Sunteți pe pagina 1din 10

CRONOBIOLOGIA

http://www.crono.icb.usp.br/glossario.htm

CRONOBIOLOGIA

GLOSSRIO

Acoplamento entre osciladores Coupling

Ligao entre osciladores, resultando no estabelecimento de um ciclo distinto dos ciclos de cada um dos osciladores.

Acrofase (j)

Acrophase

Medida do tempo transcorrido entre um instante (fase) de referncia e a fase na qual maior a probabilidade de ser encontrado o valor mais elevado de uma varivel, a partir da curva senoidal ajustada aos dados. Expressa-se em unidades de tempo (horas, minutos, segundos, etc.), ngulo ou episdio fisiolgico (nmero de batimentos cardacos, por exemplo). A referncia pode ser arbitrria, como a hora zero do dia de incio do estudo, externa, como o incio da fase clara de um ciclo claro/escuro, ou ainda interna, como a acrofase de um outro ritmo biolgico com a mesma frequncia no mesmo organismo (batifase da curva de temperatura central, por exemplo). Deve-se usar sempre o valor da acrofase seguido do intervalo de confiana, como, por exemplo, 18:15 0,5h para a acrofase da temperatura central humana. Ver ortofase e batifase.

Adaptao temporal

Temporal adaptation

Processo de ajuste de ritmos biolgicos a ciclos ambientais ou do prprio organismo. Ver arrastamento ou sincronizao.
Phase advance

Adiantamento de fase (+Dj)

Deslocamento (adiantamento) de fase de um ritmo biolgico, como a mudana da acrofase do ritmo circadiano da temperatura central das 18:15 0,5h para as 17:45 0,5h.
Entraining agent

Agente arrastador

Ciclo que promove alteraes de perodo em outro ciclo, tipicamente ao de ciclo ambiental sobre relgios biolgicos. Evento que modifica a expresso de um ritmo biolgico, aumentando (mascaramento positivo) ou diminuindo (mascaramento negativo) essa expresso. Ver mascaramento.

Agente mascarador

Masking agent

1 de 10

20/8/2011 18:22

CRONOBIOLOGIA

http://www.crono.icb.usp.br/glossario.htm

Alocao temporal Amplitude (A)

Temporal allocation Amplitude

Momento (fase) no tempo em que ocorre determinado evento. Valor da diferena entre os valores mximo (ou mnimo) e mdio (mesor) da curva ajustada de um ritmo biolgico qualquer. Diferena temporal entre a fase de um evento e a fase de outro evento (por exemplo, a diferena entre o despertar e o amanhecer) podendo ser expresso em unidades de tempo (horas, minutos, etc) ou em fraes de perodo (um quarto de ciclo, por exemplo).

ngulo de fase

Phase angle

Arrastamento

Entrainment

Ajuste temporal de um ritmo por um outro ritmo. Mais comumente, refere-se ao processo de ajuste temporal de organismos a ciclos ambientais (como sincronizao do ritmo da temperatura central com o calro/escuro ambientais). Diz-se que um ritmo est arrastado quando mantm relaes de fase estveis com o ciclo arrastador. Arrastamento contnuo ou paramtrico
Continuous or parametric entrainment

Diz-se do tipo de arrastamento que ocorre quando o agente arrastador atua continuamente sobre o sistema biolgico. Ver arrastamento. Diz-se do arrastamento que pode ser produzido pela atuao do agente arrastador em fases determinadas do sistema biolgico. Ver arrastamento e fotoperodo esqueleto. Diz-se do sistema biolgico no qual nenhuma oscilao peridica pode ser demonstrada. Deslocamento (atraso) de fase de um ritmo biolgico, como a mudana da acrofase do ritmo circadiano da temperatura central das 18:15 0,5h para as 19:05 0,5h.

Arrastamento discreto ou no paramtrico

Discrete or non parametric entrainment

Arrtmico

Arhythmic

Atraso de fase (- Dj)

Phase delay

Batifase

Bathyphase

Medida do tempo transcorrido entre um instante (fase) de referncia e a fase na qual maior a probabilidade de ser encontrado o valor mais baixo de uma varivel, a partir da curva senoidal ajustada aos dados. Expressa-se em unidades de tempo (horas, minutos, segundos etc.) ngulo ou episdio fisiolgico (nmero de batimentos cardacos, por exemplo). Deve-se usar sempre o valor da batifase seguido do intervalo de confiana, como, por exemplo, 04:15 0,5h para a batifase da temperatura central humana. Ver ortofase e acrofase.

