Sunteți pe pagina 1din 12

A Psicologia na educao superior: ausncias e percalos

Snia Maria Rocha Sampaio

Resumo
A ideia de que a Psicologia da Educao e Escolar est voltada com exclusividade para a educao infantil, para o ensino fundamental e o mdio generalizada no apenas no Brasil. Neste trabalho, so analisados e criticados artigos j publicados e que tratam da pesquisa e da interveno do profissional psiclogo no mbito da educao superior, extraindo da, e de um olhar sobre as demandas dos setores juvenis que nele ingressam, ideias para a oxigenao e para a reorientao das prticas do campo psi. A entrada de estudantes de origem popular nas universidades brasileiras, via polticas de aes afirmativas, vem definitivamente exigir que polticas pblicas apresentem respostas que resultem em suporte efetivo a todos os que ingressam nessas instituies, especialmente nos anos letivos iniciais. Pensamos que a proposio dessas polticas e sua execuo solicitam o olhar do profissional psiclogo interessado no apenas em resultados acadmicos, mas em propiciar convivncia de qualidade aos recm-ingressos no seio da comunidade universitria. Palavras-chave: Psicologia Educacional; educao superior; aes afirmativas; juventude.

95

Em Aberto, Braslia, v. 23, n. 83, p. 95-105, mar. 2010

Abstract
Psychology in higher education: gaps and obstacles

It is a widespread idea, also in Brazil, that Educational Psychology is exclusively concerned with pre-primary, primary, lower and upper secondary education. This paper, accordingly, analyzes and criticizes published papers about research and intervention of professional psychologists in higher education. Considering this and also the demands of the students enrolling in higher education, one looked for ideas intended to refresh and reorder the psychologists practice. The entrance of economically lower class youths in the Brazilian universities through affirmative action policies definitely urges an effective State support to these same students at least in the beginning of their academic life. One thinks that these policies require a psychologist concerned not only with academic results, but also with the quality of first-year students social interaction. Keywords: Educational Psychology; higher education; affirmative actions; youths.

Introduo

96

Para construir este artigo, parto do comentrio de trs trabalhos publicados na revista da Associao Nacional de Psicologia Escolar e Educacional. O primeiro, publicado em 2006, no qual seus autores avaliam a produo cientfica nessa rea, num perodo de dez anos (1996 a 2005), tomando como base os artigos aceitos e publicados nessa revista; o segundo, de 2004, analisa a produo cientfica em Psicologia Escolar e Educacional voltada para o ensino superior em duas universidades paulistas; e o terceiro, publicado em 2001, trata especificamente do ensino superior como novo espao de atuao para o psiclogo. Defendo a tese de que as universidades e seus pblicos so espaos praticamente inexplorados pelos psiclogos que se debruam sobre a rea da educao e que, quando esses profissionais atuam nessas instituies, existe a forte inclinao de reproduzir, grosso modo, o que eles j vm fazendo nos nveis anteriores de ensino, como atendimento psicolgico individual ou em grupo, avaliao psicolgica ou de desempenho e interveno nos processos de ensino-aprendizagem. Desamparados pela insistente nfase clnica dos cursos de psicologia e restritos por currculos que ainda passam ao largo da realidade socioeducacional brasileira, mesmo aqueles estudantes que escolhem a rea da educao encontram-se em condies desfavorveis para atuar em contextos complexos e que exigem competncias em diferentes domnios tanto intra quanto extrapsicolgicos. importante sublinhar que, de forma geral, essa preferncia pela infncia, que foi seguida por uma preocupao com adolescentes, reflete-se tambm na psicologia do desenvolvimento. A juventude entra nas pautas de preocupao

