Sunteți pe pagina 1din 4

Empreendedorismo para Chiavenato EMPREENDEDOR:

O empreendedor deve saber administrar, planejar, organizar, dirigir e controlar todas as atividades relacionadas direta ou indiretamente com o negcio. O esprito empreendedor envolve emoo, paixo, impulso, inovao, risco e intuio. Balanceamento entre aspectos racionais e emocionais do negcio indispensvel. Precisa saber definir o seu negcio, conhecer profundamente o cliente e suas necessidades, definir a misso e a viso do futuro, formular objetivos e estabelecer estratgias para alcan-los, criar e consolidar sua equipe, lidar com assuntos de produo, marketing e finanas, inovar e competir em um contexto repleto de ameaas e de oportunidades. Para ele, os pequenos negcios caracterizam-se pela enorme flexibilidade e facilidade nas manobras estratgicas e na mudana rpida em seus mercados, produtos e servios. As pequenas empresas possuem agilidade, inovao e rapidez de resposta, que so invejadas pelas grandes corporaes. Por esses motivos, muitas delas desdobram-se em pequenas unidades estratgicas de negcios a fim de aproveitar as vantagens tpicas das pequenas organizaes. A mortalidade prematura dos pequenos negcios extremamente elevada. Motivo: maneira improvisada de planejar e tocar os pequenos negcios. Para Chiavenato, o conhecimento o principal recurso inicial e a garantia do seu futuro sucesso. Empreendedor fareja as oportunidades e precisa ser muito rpido aproveitando as oportunidades fortuitas, antes que os outros aventureiros o faam. O esprito empreendedor est tambm presente em todas as pessoas que esto preocupadas e focalizadas em assumir riscos e inovar continuamente. So heris populares no ramo dos negcios. No so simplesmente provedores de mercadorias ou de servios, mas fontes de energia que assumem riscos em uma economia em mudana, transformao e crescimento.

ORIGENS DO PENSAMENTO EMPREENDEDOR: Tem sua origem pela reflexo de pensadores econmicos (defensores do laissaz-faire ou liberalismo econmico). O empreendedorismo tem sido visto como um engenho que direciona a inovao e promove o desenvolvimento econmico (REYNOLDS, 1997; SCHUMPETER, 1934). Outras cincias que contribuem para a formao do empreendedorismo: a sociologia, a psicologia, a antropologia e, como j citado, a histria econmica.

VISO ECONOMISTA: o Para Cantillon, se o empreendedor obtivesse lucro alm do esperado, isso ocorrera porque ele teria inovado (Filion, 1999). Diversos economistas associaram o empreendedorismo inovao e procuraram esclarecer a influncia do empreendedorismo sobre o desenvolvimento econmico.

VISO DOS BEHAVIORISTAS (COMPORTAMENTALISTAS): o Os comportamentalistas foram incentivados a traar um perfil da personalidade do empreendedor, por meio do crescimento do imprio Sovitico (Filion, 1999). De acordo com Swedberg, Max Weber traou uma das ideias mais significantes sobre o empreendedorismo, dentro das cincias sociais.

Em A tica protestante e o esprito do capitalismo, Weber aborda o empreendedor e faz duas contribuies: primeiro, ele observa a mudana decisiva ocorrida na atitude em direo ao empreendedorismo que toma lugar depois da Reforma no mundo ocidental. Em segundo, Weber analisa como a orientao da religio ajudou a desenvolver uma atitude positiva em direo forma de ganhar dinheiro e ao trabalho, o que facilitou a mudana geral de atitude em direo ao empreendedorismo.

EMPREENDEDOR PARA SCHUMPETER: o Schumpeter diz que o empreendedor a pessoa que destri a ordem econmica existente graas introduo no mercado de novos produtos/servios, pela criao de novas formas de gesto ou pela explorao de novos recursos, materiais e tecnologias. Para ele, o empreendedor a essncia da inovao no mundo, tornando obsoletas as antigas maneiras de fazer negcios.

TRS CARACTERSTICAS BSICAS DO EMPREENDEDOR: o Necessidade de realizao, Disposio para correr riscos e Autoconfiana.

FATORES AMBIENTAIS QUE INPULSIONAM AS PESSOAS A INICIAR NOVOS NEGCIOS SEGUNDO KNIGHT:
o

Refugiados estrangeiros, Refugiados corporativos, Refugiados do pais, Refugiados do lar, Refugiados feministas, Refugiados sociais e Refugiados educacionais.

EMPREENDEDOR ARTESO E OPORTUNISTA: o Empreendedor Arteso uma pessoa que inicia um negcio basicamente com habilidades tcnicas e um pequeno conhecimento da gesto de negcios. Sua formao educacional limita-se ao treinamento tcnico e, com isso, tem experincia tcnica no trabalho, mas no dispe de capacidade para se comunicar bem, avaliar o mercado, tomar decises e gerir o negcio. Empreendedor Oportunista aquele que tem educao tcnica suplementada por estudo de assuntos mais amplos, como administrao, economia, legislao ou lnguas. Procura sempre estudar e aprender. O mercado recompensa o empreendedor que tem viso estratgica, criador de solues e inovaes, zeloso no atendimento ao cliente e que sabe como gerir o negcio com profissionalismo e seriedade. O avano da economia depende dos pequenos negcios, que respondem por grande parte da gerao de empregos, das inovaes, do pagamento de impostos e da riqueza das naes.

