Sunteți pe pagina 1din 18

Daniel Hess parece ter sido o primeiro a patentear um aspirador de p.

Hess, um residente de West Union, Iowa, nomeou sua inveno de carpet sweeper (ou varredor de carpete). A mquina, de fato, possua uma escova rotativa como de outras vassouras, no entanto, a mquina tambm possua um mecanismo de fole elaborado em cima do corpo para gerar suco. A coisa surpreendente sobre a sua mquina era de que incorporou duas "cmaras de gua" para capturar a poeira e a sujeira fina. Ele afirma que o ar limpo uma vez que passa atravs do dispositivo. No h registro de que esta mquina fora produzida industrialmente.

Patentes: Inventor: Residente: Critrios:

29.077 dos EUA emitiram 10 de julho de 1860 Daniel Hess West Union, Iowa Primeiro a inventar. Primeiro a patentear.

Nacionalidade: Americano

Marcos: 1860: Daniel Hess patenteou o ento criado aspirador de p, sendo o primeiro registro. 1869: Ives McGaffey patenteou o aspirador denominado whirlwind, ou "redemoinho" . Iniciase a produo na American Carpet Cleaning Co - USA. *1876: Melville Bissell inventa o sweeper tapete. (1876 Melville Bissell invents the carpet sweeper.) 1899: John S. Thurman inventou o aspirador de p gasolina. 1901: Hubert Cecil Booth , em Londres, inventou o aspirador eltrico. 1901: Corinne Dufour e David E. Kenney (ambos americanos) introduziram variaes sobre o mesmo tema. *1905: Walter patentes Griffith criou um aspirador de p com tubo ao qual uma variedade de bicos em forma poderia ser anexado. 1905: Chapman e Skinner, em San Francisco, inventaram um mvel ( 92) a vcuo eltrica (1905 Chapman and Skinner in San Francisco invented a moveable (92 pound) electric vacuum) *1906: James Kirby cria o primeiro aspirador utilizando gua para a separao de sujeira. Aps , usava-se um pano para filtrar a sujeira. Mais tarde, ele usa um pano para filtrar a sujeira. (James Kirby's first cleaner used water for dirt separation. Later he uses a cloth to filter the dirt)

1908 James Murray Spangler inventa um aspirador de p de pequeno porte e, ento, abre uma empresa com William Hoover. 1909 Fred Wardell, um empresrio de Detroid, inaugura a Eureka Vacuum Cleaner Company *1910 Charles Beach, Frederick Osius, e um grande comerciante, Louis Hamilton, fizeram histria com eletrodomsticos, inventando um pequeno motor que funcionou em alimentao AC ou DC eltrica. (1910 Charles Beach and Frederick Osius, and a master marketeer, Louis Hamilton, made household appliance history by inventing a small motor that ran on either AC or DC electrical power) *1919 Jim Kirby concordou em design de aspiradores exclusivamente para George Scott e Fetzer.Co Carl. (Jim Kirby agreed to design vacuum cleaners exclusively for George Scott and Carl Fetzer.Co.) 1920 Sanitizor Air Way of Toledo, Ohio; introduziu no mercado o primeiro aspirador com saco descartvel . 1924 Gustaf Sahlin introduziu o aspirador de p Electrolux tank tanque nos Estados Unidos. 1926 Hoover desenvolveu um aspirador com agitao positiva que aumentou consideravelmente a eficincia de remoo da sujeira. *1930 o primeiro aspirador de p plstico atingiu o mercado e os faris (headlights ) foram adicionados em alguns modelos. 1935: Scott Fetzer introduzir o primeiro aspirador, de uma longa linha de produtos levando o nome de Jum Kirby. *1950: a introduo da linha de conversveis na vertical dos vcuos. (the introduction of the convertible upright line of vacuums) 1963 David Oreck comea a fabricar aspiradores de p verticais para a indstria hoteleira. *1969 O primeiro auto-propelido vcuos estreou. (The first self propelled vacuums debuted) 1978 James Dyson construiu 5000 prottipos antes de aperfeioar sua mquina Dual Cyclone, em 1993. ***1979 Black & Decker sem fios Dustbuster vcuo porttil desenhado por Gantz Carroll (Black & Decker's markets cordless Dustbuster hand-held vacuum designed by Carroll Gantz 2002 Helen Greiner e seus colegas iRobot Roomba introduzir o rob aspirador de p. (2002 Helen Greiner and her colleagues at iRobot introduce Roomba the robot vacuum cleaner)

Histria:
O nascimento do aspirador de p se deu devido a uma srie de avanos em cincia e tecnologia trazidos pela Revoluo Industrial. Por meados dos anos 1800, as fbricas estavam produzindo dezenas de milhares de produtos industrializados, juntamente com toneladas de poluio havia sujeira e fuligem por toda parte. Nesta poca, o cientista Louis Pasteur fez vrias descobertas significativas que o levou a teorizar que as doenas infecciosas eram causadas por micro-organismos ou "germes". Assim, o desenvolvimento da teoria dos germes e a reao contra a poluio industrial causou as pessoas a concentrar-se, pela primeira vez, sobre a higiene e limpeza.

**Os primeiros aspiradores tiveram de ser operado manualmente. Duas pessoas foram necessrias para mquinas sume foram a grande, uma para operar o fole e outro para mover o porta-voz sobre o assoalho. A poeira foi explodido no ar. Antes da introduo de "limpeza de suco eltrica", a maioria das donas de casa e panelas usadas vassouras poeira. Muitas das casas de meados da era vitoriana tinham tapetes grandes e pequenos no cho de salas principais. A fim de remover sujeira, poeira e plos de animais a partir da sesta desses revestimentos para pavimentos, os tapetes e carpetes foram retirados da casa e espancado com um dispositivo semelhante a um mata-moscas oversized chamado de batedor de tapete. Two persons were needed for sume machines were to large, one to operate the bellows and the other to move the mouthpiece over the floor. The dust was blown into the air. Prior to the introduction of "electric suction cleaners", most housewives used brooms and dust pans. Many of the mid-Victorian homes had large and small rugs and carpets on the floors of principal rooms. In order to remove dirt, dust and animal dander from the nap of these floor coverings, the rugs and carpets were removed from the home and beaten with a device similar to an oversized fly swatter called a rug beater.

