Sunteți pe pagina 1din 14

Licenciatura de Biologia Celular e Molecular Fisiologia Celular 11/10/2004

Professora Teresa Moura Professora Teresa Catarino

SISTEMA ENDCRINO

Ana Bolotinha n15625 Paulo Severino n16078 Pedro Miranda n15465 Sara Malveiro n16076

ndice
Prncipios gerais de endocronologia Sistema endcrino central Glndula Pineal Hipotlamo e Pituitria Controlo endcrino do crescimento Pg. 6 Pg. 6 Pg. 8 Pg. 3

Sistema endcrino perifrico Glndulas endcrinas perifricas Tiride Paratiride Pncreas Supra-Renais Testculos Ovrios Timo Pg. 9 Pg. 9 Pg. 10 Pg. 10 Pg. 11 Pg. 12 Pg. 12 Pg. 12 Pg. 13 Pg. 13

Controlo endcrino do metabolismo Controlo endcrino do metabolismo do Ca2+

Princpios gerais de Endocrinologia


O sistema endcrino constitudo por glndulas endcrinas sem canais, que esto espalhadas por todo o corpo. As glndulas no se encontram ligadas entre si anatomicamente, e cumprem a sua funo secretando hormonas, que so transportadas pelo sangue at s clulas-alvo. O termo Hormona inclui: 1. Hormonas blood-borne 2. Mensageiros neurohormonais

Os mensageiros neurohormonais so secretados pelos neurnios neurosecretores, e so libertados no sangue onde so tambm transportados at s clulas-alvo. As clulas-alvo apresentam especificidade para cada hormona, atravs da presena de um receptor localizado na membrana plasmtica. No entanto, uma hormona pode ligar-se apenas a um, ou a vrios tipos de clulas alvo.

Fig. 1 Segregao de uma hormona endcrina e seu percurso at clula lvo

A principal funo de algumas hormonas regular a produo e secreo de outras hormonas nos tecidos endcrinos Hormonas trpicas. J a hormona no trpica exerce o seu efeito num tecido no endcrino.

Complexidade do sistema endcrino O sistema endcrino um, seno o, sistema mais complexo do nosso organismo, uma vez que: 1. uma nica glndula pode produzir vrias hormonas 2. uma nica hormona pode ser secretada por mais do que uma glndula 3. uma nica hormona pode ter mais do que um tipo de clulas-alvo 4. uma nica clula-alvo pode ser induzida por mais do que uma hormona 5. o mesmo mensageiro qumico pode ser uma hormona ou um neurotransmissor 6. alguns rgos so exclusivamente endcrinos, outros no exercem funes do sistema, mas produzem hormonas

Classificao das hormonas em 3 categorias As hormonas so classificadas quimicamente, em 3 categorias: pptidos, aminas (incluem a hormona da tiride e catecolaminas adrenomedulares) e esterides. Diferenas na estrutura qumica dessas hormonas, resultam em profundas diferenas nas respostas biolgicas. Os mecanismos de sntese, armazenamento e secreo das hormonas variam de acordo com a classe hormonal a que pertencem: no caso das hormonas peptdicas e catecolaminas hormonas hidroflicas - , elas so sintetizadas e empacotadas para exportao pelo retculo endoplasmtico, so armazenadas em vesculas secretoras, e lanadas por exocitose depois de uma estimulao apropriada. As hormonas esterides so secretadas pelas glndulas supra-renais e pelas gnadas, e so lpidos neutros derivados do colesterol; as aminas derivam naturalmente do aminocido tirosina e so armazenadas at serem secretadas. Tanto as esterides, como as aminas, so consideradas hormonas lipoflicas. Todas as hormonas so transportadas pelo sangue, mas, enquanto os pptidos so transportados por dissoluo no plasma, as esterides e aminas so transportadas atravs de protenas do plasma.

Fig. 2 Mecanismo de aco de uma hormona esteride

Quanto aos seus efeitos as hormonas so responsveis pela alterao proteica das clulas: alteram a permeabilidade celular, activam mensageiros secundrios na clulaalvo e activam genes na clula-alvo para formar protenas intracelulares. Hormonas que actuam atravs de mensageiros secundrios, actuam em pouco minutos, atravs de mecanismos de transduo de sinal; respostas hormonais que requerem sntese de uma nova protena demoram algumas horas at iniciarem a sua aco porque torna-se necessrio estimular genes celulares, o que por sua vez s acontece quando a hormona se liga a receptores na clula formando um complexo hormona receptor, que se liga ao DNA, activando os genes para a produo de mRNA, e posteriormente para a produo de protenas.

