Sunteți pe pagina 1din 13

O Teorema de Tales: uma ligao entre o geomtrico e o numrico

Vincenzo Bongiovanni e-mail: Vincenzo.bongiovanni@uol.com.br UNIBAN-SP Resumo O texto trata de um estudo do teorema de Tales: quando surgiu o nome teorema de Tales no ensino, como esse teorema enunciado em diversos pases, como Euclides o demonstra evitando a rdua anlise do caso de segmentos incomensurveis e como os alunos se comportam diante de sua apresentao. Palavras-chave: Geometria euclidiana, Teorema de Tales, Prova. Abstract The text refers to the study of Tales theorem: when the name of this theorem came out in teaching, how this theorem is expressed in various countries, how Euclid shows it avoiding the laborious case analysis of the incommensurable segments and how students behave before its presentation Key-words: Euclidean geometry, Tales theorem, proof 1. Introduo Um dos teoremas centrais no estudo da geometria plana o chamado Teorema de Tales, cujo enunciado clssico : Se um feixe de retas paralelas interceptado por duas retas transversais ento os segmentos determinados pelas paralelas sobre as transversais so proporcionais. Esse teorema que encontra a sua origem na resoluo de problemas prticos envolvendo paralelismo e proporcionalidade est no cerne da relao entre o geomtrico e o numrico. Ele tem um papel fundamental na teoria da semelhana e conseqentemente na trigonometria onde justifica as definies de seno, co-seno e tangente de um ngulo. Na geometria espacial ele aparece no tratamento das seces de um slido por um plano paralelo base. Na perspectiva, ele surge quando se estudam as propriedades das figuras geomtricas que se conservam quando traadas em um plano e projetadas em outro plano a partir de uma fonte no infinito; dessas propriedades (conservao do ponto mdio, conservao do baricentro, conservao do alinhamento, etc..), a fundamental, a conservao das razes das distncias entre pontos alinhados. Na figura abaixo temos duas representaes de um quadrado em dois planos distintos. Os pontos A,B e C alinhados do

94

REVEMAT - Revista Eletrnica de Educao Matemtica. V2.5, p.94-106, UFSC: 2007.

primeiro quadrado e os pontos correspondentes A, Be C no outro plano tm como invariante fundamental a conservao das razes: AC/AB=AC/AB

Assim, a configurao abaixo, associada ao Teorema de Tales, pode tambm ser interpretada como trs pontos de uma reta contida num plano e as suas projees cilndricas contidas num outro plano.

No estudo da geometria vetorial, o teorema de Tales est escondido na propriedade: ( u + v )=. u +. v com . As duas configuraes abaixo correspondem aos casos em que > 0 e < 0. O teorema de Tales faz-se necessrio para justificar esta propriedade se no quisermos consider-la como axioma.

95

REVEMAT - Revista Eletrnica de Educao Matemtica. V2.5, p.94-106, UFSC: 2007.

Uma outra ligao importante do Teorema de Tales com outros saberes est relacionada com as representaes grficas das funes lineares e afins. Ele justifica que tais representaes so retas. Observamos pelos exemplos dados que o Teorema de Tales corresponde a uma situao didtica bastante rica em conseqncias. 2. Quem foi Tales de Mileto? Tales de Mileto foi um filsofo grego que viveu por volta de 630 a.C. Sabe-se muito pouco a respeito de sua vida e de sua obra. Conjectura-se ter sido ele o criador da geometria demonstrativa. Por isto, ele saudado como o primeiro matemtico a dar uma contribuio organizao da geometria. (Boyer). A primeira referncia que temos de Tales como iniciador do mtodo dedutivo na matemtica nos dada pelo filsofo Proclus (420-485 D.C) no seu livro Comentrio sobre o primeiro livro dos Elementos de Euclides. Proclus nos diz: Tales primeiro foi ao Egito e de l introduziu esse estudo na Grcia. Descobriu muitas proposies ele prprio, e instruiu seus sucessores nos princpios que regem muitas outras, seu mtodo de ataque sendo em certos casos mais geral, em outros mais empricos. Proclus atribui a Tales haver afirmado ou demonstrado pela primeira vez que um ngulo inscrito numa semicircunferncia reto; que os ngulos opostos pelo vrtice so iguais; que os ngulos da base de um tringulo issceles so iguais; que um crculo dividido igualmente pelo seu dimetro; que se dois tringulos so tais que dois ngulos e um lado de um so iguais respectivamente a dois ngulos e um lado do outro, ento os tringulos so congruentes.