Em Aberto, Braslia, v. 23, n. 83, p. 95-105, mar. 2010

da psicologia brasileira, especialmente, quando diverge, transgride, desajusta ou desconcerta. como se, passada a transio do que se convencionou chamar adolescncia, os indivduos no necessitassem mais daquilo que temos a oferecer, em especial, se esto pretensamente abrigados de intempries sociais no interior de cursos universitrios. O que nos propomos justamente indagar acerca de novas possibilidades de insero de psiclogos, provocando a abertura para examinar o que temos feito e, especialmente, o que no temos. Em alguma medida, este artigo nos convida a olhar e indagar o nosso prprio vazio. As universidades como espaos dedicados formao acadmica das elites comeam a ser questionadas pelos movimentos sociais. Pouco a pouco, de forma ainda tmida, apenas recentemente e j no sculo 21 que elas comeam a movimentar-se para garantir reservas de vagas para estudantes oriundos de escolas pblicas, negros, afro-descendentes, quilombolas e indgenas, populaes que normalmente habitam bairros perifricos. Ao menos na Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde atuo como docente e gestora, que adotou em 2005 a poltica de cotas como parte de sua proposta de aes afirmativas1 (Almeida Filho et al., 2005), o cotidiano acadmico modifica-se radicalmente,2 tendo agora, no apenas nos cursos menos procurados, mas naqueles reservados s elites, estudantes de origem popular. A leitura desses trs artigos deu origem a inmeras perguntas, todas elas intrigantes. Alm de apresent-las e propor ao leitor uma possibilidade de compreenso, vou tentar, a partir do que penso serem os grandes desafios contemporneos das nossas universidades pblicas, sugerir possibilidades para nossa movimentao tanto profissional quanto como pesquisadores e extensionistas nesses espaos.

97

Sobre o qu as concluses dos artigos nos interpelam?


O artigo em que avaliada a produo cientfica na rea, como referido no texto cientometria , traz uma concluso no mnimo curiosa: o nvel escolar mais estudado ao longo desses dez anos foi o ensino superior:
Avaliou-se a distribuio dos artigos considerando o nvel de escolaridade dos participantes dos estudos. Na Tabela 6 aparecem os percentuais relativos frequncia de pesquisas focalizando aqueles participantes. possvel observar-se que o ensino superior foi o nvel mais pesquisado, contudo em um nmero considervel de artigos no foi possvel identificar o nvel de escolaridade dos participantes (Oliveira et al., 2006, p. 286, grifo nosso).

1 O Programa de Ao Afirmativa da UFBA estrutura-se em quatro eixos: Preparao: aes voltadas para a melhoria da qualidade do ensino pblico fundamental e mdio; Ingresso: iseno de taxa de inscrio, ampliao de vagas em cursos de graduao e sistema de cotas; Permanncia: reviso da grade de horrios com a abertura de cursos noturnos, implantao de tutoria e acompanhamento acadmico, ampliao dos programas de apoio ao estudante na forma de bolsas de estudo, bolsas-residncia e auxlio alimentao; Ps-permanncia: fomento concluso dos cursos e preparao para o mercado de trabalho. (Almeida Filho et al., 2005). 2 H um texto, de 2007, criado na UFBA por alunos bolsistas do Programa Conexes de Saberes, mantido pela Secad/MEC, chamado Estudante de Tipo Novo, no qual, de forma bem humorada, os estudantes descrevem suas difceis condies para continuar seus estudos tendo sido admitidos pelo Programa de Aes Afirmativas, alm de criticar a discriminao que sofrem por parte de colegas e funcionrios.