Patentes papers (29077 EUA) revelaram que um vcuo sweeper foi produzido por Daniel Hess em 10 de julho de 1860. Hess, um residente de West Union, Iowa, chamou sua inveno uma vassoura de tapete, e no um vcuo. A mquina, de fato, ter uma escova rotativa como varredores de outras, no entanto, a mquina tambm possua um mecanismo de fole elaborada em cima do corpo para gerar suco. A coisa surpreendente sobre a sua mquina era de que incorporou duas "cmaras de gua" para capturar a poeira ea sujeira fina. Ele afirma que o ar limpo uma vez que passa atravs do dispositivo. No h registro de que esta mquina foi toda produzida.

Outro modelo inicial, o "Whirlwind", patenteado (91145 08 de junho de 1869) por Ives McGaffey de Chicago, criado de suco com uma manivela, ventilador acionado por correia. Todos esses vcuos iniciais foram difceis, volumosos e caros.

No final dos anos 1870, Melville Bissell comeou a comercializar sua inveno, uma vassoura com escovas giratrias tapete que pegou a poeira ea sujeira e depositou-o dentro da caixa do varredor. Dependia da rotao das rodas para acionar o mecanismo de varrio e detritos retirado apenas das regies superiores da sesta do tapete.

John S. Thurman inventou sua gasolina aspirador ligado, em 1899 e alguns historiadores consideram o primeiro aspirador motorizado. Mquina Thurman foi patenteado em 03 de outubro de 1899 (patente # 634042). Mais tarde, ele comeou uma puxadas por cavalos (servio porta a porta) sistema de vcuo em St. Louis, seus servios foram aspirao preo de 4 dlares por visita.

O prximo salto tecnolgico na limpeza veio em 1901, quando Hubert Cecil Booth de Londres inventou o aspirador eltrico. Era to grande que sua bomba de vcuo e motor foram alojados em um carrinho puxado por cavalos, a partir do qual um tubo de 100 metros de comprimento foi estendida e serpenteava dentro da casa. Este evento foi uma novidade que tais senhoras da sociedade na Inglaterra convidou seus amigos para festas vcuo! Tapetes da rainha Vitria foram limpos dessa forma, como foram quartel naval da Gr-Bretanha, pondo fim a uma peste que varreu a Marinha, na virada do sculo 20. O aspirador de p melhorou saneamento e sade. Toneladas de poeira carregada de germes foram retirados assentos do teatro, casa e pisos de loja.

Na mesma poca, dois norte-americanos introduziram variaes sobre o mesmo tema. Corinne Dufour inventou um dispositivo que sugou poeira em uma esponja molhada. David E. Kenney 's enorme mquina foi instalada na cave e conectado a uma rede de canos principais para cada cmodo da casa. Um corpo de limpeza movida a mquina de casa em casa.

Em 1905, 'Aparelho de vcuo Griffith melhorada para remover a poeira dos tapetes "foi patenteado por Walter fabricante Griffiths, Birmingham, Inglaterra. composto de um dispositivo de vcuo porttil e fcil de armazenar que foi alimentado por qualquer pessoa um (como o servo ordinria domsticos)", que teria a tarefa de comprimir uma engenhoca tipo fole para sugar a poeira atravs de um tubo, removvel flexvel para que uma variedade de bicos em forma poderia ser anexado.

Chapman e Skinner, em San Francisco inventou um vcuo mveis eltrica em 1905. Ele pesava 92 e usado um ventilador de 18 centmetros de dimetro para produzir a suco. A mulher precisava de seu homem para mover o vcuo pesado ao redor, dando um novo significado ao termo domstic unio. Devido ao seu tamanho e morosidade, que no vendeu bem.

Mais conhecido para o aspirador de p que leva seu nome, o objetivo Jim Kirby vida era reduzir ou eliminar trabalho penoso onde quer que ela existiu. Depois de assistir resultado de sua me esforo de limpeza no p de volta para resolver tudo em casa, ele desenvolveu o seu conceito de um aspirador de p. Seu primeiro aspirador, inventado em 1906, usou a gua para a separao de terra. Em 1907, descontente com a desagradvel tarefa de eliminao de gua suja, ele voltou ao trabalho e desenhado um sistema que usa ao centrfuga e um pano para filtrar a sujeira.

James Murray Spangler, um inventor e zelador, em Canton, Ohio, patenteado (889,823 02 de junho de 1908) o aspirador de suco eltrico porttil, tornando a vida um pouco mais fcil e mais limpo para o proprietrio. Um asmtico, Spangler queria um menor de vcuo para ajudar a manter baixo o p no trabalho. Usando uma variedade de itens - um cabo de vassoura, uma fronha, uma caixa de sabo de lata - que ele criou um dispositivo que utilizado lminas com motor do ventilador para criar suco. Em 1908 ele vendeu a patente de vcuo para o marido de sua prima, William Hoover, e se tornou um parceiro na Companhia Eltrica de Hoover suco Sweeper. Logo, muitas empresas de vcuo surgiram, aproveitando a crescente popularidade dos aparelhos eltricos e de medo das pessoas de germes.

