Sunteți pe pagina 1din 18

FLORA DA RESERVA DUCKE, AMAZONAS, BRASIL

Michael J.G. Hopkins1


ABSTRACT (Flora of the Ducke Reserve, Central Amazon, Brazil) The Ducke Reserve in the central Amazon was the subject of an intensive floristic study between 1992 and 1999. The project showed that the biodiversity of the Reserve was much higher than had been anticipated. Data are presented chronicling the history of botanical exploration of the area. Based on the experience of the project, recomendations are made about procedures of inventory of plant species in tropical forest. Key words: Central Amazon, tropical rain forest, floristics. RESUMO (Flora da Reserva Ducke, Amaznia Central, Brasil) A Reserva Ducke na Amaznia central foi o alvo de um estudo florstico intensivo entre 1992 e 1999. O projeto mostrou que a biodiversidade na Reserva era bem maior do que havia sido estimada anteriormente. So apresentados dados ilustrando a histria de explorao botnica na rea. Baseando-se na experincia do projeto, so feitas recomendaes sobre procedimentos para realizao inventrio de espcies vegetais em floresta tropical. Palavras chave: Amaznia Central, floresta de terra-firme, florstica.

INTRODUO
A Reserva Florestal Adolfo Ducke uma rea de floresta amaznica primria de 100 km2, localizada prxima cidade de Manaus e pertence ao Instituto Nacional de Pesquisas da Amaznia (INPA) (fig. 1). Foi declarada como Reserva Biolgica em 1963, nesta poca a cidade de Manaus possua uma populao de aproximadamente 40.000 habitantes. Nas ltimas quatro dcadas (at 2005) a populao saltou para cerca de 2.000.000 de habitantes e a cidade expandiu sua rea urbanizada, chegando aos limites da Reserva em duas de suas laterais. Aliado a isso, a devastao da floresta nas reas prximas s outras duas extremidades, vem transformando a Reserva em um fragmento florestal isolado. Apesar dessas interferncias nos seus arredores, os recursos naturais da Reserva Ducke continuam bem preservados, muito embora a rea seja periodicamente invadida por caadores de animais silvestres e outras pessoas interessadas na extrao de produtos florestais.

O nome da Reserva uma homenagem ao botnico Adolfo Ducke (1875-1969), que foi um dos pesquisadores mais ativos no estudo da flora amaznica durante a maior parte do sculo XX. Este ilustre botnico nasceu em Trieste, ento parte do Imprio AustroHngaro, e migrou para Belm em (1899) a convite de Emlio Goeldi, que era o Diretor do ento Museu Paraense. Em 1918 ele foi contratado pelo Jardim Botnico do Rio de Janeiro. Ducke realizou um intenso e amplo trabalho de campo na regio amaznica em expedies realizadas pelo Museu Paraense, Instituto Agronmico do Norte (atualmente Embrapa Amaznia Oriental) e pelo Jardim Botnico do Rio de Janeiro. Visitou Manaus inmeras vezes entre 1910-1953 e a maioria de suas colees desta regio foi feita entre 1941-1946, incluindo coletas em locais hoje totalmente desmatados e urbanizados. difcil confirmar se ele, de fato, coletou na rea da Reserva que hoje tem seu nome, provavelmente no, uma vez que no consta nas suas etiquetas os nomes dos igaraps da Reserva.

Universidade Federal Rural da Amaznia, Av. Presidente Tancredo Neves, No 2501, Bairro Montese, C.P. 917, CEP 66.077-530, Belm, Par, Brasil. pfrd@buriti.com.br.

10

Hopkins, M. J. G.

Reserva Ducke

Figura 1 - Localizao da Reserva Ducke. A cidade de Manaus indicada pela rea clara ao sul e leste. As duas estradas principais saindo da cidade (BR174, Manaus - Caracara, ao norte, e o AM010, Manaus - Itacoatiar a oeste) so visveis. A Reserva fica perto dos dois grandes rios, o Negro, acima e o Solimes de baixo. (Imagen Landsat de 1995, fonte INPE).

O HISTRICO DO PROJETO FLORA DA RESERVA DUCKE


A idia de se publicar a flora da Reserva Ducke foi concebida na dcada de 1980 por Ghillean T. Prance, na poca Diretor do New York Botanical Garden, Marlene Freitas da Silva e William A. Rodrigues, ento pesquisadores do INPA. Em 1990, Prance se mudou para a Inglaterra e assumiu a Diretoria do Royal Botanic Gardens, Kew e obteve o financiamento para o desenvolvimento do projeto. O auxlio financeiro foi concedido pelo governo britnico, atravs da Overseas Development Agency (ODA), atualmente conhecida como Department for International Development (DFID). O projeto foi chamado Projeto Flora e Vegetao da Amaznia Central, mas logo ficou conhecido

como Projeto Flora da Reserva Ducke (PFRD). As atividades do projeto foram iniciadas com a contratao do botnico Jos Eduardo L.S. Ribeiro, sob administrao de Bruce W. Nelson (pesquisador do INPA) e coordenao de Maria Lcia Absy, Diretora da Coordenao de Pesquisas em Botnica do INPA naquela poca. Em 1993, fui contratado para coordenar os assuntos internacionais do projeto e seu incio se concretizou. O financiamento obtido inicialmente cobriria a execuo do projeto por trs anos e depois foi extendido por mais dois. Entretanto, as atividades do projeto estenderamse at 1999. No planejamento, foram previstos quatro produtos principais: um check-list da Flora da Reserva, o tratamento taxonmico para todas as famlias, um guia prtico ao nvel
Rodrigusia 56 (86): 9-25. 2005

Flora da Reserva Ducke

11

de famlia, alm de mapas e publicaes sobre a flora da Amaznia Central. O check-list est disponvel no site http:/ /www.inpa.gov.br/projetos/ducke/. A parte de vegetao ficou na coordenao de Bruce Nelson, e foi completada em 1996. Os tratamentos taxonmicos para cada famlia esto sendo publicados na Rodrigusia, sendo este o primeiro fascculo. O guia foi publicado em 1999 (Ribeiro et al. 1999) e seu contedo vai at o nvel de espcie. Em review, o guia recebeu avaliaes boas incluindo ... the authors have started something that should quickly accelerate knowledge of the plant resources of the Amazon region ... (Foster 2000), ... this book excels in a number of important criteria, such as high information content, richness of graphics, full color pages, high degree of innovation, reasonable price ... (Berry 2000) ... sets a completely new standard for plant identification manuals in the tropics ... (Rejmnek & Brewer 2001).

