Sunteți pe pagina 1din 62

1

RESUMO DO NOVO ESTATUTO DA PMBA PROFESSOR: CAPITAO ESTRELA SETEMBRO DE 2010 1) FUNDAMENTAO LEGAL: . LEI N 7.990 DE 27 DE DEZEMBRO DE 2001 2) FINALIDADE O Estatuto regula o ingresso, as situaes institucionais, as obrigaes, os deveres, direitos, garantias e prerrogativas dos integrantes da Polcia Militar do Estado da Bahia. 3) HIERARQUIA E DISCIPLINA - A hierarquia e a disciplina so a base institucional da Polcia Militar. 4) INGRESSO NA PM - assegurado aos aprovados em concurso pblico de provas ou de provas e ttulos, mediante matrcula em curso profissionalizante, observadas as condies prescritas no estatuto, nos Regulamentos e nos respectivos editais de concurso que rege a PM. - So requisitos e condies para o ingresso na Polcia Militar ( art. 5 ) + CARTEIRA DE HABILITAO VALIDA NA CATEGORIA B. 5) DO COMPROMISSO LEGAL

- Todo cidado, aps ingressar na Polcia Militar, prestar compromisso de honra, no qual afirmar a sua aceitao consciente das obrigaes e dos deveres policiais militares e manifestar a sua firme disposio de bem cumpri-los. 6) DA ESCALA HIERRQUICA (art. 9 ) - Posto = grau hierrquico conferido pelo Governador. - Graduao = grau hierrquico conferido pelo Cmt Geral. 7) DA PRECEDNCIA ( art. 11 ) - Mesmo Grau Hirrquico = pela antigidade no posto ou graduao e pelo Quadro, salvo nos casos de precedncia funcional estabelecida em Lei ( data de promoo, data de praa e idade). - Grau Hierrquico diferente = escala hierrquica. - Nomeao Coletiva = ordem de classificao. - Em igualdade de posto ou graduao, os policiais militares da ativa tm precedncia sobre os da inatividade. - Em igualdade de posto, os Oficiais do Quadro de Segurana tero precedncia sobre os Oficiais do Quadro de Oficiais Auxiliares da Polcia Militar e estes tero precedncia sobre os Oficiais do Quadro Complementar de Oficiais Policiais Militares. 8) DAS FORMAS DE PROVIMENTO - Nomeao = carter permanente ou temporrio. - Reverso = agregado retorna escala hierrquica - Reintegrao = o retorno do policial demitido ao cargo anteriormente ocupado, quando o ato administrativo for invalidado pela justia ou pela administrao. OBSERVAO SOBRE A REVERSO:

Art. 14 A reverso o ato pelo qual o Policial Militar retorna ao servio ativo e ocorrer nas seguintes hipteses: (alterado pela Lei n 11.920, de 29 de junho de 2010) I quando cessar o motivo que determinou a sua agregao, devendo retornar escala hierrquica, ocupando o lugar que lhe competir na respectiva escala numrica, na primeira vaga que ocorrer; (includo pela Lei n 11.920, de 29 de junho de 2010) II QUANDO CESSAR O PERODO DE EXERCCIO DE MANDATO ELETIVO, DEVENDO RETORNAR AO MESMO GRAU HIERRQUICO OCUPADO E MESMO LUGAR QUE LHE COMPETIR NA ESCALA NUMRICA NO MOMENTO DE SUA TRANSFERNCIA PARA A RESERVA REMUNERADA. (includo pela Lei n 11.920, de 29 de junho de 2010) 1 O Policial Militar revertido nos termos do inciso II, deste artigo, que for promovido, passar a ocupar o mesmo lugar na escala numrica, observado o novo grau hierrquico, sendo tal previso aplicada, to somente, primeira promoo ocorrida aps a reverso. (includo pela Lei n 11.920, de 29 de junho de 2010) 2 - A competncia para a reverso ser: (includo pela Lei n 11.920, de 29 de junho de 2010) I- Da mesma autoridade que efetuou a agregao, nos termos do art. 26, desta Lei; (includo pela Lei n 11.920, de 29 de junho de 2010) II- Da autoridade competente para efetuar a transferncia do Policial Militar para a reserva remunerada, nos termos da legislao vigente. (includo pela Lei n 11.920, de 29 de junho de 2010) 3 - Na hiptese do inciso II do caput deste artigo, o retorno ao servio ativo dever ocorrer no primeiro dia til imediatamente

subseqente ao trmino do mandato eletivo. (includo pela Lei n 11.920, de 29 de junho de 2010) 4 - No poder haver interrupo entre o momento da transferncia do Policial Militar para a inatividade, em razo do exerccio de mandato eletivo, e o seu posterior retorno Corporao, em face do disposto no inciso II deste artigo. (includo pela Lei n 11.920, de 29 de junho de 2010) 5 - O disposto no pargrafo anterior no se aplica aos Policiais Militares que tenham exercido ou que se encontrem no exerccio de mandato eletivo estadual no momento da edio desta Lei, vedado o pagamento, em carter retroativo, de diferenas remuneratrias de qualquer natureza em decorrncia da aplicao do disposto neste pargrafo. (includo pela Lei n 11.920, de 29 de junho de 2010) 6 Para fins de reverso, prevista no inciso II deste artigo, obrigatrio que o Policial Militar no tenha atingido a idade limite de 60 (sessenta) anos. (includo pela Lei n 11.920, de 29 de junho de 2010) OBS: o tempo correspondente ao desempenho de mandato eletivo federal, estadual, municipal ou distrital SER COMPUTADO PARA TODOS OS EFEITOS LEGAIS, EXCETO PARA PROMOO POR MERECIMENTO. (includo pela Lei n 11.920, de 29 de junho de 2010)

9) DAS SITUAES MILITAR NA ATIVA:

INSTITUCIONAIS DA POLCIA

OS DE CARREIRA aquele que se encontra no desempenho do servio policial militar a partir da concluso com aproveitamento, do respectivo curso de formao. OS CONVOCADOS o PM da reserva remunerada, por convenincia da Administrao, em carter transitrio e mediante aceitao voluntria, poder ser convocado para o servio ativo, por ato do Governador do Estado ( + 50% dos seus proventos ). OS PRAAS ESPECIAIS Aspirantes a Oficial e Alunos dos cursos de formao.

Art. 20 - Integram a categoria dos Praas Especiais: I. os Aspirantes a Oficial; II. os Alunos do Curso de Formao de Oficiais do Quadro de Oficiais Policiais Militares; III. os Alunos do Curso de Formao de Oficiais do Quadro Complementar; IV. os Alunos do Curso de Formao Oficiais Auxiliares; V. os Alunos do Curso de Formao de Sargentos; VI. os Alunos do Curso de Formao de Soldados. 1 - Equiparam-se aos Alunos do Curso de Formao de Oficiais do Quadro de Oficiais Policiais Militares, os Alunos do Curso de Formao de Oficiais do Quadro de Oficiais Bombeiros Militares

realizados na Polcia Militar da Bahia ou em outras Instituies militares. 2 - Durante o perodo de realizao do curso profissionalizante, os alunos oficiais recebero, a Ttulo de bolsa de estudo, o equivalente a 30% (trinta por cento) os do 1 ano, 35% (trinta e cinco por cento) os do 2 ano e 40% (quarenta por cento) os do 3 ano, da remunerao do posto de 1 Tenente. (alterado pela Lei n 11.920, de 29 de junho de 2010) 3 - Na hiptese de ser policial militar de carreira, o Aluno poder optar pela percepo da bolsa de estudo de que trata o pargrafo anterior ou pela remunerao do seu posto ou graduao, acrescida das vantagens pessoais.

OS AGREGADOS a situao na qual o PM da ativa deixa de ocupar vaga na escala hierrquica de seu Quadro, nela permanecendo sem nmero ( nomeado, reserva ou quando for afastado, temporariamente art. 22 e 23 ). Art. 22 - O policial militar ser agregado e considerado, para todos os efeitos legais, como em servio ativo, quando: I. nomeado para cargo policial militar ou considerado de natureza policial militar, estabelecido em Lei, no previsto no Quadro de Organizao da Polcia Militar; II. estiver aguardando sua transferncia, a pedido ou ex officio, para a reserva remunerada, por ter sido enquadrado em quaisquer dos requisitos que a motivarem.

1 - A agregao do policial militar, no caso do inciso I, contada a partir da data de posse no novoMcargo at o regresso Polcia Militar ou transferncia ex officio para a reserva remunerada. 2 - A agregao do policial militar, no caso do inciso II deste artigo, contada a partir da data indicada no ato que a torna pblica. Art. 23 - O policial militar ser AGREGADO quando for afastado, temporariamente, do servio ativo por motivo de: I. ter sido julgado incapacitado, temporariamente, para o servio policial militar e submetido a gozo de licena para tratamento de sade prpria, a pedido ou ex officio, ou por motivo de acidente; II. ter ultrapassado doze meses em licena para tratamento de sade prpria; III. ter entrado em gozo de licena para tratar de interesse particular ou para acompanhar cnjuge ou companheiro; IV.ter ultrapassado seis meses contnuos em gozo de licena para tratar de sade de pessoa da famlia; V. ter sido julgado incapaz definitivamente, enquanto tramita o processo de reforma; VI. ter sido considerado oficialmente extraviado; VII. ter-se esgotado o prazo que caracteriza o crime de desero previsto no Cdigo Penal Militar, se oficial ou praa com estabilidade assegurada; VIII. ter, como desertor, se apresentado voluntariamente, ou ter sido capturado e reincludo a fim de se ver processar; IX. se ver processar administrativamente ou atravs de processo judicial, aps ficar exclusivamente disposio da Justia; X. ter sido condenado a pena restritiva de liberdade superior a seis meses, por sentena transitada em julgado, enquanto durar a execuo, includo o perodo de sua suspenso condicional, se

concedida esta, ou at ser declarado indigno de pertencer Polcia Militar ou com ela incompatvel; XI. ter sido condenado pena de suspenso do exerccio do posto, graduao, cargo ou funo prevista no Cdigo Penal Militar ou em outros diplomas legais, penais ou extra-penais; XII. ter passado disposio de rgo ou entidade da Unio, de outros Estados, do Estado ou do Municpio, para exercer cargo ou funo de natureza civil; XIII. ter sido nomeado para qualquer cargo, emprego ou funo pblico civil temporrio, no eletivo, inclusive da administrao indireta; XIV. ter se candidatado a cargo eletivo, desde que conte dez ou mais anos de servio; XV. permanecer desaparecido por mais de trinta dias, na forma do art. 30 desta Lei. Pargrafo nico - A agregao do policial militar contada da seguinte forma: a) nos casos dos incisos I, II e IV, a partir do primeiro dia aps os respectivos prazos e enquanto durar o evento; b) nos casos dos incisos III, V, VI VII, VIII, IX, X, XI e XV, a partir da data indicada no ato que tornar pblico o respectivo evento; c) nos casos dos incisos XII e XIII, a partir da data da posse no cargo at o regresso Polcia Militar ou transferncia ex officio para a reserva; d) no caso do inciso XIV, a partir da data do registro como candidato at sua diplomao ou seu regresso Polcia Militar, se no houver sido eleito.