Em Aberto, Braslia, v. 23, n. 83, p. 95-105, mar. 2010

98

Ou seja, ao que parece, o psiclogo atuante volta-se para a infncia e para a adolescncia e, quando esse psiclogo um pesquisador, o que se confunde com professor universitrio, realiza suas coletas com os sujeitos mais disponveis, ou seja, os alunos dos cursos de graduao. Isso no pode, de forma alguma, ser confundido com nvel de ensino mais estudado, o que nos levaria, inevitavelmente, a uma falsa concluso. Diz ainda o mesmo artigo: No caso do ensino superior uma rea que tem sido utilizada como contexto para diversos estudos por oferecer uma amostra por convenincia (Oliveira et al., 2006, p. 291, grifo nosso). Considerando estudos que utilizam metodologias quantitativas com grandes populaes, sabido que essa forma de conceber uma amostra a menos confivel de todas, impedindo generalizaes e concluses. No que a pesquisa se volte para o ensino superior porque nele enxerga uma prioridade ou zona de alto interesse. O que o prprio texto conclui que artigos so apresentados relatando estudos realizados com os sujeitos mo, disponveis e numa situao muito confortvel para quem coleta os dados: no preciso sair das salas de aula ou dos laboratrios de pesquisa para obt-los. Assim, os trabalhos analisados no tinham como foco e temtica questes relativas educao superior, os informantes desses estudos que eram universitrios, especialmente iniciantes ou concluintes. Nesse mesmo artigo, quando se apresenta a distribuio do material por temas, possvel identificar que os testes/construo de instrumentos tm a maior incidncia (10,4%), seguido por mtodos de ensino-aprendizagem (9,5%) (Oliveira et al., 2006, p. 288). Apenas um artigo foi localizado em orientao profissional, talvez um dos temas importantes a ser considerado no ambiente acadmico, tendo em vista que com frequncia que o abandono de um curso universitrio est associado a uma escolha precoce e inadequada por parte dos jovens (Ribeiro, 2003). possvel ainda refletir, a partir da leitura do artigo em questo, que universidades e pesquisadores tm produzido e divulgado um conhecimento distante da lida cotidiana vivenciada pelos psiclogos inseridos em ambientes muito distintos e com nveis altssimos de exigncia. O mais agravante pensar que so exatamente esses pesquisadores os responsveis pelo ensino nos cursos de graduao e que deveriam formar os estudantes para atuar em realidades complexas e superar as formas tradicionais de atuao psicolgica baseadas na queixa escolar, resultando na adoo de padres medicalizados de compreenso da escola e de seus atores. O corte existente entre a pesquisa e a interveno ou atuao profissional confirma-se com a observao, que cita Del Prette:
Mas ainda h muito que ser conquistado, principalmente em relao pesquisa cientfica, h profissionais que desenvolvem suas atividades em situaes escolares afastados do campo cientfico e h os profissionais envolvidos com pesquisas cientficas, atuando e produzindo conhecimentos em universidades. (Del Prette, 1999, apud Oliveira et al., 2005, p. 285).

As autoras sublinham a distncia significativa que ainda existe entre a atuao dos profissionais e o que produzido na academia, resultando em que esse conhecimento no impacte a prtica profissional. Mas elas igualmente apontam que

Em Aberto, Braslia, v. 23, n. 83, p. 95-105, mar. 2010

j se nota [...] um direcionamento dos trabalhos no caminho de interseco entre teoria e prtica (Oliveira et al., 2006, p. 285). O estudo de Bariani et al. (2004), sobre a produo em psicologia escolar no ensino superior, identificou trs categorias temticas nos trabalhos avaliados: corpo discente (perfil, desempenho, relaes interpessoais, formao profissional e desenvolvimento pessoal); corpo docente (formao e trabalho docente); e, por ltimo, processo de ensino-aprendizagem (motivao, avaliao do desempenho e avaliao de disciplinas/curso). A primeira e a terceira categorias aparecem como majoritrias, ambas com 38,2% dos trabalhos analisados, enquanto que a categoria corpo docente aparece com uma incidncia de 23,6% (p. 19-20). As autoras ainda chamam a ateno para a carncia de estudos experimentais na amostra estudada e a predominncia de estudos descritivos (p. 21). Assim, temos duas novas questes a considerar. A primeira questo sobre o foco dos trabalhos examinados que traduzem uma preocupao antiga e, ao mesmo tempo, questionvel: o escrutnio da populao de alunos, especialmente voltado para a identificao do perfil dela, e a nfase no que se convencionou chamar de ensino-aprendizagem. Esta ltima expresso, de uso corrente e que eu considero como um repertrio interpretativo3 desse campo de saber, dispensa definies e questionamentos como todo lugar comum, algo que no se sabe muito bem o que na verdade. Kubo e Botom (2001, p. 136) j problematizam essa noo, chamando nossa ateno sobre aquilo que se denomina de ensino-aprendizagem: apenas um nome para um complexo sistema de interaes entre professores e alunos e que raramente se deixa claro que as palavras componentes da expresso referem-se a um processo e no a coisas estticas ou fixas. Os trabalhos nada dizem acerca do que proposto aos alunos e sob que condies. O certo que vivemos, h longo tempo, uma hegemonia do ensino sobre a aprendizagem; quando essa tratada, a preocupao maior para as razes de sua no ocorrncia do que para as condies tanto ambientais quanto subjetivas a serem disponibilizadas e mobilizadas para que ela ocorra. Ou ento, a preocupao recai sobre as tcnicas e metodologias focadas em objetivos em detrimento da interferncia crtica e criativa dos dois autores fundamentais da educao: o professor e o aluno. Sem contar as interminveis discusses sobre currculo que insistem na perspectiva conteudista em detrimento do currculo itinerncia,4 o qual parece, finalmente, estar sendo contemplado na reforma universitria atualmente em curso no Brasil. A segunda questo diz respeito ao nmero de pesquisas que se autodenominam como descritivas (91%), grande parte delas ditas de carter etnogrfico, embora as autoras (Bariani et al., 2004), usando as caractersticas sugeridas por Bogdan e Biklen (1994), no as localizem completamente nesses estudos. Mas interessante pontuar