AMAZNIA CENTRAL E SEU


CONHECIMENTO BOTNICO

A plancie do rio Amazonas inclui uma vasta rea de aproximadamente 5.000.000 de km2, abrangendo o territrio de seis pases sulamericanos. A formao vegetal dominante mata de terra firme, termo aplicado na Amaznia para designar a floresta no alagada periodicamente. Encontram-se tambm, dentro dos limites da plancie do rio Amazonas, as matas de vrzea, que so reas da floresta que so periodicamente inundadas e, ainda formaes mais abertas, distribudas de forma esparsa, sobre solo arenoso, que so as campinas e campinaranas. A cidade de Manaus localiza-se na confluncia dos dois maiores rios da bacia amaznica, o rio Solimes, rico em sedimentos erodidos das montanhas andinas mais jovens, e o rio Negro, que drena a plancie mais antiga ao norte e quase no possui sedimentos. A diferena nas guas destes dois rios determina o estabelecimento de diferentes floras: tipo igap, inundada por gua preta com menor
Rodrigusia 56 (86): 9-25. 2005

quantidade de sedimentos, e vrzea, inundada por guas claras e ricas em sedimentos. Da mesma forma, o tipo de solo influencia fortemente a composio florstica local. Os primeiros coletores botnicos s visitaram a Amaznia Central no sculo XVIII. Antes de 1860 somente seis coletores botnicos haviam visitado a rea (Urban 1906): Alexandre Rodrigues Ferreira (1784-88), Karl Friedrich Phillip von Martius (1819-20), Ludwig Riedel (1828), Eduard Friedrich Poeppig (183132), Alfred Russel Wallace (1849-52) e Richard Spruce (1850-55). Grande parte destas colees histricas esto depositadas em herbrios estrangeiros. A Flora brasiliensis, (publicada em 40 volumes entre 1840 e 1906) contou com o pouco material coletado nestas expedies. Diante disto, muitas espcies da Amaznia Central com distribuies mais amplas foram descritas a partir de colees feitas em outros pases, notadamente atravs das viagens de botnicos como Moritz Richard e Robert Herman Schomburgk, Jean Baptiste Christophe Fuse Aublet, Hipolito Ruz e Jos Pavon e Baron Alexander von Humboldt e Aime Bonpland. No sculo XX foram criados os primeiros herbrios na Amaznia, incluindo o do Museu Paraense Emlio Goeldi em Belm (MG), e do Jardim Botnico de Manaus (coleo perdida). Tambm foram realizadas expedies do Jardim Botnico do Rio de Janeiro, resultando em importantes colees de Jacques Huber, Joo Geraldo Kuhlmann, Dimitri Sucre, e especialmente Adolfo Ducke. Ducke coletou amplamente na Amaznia, freqentemente revisitando rvores previamente coletadas com flores para obter frutos da mesma fonte, uma prtica que foi repetida durante o PFRD. Em meados do sculo XX foram fundados os herbrios do IAN (Instituto Agronmico do Norte) em 1940 e INPA em 1954. Os principais coletores destes herbrios, Ducke, Joo Mura Pires, Ricardo Lemos Fres, Emanuel de Oliveira e George Alexander Black do IAN, e William Antnio Rodrigues do INPA coletaram na Amaznia Central, e Rodrigues concentrou suas coletas na regio da Reserva Ducke e na estrada Manaus-Itacoatiara (AM-010).

12

Hopkins, M. J. G.

COLETAS BOTNICAS NA RESERVA DUCKE Antes do incio do Projeto Flora da Reserva Ducke (PFRD), foi feito um levantamento do material botnico proveniente da Reserva e que se encontram depositado no Herbrio do INPA. Este inventrio indicou que pouco mais de 7.000 amostras haviam sido coletadas dentro dos limites da Reserva. Grande parte deste material eram coletas provenientes dos estudos realizados por William Rodrigues (hoje pesquisador aposentado do INPA) e seu auxiliar de campo Osmarino P. Monteiro. Essas amostras foram coletadas entre os anos de 1957-1966, a partir de rvores marcadas em uma rea de cerca de 16 ha. Algumas reas desses parcelas foram destrudas quando da alterao no percurso da estrada de acesso Reserva e, conseqentemente, o projeto foi abandonado. Rodrigues e Monteiro foram os responsveis por cerca de 50% das coletas feitas na Reserva Ducke antes de 1993 (tabela 1). A maioria dessas colees de material frtil. Tambm existem no herbrio do INPA vrias amostras estreis oriundas da rea da Reserva, que so o resultado dos estudos fitossociolgicos l realizados. Este material , em grande parte, inadequado para os estudos taxonmicos e at 2002, 10% estava identificados somente at o nvel de famlia e 30% at gnero. Prance (1990) registrou para a Reserva um total de 825 espcies de plantas vasculares. Seu levantamento foi baseado nos dados do Programa Flora. Tambm estimou que com identificaes mais apuradas este nmero poderia ser elevado para aproximadamente 1.030 espcies. Aps a informatizao da coleo da Reserva Ducke depositada no herbrio do INPA, Ribeiro et al. (1994) estimaram a ocorrncia em 1199 espcies. CARACTERIZAO DOS AMBIENTES ENCONTRADOS NA RESERVA DUCKE A vegetao principal na Reserva mata de terra firme. As matas de vrzeas e de igaps no esto presentes. Estes tipos de vegetao

no aparecem porque os rios dentro da Reserva no transbordam regularmente como ocorre nos principais rios da Amaznia. Tambm no so encontradas na Ducke as formaes de Campinas, que so reas com rvores baixas e esparsas sobre solo arenoso. So encontrados quatro tipos de ambientes na Reserva, de acordo com a classificao geral de mata de terra firme e estes so definidos pelo tipo de relevo e composio do solo. Em geral, os solos nas partes mais altas so latossolos amarelo-licos, argilosos e, nas partes mais baixas so podslicos arenosos. As florestas de plat, como o prprio nome sugere, esto situadas nas reas mais altas e planas da Reserva. O solo nessas reas argiloso, bem drenado e pobre em nutrientes. Neste tipo de floresta so encontradas as maiores rvores e, provavelmente, as mais antigas. O dossel atinge entre 30-40 metros de altura, com algumas rvores emergentes chegando a 5060 metros de altura. Dentre as emergentes destacam-se as Leguminosae, como Dinizia excelsa Ducke e Pseudopi ptadenia Tabela 1 - Principais coletores de material frtil na Reserva Ducke antes de 1993.
Coletor Rodrigues, W.A. Souza, J.A.1 Prance, G.T. Ferreira, E. Loureiro, A. Monteiro, O.P.2 Colho, D.F. Silva, M.F. da Albuquerque, B.W.P. Colho, L.F. Mello, F. Nascimento, J.R. Gentry, A.H. Kchmeister, H.E.C. Outros Total
1

No coletas 1577 308 216 118 115 73 73 60 59 67 55 46 42 40 539 3348

Geralmente Alusio nas etiquetas; 2 geralmente Osmarino nas etiquetas.