Art. 25 - O policial militar agregado ficar adido, para efeito de alteraes e remunerao, ao rgo de pessoal da Instituio,

continuando a figurar no respectivo registro, sem nmero, no lugar que at ento ocupava. Pargrafo nico - O policial militar agregado, quando no desempenho de cargo policial militar, ou considerado de natureza policial militar, concorrer promoo, por qualquer dos critrios, sem prejuzo do nmero de concorrentes regularmente estipulado. OS EXCEDENTES uma situao transitria ( art. 27 ). OS AUSENTES

Aps 24 horas consecutivas ( art. 28 ). Essa ausncia vai AT OS DESAPARECIDOS

8 dias.

aquele declarado por ato do Cmt Geral, quando no desempenho de qualquer servio, em viagem, em operao policial militar ou em caso de calamidade pblica, tiver paradeiro ignorado por mais de 8 dias, OU SEJA, VAI DE 9 AT 30 DIAS.

OS EXTRAVIADOS aquele que permanece desaparecido por mais de 30 dias, OU SEJA, DE 31 DIAS EM DIANTE.

II. a)

NA INATIVIDADE: os da reserva remunerada

10

aquele afastado do servio que, nessa situao, perceba remunerao do Estado. Pode ser a Pedido ou ex-officio

III.
b)

RESERVA NO REMUNERADA

aquele ex-integrante do servio ativo exonerado na forma do art. 186, no estando sujeito a ao disciplinar, POIS NO POLICIAL MILITAR, NEM RECEBE REMUNERAO, NEM PODE SER PUNIDO PELO REGULAMENTO DA PM.

10) DA ESTABILIDADE O PM, habilitado em concurso pblico e nomeado para cargo de sua carreira, ter estabilidade aps 03 anos de efetivo exerccio, desde que seja aprovado no estgio probatrio, por ato homologado pela autoridade competente, computando o perodo do curso de formao. d) O estgio probatrio compreende um perodo de 36 meses, durante o qual sero observadas a aptido e capacidade para o desempenho do cargo, observados, entre outros, os seguintes fatores: assiduidade, disciplina, responsabilidade, adequao a carreira e eficincia.
c)

11) DOS VALORES POLICIAIS MILITARES a) So valores institucionais ( art. 37 )

11

da organizao e do profissional

12) DA ETICA PM O sentimento do dever, a dignidade policial militar e o decoro da classe impem a cada um dos integrantes da Polcia Militar conduta moral e profissional irrepreensveis, tanto durante o servio quanto fora dele ( art. 39).

12) DOS DEVERES POLICIAIS MILITARES a) Os deveres policiais militares emanam de um conjunto de vnculos morais e racionais, que ligam o policial militar ptria, Instituio e segurana da sociedade e do ser humano, compreendendo: - a dedicao integral ao servio policial militar e a fidelidade Instituio a que pertence; OBS: Art. 40 - Ao policial militar da ativa vedado comerciar ou tomar parte na administrao ou gerncia de sociedade ou dela ser scio ou participar, exceto como acionista ou quotista, em sociedade annima ou por quotas de responsabilidade limitada. Pargrafo nico - No intuito de aperfeioar a prtica profissional PERMITIDO AOS OFICIAIS DO QUADRO COMPLEMENTAR DE OFICIAIS POLICIAIS MILITARES O EXERCCIO DE SUA ATIVIDADE TCNICOPROFISSIONAL NO MEIO CIVIL, DESDE QUE COMPATVEL COM AS ATRIBUIES DO SEU CARGO E COM O HORRIO DE TRABALHO, RESPEITADAS AS LIMITAES CONSTITUCIONAIS.

12

- o respeito aos Smbolos Nacionais; - a submisso aos princpios da legalidade, da probidade, da moralidade e da lealdade em todas as circunstncias; - a disciplina e o respeito hierarquia; - o cumprimento das obrigaes e ordens recebidas, salvo as manifestamente ilegais; - o trato condigno e com urbanidade a todos; - o compromisso de atender com presteza ao pblico em geral, prestando com solicitude as informaes requeridas, ressalvadas as protegidas por sigilo; - a assiduidade e pontualidade ao servio, inclusive quando convocado para cumprimento de atividades em horrio extraordinrio. 13) DO COMANDO Comando a soma de autoridade, deveres e responsabilidades de que o policial militar investido legalmente, quando conduz seres humanos ou dirige uma organizao policial militar, sendo vinculado ao grau hierrquico e constitui uma prerrogativa impessoal, em cujo exerccio o policial militar se define e se caracteriza como chefe. *As funes de comando, de chefia, de coordenao e de direo de organizao policial militar so privativas dos integrantes do Quadro de Oficiais Policiais Militares. * Os graduados auxiliam e complementam as atividades dos Oficiais no emprego de meios, na instruo e na administrao da Unidade, devendo ser empregados na superviso da execuo das atividades inerentes misso institucional da Polcia Militar. Art. 44 - As funes de comando, de chefia, de coordenao e de direo de organizao policial militar so privativas dos integrantes do Quadro de Oficiais Policiais Militares.

13

1 - Compete aos Oficiais Auxiliares do Quadro de Oficiais Auxiliares da Polcia Militar - QOAPM e do Quadro de Oficiais Auxiliares Bombeiros Militares - QOABM o exerccio de atividades operacionais e administrativas, excetuando-se o comando de Unidades e Subunidades e o subcomando de Unidades. (alterado pela Lei n 11.920, de 29 de junho de 2010) 2 - Aos integrantes do Quadro Complementar de Oficiais Policiais Militares cabe, ao longo da carreira, o exerccio das funes tcnicas de suas respectivas especialidades. Art. 44-A - O Quadro de Oficiais Auxiliares da Polcia Militar QOAPM e o Quadro de Oficiais Auxiliares Bombeiros Militares QOABM SERO INTEGRADOS POR POLICIAIS MILITARES ORIUNDOS DO CRCULO DE PRAAS, cujo acesso ocorrer por promoo, preenchidos os requisitos previstos neste Estatuto e em regulamento de concluso e aprovao no respectivo Curso de Formao previsto em regulamento. (includo pela Lei n 11.920, de 29 de junho de 2010) 1 - O MAIOR GRAU HIERRQUICO do Quadro de Oficiais Auxiliares da Polcia Militar- QOAPM e do Quadro de Oficiais Auxiliares Bombeiros Militares - QOABM o Posto de Major. (includo pela Lei n 11.920, de 29 de junho de 2010) 2 - Somente podero concorrer promoo ao posto de Major do QOAPM e do QOABM os Capites que possuam graduao em curso de nvel superior reconhecido pelo Ministrio da Educao, preenchidos os demais requisitos legais, inclusive concluso com aproveitamento do Curso de Especializao no Servio Pblico CESP promovido pela Polcia Militar. (includo pela Lei n 11.920, de 29 de junho de 2010)

14

Art. 45 - Os graduados auxiliam e complementam as atividades dos Oficiais no emprego de meios, na instruo e na administrao da Unidade, devendo ser empregados na superviso da execuo das atividades inerentes misso institucional da Polcia Militar. Pargrafo nico - No exerccio das suas atividades profissionais e no comando de subordinados, os Subtenentes, 1 Sargentos e Cabos devero impor-se pela capacidade tcnico-profissional, pelo exemplo e pela lealdade, incumbindo-lhes assegurar a observncia minuciosa e ininterrupta das ordens, das regras de servio e das normas operativas, pelos Praas que lhes estiverem diretamente subordinados, bem como a manuteno da coeso e do moral da tropa, em todas as circunstncias. (alterado pela Lei 11.356 de 06 de janeiro de 2009) Art. 46 - Os soldados podero, excepcional e temporariamente, exercer o comando de frao de tropa em locais e situaes que assim o exijam. Art. 47 - Aos praas especiais, em curso de formao, cabe a rigorosa observncia das prescries dos regulamentos que lhes so pertinentes, exigindo-se-lhes inteira dedicao ao estudo e ao aprendizado tcnico-profissional, FICANDO VEDADO O EMPREGO EM ATIVIDADE OPERACIONAL OU ADMINISTRATIVA, SALVO EM CARTER DE INSTRUO.

14) DA SUBORDINAO * A subordinao o respeito ao princpio da hierarquia, em face do qual as ordens dos superiores, salvo as manifestamente ilegais, devem ser plena e prontamente acatadas, decorrente da escala hierrquica. 15) DA ATRIBUIO DE RESPONSABILIDADES.

15

O policial militar em funo de comando responde integralmente pelas decises que tomar, pelas ordens que emitir, pelos atos que praticar, bem como pelas conseqncias que deles advierem. Cabe ao policial militar subordinado, ao receber uma ordem, solicitar os esclarecimentos necessrios ao seu total entendimento e compreenso. Cabe ao executante que exorbitar no cumprimento de ordem recebida, a responsabilidade pessoal e integral pelos excessos e abusos que cometer, respondendo o PM civil, penal e administrativamente pelo exerccio irregular de suas atribuies, podendo ser aplicadas cumulativamente, sendo independentes entre si.

Art. 50 - O policial militar responde civil, penal administrativamente pelo exerccio irregular de suas atribuies.

1 - A responsabilidade civil decorre de ato omissivo ou comissivo, doloso ou culposo, que resulte em prejuzo do errio ou de terceiros, na seguinte forma: a) a indenizao de prejuzos causados ao errio ser feita por intermdio de imposio legal ou mandado judicial, sendo descontada em parcelas mensais no excedentes tera parte da remunerao ou dos proventos do policial militar; b) tratando-se de dano causado a terceiros, responder o policial militar perante a Fazenda Pblica, em ao regressiva, de iniciativa da Procuradoria Geral do Estado. 5 - A responsabilidade administrativa do policial militar policial militar sujeita-se aos efeitos da eliso e da prescrio na seguinte forma:

16

a) ser elidida no caso DE ABSOLVIO CRIMINAL QUE NEGUE A EXISTNCIA DO FATO OU DE SUA AUTORIA; b) prescrever: 1. EM CINCO ANOS, quanto s infraes punveis com demisso; 2. EM TRS ANOS, quanto s infraes punveis com sanes de deteno; 3. EM CENTO E OITENTA DIAS, quanto s demais infraes. c) o prazo de prescrio comea a correr da data em que o fato se tornou conhecido; d) sendo a falta tipificada penalmente, prescrever juntamente com o crime; e) A ABERTURA DE SINDICNCIA OU A INSTAURAO DE PROCESSO DISCIPLINAR INTERROMPE A PRESCRIO AT A DECISO FINAL POR AUTORIDADE COMPETENTE.