99

3 Chamamos de repertrio interpretativo o conjunto de termos, conceitos, lugares-comuns e figuras de linguagem utilizados para falar de um fenmeno especfico. Sendo produes culturais e estando inscritos nos textos, imagens e lugares de memria que constituem o imaginrio social, os repertrios so melhor compreendidos quando abordados no tempo longo da histria (Spink, 2001, p. 1278). 4

Chamo de currculo itinerncia o tipo de percurso acadmico em que o aluno pode escolher, segundo seus interesses, a maior parte dos componentes curriculares disponibilizados.

Em Aberto, Braslia, v. 23, n. 83, p. 95-105, mar. 2010

a predominncia do estudo descritivo, pois isso aponta na direo de um cuidado dos pesquisadores diante de algo que por ser to familiar , talvez exatamente por isso, um campo desconhecido. Quando sabemos muito pouco sobre algo, prudente explorar e descrever antes de nos lanarmos em outros formatos de pesquisa que requerem um mapeamento antecipado do terreno. As prprias autoras sugerem a realizao de pesquisas de cunho qualitativo que deem conta de uma compreenso mais larga, e eu acrescento vivencial, do ensino superior. Pesquisas que ultrapassem o carter meramente sociodemogrfico para dedicar-se quilo que as estatsticas no informam: quais os recursos que trazem os estudantes para a universidade? Como aprendem a ser estudantes? Os alunos ditos no-tradicionais os mais velhos, os muito novos, as jovens mes, os moradores de bairros perifricos, os que necessitam compartilhar estudo e trabalho, os deficientes, os negros, os mestios e os nativos trazem, para o espao acadmico, expectativas, inseguranas e contribuies que precisam ecoar e ser objeto de escuta para que as polticas planejadas para a universidade contemplem a diversidade que ela abriga, sem silenciar discursos, saberes e histrias. Confirmam essa opinio as autoras:
O ensino superior pode ser considerado uma agncia comprometida em oferecer oportunidades para a formao integral de seus estudantes. Nesse sentido, deveria se dedicar mais intensamente compreenso do desenvolvimento, das mudanas, dificuldades e realizaes do corpo discente. (Bariani et al., 2004, p. 20).