Rodrigusia 56 (86): 9-25. 2005

Flora da Reserva Ducke

13

psilostachya (DC.) G.P. Lewis & M.P. Lima, e Lecythidaceae, como as espcies de Lecythis e Cariniana micrantha Ducke. O sub-bosque dominado por palmeiras acaules, especialmente Attalea atteleiodes (Barb. Rodr.) Wess. e Astrocaryum sciophilum (Miq.) Pulle. As florestas de baixio ocorrem ao longo dos igaraps, nas reas mais baixas. O solo arenoso, muito mido e encharcado nas pocas de maior pluviosidade. Muitas rvores possuem razes superficiais ou escoras e, algumas, com pneumatforos. O dossel mais baixo do que nas regies de plats, com 25-30 metros de altura, e com muitas palmeiras, como Oenocarpus bataua Mart. e Mauritia flexuosa L.f. No sub-bosque podem ser encontradas ervas de porte relativamente grande das famlias Marantaceae, Rapateaceae, Cyclanthaceae e a palmeira acaule Attalea microcarpa Mart. As florestas de vertente ocorrem nas inclinaes dos plats. Os solos dessas florestas so mais arenosos nas pores mais baixas. A comunidade vegetal e a altura do dossel so similares aos das florestas de plat. Entretanto, a quantidade de rvores emergentes bem menor. A floresta de vertente pode ser considerada um tipo de transio entre a de baixio e a de plat. Cabe ressaltar a transio entre vertente e baixio muito mais abrupta que entre vertente e plat. As florestas de campinarana so encontradas nas plancies prximas dos igaraps e nessas reas o solo arenoso e com grande quantidade de serrapilheira. As rvores que ocorrem nessas florestas possuem menor DAP que aquelas dos plats. O dossel tambm mais baixo, geralmente entre 15-25 metros de altura. As espcies que crescem nessas formaes so tpicas e entre elas est Aldina heterophylla Spruce ex Benth., uma rvore freqente do dossel que possui seus ramos cobertos com epfitas. As epfitas so especialmente abundantes nas campinaranas e so raras nos outros ambientes. O sub-bosque tem relativamente poucas palmeiras e dominado pelas Marantaceae.
Rodrigusia 56 (86): 9-25. 2005

As reas alteradas por ao antrpica so poucas na Reserva e esto localizadas principalmente nos arredores da sede e na estrada de acesso. Metodologia de coleta do PFRD Foi constatado no final de 1993 que, provavelmente, ocorreriam muito mais espcies na rea da Reserva do que as previses iniciais indicavam e do que j havia sido coletadas efetivamente. Com o intuito de sanar este problema, optou-se por ampliar o escopo do guia ilustrado e este passou a ser no nvel de espcie e deveria abranger todas as plantas vasculares. Foi dado enfoque maior para as caractersticas vegetativas das espcies. Inicialmente o guia previa apoiar identificao at famlia. O resultado desta mudana na concepo do projeto incentivou os coletores a buscarem exemplares vivos de todas as espcies para que pudessem ser fotografadas para o guia. A busca inicial dessas espcies no campo foi feita a partir das informaes contidas nas etiquetas dos materiais de herbrio. Uma equipe formada de trs auxiliares de campo (Paulo A.C.L. Assuno, Everaldo C. Pereira e Cosmo F. da Silva), com dedicao integral ao projeto, s vezes acrescida de mais trs ajudantes, foi contratada para trabalhar permanentemente na Reserva. Vrios especialistas botnicos foram convidados a integrar a equipe do projeto. Alguns deles participaram dos trabalhos de campo na Reserva (tabela 2) e outros no. Porm todos receberam o material coletado para identificao e elaborao das monografias. Seis jovens botnicos brasileiros (Jos Eduardo L. da Silva Ribeiro, Alberto Vicentini, Cynthia A. Sothers, Maria A. da Silva Costa, Maria A. D. de Souza e Joneide M. de Brito) foram contratados para ajudar nas atividades do projeto, principalmente aquelas envolvendo o trabalho de campo (coleta de material) junto com os mateiros e especialistas, identificao das espcies e ajuda na elaborao do guia. Quatro alunas tambm participaram por longo tempo nas atividades do projeto:

14

Hopkins, M. J. G.

Lcia H.P. Martins, Lcia G. Lohmann, Mariana R. Mesquita e Llian C. Procpio. Inicialmente, cada botnico integrante do projeto ficou responsvel por um grupo de famlias. Estes botnicos analisaram as coletas previamente depositadas no herbrio do INPA, prepararam uma pasta com fotocpias das amostras e informaes da literatura. Aps esta etapa, cada botnico, sempre acompanhado por um dos mateiros, seguiu para o campo em busca das espcies na natureza. As amostras foram coletadas, descritas resumidamente e fotografadas para elaborao do guia. No caso Tabela 2 - Relao de especialistas que visitaram a Reserva Ducke (1993 - 1999) - e seus respectivos herbrios na poca.
Visitante Instituio Acevedo, Pedro US Amaral, Maria do C. UEC Berg, Cornelius C. BG Bittrich, Volker UEC Campos, Marina T.V. do A. SPF Cordeiro, Ins SP Daly, Douglas C. NY Esteves, Gerlene SP Forzza, Rafaela SPF Gomes, Fabiana P. SPF Harley, Ray K Henderson, Andrew NY Kawasaki, Maria Lcia SP Lima, Haroldo C. de RB Lima, Rita B. SPF Malta, Lilian SPF Maas, Hiltje U Mass, Paul J.M. U Mayo, Simon K Mori, S.M. NY Nee, Michael H. NY Nicolau, Sueli SP Oliveira, Alexadre A. SPF Pennington, T.D. K Prado, Jefferson SP Pirani, Jos Rubens SPF Prance, Ghillian T. K Renner, Suzanne MO Rodrigues, William A. UPCB Rossi, Lcia SP Secco, Ricardo MG Werff, Henk van der MO

de rvores, alguns indivduos de cada espcie foram plaqueados e mapeados para facilitar a sua localizao posterior, visando realizao de futuras coletas de flores e frutos. Em alguns casos, vrios dos estudantes ligados com o projeto foram incentivados pesquisar um grupo em particular. Vrios pesquisadores do INPA tambm participaram do projeto: Aldala S. Tavares, Jos M.S. Miralha, Maria das Graas G. Vieira, Carlos A.A. de Freitas, Maria de Lourdes Soares e Jos Augusto da Silva. Aproximadamente 5.000 plantas lenhosas (rvores, arvoretas e lianas) foram plaqueadas ao longo das trilhas na Reserva. Essas plantas foram mapeadas e suas localizaes podem ser facilmente encontradas nos mapas das trilhas que foram confeccionados. Esses mapas esto disponveis para consulta no site do PFRD. Tambm h um banco de dados dessas plantas no Laboratrio de Taxonomia Botnica (CPBO) do INPA. As plantas marcadas encontram-se principalmente na poro noroeste da Reserva, que fica entre a entrada e o igarap Acar. Alm desta rea, outras, como as regies dos igaraps Ting, no sudoeste, gua Branca, no nordeste, e Ipiranga, no sudoeste, foram as mais visitadas para coleta de material. Com um planejamento arrojado de coleta, foi possvel dobrar o nmero de colees (tabela 3) e triplicar o nmero de amostras frteis para a rea da Ducke. Quando possvel, uma duplicata de cada espcie foi doada para o herbrio da instituio do especialista; as unicatas foram emprestadas. Aps o trmino da elaborao da monografia da famlia as unicatas foram devolvidas para o herbrio do INPA. Assim que as identificaes chegavam eram repassadas para as duplicatas ainda existentes e que posteriormente foram distribudas para outros herbrios no Brasil e no exterior. O herbrio do Royal Botanic Gardens, Kew (K) e o Museu Goeldi (MG) tambm receberam colees completas, exceto no caso das unicatas. O controle da distribuio das colees para os herbrios foi registrado no banco de dados do projeto e este foi utilizado
Rodrigusia 56 (86): 9-25. 2005

