Sunteți pe pagina 1din 10

1

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO PROCESSOS GERENCIAIS ALICE PEREIRA DA SILVA GISELE CRISTINA LORANDO LETCIA DA SILVEIRA POSSA MICHELLE ALUANA OLIVEIRA DA SILVA

COMUNICAO 360 GRAUS

Canoas 2010

ALICE PEREIRA DA SILVA GISELE CRISTINA LORANDO LETCIA DA SILVEIRA POSSA MICHELLE ALUANA OLIVEIRA DA SILVA

COMUNICAO 360 GRAUS

Trabalho apresentado a disciplina de Seminrio II da Universidade Norte do Paran - UNOPAR Prof. Henry Nonaka

Canoas 2010

3 SUMRIO INTRODUO..............................................................................................................3 DESENVOLVIMENTO..................................................................................................4 cONCLUSO................................................................................................................8 REFERNCIAS.............................................................................................................9 REFERNCIAS...........................................................................................................9

3 INTRODUO A comunicao uma das ferramentas mais valiosas para a unio das reas de uma organizao e na rea social, onde todas as informaes so compartilhadas. A comunicao eficaz essencial para formao da conscincia da marca, estabelecendo assim uma imagem forte e positiva perante o consumidor. Atualmente, a qualidade de um produto no o difere do outro e os preos so praticamente semelhantes. A diferenciao que ocorre entre os concorrentes e da sua marca, sintetiza-se na capacidade de as empresas compreenderem os desejos e necessidades dos seus clientes, comunicando e se adaptando com eficcia as mudanas, inspirando inovaes e gerando vantagens aos seus clientes. Para Santiago (2002, p. 39) a importncia da comunicao integrada de marketing :
Quanto vale a sua marca? A resposta do leitor, possivelmente, ser um valor imensurvel. A nova pergunta : Por qu? Pelo respeito adquirido por meio do seu trabalho e pelo estudo? Por compreender os demais, seus valores, crenas idiossincrasias? Possivelmente por tudo isto e um pouco mais! Fazendo uma analogia, a comunicao integrada de marketing a estratgia utilizada para desenvolver, posicionar, informar, e lembrar a todo o mercado os valores, princpios, benefcios e solues por suas respectivas marcas. Apresentam-se, a seguir, alguns mtodos e critrios de mensurao do valor de uma marca: Interbrand: liderana, tempo, crescimento, vendas, comunicao, proteo legal. Financial World: liderana, estabilidade de mercado,internacionalizao, tendncias, apoio, proteo. Branddynamics: presena, relevncia, desempenho, vantagem e fidelizao. Equitrend: projeo, qualidade percebida, satisfao na utilizao Young&Rubicam: diferenciao, relevncia, estima, familiaridade. Brand Finance: tempo de mercado, distribuio, participao de.mercado, posio de mercado, taxa de crescimento das vendas, Price Premium, elasticidade de preo, gastos com marketing, Awareness da publicidade, Awareness da marca.

Portanto para que uma marca permanea no mercado mantendo-se forte e tendo a fidelizao dos seus clientes necessrio que ocorra um mix de comunicao, ou seja, comunicao 360 graus. Discorreremos a seguir sobre as questes do caso: GOL LINHAS AREAS INTELIGENTES.

4 DESENVOLVIMENTO

2.1 Dentre as aes de comunicao realizadas pela Gol para construir a marca, qual voc acredita ter sido a mais importante? Justifique sua resposta. Com certeza o que destacou a marca foi o diferencial da empresa,que o fato da mesma estar inserida diretamente na mdia, seja eletrnica, impressa ou online, participar de eventos, patrocinar esportes foi sem dvida uma medida inteligente chamando a ateno do pblico para buscar, conhecer e pesquisar o que a Gol. O que fez a Gol crescer e fixar sua marca foi manter o seu logotipo em evidncia e focar em um pblico com condies financeiras diversas. Hoje, sabemos que a internet um universo em que todos estamos ligados e interligados de alguma maneira, poder comprar as passagens pela internet sem sair de casa ou do trabalho facilitou a vida de muita gente que gosta de viajar mas no tem tempo de ir em uma agencia de viagens ou aeroporto. As facilidades na aquisio de passagens e pacotes de viagens chamou a ateno de um pblico que at ento no tinha condies de adquirir uma passagem, ou que at no sabia que poderia ser acessvel com o parcelamento. Para muitos, o primeiro voo foi proporcionado pela Gol e isto evidenciado na revista, outro forte meio de comunicao, e como a primeira impresso a que fica, certamente estes clientes voltaram mais vezes a adquirir passagens da Gol.

