato com o meio de forma que a perda de gua seja a menor possvel. Ao mesmo tempo em que deve reter gua, ser higroscpico deve perder o menos possvel de gua com a variao atmosfrica o que conseguido tambm com a composio com outras matrias primas. Dentre os principais umectantes destacam-se a glicerina, os poliglicis, sacarideos e polissacarideos, os aminocidos e extratos vegetais. O sorbital, amplamente utilizado

nas formulaes cosmticos, menos higroscpico que a glicerina, mas perde menos gua quando passa de uma atmosfera mida para uma seca. Para manter a pele hidratada: a) Evitar exposio solar excessiva e sem proteo b) Evitar o uso de sabonetes inadequados c) Usar tnicos livres de lcool d) Beber aproximadamente dois litros de gua por dia, promovendo a hidratao de dentro para fora. O estado de hidratao depende da quantidade de gua ingerida, do transporte de gua para camadas inferiores da pele, da velocidade de evaporao e da queratinizao, da quantidade e composio do manto hidrolipdico. A quantidade de gua da pele se reduz com o envelhecimento devido as mudanas estruturais sofridas pela mesma. A conseqncia da pele desidratada a sensao de desconforto, estiramento, perda de sedosidade, brilho , maciez, presena ou aumento de rugas, descamao, perda de elasticidade e sensibilidade. ALGUNS ATIVOS HIDRATANTES: cido hialurnico: extrado da crista do galo ou sintetizado em laboratrio. Encontrado tambm como hialuronato de sdio, tem capacidade de reter gua sobre a pele. cido pirrilidona carboxlico ( PCaNa): agente de hidratao biomimtico, pois componente do NMF (fator natural de hidratao). Altamente higroscpico, fornece maciez e elasticidade pele. Aloe vera: extrato da babosa, hidrata formando ilme protetor, alm de ser cicatrizante e regenerador. Aquaporine: canal protico existente no organismo. Ativo desenvolvido em laboratrio com efeito indutor de aquaporinas. Extrado do cacto do deserto silanetriol trealose + cido glutmico. ltima gerao de hidratantes: hidratao inteligente. Cada aquaporina tem a capacidade de transportar trs milhes de molculas de gua por segundo da derme para a epiderme. cido lctico: alfa hidrxi cido extrado do leite, um dos componentes do MNF, tem ao renovadora e texturizante da pele. Avenolat: extrado da aveia. Hidratante. Caviar HS: protena solvel, aminocido essencial hidratao. Ceramida III: constituinte da camada crnea, tem ao regeneradora e hidratante. D pantenol: pr vitamina B5. Hidrata e estimula a epitelizao.

Glicerina: substncia altamente higroscpica, inodora, viscosa e adocicada. Fornece maciez pele. Lanolina: gordura obtida da l do carneiro. higroscpica, mantm a gua sobre a pele. Para ina: derivado do petrleo, forma um ilme protetor sobre a pele. Vaselina: de origem mineral, derivada do petrleo, grande capacidade de ocluso, protege a pele da perda de gua transepidrmica. Manteigas: todas as manteigas hidratam por formar um ilme protetor sobre a pele impedindo a evaporao da gua. As mais usadas so as de: cupuau, karit, manga, oliva, cacau, macadmia. leos: formam ilme protetor. Os mais usados em cosmticos so: maracuj, oliva, uva, abacate, gergelim, algodo, amndoas, copaba, germe de trigo, girassol, castanha do Par, rosa mosqueta. Uria: hidratante, mas pode ser queratoltico em concentrao acima de 10% Vitamina F: fonte de cido linolico, linolnico e araquidnico. Lactato de amnio: sal orgnico usado em cosmticos para hidratar, pois retem gua na super cie da pele, por ter propriedades higroscpicas. Lactato de sdio: elemento presente no fator NMF, retem gua na super cie da pele. Pentaglican ( complexo glicosamino glicano): hidr ilo, fornece gua e sais ao tecido conjuntivo. Hidratante injetvel: procedimento feito pelo mdico, o produto chama-se vital, produzido por uma empresa sueca: Q-Med. cido hialurnico sintetizado em laboratrio, mais ludo e tem partculas menores, o que lhe confere capacidade de hidratar a pele, e no de preencher rugas. injetado super icialmente em microgotas, so feitos de 50 a 80 pontos por regio com durabilidade mdia de seis meses.

