Sunteți pe pagina 1din 6

Escola Secundria de Estarreja Tema 2 A Terra, um planeta muito especial

Biologia e Geologia 10Ano Outubro 2011

Guio de Explorao de Actividades

Qual o futuro do nosso planeta?


Como se formou o Sistema Solar? Que teorias explicam essa formao? Que caractersticas tornam a Terra um planeta especial em relao aos restantes planetas telricos? De que forma a formao do sistema Terra-Lua torna a Lua to especial? Como proteger a Terra face presso humana? Qual o papel do homem nas interaces entre a geosfera e os outros subsistemas?

No sentido de encontrares resposta para estas e outras questes-problema, e compreenderes as principais teorias defendidas pela Comunidade Cientfica, sobre a formao do sistema solar, sero propostas actividades desenvolvidas em torno de notcias, e artigos cientficos. Algumas actividades sero complementadas com tcnicas de organizao e de sistematizao de dados que o/a iro ajudar a compreender e a integrar a informao do Tema 2 de Geologia.

Nota importante: Este documento no se destina a substituir o manual adoptado na disciplina, nem qualquer outro suporte de aprendizagem. Seguindo as linhas orientadoras gerais, propostas no Programa de Biologia e Geologia, um dos meios propostos pela equipa de professores como complemento na orientao e contextualizao das respectivas estratgias de ensino-aprendizagem e avaliao, quer na sala de aula, quer no laboratrio.

Bom trabalho!

Rui Soares 2011 Adaptado de Soares, Vieira e Marques 2010 Pgina 1

Escola Secundria de Estarreja Tema 2 A Terra, um planeta muito especial

Biologia e Geologia 10Ano Outubro 2011

A- Como se formou o Sistema Solar? Que teorias explicam essa formao?

Jpiter escudo da Terra contra asterides


Ser Jpiter um escudo protector da Terra, apesar de se encontrar a uma distncia mdia de 778,3 milhes de quilmetros? Um grupo de cientistas da Universidade do Pas Basco, em Espanha, acredita que sim e disso deu conta num artigo publicado na revista Astrophysical Journal Letters. De acordo com os cientistas, um asteride de pequena dimenso atinge a Terra a cada duas ou trs dcadas. Embora esses impactos passem despercebidos maioria da populao, pois os asterides acabam por se transformar em bolas de fogo e desintegrar-se antes de atingir o solo, as consequncias poderiam ser maiores se Jpiter no existisse. O planeta tem uma massa 317 vezes maior do que a Terra e acaba por atrair diversos asterides todas as semanas, funcionando como uma espcie de man gigante. A concluso foi obtida pelo Grupo de Cincias Planetrias durante a anlise ao impacto de um asteride em Jpiter em 3 de Junho passado. In Dirio de Noticias 14 Setembro 2010

1- Refira quais os elementos do sistema solar esto mencionados no texto. 2- Jpiter escudo da Terra contra asterides 2.1- Indique grandezas fsicas que possam condicionar o funcionamento de Jpiter como um man gigante contra os asterides. 2.2- Aprofunde a comparao entre diferentes corpos do sistema solar, resolvendo as questes do anexo 1. 2.3- Ao contrrio do que o mapa de conceitos evidencia, Pluto j foi considerado um planeta. Pesquise o que levou a comunidade cientfica a rever essa classificao. (Escreva em dois pargrafos um resumo da sua pesquisa) 3.

TPC

Jpiter, a Terra, Asterides e Pluto tiveram uma origem comum. Pesquise no manual adoptado, as teorias que possam explicar a formao do Sistema Solar. (Resolva a actividade do manual que melhor lhe permita compreender a sua formao.)

Nem sempre Jpiter nos defende de impactos de corpos extra-terrestres. Existem registos na Histria da Terra que provam isso, nomeadamente a extino em massa Cretcico-Tercirio que ps fim aos Dinossurios. Proceda ao debate das duas principais teorias em confronto na geologia para explicar essa extino, seguindo as instrues do Professor e os critrios apresentados no Guio 1.