96

REVEMAT - Revista Eletrnica de Educao Matemtica. V2.5, p.94-106, UFSC: 2007.

Cada um desses resultados certamente deveria ser necessrio para justificar ou resolver alguma situao prtica. Encontramos em Proclus um provvel motivo pelo qual Tales cita a ltima proposio (conhecido hoje como o caso ALA de congruncia de tringulos). Proclus diz que Eudemo (320a.C), no seu livro Histria da Geometria atribui a Tales esse teorema para determinar a distncia que um barco se encontra da costa. Podemos supor como Tales teria feito para medir a distncia terra-barco. A partir de um instrumento (quadrante, duas hastes articuladas,...) Tales poderia ter medido o ngulo (Homem, barco, p da torre). A seguir, sem mudar o ngulo, poderia ter girado o instrumento de meia-volta, pedindo a algum que marcasse no cho do outro lado o ponto para o qual o instrumento estaria apontado. A igualdade de vises implicaria na igualdade das distncias. Michel Serres comenta: A geometria resulta de um artifcio, de um desvio, cujo caminho indireto permite o acesso quilo que ultrapassa uma prtica imediata. O artifcio, aqui, consiste em produzir um modelo reduzido. Desenham-se os tringulos HTN e HTS para explicar e interpretar a realidade. O teorema ALA utilizado para justificar que os tringulos so congruentes, e concluir que a medida TS conhecida igual medida TN desconhecida. Diz Serres medir o inacessvel consiste em reproduzi-lo ou imit-lo no acessvel.

Auguste Comte por sua vez escreve ----devemos considerar como suficientemente verificada a impossibilidade de determinar, pela medio direta, a maioria das grandezas que desejamos conhecer. este fato de carter geral que necessita da formao da cincia matemtica. Pois ao renunciar, em quase todos os casos, medio imediata das

97

REVEMAT - Revista Eletrnica de Educao Matemtica. V2.5, p.94-106, UFSC: 2007.

grandezas, o esprito humano teve de procurar determin-las indiretamente, e foi assim que foi levado criao das matemticas. Citamos outras fontes que falam da atividade matemtica realizada por Tales. O historiador Digenes Larcio (sculo III D.C) nos informa que: Hiernimos (discpulo de Aristteles) diz que Tales mediu as pirmides pela sombra, depois de observar o tempo que a nossa prpria sombra demora a ficar igual nossa altura. Nesse caso, a astcia a qual se refere Michel Serres estaria em construir uma pirmide reduzida em suas demenses: Para alcanar uma altura inacessvel, Tales inventa a escala.

O historiador Plutarco (Sculo I D.C) d um outro relato a respeito da medio da altura da pirmide feita por Tales. Ele diz que ...limitando-te a colocar o basto no limite da sombra lanada pela pirmide, gerando o raio de sol tangente aos dois tringulos, demonstraste que a relao entre a primeira sombra e a segunda era a mesma que entre a pirmide e o basto. Baseado nesse relato pode-se representar a situao da seguinte maneira:

Percebe-se que este relato mais geral que o outro.

98

REVEMAT - Revista Eletrnica de Educao Matemtica. V2.5, p.94-106, UFSC: 2007.

A pergunta que paira no ar se esses textos que tratam da sombra da pirmide descrevem apenas uma aplicao do teorema de Tales ou, pelo contrrio, a sua origem? 3. O surgimento do nome Teorema de Tales A questo da proporcionalidade era de grande importncia para os gregos, principalmente na arquitetura e agrimensura. Por isso, conjectura-se que a primeira sistematizao da geometria pode ter sido em torno da questo da proporcionalidade de segmentos determinados por um feixe de retas paralelas e outro de retas transversais. Essa questo durante muitos sculos foi denominada de teorema dos segmentos proporcionais. No final do sculo XIX, na Frana, alguns autores denominaram esse resultado de teorema de Tales, denominao que persiste at hoje. A primeira publicao de que se tem notcia e que substitui o nome de teorema dos segmentos proporcionais pelo Teorema de Tales o livro francs lments de gomtrie de Rouche e Comberousse (reedio de 1883). Em alguns pases como por exemplo a Alemanha, o nome Teorema de Tales dado a um outro enunciado: todo tringulo inscrito numa semicircunferncia retngulo.

