Sunteți pe pagina 1din 8

Gabriela Gusmo

Modificaes e queixas: Condutas e orientaes gestante

Londrina 2011

Gabriela Gusmo

Modificaes e queixas: condutas e orientaes gestante

Trabalho apresentado disciplina sade da mulher, profa. Izilda.

Londrina 2011

Modificaes e Queixas: Condutas e orientaes gestante

Queixas ou modificao Nuseas/ vmito

Fundamentao Causa desconhecida; podem resultas de alteraes hormonais, possivelmente hCG; podem ser parcialmente emocional, refletindo orgulho, ambivalncia ou rejeio do estado gestacional

Pirose

Sialorria

A progesterona deixa mais lenta a Motilidade do trato GI e a digesto, reverte o peristaltismo, relaxa o esfncter cardaco e retarda o esvaziamento do estmago; o estmago est deslocado para cima e comprimido pelo tero aumentado Possivelmente causada pela elevao dos nveis de estrognio; pode estar relacionado com a relutncia em deglutir devido nusea.

Conduta/ Orientao -Explicar que esse fenmeno comum no incio da gestao, at 12 semana. -Orientar a gestante para dieta fracionada e variada ( 6 refeies ao dia), evitar frituras, gorduras e condimentos fortes ou desagradveis, evitar lquidos durante as refeies, dando preferncia a sua ingesto nos intervalos, ingerir alimentos slidos antes de levantar pela manh. Procurar fazer dieta equilibrada de carboidrato, gordura, protenas, vitaminas e sais minerais; -Agendar consulta mdica ou referir ao pr-natal de alto risco, em caso de vmito freqente. -Dieta fracionada. -Evitar deitar aps as refeies. -Ingerir leite frio. -Evitar massas, doces, condimentos, frituras, lcool e fumo, caf, ch preto e mate. -Explicar que esse um sintoma comum no incio da gestao. -Orientar dieta semelhante a indicada para nuseas e vmitos. -Tomar lquido em abundncia (especialmente em poca de calor). -Orientar a gestante para deglutir a saliva. -No podem ser prevenidos; satisfazer o desejo se no interferir com a dieta bem equilibrada. -Comunicar os desejos incomuns ao profissional de sade. -Explicar gestante que sentar-se como a cabea abaixada ou deitar-se em decbito lateral, respirando profundamente e pausadamente, melhora a sensao de fraqueza e desmaio. -Dieta fracionada, sugerir ch ou caf com acar como estimulante. Desde que no sejam contra indicados. -Orientar a gestante para que no faa mudana brusca de posio e evitar a inatividade.

Fome e desejos

Causas desconhecidas; desejos determinados pela cultura ou pela rea geogrfica.

Fraqueza/ Tontura/Desmaio

Instabilidade vasomotora ou hipotenso postural pelos hormnios; no final da gestao pode ser causada por estase venosa nas extremidades inferiores.

Cefalia

Tenso emocional (Mais comum do que a cefalia vascular; esforo ocular (erros refratrios); ingurgitamento vascular e congesto sinual resultantes da estimulao hormonal.

Polaciria ou Disria

Ingurgitamento vascular e funcionamento alterado da bexiga causado pelos hormnios; capacidade da bexiga reduzida pelo tero aumentado e pela parte de apresentao do feto.

Dor abdominal (dor em baixo do Certifica-se de que ventre) contraes uterinas.

no

sejam

Leucorria

Crvice estimulada hormonalmente torna-se hipertrfica e hiperativa, produzindo quantidade abundante de muco.

Dispnia

Expanso do diafragma limitada pelo tero aumentado; diafragma eleva-se aproximadamente 4 cm; algum alivio aps a insinuao.

Lombalgia

Relaxamento das articulaes sinfisial e sacroiliaca devido aos hormnios, resultando em instabilidade plvica; curvas lombares e cervicotorcica exageradas causadas pela mudana do centro de gravidade, resultante do aumento abdominal.