Rui Soares 2011 Adaptado de Soares, Vieira e Marques 2010 Pgina 2

Escola Secundria de Estarreja Tema 2 A Terra, um planeta muito especial

Biologia e Geologia 10Ano Outubro 2011

B- Que caractersticas tornam a Terra um planeta especial em relao aos restantes planetas telricos? De que forma a formao do sistema Terra-Lua torna a Lua to especial?
1- Pesquise, no manual adoptado, as diferenas existentes entre a Terra e os restantes planetas telricos. (Resolva a actividade do manual que melhor lhe permita compreender essas diferenas)

2- Leia atentamente o texto seguinte: Novo mapa de crateras da Lua d pistas sobre passado do Sistema Solar
As marcas na superfcie da Lua so testemunha dos impactos de impactos de cometas, asterides e outros detritos espaciais que atingiram o satlite durante boa parte de sua histria. Como o registo geolgico dessa sequncia permanece intacto, os cientistas tem contado com a Lua para reconstituir o passado catico do Sistema Solar.

NASA/Divulgao

Mapa de relevo do centro-norte da face oculta da Lua, feito pela LRO

Numa edio da revista Science, pesquisadores apresentaram o primeiro catlogo uniforme e completo das grandes crateras lunares, o que poder lanar luz sobre o bombardeamento planetrio que caracterizava o Sistema Solar interior h mais de 4 mil milhes de anos. A equipa usou dados do Altmetro Laser Orbital Lunar, um dos instrumentos a bordo da sonda Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO), da NASA, para identificar e mapear 5.185 crateras com 20 km de dimetro ou mais. A partir da contagem e da anlise das crateras, os investigadores da NASA, determinaram que as regies mais antigas da Lua so o sul da face visvel e o centro-norte da face oculta. Confirmaram tambm que a Bacia Aitken (Polo Sul) a depresso mais antiga, o que significa que amostras l recolhida sero inestimveis para a compreenso da Lua e do Sistema Solar interior. As descobertas "falam-nos da infncia do Sistema Solar interior", referiu, James W. Head III, gelogo planetrio de Brown, o principal autor do artigo que descreve o trabalho em causa. "H muito a fazer", acrescentou, dizendo que misses futuras, robticas ou tripuladas, tero bastante trabalho cientfico a realizar. Foi feita uma importante descoberta sobre o fluxo de objectos que colidiam no interior do Sistema Solar nos seus primrdios () Os pesquisadores estudaram crateras formadas no incio da histria da Lua e compararam-nas com crateras posteriores, e determinaram que as superfcies mais antigas apresentam um nmero maior de marcas de impacto de grandes objectos. Adaptado de . Estado.com.Br/Cincia 16 de Setembro de 2010

Rui Soares 2011 Adaptado de Soares, Vieira e Marques 2010 Pgina 3

Escola Secundria de Estarreja Tema 2 A Terra, um planeta muito especial

Biologia e Geologia 10Ano Outubro 2011

2.1 Explique de que forma a notcia apresentada evidencia relaes entre Cincia, Tecnologia e Sociedade. 2.1.1 Menciona ferramentas tecnolgicas que te permitam, no teu dia-a-dia, utilizar aceder a informao topogrfica da superfcie da Terra e da Lua.

2.2 Pesquise informao pertinente sobre mares e continente lunares relativamente: Litologia predominante; Cor; Cobertura, Topografia; Idade relativa e absoluta; Origem Geolgica, Crateras de impacto. 2.2.1Organize a informao numa tabela.

2.3 A superfcie lunar apresenta um aspecto caracterstico, devido s inmeras crateras resultantes dos choques de meteoritos, ocorridos desde h milhares de milhes de anos. 2.3.1 Compare o nmero de crateras de impacto existentes na Terra e na Lua. 2.3.2 Formule uma hiptese que possa explicar a comparao efectuada.

3 - Tenha em ateno o excerto final do texto: Os pesquisadores estudaram crateras formadas no incio da histria da Lua e compararam-nas com crateras posteriores, e determinaram que as superfcies mais antigas apresentam um nmero maior de marcas de impacto de grandes objectos. 3.1 - Esboce um grfico hipottico que traduza a relao entre o nmero de crateras de impacto existentes na superfcie lunar com o tempo, desde a 4,5 Ga. 3.2 - Planifique uma experincia controlada em que possa relacionar o dimetro das crateras de impacto com a: massa do projctil; energia associada ao movimento do projctil; forma do projctil. 3.3 Discuta com os restantes colegas da turma e com o professor o plano estabelecido. 3.4 Execute os ensaios acordados na discusso desse plano experimental. 3.5 Elabore o V de Gowin dessa actividade de acordo com as informaes estabelecidas no anexo 2.