Detroit empresrio Fred Wardell inicia o Eureka Empresa Aspirador, em 1909. Ao contrrio dos aspiradores de seus concorrentes, que foram pesados, difceis de manobrar, e no confiveis, aspiradores Eureka foram verstil e leve. A empresa ofereceu diversos acessrios teis para limpar estofados, paredes e assoalhos desencapados - at mesmo um ventilador para cabelos secos. Vcuos Eureka eram to bem concebido que eles ganharam um prmio no San Francisco International Exposition em 1915. Eureka em 1919 foi capaz de fazer 2.000 aspiradores de um dia em sua sofisticada fbrica, de 3,5 hectares.

Em 1910, dois Racine, Wisconsin engenheiros, Charles Beach e Frederick Osius, e um marketeer mestre, Louis Hamilton, fez histria eletrodomsticos inventando um pequeno motor que funcionou em alimentao AC ou DC eltrica - o primeiro grande salto Encaminhar para plug -powered mquinas domsticas. Osius implantado esta jia em Little Helper um Hamilton Beach me - o primeiro aspirador porttil.

Aps a Primeira Guerra Mundial, Jim Kirby concordou em design de aspiradores exclusivamente para George Scott Fetzer e Carl. Ao longo dos anos seguintes, ele desenvolveu inmeros projetos inovadores mais limpo. Mais tarde, o modelo Vacuette no eltrico, fabricado por Scott e Fetzer, tornou-se o precursor dos atuais modelos de multi-apego.

Air-Way Sanitizor de Toledo, Ohio.introduced o primeiro aspirador com saco descartvel, em 1920. Aerus comeou em 1924 sob o nome Electrolux quando Gustaf Sahlin introduziu o aspirador de p Electrolux tanque para os Estados Unidos. Quase durante a noite, o seu design nico tornou-se o padro de excelncia.

Hoover desenvolveu agitao positiva em 1926, e isso aumentou muito a eficincia de remoo da sujeira do vcuo. Um modelo caracterizou um bar batedor rgida que foi usado em combinao com o pincel sobre o agitador para desalojar a sujeira do tapete. Na dcada de 1930 os primeiros aspiradores de plstico chegou ao mercado e os faris foram adicionados a alguns dos modelos mais extravagantes. Em 1935, Scott Fetzer e introduziu o modelo C, o primeiro de uma longa linha de produtos para levar o nome de Kirby. Jim Kirby continuou a trabalhar em novas idias para a empresa em 1960. A dcada de 1950 viu a introduo da linha conversvel vertical de vcuos. Os vcuos de auto propulso primeiro estreou em 1969. Desde ento, melhorias, tais como motores de maior velocidade foram adicionados.

David Oreck comea Oreck Corporation como uma empresa de fabricao aspiradores de p vertical para a indstria hoteleira em os EUA O conceito foi criar um vcuo leve e poderoso e durvel que porteiros de hotel prefere os modelos muito pesados disponveis para eles. A idia se mostrou to bem sucedida que agora mais de 50.000 hotis em todo o mundo usam aspiradores Oreck. Depois de um curto perodo de tempo, o pessoal do hotel pediu para comprar as mquinas para uso prprio, o que deu a Corporao Oreck a idia de vender seus produtos exclusivos para a Whirlpool geral public.While foi incapaz de garantir o xito do seu aspirador de p vertical, Oreck acreditava que, com um redesenho da mquina, ele poderia dar-lhe um novo sopro de vida. Ento Whirlpool lhe deu direitos exclusivos para comercializlos nos Estados Unidos. A empresa tambm deu Oreck reino livre para redesenhar a mquina e, em seguida, produziu seu prottipo para ele sob o rtulo Whirlpool RCA.

Entre 1978 e 1993, James Dyson construdos prottipos antes de 5000 ele aperfeioou sua mquina Cyclone Dual. "Este projeto est morto do pescoo para cima". um Hotpoint, o executivo disse que quando Dyson ofereceu-lhes a sua tecnologia em 1982. Em maio de 2001 Dyson tinha 29% do mercado de aspirador de p em volume e 52% em valor.

Foi incurso iRobot de 2002 na casa que est colocando a empresa no mapa. Helen Greiner diz que ela e seus colegas sabiam que se poderia encontrar uma maneira de aliviar os povos da labuta das tarefas domsticas, seria um grande sucesso com os consumidores. "Durante 13 anos, quando ns nos apresentamos, as pessoas diriam: 'Voc pode fazer um rob que vai limpar a minha casa?'" Assim, o trio voltou sua ateno para a criao de um vcuo robtico que poderia introduzir no mercado por US $ 200. Roomba um pequeno vcuo em forma de

disco que os cruzeiros em torno de um quarto, usando sensores de manobrar em torno de mveis e evitar stairs.Indications so eles fizeram a coisa certa. Desde o seu lanamento em Setembro de 2002, Roomba foi vendendo muito bem e ganhou o selo de aprovao Good Housekeeping. Foi escolhido como um dos Oprah "coisas favoritas".

O aspirador de p um dos aparelhos domsticos maiores j inventado. l em cima com o po em fatias e ir ao banheiro flushable. Sua velocidade e eficincia permite mais tempo para o lazer e menos para a limpeza. bvio que o vcuo tem um pedigree importante e impressionante. Este redutor de poluentes, smbolo eliminador de germes, e status no deve ser escondido no armrio, mas deve ser exibido orgulhosamente em um lugar de honra em nossas casas!

The Story: The birth of the vacuum cleaner is due to a number of advancements in science and technology brought about by the Industrial Revolution. By the mid 1800s factories were producing tens of thousands of manufactured items along with tons of pollution. Dirt and soot were everywhere. About that time scientist Louis Pasteur made several significant discoveries which led him to theorize that infectious diseases were caused by microorganisms or germs. Thus the development of the germ theory and the reaction against industrial pollution caused people to focus for the first time on hygiene and cleanliness.

