Sunteți pe pagina 1din 5

SUBMIDIALOG IA

dedicado a uma moa cruzando o serto numa bicicleta

O que submidialogia:
Submidialogia uma rede de conhecimento complexo, espalhada principalmente pelo territrio brasileiro, que envolve pessoas de reconhecimento internacional atuantes nas mais diversas reas da produo humana (detentores de sabedoria popular, filsofos, cientistas, artistas, lderes de comunidades indgenas, quilombolas, arquitetos, recicladores, cozinheiros, tcnicos, hackers, etc.), para o aponte de problemticas e a criao inter-poli-transdisciplinar de solues prticas e pragmticas para questes contemporneas de uma maneira integradora (individual, social e global). A palavra submidialogia um neologismo potico criado para retratar aquilo que est sob os estudos dos meios, e tambm aquilo que subjaz ao discurso miditico. O meio , portanto, no processo submiditico um conceito fundamental. Pensar e atuar tanto nos meios de comunicao como nos meio-ambientes em suas diversas dimenses (indivduo consigo, relacionamentos com os outros, pequenas comunidades, centros urbanos) em busca de uma forma coesa de integrar as redes de necessidades e desejos humanos numa ecosofia (uma ecologia do conhecimento, outra ecologia dos encontros e ainda uma ecologia social).

Como fazer submidialogia:


A rede de submidialogia formada por algumas instncias prticas: Lista de emails (da qual voc tambm pode participar), onde as pessoas se conhecem e trocam experincias, informaes, conhecimentos especficos de suas reas, sanam dvidas, abrem chamadas de trabalho, convites para eventos em sua regio, organizam tais eventos. Interaes em projetos ao longo do ano de acordo com as agendas dos participantes. Ciclos de palestras so organizados com a vinda de um socilogo de Campinas ao Maranho ou um concerto de um msico curitibano no interior da Bahia, por exemplo. 1

Subencontros presenciais em locais especficos para a atuao local. Os subencontros tm algumas caractersticas especficas que explicaremos melhor a seguir.

O que subencontro:

Um subencontro uma reunio presencial de pessoas que j formam a rede submidialogia numa localidade escolhida por uma durao de em mdia uma semana. L, eles criam trabalhos juntos, intervm no meio-ambiente e pensam solues para os problemas desta e de suas regies. Os participantes se envolvem com as comunidades locais, que vm (em grande parte dos casos) somar-se rede, organizando diversos eventos tais como: Ciclos de palestras sobre os mais variados temas como: filosofia, cincias aplicadas, cincias humanas, processos artsticos, histria local e global, entre tantos outros. Ciclos de oficinas de criao prtica com artistas e produtores de renome que abrangem desde a criao de motores eltricos feitos com roda de bicicletas at a feitura das mais avanadas ferramentas de msica a partir de lixo reciclado, passando por oficinas de culinria. Ciclos de apresentaes pblicas incluindo concertos de msica erudita e experimental, dana contempornea e moderna, instalaes plsticas em galerias e ambientes urbanos, performances, saraus literrios, peras, peas de teatro de vanguarda, entre outras. Ciclos de atuao miditica atravs da participao das mdias locais com programas especiais feitos para as rdios e televises locais, interveno nos pontos de cultura locais, atuao na comunidade digital e dilogos pblicos com representantes da comunidade.

Como fazer um subencontro:

Diversos subencontros foram j realizados, e a sua metologia est em constante progresso. Alguns pontos prticos que se sustentam desde suas ltimas edies so listadas abaixo. Antes do encontro (pr-produo): Deciso de um local e data: de acordo com a necessidade de Um grupo local ou do encontro de um nmero mnimo de participantes, por fatores diversos. Pesquisa e mapeamento dos interessados locais: Este mesmo grupo pensa conexes interessantes entre comunidade local e membros da rede (um danarino com amplos conhecimentos sobre o corpo ensinando alongamento num retiro de idosos, por exemplo). Neste ponto, comeam a surgir cronogramas e encadeamentos de eventos: Por exemplo, um msico do Rio Grande do Sul est pesquisando a histria da rdio faz um trabalho com um criador de transmissores e ambos pensam juntos um programa para a rdio local. Este processo por si s j, ao tecer esta malha de interao da cidade, a prepara para o evento numa expectativa de interesse.

Viabilizao monetria local e de agenda dos participantes: Um esforo conjunto atrs de editais e patrocnios que viabilizem o encontro so realizadas pela lista. Aps a confirmao do evento (com ou sem patrocnio, dependendo da urgncia), os participantes designam a possibilidade ou no da viagem nas datas marcadas e os organizadores locais encontram um local de convivncia e estadia para locao e os demais locais para os encontros pblicos (galerias, museus, casas noturnas, parques, praas, monumentos, etc.). Viabilizao das passagens atravs de leis de incentivo: Um certo nmero de passagens viabilizada por este comit de organizao (atravs de patrocnios) para alguns convidados (de acordo com o mapeamento das necessidades locais previamente realizado) e outras so disponibilizadas em edital aberto lista para interessados em se envolver mais no processo submiditico e uma seleo feita pela prpria lista. Alguns participantes, ainda, bancam suas prprias passagens e outros as conseguem com suas instituies educacionais ou empresas, que vem no evento uma importante oportunidade de crescimento para seus pesquisadores e funcionrios. Durante o encontro: Acomodao dos participantes: uma casa (normalmente precisando de reformas) locada. Os participantes chegam a ela, acomodam suas coisas (normalmente acampam dentro da casa). Ingredientes so comprados coletivamente. A cozinha, bem como a limpeza so responsabilidade de todos (embora no haja a necessidade de nenhuma tabela ou obrigatoriedade de tais funes. Interaes com a comunidade local e com os outros participantes: Naturalmente as conversas comeam a acontecer nas atividades de habitao. Colocam infogrficos nas paredes, mapas locais. Os organizadores locais fazem apresentao de pessoas da comunidade bem como comeam a conectar a rede local com a global. Artistas pintam paredes. Msicos e programadores colocam uma rdio interna no ar. Um blog ativado. O contedo todo streamado em tempo real. Produo de obras e textos: De acordo com os interesses pessoais de cada participantes, duplas, trios e grupos se formam e comeam a criar poesias, palestras, msicas, programas, softwares, esculturas, receitas, festas para os prximos dias, intervenes urbanas, etc. Ciclos de atuaes e trocas: Os participantes mostram suas produes e discutem o estado atual do conhecimento a partir destas como tema, gerando um enriquecimento mtuo de compreenso da vida como complexo de sistemas integrados. O pblico local compartilha destas experincias e pode propor tambm outras atividades. Depois do encontro (ps-produo): Publicao de livros, albuns sonoros e vdeos: O material produzido no encontro e sob influncia do encontro, so reunidas em um website bem como em publicaes impressas que so disponibilizadas publicamente para edio. Palestras para difuso dos resultados: Os participantes, ao retornarem para suas regies de origem, divulgam os aprendizados sobre a rede em falas e comeam a articular visitas de outros