2 de 10

20/8/2011 18:22

CRONOBIOLOGIA

http://www.crono.icb.usp.br/glossario.htm

Capacidade antecipatria

Anticipatory capacity

Capacidade que sistemas biolgicos demonstram de realizar ajustes que antecipam mudanas repetitivas regulares do ambiente. No se deve confundir essa capacidade, que uma caracterstica geral dos seres vivos, com o fenmeno tipicamente humano da previso de eventos. Carter endgeno
Endogenous character

Carter intrnseco. O reconhecimento do carter endgeno de um ritmo biolgico implica atribuir sua determinao ao prprio sistema biolgico no qual esse ritmo observado.
Cycle

Ciclo

Intervalo de tempo (perodo) no qual uma seqncia de eventos ocorre. O tempo ciclo implica repetio dos eventos. Ver ritmo. Hiptese de um ciclo fundamental do funcionamento cerebral de mamferos que apareceria na forma do ciclo Sono de Ondas Lentas/Sono Paradoxal (tambm chamado ciclo REM/NREM) durante o sono e como flutuaes dos nveis de ateno durante a viglia, com perodo da ordem de 90 a 120 minutos em humanos. Perodo que identifica fases de claro e escuro, como por exemplo, ciclo claro/escuro de 14:10h (CE 14:10), que identifica um ciclo de 24 h com 14h de claro e 10h de escuro. E, ambientes experimentais, deve-se acrescentar uma referncia externa como, por exemplo, luzes acesas s 06:00h.

Ciclo Bsico de Atividade/Repouso

Basic Rest Activity Cycle (BRAC)

Ciclo claro/escuro (CE)

Light-dark (LD) cycle

Ciclo geofsico

Geophysical cycle

Perodo gerado por fenmenos geofsicos, como o ciclo noite/dia gerado pela rotao da Terra em torno de seu eixo. Ver Ciclo Bsico de Atividade/Repouso Diz-se, genericamente, dos ritmos que mantm relaes de sincronizao por eventos ambientais recorrentes, como o ciclo noite/dia, das mars, lunar, etc. Ritmo com perodo de 24 4h . Sinnimos:nictemeral, dirio. Ritmo com perodo aproximado de 12:24 (12,4 Ritmo com perodo aproximado de 29,5 dias. Ritmo com perodo de 30 5 dias. Ver circatrigintano.

Ciclo REM/NREM Circa-ritmo

REM/NREM cycle Circa-rhythm

Circadiano Circamar Circalunar Circamensal

Circadian Circatidal

Circalunar
Circamensal

3 de 10

20/8/2011 18:22

CRONOBIOLOGIA

http://www.crono.icb.usp.br/glossario.htm

Circanual Circaseptano

Circannual Circaseptan

Ritmo com perodo de 12 2 meses. Sinnimo: sazonal. Ritmo com perodo de 7 3 dias. Sinnimo: circassemanal. Ritmo com perodo de 30 5 dias. Processo pelo qual alteraes da temperatura a que est exposto um sistema biolgico so compensadas, assegurando funcionamento regular aos sistemas de temporizao. Condio na qual um sistema biolgico no consegue ser arrastado por um ciclo, por exemplo, devido diferena muito pequena de luminosidade entre as fases de um ciclo de iluminao. Condio na qual um ritmo biolgico no se expressa, ou se expressa de forma alterada, como o ciclo de atividade/repouso de um roedor mantido sob iluminao intensa e constante.

Circatrigintano Compensao do perodo temperatura

Circatrigintan Temperature compensation of period

Condio no arrastadora

Non entraining condition

Condio no permissiva

Non permissive condition

Cosinor

Cosinor

Mtodo de anlise de ritmos biolgicos que consiste no ajuste da curva cosseno aos dados. Modificao passageira da freqncia de um ritmo em livre-curso provocada pela ao de um gente arrastador com fora insuficiente para arrastar de forma estvel o ritmo biolgico.

Coordenao relativa

Relative coordination

Crepuscular

Crepuscular

Diz-se de espcie que ativa nas transies noite-dia (aurora) e dia-noite (crepsculo). Fase fria de um ciclo de temperatura. Ver termofase. Ver hora circadiana Curva obtida a partir de uma srie de manipulaes de um sistema biolgico que consiste de deslocamentos (adiantamentos e atrasos) de fase produzidas por agentes arrastadores. Deslocamento (adiantamento ou atraso) de fase de um ritmo biolgico, como a mudana da acrofase do ritmo circadiano da temperatura central das 18:15 0,5h para as 17:45 0,46h.