- Afastar hipertenso arterial ou pr eclampsia (se tiver mais de 24 semanas de gestao). -Repousar (20 minutos) vrias vezes ao dia com os membros inferiores elevados. -No utilizar roupas justas e nem ligar nas pernas, e, se possvel utilizar meia cala elstica para gestante. -Explicar que o aumento do nmero de mico comum no incio e no final da gestao. -Agendar consulta mdica caso haja Disria ou Hematria, acompanhada ou no de febre ou resultado de urina alterada. -Explicar que necessrio fazer todos os exames. -Aumentar a ingesta hdrica. -Verificar que no contrao; -Perguntar houve perda de lquido vaginal (sangue); -Orientar a no realizar atividade muito intensa; -Verificar freqncia e intensidade; -Verificar se Obstipao ou infeco urinria. -Orientar o no uso de duchas; usar absorvente; usar prtica higinicas como limpa-se da frente para trs; comunicar ao profissional de sade de acompanhada de prurido, mau cheiro ou alterao nas caractersticas ou na cor. - Esses sintomas so freqentes na gestao, em decorrncia do aumento do tero e/ ou ansiedades da gestao; -Recomendar repouso em decbito lateral esquerdo; -Afastar possvel doena cardiorespiratria. Agendar a consulta mdica, caso haja dvida ou suspeita; -Ouvir a gestante e conversar sobre suas angustias, se for o caso. -Manter uma boa postura; -Usar sapatos de salto baixo; Suporte abdominal. -Dormir em colcho firme; massagens nas costas; fazer exerccios do balano plvico; repouso;a condio desaparecer entre seis a oito semanas aps o parto. -Posicionar em extenso o msculo contrado e dolorido e aplicar calor local; -Evitar excesso de exerccios.

Cimbras

Compresso dos nervos que suprem as extremidades inferiores devido ao tero aumentado; nvel reduzido de clcio srico; difundvel ou elevao do fsforo srico.

Obstipao e flatulncia

Hemorridas

Motilidade do trato GI lento devido progesterina, resultando em aumento da reabsoro de gua e em ressecamento das fezes; intestino comprimido pelo tero aumentado; predisposio para a constipao em razo da suplementao oral de ferro. Fluxo de sangue aumentado. A gravidez torna as mulheres mais suscetveis a hemorridas devido ao aumento, da quantidade do sangue circulante no corpo. Com isso as veias se dilatam, e especialmente, as que se encontram abaixo do nvel do tero, devido a presso. A priso de ventre (obstipao) tambm podem causar hemorridas. Edema agravado ao finar de p por longo perodo, sentar, m postura, falta de exerccio, roupas constritivas (cintas) ou pelo clima. Os edemas podem-se classificar como: Edema ausente. Apenas edema de tornozelo, sem hipertenso ou aumento sbito de peso, edema limitado aos membros inferiores , com hipertenso ou aumento de peso, edema generalizado (face,tronco ou membros), ou que j se manifesta ao acordar, acompanhado ou no de hipertenso ou aumento sbito de peso. Anasarca.

-Explicar que normal; -Orientar a beber bastante gua e comer fibras, fazer exerccio moderado.

Edema

Varizes

Predisposio hereditria; relaxamento das paredes musculares lisas das veias devido aos hormnios que causar veias tortuosas e dilatadas nas pernas e vaso congesto plvica; condio agravada pelo tero aumentado, pela gravidade e pelo forar para baixo para evacuar.

Congesto nasal e epistaxe

Hiperemia das membranas mucosas relacionada com os altos nveis de estrgeno.

-Alimentao no obstipante. No usar papel higinico colorido ou spero. Fazer a dieta a fim de evitar obstipao intestinal; se necessrio aplicar supositrios de glicerina. Fazer higiene perineal com gua e sabo neutro aps defeco. Fazer banho de assento (vapor) compressas mornas. Agendar consulta medica caso haja dor ou sangramento persistente. -Grande ingesta de lquido para efeito de diurtico natural; repousar periodicamente com as pernas e os quadris elevados; exercita-se moderadamente; contatar o profissional de sade se houver edema generalizado, diurticos so contra-indiciados. Acompanhar a gestante, seguindo o calendrio de rotina. Verificar se o edema est relacionado postura, final do dia, temperatura ou tipo de calado. - Orientar repouso mais freqente, em decbito lateral; - Seguir calendrio mnimo; - Aumentar o repouso em decbito lateral esquerdo . deve ser avaliada pelo mdico da unidade, de acordo com o calendrio de rotina. Caso haja hipertenso, a gestante dever ser encaminhada para um servio de alto risco. - Gestante de risco em virtudes de suspeita de pr-eclampsia ou outras situaes patolgicas: referir ao prnatal de risco; - Internamento e encaminhamento ao pr-natal de Alto Risco; - Recomendar para que no permanea muito tempo em p ou sentada. -Evitar obesidade. -Repouso (20minutos) vrias vezes ao dia com os membros inferiores elevados; -No utilizar roupas justas e nem ligas nas pernas, e, se possvel utilizar meia cala elstica para gestante. -Usar umidificados; evitar os traumas; gotas de SF ou spray podendo ser usado.

Raio X

Quanto mais radiaes mais risco para o bebe. Se o medico considerar que um raio X necessrio para algum problema especifico, procure se tranqilizar, lembrando que a quantidade de radiao que o bebe recebera provavelmente bem dentro do limite seguro. Medicamentos Durante a gestao, os medicamentos ingeridos pela me podem atravessar a placenta e provocar efeitos com defeitos na formao de feto mal formaes. Preveno de cloasmas e preveno Hormnio melancito estimulante de estrias (da hipfise anterior).