PERIGOS MAIS COMUNS NOS NOVOS NEGCIOS: o No identificar adequadamente qual ser o novo negcio; No reconhecer apropriadamente qual ser o tipo de cliente a ser atendido; No saber escolher a forma legal de sociedade mais adequada; No planejar suficientemente bem as necessidades financeiras do novo negcio; Errar na escolha do local adequado para o novo negcio; No saber administrar o andamento das operaes do novo negcio; No ter conhecimento sobre a produo de bens ou servios com padro de qualidade e de custo; Desconhecer o mercado e, principalmente, a concorrncia; Ter pouco domnio sobre o mercado fornecedor; No saber vender e promover os produtos/servios; No saber tratar adequadamente o cliente.

A formao da viso (Aula 3)


Neste trecho, tomamos conhecimento de que Lusa gosta de cozinhar e atender as pessoas; tambm gosta de perceber que o dinheiro est entrando no caixa. Ou seja, sente-se feliz na atividade de vender, atender os clientes, saber que eles apreciam o que compraram. E mais do que isso: com o passar do tempo, Lusa comeou a entender o que um negocio, acumulando experincia. Ela comea a desenvolver a idia de um produto: a goiabada-casco. Qual a relevncia desses momentos na vida de Lusa? Ela tinha prazer em cozinhar, era criativa nessa rea. Adquirira experincia comercial, que consistia em vender, atender clientes, entender o comportamento deles. Com base nessa vivncia, nesse conhecimento de um negcio, comeou a imaginar um produto que pudesse ter sucesso. O surgimento do produto ocorreu como conseqncia natural da prpria vida de Lusa, como meio de lhe dar a independncia que queria, fazendo algo de que gostava. Comea a ter vises sobre o que poderia ser sua futura empresa. A teoria visionria de L. J. Filion (1991) nos ajuda a entender como se forma uma idia de produto e quais as condies para que esta surja. Ela diz que as pessoas motivadas a abrir uma empresa vo criando, no decorrer do tempo, baseadas na sua experincia, idias de produtos. Tais idias, a princpio, emergem em estado bruto e refletem ainda um sonho, uma

vontade no muito definida. Ou seja, ainda no sofreram um processo de validao, podem ainda no ser um produto. Para aprofundar-se em sua idia emergente (ou idias), o futuro empreendedor procura pessoas com as quais possa obter informaes para aprimor-la, testla, verificar se um bom negcio. So as Relaes na teoria de Filion. Procura tambm ler sobre o assunto, participar de feiras, eventos. Ao obter tais informaes, o empreendedor nascente vai alterando a sua idia inicial, agregando novas caractersticas, mudando alguma coisa, descobrindo ou inventando novos processos de produo, distribuio ou vendas. E, ao modificar o produto, vai atrs de novas pessoas, de livros, revistas, feiras etc. um processo contnuo de conquistas de novas relaes. E esse processo circular, na medida em que tais relaes iro contribuir para melhorar o produto, alterando-o... e assim por diante. Para Filion, essas idias iniciais so vises emergentes. Prosseguindo em sua busca, vai chegar um dia em que o empreendedor sente que encontrou a forma final do produto e j sabe para quem vai vend-lo. Nesse momento, ele deu corpo sua viso central. Esse o processo de formao da viso. Vises emergentes levam a novas relaes (nos nveis secundrio e tercirio), que, por sua vez, contribuem para aprimorar a viso emergente inicial (o produto). Novas relaes so estabelecidas at que seja atingida a viso central, que pode ser fruto de uma ou de vrias vises emergentes. Para desenvolver o processo de formao da viso, o empreendedor tem que se apoiar em alguns elementos alm das Relaes, j descritas. Mas tem que trabalhar intensamente, sempre voltado para os resultados. O alvo no o trabalho em si, mas o resultado que dele advm. Filion chama isso de Energia. Deve o empreendedor ser uma pessoa com autonomia, autoconfiana. Precisa acreditar que pode mudar as coisas, que capaz de convencer as pessoas de que pode conduzi-las para algum ponto no futuro. Filion chama a isso Conceito de si. Deve ainda ter a capacidade de convencer as pessoas de que sua idia tima e de que todos vo beneficiar-se dela. Enfim, deve saber persuadir terceiros a ajud-lo a realizar seu sonho. o que Filion chama de Liderana. E, lgico, exigido de tal pessoa conhecimento do setor em que vai atuar. Por fim, Filion se refere viso complementar, que trata da gerncia da empresa, de organizao e controle das diversas atividades administrativas, financeiras, de pessoal etc. Por meio da viso complementar se criar a estrutura para que o produto seja vendido aos clientes da forma mais eficaz possvel, gerando os resultados esperados (viabilidade, consolidao, crescimento, altos lucros).

S-ar putea să vă placă și