Sunteți pe pagina 1din 33

REDES DE COMPUTADORES

- TEORIA -

REDES DE COMPUTADORES Conceitos bsicos

CLASSIFICAES O universo das redes composto por inmeros acrnimos. Os acrnimos mais comuns usados para definir o tamanho de uma rede so: LAN (Local Area Network): Rede Local. MAN (Metropolitan Area Network): Redes Metropolitanas. WAN (Wide Area Network): Redes geograficamente distribudas. Outros termos existentes: Internet: Rede mundial de computadores. Intranet: Rede local que usa a mesma estrutura da Internet para o acesso de dados na rede. Extranet: Uma intranet que permite acesso remoto, isto , que pessoas tenham acesso a elas atravs de um modem.

COMPONENTES DE UMA REDE At agora nos parece bvio que uma rede local um circuito para a conexo de computadores e envolve, pelo menos, computadores e cabos. No desenho abaixo temos a apresentao de uma rede simples, com apenas trs micros, mas que apresenta os componentes bsicos que todas as redes possuem. Esses componentes so: Servidor: um micro ou dispositivo capaz de oferecer um recurso para a rede. Em redes ponto-a-ponto no h a figura do servidor; nesse tipo de rede os micros ora funcionam como servidores, ora como clientes. Cliente: um micro ou dispositivo que acessa os recursos oferecidos pela rede. Recurso: Qualquer coisa que possa ser oferecida e usada pelos clientes da rede, como impressoras, arquivos, unidades de disco, acesso a Internet, etc; Protocolo: Para que todos os dispositivos de uma rede possam se entender, independente do programa ou do fabricante dos componentes, eles precisam conversar usando uma mesma linguagem. Essa linguagem genericamente chamada protocolo. Dessa forma, os dados de uma rede so trocados de acordo com um protocolo, como, por exemplo, o famoso TCP/IP. Cabeamento: Os cabos da rede transmitem os dados que sero trocados entre os diversos dispositivos que compem uma rede. Placa de rede: A placa de rede, tambm chamada NIC (Network Interface Card), permite que PCs consigam ser conectados em rede, j que internamente os PCs usam um sistema de comunicao totalmente diferente do utilizado em redes. A comunicao na placa me de um PC feita no formato paralelo (onde todos os bits contendo informaes so transmitidos de uma s vez), enquanto que a comunicao em uma rede feita no formato serial ( transmitido um bit por vez, apenas).
2

REDES DE COMPUTADORES Conceitos bsicos

Hardware de rede: Eventualmente poder ser necessrio o uso de perifricos para efetuar ou melhorar a comunicao da rede.

TRANSMISSO DE DADOS Para que possamos nos aprofundar no universo das redes locais, precisamos entender um pouco melhor como as redes funcionam. Como as redes foram criadas basicamente com um nico propsito a transmisso de dados - vamos ver um pouco mais sobre este assunto. MODOS Eletronicamente falando, existem trs tipos de transmisso de dados: Simplex: Nesse tipo de transmisso de dados, um dispositivo o transmissor (tambm chamado Tx) e outro dispositivo o receptor (tambm chamado Rx), sendo que esse papel no se inverte, isto , o dispositivo A sempre o transmissor e o B sempre o receptor. A transmisso de dados simplex , portanto, unidirecional. Exemplo de transmisso simplex: comunicao entre duas pessoas com uma lanterna usando o Cdigo Morse, supondo que o receptor no tenha como responder mensagem enviada. Half-duplex: Esse tipo de transmisso de dados bidirecional mas, por compartilharem um mesmo canal de comunicao, no possvel transmitir e receber dados ao mesmo tempo. Exemplo de transmisso half-duplex: comunicao usando um walkie-talkie (as duas pessoas podem conversar, mas s uma de cada vez). Tradicionalmente a comunicao em redes do tipo half-duplex. Full-duplex: a verdadeira comunicao bidirecional. A e B podem transmitir e receber dados ao mesmo tempo. Exemplo de transmisso full-duplex: o aparelho telefnico. Tradicionalmente em redes a comunicao full-duplex no to usual, sendo recomendada para dispositivos que necessitem de alto desempenho, como servidores de arquivo. Como as placas de rede que permitem esse tipo de comunicao esto ficando cada vez mais baratas, est cada vez mais comum encontrarmos hoje em dia redes que s usam esse tipo de comunicao, aumentando o desempenho da rede.