Nutrio:
O termo nutrir refere-se no s a alimentar, mas tambm a manter a integridade da pele e fortalec-la. Nutrir devolver nutrientes vitais preservando a sade celular, tem carter preventivo do envelhecimento, estimula processos isiolgicos da pele utilizando ativos e bases biocompatveis. A pele desnutrida torna-se spera, opaca, sem vida que junto com a desidratao acelera o processo de envelhecimento. A nutrio da pele depende de sua hidratao, ambas caminham juntas, pois a gua faz parte de todos os processos metablicos da clula. Para este im, vitaminas (A e E), fosfolipdeos, Omega 3,6,9, peptdeos da soja, hidrolisados de protenas, extratos glandulares, complexos herbceos e substncias

capazes de prover energia para manter o ritmo de metabolismo das clulas, so utilizados para uma maior elasticidade, melhora da circulao e micro circulao sangunea, estmulo as atividades celulares e glandulares, sudorparas e sebceas. A nutrio da pele depende de uma alimentao saudvel e equilibrada, voc o que voc come, em termos gerais para manter uma pele saudvel devemos:

Evitar excesso de gorduras Ingerir uma quantidade adequada de protenas: melhoram a recuperao tecidual e favorecem o equilbrio celular e o crescimento celular. Manter uma hidratao adequada: o consumo de gua imprescindvel beleza, controla os nveis nutricionais sanguneos e favorece a absoro dos nutrientes necessrios ao equilbrio celular. Ingerir diariamente frutas e folhas esses alimentos so ricos em ibras desempenhando um papel importante na sade da pele pois contribuem para o bom funcionamento do intestino ajudando a eliminar as toxinas do organismo. Atividade sica regular. Proteo solar.

Vitaminas e minerais responsveis pela sade da pele: Beta-caroteno: convertido em vitamina A pelo organismo, sendo essencial para a constituio e manuteno de uma pele saudvel. Principais fontes: vegetais alaranjados e em folhas de cor verde-intensa. Vitamina C: tambm responsvel pela constituio e manuteno de uma pele saudvel auxiliam na cicatrizao de feridas, age na fotoproteo da pele e como anti oxidante. Tm como principais fontes frutas ctricas e verduras verde-escuro, laranja, limo, couve de buxelas, pimento verde e vermelho, brcolis, morango. Vitamina E: atua na manuteno da integridade da pele. Suas principais fontes so nozes, leos vegetais, castanhas, amndoas, soja, sementes de girassol. Vitaminas do complexo B: auxiliam na regulao da produo de sebo pelas glndulas sebceas, contribuindo para uma pele mais sequinha. Suas principais fontes so: cereais, gro integrais, pes, feijo e outros legumes, alm de carnes magras. Zinco: estimula a multiplicao das clulas, auxiliando na sua rpida renovao. Uma dieta diria que tenha em torno de quatro pores de frutas e trs pores de verduras e/ou legumes su iciente para fornecer a quantidade adequada dessas vitaminas e minerais re letindo numa pele saudvel. Podemos encontr-lo em carnes, ostras, quinua, amaranto e amndoas.

Antioxidantes na preveno do envelhecimento precoce da pele:

Essas substncias diminuem os efeitos dos radicais livres, retardando o processo do envelhecimento precoce da pele. Dentre vrias substncias com capacidades antioxidantes, destacam-se: -caroteno: vegetais folhudos verde-escuros, batata doce, cenoura, couve, espinafre e abbora, entre outros. Glutationa: abacate, aspargo, melancia, morango, batata branca, brcolis, tomate cru, entre outros. Indis: brcolis, couve de bruxelas, repolho, couve lor, agrio, couve, rabanete e nabo. Licopeno: um antioxidante essencial para a pele. Ele no s retarda o envelhecimento, como ameniza seus sinais, j que o antioxidante age nas clulas, melhorando o aspecto da pele, presentes no tomate, goiaba, melancia, damasco. H tambm a verso em cpsulas, em farmcias e casas de produtos naturais. Quercitina: cebola, uva vermelha, brcolis e abbora amarela italiana. Coenzima Q10: sardinha, amendoim, nozes, semente de gergelim. Vitamina C. Vitamina E. Omega-3: tem ao anti-in lamatria e timo para acne e dermatites.Age como um lubri icante natural, atuando na hidratao da pele. encontrado em peixes e na linhaa. Polifenis: antioxidante. Presentes na uva e na berrys famlia das amoras cramberry, blueberry, blackberrys (amoras), aa, ameixas, etc.

A ingesto adequada de gua favorece a absoro dos nutrientes necessrios ao equilbrio da pele e garante a sua hidratao. Alm disso, a gua trabalha junto com as ibras estimulando o trnsito intestinal e eliminando as toxinas do organismo impedindo que o seu acmulo seja re letido na pele.

Bibliogra ia consultada:
http://www.drafernandagranja.com/2011/02/estetica-cabelos-pele-e-unha.html http://www.biomodulacaocorporal.com.br/hidratacaodapele.htm http://www.medicatriz.com.br/farmacia_estetica.pdf http://crispetersen.blogspot.com/2011/04/hidratacao.html http://tede.pucrs.br/tde_arquivos/14/TDE-2006-10-T180716Z68/Publico/383598.pdf http://www.freedom.inf.br/artigos_tecnicos/hc54/ricardopedro.asp http://www.rgnutri.com.br/sqv/estetica/idapp.php http://www.drafernandagranja.com/2011/02/estetica-cabelos-pele-e-unha.html

Rosemeire Cavalheiro Rosemeire314@terra.com.br

S-ar putea să vă placă și