4. Outros enunciados do teorema de Tales Na Itlia ele chamado de Teorema de Talete e apresentado da seguinte maneira : I segmenti staccati da un fascio di rette parallele su due trasversali sono direttamente proporzionali. (Os segmentos determinados por um feixe de retas paralelas sobre duas transversais so diretamente proporcionais.) Obs: o enunciado destaca a razo entre dois segmentos de uma mesma transversal.

a/b=c/d Na Espanha temos um outro enunciado para o Teorema de Tales :

99

REVEMAT - Revista Eletrnica de Educao Matemtica. V2.5, p.94-106, UFSC: 2007.

Si cortamos dos rectas cualesquiera, por varias retas paralelas, los segmentos correspondientes determinados en ambias, son proporcionales. ( Se cortamos duas retas quaisquer por vrias retas paralelas, os segmentos correspondentes determinados em ambas so proporcionais.) Obs: O enunciado destaca que a razo entre dois segmentos correspondentes de duas retas transversais.

a/c=b/d

Na Alemanha o Teorema de Tales chamado teorema dos feixes de retas concorrentes : se um feixe de retas concorrentes cortado por duas retas paralelas ento a razo entre as medidas dos segmentos determinados por uma reta do feixe igual razo entre as medidas dos segmentos correspondentes determinados sobre qualquer outra reta do feixe. Obs: O enunciado destaca, como na Itlia, que a razo entre dois segmentos de uma mesma transversal. Contudo, enquanto na Itlia so duas retas transversais e um feixe de retas paralelas, na Alemanha so duas retas paralelas e um feixe de retas concorrentes.

Na Frana, comum a apresentao do Teorema de Tales a partir de um tringulo e trs pontos de vista so considerados. No primeiro ponto de vista, a razo considerada apenas entre segmentos da mesma transversal

100

REVEMAT - Revista Eletrnica de Educao Matemtica. V2.5, p.94-106, UFSC: 2007.

No segundo ponto de vista (razo entre as projees), a razo considerada entre um segmento e a sua projeo na outra transversal

No terceiro ponto de vista, a razo considerada como a razo de homotetia entre os dois tringulos.

Obs: Chama-se homotetia de centro O e razo k (k real diferente de zero) a uma transformao do plano em si mesmo que associa a cada ponto P do plano um ponto Pdo plano tal que OP = k. OP (Dizer que OP = k. OP implica dizer que O, P e P so alinhados) 5. A demonstrao do Teorema de Tales Em nvel do Ensino Fundamental ou Mdio, uma opo para demonstrar o teorema de Tales seria a prova incompleta dos pitagricos que supe todos os segmentos comensurveis.(Dois segmentos AB e CD so comensurveis se existem um segmento u e dois inteiros m e n tais que AB=m.u e CD=n.v). Em geral, os textos didticos apresentam essa demonstrao escondendo o caso dos segmentos serem incomensurveis visto que nesse caso haveria necessidade da construo da reta real e dos nmeros reais. O Exame Nacional de Cursos realizado em 1999 apresentou uma questo especfica, relacionada com o Teorema de Tales, para os formandos de licenciatura em matemtica. Segue a questo:

101

REVEMAT - Revista Eletrnica de Educao Matemtica. V2.5, p.94-106, UFSC: 2007.

