Sunteți pe pagina 1din 18

A Percepo do Terrorismo pela Sociedade

Mestrado Integrado em Psicologia, 1 semestre No mbito de Introduo s Cincias Sociais

Novembro 2009

Trabalho realizado por: Ana Carvalho, Ana Moreira, Ana Pereira, Ana Resende e Stephanie Rowcliffe

Faculdade de Psicologia e Cincias da Educao U.P

Mestrado Integrado em Psicologia

ndice

Introduo Desenvolvimento Discusso de resultados Concluso Bibliografia Anexos

2 4 5 7 8 9

-1-

Faculdade de Psicologia e Cincias da Educao U.P

Mestrado Integrado em Psicologia

Introduo

Tema No mbito do projecto da Unidade Curricular de Introduo s Cincias Sociais, o grupo encetou um trabalho de campo subordinado ao tema Terrorismo, tendo efectuado a apresentao do mesmo no dia 9 de Novembro (aula da manh).

Definio de subtema e objectivos Iniciou-se prontamente a pesquisa para o trabalho, tendo-se consultado o manual de Sociologia de Anthony Giddens, para procurar a definio de Terrorismo. Partindo desta definio, foram estudadas as consequncias do fenmeno os impactos sentidos pela sociedade a curto e longo prazo, directos (a nvel demogrfico e das infra-estruturas) e indirectos (poltica, economia e outros). Assim, definiu-se como subtema A Percepo do Terrorismo pela Sociedade. Sob esta temtica, estabeleceram-se objectivos para o trabalho, nomeadamente, determinar: as diferentes perspectivas face ao terrorismo consoante a idade e o sexo; o grau de conhecimento de alguns dos atentados terroristas mais marcantes da Histria; a percepo espcio-temporal; o nvel de segurana da populao; o nvel de influncia dos media; a proliferao (ou no) de comportamentos de xenofobia; as reas em que o terrorismo tem mais influncia socialmente.

-2-

Faculdade de Psicologia e Cincias da Educao U.P

Mestrado Integrado em Psicologia

Definio do Mtodo O grupo escolheu como mtodo um questionrio (Anexo 1), privilegiando uma viso geral e inter-subjectiva do tema. Este mtodo tem como desvantagens: excluir analfabetos da amostra; produzir resultados algo crticos relativamente objectividade e sinceridade; impedir o conhecimento das circunstncias em que o questionrio foi respondido; obrigar a um pequeno nmero de questes, impedindo a explorao da questo. Contudo, o questionrio permitiu: atingir um maior nmero de pessoas; uma fcil aplicao; a no exposio dos sujeitos influncia de outras opinies, atravs do anonimato.

-3-

Faculdade de Psicologia e Cincias da Educao U.P

Mestrado Integrado em Psicologia

Desenvolvimento

A elaborao do instrumento O questionrio constitudo por nove questes: oito de resposta

condicionada/fechada e uma de resposta aberta. Desta forma, seguiu-se uma lgica de enfoque dominante na investigao. Procurou-se elaborar questes enquadradas no subtema, mas tambm precisas e sem ambiguidades. Quanto ao tipo de questes do questionrio h: uma questo dicotmica, uma questo ordinal, duas questes filtro e uma questo nominal (excluindo as questes de caracterizao da amostra). Para se certificar da consistncia do questionrio, o grupo dirigiu-se ao Professor, tendo seguido as suas sugestes (e.g. a reestruturao de algumas questes).

A seleco da amostra Perante a constatao da inacessibilidade da populao terica em estudo a sociedade portuguesa -, o grupo optou por uma amostra no aleatria: uma amostra acidental, adequada para estudos com populaes muito numerosas e inacessveis. Essa amostra era de 40 indivduos, sendo 23 do sexo feminino e 17 do sexo masculino. A. O grupo tentou integrar na amostra indivduos de idades bastante diferentes (a idade mnima dos inquiridos 15 anos e a idade mxima 62 anos) para obter resultados mais abrangentes.