INFORMAO ANALGICA VS. DIGITAL No mundo real, as informaes so analgicas, isto , podem assumir qualquer valor ao longo do tempo. O som e a luz so bons exemplos de sinais analgicos. Ao entrar em um quarto, voc sabe se ele est mais claro ou escuro do que o aposento onde voc se encontrava anteriormente, e pode at mesmo dizer o quanto. O mesmo ocorre com o som, voc capaz de saber se um som mais alto ou mais baixo do que outro e quantificar essa diferena, nem que seja de uma maneira simples. No desenho abaixo mostramos o exemplo de uma informao analgica. A grande vantagem da informao analgica - que poder representar qualquer valor - tambm a sua grande desvantagem. Como o receptor tambm analgico e o sinal analgico pode assumir qualquer valor ao longo do tempo, o receptor no tem como verificar se o sinal recebido est correto ou no. Com isso, se houver qualquer rudo no caminho - como uma interferncia eletromagntica no cabo, por exemplo - e a informao for alterada, o receptor
3

REDES DE COMPUTADORES Conceitos bsicos

obrigado a aceitar a informao corrompida como sendo correta, pois ele no tem como verificar se a informao est ou no correta. Como existem inmeras fontes de interferncia eletromagntica - incluindo a outros fios que estejam ao lado do fio que esteja transmitindo a informao -, o uso de informaes analgicas invivel em sistemas de computadores. Os computadores usam um sistema de informaes digital, onde somente so possveis dois valores: O e 1. Apesar de s poder representar dois valores - ao contrrio do sistema analgico, que pode representar infinitos valores -, o receptor pode simplesmente descartar qualquer valor diferente de 0 e de 1 que receba. Assim, caso o dado seja corrompido no meio do caminho por causa de um rudo qualquer, o receptor tem como recusar o seu recebimento caso ele seja um valor diferente de 0 ou de 1. Fisicamente falando o 0 e o 1 so tenses eltricas, tradicionalmente de 0 volt e 5 volts, respectivamente. Por exemplo, quando voc est mandando um e-mail, apesar de a mensagem conter caracteres e at mesmo fotos, essas informaes so transmitidas pelos cabos da rede em forma de nmeros: uma seqncia de 0s e 1s. O computador receptor trata de pegar esses nmeros e transform-los novamente em dados compreensveis por ns (essa converso feita pelo protocolo da rede). Como os dados transmitidos so na realidade nmeros, o dispositivo receptor pode usar mecanismos de correo de erro para verificar se o dado est correto ou no.

MODULAO Esses nmeros digitais, por sua vez, so transmitidos em forma de impulsos eltricos, pticos ou ondas de rdio, dependendo do meio usado na conexo dos computadores (cabos eltricos, fibras pticas, transmisso via rdio, etc). Eventualmente os sinais digitais manipulados pelo computador necessitam ser transformados em sinais analgicos para serem transmitidos pelo meio de transmisso, como mostra a o desenho abaixo. Esse mtodo conhecido como modulao de dados. Ao contrrio de uma transmisso analgica "pura", essa transmisso analgica estar enviando, atravs de sinais analgicos, dados que originalmente so digitais. Com isso, o receptor, aps os dados terem sido demodulados, poder verificar se os dados que acabou de receber esto ou no corrompidos, pedindo uma retransmisso caso eles tenham sido corrompidos no caminho. A maioria dos usurios usa esse tipo de transmisso em seu computador atravs de um dispositivo chamado modem, que justamente significa MOdulador/DEModulador, responsvel pela transmisso de dados digitais atravs da linha telefnica (que um canal analgico, originalmente projetado para transmitir voz).

REDES DE COMPUTADORES Conceitos bsicos

NMEROS BINRIOS Como vimos, as informaes digitais s podem assumir dois valores: 0 e 1. Esse tipo de nmero tambm chamado nmero binrio e cada algarismo binrio chamado bit (contrao de Binary digIT). Como os nmeros binrios s possuem dois algarismos (0 e 1), sua representao feita na base 2 (os nmeros que ns normalmente usamos so chamados decimais e so representados na base 10). As palavras binrias recebem um nome especial conforme a sua quantidade de bits. Por exemplo, um nmero de 8 bits tambm chamado byte. Assim, quando falamos "transmisso de um byte" equivale a dizer 'transmisso de oito bits", isto , a transmisso de uma seqncia de oito zeros e uns.