Flora da Reserva Ducke

15

para gerar as listas de exsicatas citadas nos tratamentos taxonmicos. Os principais herbrios que receberam duplicatas em ordem de prioridade (alm do INPA, K e MG) foram: RB - Jardim Botnico de Rio de Janeiro NY - Jardim Botnico de Nova Iorque SP - Instituto Botnico, So Paulo MO - Jardim Botnico de St. Louis, Missouri IAN - Embrapa Amaznia Oriental, Belm U - Universidade de Utrecht, Holanda. No final do projeto a coleo de referncia foi doada para herbrios amaznicas. Em ordem de prioridade foram: SAPECA - Sociedade de Pesquisas e Conservao da Amaznia HUAM - Universidade Federal de Amazonas PRANCE - Universidade Luterana do Brasil, Manaus UFAC - Universidade Federal de Acre HAMAB - Instituto Estadual de Pesquisas do Amap UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso MIRR - Universidade Federal de Roraima.

Tabela 3 - Principais coletores de material frtil na Reserva Ducke (1992 - 1999).


Coletor No coletas 1167 969 880 855 762 578 287 245 180 147 142 132 117 93 84 76 73 61 58 57 47 37 36 32 30 27 26 150 7348

Ribeiro, J.E.L.S.
Sothers, C.A. Vicentini, A. Assuno, P.A.C.L. Costa, M.A.S. da Souza, M.A.D. de Nascimento, J.R. Hopkins, M.J.G. Soares, M.L. Campos, M.T.V. do A. Prado, J. Santos, J.L. Leme, C.D. Martins, L.H.P. Pruski, J.F. Ramos, J.F. Colho, D.F. Brito, J.M. de Matteo, B.C. Lohmann, L.G. Miralha, J.M.S. Gomes, F.P. Forzza, R.C. Cordeiro, I. Mesquita, M.R. Nee, M. Procpio, L.C. Outros Total

PLANO GERAL DOS


TRATAMENTOS TAXONMICOS

Conforme referido anteriormente, na concepo original do projeto foi prevista a publicao dos tratamentos taxonmicos de cada famlia para a Reserva. A lista dos especialistas envolvidos e suas respectivas famlias de especialidade esto apresentados na tabela 4. Algumas famlias vultosas (p. ex., Leguminosae e Euphorbiaceae) foram monografadas por diferentes autores e sero apresentadas em partes separadas. Os tratamentos sero publicados em volumes da Revista Rodrigusia de acordo com a ordem de entrega dos manuscritos ao corpo editorial da revista. Este procedimento foi adotado para que os autores que j entregaram os trabalhos no fiquem prejudicados. Desta forma, no seguiremos ordem alfabtica ou sistema de classificao.
Rodrigusia 56 (86): 9-25. 2005

Um ndice de famlias ser apresentado em cada novo volume que for publicado, para facilitar a localizao das famlias nos volumes. Adotaram-se as famlias segundo Cronquist (1981), exceto Leguminosae (Fabaceae s.l.) que tratado como trs subfamlias (Mimosoideae, Caesalpinioideae, e Papilionoideae). Foi adotado um formato geral para os tratamentos, porm sem um estilo padronizado rigoroso. Os autores tiveram uma certa flexibilidade sobre a incluso de outras espcies regionais, nvel de detalhamento das descries e na elaborao de chaves. Cada

16

Hopkins, M. J. G.

tratamento inclui: bibliografia relevante para a famlia; descrio da famlia; chave para identificao dos gneros (em alguns tratamentos as chaves conduzem identificao dos gneros e espcies simultaneamente); descries breves dos gneros; chaves para identificao das espcies. Para cada espcie so apresentadas as autorias, obra princeps, principais sinnimos, nome popular local (caso haja) e descries. Apresentam-se tambm comentrios sobre distribuio geogrfica, hbitats de ocorrncia e fenologia. A citao do material examinado inclui: coletor e nmero, data de coleta e estado fenolgico e herbrios onde est depositado o material. O local especfico de coleta citado somente para colees provenientes de locais fora da Reserva. Por limitaes oramentrias no foi possvel confecionar muitas pranchas originais. Em muitos tratamentos os autores utilizaram ilustraes j publicadas em outras obras ou providenciou as pranchas com financiamento prprio. A publicao dos tratamentos tem sido muito demorada. A causa disto consiste na falta de um meio de publicao e de financiamento. Uma vez que no houve a publicao durante o projeto, o financiamento previsto para isso foi retirado. Nos anos seguintes vrios outros meios de publicao foram buscados, mas sem resultar em um financiamento adequado at a iniciativa do Corpo Editorial da Rodrigusia. Com a publicao destes primeiros tratamentos e de outros j submetidos aos prximos fascculos da Rodrigusia, espero que os tratamentos que no nos foram entregues sejam logo submetidos.

DIVERSIDADE DE ESPCIES NA RESERVA DUCKE


A diversidade registrada para a Reserva Ducke foi de 2.079 espcies. A maioria das espcies pertence ao grupo das arbreas, com 54%, seguida pelas lianas (14%), ervas (10%), epfitas (8%), arbustos (7%), hemiepfitas (4%), palmeiras (2%), saprfitas (1%) e parasitas (1%). Dentre as famlias com representantes predominantemente arbreos destacam-se: Leguminosae, Lauraceae, Sapotaceae, Chrysobalanaceae, Moraceae, Burseraceae, Lecythidaceae, Apocynaceae e Myristicaceae. Myrtaceae e Annonaceae, so as mais diversas no subdossel (tabela 5). No sub-bosque, Rubiaceae, Piperaceae e Melastomataceae dominam entre as plantas lenhosas. Dentre as ervas as mais diversas so espcies de pteridfitas e Marantaceae. Poaceae e Cyperaceae tm relativamente poucas espcies, e ocorrem principalmente em reas alteradas. Dentre as lianas, a maior diversidade encontrada em Bignoniaceae. H ainda um grande nmero de famlias que apresentam um menor nmero de espcies lianas incluindo Leguminosae (especialmente Machaerium e Bauhinia), Apocynaceae, Convolvulaceae, Cucurbitaceae, Dilleniaceae, Hippocrateaceae, Malpighiaceae, Menispermaceae, Passifloraceae, Polygalaceae e Sapindaceae. Dentre as epfitas, Orchidaceae a maior famlia com cerca de 85 espcies epfitas, seguida por Bromeliaceae (ca. 10 spp.) e Araceae (ca. 8 spp.). Dentre as pteridfitas, cerca de 45 espcies so epfitas. Vale ressaltar, que as campinaranas so extremamente ricas em epfitas em comparao com os outros ambientes encontrados na Reserva.