The first vacuum cleaners had to be operated manually. Two persons were needed for sume machines were to large, one to operate the bellows and the other to move the mouthpiece over the floor. The dust was blown into the air. Prior to the introduction of "electric suction cleaners", most housewives used brooms and dust pans. Many of the mid-Victorian homes had large and small rugs and carpets on the floors of principal rooms. In order to remove dirt, dust and animal dander from the nap of these floor coverings, the rugs and carpets were removed from the home and beaten with a device similar to an oversized fly swatter called a rug beater.

Patent papers ( 29,077 US) have revealed that a vacuum sweeper was produced by Daniel Hess in July 10, 1860. Hess, a resident of West Union, Iowa, called his invention a carpet sweeper, not a vacuum. The machine did, in fact, have a rotating brush like other sweepers, however, the machine also possessed an elaborate bellows mechanism on top of the body to generate suction. The amazing thing about his machine was that it incorporated two "water chambers" to capture the dust and fine dirt. He states that the air is cleansed as it passes through the device. There is no record that this machine was every produced.

Another early model, the Whirlwind, patented (91,145 June 8, 1869) by Ives McGaffey of Chicago, created suction with a hand-cranked, belt-driven fan. All of these early vacuums were awkward, bulky, and expensive.

In the late 1870s, Melville Bissell began marketing his invention, a carpet sweeper with revolving brushes which picked up the dust and dirt and deposited it inside the sweeper housing. It depended on the rotation of the wheels to drive the sweeping mechanism and only removed debris from the uppermost regions of the carpet nap.

John S.Thurman invented his gasoline powered vacuum cleaner, in 1899 and some historians consider it the first motorized vacuum cleaner. Thurman's machine was patented on October 3, 1899 (patent #634,042). Later he started a horse drawn (door to door service) vacuum system in St. Louis, his vacuuming services were priced at $4 per visit.

The next technological leap in cleaning came in 1901, when Hubert Cecil Booth of London invented the electric vacuum. It was so large that its vacuum pump and motor were housed in a horse-drawn cart, from which a 100-foot long hose was extended and snaked into the house. This event was such a novelty that society ladies in England invited their friends over for vacuum parties! Queen Victorias carpets were cleaned this way, as were Britains naval barracks, ending a plague which swept through the Navy at the turn of the 20th century. The vacuum cleaner greatly improved sanitation and health. Tons of germ-laden dust were removed from theatre seats, home and shop floors.

At about the same time, two Americans introduced variations on the same theme. Corinne Dufour invented a device that sucked dust into a wet sponge. David E. Kenneys huge machine was installed in the cellar and connected to a network of pipes leading to each room in the house. A corps of cleaners moved the machine from house to house.

In 1905 'Griffith's Improved Vacuum Apparatus for Removing Dust from Carpets' was patented by Walter Griffiths Manufacturer, Birmingham, England. It comprised of a portable and easy to store vacuum device which was powered by 'any one person (such as the ordinary domestic servant)' who would have the task of compressing a bellow type contraption to suck up dust via a removable, flexible pipe to which a variety of shaped nozzles could be attached.

Chapman and Skinner in San Francisco invented a moveable electric vacuum in 1905. It weighed ninety-two pounds and used a fan 18 inches in diameter to produce the suction. A

woman needed her man to move the heavy vacuum around, giving new meaning to the term domstic togetherness. Because of its size and cumbersome nature, it did not sell well.

Best known for the vacuum cleaner that bears his name, Jim Kirby's life goal was to reduce or eliminate drudgery wherever it existed. After watching his mother's cleaning effort result in the dust settling back onto everything in the house, he developed his concept of a vacuum cleaner. His first cleaner, invented in 1906, used water for dirt separation. In 1907, displeased with the unpleasant task of disposing of dirty water, he went back to work and designed a system that used centrifugal action and cloth to filter the dirt.

James Murray Spangler, an inventor and janitor in Canton, Ohio, patented (889,823 June 2, 1908) the first portable electric suction cleaner, making life a bit easier and cleaner for the homeowner. An asthmatic, Spangler wanted a smaller vacuum to help keep down dust on the job. Using a variety of items a broom handle, a pillow case, a tin soap box he created a device that used motor-driven fan blades to create suction. In 1908 he sold the vacuums patent to his cousins husband, William Hoover, and became a partner in Hoovers Electric Suction Sweeper Company. Soon many new vacuum companies sprang up, taking advantage of the growing popularity of electric appliances and of peoples fear of germs.

Detroit businessman Fred Wardell starts the Eureka Vacuum Cleaner Company, in 1909. Unlike their competitors vacuums, which were heavy, difficult to maneuver, and unreliable, Eurekas vacuums were versatile and lightweight. The company offered several helpful attachments to clean upholstery, walls, and bare floors even a blower to dry hair. Eurekas vacuums were so well designed that they won an award at the San Francisco International Exposition in 1915. By 1919 Eureka was able to make 2,000 vacuums a day in their sophisticated, 3.5-acre manufacturing plant.

In 1910, two Racine, Wisconsin engineers, Charles Beach and Frederick Osius, and a master marketeer, Louis Hamilton, made household appliance history by inventing a small motor that ran on either AC or DC electrical power -- the first Great Leap Forward for plug-powered domestic machinery. Osius deployed this gem in a Hamilton Beach Mother's Little Helper -- the first portable vacuum cleaner.

After World War I, Jim Kirby agreed to design vacuum cleaners exclusively for George Scott and Carl Fetzer. Over the ensuing years, he developed numerous innovative cleaner designs. Later, the non-electric Vacuette model, manufactured by Scott and Fetzer, became the forerunner of today's multi-attachment models.