TRANSMISSO EM SRIE VS. TRANSMISSO PARALELA Dentro do computador, o tipo de transmisso mais usual chamada paralela. Neste tipo de transmisso, o transmissor envia todos os bits de dados que ele capaz de transmitir de uma s vez para o receptor. Tanto o transmissor como o receptor tm de ser capazes de "falar" a uma mesma quantidade de bits para que a transmisso possa ser feita. Neste exemplo, o transmissor e o receptor trabalham a oito bits por vez (comunicao paralela de oito bits) e o transmissor est enviando o dado 10101110 ao receptor. Fisicamente falando, necessrio um fio para transmitir cada bit de dados. Assim, na transmisso paralela, so necessrios oito fios ligando o circuito transmissor ao circuito receptor para que esse esquema funcione. Urna transmisso paralela de 32 bits necessitar de 32 fios, por exemplo. Por conta disso, fora do computador a transmisso paralela usada somente por dispositivos com cabo curto - ela usada na porta paralela, que liga o micro impressora e outros dispositivos que podem ser conectados a essa porta. Os dispositivos externos ao micro que necessitem de cabos longos - como o teclado, o mouse, a porta USB e, principalmente, as redes - usam um outro tipo de comunicao chamada em srie. Na comunicao em srie, necessrio somente um fio para transmitir os dados. Os bits so transmitidos um a um. A transmisso em srie mais lenta do que a transmisso em paralela. Voc perceber que a transmisso em srie ser oito vezes mais lenta que a comunicao em paralela (valor vlido somente para o exemplo dado). Na transmisso paralela, o transmissor enviou para o receptor os oito bits de dados de uma s vez, enquanto na transmisso em srie, ele precisou enviar um bit de cada vez. Apesar de lenta, a comunicao em srie tem como vantagem o limite de comprimento do cabo ser maior e tambm a grande vantagem de somente usar um canal de transmisso (um fio). Imagine uma comunicao em paralelo de oito bits ligando duas cidades: seriam necessrios, pelo menos, oito fios. Dessa forma, por esse motivo que as redes locais usam comunicao do tipo em srie. A unidade de medida de velocidade de comunicaes em srie o bps (bits por segundo), que o nmero de bits por segundo que o transmissor consegue enviar para o receptor.
5

REDES DE COMPUTADORES Conceitos bsicos

CABO PAR TRANADO FUNDAMENTOS O par tranado o tipo de cabo de rede mais usado atualmente. Existem basicamente dois tipos de cabo par tranado: sem blindagem, tambm chamado UTP (Unshielded Twisted Pair), e com blindagem, tambm chamado STP (Shielded Twisted Pair). A diferena entre eles justamente a existncia, no par tranado com blindagem, de uma malha em volta do cabo protegendo-o contra interferncias eletromagnticas. O par tranado mais popular o par tranado sem blindagem. Esse tipo de cabo utiliza um conector chamado RJ-45. A maioria das redes hoje em dia utiliza esse sistema de cabeamento. Na realidade, o par tranado sem blindagem possui uma tima proteo contra rudos, s que usando uma tcnica chamada cancelamento e no atravs de uma blindagem. Atravs dessa tcnica, as informaes circulam repetidas em dois fios, sendo que no segundo fio a informao possui a sua polaridade invertida. Todo fio produz um campo eletromagntico ao seu redor quando um dado transmitido. Se esse campo for forte o suficiente, ele ir corromper os dados que estejam circulando no fio ao lado (isto , gera rudo). Em ingls esse problema conhecido como cross-talk. A direo desse campo eletromagntico depende do sentido da corrente que est circulando no fio, isto , se positiva ou ento negativa. No esquema usado pelo par tranado, como cada par transmite a mesma informao s que com a polaridade invertida, cada fio gera um campo eletromagntico de mesma intensidade mas em sentido contrrio. Com isso, o campo eletromagntico gerado por um dos fios anulado pelo campo eletromagntico gerado pelo outro fio. Alm disso, como a informao transmitida duplicada. Esses dois fios so enrolados um no outro, o que aumenta a fora dessa proteo eletromagntica. Por isso esse tipo de cabo chamado par tranado. Os fios so agrupados de dois em dois e enrolados. O par tranado tradicional utiliza dois pares, um para a transmisso de dados (TD) e outro para a recepo de dados (RD). Como utilizam canais separados para a transmisso e para a recepo, possvel utilizar a comunicao full-duplex com esse tipo de cabo. No cabo par tranado tradicional existem quatro pares de fio. Dois deles no so utilizados. A principal vantagem do par tranado, alm do seu preo, a sua flexibilidade de instalao. Juntamente com o par tranado surgiu o conceito de cabeamento estruturado, que nada mais que um sistema de organizao do cabeamento da rede utilizado em redes que possuam muitos micros. O cabeamento estruturado inclui tomadas de rede, racks e armrios. Sua principal desvantagem o limite do comprimento do cabo (100 metros por trecho) e da baixa imunidade contra interferncias eletromagnticas. Mas na maioria dos casos do dia-a-dia esses dois fatores no so to importantes. Em um escritrio ou mesmo em um prdio comercial raramente a distncia entre um micro e o concentrador (tambm chamado hub) maior que 100 metros. E a interferncia eletromagntica realmente s ser preocupante em ambientes industriais, onde existam muitos motores, geradores, etc. (neste caso a fibra ptica recomendada). A taxa de transferncia mxima padro do par tranado de 10 Mbps, a mesma velocidade mxima do cabo coaxial. Esse tipo de cabo chamado 10BaseT (10 Mbps, transmisso uni-canal, par tranado). Atualmente o par tranado opera a 100 Mbps e chamado 100BaseT. Existe ainda o par tranado operando a 1.000 Mbps, chamado 1000BaseT ou Gigabit Ethernet.
6

REDES DE COMPUTADORES Conceitos bsicos

O par tranado possui um limite de dois dispositivos por cabo.