5 2.2 Cite outras marcas que invistam em comunicao 360 graus utilizando exemplos. A Alpargatas proprietria da marca Havaianas uma empresa que investe em comunicao 360 graus. Um exemplo disso que, quando foi lanada em 1962, at o incio dos anos 1980, seu pblico-alvo eram as classes sociais menos favorecidas. A partir de 1994 a comunicao de Havaianas passa por uma grande transformao. Comerciais de televiso estrelados por pessoas famosas mostravam as havaianas em seus ps. Nas revistas a exploso de cores e as imagens divertidas dos anncios de Havaianas traduziam o alto astral da marca onde seu slogan passa a ser: Havaianas todo mundo usa. Hoje seu pblico abrange todas as classes sociais, faixas etrias e estilos de vida diferentes do Brasil e do exterior como a Austrlia, Frana, Estados Unidos, onde a marca Havaianas est presente no Oscar (premiao do cinema) presenteando cada um dos indicados ao Oscar com sandlias exclusivas. Outro modelo de investimento em comunicao 360 graus o da Coca-Cola que, vende seus produtos para diversas camadas da sociedade. O motivo para a Coca-Cola estar presente na vida de muitos e diferentes consumidores oferecer um leque de produtos e embalagens que se harmonizem s necessidades e desejos de cada consumidor. A Coca-Cola tambm fomenta os seus consumidores o tempo todo. A marca mantm o produto com caracterstica jovem e da ideia de ser alegre e divertida. O resultado da estratgia adotada pela marca mostra-se em nmeros. O ltimo dos treze trimestres em que atingimos crescimento em vendas registrou 22% a mais que o mesmo perodo do ano passado, revela o Diretor de Marketing da Coca-Cola no Brasil. (Fonte: Thiago Terra).

6 2.3 Em momentos de crise no mercado (como o chamado apago areo), em que atividades de comunicao a Gol deveria investir para garantir a manuteno da marca? importante ressaltar que o caos areo deixou muitas empresas de aviao com a imagem comprometida, mas tambm devemos salientar que as empresas no souberam se preparar adequadamente para este momento, muitas pessoas ficaram em aeroportos sem assistncia, passando por pssima experincia. Acreditamos que o diferencial neste momento seria fidelizar os clientes, buscando alternativas mais eficazes. Atualmente percebe-se que a introduo da responsabilidade social na gesto estratgica das empresas, trata-se de um investimento planejado, que ir agregar valor a marca no processo de tomada de deciso de compra pelo consumidor. O uso da responsabilidade social pelas organizaes muito benquisto pela sociedade, que cada vez mais se preocupa com o meio ambiente e com a realidade socioeconmica mundial. O consumidor consome o produto ou servio, indica a familiares e amigos, podendo futuramente entrar na categoria de consumidor fiel; alm disso, agrega valor imagem da marca. Hoje j existe uma Lei que determina que a empresa deve prestar uma auxilio a seus clientes em momentos como do apago areo, mas muito importante que as empresas cumpram a Lei e tambm que possam oferecer algo a mais para seu clientes. Esta comunicao da empresa com o cliente muito importante para que no gere conflitos e sim uma fidelizao em situao de stress como este. Por exemplo, a empresa pode expor em seu site que conhece e cumpre a Lei, que o cliente pode ir tranqilo esperar seu vo, porque se acontecer algum atraso ele ser amparado, mostrando que a Gol uma empresa justa e seria com seus clientes. Portanto, as organizaes que s pensarem em maximizao de lucros e no investirem no social estar predestinadas falncia, pois imprescindvel manter responsabilidade com os clientes e vincular a troca de parceria.