De uma maneira geral para todas as hormonas: a sua aco amplificada na clula-alvo da interaco entre hormona e receptor resulta uma proetina activa que transporta o efeito fisiolgico a aco das hormonas lenta e prolongada, mas a partir do momento em que se activam protenas a hormona deixa de ser utilizada. A concentrao da hormona no plasma regulada por alteraes na percentagem da sua secreo. Os sinais de secreo fornecidos a clulas endcrinas so influenciados por um ou mais tipos diferentes de inputs reguladores: 1. input neural que aumenta a secreo da hormona em resposta a uma necessidade especifica e tambm governa variaes diurnas na secreo 2. input de uma outra hormona que envolve tanto a estimulao de uma hormona trpica, como a inibio de uma hormona celularalvo por feedback negativo 3. alteraes na concentrao no plasma de um nutriente orgnico, ou de um electrlito, sendo reguladas pela hormona segundo um feedback negativo Em todos os casos, a regulao dos outputs de secreo designada para acompanhar ajustes necessrios manuteno da homeostasia, a promoo do crescimento, ou ao controlo da reproduo. Disfunes endcrinas surgem quando muita ou pouca hormona secretada. Os sintomas so normalmente referidos por respostas celulares exageradas ou insuficientes controladas pela hormona.

SISTEMA ENDCRINO CENTRAL


Glndula Pineal A glndula pineal, localizada no centro do crebro, responsvel pela secreo da hormona melatonina, cuja secreo varia consoante o ciclo dia/noite. As principais funes desta hormona so: sincronizar os ritmos circadianos naturais do corpo com as alteraes ambientais externas, promover o sono, influenciar a actividade reprodutiva, actuar como antioxidante para remoo de radicais livres danificados e aumentar a imunidade.

Fig. 3 Localizao e mecanismo da glndula Pineal

Hipotlamo e Pituitria A glndula pituitria, ou hipfise, uma pequena glndula endcrina localizada numa cavidade ssea na base do crebro, logo abaixo do hipotlamo. Ela contm dois lobos distintos anatmica e funcionalmente: a pituitria posterior e a pituitria anterior. Enquanto a pituitria posterior se liga ao hipotlamo por vias nervosas (nervos), a pituitria anterior liga-se ao hipotlamo por ligaes vasculares. O hipotlamo e a pituiria posterior formam um sistema noroendocrino que consiste numa populao de neurnios neurosecretores, cujos corpos celulares basais esto em clusters bem definidos no hipotlamo, e cujos axnios se prolongam por um talo conector at terminarem em capilares da pituitria posterior.

Fig. 4 Localizao do hipotlamo e hipfise

A pituitria posterior , funcional e anatomicamente, uma extenso do hipotlamo e nunca produz hormonas, simplesmente as armazena para depois as lanar no sangue; essas hormonas so a Vasopressina e a Ocitocina. Sempre que o hipotlamo estimulado, tanto a vasopressina como a ocitocina so lanadas no sangue pela pituitria posterior; esta libertao hormonal desencadeada por potenciais de aco gerados nos corpos celulares dos neurnios neurosecretores do hipotlamo, em resposta a inputs sinpticos, que se vo fazendo sentir ao longo do axnio at ao terminal neural da pituitria posterior. Em contraste com a pituitria posterior, a pituitria anterior sintetiza 6 hormonas que so libertadas no sangue: Prolactina, que estimula a secreo de leite; Hormonas trpicas: TSH estimula a secreo da hormona da tiride ACTH estimula a secreo de cortisol pelo crtex suprarenal FSH estimula a hormona folicular LH estimula a produo de gmetas GH estimula o crescimento e exerce efeitos metablicos Os dois principais factores da secreo hormonal na pituitria anterior so: as hormonas do hipotlamo e o feedback por hormonas glandulares alvo. As hormonas produzidas no hipotalamo promovem a libertao de hormonas da pituitria. Estas por sua vez so transportadas at uma glndula alvo onde estimulam a libertao de uma terceira hormona que exerce uma inibio ao nvel do hipotlamo por feedback negativo.