Air-Way Sanitizor of Toledo, Ohio.introduced the first vacuum cleaner with a disposable bag in 1920. Aerus began in 1924 under the name Electrolux when Gustaf Sahlin introduced the Electrolux tank vacuum cleaner to the United States. Almost overnight, its unique design became the standard of excellence.

Hoover developed positive agitation in 1926, and this greatly increased the dirt removal efficiency of the vacuum. One model featured a rigid beater bar which was used in combination with the brush on the agitator to dislodge dirt from the carpet. In the 1930s the first plastic vacuum cleaners hit the market and headlights were added to some of the fancier models. In 1935, Scott and Fetzer introduced the Model C, the first of a long line of products to carry Kirby's name. Jim Kirby continued to work on new ideas for the company into the 1960's. The 1950s saw the introduction of the convertible upright line of vacuums. The first self propelled vacuums debuted in 1969. Since then, improvements such as higher speed motors have been added.

David Oreck starts Oreck Corporation as a company manufacturing upright vacuum cleaners for the hotel industry in the U.S. The concept was to design a lightweight yet powerful and durable vacuum that hotel housekeepers would prefer to the very heavy models available to them. The idea proved so successful that now over 50,000 hotels throughout the world use Oreck vacuums. After a short time, hotel personnel asked to buy the machines for their own use, which gave the Oreck Corporation the idea to sell its unique products to the general public.While Whirlpool was unable to make a success of its upright vacuum cleaners, Oreck believed that with a redesign of the machine, he could give it a new lease on life. So Whirlpool gave him exclusive rights to market them throughout the United States. The company also gave Oreck free reign to redesign the machine and then produced his prototype for him under the RCA Whirlpool label.

Between 1978 and 1993 James Dyson built 5000 prototypes before he perfected his Dual Cyclone machine. "This project is dead from the neck up". a Hotpoint, executive said when Dyson offered them his technology in 1982. In May 2001 Dyson had 29% of the vacuum cleaner market by volume and 52% by value.

It was iRobots 2002 foray into the home that is putting the company on the map. Helen Greiner says she and her colleagues knew that if they could find a way to relieve folks from the drudgery of household tasks, it would be a big hit with consumers. For 13 years, when we introduced ourselves, people would say, Can you make a robot that will clean my house? So the trio turned their attention to creating a robotic vacuum they could market for $200. Roomba is a small, disc-shaped vacuum that cruises around a room, using sensors to maneuver

around furniture and avoid stairs.Indications are they did it right. Since its launch in September 2002, Roomba has been selling briskly and won the Good Housekeeping seal of approval. It was chosen as one of Oprahs favorite things .

The vacuum cleaner is one of the greatest household aids ever invented. Its right up there with sliced bread and the flushable toilet. Its speed and efficiency allows more time for leisure and less for cleaning. Its obvious that the vacuum has an important and impressive pedigree. This reducer of pollutants, eliminator of germs, and status symbol shouldnt be hiding in the closet, but should be proudly displayed in a place of honor in our homes!

Histria do Aspirador
A idia de um aspirador de p se origina a partir do sculo 19. Os aspiradores primeiro teve de ser operado manualmente. Duas pessoas foram necessrias para isso: uma para operar o fole e outro para mover o porta-voz sobre o assoalho. A poeira foi explodido no ar. Em 30 de agosto de 1901 Hubert Cecil Booth, um engenheiro britnico, recebeu uma patente britnica para um aspirador de p. Ele tomou a forma de um grande, puxada por cavalos, a unidade a gasolina que estava estacionado no exterior do edifcio a ser limpa com mangueiras de longa sendo alimentado atravs das janelas. At ento, aspiradores de p soprou a poeira, mas Booth surgiu com a idia de sugar a poeira, em vez de soprar. Alm disso Booth equipados seu aspirador com um filtro, que manteve o p na mquina. Todos os aspiradores de p modernos so baseados em princpio de Booth. Como Hubert Booth, demonstrou o seu dispositivo de aspirao em um restaurante em 1901, dois norte-americanos introduziram variaes sobre o mesmo tema. Corinne Dufour inventou um dispositivo que sugou poeira em uma esponja molhada. David E. Kenney 's enorme mquina foi instalada na cave e conectado a uma rede de canos principais para cada cmodo da casa. Um corpo de limpeza movida a mquina de casa em casa. Os aspiradores primeiro teve de ser operado manualmente. Duas pessoas foram necessrias para mquinas sume foram a grande, uma para operar o fole e outro para mover o porta-voz sobre o assoalho. A poeira foi explodido no ar. Antes da introduo de "limpeza de suco eltrica", a maioria das donas de casa e panelas usadas vassouras poeira. Muitas das casas de meados da era vitoriana tinha tapetes grandes e pequenos e tapetes no cho de salas principais. A fim de remover sujeira, poeira e plos de animais a partir da sesta desses revestimentos para pavimentos, os tapetes e carpetes foram retirados da casa e espancado com um dispositivo semelhante a um mata-moscas oversized chamado de batedor de tapete. Patentes papers (29077 EUA) revelaram que um vcuo sweeper foi produzido por Daniel Hess em 10 de julho de 1860. Hess, um residente de West Union, Iowa, chamou sua inveno uma vassoura de tapete, e no um vcuo. A mquina, de fato, ter uma escova rotativa como varredores de outras, no entanto, a mquina tambm possua um mecanismo de fole elaborada em cima do corpo para gerar suco. A coisa surpreendente sobre a sua mquina era de que incorporou duas "cmaras de gua" para capturar a poeira ea sujeira fina. Ele afirma que o ar limpo uma vez que passa atravs do dispositivo. No h registro de que esta mquina foi toda produzida. Outro modelo inicial, o "Whirlwind", patenteado (91145 08 de junho de 1869) por Ives McGaffey de Chicago, criado de suco com uma manivela, ventilador acionado por correia. Todos esses vcuos iniciais foram difceis, volumosos e caros. No final dos anos 1870, Melville Bissell comeou a comercializar sua inveno, uma vassoura com escovas giratrias tapete que pegou a poeira ea sujeira e depositou-o dentro da caixa do varredor.Dependia da rotao das rodas para acionar o mecanismo de varrio e detritos retirado apenas das regies superiores da sesta do tapete. John S. Thurman inventou sua gasolina aspirador ligado, em 1899 e alguns historiadores consideram o primeiro aspirador motorizado. Mquina Thurman foi patenteado em 03 de

