Sunteți pe pagina 1din 8

UCG

Gesto Financeira na Prtica


Autor: Adm. Ronaldo Guedes

Artigo Cientfico 22.11.2010 Gesto Financeira na Prtica

A gesto financeira fundamental para que as empresas sejam bem sucedidas e sustentveis buscando a perpetuidade. Ao longo do tempo os estudos sobre gesto financeira evoluram bastante, com o crescimento das empresas, e a expanso do mundo corporativo, os empresrios passaram a sentir a necessidade de compreender e controlar melhor as finanas empresariais, Assaf Neto (2008, p. 34) diz que:
[...] a partir dos anos 20 do sculo XX, j entendida como uma rea independente de estudo, as finanas das empresas so motivadas a evoluir de maneira a atender crescente complexidade assumida pelos negcios e operaes de mercado.

Antes da crise de 1929, os estudos de gesto financeira estavam mais voltados para a captao de recursos para as empresas, ao iniciar um novo negcio, os empreendedores buscavam fontes externas de capital, para financiar seus projetos e novos empreendimentos. O foco ento era captao de recursos financeiros, em detrimento do uso e controle correto desses recursos financeiros para garantir um retorno adequado aos fornecedores de capital. Para Assaf Neto (2008, p.34):
As principais preocupaes do administrador financeiro fixavam-se em seus vrios fornecedores de capital acionistas, banqueiros e poupadores em geral, basicamente e nas formas e prticas disponveis de levantamento de recursos.

Aps a crise de 1929, os gestores financeiros comearam a compreender que apenas a captao de recursos financeiros no basta para assegurar a sobrevivncia das empresas. Para garantir continuidade dos empreendimentos, necessrio usar bem esses recursos financeiros visando o retorno para o capital aplicado, o que exige maior ateno aos aspectos internos da organizao como a eficincia produtiva, para evitar desperdcios, e a eficcia estratgica, para tomadas de deciso mais acertadas. Assaf Neto (2008, p.35) afirma que:

Pgina 1 de 8 Telefone Mvel: +55 62 9157 0722 | Telefone Fixo: +55 62 3093 3363 Email: ronaldo@lureconsultoria.com.br | Website: www.admronaldoguedes.com

UCG

Artigo Cientfico 22.11.2010 Gesto Financeira na Prtica

Na dcada de 50, contudo, foi dada nfase destacada aos investimentos empresariais e gerao de riqueza.[...]Nesse contexto, as finanas corporativas passaram a preocupar-se tanto com a alocao mais eficiente de recursos, como com a seleo mais adequada de suas fontes de financiamento.

Atualmente, a gesto financeira busca resultados pragmticos para os negcios, retorno para o capital investido atravs do lucro das empresas, e esse retorno deve remunerar adequadamente o risco assumido pelo investidor. O vocabulrio de um bom gestor financeiro, e de qualquer investidor srio deve possuir termos essenciais como retorno do investimento, custo de capital, gesto de risco. Esses termos so vitais para a gesto adequada de qualquer negcio. Para isso, o gestor financeiro moderno precisa de uma boa formao generalista, viso sistmica e integrativa de todo o negcio, e estar em contato permanente com todas as reas da empresa, controlando e fomentando o negcio com informaes estratgicas.

Para Assaf Neto (2008, p. 33 e 34)


A crescente complexidade do mundo dos negcios determinou, ainda, que o responsvel pela rea financeira desenvolvesse uma viso mais integrativa da empresa e de seu relacionamento com o ambiente externo [...] Nos dias atuais, a rea financeira passou de uma postura mais conservadora e de absoluta aceitao dos fatos para uma posio bem mais questionadora e reveladora dos fenmenos financeiros.

Esses termos so fundamentais para garantir que as empresas atinjam seu objetivo, que o lucro e o retorno para os scios. Toda empresa deve ser encarada como um investimento, e os empresrios como investidores, pois somente o lucro garantir a longevidade dos empreendimentos, e a continuidade dos investimentos realizados pelos scios. Hoji (2004, p.21) afirma que:
Para a Administrao Financeira, o objetivo econmico das empresas a maximizao de seu valor de mercado, pois dessa forma estar sendo aumentada a riqueza de seus proprietrios. [...] Os proprietrios de empresas privadas esperam que seu investimento produza um retorno compatvel com o risco assumido, por meio de gerao de resultados econmicos e financeiros (lucro e caixa) adequados por longo prazo [...]

Pgina 2 de 8 Telefone Mvel: +55 62 9157 0722 | Telefone Fixo: +55 62 3093 3363 Email: ronaldo@lureconsultoria.com.br | Website: www.admronaldoguedes.com

UCG

Artigo Cientfico 22.11.2010 Gesto Financeira na Prtica

Nesse contexto, importante a participao de um gestor financeiro, ou ao menos que os empresrios tenham uma viso financeira e econmica de seus negcios. Hoji (2004) destaca trs funes bsicas de um administrador financeiro:

Anlise, planejamento e controle financeiro; Tomadas de decises de investimentos; e Tomadas de decises de financiamentos.