Fig. 5 Mecanismo de controlo da pituitria por feedback negativo

Controlo endcrino do crescimento O crescimento depende da hormona do crescimento (GH), mas tambm influenciado por outros factores como por exemplo a determinao gentica, o stress do meio envolvente e a influncia de outras hormonas. Para alm de promover o crescimento, a hormona GH tem efeitos metablicos importantes e aumenta o sistema imunitrio. Algumas aces metablicas no relacionadas com o crescimento reflectem-se nos nveis de glucose e cidos gordos no sangue. A hormona do crescimento ainda responsvel pelo crescimento de tecidos moles, uma vez que aumenta o nmero de clulas (por hiperplasia) e aumenta o tamanho das clulas (por hipertrofia). tambm responsvel pelo crescimento dos ossos j que promove o seu aumento em espessura e em comprimento, estimulando a proliferao da cartilagem epifaseal e a actividade dos osteoblastos (clulas formadoras de ossos). A hormona GH no actua directamente nas suas clulas alvo para causar efeitos que promovam o crescimento; esses efeitos so directamente causados por pptidos mediadores, conhecidos como somatomedinas. Estes pptidos tambm so referidos como IGF porque so estrutural e funcionalmente semelhantes insulina. Foram identificadas duas somatomedinas: IGF-I e IGF-II. A sntese de IGF-I estimulada por GH e a maior circulao da IGF-I no fgado que lana este pptido no sangue em resposta estimulao de GH. A produo de IGFI tambm controlada por outros factores que no a hormona GH: nutrio adequada, idade, factores especficos dos tecidos. A produo de IGF-II no depende de GH. A IGF-II conhecida por ter importncia no desenvolvimento fetal, e diferentemente da IGF-I no aumenta durante o crescimento na puberdade, mas continua a ser produzida no estado adulto do indivduo. O controlo da secreo da GH feito por duas hormonas do hiptlamo: GHRH que estimuladora, e GHIH que responsvel pela inibio; elas actuam de acordo com um feedback negativo de long-loop. Os primeiros sinais de aumento da secreo de GH esto relacionados com necessidades metablicas alm do crescimento, nomeadamente sono profundo, stress, exerccio e hipoglicemia.

SISTEMA ENDCRINO PERIFRICO


Glndulas endcrinas perifricas As glndulas endcrinas perifricas so aquelas cuja estimulao inicial mediada por hormonas secretadas pelas glndulas do sistema endcrino central. Quando as glndulas endcrinas perifricas so estimuladas, segregam hormonas que, no s actuam ao nvel das suas clulas alvo, onde iro exercer a sua funo, como tambm participam num mecanismo de feedback que regula o sistema endcrino central, ao nvel do hipotlamo e da hipfise. Das glndulas endcrinas perifricas, localizadas em diversas partes do corpo; destacam-se: a tiride e as paratirides no pescoo, o pncreas e as supra-renais no abdmen e as gnadas. Fig. 6 Diferentes glndulas Tiride uma glndula em forma de n de gravata, sobre a traqueia, por baixo da laringe. A maioria das clulas secretoras nesta glndula esto arranjadas em esferas (clulas foliculares) em volta de um lmen colide. As principais hormonas segregadas na tiride so: tetraiodotironina (T4) e a triiodotironina (T3), que controlam e mantm o metabolismo basal; e a calcitonina, que actua ao nvel do metabolismo do clcio. Estas hormonas s so segregadas porque existe uma estimulao prvia induzida pela TSH (tiride estimulina), uma hormona segregada na pituitria, que no s estimula a secreo hormonal na tiride como tambm responsvel pela sua integridade Fig. 7 Glndulas Paratiride e Tiride 9

fsica. Este controlo hormonal feito por um mecanismo de feedback negativo entre a hormona TRH do hipotlamo, a TSH da hipfise e as T3 e T4 da tiride. As hormonas da tiride tambm aumentam a aco dos mediadores qumicos do sistema nervoso simptico o que indirectamente aumenta o output cardaco. Devido a disfunes na secreo das hormonas da tiride, esta glndula endcrina torna-se a que desponta anomalias mais comuns ao nvel do sistema endcrino (hipotitroidismo, hipertiroidismo, )

Paratirides rgos do tamanho de ervilhas, localizadas atrs da tiride e que responsvel pelo controlo vital do nvel de clcio no organismo. O clcio imprescindvel para a formao dos ossos e para que o crebro, os msculos e os nervos funcionem devidamente na formao de cogulos de sangue. A hormona que segregada a partir da glndula paratiride a paratormona, responsvel pela libertao de clcio armazenado nos ossos e pela excreo de fosfato nos rins. Quando se encontra em hiperactividade, a paratormona produz elevados nveis de clcio no sangue; se estiver em situaes de insuficincia resulta num ndice de clcio abaixo do normal.