outubro de 1899 (patente # 634042). Mais tarde, ele comeou uma puxadas por cavalos (servio porta a porta) sistema de vcuo em St. Louis, seus servios foram aspirao preo de 4 dlares por visita. O prximo salto tecnolgico na limpeza veio em 1901, quando Hubert Cecil Booth de Londres inventou o aspirador eltrico. Era to grande que sua bomba de vcuo e motor foram alojados em um carrinho puxado por cavalos, a partir do qual um tubo de 100 metros de comprimento foi estendida e serpenteava dentro da casa. Este evento foi uma novidade que tais senhoras da sociedade na Inglaterra convidou seus amigos para festas vcuo! Tapetes da rainha Vitria foram limpos dessa forma, como foram quartel naval da Gr-Bretanha, pondo fim a uma peste que varreu a Marinha, na virada do sculo 20. O aspirador de p melhorou saneamento e sade. Toneladas de poeira carregada de germes foram retirados assentos do teatro, casa e pisos de loja. Na mesma poca, dois norte-americanos introduziram variaes sobre o mesmo tema. Corinne Dufour inventou um dispositivo que sugou poeira em uma esponja molhada. David E. Kenney 's enorme mquina foi instalada na cave e conectado a uma rede de canos principais para cada cmodo da casa.Um corpo de limpeza movida a mquina de casa em casa. Em 1905, 'Aparelho de vcuo Griffith melhorada para remover a poeira dos tapetes "foi patenteado por Walter fabricante Griffiths, Birmingham, Inglaterra. composto de um dispositivo de vcuo porttil e fcil de armazenar que foi alimentado por qualquer pessoa um (como o servo ordinria domsticos)", que teria a tarefa de comprimir uma engenhoca tipo fole para sugar a poeira atravs de um tubo, removvel flexvel para que uma variedade de bicos em forma poderia ser anexado. Chapman e Skinner, em San Francisco inventou um vcuo mveis eltrica em 1905. Ele pesava 92 e usado um ventilador de 18 centmetros de dimetro para produzir a suco. A mulher precisava de seu homem para mover o vcuo pesado ao redor, dando um novo significado ao termo domstic unio. Devido ao seu tamanho e morosidade, que no vendeu bem. Mais conhecido para o aspirador de p que leva seu nome, o objetivo Jim Kirby vida era reduzir ou eliminar trabalho penoso onde quer que ela existiu. Depois de assistir resultado de sua me esforo de limpeza no p de volta para resolver tudo em casa, ele desenvolveu o seu conceito de um aspirador de p. Seu primeiro aspirador, inventado em 1906, usou a gua para a separao de terra. Em 1907, descontente com a desagradvel tarefa de eliminao de gua suja, ele voltou ao trabalho e desenhado um sistema que usa ao centrfuga e um pano para filtrar a sujeira. James Murray Spangler, um inventor e zelador, em Canton, Ohio, patenteado (889,823 02 de junho de 1908) o aspirador de suco eltrico porttil, tornando a vida um pouco mais fcil e mais limpo para o proprietrio. Um asmtico, Spangler queria um menor de vcuo para ajudar a manter baixo o p no trabalho. Usando uma variedade de itens - um cabo de vassoura, uma fronha, uma caixa de sabo de lata - que ele criou um dispositivo que utilizado lminas com motor do ventilador para criar suco. Em 1908 ele vendeu a patente de vcuo para o marido de sua prima, William Hoover, e se tornou um parceiro na Companhia Eltrica de Hoover suco Sweeper. Logo, muitas empresas de vcuo surgiram, aproveitando a crescente popularidade dos aparelhos eltricos e de medo das pessoas de germes. Detroit empresrio Fred Wardell inicia o Eureka Empresa Aspirador, em 1909. Ao contrrio dos aspiradores de seus concorrentes, que foram pesados, difceis de manobrar, e no confiveis, aspiradores Eureka foram verstil e leve. A empresa ofereceu diversos acessrios teis para