16) DOS DEPENDENTES DO POLICIAL MILITAR a) b) c) d) a) b) c) para efeito de previdncia social: cnjuge ou o(a) companheiro(a); os filhos solteiros, desde que civilmente menores; os filhos solteiros invlidos de qualquer idade; os pais invlidos de qualquer idade. para efeito de fruio dos servios de assistncia sade: cnjuge, ou o(a) companheiro(a); os filhos solteiros, menores de 18 anos; os filhos solteiros invlidos com dependncia econmica.

17

* Considera-se dependente econmico, para os fins desta Lei, a pessoa que no tenha renda, no disponha de bens e tenha suas necessidades bsicas integralmente atendidas pelo policial militar. * Perdurar at vinte e quatro anos de previdencirios a condio de dependente para que no percebam qualquer rendimento, e semestralmente, suas matrculas e freqncia nvel superior ou a sujeio a ensino especial. 17) DO DIREITO DE PETIO * assegurado ao policial militar o direito de requerer, representar, pedir reconsiderao e recorrer, dirigindo o seu pedido, por escrito, autoridade competente, assegurado vista do processo ou documento na repartio, considerando indeferido se no for apreciado em 30 dias. * Preclui, em trinta dias, a contar da publicao, ou da cincia, pelo policial militar interessado, do ato, deciso ou omisso, para apresentar pedido de reconsiderao ou interpor recurso. * Caber recurso, nas hipteses de indeferimento ou no apreciao do pedido de reconsiderao, sendo competente para apreciar o recurso a autoridade hierarquicamente superior que tiver expedido o ato ou proferido a deciso, presumindo, tambm, o seu indeferimento se no for apreciado em 30 dias . * O recurso poder ser recebido com efeito suspensivo, a juzo da autoridade competente, em despacho fundamentado. * O direito de requerer prescreve em cinco anos, quanto aos atos de demisso e de cassao de inatividade ou que afetem interesse patrimonial e crditos resultantes da relao funcional. idade, para efeitos o filho solteiro, desde sejam comprovadas, regular em curso de

18

* A administrao dever rever seus atos a qualquer tempo, quando eivados de ilegalidade. 18) DOS DIREITOS POLTICOS a) Os policiais militares so alistveis como eleitores e elegveis segundo as regras seguintes: I. se contar com menos de dez anos de servio, dever afastar-se da atividade; II. se contar mais de dez anos de servio ser, ao se candidatar a cargo eletivo, trs meses antes da data limite para realizao das convenes dos partidos polticos, agregado ex officio e considerado em gozo de licena para tratar de interesse particular; se eleito, passar, automaticamente, NO ATO DA DIPLOMAO, para a inatividade, fazendo jus a remunerao proporcional ao seu tempo de servio. b) Enquanto em atividade, os policiais militares no podem filiar-se a partidos polticos.

TRANSGRESSES ISCIPLINARES(Art. 51 do EPM) Art. 51 - So transgresses do policial militar: ( VIDE ARTIGO 51 ) 21) DAS PENALIDADES Art. 52 - So sanes disciplinares a que esto sujeitos os policiais militares:

19

advertncia; deteno; demisso. Cassao dos proventos de inatividade a) Decorrero da aplicao das sanes disciplinares, a que forem submetidos os policiais militares, submisso a programa de reeducao, suspenso de frias ou licenas em gozo ou desligamento de curso, conforme deciso da autoridade competente, constante do ato de julgamento. b) Na aplicao das penalidades, sero consideradas a NATUREZA E A GRAVIDADE DA INFRAO COMETIDA, OS ANTECEDENTES FUNCIONAIS, OS DANOS QUE DELA PROVIEREM PARA O SERVIO PBLICO E AS CIRCUNSTNCIAS AGRAVANTES E ATENUANTES. c) A advertncia ser aplicada, por escrito, nos casos de violao de proibio e de inobservncia de dever funcional previstos em Lei, REGULAMENTO OU NORMA INTERNA, que no justifiquem imposio de penalidade mais grave. d) A deteno ser aplicada em caso de reincidncia em faltas punidas com advertncia e de violao das demais proibies que no tipifiquem infrao sujeita a demisso, no podendo exceder de trinta dias, devendo ser cumprida em rea livre do quartel. e) A penalidade de advertncia e a de deteno tero seus registros cancelados, aps o decurso de dois anos, quanto primeira, e quatro anos, quanto a segunda, de efetivo exerccio, se o policial militar no houver, nesse perodo, praticado nova infrao disciplinar.

20

Art. 56 - A penalidade de advertncia e a de deteno tero seus registros cancelados, aps o decurso de dois anos, quanto primeira, e quatro anos, quanto a segunda, de efetivo exerccio, se o policial militar no houver, nesse perodo, praticado nova infrao disciplinar. Pargrafo nico - O cancelamento da penalidade no produzir efeitos retroativos, OU SEJA, NO GERA DIREITO A LICENA ESPECIAL. Art. 57 - A PENA DE DEMISSO, observada as disposies do art. 53 desta Lei, ser aplicada nos seguintes casos: I. a prtica de violncia fsica ou moral, tortura ou coao contra os cidados, pelos policiais militares, ainda que cometida fora do servio; II. a consumao ou tentativa como autor, co-autor ou partcipe em crimes que o incompatibilizem com o servio policial militar, especialmente os tipificados como: a) de homicdio (art. 121 do Cdigo Penal Brasileiro); 1. quando praticado em atividade tpica de grupo de extermnio, ainda que cometido por um s agente; 2. qualificado (art. 121, 2, I, II, III, IV e V do Cdigo Penal Brasileiro). b) de latrocnio (art. 157, 3 do Cdigo Penal Brasileiro, in fine); c) de extorso: 1. qualificado pela morte (art. 158, 2 do Cdigo Penal Brasileiro); 2.mediante seqestro e na forma qualificada (art. 159, caput e 1, 2 e 3 do Cdigo Penal Brasileiro). d) de estupro (art. 213 e sua combinao com o art. 223, caput e pargrafo nico, ambos do Cdigo Penal Brasileiro); e) de atentado violento ao pudor (art. 214 e sua combinao com art. 223, caput e pargrafo nico do Cdigo Penal Brasileiro);

21

f) de epidemia com resultado morte (art. 267, 1 do Cdigo Penal Brasileiro); g) contra a f pblica, punveis com pena de recluso; h) contra a administrao pblica; i) de desero. III. trfico ilcito de entorpecentes e drogas afins; IV. prtica de terrorismo; V. integrao ou formao de quadrilha; VI. revelao de segredo apropriado em razo do cargo ou funo; VII. a insubordinao ou desrespeito grave contra superior hierrquico (art. 163 a 166 do CPM); VIII. improbidade administrativa; IX. deixar de punir o transgressor da disciplina nos casos previstos neste artigo; X. utilizar pessoal ou recurso material da repartio ou sob a guarda desta em servio ou em atividades particulares; XI. fazer uso do posto ou da graduao para obter facilidades pessoais de qualquer natureza ou para encaminhar negcios particulares ou de terceiros; XII. participar o policial militar da ativa de firma comercial, de emprego industrial de qualquer natureza, ou nelas exercer funo ou emprego remunerado, exceto como acionista ou quotista em sociedade annima ou por quotas de responsabilidade limitada; XIII. dar, por escrito ou verbalmente, ordem ilegal ou claramente inexeqvel, que possa acarretar ao subordinado responsabilidade, ainda que no chegue a ser cumprida; XIV. permanecer no mau comportamento por perodo superior a dezoito meses, caracterizado este pela reincidncia de atitudes que importem nas transgresses previstas nos incisos I a XX, do art. 51, desta Lei. Pargrafo nico - Aos policiais militares da reserva remunerada e reformados incursos em infraes disciplinares para qual esteja

22

prevista a pena de demisso nos termos deste artigo e do artigo 53 ser aplicada a penalidade de cassao de proventos de inatividade, respeitado, no caso dos Oficiais, o disposto no art. 189 deste Estatuto. (includo pela Lei 11.356 de 06 de janeiro de 2009)

22) JULGAMENTO DAS TRANSGRESSES(Vide Art. 53 do EPM) 1. Leva-se em considerao: natureza e gravidade da infrao; antecedentes funcionais; danos causados ao servio pblico; circunstncias atenuantes e agravantes. 2. As circunstncias atenuantes e agravantes esto previstas nos Art. 17 e 18 do RDPM, respectivamente. 23) DA APURAO DISCIPLINAR(segundo o art. 58 e ss do EAPM) a) A autoridade que tiver cincia de irregularidade no servio obrigada a promover a sua imediata apurao mediante sindicncia ou processo disciplinar, restando quando o fato narrado no configurar evidente infrao disciplinar ou ilcito penal, o arquivamento da denncia por falta de objeto. b) Como medida cautelar, e a fim de que o policial militar acusado do cometimento de falta disciplinar no interfira na apurao da irregularidade, a autoridade instauradora do processo disciplinar poder, fundamentadamente, de ofcio ou por provocao de encarregado de feito investigatrio, requerer ao escalo competente o seu afastamento do exerccio do cargo ou da funo, pelo prazo de trinta dias, sem prejuzo da remunerao, devendo permanecer

23

disposio da Instituio para efeito da instruo da apurao da falta. 24) DA SINDICNCIA Art. 60 - A sindicncia ser instaurada para apurar irregularidades ocorridas no servio pblico, identificando a autoria e materialidade da transgresso, dela podendo resultar: ARQUIVAMENTO DO PROCEDIMENTO; INSTAURAO DE PROCESSO DISCIPLINAR SUMARIO; INSTAURAO DE PROCESSO ADMINISTRATIVO DISCIPLINAR; INSTAURAO DE INQURITO POLICIAL MILITAR; ENCAMINHAMENTO AO MINISTRIO PBLICO, QUANDO RESULTAR PROVADO O COMETIMENTO DE ILCITO PENAL DE COMPETNCIA DA JUSTIA COMUM. a) A sindicncia poder ser conduzida por um ou mais policiais militares, que podero ser dispensados de suas atribuies normais, at a apresentao do relatrio final, onde o seu prazo para concluso no exceder trinta dias, podendo ser prorrogado por metade deste perodo, a critrio da autoridade competente. b) O processo disciplinar sumario destina-se a apurao de falta que, em tese, seja aplicada a pena de advertncia e deteno. c) O processo administrativo disciplinar ser instaurado quando, em tese, sobre a falta se aplique a pena de demisso, mediante a nomeao pela autoridade competente da Comisso do Processo Administrativo Disciplinar.