-4-

Faculdade de Psicologia e Cincias da Educao U.P

Mestrado Integrado em Psicologia

Discusso de Resultados

Aps a aplicao do questionrio e respectiva anlise de dados no SPSS, foi possvel retirar algumas ilaes sobre os resultados obtidos. Analisando a primeira pergunta, conclui-se que o medo o sentimento dominante quando se pensa em terrorismo, tendo 42% dos indivduos respondido dessa forma. A segunda questo, revela que os meios de comunicao mais usados pelos indivduos so: Televiso (92,5%), Rdio (72,5%) e a Internet (72,5%) (anexo 2). Em contrapartida, os meios de comunicao com que os indivduos tm menos contacto so: Jornais e Revistas (45% cada) (anexo 3). Na terceira questo, a maioria dos sujeitos (62,5%) admite que a sua opinio influenciada pelos media. (anexo 4). Verificou-se, na quarta questo, que a amostra conhecia principalmente os ataques terroristas mais recentes: o atentado de 11 de Setembro (100%), Metro de Londres (87,5%) e Comboio de Madrid (82,5%) (anexo 5). Os episdios mais antigos, Lockerbie e Bloody Sunday, tiveram resultados de apenas 35% e 27%, respectivamente
(anexo 6).

O acontecimento mais marcante para os indivduos foi o atentado de 11 de

Setembro (67,5%). Conclui-se que a acontecimentos ocorridos mais perto de Portugal no corresponde um maior conhecimento. O nvel de segurana face aos atentados referidos anteriormente encarado de forma diferente consoante o sexo dos indivduos: O sexo feminino (65,2%) revela um grau de insegurana maior que o sexo masculino (35,3%); O grau de indiferena superior no sexo masculino (17,6%) em relao ao sexo feminino (8,7%). No geral, o sentimento que prevalece o de insegurana (52,5% ) (anexo 7).

-5-

Faculdade de Psicologia e Cincias da Educao U.P

Mestrado Integrado em Psicologia

A stima questo pretendia determinar o grau de xenofobismo entre os inquiridos face a uma situao concreta. No geral, 62,5% dos indivduos respondeu que se sentava sem problema; 20% recusa a sentar-se; e 17,5% sentam-se afastadas (anexo 8). H, contudo, diferenas entre: (anexo 9): os homens (76,5%) revelam menor constrangimento em sentar-se ao lado de uma pessoa rabe e as mulheres (52,2%); Para a amostra, as reas em que o terrorismo exerce mais influncia so Sociedade (67,5%) e Poltica (60%) (anexo 10).
Em

concluso, em Portugal, o terrorismo suscita interesse e preocupao. A

percepo social deste tema condicionada pelos meios de comunicao, mas a atitude da generalidade das pessoas no significativamente afectada.

-6-

Faculdade de Psicologia e Cincias da Educao U.P

Mestrado Integrado em Psicologia

Concluso
Este foi o primeiro trabalho de investigao realizado pelo grupo na faculdade, pelo que permitiu conhecer melhor os mtodos aplicados em estudos de cariz sociolgico. O grupo procurou ser organizado e eficiente, estabelecendo uma calendarizao e uma reunio semanal a diviso equitativa das tarefas. Os objectivos propostos foram alcanados, produzindo-se: um texto orientador sobre o tema; um questionrio; um vdeo; uma base de dados em SPSS; um PowerPoint destinado apresentao.

Assim, esta foi uma experincia positiva para o grupo, pela cooperao entre os elemento e o resultado dos seus esforos, constituindo uma referncia para futuros projectos.

-7-

Faculdade de Psicologia e Cincias da Educao U.P

Mestrado Integrado em Psicologia

Referncias bibliogrficas

Giddens, A. (2004). Sociologia. Lisboa: Fundao Calouste Gulbenkian. Cota 316-GID/SOCI Gil, Antnio Carlos. A Pesquisa Social. Cota 303- Gil/MET http://desenhos.com.sapo.pt/terrorismo.html http://pt.wikipedia.org/wiki/Terrorismo http://www.apa.org/ http://www.apastyle.org/elecref.html http://www.ieei.pt/files/BettencourtResendes_Os_media_e_terrorismo.pdf

-8-

Faculdade de Psicologia e Cincias da Educao U.P

Mestrado Integrado em Psicologia

Anexos

Anexo 1

N Questionrio:

Questionrio Este questionrio annimo/confidencial, os seus resultados sero tratados apenas a nvel estatstico e -lhe reservada a liberdade de suspender a sua colaborao se o entender. Pedimos que responda com o mximo de sinceridade possvel.

