Sunteți pe pagina 1din 4

ESCOLA SECUNDRIA de SANTA MARIA DA FEIRA

CURSO EFA

(NS)

TCNICO/A DE INFORMTIOCA

Sociedade, Tecnologia e Cincia Mobilidades


Domnio Referncia 3 de

Ncleo Gerador: Urbanismo e

Saberes, Poderes e Instituies na Administrao, Sociedade Territrio

Segurana

TEMPO DE REACO NA CONDUO

Na conduo e de uma forma simples designa-se por tempo de reaco o tempo que decorre entre a percepo (identificao) de um estimulo e o momento em que o condutor inicia a resposta comando do veiculo. Embora os condutores tenham a sensao de reagir instantaneamente, de facto, entre o ver e o agir decorre, num condutor em situaes e condies normais, o tempo aproximado de trs quartos de segundo a esse estmulo, accionando o respectivo

( 34)

a 1 segundo. Este

o tempo necessrio para detectar o estmulo atravs dos sentidos (na conduo o sentido mais utilizado a viso e depois a audio), identific-lo analis-lo, decidir qual a resposta mais adequada e o incio da concretizao dessa resposta. No caso de um estmulo visual: primeiro o olho capta o estmulo; depois a informao transmitida ao crebro que, com recurso essencialmente memria, experincia e conhecimentos do condutor, a identifica, analisa, decide e d ordem aos msculos para agir; em seguida, os msculos cumprem as ordens do crebro e do incio aco. Importa diferenciar, desde j, tempo de reaco e acto reflexo. Existem estmulos aos quais respondemos sem previamente terem sido percepcionados a chamada resposta reflexa. Contrariamente ao que comum pensar-se, a esmagadora maioria das aces de resposta a uma dada situao de trnsito no so respostas reflexas. , portanto, falso dizer que algum um ptimo condutor s porque tem bons reflexos.

DISTNCIA DE SEGURANA, DISTNCIA DE REACO E DISTNCIA DE TRAVAGEM

1 Analise a tabela que se segue, com informao relativa s distncias . mnimas de segurana, variveis de acordo com as condies atmosfricas, para diferentes velocidades de circulao de veculos ligeiros, e responda s questes.
VELOCIDAD E(km/h) DISTNCIA SEGURANA MNIMA DE DISTNCIA SEGURANA MNIMA DE

(m)

(m)

(Condies atmosfricas normais) 60 80 100 27. 6 49. 2

(Condies atmosfricas deficientes) 36. 0 64. 0 100. 0

76. 9 110. 7

120

144. 0
Fonte: http://www.brisa.pt

1. Estabelea uma relao entre a velocidade de circulao dos veculos e 1 a distncia mnma de segurana. 1. Explique o aumento da distncia mnima de segurana, em condies 2 atmosfricas deficientes, para uma velocidade de circulao de 100 km/h. 1. A distncia mnima de segurana, para um veculo pesado de 3 mercadorias que circula a uma velocidade de 80km/h em condies normais, dever ser maior que 49, 2 m? Justifique a resposta. 1. As distncias referidas na tabela dependem do tempo de reaco do 4 condutor e da distncia de travagem. 1.4.1 Refira alguns factores que contribuem para o aumento do tempo de reaco do condutor. 1.4.2 Explique a diferena entre distncia de travagem e distncia de segurana.

2 .

Estabelea a correspondncia correcta entre as duas colunas. I de lcool no II

COLUNA

COLUNA

1- Excesso de velocidade 2- Excesso sangue

A- Maior tempo de reaco B- Maior distncia de travagem (efectiva) C- Menor aderncia dos pneus

3- Piso molhado 4- Deficiente visibilidade 5- Sonolncia

3 Corrija ou complete cada uma das afirmaes seguintes, que contm . incorreces, A- A distncia de reaco a distncia que um veculo percorre desde o instante em que o condutor se apercebe do perigo at ao instante em que inicia a travagem.

B- Os cintos de segurana devem ser apenas utilizados pelos ocupantes que se encontram nos lugares da frente de um veculo.

C- Os veculos pesados devem circular, nas auto-estradas, a velocidades

inferiores s dos veculos ligeiros, para assegurar uma distncia mnima de segurana.

D- Quanto maior a velocidade de circulao de um veculo, menor o tempo de travagem.

E- Durante uma coliso, o capacete aumenta o tempo de coliso, aumentando a fora de impacto.

S-ar putea să vă placă și