24

25) DO PROCESSO

DISCIPLINAR

I - O processo disciplinar sumrio desenvolver-se- com as seguintes fases: a) publicao da portaria, com descrio do fato objeto da apurao e indicao do dispositivo legal supostamente violado, alm da nomeao de um ou mais policiais militares que conduziro o processo, bem como o presidente dos trabalhos na hiptese de mais de um policial militar na comisso apuradora; a) citao, defesa inicial, instruo, defesa final e o relatrio; julgamento. * O policial militar ou a Comisso escolher livremente o secretrio para os trabalhos, observada a hierarquia, onde o prazo para a concluso do processo disciplinar sumrio ser de trinta dias, prorrogvel pela metade do perodo mediante ato da autoridade competente. * O policial militar ou a comisso apuradora dever iniciar seus trabalhos, no prazo mximo de trinta dias, contados da sua instaurao, s podendo ultrapassar o perodo de trinta dias, na hiptese de pedido motivado e despacho fundamentado da autoridade competente, desde que comprovada a existncia de circunstncia excepcional. II - O processo administrativo disciplinar destina-se a apurar responsabilidade do policial militar por infrao praticada no exerccio de suas funes ou relacionada com as atribuies do seu cargo, inclusive conduta irregular do mesmo, verificada em sua vida privada, que tenha repercusso nas atribuies do cargo ou no servio pblico. SOMENTE PODE SER APURADO POR UMA COMISSO DE POLICIAIS, DIFERENTEMENTE DOS DEMAIS QUE PODEM SER UM UM OU POR UMA COMISSO DE POLICIAS.

25

* O processo administrativo disciplinar somente ser precedido de sindicncia quando no houver elementos suficientes para a constatao da materialidade do fato ou identificao da autoria. * O processo administrativo disciplinar desenvolver-se- com as seguintes fases: instaurao, com a publicao da portaria do ato que constituir Comisso Processante responsvel pelo feito; lavratura do termo de acusao; citao, defesa inicial, instruo, defesa final e relatrio; julgamento. * A autoridade competente, mediante portaria, DESIGNAR A COMISSO, COMPOSTA POR TRS POLICIAIS MILITARES DE HIERARQUIA IGUAL OU SUPERIOR DO ACUSADO, determinar que esta lavre o termo de acusao, descrevendo detalhadamente os fatos imputados ao policial militar alm indicar o dispositivo legal supostamente violado e as penalidades a que o acusado estar sujeito, devendo este termo de acusao integrar o ato de citao, sendo pea indispensvel, sob pena de nulidade da citao. * O prazo para a concluso do processo disciplinar ser de sessenta dias, prorrogvel por igual perodo pela autoridade competente. * A Comisso dever iniciar seus trabalhos, no prazo de cinco dias, contados da data de sua instaurao, s podendo ultrapassar o perodo previsto nesta Lei para sua concluso na hiptese de pedido motivado pelo seu Presidente e despacho fundamentado da autoridade competente, desde que comprovada a existncia de circunstncia excepcional.

26

* A Comisso, ao emitir o seu relatrio final, indicar se a falta praticada torna o Praa ou o Oficial indigno para permanecer na Polcia Militar ou com a Instituio incompatvel. * O policial militar da reserva remunerada e o reformado podero ser tambm submetidos a Processo Disciplinar, podendo ser apenados com sanes compatveis com sua situao institucional. * Os membros da Comisso exercero suas atividades com independncia e imparcialidade, assegurado o sigilo necessrio elucidao do fato ou quando exigido pelo interesse publico, sob pena da responsabilidade.

29) RECOMPENSAS E DISPENSAS DO SERVIO(Vide Art. 208 e 209 do EPM). * As recompensas constituem reconhecimento dos bons servios prestados pelo policial militar. So elas: os prmios de Honra ao Mrito; as condecoraes por servios prestados; os elogios, louvores e referncias elogiosas individuais ou coletivos; as dispensas de servio. 30) DA REMUNERAO * A remunerao dos policiais militares devida em bases estabelecidas em legislao peculiar, compreendendo: na ativa:

27

a) soldo; b) gratificaes. Obs: Indenizaes. na inatividade, proventos : soldo ; gratificaes incorporveis. * So gratificaes do policial militar no servio ativo: pelo exerccio de cargo de provimento temporrio ( 30% do valor ou valor total menos o soldo); b) natalina ( 13 paga at o dia 20/12 ou a metade nas frias ou no aniversario do PM, desde que requeira 30 dias de antecedncia. Tem direito o PM da ativo e da inatividade); c) adicional por tempo de servio, sob a forma de anunio ( + de 5 anos 1% ); d) adicional por exerccio de atividades insalubres, perigosas ou penosas; e) adicional por servio extraordinrio (50% da hora normal de trabalho, incidindo sobre a remunerao at 2 horas ) ; f) adicional noturno ( entre 22 e 5 horas, + 50% do soldo. Se for extraordinrio incide na remunerao ); g) adicional de inatividade (de 30% = 35 anos; de 25% = 30 anos; de 5% menos que 30 anos. ); h) gratificao de atividade policial militar (compens-lo pelo exerccio de suas atividades e os riscos inerente s atribuies normais do posto ou graduao e o conceito e nvel de desempenho do policial militar. Escalonada em referncias de I a V ); i ) honorrios de ensino ( at 80 horas ). j) Gratificao por Condies Especiais de Trabalho CET; (includo pela Lei 11.356 de 06 de janeiro de 2009) k)Gratificao pelo Exerccio Funcional em Regime de Tempo Integral e Dedicao Exclusiva RTI (includo pela Lei 11.356 de 06 de janeiro de 2009)
a)

28

OBS: Art. 104 - Ao policial militar que tiver exercido, por dez anos contnuos ou no, cargo de provimento temporrio, assegurada estabilidade econmica, consistente no direito de continuar a perceber, no caso de exonerao ou dispensa, como vantagem pessoal, retribuio equivalente a 30% (trinta por cento) do valor do smbolo correspondente ao cargo de maior hierarquia que tenha exercido por mais de dois anos ou a diferena entre o maior valor e o vencimento do cargo de provimento permanente. 1 - O direito estabilidade econmica constitui-se com a exonerao ou dispensa do cargo de provimento temporrio, sendo o valor correspondente fixado neste momento. 2 - A vantagem pessoal por estabilidade econmica ser reajustada sempre que houver modificao no valor do smbolo em que foi fixada, observando-se as correlaes e transformaes estabelecidas em Lei. 3 - O policial militar beneficiado pela estabilidade econmica que vier a ocupar outro cargo de provimento temporrio dever optar, enquanto perdurar esta situao entre a vantagem pessoal j adquirida e o valor da gratificao pertinente ao exerccio do novo cargo. 4 - O policial militar beneficiado pela estabilidade econmica que vier a ocupar, por mais de dois anos, outro cargo de provimento temporrio, poder obter a modificao do valor da vantagem pessoal, passando esta a ser calculada com base no valor do smbolo correspondente ao novo cargo. 5 - o valor da estabilidade econmica no servir de base para clculo de qualquer outra parcela remuneratria.

29

Art. 104-A - No caso de POLICIAIS MILITARES TRANSFERIDOS, COMPULSORIAMENTE, PARA A RESERVA REMUNERADA EM RAZO DE DIPLOMAO PARA CARGO ELETIVO, previsto no art. 14, 8, II da Constituio Federal, o tempo de exerccio do cargo eletivo ser computado, ao final do exerccio e a partir de ento, para reviso dos respectivos proventos de reservistas, inclusive quanto ao adicional por tempo de contribuio. (includo pela Lei 11.356 de 06 de janeiro de 2009) 1 - O tempo de servio prestado no cargo eletivo ser contado para todos os efeitos legais, inclusive para integralizao do decnio aquisitivo do direito vantagem prevista no art. 104 da Lei n 7.990, de 27 de dezembro de 2001, cuja fixao do valor ser feita, no caso de permanncia neste cargo por mais de 02 (dois) anos, no smbolo correspondente ao cargo de provimento temporrio da Polcia Militar que mais se aproxime do valor percebido no cargo eletivo e o perodo decenal.(includo pela Lei 11.356 de 06 de janeiro de 2009) 2 - A eficcia das disposies deste artigo e seus pargrafos garantida queles que estiverem em exerccio de mandato eletivo a partir da publicao desta Lei e fica condicionada ao recolhimento, pelo interessado, durante o exerccio do cargo eletivo, de contribuio mensal para o FUNPREV, sobre a diferena entre o valor dos proventos de reservista percebidos e aquele dos vencimentos de que trata este artigo.(includo pela Lei 11.356 de 06 de janeiro de 2009) * So INDENIZAES devidas ao policial militar no servio ativo: ajuda de custo ( visa compensar as despesas de instalao do policial militar que, no interesse do servio, passar a ter exerccio em nova sede, com mudana de domiclio, ou que se
a)

30

deslocar a servio ou por motivo de curso, no pas ou para o exterior, no limite de 15 vezes o valor do menor soldo pago ); b) diria ( para atender despesas de alimentao e hospedagem ); c) transporte; d) transporte de bagagem; e) auxlio acidente; f) auxlio moradia; g) auxlio invalidez; h) auxlio fardamento. OUTROS BENFCIOS

1- O policial militar substituto perceber, a partir do dcimo dia consecutivo, a remunerao do cargo do substitudo, paga na proporo dos dias de efetiva substituio. 4- Por ocasio de sua passagem para a inatividade, o policial militar ter direito a tantas quotas de soldo quantos forem os anos de servio, computveis para a inatividade at o mximo de trinta anos. Obs: A remunerao e proventos NO esto sujeitos a penhora, seqestro ou arresto, exceto em casos previstos em Lei. Obs: O Policial Militar perder o direito a gratificao de atividade policial quando afastado do exerccio das funes inerentes ao seu posto ou graduao, salvo nas hipteses de frias, npcias, luto, instalao, trnsito, licena gestante, licena paternidade, licena para tratamento de sade, cumprimento de sentena penal condenatria NO transitada em julgado e licena prmio por assiduidade, esta ltima se a gratificao vier sendo percebida h mais de 06 (seis) meses. (includo pela Lei n 11.920, de 29 de junho de 2010)