O empresrio deve estar atento a estas funes bsicas em seu negcio. Deve analisar, planejar e controlar o uso de seus recursos financeiros e tomar decises de investimentos e financiamentos precisas e inteligentes.

Para realizar essas funes, tanto o gestor financeiro, quanto o empresrio usar de relatrios, ferramentas e tcnicas de finanas corporativas. Os relatrios mais comuns e eficazes na gesto financeira so o Balano Patrimonial (BP), o Demonstrativo de Resultado do Exerccio (DRE) e o Demonstrativo de Fluxo de Caixa (DFC). Para Damodaran (2004, p. 80):
Existem trs demonstrativos contbeis bsicos que resumem as informaes sobre uma empresa. O primeiro o balano patrimonial, que resume os ativos de propriedade de uma empresa, o valor desses ativos e o mix de financiamento, dvida e patrimnio lquido usado para financiar esses ativos em um ponto no tempo. O segundo o demonstrativo de resultado do exerccio, que fornece informaes sobre as receitas e as despesas da empresa, e o lucro resultante obtido por ela durante um perodo determinado. Finalmente, o demonstrativo de fluxo de caixa especifica as fontes de receita de ambas as operaes e novos financiamentos, e o uso desse dinheiro durante um certo perodo.

O Balano Patrimonial como uma foto tirada em determinado momento da empresa. Com esta foto em mos possvel entender como a empresa est naquele momento, se ela tem dinheiro em caixa, se tem muitas dvidas, se possui muito capital parado em bens permanentes, se possui capital investido em estoque, sendo possvel ter uma viso geral da situao da empresa atravs desta foto.

Pgina 3 de 8 Telefone Mvel: +55 62 9157 0722 | Telefone Fixo: +55 62 3093 3363 Email: ronaldo@lureconsultoria.com.br | Website: www.admronaldoguedes.com

UCG

Artigo Cientfico 22.11.2010 Gesto Financeira na Prtica

A Demonstrao de Resultado do Exerccio mostra a lucratividade da operao e sua capacidade de gerar lucro econmico. Tirando todos os custos do faturamento realizado, o empresrio consegue enxergar sua margem bruta e sua margem lquida (lucro). Este relatrio fundamental para analisar a operao da empresa, se ela vivel ou no.

O Demonstrativo de Fluxo de Caixa mostra as movimentaes ocorridas nos disponveis da empresa, todas as entradas e sadas financeiras devem ser registradas no fluxo de caixa, sejam elas operacionais ou extra-operacionais. Este relatrio vital para o controle do capital de giro da empresa, para o planejamento de pagamentos e recebimentos, para que a empresa mantenha seus compromissos em dia e com uma marca slida e confivel no mercado.

Isoladamente, esses relatrios no fornecem informaes seguras sobre a empresa, mas integrados possvel compreender toda a operao da empresa, se uma empresa vivel, se os recursos so utilizados corretamente, se a empresa tem crescido ao longo do tempo, se a empresa tem melhorado sua operao, etc. Analisando estes trs demonstrativos ao longo do tempo, possvel ter uma viso completa e abrangente de qualquer empresa, tornando mais vivel e segura a tomada de decises estratgicas da empresa, garantindo sua sobrevivncia e crescimento em longo prazo. Todavia, sem a anlise contnua destes

demonstrativos, as tomadas de decises nas empresas ficam comprometidas e a viso do empresrio prejudicada, tornando-se turva e podendo gerar erros estratgicos graves, comprometendo a continuidade das mesmas.

A anlise por meio de ndices financeiros a ferramenta ideal para se ter o controle mais adequado para as tomadas de decises nas empresas. Atravs dos indicadores financeiros possvel comparar uma organizao com outras do mesmo segmento e at de segmentos diferentes de mercado (anlise cross-sectional), estabelecendo critrios de avaliao do desempenho entre as empresas. Os indicadores tambm podem ser utilizados para comparar o desempenho da empresa
Pgina 4 de 8 Telefone Mvel: +55 62 9157 0722 | Telefone Fixo: +55 62 3093 3363 Email: ronaldo@lureconsultoria.com.br | Website: www.admronaldoguedes.com

UCG

Artigo Cientfico 22.11.2010 Gesto Financeira na Prtica

consigo mesma ao longo do tempo (anlise de srie-temporal), tornando possvel a avaliao de melhoria temporal da empresa. Para Gitman (1997, p.102):
A anlise por meio de ndices financeiros envolve os mtodos de clculo e a interpretao dos ndices financeiros, para avaliar o desempenho e a situao da empresa. [...] A anlise por meio de ndices financeiros usada para comparar o desempenho e a situao de uma empresa com outras empresas, ou consigo mesma ao longo do tempo.