1) Escreva pelo menos 3 palavras que lhe venham mente quando l ou ouve a palavra TERRORISMO:

2) Assinale, com uma cruz, a frequncia com que contacta com cada um dos meios de comunicao abaixo mencionados: Nada Quase nada Frequentemente Constantemente Televiso Internet Jornais Revistas Rdio

3) Determine:

Pouca Grau de influncia dos media na opinio face ao Terrorismo? 1 2 3 4

Muita 5

-9-

Faculdade de Psicologia e Cincias da Educao U.P

Mestrado Integrado em Psicologia

4) Est a par do que foi (assinale com uma cruz todas as situaes que conhece) a. o atentado do 11 de Setembro? b. o atentado ao metro de Londres? c. o atentado ao comboio em Madrid? d. o ataque de Lockerbie? e. o ataque Bloody Sunday? (Se no assinalou nenhuma das opes, avance para a questo 7) 5) Face a esses acontecimentos, como se sente? a. Sinto-me seguro/a? b. Sinto-me inseguro/a? c. -me indiferente? (avance para a questo 7)

6) Se indicou mais do que uma das opes, indique qual a que mais o/a marcou: ______________________________________________________________

7) Imagine a seguinte situao: entra no metro, e este est praticamente cheio. O ltimo lugar disponvel encontra-se ao lado de um homem que aparenta, pelas vestes e pelos traos fisionmicos, ser rabe. O que faz? (marque apenas um quadrado)

a. Recusa-se a sentar-se l e faz a viagem em p. b. Senta-se sem qualquer problema. c. Senta-se afastado/a do sujeito e nervoso/a.

8) Ordene de 1 a 5, e de acordo com a sua opinio, as reas nas quais os fenmenos de terrorismo tm impacto (1 maior impacto;5 menor impacto):

Poltica Sexo: M Idade: F

Sociedade

Economia

Demografia

Ecologia

Obrigada pela sua colaborao!

- 10 -

Faculdade de Psicologia e Cincias da Educao U.P

Mestrado Integrado em Psicologia

Anexo 2
Percentag Percentag

Frequncia com queem, Quase em, Nada, 2.5, 2% Nada, contacta com o meio de 5% 5, Nada comunicao - Televiso Quase Nada
Percentag em, Constante mente, 45, 45% Frequentemente Percentag Constantemente em, Frequente mente, 47.5, 48%

Fig.1 Grfico relativo frequncia com que os inquiridos contactam com a televiso

Fig.2 Grfico relativo frequncia com que os inquiridos contactam com a rdio

Percentag Percentag Frequncia em, Nada,que em, Quase com contacta com 15, 15% deNada, o meio Nada 12.5, 12% comunicao - Internet Quase Nada Frequentemente Percentag Constantemente em, Frequente mente, 27.5, 28%

Percentag em, Constante mente, 45, 45%

Fig.3 Grfico relativo frequncia com que os inquiridos contactam com a Internet

- 11 -

Faculdade de Psicologia e Cincias da Educao U.P

Mestrado Integrado em Psicologia

Anexo 3
Percentag em, Constante mente, 30, 30%

Frequncia com que em, Nada, 10, contacta com o meio de 10% Nada comunicao - Jornais Quase Nada
Frequentemente Constantemente Percentag em, Quase Nada, 35, 35%