Rodrigusia 56 (86): 9-25. 2005

Flora da Reserva Ducke

17

Tabela 4 - As famlias tratadas na Flora da Reserva Ducke (tratamentos publicados neste volume ou j submetidos para publicao esto em negrito).
GRUPO Famlia PTERIDFITAS Aspleniaceae Blechnaceae Cyatheaceae Davalliaceae Dennstaedtiaceae Dryopteridaceae Gleicheniaceae Grammatidaceae Hymenophyllaceae Lomariopsidaceae Lycopodiaceae Marattiaceae Metaxyaceae Ophioglossiaceae Polypodiaceae Pteridaceae Schizaeaceae Selaginellaceae Tectariaceae Thelypteridaceae Vittariaceae GIMNOSPERMAS Zamiaceae Gnetaceae DICOTILEDNEAS Acanthaceae Amaranthaceae Anacardiaceae Anisophyllaceae Annonaceae Apiaceae Apocynaceae Aquifoliaceae Araliaceae Aristolochiaceae Asclepiadaceae Asteraceae Bignoniaceae Bombacaceae Boraginaceae
1

Especialistas1 J. Prado J. Prado J. Prado & C.A.A. Freitas J. Prado J. Prado C.A.A. Freitas & J. Prado J. Prado J. Prado P. Windisch J. Prado C.A.A. Freitas & P. Windisch J. Prado M.A.S. da Costa & J. Prado M.A.S. da Costa & J. Prado J. Prado J. Prado J. Prado J. Prado & C.A.A. Freitas J. Prado J. Prado J. Prado & P. Labiak Total Pteridfitas A. Vicentini A. Vicentini Total Gimnospermas C. Kameyama L.G. Lohmann & M.A.S. da Costa J. Mitchell G.T. Prance P.J.M. Maas, H. Maas & J.M.S. Miralha J.E.L.S. Ribeiro A.A. Oliveira A. Vicentini D. Frodin & L. Malta J.E.L.S. Ribeiro A.M. Farinaccio J.E.L.S. Ribeiro L.G. Lohmann G.L. Esteves G.T. Prance

Gneros 1 1 1 2 3 2 2 2 2 2 1 1 1 1 6 3 3 1 1 1 3 40 1 1 2 5 2 5 1 16 1 15 1 2 1 2 12 22 8 1

Txons2 4 1 3 5 6 3 2 3 11 9 1 3 1 1 9 6 5 6 1 1 6 87 1 4 5 7 2 8 1 59 1 41 1 3 3 4 14 54 13 11

Novas3

Principais pessoas responsveis pelas identificaes. No caso de famlias ainda no submetidas, o autor do tratamento poder vir a ser diferente. 2Espcies, variedades ou subespcies. 3Nmero de novos txons confirmados. 4Tratamento da famlia submetido ou publicado parcialmente.
Rodrigusia 56 (86): 9-25. 2005

18

Hopkins, M. J. G.

Famlia Burseraceae Cactaceae Capparaceae Caryocaraceae Caryophyllaceae Cecropiaceae Celastraceae Chrysobalanaceae Clusiaceae Combretaceae Dilleniaceae Duckeodendraceae Ebenaceae Elaeocarpaceae Eremelopidaceae Ericaceae Erythroxylaceae Euphorbiaceae4 Flacourtiaceae Gentianaceae Gesneriaceae Hernandiaceae Hippocrateaceae Hugoniaceae Humiriaceae Icacinaceae Lacistemataceae Lamiaceae Lauraceae Lecythidaceae Leguminosae: Caesalpinioideae Mimosoideae4 Papilionoideae4 Lentibulariaceae Loganiaceae Loranthaceae Lythraceae Malpighiaceae Malvaceae Marcgraviaceae Melastomataceae Meliaceae Memecylaceae Menispermaceae Monimiaceae Moraceae Myristicaceae Myrsinaceae Myrtaceae

Especialistas1 D.C. Daly J.E.L.S. Ribeiro M.A.S. da Costa & L.G. Lohmann G.T. Prance & M.F. da Silva L.G. Lohmann & M.A.S. da Costa C.C. Berg & J.E.L.S. Ribeiro J.M. de Brito G.T. Prance V. Bittrich N.M.F. da Silva & M. da C. Valente C.A. Sothers M. Nee C.A. Sothers A. Vicentini B. Stannard J.E.L.S. Ribeiro G.T. Prance R. de S. Secco S. Smartzy H. Maas & P.J.M. Maas A. Chautems C.A. Sothers J.E.L.S. Ribeiro R. de S. Secco M. Wenzel & G.T. Prance J.M. de Brito M. Nee R.M. Harley H. van der Werff & A. Vicentini S.M. Mori A.S. Tavares e M.F. da Silva M.G.G. Vieira, T.D. Pennington & L.C. Procpio H.C. da Lima & M.R. Mesquita M.A.S. da Costa D. Zappi B. Stannard T. Cavalcante W.R. Anderson G.L. Esteves J.E.L.S. Ribeiro S.S. Renner T.D. Pennington S.S. Renner R. Ortiz-Gentry & C. Ott S.S. Renner C.C. Berg & J.E.L.S. Ribeiro W.A. Rodrigues J.J. Pipoly M.L. Kawasaki & B.K. Holst

Gneros 5 1 2 1 1 3 2 5 14 2 4 1 1 1 1 1 1 27 4 4 5 1 7 2 5 6 1 2 13 7 17 16 22 1 4 5 1 10 2 4 13 3 1 8 1 11 4 3 7

Txons2 42 1 2 4 1 24 3 53 49 7 14 1 7 17 1 1 3 50 17 7 8 1 14 2 10 8 3 3 100 38 54 68 66 1 10 9 2 24 2 5 58 23 12 15 1 47 25 10 65

Novas3 2

10 3 1 1

Rodrigusia 56 (86): 9-25. 2005

Flora da Reserva Ducke

19

Famlia Nyctaginaceae Ochnaceae Olacaceae Onagraceae Opiliaceae Oxalidaceae Passifloraceae Peridiscaceae Phytolaccaceae Piperaceae Polygalaceae Polygonaceae Proteaceae Quiinaceae Rhabdodendraceae Rhamnaceae Rhizophoraceae Rosaceae Rubiaceae Rutaceae Sabiaceae Sapindaceae Sapotaceae Scrophulariaceae Simaroubaceae Siparunaceae Solanaceae Sterculiaceae Styracaceae Theaceae Theophrastaceae Thymelaceae Tiliaceae Turneraceae Ulmaceae Urticaceae Verbenaceae Violaceae Viscaceae Vitaceae Vochysiaceae MONOCOTILEDNEAS Araceae Arecaceae Bromeliaceae Burmanniaceae Commelinaceae