31

Obs: A Gratificao de Atividade Policial Militar incorpora-se aos proventos de inatividade quando percebida por 05 (cinco) anos consecutivos ou 10 (dez) interpolados, sendo fixada na Referncia de maior valor percebida por, pelo menos, 12 (doze) meses contnuos, ou a mdia destes, sendo assegurada a melhor opo de maior vantagem que se apresente ao Policial Militar. (alterado pela Lei n 11.920, de 29 de junho de 2010) Obs: Fica assegurada aos atuais policiais militares a incorporao, aos proventos de inatividade, da gratificao de atividade policial militar, qualquer que seja o seu tempo de percepo. Obs: Na hiptese de nomeao para exerccio de cargo de provimento temporrio, o pagamento da gratificao somente ser mantido se o cargo em que esta se efetivar for estabelecido em Lei, como sendo policial militar ou de natureza policial militar e na hiptese de substituio de cargo de provimento temporrio o policial militar perceber, durante tal perodo, a gratificao do substitudo. Obs: - Na reforma por incapacidade definitiva decorrente da hiptese prevista no inciso I do art. 179 desta Lei, a gratificao de atividade policial militar ser incorporada aos proventos de inatividade, independentemente do tempo de percepo, na referncia de maior valor percebida. (includo pela Lei n 11.920, de 29 de junho de 2010) Art. 110-A - A GRATIFICAO PELO EXERCCIO FUNCIONAL EM REGIME DE TEMPO INTEGRAL E DEDICAO EXCLUSIVA - RTI poder ser concedida aos policiais militares com o objetivo de remunerar o aumento da produtividade de unidades operacionais e administrativas ou de seus setores ou a realizao de trabalhos especializados, nos

32

percentuais mnimo de 50%, percentual este Conselho de Polticas de Recursos Humanos COPE

fixado

pelo

Art. 110-B - A GRATIFICAO POR CONDIES ESPECIAIS DE TRABALHO - CET somente poder ser concedida no limite mximo de 125% (cento e vinte e cinco por cento) na forma que for fixada em regulamento, com vistas a: (includo pela Lei 11.356 de 06 de janeiro de 2009) I - compensar o trabalho extraordinrio, no eventual, prestado antes ou depois do horrio normal; (includo pela Lei 11.356 de 06 de janeiro de 2009) II - remunerar o exerccio de atribuies que exijam habilitao especfica ou demorados estudos e criteriosos trabalhos tcnicos; (includo pela Lei 11.356 de 06 de janeiro de 2009) III - fixar o servidor em determinadas regies. (includo pela Lei 11.356 de 06 de janeiro de 2009) Pargrafo nico - O Conselho de Polticas de Recursos Humanos COPE expedir resoluo fixando os percentuais da Gratificao por Condies Especiais de Trabalho - CET. (includo pela Lei 11.356 de 06 de janeiro de 2009) Art. 110-C - A Gratificao por Condies Especiais de Trabalho CET e a Gratificao pelo Exerccio Funcional em Regime de Tempo Integral e Dedicao Exclusiva - RTI incidiro sobre o soldo recebido pelo beneficirio e no serviro de base para clculo de qualquer outra vantagem, salvo as relativas remunerao de frias, abono pecunirio e gratificao natalina. (includo pela Lei 11.356 de 06 de janeiro de 2009)

33

Pargrafo nico - Quando se tratar de ocupante de cargo ou funo de provimento temporrio, a base de clculo ser o valor do vencimento do cargo ou funo, salvo se o militar optar expressamente pelo soldo do posto ou graduao. (includo pela Lei 11.356 de 06 de janeiro de 2009) Art. 110-D - Incluem-se na fixao dos proventos integrais ou proporcionais as Gratificaes por Condies Especiais de Trabalho CET e pelo Exerccio Funcional em Regime de Tempo Integral e Dedicao Exclusiva - RTI percebidas por 5 (cinco) anos consecutivos ou 10 (dez) interpolados, calculados pela mdia percentual dos ltimos 12 (doze) meses imediatamente anteriores ao ms civil em que for protocolado o pedido de inativao ou quele em que for adquirido o direito inatividade. (includo pela Lei 11.356 de 06 de janeiro de 2009) 1 - Na incorporao aos proventos de inatividade dos policiais militares somam-se indistintamente os perodos de percepo da Gratificao pelo Exerccio Funcional em Regime de Tempo Integral e Dedicao Exclusiva - RTI e a Gratificao por Condies Especiais de Trabalho - CET. (includo pela Lei 11.356 de 06 de janeiro de 2009) 2 - Na reforma por incapacidade definitiva, as gratificaes incorporveis integraro os proventos de inatividade independentemente do tempo de percepo. (includo pela Lei 11.356 de 06 de janeiro de 2009) OBS: Fica assegurada aos policiais militares a contagem de tempo de percepo das vantagens recebidas a Ttulo de gratificaes por Condies Especiais de Trabalho e pelo Regime de Tempo Integral e Dedicao Exclusiva, no perodo anterior a 1 de janeiro de 2009. (includo pela Lei 11.356 de 06 de janeiro de 2009)

34

Art. 121-A Aos policiais militares que exeram atribuio de motorista e motociclista de viatura fica concedida iseno de pagamento das taxas devidas ao Departamento Estadual de Trnsito para renovao e mudana na categoria da Carteira Nacional de Habilitao. (includo pela Lei n 11.920, de 29 de junho de 2010) 30) DAS PROMOES E INTERTICIOS Art. 126 - As promoes sero efetuadas pelos critrios de: I. antiguidade; II. merecimento; III. bravura; IV. post mortem; V. ressarcimento de preterio. 1 - Promoo por antiguidade a que se baseia na precedncia hierrquica de um oficial PM sobre os demais de igual posto, dentro de um mesmo Quadro, decorrente do tempo de servio. 2 - Promoo por merecimento a que se baseia no conjunto de atributos e qualidades que distinguem e realam o valor do policial militar entre seus pares, avaliados no decurso da carreira e no desempenho de cargos e comisses exercidos, em particular no posto que ocupa. 3 - A promoo por bravura a que corresponde ao reconhecimento, pela Instituio, da prtica, pelo policial militar, de ato ou atos no comuns de coragem e audcia, em razo do servio que, ultrapassando os limites normais do cumprimento do dever, representem feitos indispensveis ou teis s operaes policiais militares, pelos resultados alcanados ou pelo exemplo positivo deles emanados, observando-se o seguinte:

35

a) ato de bravura, considerado altamente meritrio, apurado em sindicncia procedida por um Conselho Especial para este fim designado pelo Comandante Geral; b) na promoo por bravura no se aplicam as exigncias estipuladas para promoo por outro critrio previsto nesta Lei; c) ser concedida ao oficial promovido por bravura, quando for o caso, a oportunidade de satisfazer as condies de acesso ao posto ou graduao a que foi promovido, de acordo com o regulamento desta Lei. 4 - A promoo post mortem a que visa expressar o reconhecimento do Estado ao policial militar falecido no cumprimento do dever, ou em conseqncia deste, em situao em que haja ao para a preservao da ordem pblica, ou em conseqncia de ferimento, quando no exerccio da sua atividade ou em razo de acidente em servio, doena, molstia ou enfermidades contradas no cumprimento do dever ou que neste tenham tido sua origem. a) os casos de morte por ferimento, doena, molstia ou enfermidades referidos neste artigo, sero comprovados por atestado de origem ou inqurito sanitrio de origem, quando no houver outro procedimento apuratrio, sendo utilizados como meios subsidirios para esclarecer a situao os termos relativos ao acidente, baixa ao hospital, bem como as papeletas de tratamento nas enfermarias e hospitais e os respectivos registros de baixa; b) no caso de falecimento do policial militar, a promoo por bravura exclui a promoo post mortem que resulte das conseqncias do ato de bravura. ART. 127 - AS PROMOES SO EFETUADAS:

36

I. para as vagas de Coronel PM, somente pelo critrio de merecimento; II. para as vagas de Tenente Coronel PM, Major PM, Capito PM, 1 Tenente PM, e 1 Sargento PM, pelos critrios de antiguidade e merecimento, de acordo com a seguinte proporcionalidade em relao ao nmero de vagas; III. para o posto de Tenente Coronel uma por antiguidade e quatro por merecimento; IV. para o posto de Major PM uma por antiguidade e duas por merecimento; V. para o posto de Capito PM uma por antiguidade e uma por merecimento; VI. para o posto de 1 Tenente PM somente pelo critrio de antiguidade; VII. PARA A GRADUAO DE SUBTENENTE PM UMA POR ANTIGUIDADE E TRS POR MERECIMENTO; (ALTERADO PELA LEI 11.356 DE 06 DE JANEIRO DE 2009) VIII. PARA A GRADUAO DE 1 SARGENTO PM UMA POR ANTIGUIDADE E DUAS POR MERECIMENTO; (INCLUDO

37

PELA LEI 11.356 DE 06 DE JANEIRO DE 2009) IX. PARA A GRADUAO DE CABO PM SOMENTE PELO CRITRIO DE ANTIGUIDADE. (ALTERADO PELA LEI N 11.920, DE 29 DE JUNHO DE 2010) X.para a graduao de Soldado 1 Cl PM somente pelo critrio de antiguidade. (includo pela Lei 11.356 de 06 de janeiro de 2009)
1 - Quando o policial militar concorrer promoo por ambos os critrios, o preenchimento da vaga de antiguidade poder ser feito pelo critrio de merecimento, sem prejuzo do cmputo das futuras quotas de merecimento. (includo pela Lei 11.356 de 06 de janeiro de 2009) Art. 127-A - Para ser promovido graduao de Cabo indispensvel que o Soldado de 1 Classe esteja includo na Lista de Acesso por Antiguidade, tenha bom comportamento e que sejam observados os demais requisitos legais. (includo pela Lei n 11.920, de 29 de junho de 2010)

2 - INTERSTCIO, para fins de ingresso em Lista de Pr-qualificao, o tempo mnimo de permanncia em cada posto ou

38

graduao: (alterado pela Lei 11.356 de 06 de janeiro de 2009) a) no posto de Tenente-Coronel PM TRINTA MESES; b) no posto de Major PM TRINTA E SEIS MESES; c) no posto de Capito PM QUARENTA E OITO MESES; d) no posto de 1 Tenente PM QUARENTA E OITO MESES; e) na graduao de Aspirante-a-Oficial PM DOZE MESES; f) na graduao de 1 Sargento PM OITENTA E QUATRO MESES; g) na graduao de Cabo PM NOVENTA E SEIS MESES; h) na graduao de Soldado 1 Cl PM CENTO E VINTE MESES
OBS: OS OCUPANTES DAS GRADUAES DE CABO E SOLDADO, INGRESSOS NA CORPORAO AT A DATA DE VIGNCIA DESTA LEI, SER FACULTADO O DIREITO DE CONCORREREM DIRETAMENTE PROMOO PELO CRITRIO DE MERECIMENTO PARA A GRADUAO DE 1

39

SARGENTO, DESDE QUE RESPEITADOS REQUISITOS LEGAIS.