100

A adoo da perspectiva qualitativa nos estudos sobre a vida universitria em nada reduz a cientificidade dos estudos; precisamos, definitivamente, virar a pgina do tempo em que apenas eram considerados, como verdadeira pesquisa em cincias humanas, os estudos quantitativos ou aqueles apoiados em desenhos experimentais. Ao contrrio, os estudos descritivos, qualitativos e, em especial, aqueles que adotam a perspectiva etnogrfica trazem para a cena os fenmenos, as experincias, os saberes silenciados e a vida dos autores da educao. Como diz, radicalizando, Wittgenstein (2005), toda explicao deve ceder lugar descrio dos fenmenos. O terceiro artigo que trago para iluminar essa discusso, de autoria de Serpa e Santos (2001, p. 27), tinha [...] como objetivo identificar a existncia de estruturas de atendimento e orientao ao universitrio; caracterizar os servios e programas oferecidos; verificar a composio da equipe profissional; a existncia e atuao do psiclogo escolar na equipe e avaliao dos servios e programas. As autoras, aps uma reviso da literatura sobre o tema em questo, concordam que preciso ampliar o foco da ao dos psiclogos no ensino superior, para que eles no privilegiem apenas questes de ordem cognitiva, relacionadas ao desempenho acadmico dessa populao, mas incluam em sua pauta profissional o desenvolvimento de [...] estratgias preventivas frente s constantes e rpidas mudanas tecnolgicas e sociais que esto a exigir da cincia, e especialmente da Psicologia, respostas para a soluo dos problemas gerados por estas transformaes (p. 29). Esse estudo obteve seus dados de instituies pblicas, privadas e de carter comunitrio. Das 61 instituies que responderam ao questionrio enviado pelas pesquisadoras, 49 declaram ter algum tipo de Servio de Atendimento ao Estudante

Em Aberto, Braslia, v. 23, n. 83, p. 95-105, mar. 2010

(SAU); 34 delas oferecem atendimento psicolgico ou social; 22 oferecem atendimento educacional; e 19 dizem desenvolver aes voltadas para a sade. As autoras identificaram que nesta ltima categoria podem ser encontrados atendimento mdico, psiquitrico e odontolgico, terapia ocupacional, servios de enfermagem, nutrio, clnica geral, clnica do trabalho e primeiros socorros. Em cerca de metade dessas instituies (31), o psiclogo est presente nessas equipes, nas quais se encontram igualmente assistentes sociais, pedagogos, mdicos, alm de outros profissionais no discriminados. Em 60,6% dos casos, os psiclogos atuam tanto em equipe quanto prestando atendimentos individuais. Quando examinaram os formatos dessas aes envolvendo o psiclogo, encontraram que a grande maioria (96,8%) oferece programas de orientao individual, seguidos por encaminhamentos internos e externos (87,1%), acompanhamento individual (77,4%), orientao de grupos (58,1%), atendimento famlia (58,1%) e programas especiais (58,1%) cujas aes no chegam a ficar claras. Embora as autoras finalizem o artigo sublinhando a necessidade de que o psiclogo ocupe o espao nos servios de atendimento a universitrios, penso que necessrio, entretanto, criticar o que foi encontrado nesse estudo. Inicialmente, precisamos substituir a ideia de preveno pela a de ateno integral sade ou promoo integral da sade. A diferena fundamental entre preveno e promoo est em como se compreende o conceito de sade. A preveno pe seu foco na sade como ausncia de doenas, enquanto que a promoo um conceito afirmativo e multirreferencial5 que prope um modelo participativo de sade em oposio ao modelo mdico de interveno (Freitas, 2003); dessa forma, a busca pela sade, equilbrio e bem-estar geral das pessoas no apenas questo de sobrevivncia, mas de qualificao da vida dos indivduos em sociedade, sendo questo da rbita dos direitos humanos. Pelos dados apresentados, possvel concluir que o que faz o psiclogo nas Instituies de Ensino Superior (IES) repetir o que ele aprendeu, ou seja, clnica. No que ela no seja necessria, mas isso atende quanto da populao universitria? Os doentes, os deprimidos, os desorientados? E os outros? Aqueles que so maioria e no apresentam distrbios, no so objeto de nossa ateno? Os servios nomeados no artigo pela sigla SAU parecem ter transplantado para o interior da vida universitria o que j fazamos em outros nveis de ensino em estruturas de base disciplinar convencionalmente chamadas de Servio de Orientao ao Estudante (SOE), bastante comuns no ensino privado e, com frequncia, exercendo funes de superviso e controle do comportamento dos alunos. Raras so as experincias em que esse carter foi abolido6 em prol de uma atuao mais prxima do desejo de crianas e adolescentes. Esse psiclogo, tal como podemos depreender daquilo que ele faz, est situado num territrio fora da vida acadmica corrente, cotidiana, procurado apenas quando

101

5 Para uma compreenso da abordagem multirreferencial em cincias da educao, ver Ardoino (2000), Barbosa (1998), Martins (2003) e Bagnato, Renovato e Bassinelo (2007). 6 Quando fao essa afirmao, refiro-me, especificamente, realidade urbana onde atuo, a cidade de Salvador, no Estado da Bahia.