Especialistas1 J.E.L.S. Ribeiro M. de C. Amaral L. Rossi L.G. Lohmann, M.A.S. da Costa & A.A. Grillo M.A.S. Costa & L.G. Lohmann L.G. Lohmann, M.A.S. da Costa & A.A. Conceio M.A.S. da Souza M.J.G. Hopkins L.G. Lohmann & M.A.S. da Costa R. Callejas M. do C. Marques M.A.S. de Souza V. Plana & K.S. Edwards M. de C. Amaral G.T. Prance R. Lima G.T. Prance M.A.S. da Costa & L.G. Lohmann M.T.V. Campos & C.M. Taylor J .R. Pirani M.A.S. da Costa P. Acevedo-Rodriguez T.D. Pennington L.G. Lohmann, M.A.S. da Costa & V.C. Souza J.R. Pirani S.S. Renner M. Nee J.A. da Souza & M.F. da Silva R. Monteiro A. Vicentini M.A.D. de Souza L. Rossi G. Esteves L.G. Lohmann & M.A.S. da Costa C.C. Berg C.C. Berg S. Atkins C.A. Sothers B. Stannard M.A.D. de Souza M.L. Kawasaki Total Dicotiledneas M.L. Soares & S. Mayo A. Henderson R.F. Forzza & G. Martinelli H. Maas & P.J.M. Maas M. do C. Amaral

Gneros 2 3 7 1 1 1 3 1 1 2 4 1 1 3 1 1 2 1 32 7 2 10 9 2 4 1 4 3 1 1 1 1 1 2 2 2 7 4 1 1 4 505 12 13 9 6 2

Txons2 7 9 11 3 1 1 19 1 1 31 15 7 1 7 2 1 2 1 94 10 2 46 78 3 8 9 13 7 2 2 1 1 1 2 2 2 17 9 2 2 11 1688 55 43 15 9 3

Novas3

2 1

1 1 1

40 3 2

Rodrigusia 56 (86): 9-25. 2005

20

Hopkins, M. J. G.

Famlia Costaceae Cyclanthaceae Cyperaceae Dioscoreaceae Eriocaulaceae Heliconiaceae Marantaceae Orchidaceae Poaceae Rapateaceae Smilacaceae Strelitziaceae Thurniaceae Triuridaceae Xyridaceae Zingiberaceae

Especialistas1 P.J.M. Maas & H. Maas F. Gomes & R. Mello-Silva D.A. Simpson G. Pedralli A.M. Giulietti P.J.M. Maas & H. Maas R.C. Forzza J.E.L.S. Ribeiro F.P. Gomes & T.S. Filgueiras R.C. Forzza & M.A.S. da Costa R. Andreata P.J.M. Maas & H. Maas P.J.M. Maas & H. Maas H. Maas & P.J.M. Maas M. das G.L. Wanderley P.J.M. Maas & H. Maas Total Monotiledneas Total geral

Gneros 1 5 14 1 3 1 3 41 12 3 1 1 1 1 1 1 132 679

Txons2 3 7 21 7 3 2 15 75 23 4 5 1 1 5 1 1 299 2079

Novas3

8 48

ESPCIES NOVAS E ENDEMISMO


A Reserva Ducke foi selecionada para ser estudada no presente projeto principalmente por ser o local botanicamente mais bem conhecido na Amaznia brasileira. Apesar deste fato, durante a execuo deste projeto aproximadamente 1.000 espcies foram adicionadas listagem inicial que possuamos para Reserva. Dentre essas, pelo menos 48 foram reconhecidas como espcies novas para a cincia (tabela 4). H algumas outras espcies que ainda no foram efetivamente identificadas pelos especialistas e, provavelmente, tambm devero ser tratadas como espcies novas, elevando ainda mais este nmero. Para algumas espcies no foram localizados materiais frteis, isto dificulta sua identificao adequada. Talvez entre essas tambm existam outras espcies novas. Vrias das espcies encontradas possuem seu limite de distribuio conhecido apenas para a rea da Reserva Ducke. Porm pouco provvel que estas s ocorram na Reserva. Acredita-se que este resultado seja apenas o reflexo do nosso pouco conhecimento sobre as reas mais distantes de Manaus. arriscado afirmar que existam espcies endmicas para a Reserva. Um exemplo disto

seria uma espcie nova de Pouteria, que ser publicada por Pennington no prximo volume da flora, que tambm tem ocorrncia na Guiana Francesa. A coleta recente de vrias espcies novas para a cincia em uma rea, anteriormente a este projeto considerada bem amostrada, indica que nossos conhecimentos sobre a flora da Amaznia brasileira so ainda bastante precrios. Os resultados encontrados no PFRD indicam que deveramos investir mais em trabalhos de campo, a mdio e longo prazo, na Amaznia para que possamos atingir um conhecimento adequado sobre esta enorme floresta.

O FUTURO DAS FLORAS NA AMAZNIA


A flora da Amaznia Central bastante rica em termos de alfa diversidade de rvores (nmero de espcies por ha com DAP >10 cm) (Oliveira & Mori, 1999) e em termos de gama diversidade (nmero de espcies ocorrendo regionalmente) (Prance 1990). Prance (1990) e Oliveira & Daly (1999) apresentaram argumentos para explicar esta alta diversidade. Nelson et al. (1990) chamaram a ateno para a maior concentrao de coletas prxima da cidade de Manaus e a escassez
Rodrigusia 56 (86): 9-25. 2005

Flora da Reserva Ducke

21

de dados par a outr as localidades da Amaznia brasileira. Como os estudos so apenas pontuais na regio, consideramos que ainda no existem evidncias suficientes para afirmar que a regio de Manaus seja especialmente diversa comparada com outros lugares na Amaznia. Isto torna muito evidente a necessidade da realizao de novos projetos semelhantes ao PFRD em outras localidades mais distantes de Manaus. Foster (2000) e Berry (2000) destacaram a importncia da contribuio original e utilidade Tabela 5 - As trinta famlias (nesta anlise separando as trs subfamlias de Leguminosae) mais ricas em nmero de txons (espcies, subespcies ou variedades) encontradas na Reserva Ducke. Famlia no de espcies Lauraceae 100
Rubiaceae Orchidaceae Sapotaceae Leg.: Mimosoideae Leg.: Papilionoideae Myrtaceae Annonaceae Melastomataceae Araceae Leg.: Caesalpinioideae Bignoniaceae Chrysobalanaceae Clusiaceae Euphorbiaceae Moraceae Sapindaceae Arecaceae Burseraceae Apocynaceae Lecythidaceae Piperaceae Myristicaceae Cecropiaceae Malpighiaceae Meliaceae Poaceae Cyperaceae Passifloraceae Verbenaceae
Rodrigusia 56 (86): 9-25. 2005