participantes de outras regies que possam esclarecer problemticas locais e ajudar a buscar solues com toda a comunidade. Centros de Scinestesia Social: As casas alugadas e reformadas, ou outras locaes do local onde ocorreu o subencontro ficam para a comunidade local como um ponto de cultura, enrededado na trama social como um ativador de melhorias para o meio-ambiente e uma ponte para esta rede global de pensadores e artistas. Um timo exemplo disto, o Bailux na cidade de Arraial DAjuda. Remetodologizao do prprio submidialogia: O prprio processo de produo, tanto dos indivduos quanto do coletivo, remodelado e adaptado em funo dos conhecimentos adquiridos durante o subencontro.

Meu envolvimento submidialogia:

na

Por se tratar de um processo humano, no bastaria que dispusssemos, maneira de um manual, os modos de produo de uma submidialogia para compreender o tipo de mudana social que este implica. Seu processo sutil, sub mesmo, e como exemplo vou falar de meu envolvimento na rede. Me chamo Felipe Ribeiro e sou um compositor de peras multimdias, cientista sonoro e filsofo. Fui convidado diversas vezes a participar da lista pela filsofa e esquizoanalista Fabiane Borges a mais de cinco anos, sem no entanto fazlo. Havia participado como aluno de anlise de sistemas no ginsio, sempre com grande timidez, de encontros mdia ttica que trouxeram tona sites como o Centro de Mdia Independente. Nunca tive muito contato com outros programadores e trabalhava de maneira bastante isolada nas minhas funes de educador na ONG Cidade Escola Aprendiz. Comea a atuar como artista, era ainda bem jovem, e acreditava que fazia minha parte com a comunidade. Pode-se dizer que eu estava num processo de autosustentao, tentando pagar as contas de meu recm casamento ao mesmo tempo que completamente autocentrado em pesquisas de sonologia e suas implicaes filosficas escuta. Desde infncia tive um problema de socializao e fugia de ambientes pblicos (mesmo que virtuais). Estava lidando com estes problemas tambm. Alguns anos depois, uma palestra minha no Frum de Ecologia Sonora do Frum Social Mundial na cidade de Belm do Par concatenou com as datas de um subencontro que iria ocorrer l. Aproveitei a idia de ter uma casa onde ficar e economizar o dinheiro do hotel para algumas contas e resolvi participar. Entrei na lista e para minha surpresa, ali haviam pessoas falando sobre assuntos sobre os quais sempre me interessei: semitica aplicada, ciberntica prtica, programao cultural, histria da historicidade, esttica comparada tica, crtica literria, entre tantos outros. Para minha maior surpresa ainda, muitas pessoas na rede, eu j admirava como pensadores e criadores, visitava seus sites; tantos outros ainda conheci pelos caminhos. Senti uma coisa maravilhosa, com esta possibilidade de dialogar (e praticar!) sobre todos os assuntos tidos como demasiado complexos ou abstratos pelas pessoas com quem convivia. J no subencontro de Belm,

pude fazer novas amizades com pajs, cientistas, camels, pessoas locais. A conversa de um hacker com um paj algo absolutamente radical. Entendi uma distncia vital entre o turismo e a viagem. Aprendi a cozinhar tacac, programar em Python ainda no, mas j sei beber na dose certa como um curandeiro me mostrou. Fui depois convidado a ir ao evento de Arraial DAjuda onde pude ajudar na organizao e participar mais ainda do evento. Toda minha vida mudou. Minha obra se modificou, j no era mais minha. A arte se tornou s uma ferramenta para alcanar gestos de amor que pudessem modificar os problemas que sempre me afetaram. Minhas relaes mudaram, fui aos poucos (estou ainda) aprendendo a ser o que sou em pblico e passei a viajar mais para mostrar o que e como fao. Compreendi este ponto importante que a singularidade complexa para a soluo de problemas: esta necessidade de mudana individual, dos pequenos grupos e das macro estruturas que regem o pensamento humano (lgico e simblico). Passei a receber visitantes em casa e a ter amigos no pas todo e em vrios outros lugares do mundo. Amigos, no no sentido de companheiros de diverso, mas pessoas afinadas com princpios ticos de melhoria global.

O subencontro em Valadares:
Ao meu ver, o subencontro em Valadares...

S-ar putea să vă placă și