Hoji (2004) destaca duas formas de anlise de balanos, a anlise vertical e horizontal. Na anlise vertical o foco verificar a participao de cada item na composio de determinada coluna, na caso do Balano Patrimonial, verifica-se a participao do itens no Ativo e no Passivo, na DRE e DFC verifica-se a participao dos custos na formao do lucro e a participao das sadas na formao do caixa. Na anlise horizontal, o foco mostrar a evoluo dos dados por perodos.

Para o agrupamento dos ndices financeiros, toma-se a classificao utilizada por Hoji (2004) por entend-la como mais simples e prtica, embora a maioria dos autores utilizem classificao semelhante. Para Hoji (2004) os indicadores financeiros podem ser divididos em quatro grupos:

ndices de estrutura de capital; ndices de liquidez; ndices de rotao; e ndices de rentabilidade.

Os ndices de estrutura de capital mostram como o capital est sendo alocado na empresa e sua origem, os principais indicadores so demonstrados na Figura 1.

Pgina 5 de 8 Telefone Mvel: +55 62 9157 0722 | Telefone Fixo: +55 62 3093 3363 Email: ronaldo@lureconsultoria.com.br | Website: www.admronaldoguedes.com

UCG

Artigo Cientfico 22.11.2010 Gesto Financeira na Prtica

Figura 1: ndices de Estrutura de Capital

Os ndices de liquidez demonstram a condio financeira das empresas, e a capacidade de quitar suas dividas, os principais indicadores so apresentados na Figura 2.

Figura 2: ndices de Liquidez

Os ndices de rotao mostram o giro dos ativos da empresa, so usados para analisar a forma mais eficiente para usar o capital de giro, buscando diminuir a

Pgina 6 de 8 Telefone Mvel: +55 62 9157 0722 | Telefone Fixo: +55 62 3093 3363 Email: ronaldo@lureconsultoria.com.br | Website: www.admronaldoguedes.com

UCG
Figura 3.

Artigo Cientfico 22.11.2010 Gesto Financeira na Prtica

necessidade de capital de giro das empresas. Os principais indicadores esto na

Figura 3: ndices de Rotao

Os ndices de rentabilidade verificam o retorno dos capitais investidos, so indicadores vitais para a anlise do desempenho das empresas, atravs destes indicadores possvel identificar se as empresas so viveis operacionalmente. Os principais indicadores so descritos na Figura 4.

Figura 4: ndices de Rentabilidade

Pgina 7 de 8 Telefone Mvel: +55 62 9157 0722 | Telefone Fixo: +55 62 3093 3363 Email: ronaldo@lureconsultoria.com.br | Website: www.admronaldoguedes.com

UCG

Artigo Cientfico 22.11.2010 Gesto Financeira na Prtica

A gesto empresarial evoluiu muito em curto perodo de tempo, as empresas precisam se preparar para um mercado altamente competitivo e dinmico, os empresrios precisam de pessoas capacitadas para lidar com um cenrio de alto risco. Gerir uma empresa sem controlar corretamente suas finanas aumenta consideravelmente o risco de fechamento.

Sem a anlise, planejamento e controle financeiro, as empresas so como navios sem rumo, no conseguem medir sua velocidade, e muito menos o rumo certo, podem estar correndo para um abismo sem que sua tripulao perceba. Esse geralmente o fim de empresas geridas sem embasamento financeiro, por mais que conquistem clientes, possuam grandes parcelas de mercado, marcas reconhecidas e admiradas, funcionrios e clientes satisfeitos, alta produtividade de mquinas e pessoas, sem a anlise real da lucratividade e rentabilidade do negcio, as tomadas de deciso sero tomadas sem critrio, e o barco navegar deriva.

Para gerir qualquer tipo de negcio fundamental a anlise, planejamento e controle financeiro, para dar segurana ao empreendedor que pretende abrir uma empresa e busca retorno para o capital aplicado nesta empresa. Sem os balanos financeiros, o empresrio no consegue uma viso abrangente de seu negcio. Portanto sem o controle de seus indicadores, o empresrio no est gerindo uma empresa, mas tocando um barco sem rumo em um mar altamente turbulento. Referncias Bibliogrficas ASSAF NETO, Alexandre. Finanas corporativas e valor. 3. ed. 2. reimpr. So Paulo: Atlas, 2008. DAMODARAN, Aswath. Finanas corporativas: teoria e prtica. 2 edio Porto Alegre: Bookman, 2004. GITMAN, Lawrence J. Princpios de administrao financeira 7 edio So Paulo: Harbra, 1997. HOJI, Masakazu. Administrao financeira: uma abordagem prtica. 5. ed. So Paulo: Atlas, 2004.

Pgina 8 de 8 Telefone Mvel: +55 62 9157 0722 | Telefone Fixo: +55 62 3093 3363 Email: ronaldo@lureconsultoria.com.br | Website: www.admronaldoguedes.com

S-ar putea să vă placă și