Sunteți pe pagina 1din 3

Simulador de uso e leitura de escala (rgua graduada) em milmetro

Como usar a escala ou rgua graduada


Por definio: rgua um 'apetrecho de bordos retos, destinado a traar linhas retas' e, na metrologia, escala o 'conjunto ordenado de marcas, associado a qualquer numerao, que faz parte de um dispositivo mostrador de um instrumento de medio'. Por usos e costumes, comum nas oficinas metal-mecnicas referirem-se s 'rguas graduadas' como escalas. Em alguns momentos, esta pgina vai seguir esta cultura. A geometria simples e eficiente das escalas permite que este instrumento seja encontrado em vrios ambientes profissionais, por exemplo: nas oficinas metalmecnica; engenharia; nas escrivaninhas ou pranchetas de vrios profissionais; nas salas de aula de desenho tcnico, geometria, matemtica entre vrios outros. A aplicao do conceito de 'rgua graduada' tambm encontrado com variaes, por exemplo: o chamado: 'metro de carpinteiro' -animao 1- que uma rgua rgida relativamente longa -dois metros, por exemplo- graduada, segmentada e articulada que pode ser dobrada a ponto de caber numa caixa de ferramentas ou gaveta; a trena que uma fita de ao flexvel com a escala gravada tinta em uma de suas faces que pode enrolar num tambor e retrair numa caixinha que cabe no bolso, por exemplo; a 'fita mtrica' instrumento de medio dos alfaiates e costureiras, nela a graduao aplicada a uma fita de tecido; e por a vai. As escalas podem ser encontradas em ao inoxidvel, madeira, plstico, acrlico, tecido, s vezes a graduao gravada da direita para a esquerda, num sem fim de variaes.

animao 1- uso do metro de carpinteiro A escala representada neste simulador 1:100. Isto significa que a numerao gravada na rgua representa a centsima parte do metro, ou centmetro. O centmetro est subdividido por dez, isto significa que cada marca do instrumento de medida corresponde a um milmetro que a milsima parte do metro.

figura 1- um uso da escala A escala (instrumento) deste simulador prpria para medio, pois, diferentemente da rgua que usamos para traar nas aulas de desenho, a marca do zero coincide com o topo, permitindo que se mea rebaixos ou alturas com relativa preciso figura 1. Esta engenharia do leiaute traz um problema. Com o passar dos anos a ponta da escala se desgasta e as medies passam a ser menos precisas Por isto recomendvel que usemos alguma marca, por exemplo: na figura 2 a do dez milmetros como zero e subtraiamos este valor do tomado, para obter a medida do mensurando 'objeto da medio': 62mm - 10mm = 52mm.

figura 2- medio com uma escala (instrumento) ou rgua graduada Observe no simulador que no d para ter certeza que o quanto a borda do mensurando est entre os traos. Este simulador indica este fato colocando um nmero cinco entre parnteses (5). Dispositivos tecnolgicos como o nnio corrigem esta limitao. Observe tambm que no d para ter certeza de quando o trao est realmente alinhada com a borda do mensurando em ambos os lados. Esta impreciso da leitura tem como consequncia que a medida tomada pouco confivel ou imprecisa. Instrumentos como o paqumetro corrigem esta limitao.

ilva verificou, contrariado, que os instrumentos

de medio, h pouco adquiridos pela empresa, no estavam sendo bem cuidados pelos funcionrios. Os instrumentos estavam expostos sujeira e a outros agentes agressivos e, alm disso, no haviam sido guardados corretamente. Diante disso, Silva exps o fato em uma reunio e pde constatar que os funcionrios no conheciam bem os instrumentos de medio nem sabiam como

conserv-los. Ficou decidido que todos teriam treinamento para solucionar o problema. Vamos acompanhar as explicaes? Se voc j conhece a rgua graduada, vai ampliar seus conhecimentos. Caso contrrio, ser necessrio voc ter esse conhecimento, uma vez que a rgua graduada, assim como o metro articulado e a trena, muito usada em mecnica.

Introduo
A rgua graduada, o metro articulado e a trena so os mais simples entre os instrumentos de medida linear. A rgua apresenta-se, normalmente, em forma de lmina de ao-carbono ou de ao inoxidvel. Nessa lmina esto gravadas as medidas em centmetro (cm) e milmetro (mm), conforme o sistema mtrico, ou em polegada e suas fraes, conforme o sistema ingls.

Rgua graduada
Utiliza-se a rgua graduada nas medies com .erro admissvel. superior menor graduao. Normalmente, essa graduao equivale a 0,5 mm ou ". As rguas graduadas apresentam-se nas dimenses de 150, 200, 250, 300, 500, 600, 1000, 1500, 2000 e 3000 mm. As mais usadas na oficina so as de 150 mm (6") e 300 mm (12").

S-ar putea să vă placă și