OS

1 - PARA FINS DO DISPOSTO NO CAPUT DESTE ARTIGO, OS OCUPANTES DAS GRADUAES DE CABO E SOLDADO FICAM DISPENSADOS DO CUMPRIMENTO DO INTERSTCIO Art. 128 - LISTAS DE ACESSO promoo so relaes de Oficiais e Praas dos diferentes Quadros, organizadas por postos e graduaes, objetivando o enquadramento dos concorrentes sob os pontos de vista da Pr-qualificao para a Promoo (Lista de Pr-qualificao - LPQ), do critrio de Antiguidade (Lista de Acesso por Antiguidade - LAA) , do critrio de Merecimento (Lista de Acesso por Merecimento - LAM) e dos concorrentes finais elevao (Lista de Acesso Preferencial - LAP). 1 - A LISTA DE PR-QUALIFICAO (LPQ) a relao dos Oficiais e Praas concorrentes que satisfazem s condies de acesso e esto compreendidos nos limites quantitativos de antiguidade, fixados no Regulamento de Promoes. 2 - A LISTA DE ACESSO POR ANTIGUIDADE (LAA) a relao dos Oficiais e Praas pr-qualificados, concorrentes ao acesso por esse critrio, dispostos em ordem decrescente de antiguidade. 3 - A LISTA DE ACESSO POR MERECIMENTO (LAM) a relao dos Oficiais e Praas pr-qualificados e habilitados ao acesso, por pontuao igual ou superior mdia do total de pontos dos concorrentes em face da apreciao do seu desempenho profissional, mrito e qualidades exigidas para a promoo.

40

4 - A LISTA DE ACESSO PREFERENCIAL (LAP) o elenco de Oficiais e Praas pr-qualificados e habilitados segundo o nmero e espcie de vagas existentes sob cada critrio. Art. 129 - As Listas de Acesso sero organizadas na data e na forma da regulamentao da presente Lei. 1 - Os PARMETROS PARA A AVALIAO DO DESEMPENHO UTILIZADOS PARA A COMPOSIO DAS LISTAS devem considerar, alm dos requisitos compatveis com as caractersticas profissiogrficas do posto e graduao visados: a) a eficincia revelada no desempenho de cargos e comisses; b) a potencialidade para o desempenho de cargos mais elevados; c) a capacidade de liderana, iniciativa e presteza nas decises; d) os resultados obtidos em cursos de interesse da Instituio; e) realce do oficial entre seus pares; f) a conduta moral e social; g) satisfatrio condicionamento fsico, apurado em teste de aptido fsica. 2 - O mrito e as qualidades consideradas para fins de pontuao so aferidos a partir dos itens constantes de fichas de informaes, elaboradas e tabuladas pelas Subcomisses de Avaliao de Desempenho. ART. 130 - O OFICIAL E O PRAA NO PODER CONSTAR DA LISTA DE PR-QUALIFICAO, QUANDO: I. NO SATISFIZER AOS REQUISITOS DE: a) interstcio; b) aptido fsica; ou

41

c) as peculiaridades inerentes a cada posto ou graduao dos diferentes quadros. II. for considerado no habilitado para o acesso, em carter provisrio, a juzo da Subcomisso de Avaliao de Desempenho (SAD), por incapacidade de atendimento aos requisitos de: a) desempenho profissional; b) conceito moral. III. encontrar-se preso por motivao processual penal ou penal; IV. for denunciado ou pronunciado em processo crime, enquanto a sentena final no transitar em julgado; V. estiver submetido a processo administrativo disciplinar; VI. estiver preso preventivamente, em virtude de inqurito policial militar ou instruo penal de quaisquer jurisdies; VII. encontrar-se no cumprimento de sentena penal transitada em julgado por crime de jurisdio penal militar ou comum, enquanto durar o cumprimento da pena, devendo, no caso de suspenso condicional, ser computado o tempo acrescido pena original; VIII. estiver licenciado para tratar de interesse particular; IX. for condenado pena de suspenso do exerccio do posto ou graduao, cargo ou funo prevista no Cdigo Penal Militar ou em legislao penal ou extra-penal extravagante, durante o prazo de suspenso; X. for considerado desaparecido; XI. for considerado extraviado; XII. for considerado desertor; XIII. estiver em dbito para com a Fazenda Estadual, por alcance; XIV. estiver cumprindo pena acessria de interdio para o exerccio de funo pelo dobro do prazo da pena aplicada por condenao por crime de tortura;

42

XV. estiver cumprindo sano administrativa de suspenso do cargo, funo ou posto ou graduao, ou pena de impedimento de exerccio de funes no municpio da culpa, por condenao em processo por abuso de autoridade.

31) DAS FRIAS - O policial militar far jus, anualmente, a trinta dias consecutivos de frias, que, no caso de necessidade do servio, podem ser acumuladas, at o mximo de dois perodos, onde, para cada perodo, o PM ter um acrscimo de 1/3 da remunerao correspondente ao perodo de gozo. - Para o primeiro perodo aquisitivo sero exigidos doze meses de exerccio; para os demais, o direito ser reconhecido aps cada perodo de doze meses de efetivo servio, podendo ser gozadas dentro do exerccio a que se refere, segundo previso constante de Plano de Frias, de responsabilidade da Unidade em que serve. - Sero responsabilizados os Comandantes, Diretores, Coordenadores e Chefes que prejudicarem, injustificadamente, a concesso regular das frias. - A concesso de frias no ser prejudicada pelo gozo anterior de licena para tratamento de sade, licena prmio por assiduidade, nem por punio anterior, decorrente de transgresso disciplinar, pelo estado de guerra, de emergncia ou de stio ou para que sejam cumpridos atos de servio, bem como no anula o direito quelas licenas.

AS FRIAS SO PODEM SER SUSPENSAS SOMENTE EM CASOS DE interesse da


-

43

segurana nacional, de grave perturbao da ordem, de calamidade pblica, comoo interna, transferncia para a inatividade ou como medida administrativa de cunho disciplinar, seja por afastamento preventivo ou para cumprimento de punio decorrente de transgresso disciplinar de natureza grave e em caso de internamento hospitalar, ter o policial militar interrompido ou deixar de gozar na poca prevista o perodo de frias a que tiver direito, registrando-se o fato nos seus assentamentos. Na impossibilidade de gozo de frias no momento oportuno pelos motivos previstos no pargrafo anterior, ressalvados os casos de cumprimento de punio decorrente de transgresso disciplinar de natureza grave, o perodo de frias no usufrudo ser indenizado pelo Estado.
- facultado ao policial militar converter 1/3 (um tero) do perodo de frias a que tiver direito em abono pecunirio, desde que o requeira com antecedncia mnima de sessenta dias. 32) DOS AFASTAMENTOS TEMPORRIOS DO SERVIO - Sem prejuzo da remunerao, o PM ter direito aos seguintes perodos de afastamento total do servio: npcias: oito dias ( casamento );

44

luto: oito dias ( por falecimento do esposo(a), padastro ou madastra, filhos, enteados, menor sob a guarda e irmo );; instalao: at dez dias; trnsito: at trinta dias; amamentao ( ate 6 meses, com 2 descansos de 30 minutos na jornada de trabalho ); doao de sangue: um dia, por semestre. - Preservado o interesse do servio e carga horria a que est obrigado o policial militar, PODER ser concedido horrio especial ao POLICIAL MILITAR ESTUDANTE, quando comprovada a incompatibilidade do horrio escolar com o da Unidade, sem prejuzo do exerccio do cargo e respeitada a durao semanal do trabalho, condicionada compensao de horrios.

33) DAS LICENAS - So autorizaes para afastamento total do servio, em carter temporrio, concedidas ao PM, na forma da legislao, PODENDO SER INTERROMPIDAS. em caso de mobilizao e estado de guerra; em caso de decretao de estado de defesa ou estado de stio; para cumprimento de sentena que importe em restrio da liberdade individual; para cumprimento de punio disciplinar, conforme regulado pelo Comando Geral; em caso de denncia ou de pronncia em processo criminal ou indiciamento em inqurito policial militar, a juzo da autoridade que efetivou a denncia ou a indiciao.

45

- O PM tem direito as seguintes licenas :


I.

prmio por assiduidade ( a cada 5 anos sem punio de deteno adquire 3 meses, podendo ser computada em dobro para fins de reserva se o PM no gozar na ativa ). Esse direito ser adquirido a cada 5 anos de efetivo servio, DESDE QUE O PM DURANTE ESSE PERIODO NO SEJA PUNIDO COM A PUNIO DE DETENO. A punio de advertncia no interrompe esse direito. Assim podemos afirmar que: NO SE CONCEDER LICENA PRMIO POR ASSIDUIDADE A POLICIAL MILITAR QUE NO PERODO AQUISITIVO: a) sofrer sano disciplinar de deteno; b) afastar-se do cargo em virtude de: 1. licena para tratamento de sade de pessoa da famlia; 2. licena para tratar de interesse particular; 3. condenao a pena privativa de liberdade, por sentena definitiva; 4. autorizao para acompanhar cnjuge ou companheiro. para tratar de interesse particular ( + de 10 anos de efetivo servio pelo prazo de at 3 anos, sem remunerao e com prejuzo do cmputo do tempo de efetivo servio. No sendo concedida nova licena antes de 2 anos do fim da anterior ); III. para tratamento de sade de pessoa da famlia ( o afastamento total do servio no mximo de 24 meses que poder ser concedido ao policial militar, mediante prvia comprovao do estado de sade do familiar adoentado por meio de junta mdica oficial, com prejuzo do tempo de servio e com remunerao integral at 3 meses, com 2/3 de 3 a 6 meses e 1/3 de 6 a 12 meses ).
II.

46

CONSIDERA-SE PESSOA DA FAMILIA: a) o cnjuge ou companheiro(a); b) os pais, o padastro ou madrasta; c) os filhos, enteados, d) menor sob guarda ou tutela; e) os avs; f) os irmos menores ou incapazes. para tratamento da prpria sade ( o afastamento total do servio at o 2 anos, a pedido ou compulsoriamente, com base em percia realizada por junta mdica oficial, sem prejuzo do cmputo do tempo de servio e da remunerao a que fizer jus. Se ficar dispensado por + de 12 meses, ser agregado e se assim permanecer por + de 1 ano ser reformado );
IV.

