Sunteți pe pagina 1din 5

Vestibular1 A melhor ajuda ao vestibulando na Internet Acesse Agora ! www.vestibular1.com.

br

Cultura Romana

A literatura

A literatura latina , segundo os especialistas , apresenta trs caractersticas : origem helnica , cunho romano e alcance universal. Devido impossibilidade de um estudo mais aprofundado , mencionaremos apenas alguns nomes mais significativos , seguidos de algumas informaes sobre suas obras . Lvio Andronico ( sculo III a.C. ) era um liberto tarentino . Traduziu a Odissia para o latim e teve a glria de Ter sido o primeiro dramaturgo latino. Plauto ( 250 184 a.C. ) e Terncio ( 185? 159 a.C. ) destacaram-se como comedigrafos . Os personagens de Plauto so pessoal comuns e antipticas , enquanto Terncio sabia pintar os sentimentos finos e delicados . Na poca de Augusto , destacaram-se Virglio , Ovdio e Horcio. Virglio escreveu As Buclicas ( poemas pastoris ), As Gergicas, obra que une poesia , conhecimentos tcnico cientfico sobre agricultura e sentimento nacional . Quanto sua obra Eneida ( sobre as origens de Roma ), vale dizer que foi o maior poema da literatura romana . Ovdio foi o mais fecundo dos poetas latinos .Escreveu as Metamorfoses ( (enciclodia de lendas antigas) e a Arte de Amar (obra considerada pr alguns como imoral). Horcio , protegido de Augusto , escreveu as Odes , poemas que versam sobre os mais variados temas . Como epicurista , procurou gozar racionalmente a vida . Sneca , Apuleio , Juvenal e Marcial , de pocas posteriores , tambm merecem ser citados. Marcial, atravs de poemas curtos ( Epigramas ), revelava desprezo pelo tipo classes abastadas . A viso da cidade de Roma , cheia de vcios , inspirou Juvenal a escrever suas stiras impregnadas de cinismo e evidenciando a necessidade de reformas morais . Histria Logo depois das Guerras Pnicas , o grego Polbio escreveu a sua notvel histria , cujo objetivo era "conhecer por que meios e por hbil conduta , Roma submeteu o universo inteiro s suas leis ..." Nos fins da Repblica , Jlio Csar escreveu os seus "comentrios sobre as guerras das glias ." Tito Lvio , que viveu na poca de Augusto , escreveu uma monumental Histria Romana em 142 livros ! sua obra tinha um contedo moralista e patritico. Na poca dos flavianos , devemos destacar Flvio Josefo que deixou informaes preciosas sobre os tempos de nero , de Vespasiano e de Tito. No perodo dos antoninos , destacaram-se Sutonio e Tcito. Sutonio escreveu a "Vida dos Doze Csares ", fofocas , memrias e boatos sobre o perodo de Jlio Csar a Dominiciano. Tcito escreveu "Anais "e "Histrias ". "Seus julgamentos se distinguem por um subjetivismo , um dramatismo excessivo e um tom moralizador "(Diacov). Adulou os imperadores antoninos e apresentou os primeiros imperadores como monstros sedentos de sangue . O DIREITO

Vestibular1 A melhor ajuda ao vestibulando na Internet Acesse Agora ! www.vestibular1.com.br

O Direito Romano foi sendo formulado nos ltimos sculos da Repblica, tendo culminado em tempos do imprio. Aps a Lei das XII Tbuas , essa legislao foi modificada por novos fatos e princpios que provinham de diversas fontes : modificaes dos costumes , decises dos pretores ( Juzes ) de Roma , opinies dos juristas e , sobretudo, edito dos pretores . O EDITO DO PRETOR Desde o sculo IV a.C., os pretores encarregavam-se de administrar a justia. Ao tomar posse do cargo , o pretor costumava promulgar o edito , no qual indicava as normas e princpios que orientariam sua gesto como Juiz .. Tais editos s regiam por um ano , pois o novo pretor poderia aceit-lo ou no. Na prtica , porm os pretores mantinham os editos dos seus predecessores , fazendo , apenas de vez em quando , modificaes ou acrscimos , julgados imprescindveis . O EDITO PERPTUO O Imperador Adriano ( sc. II ) mandou redigir o Edito Perptuo : compilao das mais importantes normas do direito pretoriano. A tarefa foi realizada pelo famoso jurisconsulto Slvio Juliano , que reuniu tudo o que achou de aproveitvel nos editos dos pretores . OS JURISCONSULTOS Os estudiosos do Direito eram chamados de jurisconsultos. Tinham a faculdade de dar interpretaes da lei , ou opinies sobre casos em julgamento nos tribunais. Estas respostas a questes jurdicas no possuam valor oficial , mas gozavam de autoridade e acatamento , em proporo ao prestgio de quem as formulava. Os mais famosos juriconsultos foram , no sculo II, Juliano e Gaio; no sculo III , Papiano , Ulpiano e Modestino. OS PRETORES O pretor urbano era o juiz da cidade , que julgava os casos dos cidados romanos ; a estes aplicava-se o jus civile . No sculo III a.C., criou-se o cargo de pretor peregrino , que julgava questes envolvendo pessoas estrangeiras ; aqui , vigorava o Direito das Gentes ( jusgentium). O Direito Romano dividia-se em trs partes : a.. Jus Civile ( Direito Civil )- Era a lei de Roma e de seus cidados , incluindo os costumes e as leis escritas . b.. Jus Gentium ( Direito dos Povos) Era a lei comum a todos os homens , sem levar em considerao a sua nacionalidade ; essa legislao autorizava a escravido, a propriedade privada , os contratos e as transaes de compra e venda. c.. Jus Naturale ( Direito Natural) Segundo esse direito , todo os homens tm , por natureza , certos direitos que os governos no tm autoridade para negar.