7 2.4 Imagine que voc tenha sido contratado pela Gol para fazer uma campanha de comunicao em sua cidade e nas cidades localizadas at 50 quilmetros de distncia, cujo objetivo divulgar uma promoo de passagens a R$ 50,00(cinqenta reais) que vai ter durao de quinze dias. Que aes de comunicao voc ia sugerir para a Gol? Como a campanha para as cidades que compreendem at cinquenta quilmetros de distncia e no de veiculao nacional, a primeira proposta seria para o uso do Geomarketing, ou seja, direcionado a regio metropolitana de Porto Alegre no Rio Grande do Sul. Telejornais locais, redes de relacionamento (anncios nos mesmos), outdoors em pontos estratgicos na BR 116, uma vez que, essa a principal ligao das cidades do Rio Grande do Sul e sua capital Porto Alegre. Tambm poderia ser usada a propaganda que circula em TVs de LCD que ficam em shoppings, postos de gasolina, bares e restaurantes, e tambm as rdios locais. Outra ao de comunicao a ser sugerida a empresa Gol, a de usar um dirigvel. Inusitado, mas funciona e todo mundo v. Tambm considerada uma mdia eficiente e impactante. Ao contrrio de alternativas de mdia de massa tradicionais, os dirigveis oferecem aos clientes capacidade nica de capturar a ateno de grandes volumes de pessoas com visibilidade inigualvel tanto geograficamente quanto demograficamente, tornando-se um meio altamente rentvel e eficiente, no que tange aos aspectos de alcance e frequncia de exposio da marca. Pode ser direcionado para onde o potencial da populao alvo maior durante a campanha. Alm disso, a Fujifilm obteve um aumento de "market-share" de 7% a 22% ao longo da costa oeste dos Estados Unidos, ou seja, aumento na sua fatia de mercado. Fonte: (Sky Zepp Airships).

8 CONCLUSO Estudando o tema acima, foi possvel verificar que o Marketing uma ferramenta importante para deixar a empresa em evidncia. Hoje, torna-se cada vez mais estratgico o investimento em mdia, porm com uma dosagem de bom senso. Esta ferramenta eficaz, pois a empresa se coloca de maneira estratgica no mercado, ostentando cada vez mais a sua marca apostando que possui um diferencial de Mercado. Conhecendo um pouco mais sobre comunicao 360 graus, podemos perceber que hoje, torna-se cada vez mais importante ter uma estrutura de marketing diferenciada, temos diversos meios de comunicao, rdio, internet, televiso, entre outros meios que incentivam as empresas a mostrarem seu potencial de negcios e pontos positivos existentes. A comunicao dentro das empresas, mesmo que seja pequena ou simples a aposta da dcada, no meio comercial, em um mundo globalizado interessante estar atualizado, pois o cliente quer mais e a oferta de produto de produtos deixou de ser estadual e passou a um nvel nacional e internacional. O sucesso de grandes empresas que investem na sua comunicao e facilmente visto como: Gol, Alpargatas, Coca-Cola, Boticrio e Ambev. A comunicao integrada surgiu nas organizaes como forma de integrao entre os contedos dos departamentos e setores empresariais. Portanto, ter um bom produto ou servio, de qualidade e preo competitivo, no basta para manter um excelente Market-share; o que essencial criar situaes que aproximem a empresa e seus diversos pblicos, mais e mais, ou seja, praticar a comunicao integrada e 360 graus.

9 REFERNCIAS

SANTIAGO, Marcelo Piragibe. Conunicao integrada de marketing. 2002. 72 f. AFESBJ. Curitiba, FAE Business School e Gazeta do Povo. 2002. Disponvel em:< http://www.fae.edu/publicacoes/pdf/gestao/marketing.pdf> Acesso em: 23 nov. 2010. HAVAIANAS. Disponvel em<http://br.havaianas.com/pt-BR/abouthavaianas/history/> Acesso em: 21/11/2010. MENSHHEIN, Rafael Mauricio. A importncia da comunicao com o consumidor em marketing. 2007. Disponvel em: <http://www.portaldomarketing.com.br/Artigos1/Importancia_da_comunicacao_com_ o_consumidor_em_marketing.htm> Acesso em: 23 nov. 2010. TERRA, Thiago. Por que a Coca-Cola e as Havaianas vedem para todo mundo? 2007. Disponvel em:< http://gecorp.blogspot.com/2007/07/por-que-coca-cola-e-ashavaianas-vendem.html > Acesso em: 20 nov.2010. SKYZEPP. Disponvel em: <http://www.skyzepp.com/indx.php> Acesso em: 23 nov. 2010. CARVALHO, Felipe. Responsabilidade social e a gesto da marca. 2010. Disponvel em:< http://www.fwfcomunicacao.com/blog/responsabilidade-social-e-agestao-da-marca/> Acesso em: 26 nov. 2010 PEREIRA, Clarice. A importncia da comunicao integrada nas organizaes. 2010. Disponvel em: <http://sfelerico.blogspot.com/2010/01/importancia-dacomunicacao-integrada.html > Acesso em: 30 nov. 2010.

S-ar putea să vă placă și