Evitar raio X nos primeiros meses de gravidez, perodo em que est ocorrendo formao do feto.

-No se automedicar somente com prescrio mdica (risco de m formao).

Fumo, lcool, drogas

Alteraes Emocionais

Adaptaes hormonais e metablicas; sentimentos sobre o papel feminino, sexualidade, ocasio da gestao e mudanas resultando na vida e no estilo de vida.

- No pode ser prevenida, geralmente soluciona-se durante o puerprio; -Explicar que normal o aparecimento durante a gestao e - Fazer uso de bons; - recomendar no expor o rosto diretamente do sol. O uso de leos e cremes hidratantes para proteger a pela que ir proteg-la quanto ao aparecimento de estrias, que depende de ao hormonal e da elasticidade da pele; - Alm de problemas sociais e nutritivos decorrentes de um excesso, existe um tipo de malformao inerente aos bebes de mulheres que sofrem de alcoolismo crnico. Sndrome Fetal Alcolica (SFA), caracterizada por uma variedade de malformaes , sendo mais importante a anomalia crnio-facial e o retardo do desenvolvimento fsico e mental. O melhor conselho a gestante abster-se do lcool, desde a concepo at a lactao. O lcool passa ao leite materno e pode condicionar intoxicao ao lactente. Esta diretamente ligada ao peso dos recm nascidos, bem como elevado ndice de natimorto se o ndice de mortalidade perinatal que de 26% mais alto em relao s no fumantes. Idealmente, a mulher deveria deixar de fumar, quando gestante. Na impossibilidade de faz-lo dever reduzir o nmero de cigarros dirios procurando ultrapassar em qualquer hiptese dez cigarros. Tranqilizaro, e apoio das pessoas prximas e da enfermeira, melhor comunicao com o parceiro a famlia e outros.

Atividade sexual (e alterao no libido)

Atividade fsica e trabalho

-O desejo sexual pode estar inibido ou exacerbado durante a gestao. -No h contra indicao uma vez que a gestante e seu companheiro procurem adaptar-se as condies anatmicas mais confortveis; -Contra indicao na ameaa de aborto e ameaa de parto prematuro. -Fazer atividade fsica somente com orientao; -Andar a p; -Dormir no mnimo 08 horas por dia.

Roupas/Sapatos

Viagens

-Usar roupas largas; -Usar suti com ala larga sem alo de sustentao, calcinha de algodo; -Evitar o uso de sapato de salto alto. -Viagens longas no recomendadas; -Evitar viagens nas ltimas semanas de gestao.

Dentes e sangramento gengival

Aumento da vascularidade e -Recomendar o uso de escova macia proliferao do tecido conjuntivo e massagear a gengiva; pela estimulao do estrognio. -Agendar atendimento odontolgico; -Ingerir uma dieta bem-equilibrada com protenas adequadas e frutas frescas e vegetais. Preparo das mamas e alteraes da Hipertrofia do tecido glandular Usar suti de apoio com absorvente mama na gravidez mamrio e aumento das para a secreo, pode ser usado vascularizao, da pigmentao e do noite, lavar com gua morna e manter tamanho e proeminncia dos mamilos seco; a sensibilidade da mama pode e da arola causando pela interferir na expresso sexual estimulao hormonal. preliminares , mas temporria. Recomendar uso constante de suti com alas curtas que oferea boa sustentao. Mobilograma Identificao da situao e da sustentao fetal feita por meio da palpao obsttrica, procurando identificar os plos ceflico e o dorso fetal. Apresentao com a regio fetal que se coloca na rea do estreito superior, importante registrar se a apresentao esta fixa ou mvel (ceflica e plvica). Situao entre eixos longitudinais fetal uterino (longitudinal, transversa, inclinada). Tem que mexer no mnimo 6 vezes durante 1 hora. Sndrome Hipotenso Supina Devido a compresso aorta cava provocada pelo tero, devido ao aumento do volume intramuscular e ao aporte sanguneo diminuindo para o feto, a gestante pode perder em torno de 30% a 35% do seu volume circulante. Hipotenso Ortosttica Passar de uma posio em que se est deitada ou sentada a levantada pode levar a hipotenso ortosttica.

Sinais de Emergncia

Parto

Perdas por via vaginal (sangue, lquido e secreo mucosa). Endurecimento abdominal tipo contrao 2 vezes em 10m. Cessao ou diminuio dos movimentos fetais menos de 03mf/15m. Edema importante de MMII ao amanhecer. Visualizao dos pontos escuros. O que levar? Chinelos, mquinas fotogrficas, suti de amamentao, produtos de higiene pessoal, meias, macaco para o bebe, manta e fraldas paninho de boca, documentos pessoais, carto do pr natal.

S-ar putea să vă placă și