Em Aberto, Braslia, v. 23, n. 83, p. 95-105, mar. 2010

problemas ocorrem, como reza a perspectiva clnica ao ser tomada ao p da letra, ou quando muito participa do atendimento de suporte social aos estudantes. Ele no um profissional articulado com as estruturas responsveis pela definio das polticas universitrias de carter geral ou extensionistas, aquelas que promovem a relao universidade-comunidade campo inesgotvel de possibilidades de formao alargada e de convivncia , e no convocado para auxiliar na definio de estratgias de inovao do ponto de vista acadmico. Sua contribuio nesses espaos existe, mas, ainda, restrita e sem visibilidade. O que podemos analisar a partir da leitura deste ltimo artigo que estamos no espao universitrio fazendo aquilo que sempre fizemos, sem provocar mudanas e sem participar de forma efetiva para pensar o cotidiano acadmico como espao de formao integral dos indivduos, especialmente da populao jovem. Insistimos na perspectiva preventiva, negligenciando a avaliao poltica que adot-la implica. Persistimos em pensar apenas na possibilidade do distrbio, do desarranjo emocional e sobre a vulnerabilidade psicossocial, quando no nos dirigimos s nossas populaes de referncia como sendo de risco.7 Nas buscas que fiz, coletando material para elaborar este artigo, procurei os setores de muitas Instituies Pblicas Federais de Ensino Superior (IFEs) destinados assistncia estudantil. Numa das maiores universidades pblicas do Pas, encontrei o seguinte:
Avaliao Psicolgica dos Alunos Ingressantes no Alojamento Estudantil:

102

Atendimento aos alunos contemplados com o Alojamento visando o levantamento de caractersticas de personalidade dos mesmos, observando-se o aspecto emocional e o relacionamento interpessoal. De carter preventivo, o projeto busca detectar a existncia de sinais indicadores de psicopatologias e, no caso de seu aparecimento, sugerir o encaminhamento para Centros de Referncia da UFRJ. (grifo nosso).

Penso que esse tipo de atuao em nada dignifica a ao do psiclogo no interior das nossas universidades. Herdamos modelos de assistncia que hoje se encontram em total dissonncia com o que as mudanas em curso nas nossas instituies pblicas exigem e com a diversidade de juventudes com que lidamos. Alm disso, preciso que ns, psiclogos, troquemos as lentes por meio das quais nos habituamos a pensar nossa atuao em espaos educacionais; no apenas no ensino superior que estamos repetindo os velhos modelos, mas, igualmente, no ensino mdio, no ensino fundamental e nas creches. Esse jeito de pensar a psicologia focada em problemas e dificuldades, transplantado para o ensino superior, pode ser to desastroso quanto j o para crianas e adolescentes. evidente a necessidade que temos de abrir nossas prticas para a interlocuo com outros campos de saber; tomando um exemplo: muitos aspectos sociolgicos, relacionados com as juventudes contemporneas, precisam ser considerados para que se faa uma compreenso mais ampla do universo com o qual nos propomos trabalhar. Combater nosso prprio corporativismo e desenvolver o hbito do trabalho em equipes multidisciplinares so tambm tarefas urgentes.
7

Ver discusso crtica sobre a noo de risco em Spink (2001) e em Popkewitz e Lindblad (2001).