Criofase CT Curva de resposta dependente de fase (CRF)

Cryophase Circadian time (CT) Phase response curve (PRC)

Deslocamento de fase (Dj)

Phase shift

Dessincronizao Dessincronizao externa

Desynchronization External desynchronization

Alterao da relao de fases entre dois ritmos. Alterao da relao de fases entre um ritmo e seu ciclo arrastador.

4 de 10

20/8/2011 18:22

CRONOBIOLOGIA

http://www.crono.icb.usp.br/glossario.htm

Dessincronizao Interna Dia

Internal desynchronization Day

Alterao da relao de fases entre dois ritmos em um mesmo organismo. Usa-se tanto para o ciclo dia/noite de 24h quanto para a fase clara do mesmo ciclo.

Dia subjetivo

Subjective day

Em situao de constncia ambiental, diz-se da fase na qual o sistema biolgico comporta-se como se fosse a fase clara (dia) do ciclo noite/dia ambiental. Ver noite subjetiva.
Diapause

Diapausa

Parada do crescimento ou do desenvolvimento que permite a uma estao do ano desfavorvel, ou ainda sincronizar seu ciclo de desenvolvimento com aquele das estaes.
Diurnal

Diurno

Diz-se de eventos que tendem a ocorrer durante o dia, fase clara do ciclo claro/escuro. Sinnimo: pulstil. Variao aparentemente irregular de uma varivel biolgica, por exemplo a secreo de certos hormnios. Fase de escuro de um ciclo claro/escuro, noite. Ver fotofase. Conjunto de frequncia presente em uma oscilao. Momento determinado de um ciclo, pode referir-se a uma metade do ciclo, por exemplo a fase clara do ciclo claro/escuro, ou a um momento pontual, como o valor mximo de uma varivel. No ciclo claro/escuro, a fase clara; dia. No ciclo claro/escuro, a fase escura; noite. Fase hipottica do relgio biolgico que fotossensvel e que, coincidindo com a fase de claro ambiental, provoca supresso da diapausa. Capacidade de arrastamento de um ciclo sobre outro. Fase de claro de um ciclo claro/escuro; dia. Ver escotofase. Diz-se dos fenmenos biolgicos que tendem a acompanhar o ciclo caro/escuro. Capacidade dos organismos de sincronizar seus ritmos com o ciclo claro/escuro ambiental, distinguindo dias longos/noites curtas de vero dos dias curtos/noites longas de inverno.

Episdica

Episodic

Escotofase Espectro de freqncias Fase

Scotophase Frequency spectrum Phase

Fase de claro Fase de escuro Fase fotoindutvel

Light phase Dark phase Photoinductible phase

Fora de acoplamento Fotofase Fotoperidico

Coupling strength Photophase Photoperiodic

Fotoperiodismo

Photoperiodism

5 de 10

20/8/2011 18:22

CRONOBIOLOGIA

http://www.crono.icb.usp.br/glossario.htm

Fotoperodo

Photoperiod

Tamanho (durao) de um ciclo claro/escuro. Refere-se, geralmente, ao ciclo dia/noite de 24h, especialmente proporo horas de claro/horas de escuro, por exemplo, ciclo CE 12:12.
Skeleton photoperiod

Fotoperodo esqueleto

Ciclo de claro/escuro no qual a fase clara substituda por pulsos de luz no incio e final da fase clara. Nmero de vezes em que um fennemo se repete na unidade de tempo. Inverso do perodo de um ciclo. Glndula situada no sistema nervoso central de vertebrados e que produz o hormnio melatonina, secretado na fase escura do ciclo claro/escuro. Fase de um ritmo circadiano em situao de livre-curso. Geralmente, toma-se o incio do dia subjetivo como hora circadiana zero. Em um ritmo, cujo perodo em livre-curso seja de 25h, cada hora circadiana valer 25/24 horas.

Freqncia

Frequency

Glndula pineal

Pineal gland

Hora circadiana (HC)

Circadian time

Infradian Infradiano Intermodulao de freqncias Frequency intermodulation

Ritmo com perodo maior do que 28h. Combinao de freqncias que se influenciam mutuamente. Alternativamente, presena simultnea de diversas freqncias no mesmo fenmeno biolgico. Inverso completa (180 graus) de fases, como, por exemplo, um ciclo claro/escuro de 12:12h com a fase clara iniciando-se s 18:00h. Efeito de alterao de fases devido a mudanas de fuso horrio provocadas por viagens transmeridianas rpidas. Diz-se da situao na qual so eliminadas oscilaes externas (um laboratrio sob iluminao constante, 24h/dia) e dos ritmos biolgicos observados nessa situao.