Percentag

Percentag em, Frequente mente, 25, 25%

Fig.4 Grfico relativo frequncia com que os inquiridos contactam com jornais

Fig.5 Grfico relativo frequncia com que os inquiridos contactam com revistas

Anexo 4

- 12 -

Faculdade de Psicologia e Cincias da Educao U.P

Mestrado Integrado em Psicologia

Percentagem, 5de influncia dos media na opinio face ao Terrorismo? Percentagem, Grau - Muita, 25, 2, 10, 10% 25%

Percentagem, 1 - Pouca 3, 27.5, 27% 2 3 Percentagem, 4, 37.5, 38% 4 5 - Muita

Fig.6 - Grfico ilustrativo da opinio dos inquiridos face influncia dos media em relao ao terrorismo

Anexo 5
Percentag Est a par do que foi o atentado do 11 de Setembro? em, No, 0, 0% Sim Percentag em, Sim, 100, 100% No

Fig.7 - Grfico referente ao conhecimento do atentado do 11 de Setembro

Percentag em, No, 12.5, 13%

Est a par do que foi o atentado ao metro de Londres?

Sim No Percentag em, Sim, 87.5, 87%

- 13 -

Faculdade de Psicologia e Cincias da Educao U.P

Mestrado Integrado em Psicologia

Fig.8 - Grfico referente ao conhecimento do atentado ao metro de Londres

Est a par Percentage do que foi o atentado ao comboio em Madrid? m, No, 17.5, 18% Sim No

Percentage m, Sim, 82.5, 82%

Fig.9 - Grfico referente ao grau de conhecimento do atentado ao Comboio em Madrid

Anexo 6

Est a par do que foi:Percentag o em, Sim, ataque de Lockerbie? 35%Sim 35,
No Percentag
Fig.10 - Grfico referente ao grau de conhecimento do ataque de em, No, Lockerbie

65, 65%

- 14 -

Faculdade de Psicologia e Cincias da Educao U.P

Mestrado Integrado em Psicologia

Est a par do que foi m, Sim, o 27.5, ataque Bloody Sunday? 27%

Percentage

Sim No

Percentage m, No, 72.5, 73%


Fig.11 - Grfico referente ao grau de conhecimento do ataque Bloody Sunday

Anexo 7
Face a estes acontecimentos, como se sente? Percentagem Feminino , -me indiferente, 8.7 Sinto-me seguro Percentagem , Sinto-me Sinto-me inseguro inseguro, -me indiferente 65.2 Percentagem , Sinto-me seguro, 26.1

Fig.12 - Grfico acerca do sentimento face aos acontecimentos terroristas visto pelo sexo feminino

Percent, NR, 5.9

Face a estes acontecimentos, como se sente? Percent, -me Sinto-me seguro Masculino indiferente,
17.6 Sinto-me inseguro Percent, -me indiferente Sinto-me inseguro, 35.3 NR Percent, Sinto-me seguro, 41.2

Fig.13 - Grfico acerca do sentimento face aos acontecimentos terroristas visto pelo sexo masculino

- 15 -

Faculdade de Psicologia e Cincias da Educao U.P

Mestrado Integrado em Psicologia

Face a estes acontecimentos, como se sente? Percentagem , NR, 2.5 Percentagem Sinto-me seguro , -me indiferente, Sinto-me inseguro 12.5 Percentagem -me , Sinto-me indiferente inseguro, NR 52.5 Percentagem , Sinto-me seguro, 32.5

Fig.14 - Grfico acerca do sentimento face a acontecimentos terroristas

Anexo 8

Fig.15 - Grfico referente atitude dos inquiridos perante a presena de um indivduo rabe sentado ao lado do nico lugar livre no metro

Anexo 9

Fig.16 - Grfico referente atitude dos inquiridos, conforme o sexo, relativamente presena de um indivduo rabe sentado ao lado do nico lugar livre no metro

- 16 -

Faculdade de Psicologia e Cincias da Educao U.P

Mestrado Integrado em Psicologia

Anexo 10

1- maior impacto 2 3 4 5- menor impacto N.R.

Fig.17 - Grfico sobre a opinio dos inquiridos em relao s reas onde o terrorismo tem um maior impacto

- 17 -

S-ar putea să vă placă și