Obs: A modalidade de licena compulsria para tratamento de sade ser aplicada quando restar verificado que o policial militar portador de uma das molstias graves enumeradas no Estatuto, cujo estado, a juzo clnico, se tornou incompatvel com o exerccio das funes do cargo ou arriscado para as pessoas que o cercam, tais como: - tuberculose ativa; hansenase; alienao mental; neoplasia maligna; cegueira posterior ao ingresso no servio pblico; paralisia irreversvel e incapacitante; cardiopatia grave; doena de Parkinson; espondiloartrose anquilosante; nefropatia grave; estado avanado da doena de Paget (osteite deformante); AIDS; esclerose mltipla; contaminao por radiao; outras que a Lei indicar, com base na medicina especializada. Obs: Licena por motivo de acidente o afastamento com remunerao integral e sem prejuzo do cmputo do tempo de servio

47

a que faz jus o policial militar acidentado em servio ou em decorrncia deste que for vitimado em ocorrncia policial militar de que participou ou em que foi envolvido, estando ou no escalado, oficialmente, de servio.

- EQUIPARA-SE A ACIDENTE EM SERVIO, PARA EFEITOS DESTA LEI: o fato ligado ao servio, dele decorrente ou em cuja etiologia, de qualquer modo se identifique relao com o cargo, a funo ou a misso do servio policial militar, que, mesmo no tendo sido a causa exclusiva do acidente, haja contribudo diretamente para a provocao de leso corporal, reduo ou perda da sua capacidade para o servio ou produzido quadro clnico que exija repouso e ateno mdica na sua recuperao; o dano sofrido pelo policial militar no local e no horrio do servio, dele decorrente ou em cuja etiologia, de qualquer modo, exista relao de causa e efeito com o servio, em conseqncia de: 1. ato de agresso ou sabotagem praticado por terceiro; 2. ofensa fsica intencional, inclusive de terceiro, por motivo de disputa relacionada com o servio e no constitua falta disciplinar do policial militar beneficirio; 3. ato de imprudncia, negligncia ou impercia de terceiro; 4. desabamentos, inundaes, incndios e outros sinistros; 5. casos fortuitos ou decorrentes de fora maior. a doena proveniente de contaminao acidental do policial militar no exerccio de sua atividade por substncia txica e/ou ionizante ou radioativa; o dano sofrido em deslocamento ou viagem para o servio ou a servio da polcia militar, independentemente do meio de locomoo utilizado, inclusive veculo de propriedade do policial militar.

48

34) DAS PRERROGATIVAS - So constitudas pelas honras, dignidades e distines devidas aos graus hierrquicos e aos cargos, tais como: a) honras, tratamento e sinais de respeito que lhes sejam assegurados em Leis e regulamentos; b) cumprimento das penas disciplinares de priso ou deteno somente em organizao policial militar cujo Comandante, Coordenador, Chefe ou Diretor tenha precedncia hierrquica sobre o preso ou detido; c) julgamento em foro especial, nos crimes militares; d) o porte de arma devidamente registrada, SALVO PARA AQUELES CONTRA INDICADOS PSICOLOGICAMENTE E QUE ESTEJAM ABAIXO DO BOM COMPORTAMENTO. O porte de arma inerente ao policial militar, sendo impostas restries ao seu uso apenas aos que revelarem conduta contraindicada ou inaptido psicolgica para essa prerrogativa. s policiais militares somente podero portar arma de fogo, desde que legalmente registrada no seu nome ou pertencente Instituio, nos limites do Territrio Federal, na forma da legislao especfica. Obs: a cdula de Identidade Funcional da Polcia Militar , para todos os efeitos legais, documento comprobatrio do porte de arma. Havendo contra-indicao para o porte de arma, em conformidade com o caput deste artigo, o CMD da corporao adotar medidas para substituir a cdula de Identidade Funcional por outra que conste a restrio. (includo pela Lei n 11.920, de 29 de junho de 2010)

49

e) O policial militar da ativa no exerccio de funes policiais militares dispensado do servio do jri na Justia Comum e do servio na Justia Eleitoral, na forma da legislao competente.

35) DO SERVIO POLICIAL MILITAR - O servio policial militar consiste no desempenho das funes inerentes ao cargo policial militar e no exerccio das atividades inerentes misso institucional da Polcia Militar, compreendendo todos os encargos previstos na legislao peculiar e especfica relacionados com a preservao da ordem pblica no Estado, com jornada de 30 ou 40 horas semanais, de acordo com a necessidade do servio. - O ingresso na carreira de Oficial PM no Quadro Auxiliar de Segurana privativo de policial militar, dar-se-, mediante curso de formao realizado na prpria Instituio, na forma estabelecida neste artigo. - O ingresso na carreira de Praa da Polcia Militar ocorrer na graduao de soldado PM 1 classe, mediante curso de formao realizado na prpria Instituio, observadas as exigncias previstas nesta Lei e no respectivo edital convocatrio do concurso. A graduao de 1 Sargento, privativa de policial militar de carreira. 36) DO CARGO E FUNO POLICIAL MILITAR - Cargo policial militar o conjunto de atribuies, deveres e responsabilidades cometidos a um policial militar em servio ativo, com as caractersticas essenciais de criao por Lei, denominao prpria, nmero certo e pagamento pelos cofres pblicos, em carter

50

permanente ou Organizao.

temporrio, conforme

QO

Quadro

de

- Funo policial militar o exerccio das atribuies inerentes ao cargo policial militar. A competncia para a nomeao dos ocupantes dos cargos de provimento temporrio da estrutura da Polcia Militar, smbolo DAS-1 a DAI-4, do Governador do Estado, competindo ao Comandante Geral prover os demais. 37) DA VACANCIA DO CARGO POLICIAL MILITAR Art. 168 - A vacncia do cargo policial militar decorrer de: I. exonerao; II. demisso; III. inatividade; IV. falecimento; V. extravio; VI. desero. 38) DOS MOTIVOS DE EXCLUSO DO SERVIO ATIVO Art. 173 - A excluso do servio ativo e o conseqente desligamento da organizao a que estiver vinculado o policial militar, decorrem dos seguintes motivos: I. transferncia para a reserva remunerada; II. reforma; III. demisso; IV. perda do posto, da patente e da graduao; V. exonerao;

51

VI. desero; VII. falecimento; VIII. extravio. Art. 174 - O policial militar da ativa, enquadrado em um dos incisos I, II e V do artigo anterior, ou tendo requerido exonerao a pedido, continuar no exerccio de suas funes at ser desligado da organizao policial militar em que serve. 1 - O desligamento do policial militar da organizao em que serve dever ser feito aps a publicao em Dirio Oficial, ou boletim de sua organizao policial militar, do ato oficial correspondente e no poder exceder a 45 (quarenta e cinco) dias da data desse ato. 2 - Ultrapassado o prazo a que se refere o pargrafo anterior, o policial militar ser considerado desligado da organizao a que estiver vinculado, deixando de contar tempo de servio, para fins de transferncia para a inatividade. 39) - DA PASSAGEM PARA A RESERVA REMUNERADA Art. 175 - A passagem do policial militar situao de inatividade, mediante transferncia para a reserva remunerada, se efetua: I. a pedido; II. ex officio. Pargrafo nico - A transferncia para a reserva remunerada pode ser suspensa na vigncia do estado de stio, estado de defesa ou em caso de mobilizao, calamidade pblica ou perturbao da ordem pblica.

52

Art. 176 - A transferncia para a reserva remunerada, A PEDIDO, ser concedida mediante requerimento escrito, ao policial militar que contar, NO MNIMO, 30 ANOS DE SERVIO.

No caso de o policial militar haver realizado qualquer curso ou estgio de durao SUPERIOR A 6 MESES, por conta do Estado, em outra Unidade da Federao ou no exterior, sem que hajam decorridos 3 ANOS de seu trmino, dever informar no seu pedido tal fato, para que seja calculada a INDENIZAO de todas as despesas correspondentes realizao do referido curso ou estgio.
1 2 - A falta de pagamento da indenizao das despesas referidas no pargrafo anterior determinar a inscrio na dvida ativa do dbito. 3 - No ser concedida transferncia para a reserva remunerada, A PEDIDO, ao policial militar que: a) estiver RESPONDENDO a processo criminal, processo civil por abuso de autoridade ou processo administrativo; b) estiver cumprindo pena de qualquer natureza.

53

Art. 177 - A transferncia para a reserva remunerada, ex officio, (OU SEJA, OBRIGATORIAMENTE), verificar-se- sempre que o policial militar incidir em um dos seguintes casos: I. atingir a idade-limite de 60 anos para Oficiais e Praas; II. terem os oficiais ultrapassado 06 (seis) anos de permanncia no ltimo posto ou 09 (nove) anos de permanncia no penltimo posto, previstos na hierarquia do seu Quadro, desde que, tambm, contem 30 (trinta) ou mais anos de servio; III. ser diplomado em cargo eletivo, na forma do inciso II, do 1 do art. 48, da Constituio Estadual; IV. for o oficial considerado no habilitado para o acesso em carter definitivo, no momento em que vier a ser objeto de apreciao para o ingresso em Lista de Acesso; V. tomar posse em cargo ou emprego publico civil permanente; ( AQUI O ESTATUTO FERE O ARTIGO 37 DA CONSTITUO QUANDO NO PERMITE ACUMULAR COM CARGO DE PROFESSOR, MAS SE ALIA AO QUANTO PREV O ARTIGO 142 DA MESMA CONSTITUO ) VI. permanecer afastado para exerccio de cargo, emprego ou funo publica civil ou temporria no eletiva, ainda que da administrao direta por mais de dois anos, contnuos ou no. VII. for o Oficial alcanado pela quota compulsria e conte com 30 (trinta) anos de efetivo servio. (includo pela Lei 11.356 de 06 de janeiro de 2009) EXECO RESERVA: A REGRA DA OBRIGATORIEDADE DA

1 - A transferncia para a reserva remunerada NO SE PROCESSAR quando o policial militar for enquadrado nos incisos I, a, e II deste artigo, encontrar-se exercendo CARGO DE SECRETRIO DE ESTADO OU EQUIVALENTE, SUBSECRETARIO, CHEFE DE GABINETE DE SECRETARIA