Em Aberto, Braslia, v. 23, n. 83, p. 95-105, mar. 2010

guisa de concluso
Ento, nada mudou? Eu digo que sim, mudamos, temos nos habituado a criticar nossas prprias formas de insero e interveno; a est toda uma produo cientfica, calcada em experincias de campo, que confirma essa tendncia. Mas bem possvel que o apontado acima, acerca da distncia entre a pesquisa e a interveno, no possibilite que experincias inovadoras, oriundas da prtica, sintam-se autorizadas a divulgar seus resultados, bem como reflexes de cunho crtico e emancipador, resultado de trabalhos realizados por psiclogos envolvidos com a docncia e a pesquisa, consigam acessar o campo concreto das prticas e com elas dialoguem. Ainda que tenhamos avanado, resta-nos muito a fazer para que abandonemos de uma vez o restritivo e autoritrio modelo medicalizado que impregna desde sempre nossa atuao. No temos mais as mesmas escolas e a populao que as frequenta, em qualquer nvel de ensino, pertence a muitas tribos e apresenta diferentes formas de relao com o saber, com a poltica e com a vida comunitria. Precisamos escutar mais e pensar que talvez seja o caso de perguntar aos nossos potenciais usurios, os estudantes universitrios, de que tipo de atividades e suporte eles necessitam para progredir com sucesso na vida acadmica e pessoal, estando em completa disponibilidade para arcar com suas respostas. Algumas delas podem ser incmodas ou nos parecer, inicialmente, descabidas. Desse modo, acredito que apenas um processo de negociao, de interlocuo interessada, pode nos fazer caminhar para essa outra margem que inaugura novos formatos, novas concepes de ateno sade integral dos jovens que chegam ao ambiente universitrio, para, assim, viver um momento peculiar de suas vidas em que muitas tarefas vitais se entrecruzam. Diz Castro (2004, p. 280):
Os jovens, porque jovens, tm o direito a tratamento diferencial para que possam melhor equacionar educao/lazer-esporte/formar-se/iniciao sexual sem reproduo de esteretipos/exercer um pensamento/ao crtico-criativa que colabore em avanos civilizatrios [...]. (grifo da autora).

103

Dessa forma, sugiro pensarmos em modelos ecolgicos de convivncia em que os indivduos vivam suas contradies em ambientes cooperativos e nos quais no estejamos preocupados meramente com o seu desempenho acadmico ou em assisti-los quando problemas emocionais oriundos de diferentes situaes os atingem e, com frequncia, dificultam um caminho que, para muitos, j penoso sem essas intercorrncias. Outras dimenses da vida acadmica devem ser pensadas, no apenas relacionadas a desempenho e fluxo, atribuindo igual importncia aos aspectos afetivos dessa experincia, da natureza da sociabilidade e da convivncia com adultos professores, gestores e funcionrios e com iguais. Os estudantes no podem ser vistos apenas como aprendizes. de um psiclogo mais voltado para as condies ambientais8 do desenvolvimento humano de que precisamos, quando penso em sua atuao entre o segmento jovem de nossa populao.9
8 Aqui o conceito de ambiente, a partir das consideraes de Tuan (1965), tomado de maneira vasta, significando as condies sob as quais qualquer organismo vive e se desenvolve ou a soma total de influncias que interagem e modificam o desenvolvimento da vida, compondo-se tanto de elementos da natureza quanto culturais. 9 importante lembrar que, quando falamos de jovens universitrios, ainda falamos de uma fatia quase inexpressiva do ponto de vista quantitativo, no Brasil. No Nordeste, para exemplificar, apenas 4,7% dos jovens entre 15 a 24 anos frequentam o ensino superior (Ipea, 2006).

Em Aberto, Braslia, v. 23, n. 83, p. 95-105, mar. 2010

Sem dvida, devemos nos afastar do modelo de um SOE no 3 Grau, isso no nos serve, nem nossa clientela. Mas foroso reconhecer que se, de um lado, isso traz angstia, por nos atirar numa espcie de vazio, de outro, traz igualmente as chances de uma interveno criativa, modular, suficientemente delicada para adaptar-se a condies diversas. O modelo no existe e precisa ser inventado pelas IES a partir de suas condies regionais, de infraestrutura, de proposta acadmica e, sobretudo, de seus atores estudantes, professores e demandas comunitrias. O chamado para criarmos algo que ainda no existe, o que nos desloca das formas tradicionais de atuao para encontrar, no prprio pblico, em suas demandas e nas inseres societais, as formas e a orientaes desse novo fazer psicologia.