Questo do Exame Nacional de cursos de 1999 Teorema de Tales Se trs retas paralelas r,s e t cortam duas transversais m e n nos pontos A,B,C,D,E,F, respectivamente, ento as razes AB/BC e DE/EF so iguais. (ver figura)

A demonstrao do Teorema de Tales usualmente encontrada nos textos para o ensino fundamental segue duas etapas I- Prova-se que, se AB=BC, ento DE=EF. II- Supondo que ABBC, considera-se um segmento de comprimento u tal que: AB=p.u e BC=q.u, sendo p,q N, pq. Utiliza-se, ento, o resultado da etapa I para concluir que as paralelas pelos pontos de subdiviso de AB e BC dividiro tambm DE e EF em partes iguais (de comprimento u). Da, conclui-se que: AB/BC = p/q = DE/EF a) Este tipo de demonstrao abrange os casos nos quais AB/BC natural ? racional ? real qualquer ? Justifique. b) Cite dois exemplos de contedos da geometria elementar cujo ensino utilize o Teorema de Tales O padro de resposta esperado pela banca examinadora era: a) Abrange o caso em que a razo AB/BC racional que , exatamente, o caso tratado na segunda parte da demonstrao apresentada. Os casos em que AB/BC natural so casos particulares dos racionais, quando p mltiplo de q. No entanto, se AB/BC no racional, no existir nenhum segmento que esteja contido um nmero inteiro p de vezes em AB e um nmero inteiro q de vezes em BC (AB e BC so incomensurveis). Assim, a demonstrao dada no se aplica. b) Exemplos:

102

REVEMAT - Revista Eletrnica de Educao Matemtica. V2.5, p.94-106, UFSC: 2007.

-Estudo de semelhana de figuras: demonstrao dos casos de semelhana de tringulos, teorema da base mdia do tringulo, etc... -Construes com rgua e compasso: diviso de segmentos em partes iguais ou numa razo dada, obteno da quarta proporcional, etc... -Demonstraes dos teoremas das bissetrizes interna e externa de um tringulo, etc... A primeira demonstrao conhecida do Teorema de Tales, aparece trs sculos aps Tales, na proposio 2 do livro VI dos Elementos de Euclides (300 a.C) e se apia na teoria das propores de Eudoxo apresentada no livro V de Euclides. O livro Geometria Moderna de Moise Downs (vol 1, captulo 12, pgina 307) apresenta uma demonstrao do teorema de Tales, a nvel elementar, pelo mtodo das reas. A passagem por objetos de dimenso 2 (reas) para estabelecer uma propriedade relacionada com objetos de dimenso 1 (segmentos) evita o problema da natureza dos nmeros. A demonstrao pelo mtodo das reas no segue um caminho natural mas uma prova completa e convincente. Vale lembrar que essa demonstrao necessita apenas do conhecimento que a rea de um retngulo igual ao produto das medidas dos dois lados tomados na mesma unidade. No entanto, deve-se ressaltar que esse resultado costuma ser postulado pois que a sua demonstrao to difcil quanto a anlise do caso dos segmentos incomensurveis. Segue a prova do teorema de Tales pelo mtodo das reas. Sejam ABC um tringulo e D um ponto entre A e B. Tracemos pelo ponto D uma reta r paralela ao lado BC com r AC= E . Provemos que AD/DB=AE/EC.

A rea do tringulo ADE pode ser calculada de duas maneiras AD.EF/2 ou AE.DG/2 Da igualdade das duas expresses conclui-se que AD.EF=AE.DG (1) Os tringulos BDE e CED tm reas iguais (mesma base DE e mesma altura ). Logo DB.EF/2=EC.DG/2 (2)

103

REVEMAT - Revista Eletrnica de Educao Matemtica. V2.5, p.94-106, UFSC: 2007.

De (1) e (2) vem: AD/AE=DB/EC ou AD/DB=AE/EC O caso em que os segmentos AC e DF (vide figura abaixo) formam um trapzio, recai-se no caso anterior mediante a construo de uma reta paralela a AC pelo ponto D.

Nesse caso teremos DB/BC=DE/EF e como AB=DB e BC=BC tem-se AB/BC=DE/EF. 6. O ensino do teorema de Tales Charalambos Lemonidis, no artigo Diferentes apresentaes matemticas e o comportamento dos alunos face ao Teorema de Tales analisa a soluo de duas questes propostas a 112 alunos no incio primeira srie do Ensino Mdio para examinar como o Teorema de Tales foi ensinado no ano anterior (8a srie). Primeira questo O croqui abaixo serve para desenhar uma figura para a qual teremos as seguintes dimenses: KM=3cm, KD=7cm, KC=5,5cm e ML=2cm.
ML//DC

a) Achar as medidas KL e DC sem desenhar a figura. b) O permetro do tringulo KDC ..... vezes o permetro do tringulo KML c) Com a condio dada ML//DC achar todas as relaes que vocs conhecem entre os segmentos da figura acima.