Pncreas rgo anexo do sistema digestivo, com dupla funo, aninhado por baixo do fgado, e com a cabea encaixada na curva do duodeno. Por meio de minsculas reas glandulares - ilhus de Langerhans - o pncreas fabrica insulina que se integra na corrente sangunea, passando para todas as partes do organismo, a fim de controlar o uso que as clulas fazem da glucose. Outra hormona produzida por esta glndula o glucagon que tem efeito complementar insulina e entra em aco quando o nvel de glucose baixa. Quando o controlo entre os nveis de insulina/glucose no sangue no eficiente, surgem anomalias como os diabetes.

10

Supra-Renais

Cada par das glndulas supra-renais consiste em dois rgos endcrinos separados. A parte mais exterior crtex que segrega as hormonas esterides; e a parte mais interior medula que segrega as catecolaminas. Derivadas de diferentes estruturas embriolgicas, o crtex e a medula supra-renais segregam hormonas pertencentes a diferentes categorias qumicas. O crtex supra-renal est subdividido em 3 regies: zona glumerosa; zona fasciculada e zona reticular. Os esterides supra-renais podem ser organizados de acordo com a sua funo: 1) Mineralocorticides, principalmente a aldosterona 2) Glucocorticides, principalmente cortisol 3) Hormonas sexuais. A mais importante a desidroepiandroesterona (DHEA) O colesterol o percursor de todos os esterides segregados nas supra-renais. A aldoesterona regula o balano do Na+ e K+ e importante para a homeostasia da presso sangunea. Esta aco ocorre principalmente nos tubos distais e colectivos do rim, e consiste na promoo da reteno do Na+ e aumento da eliminao do K+ durante a formao da urina. Os nveis de aldoesterona so regulados pelo balano do Na+ e K+ , bem como pela presso sangunea e no influenciado pela ACTH. O cortisol desempenha um papel muito importante na regulao do metabolismo promovendo o aumento dos nveis de glucose, aminocidos e protenas no sangue. Desempenha tambm um papel importante na adaptao ao stress. A segregao de cortisol regulada por feedback negativo envolvendo a CRH do hipotlamo e a ACTH da hipfise, sendo que o principal estmulo para aumentar a actividade do eixo CRH-ACTH-cortisol, o stress. A hormona sexual cortical mais importante a desidroepiandroesterona (DHEA) que um androgenio responsvel pelo crescimento dos pelos pbicos e axilares nas mulheres.

Fig. 8 Glndula Supra-renal

11

O crtex supra-renal pode ter anomalias ao nvel da segregao das suas hormonas: O excesso de aldoesterona provoca o sindrome de Conn enquanto que a sua deficincia provoca a doena de Addison. Quanto ao cortisol, o seu excesso provoca a sndrome de Cushing e a sua deficincia provoca a insuficincia supra-renocortical secundria. A medula supra-renal composta por neurnios ps ganglionicos simpticos modificados que segregam a catecolamina epinefrina para o sangue em resposta da estimulao simptica. A epinefrina vai reforar o sistema simptico na sua resposta a situaes de stress e na manuteno da presso sangunea. A epinefrina tambm desempenha um papel no metabolismo, nomeadamente, o aumento dos nveis de glucose e cidos gordos no sangue. A segregao das catecolaminas totalmente controlada pelo sistema simptico e o seu principal estmulo o stress.

Testculos as hormonas sexuais masculinas, so produzidas sobretudo nos testculos, um par de glndulas ovides localizadas no escroto. A hormona principal, testosterona, responsvel pelo desenvolvimento das caractersticas sexuais masculinas aps a puberdade, mantendo o impulso sexual e a masculinidade. Outra das funes dos testculos tambm produzir e armazenar o esperma.

Ovrios as hormonas sexuais femininas so fabricadas nos ovrios, um par de glndulas localizadas no abdmen, de cada lado do tero. A produo inicial de hormonas, estrognio e progesterona, so responsveis pelo desenvolvimento das caractersticas sexuais femininas secundrias aps a puberdade. So estas duas hormonas, que durante os anos frteis controlam o ciclo menstrual, que incluem a libertao de um vulo de um dos ovrios, ovulao, sensivelmente a meio do ciclo.

