Sunteți pe pagina 1din 3

Nome: Matheus Anselmini entrega: 08/07/1997 George Augusto Professora: Martha Suely

9A

Data de

Energia Nuclear
-Pases e disputa Capital
A energia nuclear produzida atravs de reatores nucleares, que produzem energia trmica por fisso (quebra do tomo de urnio ou de trio) apresentando leves riscos de contaminao ambiental. usada em centenas de centrais nucleares em todo o mundo, principalmente em pases ricos. A percentagem da energia nuclear na gerao de energia mundial de 6,5 % (1998, UNDP) e de 16 % na gerao de energia eltrica. No ms de janeiro 2009 estavam em funcionamento 210 usinas nucleares em 31 pases com ao todo 438 reatores produzindo a potncia eltrica total de 372 GW.

-Recursos renovveis
A principal vantagem da energia nuclear obtida por fisso a no utilizao de combustveis fsseis. Considerada como vil no passado, a Energia Nuclear passou gradativamente a ser defendida por ecologistas de nome como James E. Lovelock por no gerarem gases de efeito estufa. Estes ecologistas defendem uma virada radical em direo energia nuclear como forma de combater o aquecimento global. Em comparao com a gerao hidreltrica, a gerao a partir da energia nuclear apresenta a vantagem de no necessitar o alagamento de grandes reas para a formao dos lagos de reservatrios, evitando assim a perda de reas de reservas naturais ou de terras agriculturveis, bem como a remoo de comunidades inteiras das reas que so alagadas. Outra vantagem da energia nuclear em relao gerao hidreltrica o fato de que a energia nuclear imune alteraes climticas futuras que porventura possam trazer alteraes no regime de chuvas.

-Atualmente os destaques globais (Japo)


O terremoto de 8,9 graus na escala Richter e o tsunami que abalaram o Japo na madrugada do ltimo dia 11 de maro (horrio de Braslia) provocaram danos na usina nuclear de Fukushima, localizada na regio nordeste da ilha. Vazamentos radioativos foram registrados e um iminente desastre nuclear mobilizou a comunidade internacional. No momento do terremoto, 11 usinas localizadas na regio entraram em processo de desligamento. Como parte do procedimento, os reatores precisam ser resfriados, uma vez que a fisso nuclear permanece ocorrendo mesmo aps a interrupo na gerao da energia. Cerca de uma hora depois do tremor, a usina de Fukushima foi atingida pelo tsunami. O sistema de resfriamento foi avariado e os tcnicos japoneses passaram a adotaram medidas alternativas, como a injeo de gua do mar nos reatores. Mesmo

assim, trs exploses se sucederam, a ltima delas na manh da segundafeira (14). Segundo informaes do governo japons, houve vazamento radioativo, mas os reatores esto preservados. Os nveis de radiao no entorno da usina superaram em oito vezes o limite de segurana, forando a evacuao da populao em um raio de 20 km ao redor da usina. O terremoto de 8,9 graus na escala Richter e o tsunami que abalaram o Japo na madrugada do ltimo dia 11 de maro (horrio de Braslia) provocaram danos na usina nuclear de Fukushima, localizada na regio nordeste da ilha. Vazamentos radioativos foram registrados e um iminente desastre nuclear mobilizou a comunidade internacional. No momento do terremoto, 11 usinas localizadas na regio entraram em processo de desligamento. Como parte do procedimento, os reatores precisam ser resfriados, uma vez que a fisso nuclear permanece ocorrendo mesmo aps a interrupo na gerao da energia. Cerca de uma hora depois do tremor, a usina de Fukushima foi atingida pelo tsunami. O sistema de resfriamento foi avariado e os tcnicos japoneses passaram a adotaram medidas alternativas, como a injeo de gua do mar nos reatores. Mesmo assim, trs exploses se sucederam, a ltima delas na manh da segundafeira (14). Segundo informaes do governo japons, houve vazamento radioativo, mas os reatores esto preservados. Os nveis de radiao no entorno da usina superaram em oito vezes o limite de segurana, forando a evacuao da populao em um raio de 20 km ao redor da usina

-Relao dos pases ricos e pobres


A utilizao de energia nuclear muito restrita aos pases ricos, pois se precisa de um auto investimento (capital) nesta fonte de energia. Exemplos de pases ricos que utilizam energia nuclear so: a Frana, Japo, Estados Unidos, Alemanha, Sucia, Espanha, China, Rssia, entre outros. Exemplos de pases pobres: Brasil, ndia, Paquisto, Coria do Norte entre outros.

Subtema: SEI. -Um Pargrafo com objetivo -Um recurso em transformao

S-ar putea să vă placă și