104

REVEMAT - Revista Eletrnica de Educao Matemtica. V2.5, p.94-106, UFSC: 2007.

Segunda questo O croqui abaixo serve para desenhar uma figura para a qual teremos as seguintes dimenses: NM=2cm, IM=3cm, IF=5cm e IL=4cm.
NM//FL

d) Achar as medidas IN e FL sem desenhar a figura. e) O permetro do tringulo IFL ... vezes o permetro do tringulo IMN f) Com a condio dada NM//FL achar todas as relaes que vocs conhecem entre os segmentos da figura acima Os alunos pesquisados relacionaram quatro tipos de razes. Apresentamos o percentual de alunos que escreveram corretamente cada uma das razes
KM/KD=KL/KC=ML/DC KM/ML=KD/DC KM/KL=MD/LC=KD/EC KM/MD=KL/LC

Configurao tipo cone Configurao tipo borboleta

53,5%
IN/IL=IM/IF=NM/FL

4,5%
IM/MN=IF/FL

13,5%
IN/IM=IL/IF=NL/MF

10,5%
NI/NL= MI/MF

43,5%

5,5%

9%

13,5%

Para a configurao do tipo cone o erro mais freqente escrever KD/KC=ML/DC ou ML/DC=LC/MD. A pesquisa mostra que h mais erros para as frmulas da configurao tipo borboleta do que da configurao tipo cone. Para a configurao do tipo borboleta os erros mais comuns so escrever as falsas relaes: IN/IF=IM/IL ou FL/NM=IM/IF ou IN/IL=IF/IM ou NL/NI=MF/MI=FL/NM FL/NM=MF/NL Lemonidis conclui a pesquisa sugerindo que os professores levem em considerao os seguintes fatores para o ensino o Teorema de Tales: -o Teorema de Tales deve ser tratado simultaneamente nos trs registros: figurativo (as diferentes configuraes), simblico (frmulas de igualdade de razes) e numrico (substituio das letras por nmeros). ou FL/NM=IF/IL ou

105

REVEMAT - Revista Eletrnica de Educao Matemtica. V2.5, p.94-106, UFSC: 2007.

-Fazer variar o registro figurativo durante a aprendizagem do teorema de Tales (configurao tipo cone e configurao tipo borboleta). -as configuraes apresentadas acima so uma forma rica figurativamente pois contm vrios tipos de razes e isto permite fazer a distino entre elas, utilizando o registro numrico dessas razes. Ao contrrio, isto no seria possvel com a configurao de duas retas que cortam vrias retas paralelas.

7. Bibliografia
POLCINO, F.C. A geometria na Antiguidade Clssica. So Paulo: FTD,1999 MOISE DOWNS, geometria moderna, Editora Edgard Blucher Ltda, 1971 SERRES M. As origens da geometria, Terramar,1997 BOYER, C. B. Histria da Matemtica. So Paulo: Editora Edgard Blcher, 1996. EUCLIDES, Les lments, volume 2, PUF,1994 Traduo Bernard Vitrac LIMA, E. L. Medida e Forma em Geometria. Coleo do Professor de Matemtica, Sociedade de Matemtica. Rio de Janeiro: IMPA/VITAE, 1991. AVILA, G. RPM 7 pg 5 a 10 PROCLUS de Lycie, les Commentaires sur le premier livre des lments dEuclides, IREM de Lille, 1948. Nobre, S. Introduo Histria da Histria da Matemtica. Revista Brasileira de Histria da Matemtica, vol 2 N3 Lecture Didactique des nouveaux programmes de Math, IREM de Grenoble,1999 Autour de Thales, Commission Inter-IREM Premier Cycle Site: www.inep.gov.br (Provo 1999)

106

REVEMAT - Revista Eletrnica de Educao Matemtica. V2.5, p.94-106, UFSC: 2007.

S-ar putea să vă placă și