Timo Glndula pertencente ao sistema imunitrio, situada na parte superior do trax, por detrs do esterno, que consiste em dois lobos que se unem na parte da frente da traqueia. Os tecidos linfcito e epitelial so gradualmente substitudos por gordura, podendo permanecer algum tecido glandular.

12

Controlo endcrino do metabolismo dos nutrientes O metabolismo refere-se de um modo geral sntese (anabolismo), degradao (catabolismo) e transformao de hidratos de carbono, protenas e cidos gordos, que so a fonte energtica do organismo. A regulao endcrina ao nvel do metabolismo, responsvel por manter constante os nveis dos nutrientes no sangue, especialmente a glucose e em caso de necessidade, o metabolismo pode utilizar reservas de nutrientes, como protenas musculares, para repor os nveis de glucose no sangue. No que diz respeito aos tecidos no dependentes de glucose do ponto de vista energtico, havendo um abaixamento do nvel de glucose, este recorre a outras fontes energticas, como os cidos gordos, de modo a disponibilizar a glucose a outros rgos dependentes de glucose, como o crebro, que o rgo central. As principais hormonas intervenientes neste mecanismo de controlo so as so produzidas no pncreas: insulina e glucagon. A secreo de insulina sofre um aumento durante a fase de absoro ao nvel do trato intestinal, de modo a armazenar a quantidade de nutrientes em excesso. A hormona glucagon exerce o seu efeito, em contraste com a insulina, aps a absoro, em resposta a uma queda nos nveis de glucose no sangue.

Controlo endcrino do metabolismo do clcio

Variaes do nvel de Ca2+ livre no plasma, a forma fisiologicamente activa do Ca2+, podem conduzir a alteraes drsticas no correcto funcionamento do organismo, nomeadamente ao nvel da excitabilidade neuromuscular. O elevado nvel do Ca2+ livre resulta na sobreexcitibilidade dos nervos e msculos, ao passo que o abaixamento do nvel do Ca2+ livre resulta na depresso da excitibilidade neuromuscular. Como tal, o organismo adoptou diversos mecanismos, atravs do sistema endcrino, para controlar o metabolismo do Ca2+. Existem 3 hormonas que promovem este controlo: a hormona paratiride (PTH), a calcitocina e a vitamina D. A regulao do metabolismo do Ca2+ depende do controlo hormonal entre o fluido extracelular e 3 componentes: ossos, rins e tubo digestivo. Este controlo envolve 2 aspectos. A regulao da homeostasia do Ca2+, para manter os nveis de Ca2+ constantes, minuto a minuto; e a regulao do balano do Ca2+, para manter os nveis de Ca2+ a longo prazo atravs do balano da absoro intestinal e a excreo pelos rins. A PTH, cuja secreo directamente promovida por um abaixamento na concentrao de Ca2+ no plasma, actua nos ossos, rins e intestinos para aumentar a concentrao do Ca2+ no plasma. Esta hormona essencial para a vida uma vez que previne as consequncias fatais da hipocalcemia. A PTH tem uma dupla aco nos ossos: uma aco a curto prazo em que promove o movimento do Ca2+ do fluido do osso para o plasma; e uma aco a longo prazo em que promove a dissoluo do fosfato de clcio mineralizado no osso atravs da activao dos osteoclastos (clulas que dissolvem o osso). Ao nvel dos rins, a PTH promove o aumento da reabsoro do Ca2+, bem como da excreo do PO43-. Esta aco extremamente importante uma vez que o PO43- em excesso vai reagir com o Ca2+ e precipitar, levando diminuio do nvel de Ca2+. Esta hormona tem uma aco indirecta nos intestinos, visto que vai participar na activao da

13

Vitamina D, que por sua vez, actua directamente no aumento da absoro de Ca2+ no intestino. A vitamina D pode ser produzida na pele de um derivado de colestrol, quando exposta radiao solar. No entanto, como esta produo no suficiente para as necessidades do organismo, necessrio um suplemento ao nvel da dieta. A calcitomina por sua vez uma hormona produzida nas clulas C da tiride e vai promover o abaixamento do nvel de Ca2+ no plasma. Esta hormona estimulada directamente pelo aumento da concentrao de Ca2+ livre e exerce o seu efeito nos ossos, onde desempenha um papel muito pouco influente na manuteno dos nveis de Ca2+.

Fig. 9 Mecanismo de regulao do nvel do Ca2+ livre no sangue

14

S-ar putea să vă placă și