Sunteți pe pagina 1din 3

Eimeria sp

Eimeria sp um gnero que reune protozorios parasitas intracelulares que atacam principalmente os tecidos epiteliais de moluscos, aneldeos, artrpodos e at em alguns vertebrados. Possuem zigoto imvel, esporos com uma ou muitas paredes. A reproduo ocorre por uma alternncia de fases de esquizogonia assexual, seguida de esporogonia.

Classificao cientfica Reino: Protista Filo: Protozoa Subfilo: Sarcodina Classe: Rhyzopoda Subclasse: Telosporidia Ordem: Coccidia Famlia: Eimeriidae Gnero: Eimeria

1. ETIOLOGIA
A Eimeria sp causa a coccidiose que uma doena infecciosa transmitida por protozorios do gnero Eimeria, que parasitam com freqncia os ruminantes, sunos, aves e candeos, e se caracteriza por causar alteraes gastrintestinais, anorexia, reduo do desenvolvimento corporal e s vezes a morte. A eimeriose uma doena produzida pela interferncia do homem quando modifica as condies do meio ambiente ou implanta sistema de produo cada vez mais intensivo para aumentar a produtividade. A Eimeria parasita o epitlio intestinal e promove leses irreversveis na mucosa, o que promove o aparecimento de sangue nas fezes. Como o rgo parasitado o intestino grosso, o sangramento das fezes sempre aparece de a cor avermelhada.

Como as leses intestinais causadas pela Eimeria so irreversveis a preveno se torna mais importante que o tratamento devido a perda de produtividade dos animais j parasitados. A Eimeria produz alteraes da mucosa intestinal, cuja gravidade est relacionada densidade parasitria e localizao dos parasitos na mucosa. Os principais sinais clnicos provocados pela Eimeria so: - Fezes aquosas com presena de sangue, muco e fragmentos de epitlio; - Diminuio na absoro de nutrientes (leso intestinal); - Diminuio no apetite; - Retardo no crescimento e anemia crnica; - Desidratao; - Perda de peso.

2. BIOLOGIA
2.1 Morfologia

Oocisto possui forma esfrica ou oval, com casca protetora e um poro numa das extremidades (micrpilo). No seu interior possui uma massa protoplasmtica (oocisto no esporulado) ou quatro corpos cnicos chamados de esporocistos (oocisto esporulado).

2.2 Ciclo Biologico

O ciclo de vida da Eimeria sp descrito da seguinte forma: os oocistos eliminados nas fezes do hospedeiro, que esporula no meio ambiente como as condies favorveis de temperatura e umidade dentro de sete dias, quando eles se tornam oocistos infectantes, se um animal ingere oocistos esporulados que no h infeco eo ciclo no executado. Uma vez ingerido oocistos esporulados, que so ingeridas com gua, os canteiros de grama em viveiros para bezerros, criadas em ambientes fechados ou lambedura de pele contaminada, os esporozotos infecta as clulas do epitlio intestinal para dar lugar a esquizontes de primeira gerao, que se dividem para produzir a primeira gerao de merozotos. Estes so liberados pela ruptura do intestino onde invadem novas clulas e se tornar a segunda gerao de esquizontes. Merozotos de segunda e terceira gerao invadir novas clulas para formar microgametes e zigotos que formam nas paredes para se tornar oocistos, o oocisto rompe as clulas intestinais e liberado nas fezes.

S-ar putea să vă placă și