limpar estofados, paredes e assoalhos desencapados - at mesmo um ventilador para cabelos secos. Vcuos Eureka eram to bem concebido que eles ganharam um prmio no San Francisco International Exposition em 1915. Eureka em 1919 foi capaz de fazer 2.000 aspiradores de um dia em sua sofisticada fbrica, de 3,5 hectares. Em 1910, dois Racine, Wisconsin engenheiros, Charles Beach e Frederick Osius, e um marketeer mestre, Louis Hamilton, fez histria eletrodomsticos inventando um pequeno motor que funcionou em alimentao AC ou DC eltrica - o primeiro grande salto Encaminhar para plug -powered mquinas domsticas. Osius implantado esta jia em Little Helper um Hamilton Beach me - o primeiro aspirador porttil. Em 1903 jogou senhoras da sociedade rica "partidos aspirador de p". Os hspedes tomavam seu ch e levantou os ps para atendentes uniformizados Booth para limpar o tapete. Depois de dar uma demonstrao de vcuo no Royal Mint, Booth, ao sair, foi prontamente interrompido pela polcia. Ele tinha esquecido de esvaziar o saco de p, que continha uma grande quantidade de p de ouro da Casa da Moeda. Em 1910, Professor Stanley Kent, da University College, Bristol encontrou 355.500.000 organismos vivos em apenas um grama de p extrado de Marlborough House, a casa de Sua Alteza Real a Princesa de Gales. Em 1907, James Murray Spangler, um zelador em um Canton, Ohio loja de departamento, deduziu que a vassoura de tapete que ele usou foi a fonte de sua tosse. Ele consertou com um motor de ventilador velho e acompanha-lo para uma caixa de sabo grampeado a um cabo de vassoura. Usando uma fronha como um coletor de p na engenhoca, Spangler inventou um aspirador eltrico porttil. Ele, ento, melhorou seu modelo bsico o primeiro a usar tanto um saco de pano de filtro e acessrios de limpeza, e recebeu uma patente em 1908, e formaram a Companhia Eltrica de suco Sweeper. Um dos primeiros compradores foi um primo, cujo marido, William H. Hoover, mais tarde se tornou o presidente da Companhia de Hoover, com Spangler como superintendente. Melhorias Hoover parecia uma gaita de foles ligado a uma caixa de bolo, mas eles trabalharam. Vendas fracas foram dadas um pontap de dia 10 de Hoover, o julgamento em casa gratuitamente, e, eventualmente, houve um aspirador de p Hoover em quase todos os lares. John Thurman comeou uma puxadas por cavalos (servio porta a porta) sistema de vcuo, em St. Louis, semelhante a Booth. Seus servios de aspirao foram ao preo de 4 dlares por visita em 1903.Ele inventou sua gasolina aspirador ligado, em 1899 e alguns historiadores consideram o primeiro aspirador motorizado. Mquina Thurman foi patenteado em 03 de outubro de 1899 (patente # 634042). Histria at a Glance 1860-1900 foles Crude mquinas operadas e experincias malsucedidas com varredores de suco. Hubert Cecil Booth 1901 inventa o primeiro aspirador de sucesso 1907 James Murray Spangler inventa o primeiro nacional nico operador-aspirador de p vertical. 1908 William Henry Hoover produz o primeiro comercial saco-em-um-pau aspiradores de p vertical.

1912 Hoovers Primeiro importados para a Inglaterra. 1912-1915 Axel Wenner-Gren na Sucia colabora com Lux para produzir o limpador primeiro cilindro - Lux 1 (mais tarde Electrolux). 1919 produtos de limpeza Hoover fabricado no Reino Unido pela primeira vez Cleaner 1926 Booth & Vacuum britnica marca Companhia de Engenharia de todos os seus aspiradores de p domsticos sob o nome comercial famoso "Goblin". 1.955 sacos reutilizveis de papel introduzido pela primeira vez.
__

History of the Vacuum Cleaner


The idea of a vacuum cleaner originates from the 19th century. The first vacuum cleaners had to be operated manually. Two persons were needed for this: one to operate the bellows and the other to move the mouthpiece over the floor. The dust was blown into the air. On August 30th 1901 Hubert Cecil Booth, a British engineer, received a British patent for a vacuum cleaner. It took the form of a large, horse-drawn, petrol-driven unit which was parked outside the building to be cleaned with long hoses being fed through the windows. Until then vacuum cleaners blew the dust away, but Booth came up with the idea of sucking away dust, instead of blowing. Furthermore Booth equipped his cleaner with a filter, which kept the dust in the machine. All modern vacuum cleaners are based on Booth's principle. As Hubert Booth, demonstrated his vacuuming device in a restaurant in 1901, two Americans introduced variations on the same theme. Corinne Dufour invented a device that sucked dust into a wet sponge.David E. Kenney's huge machine was installed in the cellar and connected to a network of pipes leading to each room in the house. A corps of cleaners moved the machine from house to house. The first vacuum cleaners had to be operated manually. Two persons were needed for sume machines were to large, one to operate the bellows and the other to move the mouthpiece over the floor. The dust was blown into the air. Prior to the introduction of "electric suction cleaners", most housewives used brooms and dust pans. Many of the mid-Victorian homes had large and small rugs and carpets on the floors of principal rooms. In order to remove dirt, dust and animal dander from the nap of these floor coverings, the rugs and carpets were removed from the home and beaten with a device similar to an oversized fly swatter called a rug beater. Patent papers ( 29,077 US) have revealed that a vacuum sweeper was produced by Daniel Hess in July 10, 1860. Hess, a resident of West Union, Iowa, called his invention a carpet sweeper, not a vacuum.The machine did, in fact, have a rotating brush like other sweepers, however, the machine also possessed an elaborate bellows mechanism on top of the body to generate suction. The amazing thing about his machine was that it incorporated two "water chambers" to capture the dust and fine dirt. He states that the air is cleansed as it passes through the device. There is no record that this machine was every produced.