Inverso de fases

Phase inversion

Jet-lag

Jet-lag

Livre-curso

Free-running

Mapa de fases

Phase map

Representao grfica da distribuio de fases (tipicamente acrofases ou batifases, mas tambm qualquer outra fase) de um conjunto de ritmos em um organismo ou populao.
Pacemaker

Marca-passo

Estrutura biolgica capaz de gerar uma oscilao regular espontaneamente, como, por exemplo, os ncleos supraquiasmticos e os marca-passos cardacos. Ver oscilador discreto e relgio biolgico.

6 de 10

20/8/2011 18:22

CRONOBIOLOGIA

http://www.crono.icb.usp.br/glossario.htm

Mascaramento

Masking

Processo de modificao da expresso de um ritmo biolgico. Ver agente mascarador. Mascaramento produzido por evento externo ao sistema biolgico, como a supresso da atividade locomotora em pssaros mantidos sob escuro constante.

Mascaramento externo

External masking

Mascaramento interno

Internal masking

Mascaramento produzido por evento do prprio sistema biolgico, como efeito facilitador do sono sobre a produo de hormnio do crescimento. Mascaramento cujo resultado a diminuio da expresso (amplitude) de um ritmo. Mascaramento cujo resultado o aumento da expresso (amplitude) de um ritmo. Hormnio produzido pela glndula pineal que poderia funcionar como mecanismo de sinalizao orgnica da fase escura do ciclo claro/escuro em vertebrados. Valor mdio da curva ajustada atravs do mtodo Cosinor. Tcnica matemtica que modela sistemas que variam com o tempo. Mtodo de anlise que no exige nenhuma distribuio a priori dos dados. Ver paramtrico. Sinnimo: circadiano. Fase escura do ciclo dia/noite de 24h. Em situao de constncia ambiental, diz-se da fase na qual o sistema biolgico comporta-se como se fosse a fase escura (noite) do ciclo noite/dia ambiental. Ver dia subjetivo

Mascaramento negativo

Negative masking

Mascaramento positivo Melatonina

Positive masking melatonin

Mesor Modelagem de sistemas dinmicos No-paramtrico

Mesor Dynamic systems modelling Non-parametric

Nictemeral Noite Noite subjetiva

Nychtmeral Night Subjective night

Noturno

Nocturnal

Diz-se de eventos que tendem a ocorrer durante a noite, fase escura do ciclo claro/escuro. Par de ncleos da poro anterior do hipotlamo que tem sido identificado como um dos relgios biolgicos circadianos no sistema nervoso central de vertebrados

Ncleos supraquiasmticos (NSQ)

Suprachiasmatic nuclei (SCN)

Ordem temporal interna (OTI)

Internal temporal order

Conceito que interpreta a relao entre as fases dos diversos ritmos biolgicos de um organismo, como caracterizao do estado de sade desse organismo; quanto mais estvel essa relao, melhor o estado do organismo.

7 de 10

20/8/2011 18:22

CRONOBIOLOGIA

http://www.crono.icb.usp.br/glossario.htm

Ortofase

Orthophase

Fase corretade um ritmo na qual se espera a ocorrncia de determinado evento. Ver acrofase e batifase. Mudana de estado ou de valor de uma varivel. Estrutura, por exemplo um conjunto de neurnios, cuja caracterstica funcional produzir oscilao regular. Mtodo de anlise que exige distribuio normal dos dados. Ver no-paramtrico Fenmeno que consiste na expresso de um mesmo fenmeno em periodicidades distintas, como, por exemplo, a partio da atividade locomotora de hamsters mantidos em livre-curso por durao prolongada.

Oscilao Oscilador discreto

Oscilao
Discrete oscillator

Paramtrico Partio

Parametric Splitting

Perodo

Period

Durao de um evento. Em Cronobiologia, utiliza-se para identificar a durao de um ciclo. Usa-se a letra T para identificar ciclos impostos a um determinado sistema biolgico.
Free-running period

Perodo em livre-curso t

Durao de um ciclo em situao de livre-curso, em geral distinta da durao do mesmo ciclo em condies normais de sincronizao. Durao de um ciclo determinada pelos mecanismos endgenos (relgios biolgicos). Caractersticas de um ritmo biolgico que derivam de condies de pr-tratamento, tais como transientes de fase ou alteraes do perodo. Padro tpico de concentrao plasmtica de alguns hormnios, como o hormnio luteinizante humano, cuja concentrao apresenta pulsos aproximadamente a cada 2h. Ver episdica. Fase escolhida como referncia temporal para identificao de outras fases. Ver hora circadiana. Regra proposta por Aschoff, segundo a qual animais noturnos teriam perodos em livre-curso em escuro constante menores do que em claro constante e perodos em livre-curso que aumentam com a elevao da intensidade luminosa. Distncia (diferena) temporal entre dois eventos (fases) de um ou dois ritmos.