Referncias bibliogrficas
ALMEIDA FILHO, N. et al. Aes afirmativas na universidade pblica: o caso da UFBA. Salvador: Ceao, 2005. ARDOINO, Jacques. Les avatars de lducation. Paris: PUF, 2000. BAGNATO, M. H.; RENOVATO, R.; BASSINELO, G. De interdisciplinaridade e multirreferencialidade na educao superior em Sade. Cogitare Enfermagem, Curitiba, v. 12, n. 3, p. 365-370, jul./set. 2007.

104

BARIANI, I. C. D. et al. Psicologia escolar educacional no ensino superior: anlise da produo cientfica. Psicologia Escolar e Educacional, Campinas, v. 8 n.1 p. 17-27, 2004. BARBOSA, Joaquim (Org.). Reflexes em torno da abordagem multirreferencial. So Carlos: Ed. UFSCar, 1998. BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigao qualitativa em educao: uma introduo teoria e aos mtodos. Portugal: Porto Ed., 1994. CASTRO, Mary Garcia. Polticas pblicas por identidades e de aes afirmativas: acessando gnero e raa, na classe, focalizando juventudes. In: NOVAES, Regina; VANNUCHI, Paulo (Org.). Juventude e sociedade: trabalho, educao, cultura e participao. So Paulo: Ed. Fundao Perseu Abramo, 2004. p. 275-303. FREITAS, C. M. A vigilncia da sade para a promoo da sade. In: CZERESNIA, D.; FREITAS, C. M. (Org.). Promoo da sade: conceitos, reflexes, tendncias. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2003. p. 141-159. KUBO, O.; BOTOM, S. Ensino-aprendizagem: uma interao entre dois processos comportamentais. Interao em Psicologia, Maring, v. 5, p. 133-152, 2001. MARTINS, Joo. A atuao do psiclogo escolar: multirreferencialidade, implicao, escuta clnica. Psicologia em Estudo, Maring, v. 8, n. 2, p. 39-45, 2003. OLIVEIRA, K. L. et al. Produo cientfica de 10 anos da revista Psicologia Escolar e Educacional (1996/2005). Psicologia Escolar e Educacional, Campinas, v. 10, n. 2, p. 283-292, dez. 2006.

Em Aberto, Braslia, v. 23, n. 83, p. 95-105, mar. 2010

POPKEWITZ, T.; LINDBLAD, S. Estatsticas educacionais como um sistema de razo: relaes entre governo da educao e incluso e excluso sociais. Educao e Sociedade, Campinas, v. 22, n. 75, p. 111-148, 2001. RIBEIRO, J. A universidade e a vida atual: Fellini no via filmes. Rio de Janeiro: Campus, 2003. SERPA, M. N. F.; SANTOS, A. A. A. Atuao no ensino superior: um novo campo para o psiclogo escolar. Psicologia Escolar e Educacional, Campinas, v. 5, n. 1, p.27-35, jun. 2001. SPINK, Mary Jane. Trpicos do discurso sobre risco: risco-aventura como metfora na modernidade tardia. Cadernos de Sade Pblica, Rio de Janeiro, v. 17, n. 6, p.1277-1311, nov./dez. 2001. TUAN, Yi-Fu. Environment and world. Professional Geographer, Washington, D. C., v. 17, n. 5, p. 6-7, 1965. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO. Relatrio de Gesto, 2000. Disponvel em: <www.pr3.ufrj.br/pr3/files/RELATGESTAO2000.doc>. Acesso em: 4 abr. 2008. WITTGENSTEIN, Ludwig. Investigaes filosficas. Traduo brasileira do original alemo Philosophische Untersuchungen e complementada com a edio inglesa Philosophical Investigations. 5. ed. Petrpolis: Vozes, 2005.

Snia Maria Rocha Sampaio, doutora em Educao pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e ps-doutora em Cincias da Educao pela Universit Paris 8, professora associada II do Instituto de Psicologia da UFBA, Coordenadora de Aes Afirmativas, Educao e Diversidade da Pr-Reitoria de Assistncia Estudantil da UFBA e Assessora Especial do Gabinete do Reitor. sonia.sampaio@terra.com.br

105

Em Aberto, Braslia, v. 23, n. 83, p. 95-105, mar. 2010

S-ar putea să vă placă și