Another early model, the Whirlwind, patented (91,145 June 8, 1869) by Ives McGaffey of Chicago, created suction with a hand-cranked, belt-driven fan. All of these early vacuums were awkward, bulky, and expensive. In the late 1870s, Melville Bissell began marketing his invention, a carpet sweeper with revolving brushes which picked up the dust and dirt and deposited it inside the sweeper housing. It depended on the rotation of the wheels to drive the sweeping mechanism and only removed debris from the uppermost regions of the carpet nap. John S.Thurman invented his gasoline powered vacuum cleaner, in 1899 and some historians consider it the first motorized vacuum cleaner. Thurman's machine was patented on October 3, 1899 (patent #634,042). Later he started a horse drawn (door to door service) vacuum system in St. Louis, his vacuuming services were priced at $4 per visit. The next technological leap in cleaning came in 1901, when Hubert Cecil Booth of London invented the electric vacuum. It was so large that its vacuum pump and motor were housed in a horse-drawn cart, from which a 100-foot long hose was extended and snaked into the house. This event was such a novelty that society ladies in England invited their friends over for vacuum parties! Queen Victoria's carpets were cleaned this way, as were Britain's naval barracks, ending a plague which swept through the Navy at the turn of the 20th century. The vacuum cleaner greatly improved sanitation and health.Tons of germ-laden dust were removed from theatre seats, home and shop floors. At about the same time, two Americans introduced variations on the same theme. Corinne Dufour invented a device that sucked dust into a wet sponge. David E. Kenney's huge machine was installed in the cellar and connected to a network of pipes leading to each room in the house. A corps of cleaners moved the machine from house to house. In 1905 'Griffith's Improved Vacuum Apparatus for Removing Dust from Carpets' was patented by Walter Griffiths Manufacturer, Birmingham, England. It comprised of a portable and easy to store vacuum device which was powered by 'any one person (such as the ordinary domestic servant)' who would have the task of compressing a bellow type contraption to suck up dust via a removable, flexible pipe to which a variety of shaped nozzles could be attached. Chapman and Skinner in San Francisco invented a moveable electric vacuum in 1905. It weighed ninety-two pounds and used a fan 18 inches in diameter to produce the suction. A woman needed her man to move the heavy vacuum around, giving new meaning to the term domstic togetherness. Because of its size and cumbersome nature, it did not sell well. Best known for the vacuum cleaner that bears his name, Jim Kirby's life goal was to reduce or eliminate drudgery wherever it existed. After watching his mother's cleaning effort result in the dust settling back onto everything in the house, he developed his concept of a vacuum cleaner. His first cleaner, invented in 1906, used water for dirt separation. In 1907, displeased with the unpleasant task of disposing of dirty water, he went back to work and designed a system that used centrifugal action and cloth to filter the dirt. James Murray Spangler, an inventor and janitor in Canton, Ohio, patented (889,823 June 2, 1908) the first portable electric suction cleaner, making life a bit easier and cleaner for the homeowner. An asthmatic, Spangler wanted a smaller vacuum to help keep down dust on the job. Using a variety of items a broom handle, a pillow case, a tin soap box he created a device that used motor-driven fan blades to create suction. In 1908 he sold the vacuum's patent to his cousin's husband, William Hoover, and became a partner in Hoover's Electric Suction Sweeper Company. Soon many new vacuum companies sprang up, taking advantage of the

growing popularity of electric appliances and of people's fear of germs. Detroit businessman Fred Wardell starts the Eureka Vacuum Cleaner Company, in 1909. Unlike their competitors' vacuums, which were heavy, difficult to maneuver, and unreliable, Eureka's vacuums were versatile and lightweight. The company offered several helpful attachments to clean upholstery, walls, and bare floors even a blower to dry hair. Eureka's vacuums were so well designed that they won an award at the San Francisco International Exposition in 1915. By 1919 Eureka was able to make 2,000 vacuums a day in their sophisticated, 3.5-acre manufacturing plant. In 1910, two Racine, Wisconsin engineers, Charles Beach and Frederick Osius, and a master marketeer, Louis Hamilton, made household appliance history by inventing a small motor that ran on either AC or DC electrical power -- the first Great Leap Forward for plug-powered domestic machinery.Osius deployed this gem in a Hamilton Beach Mother's Little Helper -- the first portable vacuum cleaner. In 1903 wealthy society ladies threw 'vacuum cleaner parties'. Guests sipped their tea and lifted their feet for Booth's uniformed attendants to vacuum the carpet. After giving a vacuum demonstration at the Royal Mint, Booth, on leaving, was promptly stopped by the police. He had forgotten to empty the dust bag, which contained a large quantity of gold dust from the Mint. In 1910 Professor Stanley Kent of University College, Bristol found 355,500,000 living organisms in just one gramme of dust extracted from Marlborough House, the home of HRH The Princess of Wales. In 1907, James Murray Spangler, a janitor in a Canton, Ohio department store, deduced that the carpet sweeper he used was the source of his cough. He tinkered with an old fan motor and attached it to a soap box stapled to a broom handle.Using a pillow case as a dust collector on the contraption, Spangler invented a portable electric vacuum cleaner. He then improved his basic model the first to use both a cloth filter bag and cleaning attachments, and received a patent in 1908, and formed the Electric Suction Sweeper Company. One of the first buyers was a cousin, whose husband, William H. Hoover, later became the president of the Hoover Company, with Spangler as superintendent. Hoover's improvements resembled a bagpipe attached to a cake box, but they worked. Sluggish sales were given a kick by Hoover's 10 day, free home trial, and eventually there was a Hoover vacuum cleaner in nearly every home. John Thurman started a horse drawn (door to door service) vacuum system in St. Louis, similiar to Booth's. His vacuuming services were priced at $4 per visit in 1903. He invented his gasoline powered vacuum cleaner, in 1899 and some historians consider it the first motorized vacuum cleaner. Thurman's machine was patented on October 3, 1899 (patent #634,042). History at a Glance 1860-1900 Crude bellows operated machines and unsuccessful experiments with suction sweepers. 1901 Hubert Cecil Booth invents the first successful vacuum cleaner 1907 James Murray Spangler invents the first domestic single-operator upright vacuum cleaner. 1908 William Henry Hoover produces the first commercial bag-on-a-stick upright vacuum

cleaners. 1912 First Hoovers imported to Britain. 1912-15 Axel Wenner-Gren in Sweden collaborates with Lux to produce the first cylinder cleaner - Lux 1 (later Electrolux). 1919 Hoover cleaners manufactured in the UK for the first time 1926 Booth's British Vacuum Cleaner & Engineering Company brand all their domestic vacuum cleaners under the famous 'Goblin' trade name. 1955 Re-usable paper bags first introduced.

S-ar putea să vă placă și