do Guia de identificao das plantas vasculares da Reserva Ducke (Ribeiro et al. 1999). Rejemnek e Brewer (2001), avaliando o estado da arte da identificao de plantas tropicais usando caractersticas vegetativas, destacaram que o Guia da Ducke absolutamente inovador neste aspecto. Esperamos que a nossa experincia neste aspecto seja aproveitada pela comunidade cientfica na elaborao de novos guias de identificao de plantas tropicais. Alguns outros aspectos como a importncia dos auxiliares de campo, a importncia do trabalho de campo a longo prazo, a alocao de pessoas dedicadas exclusivamente ao projeto, o aproveitamento do conhecimento j obtido e a participao de especialistas experientes so fundamentais para o sucesso de projetos como PFRD. Esses aspectos sero comentados mais detalhadamente a seguir. 1. A IMPORTNCIA DOS AUXILIARES DE CAMPO Na regio amaznica a profisso de auxiliar de campo ou mateiro amplamente utilizada pelas empresas madeireiras, na busca e uso de produtos florestais, e em projetos de pesquisas, para coleta de material botnico. Esses profissionais tambm atuam na identificao de plantas para a implementao de planos de manejo e para a avaliaes de impacto ambiental. Apesar de ser vastamente difundida na regio, esta profisso ainda considerada informal e os mateiros possuem pouco ou nenhum treinamento que os aproximem dos termos e conceitos da Botnica. A vivncia dessas pessoas, que passam suas vidas em contato com as plantas na natureza, fundamental e indispensvel para a localizao das espcies durante o trabalho de campo na regio. A participao desses dedicados profissionais no PFRD facilitou enormemente a catalogao das espcies encontradas. Ressaltamos que o sucesso do Projeto da Flora da Reserva Ducke em grande parte devido a esses dedicados profissionais. Recomenda-se que qualquer projeto de flora na regio envolva a participao desses parataxonomistas.

94 96 78 68 66 65 60 59 55 54 54 53 49 48 47 46 43 42 41 38 31 25 24 24 23 23 21 19 17

22

Hopkins, M. J. G.

2. DEDICAO AO PROJETO No PFRD tivemos condies empregar vrios jovens pesquisadores, e tambm alunos, que puderam se dedicar em tempo integral s atividades do projeto. Isso resultou em melhor desempenho de todos, pois sem os deveres administrativos e prazos que em geral envolvem pesquisadores e alunos de psgraduao, a dedicao dos integrantes foi plena. Desta forma, recomenda-se envolver pessoas com possibilidade de dedicao exclusiva em vez de se depender apenas de pesquisadores ou alunos com outros compromissos. 3. INVESTIMENTO
LONGO PRAZO EM TRABALHO DE CAMPO DE

menor porte. Da minha experincia no PFRD, considero que este tipo de metodologia ineficiente para expressar composio florstica local. Os principais problemas deste tipo de inventrio so: gera poucas coletas frteis que geralmente apresentam pouca utilidade aos especialistas; gera muitas amostras estreis que so difceis de identificar e que tm pouca utilidade para ampliar o conhecimento taxonmico dos grupos; ignoram muitos componentes importantes da flora, como epfitas e ervas; so pontuais, efetivamente amostrando uma pequena poro da flora local. Consideramos que a metodologia empregada no PFRD, ou seja, a procura de novidades por mateiros, alunos e especialistas, familiarizados com os grupos taxonmicos, muito mais eficiente. Muitas vezes esta metodologia chamada de coleta aleatria, mas na realidade no . Utilizando esta metodologia, as espcies mais freqentes e conhecidas so logo inventariadas e, com o tempo, o esforo de amostragem progressivamente direcionado para as espcies mais raras, que so menos conhecidas. Outra conseqncia a reduo da repetio de coleta da mesma espcie. Por exemplo, as coletas dos inventrios realizados na Reserva ao longo da dcada de 1960 resultaram em um aumento muito pequeno no conhecimento da diversidade de espcies (fig. 2.) da Reserva Ducke. Por outro lado, com a implantao do projeto PFRD, o conhecimento da diversidade de espcies dobrou a partir das coletas realizadas na dcada de 1990 usando a metodologia de busca de novidades. 5. PARTICIPAO DE
ESPECIALISTAS EXPERIENTES

As coletas que j haviam sido realizadas na Reserva antes do PFRD mostraram-se insuficientes para representar a diversidade florstica da rea. Se considerarmos que a Reserva era um dos locais mais conhecidos da Amaznia brasileira, a situao em qualquer outra rea deve ser ainda muito pior. Considerando ainda que muitas espcies amaznicas so aparentemente bastante locais e raras, e tambm que muitas florescem e frutificam irregularmente ou com intervalos longos, recomenda-se ento que qualquer projeto de flora tenha como prioridade um trabalho de campo intensivo e exaustivo por um longo tempo. Por causa da diversidade da Amaznia e dos problemas associados com a necessidade de obter material frtil para descrever espcies novas essencial ter um investimento a longo prazo. Um projeto com durao inferior a cinco anos provavelmente no mostrar uma boa representatividade da flora. 4. PROGRAMA DE COLETAS
BASEADO EM CONHECIMENTO LOCAL

A maioria dos estudos de biodiversidade de plantas na Amaznia tem usado dados de inventrios, geralmente de reas de 1 ha e incluem apenas arbreas. Outros estudos tm utilizado reas maiores, e incluem plantas de

As atividades do dia a dia do projeto, como j comentado anteriormente, so mais eficientes quando envolvem pessoas que possuem dedicao integral a ele. Por outro lado, com a
Rodrigusia 56 (86): 9-25. 2005

Flora da Reserva Ducke

23

participao de especialistas experientes no processo de coleta, identificao e elaborao dos tratamentos taxonmicos o resultado ainda melhor. O PFRD contou com a participao de alguns dos mais renomados especialistas mundiais. O Brasil tem uma comunidade botnica grande e ativa, porm a maior parte dos pesquisadores concentrase nas Regies Sul e Sudeste e estudam muito mais as plantas extra-amaznicas. Devido ao tamanho e riqueza florstica das reas amaznicas, muitas localidades so subamostradas nos herbrios e muitos grupos amaznicos so pouco estudados. Se tivermos em mente que temos dados concretos provando a necessidade de estudos florsticos na Amaznia e ainda noo do grande potencial que a Amaznia tem de atrair investimento (nacional e internacional), podermos tornar possvel o sonho de um bom conhecimento

desta flora que est sendo destruda rapidamente. Tambm natural que a distribuio das espcies no respeite os limites politicamente estabelecidos para a territorialidade das naes e, assim, no razovel esperar que a cincia botnica deva ser delineada apenas por estas fronteiras, mas sim que deva estender-se aos limites biolgicos. Recomenda-se, desta forma, que projetos botnicos beneficiem-se da experincia de cientistas qualificados independentemente de sua nacionalidade ou residncia. 6. ACERVO INSTITUICIONAL LOCAL O material botnico de referncia para estudos futuros da maior utilidade quando depositado em herbrios locais. Um acervo que possa ser rapidamente e convenientemente consultado por pesquisadores futuros de suma