Rui Soares 2011 Adaptado de Soares, Vieira e Marques 2010 Pgina 4

Escola Secundria de Estarreja Tema 2 A Terra, um planeta muito especial

Biologia e Geologia 10Ano Outubro 2011

C- Como proteger a Terra face presso humana? Qual o papel do homem nas interaces entre a Geosfera e os outros subsistemas terrestres?
1. Proceda observao dos vdeos O poder da Terra, Terra Rara. Complete a Tabela 1 com as ideias fundamentais do documentrio visualizado que justifiquem a Terra como um planeta to especial.
Ordem em que foi desenvolvido no documentrio Ideias desenvolvidas

Aspectos focados

Localizao da rbita terrestre Atmosfera terrestre

Gravidade terrestre

1.

Campo magntico terrestre

Lua

Jpiter

Funciona como um man gigante protegendo a Terra contra impactos de corpos vindos do espao.

Sol

Tabela 1- Contedos focados no documentrio O poder da Terra Terra rara

Rui Soares 2011 Adaptado de Soares, Vieira e Marques 2010 Pgina 5

Escola Secundria de Estarreja Tema 2 A Terra, um planeta muito especial

Biologia e Geologia 10Ano Outubro 2011

Trabalho de verificao de aprendizagem Prepara-se para uma actividade de avaliao individual a ser aplicada em tempo de aula. A actividade ser cotada para 100 pontos e ter a durao de 45 minutos. Palavras-chave: Sistema Solar, Teoria Nebular Reformulada, Planetas Telricos, Sistema Terra-Lua, Terra, Geosfera, Risco Geolgico e Desenvolvimento Sustentvel. 2. Leia atentamente o seguinte texto.

A dinmica da Terra pode desencadear fenmenos catastrficos, por vezes altamente destruidores, que podem pr em risco as populaes e os seus bens. O risco geolgico corresponde probabilidade de um acontecimento perigoso, associado aos fenmenos geolgicos que fazem parte do funcionamento normal do planeta Terra, ocorrer numa determinada rea num dado momento. Este tipo de risco natural pode ter impacto negativo na sociedade, causando danos humanos e/ou materiais. Os sismos, as erupes vulcnicas, as inundaes e os deslizamentos de terreno constituem riscos geolgicos. O conhecimento dos riscos geolgicos contribui para o desenvolvimento de mtodos de previso - identificao de acontecimentos precursores - e para o estabelecimento de medidas de preveno - proteco civil -, que permitem minimizar as consequncias negativas, nomeadamente no que se refere perda de vidas humanas.
Retirado de http://www.infopedia.pt/$riscos-geologicos, consultado a 2 de Outro de 2010.

2.1. Faa corresponder a cada um dos atributos da coluna II uma letra da coluna I. Coluna I Coluna II A. Risco B. Acidente C. Evento Facto j ocorrido, no qual no foram registadas perdas sociais e/ou econmicas relacionadas directamente com o facto. Possibilidade de ocorrncia de um acidente, ou seja, possibilidade de perdas materiais ou de vidas. Facto j ocorrido, no qual foram registadas perdas econmicas e/ou sociais relacionadas directamente com o facto. Os eventos tendem a acontecer cada vez menos e ocorrem cada vez mais acidentes. Comente esta afirmao. 3.1. Discuta com os seus colegas e professores as suas ideias. 3.2. Com o objectivo de consolidar os conhecimentos referentes s influncias humanas no risco geolgico resolva as actividades propostas no anexo 3 (recorra ao manual para pesquisar informao que lhe possa ser til na sua resoluo). Elabore um mapa de conceitos utilizando a seguinte lista de termos. Reciclagem; Risco ssmico; Risco vulcnico; Impactos ambientais; Recursos naturais renovveis; Recursos naturais no renovveis; Desenvolvimento sustentvel; Poluio. 3.2.2. Discuta com o professor e os colegas o mapa de conceitos construdo. 3.2.3. Desenvolva em grupo atributos de cada conceito de forma a construir um Wiki a publicar no site do PB works. Aguarde a informao e as instrues que os professores lhes iro dar relativamente construo do mesmo. 3.2.1.

3.

Rui Soares 2011 Adaptado de Soares, Vieira e Marques 2010 Pgina 6

S-ar putea să vă placă și