Vestibular1 A melhor ajuda ao vestibulando na Internet Acesse Agora ! www.vestibular1.com.br

Aps a invaso de Roma pelos brbaros , foram conservadas as principais leis romanas , muitas transmitidas pela tradio. No sculo VI, o imperador de Constantinopla mandou codificar o Direito Romano. Os Juristas de Justiniano organizaram o Corpo de Direito Civil ( Corpos Jris Civilis ) cuja influncia na legislao dos pases ocidentais dura at . o famoso Cdigo de Justiniano. A RELIGIO A religio romana abrangia o culto familiar e o culto pblico. A Famlia romana cultuava seus antepassados . Os deuses protetores da famlia eram chamados , lares. Todos os bens da famlia e todos os alimentos estavam sob a guarda de deuses especiais , os Penates .Esses deuses eram cultuados pela pater , junto lareira , onde o fogo sagrado da famlia permanecia sempre aceso. Durante as refeies espalhavam-se alimentos perto do fogo para a proteo das divindades. Nos tmulos dos mortos eram colocados alimentos para pacificar os deuses Manes e atrair sua proteo. Os romanos eram politestas , acreditando numa multido de deuses . Os deuses romanos so emprestados dos gregos , sendo o principal Jpiter, senhor dos deuses. Havia muitas divindades : Juno , deusa da famlia ; Marte , deus da guerra ; Vnus, deusa da beleza ; Baco, deus do vinho; Minerva , deusa da sabedoria ; Vesta , deusa do Estado e outras mais . O CRISTIANISMO Jesus nasceu em Belm , no reinado de Augusto, sendo morto no reinado de Tibrio. A doutrina crist alicera-se na simplicidade , no desapego aos bens materiais , no perdo s ofensas e no amor ao prximo. "Os principais escritos da etapa inicial foram os evangelhos ( do grego: "boa nova") de So Mateus , So Marcos , So Lucas e So Joo...Os evangelhos foram complementados com outros escritos : os atos dos Apstolos, as Epstolas ( 14 de So Paulo, 2 de So Pedro, 3 de So Joo, 1 de So Tiago e 1 de So Judas) e o apocalipse ( de autoria de So Joo). Esses escritos formam a 2 parte da Bblia , chamada Novo Testamento". ( Arruda, Jos Jobson de A. de Histria antiga e medieval. So Paulo : tica , 1979.p.274). (adapt.) Os cristos no aceitavam o imperador como um deus vivo. Opunham-se ao militarismo e ao escravismo. Praticavam seu culto s escondidas , com a participao de escravos e deserdados . Os romanos acabaram encontrando no cristos um bode expiatrio para os males que grassavam no Imprio , como a escassez de alimentos , pestes e derrotas militares. Eloquncia Destacam-se os irmos Graco e Cato o Censor . Ccero fez discursos contra Verres (Verrinas), contra Marco Antnio e contra Catilina (Catilinrias).

Vestibular1 A melhor ajuda ao vestibulando na Internet Acesse Agora ! www.vestibular1.com.br

FILOSOFIA Estica : resignao aos sofrimentos , esprito submisso ; defesa das virtudes . Dela fizeram parte :Sneca , Epiteto e Marco Aurlio (o "imperador Filsofo") Epicurista: despreocupao com o sobrenatural; a felicidade estaria em prazeres espirituais . O principal epicurista foi Lucrcio.Esta filosofia foi mal interpretada por muito , que a deturparam . MEDICINA As " Auditorias " foram escolas para o ensino da Medicina . Aurlio Cornlio Celso foi o autor da mais famosa abra latina sobre Medicina , na antigidade. Galeno (grego) descreveu msculos e ossos . ESCULTURA E PINTURA Eram praticamente cpias e reprodues das obras gregas . So originais os baixos relevos e bustos . Poucas pinturas resistiram ao do tempo , assim como as pinturas dos vasos gregos . ASTRONOMIA E GEOGRAFIA Ptolomeu fundou o sistema geocntrico . Pomponius Mela acreditava na forma esfrica da Terra. ARQUITETURA Inicialmente , foi marcada pela influncia etrusca , com linhas curvas ,arco redondo, cpula , abobda , cloaca mxima (esgoto). Mais tarde , apesar de manter os seus traos originais , recebeu grande influncia grega, o que caracterizou o seu estilo nas suas obras mais significativas. Suas principais construes foram: pontes , aquedutos , estradas , muralhas , termas, arcos de triunfo , teatros , anfiteatros, circos, Arco do Triunfo de Tito , coluna de Trajano. A baslica romana inspirou a arquitetura das futuras igrejas crists.

LITERATURA A Literatura naquela poca era diferente da de hoje mas deixou lembranas pois at hoje citamos nomes como Plauto que se destacava na literatura antiga e hoje lembrado. Na histria posso destacar as leis que at hoje existem em alguns lugares iguais as passadas. A religio reunia a famlia , e ainda hoje uma das melhores maneiras de reunir a famlia atravs dela . Alm disso muitas das religies praticadas ainda continuam sendo como essas outras formas de aes antigas outras tambm alm de trazerem lembranas algumas ainda praticamos com algumas semelhanas..

Vestibular1 A melhor ajuda ao vestibulando na Internet Acesse Agora ! www.vestibular1.com.br

BIBLIOGRAFIA Apostila do compacto, Volumes 2 e 4, 2 grau.

S-ar putea să vă placă și