54

DE ESTADO OU OUTRO CARGO EM COMISSO DE HIERARQUIA IGUAL AOS J MENCIONADOS, ENQUANTO DURAR A INVESTIDURA. 3 - Os oficiais do ltimo e penltimo posto, referidos no inciso II deste artigo, que estiverem na ativa quando da entrada em vigor desta Lei, somente sero transferidos para a reserva remunerada, ex-officio, se ultrapassarem 08 (oito) e 12 (doze) anos de permanncia no posto, respectivamente, desde que, tambm, contem 30 (trinta) ou mais anos de servio. (includo pela Lei 11.356 de 06 de janeiro de 2009) Art. 177-A - Com o fim de manter a renovao, o equilbrio e a regularidade de acesso ao posto superior dos Quadros de Oficiais definidos na Lei de Organizao Bsica, haver anualmente um nmero de vagas promoo, nas propores a seguir indicadas: (includo pela Lei 11.356 de 06 de janeiro de 2009) I - QOPM, QOBM e QOSPM: (includo pela Lei 11.356 de 06 de janeiro de 2009) a) Coronel 1/12 do efetivo fixado em lei; b) Tenente Coronel 1/12 do efetivo fixado em lei. II - QCOPM (includo pela Lei 11.356 de 06 de janeiro de 2009) a) Tenente Coronel 1/12 do efetivo fixado em lei. III - QOAPM e QOABM (includo pela Lei 11.356 de 06 de janeiro de 2009) a) Capito 1/8 do efetivo fixado em lei. 4 - OS CRITRIOS E REQUISITOS PARA A APLICAO DA QUOTA COMPULSRIA SERO ESTABELECIDOS EM REGULAMENTO. (includo pela Lei 11.356 de 06 de janeiro de 2009) 40) DA REFORMA

55

Art. 178 - A reforma dar-se- ex officio e ser aplicada ao policial militar que: I. atingir as seguintes idades-limite para permanncia na reserva remunerada: a) se oficial superior, 64 anos; b) se oficial intermedirio ou subalterno, 60 anos; 1. se praa, 56 anos. II. for julgado incapaz definitivamente para o servio ativo da Polcia Militar; III. estiver agregado por mais de um ano, por ter sido julgado incapaz temporariamente, mediante homologao de Junta de Sade ou Junta Mdica credenciada; IV. for condenado pena de reforma, prevista no Cdigo Penal Militar, por sentena passada em julgado, por deciso da Justia Estadual em conseqncia do Conselho da Justificao para os Praas e Oficiais. Pargrafo nico - O POLICIAL MILITAR REFORMADO S READQUIRIR A SITUAO POLICIAL MILITAR ANTERIOR: a) se Oficial, na hiptese do inciso I, letra c, do caput deste artigo, por outra sentena da justia Militar ou do Tribunal de Justia do Estado e nas condies nela estabelecidas; b) se a reforma decorrer de subsuno hiptese do inciso I, letra a, do caput deste artigo, em se tratando de molstia curvel responsvel por afastamento durante perodo INFERIOR A DOIS ANOS, houver recuperado a sade, segundo laudo de junta de inspeo.

56

Art. 179 - A incapacidade definitiva pode sobrevir em conseqncia de: I. ferimento recebido em operaes policiais militares ou na manuteno da ordem pblica ou enfermidade contrada nessa situao ou que tenha nela sua causa eficiente; II. acidente em servio ou em decorrncia do servio; III. qualquer doena, molstia ou enfermidade adquirida, com relao de causa e efeito s condies inerentes ao servio; IV. qualquer das doenas constantes do 10, do art. 149 deste Estatuto; V. acidente ou doena, molstia ou enfermidade sem relao de causa e efeito com o servio. 1 - Os casos de que tratam os incisos I, II e III deste artigo sero comprovados por ATESTADO DE ORIGEM OU INQURITO SANITRIO DE ORIGEM, sendo os termos do acidente, baixa a hospital, papeletas de tratamento nas enfermarias e hospitais e os registros de baixa utilizados como meios subsidirios para esclarecer a situao. Art. 180 - O policial militar da ativa, julgado incapaz definitivamente por um dos motivos constantes dos incisos I, II, III e IV do artigo anterior, ser reformado com qualquer tempo de servio. Art. 181 - O policial militar da ativa, julgado incapaz definitivamente por um dos motivos constantes do inciso I, do art. 179, desta Lei, SER REFORMADO COM A REMUNERAO INTEGRAL. 1 - Aplica-se o disposto neste artigo aos casos previstos nos incisos II, III e IV, do art. 179, desta Lei, quando, verificada a

57

incapacidade definitiva, for o policial militar considerado invlido, impossibilitado total e permanentemente PARA QUALQUER TRABALHO. Art. 182 - O policial militar da ativa, julgado incapaz definitivamente por um dos motivos constantes do inciso V, do art. 179, desta Lei, ser reformado com REMUNERAO PROPORCIONAL AO TEMPO DE SERVIO. Art. 183 - O policial militar reformado por incapacidade definitiva que for julgado apto em inspeo pela Junta de Sade ou Junta Mdica credenciada, em grau de recurso ou reviso, poder retornar ao servio ativo ou ser transferido para a reserva. 1 - O retorno ao servio ativo ocorrer se o tempo decorrido na situao de reformado NO ULTRAPASSAR DOIS ANOS devendo ser procedido na forma do disposto no 1, do artigo 27, desta Lei. 2 - A transferncia para a reserva remunerada, observado o limite de idade para a permanncia nessa situao, ocorrer se o tempo transcorrido como reformado ultrapassar de dois anos. Art. 184 - O policial militar reformado por alienao mental, enquanto no ocorrer a designao judicial de curador, ter sua remunerao paga aos seus beneficirios ou responsveis, desde que o tenham sob sua guarda e responsabilidade e lhe dispensem tratamento humano e condigno, at sessenta dias aps o ato de reforma. 41) - DA EXONERAO ( SIGNIFICA DIZER QUE O PM NO FAZ MAIS PARTE DA PM )

58

Art. 185 - A exonerao de policiais militares e conseqente extino do vnculo funcional e o desligamento da Instituio se efetuar: I. a pedido; II. ex officio. OBS: A exonerao a pedido no implicar indenizao aos cofres pblicos pela preparao e formao profissionais, quando contar o policial militar com mais de cinco anos de carreira, ressalvada a hiptese de realizao de curso ou estgio com nus para a Instituio; ( SE TIVER MENOS DE 5 ANOS TEM QUE INDENIZAR O ESTADO SIM O CASO DE ANAMARA DO BBB, POIS ELA TINHA MENOS DE 5 ANOS NA PM ) OBS: Quando o policial militar tiver realizado qualquer curso ou estgio, no Pas ou Exterior, no ser concedida a exonerao a pedido antes de decorrido PERODO IGUAL AO DO AFASTAMENTO, ressalvada a hiptese de ressarcimento das despesas correspondentes. OBS: O policial militar exonerado, a pedido, passa a integrar o contingente da reserva no remunerada, sem direito a qualquer remunerao, SENDO A SUA SITUAO MILITAR DEFINIDA PELA LEI DO SERVIO MILITAR. OBS: O direito exonerao, a pedido, poder ser suspenso na vigncia do estado de defesa, estado de stio ou em caso de mobilizao, calamidade pblica ou grave perturbao da ordem pblica.

59

Art. 187 - A EXONERAO EX OFFICIO ser aplicada ao policial militar nas seguintes hipteses: I. por motivo de licena para tratar de interesses particulares, alm de trs anos contnuos; II. quando no satisfizer as condies do estgio probatrio; III. quando ultrapassar dois anos contnuos ou no, em licena para tratamento de sade de pessoa de sua famlia; IV. quando permanecer agregado por prazo superior a dois anos, contnuos ou no, por haver passado disposio de rgo ou entidade da Unio, do Estado, de outro Estado da Federao ou de Municpio, para exercer funo de natureza civil. Art. 188 - No se conceder exonerao a pedido: I. ao policial militar que esteja em dbito com a Fazenda Pblica; II. ao policial militar agregado por estar sendo processado no foro militar ou comum ou respondendo a processo administrativo disciplinar. 41) DA DEMISSO Art. 193 - A demisso ser aplicada COMO SANO aos policiais militares de carreira, aps a instaurao de processo administrativo em que seja assegurada a ampla defesa e o contraditrio nos seguintes casos: I. incurso numa das situaes constantes do art. 57 desta Lei; II. quando assim se pronunciar a Justia Militar ou Tribunal de Justia, aps terem sido condenados, por sentena transitada em julgado, a pena privativa ou restritiva de liberdade individual superior a dois anos;

60

III. que incidirem nos casos que motivarem a apurao em processo administrativo disciplinar e nele forem considerados culpados. Pargrafo nico - O policial militar que houver sido demitido a bem da disciplina s poder readquirir a situao policial militar anterior: a) por sentena judicial, em qualquer caso; b) por outra deciso da autoridade julgadora do processo administrativo disciplinar na hiptese de reviso do mesmo. Art. 194 - Ser do Governador do Estado a competncia do ato de demisso do Oficial. Pargrafo nico - A competncia para o ato de demisso do Praa do Comandante Geral da Polcia Militar. Art. 195 - A demisso do Oficial ou Praa no o isenta das indenizaes dos prejuzos causados ao Errio. Pargrafo nico - O Oficial ou Praa demitido no ter direito a qualquer remunerao ou indenizao e a sua situao ser definida pela Lei do Servio Militar. Art. 196 - A desero do policial militar acarreta a interrupo do cmputo do tempo de servio policial militar e a conseqente demisso ex officio. 1 - A demisso do policial militar desertor, com estabilidade assegurada, processar-se- aps um ano de agregao, se no houver captura ou apresentao voluntria antes desse prazo. 2 - O policial militar, sem estabilidade assegurada, ser automaticamente demitido aps oficialmente declarado desertor, mediante devido processo legal.

61

3 - O policial militar desertor que for capturado ou que se apresentar voluntariamente, depois de haver sido demitido ser reintegrado ao servio ativo e, a seguir, agregado para se ver processar. 4 - O Oficial desertor ter sua situao definida pelos dispositivos que lhe so aplicveis pela legislao penal militar. 5 - O policial militar desertor no far jus a qualquer remunerao, exceto na hiptese prevista no pargrafo anterior restrita esta, todavia, ao soldo. 42) OUTRAS OBSERAES A Polcia Militar organizar e manter um programa de readaptao, a ser regulamentado, destinado reciclagem dos valores morais, ticos e institucionais dos policiais militares que revelem conduta caracterizada por: I. insensibilidade s medidas correcionais; II. violncia gratuita; III. envolvimento em episdios de confronto armado em servio que resultem em morte; IV. vcios de embriaguez alcolica e/ou de dependncia de substncias entorpecentes; V. desvios de conduta, caracterizados por reiterada inadaptao aos valores policiais militares; VI. uso indevido de arma de fogo; VII. baixo desempenho funcional; VIII. ingresso no mau comportamento.

62

Art. 216 - Integram o Quadro Complementar de Oficiais, profissionais da rea de sade que ingressarem na Policia Militar aps a vigncia desta Lei.

os

Os atuais oficiais-capeles passam a integrar o Quadro Complementar de Oficiais Policiais Militares, nos postos em que se encontram. Os integrantes do Quadro de Oficiais Especialista passam a compor o Quadro de Oficiais Auxiliares da Polcia Militar.

S-ar putea să vă placă și