Sunteți pe pagina 1din 5

Resistores. Lei de Ohm.

Curvas caractersticas
Borges e Nicolau

Resistor um elemento de circuito que consome energia eltrica e a transforma em energia trmica. Dizemos que um resistor dissipa energia eltrica. Os resistores so utilizados como aquecedores em chuveiros eltricos, torneiras eltricas, ferros de passar roupa, torradeiras eltricas, etc. Eles so tambm usados para limitar a intensidade da corrente eltrica que passa por determinados componentes eletrnicos. claro que nestas utilizaes a finalidade no dissipar energia eltrica, como ocorre nos aquecedores. Veremos que a principal propriedade fsica dos resistores a resistncia eltrica(R). Os resistores so representados pelo smbolo:

Lei de Ohm Aplicando-se a um resistor uma ddp U ele percorrido por uma corrente eltrica de intensidade i.

Clique para ampliar

Georg Simon OHM verificou que existem resistores para os quais dobrando-se o valor de U, dobra o valor de i. Triplicando-se U, triplica i e assim por diante. Isto , U e i so grandezas diretamente proporcionais. Podemos escrever:

U = R.i

R uma constante de proporcionalidade caracterstica do resistor. Se aplicarmos a mesma ddp U para diversos resistores, ser percorrido por corrente eltrica de menor intensidade aquele que possui maior valor de R. Por isso que R recebe o nome de resistncia eltrica do resistor. A resistncia eltrica

mede a dificuldade que o resistor oferece passagem da corrente eltrica. Podemos ento enunciar a Lei de Ohm: Mantida a temperatura constante, a ddp aplicada a um resistor diretamente proporcional intensidade da corrente eltrica que o atravessa.

U=R.i
Unidades no SI: U => volt (V) R => ohm () i => ampre (A) Os resistores que obedecem a Lei de Ohm so denominados resistores hmicos. Grfico U x i (curva caracterstica) Para um resistor hmico o grfico da ddp U em funo da intensidade da corrente eltrica i uma reta inclinada em relao aos eixos passando pela origem:

Clique para ampliar

Exerccios bsicos Exerccio 1: A resistncia eltrica de um resistor hmico R = 10 . Aplica-se ao resistor uma ddp U = 6 V. Qual a intensidade da corrente que o atravessa. D a resposta em mA (m: mili). Exerccio 2: dada a curva caracterstica de um resistor hmico.

Determine a resistncia eltrica do resistor e os valores de X e Y. Exerccio 3: Em dois resistores A e B so aplicadas diversas ddps U e medidas as correspondentes intensidades de corrente i. Os dados so apresentados na tabela abaixo:

Pode-se afirmar que: a) Somente o resistor A hmico; b) Somente o resistor B hmico; c) A e B so hmicos; d) A e B no so hmicos; e) Para os resistores A e B a ddp U no proporcional intensidade de corrente i. Exerccio 4: Dos grficos abaixo, quais representam um resistor hmico?

a) I e II b) I e III c) II e III

d) I, II e III e) Nenhum deles. Exerccio 5: Cdigo de cores O valor da resistncia eltrica de um resistor pode vir expresso por meio de faixas coloridas. A primeira faixa o primeiro algarismo do valor da resistncia; a segunda faixa o segundo algarismo do valor da resistncia; a terceira faixa o expoente da potncia de 10 que deve multiplicar o par de valores obtidos anteriormente; a quarta faixa (prateada ou dourada) a impreciso ou tolerncia do valor da resistncia obtido.

Clique para ampliar

Considere os resistores R1 e R2 abaixo:

Clique para ampliar

Os valores de R1 e R2 so, respectivamente, iguais a: a) 1000 e 500 b) 1250 e 1000 c) 1000 e 250 d) 250 e 1200 e) 500 e 250

S-ar putea să vă placă și