2000 1800 1600 1400 1200 1000 800 600 400 200 1960 1965 1970 1975 1980 1985 1990 1995 0 0 Nmero de espcies conhecidas 3000 Nmero de coletas por ano

2000

1000

Figura 2 - Ritmo de coletas (colunas) ao longo dos anos 1954-1999 na Reserva Ducke e acmulo de espcies conhecidas (testemunhadas por material frtil - linha pontilhada, por material estril ou frtil - slida).
Rodrigusia 56 (86): 9-25. 2005

24

Hopkins, M. J. G.

importncia. Recomenda-se que uma representao completa do material coletado seja depositada no herbrio mais perto possvel do local de estudo. No caso de PFRD, isso foi o prprio herbrio do INPA, com duplicatas representativas tambm em outros herbrios amaznicos. 7. AMPLA DISTRIBUIO DO MATERIAL O material coletado durante o PFRD foi distribudo para o herbrio de cada especialista, e as duplicatas foram amplamente distribudas para outros herbrios, dentro e fora do Brasil. Recomendama-se que material testemunho seja coletado, sempre que possvel, com muitas duplicatas (o padro no PFRD foi de 10 duplicatas para cada espcie), e que somente sejam distribudas aps a identificao do especialista envolvido na respectiva monografia. 8. ACERVO INFORMAL PARA USO EM PESQUISA melhor tentar identificar o material botnico logo depois da sua coleta. Recomenda-se que, quando possvel, um acervo de referncia seja mantido na unidade de pesquisa, permitindo uma rpida comparao com mater ial coletado anteriormente. Se este acervo local puder ser mantido para consulta de pesquisadores no futuro, seria ainda melhor. Entretanto, admitese que a maioria das estaes de pesquisa no Brasil no possuem condies adequadas para manuteno do acervo. Durante o projeto, um acervo, com uma duplicata de cada coleta, foi mantido em uma sala de pesquisas, perto do herbrio do INPA, porm longe do local de coleta. Teria sido melhor se algum material testemunho pudesse ter sido mantido na prpria sede da Reserva, mas no houve condies para isto. Ento, ao fim do projeto, esta coleo de referncia foi distribuda para acervos menores de pesquisa na Amaznia.

9. LOCALIZAO DA ADMINISTRAO Enquanto por um lado recomendo uma ampla distribuio de espcimes e o envolvimento de especialistas de todo o mundo, por outro acho muito importante que a base das operaes e a administrao do projeto sejam o mais prximo possvel da rea de estudo. No caso do PFRD, quase todas as pessoas envolvidas no dia-a-dia do projeto eram da regio, ou se dispuseram a morar em Manaus durante o projeto. Isto facilitou bastante, e problemas particulares, financeiros e de logstica de deslocamento foram minimizados. No caso do PFRD, a sala de pesquisa e a base da administrao ficavam no INPA, a cerca de 30 km da rea de estudo.

CONSIDERAES FINAIS
O conhecimento da biodiversidade verdica da Amaznia importante no somente por razes puramente cientficas e idealsticas. O bom manejo da floresta Amaznica tambm depende de um bom conhecimento e uma boa habilidade de separar e identificar seus componentes. Projetos como o PFRD, que aumentam o conhecimento cientfico e ao mesmo tempo promovem acesso a este conhecimento para pessoas da regio, merecem ser apoiados.

AGRADECIMENTOS
Gostaria de agradecer a todos que ajudaram na produo do Guia e dos tratamentos taxonmicos, e ainda mais s pessoas que ajudaram atravs da participao na administrao e em atividades cotidianas do projeto. Nome-las aqui geraria uma lista gigantesca. Mas agradeo profundamente a todo mundo que teve coneco com o projeto e seus produtos durante seu andamento e nos anos desde ento.

Rodrigusia 56 (86): 9-25. 2005

Flora da Reserva Ducke

25

Institucionalmente, agradeo primeiro ao Instituto Nacional de Pesquisas da Amaznia, por sediar o projeto, ao Department for Overseas Development, pelo financiamento, e ao Jardim Botnico do Rio de Janeiro por viabilizar esta publicao. Em termos de produo deste volume, agradeo ao Corpo Editorial de Rodrigusia, especialmente Editora-chefe, Rafaela C. Forzza e editoradora Carla M.M. Molinari, e tambm a Cynthia Sothers que participou comigo durante os anos de editoriao sem ter os meios de publicar. Este artigo beneficiou-se da reviso de linguagem e contedo por Rafaela C. Forzza, Vidal de Freitas Mansano, Jefferson Prado e Cinthia Kameyama.

BIBLIOGRAFIA
Berry, P. E. 2000. Book review. Ann. Missouri Bot. Gard. 87: 433-434. Cronquist, A. 1981. Ana integrated system of classification of flower ing plants. Colombia University Press, New York. 1263 p. Foster, R. B. 2000. Review of Flora da Reserva Ducke by Ribeiro et al. Tropinet 11(2): 1-2. Nelson, B. W., Ferreira, C. A. C., Silva, M. F., & Kawasaki, M. L. 1990. Endemism centres, refugia and botanical collection density in Brazilian Amazonia. Nature 345: 714716.

Oliveira, A. A. & Daly, D. C. 1999. Geographic distribution of tree species occurring in the region of Manaus, Brazil: implications for regional diversity and conservation. Biodiversity and Conservation 8: 1245-1259. Oliveira, A. A.& Mori, S. A. 1999. A central Amazonian terra firme forest. I. High tree species richness on poor soils. Biodiversity and Conservation. 8: 1245-1259. Prance, G. T. 1990. The floristic composition of Central Amazonian Brazil. Pp. 112 140, in Gentry, A. H. Four Neotropical Forests. Yale University Press. Rejmnek, M. & Brewer, S. W. 2001. Vegetative Identifiation of tropical woody plants: state of the art and annotated bibliography. Ribeiro, J. E. L. S., Nelson, B. W., Silva, M. F., Martins, L. S. S. & Hopkins, M. J. G. 1994. Reserva Florestal Ducke: diversidade e composio da flora vascular. Acta Amaznica 24: 19-30. Ribeiro, J. E. L. S., Hopkins, M. J. G., Vicentini, A., Sothers, C. A., Costa, M. A. S., Brito, J. M., Souza, M. A. D., Martins, L. H., Lohmann, L. G., Assuno, P. A., Pereira, E. C., Silva, C. F., Mesquita, M. R. & Procpio, L. C. 1999. Flora da Reserva Ducke. Guia de identificao das plantas vasculares de uma floresta de terra firme na Amaznia Central. INPA-DFID, Manaus, 800 p. Urban, I. 1906. Vitae Itineraque collectorum Botanicorum. In Martius, K. F. P. von, Fl. bras. 1(1): 1-152.

Rodrigusia 56 (86): 9-25. 2005

S-ar putea să vă placă și