Perodo Endgeno

Endogenous period

Ps-efeito

Ps-efeito

Pulstil

Pulsatile

Referncia de fase

Phase reference

Regra circadiana

Circadian rule

Relao de fase ou ngulo de fase

Phase angle ou relation

8 de 10

20/8/2011 18:22

CRONOBIOLOGIA

http://www.crono.icb.usp.br/glossario.htm

Relgio biolgico

Biological clock

Estrutura capaz de prodruzir oscilaes regulares que sirvam como mecanismos temporizadores do organismo, cujo perodo seja relativamente estvel sob diversas condies de temperatura e que seja capaz de sincronizar com ciclos ambientais. Ver oscilador discreto e marca-passo. Resposta fotoperidica
Photoperiodic response

Reao ao comprimento da fase clara (ou escura) que induz o organismo a adotar uma estratgia de adaptao sazonal. Qualquer evento que se repete regularmente. Evento biolgico que se repete regularmente. Alguns autores restringem o uso de ritmos biolgicos aos ritmos cuja determinao endgena esteja comprovada. Outros propem que a denominao seja atribuda apenas aos ritmos associados a ciclos ambientais.

Ritmo Ritmo biolgico

Rhythm Biological rhythm

Ritmo de economia interna

No h eqivalncia

Ritmos biolgicos que no apresentam relaes evidentes de sincronizao com ciclos ambientais, como, por exemplo, o ritmo cardaco de aproximadamente 1 ciclo/segundo.
Free-running rhythm Seasonal

Ritmo em livre-curso Sazonal Sentido temporal (Zeitsinn) ou memria temporal (Zeitgedchtnis)

Ver livre-curso. Referente a estaes do ano. Ver circanual. Capacidade dos organismos de ajustar seu comportamento a determinada hora do dia: uma forma de condicionamento temporal que envolve consulta a mecanismos temporizadores endgenos. Os termos em alemo so usados correntemente.

Sincronizao

Synchronization

Manuteno de relao de fase estvel entre ciclos, podendo ocorrer atravs de arrastamento ou mascaramento. Agente (ciclo) sincronizador. Uso recomendado:hora circadiana. Ver hora circadiana. Marcao de tempo Hiptese que atribui a determinao de ritmicidade biolgica a fatores exclusivamente externos. Fase quente de um ciclo de temperatura. Ver criofase. Ciclo ou conjunto de ciclos com perodo instvel devido a um deslocamento de fases, como ocorre quando nos submetemos a uma mudana de fuso horrio de 12h.

Sincronizador Tempo circadiano Temporizao Teoria exgena

Synchronizer Circadian time Timing Exogenous hypothesis

Termofase Transiente

Thermophase Transient

9 de 10

20/8/2011 18:22

CRONOBIOLOGIA

http://www.crono.icb.usp.br/glossario.htm

Trato genculo-hipotalmico (TGH)

Fibras nervosas que ligam neurnios do tlamo (folheto intergeniculado) ao hipotlamo (ncleo supraquiasmtico). Trato retino-hipotalmico (TRH) Retino-hypothalamic tract (RHT Fibras nervosas que ligam neurnios da retina ao hipotlamo (ncleo supraquiasmtico). Ultradian Ultradiano Ritmo com perodo menor do que 20h. Zeitgeber Zeitgeber Termo alemo de uso consagrado. Literalmente doador de tempo. Proposta de traduo de Cesar Timo-Iaria: Cronador. Ver agente arrastador e sincronizador.
Geniculo-hypothalamic trat (GHT)

Smbolos:

(A) (BRAC) (CC) (CE) (CE 14:10) (CRF) (HC) (EE) (j ) (Dj) (+Dj) (-Dj) (j) (NSQ) (OTI) (REM/NREM) (t) (T)

amplitude ciclo bsico de atividade/repouso representao de condio constante de iluminao ciclo caro/escuro ciclo de 24h com 14h de claro e 10h de escuro curva de resposta dependente de fase hora circadiana representao de condio constante de escuro fase deslocamento de fase adiantamento de fase atraso de fase acrofase ncleos supraquiasmticos ordem temporal interna ciclo REM/NREM (ciclo bsico de atividade/repouso) perodo em livre-curso perodo do Zeitgeber

10 de 10

20/8/2011 18:22

S-ar putea să vă placă și