CABO PAR TRANADO TOPOLOGIA Redes usando o par tranado so fisicamente instaladas utilizando uma topologia chamada estrela. Nesta topologia, existe um dispositivo concentrador, chamado hub, fazendo a conexo entre os computadores. Isso resolve o limite de dois dispositivos por cabo do par tranado. A grande vantagem dessa topologia que, caso um cabo se parta, somente o micro conectado quele cabo perde comunicao com a rede: o restante da rede continua funcionando. O cabo coaxial utiliza uma topologia chamada linear, onde todos os micros compartilham um mesmo cabo e, com isso, caso o cabo se parta, todos os micros perdem a conexo com a rede. Apesar de fisicamente a topologia utilizada pelo par tranado ser em estrela, logicamente ela continua sendo uma topologia linear. Isto , quando um dado enviado para a rede, todas as mquinas recebem aquele dado. Enquanto um micro estiver se comunicando nenhum outro pode utilizar a rede, pois o cabeamento estar ocupado. A vantagem de se utilizar um hub, isto , urna rede com topologia em estrela, est na flexibilidade dessa instalao. A adio de novas mquinas na rede no pra a rede como ocorre com o cabo coaxial e caso haja problemas com o cabo, somente a mquina conectada ao cabo problemtico perde a conexo com a rede, facilitando, inclusive, a identificao do cabo defeituoso. Outra vantagem dessa topologia o uso do cabeamento estruturado.

PAR TRANADO SEM BLINDAGEM (UTP) O par tranado sem blindagem o tipo de cabo mais usado por redes atualmente. Ele tambm chamado UTP, Unshielded Twisted Pair. A EIA/TIA (Electronic Industries Alliance/Telecommunications Industry Association), rgo norte-americano responsvel pela padronizao de sistemas de telecomunicaes, padronizou os cabos do tipo par tranado em uma norma chamada 568. Nessa norma, os cabos so classificados em categorias, de 1 a 5. Os cabos de categoria 1 e 2 so usados por sistemas de telefonia, enquanto os cabos de categoria 3, 4 e 5 so usados por redes locais: Categoria 3: Permite comunicaes at 16 Mbps. utilizado por redes 10BaseT, isto , por redes utilizando par tranado operando a 10 Mbps. tambm utilizado em redes Token Ring. Categoria 4: Permite comunicaes at 20 Mbps. Categoria 5: Permite comunicaes, at 100 Mbps. o tipo de cabo par tranado mais usado hoje em dia. Possui uma impedncia de 100 e utilizado por redes 100BaseT. Tambm utilizado em redes 1000BaseT. Dessa forma, atualmente quando dizemos 'par tranado' est implcito o uso de cabo categoria 5, que o tipo de cabo mais usado atualmente.

REDES DE COMPUTADORES Conceitos bsicos

PINAGEM O par tranado padro utiliza apenas dois pares de fio, um para a transmisso de dados e outro para a recepo de dados. Acontece que o cabo par tranado possui quatro pares de fios. Portanto, dois no so utilizados. O par tranado sem blindagem utiliza em suas extremidades um conector chamado RJ-45, que possui oito contatos (j que o cabo par tranado possui oito fios). Para a correta identificao dos pares dentro do cabo, os pares so coloridos: verde, laranja, marrom e azul. Um dos fios dos pares totalmente colorido e o outro branco com uma faixa colorida. Por exemplo, no par verde, um dos fios totalmente verde e o outro branco com pequenas faixas verdes. O par tranado possui um limite de dois dispositivos por cabo; ele sempre usado com dois plugues RJ-45, cada um conectado em uma das pontas do cabo. Os cabos par tranado normalmente utilizam um esquema de ligao chamado pino-a-pino. Neste esquema, o pino 1 do primeiro plugue ligado ao pino 1 do segundo plugue, o pino 2 ligado ao pino 2 e assim sucessivamente at o oitavo pino. Tudo seria muito simples se no houvesse diversas maneiras de se colocar os fios em ordem no conector RJ-45. Em princpio, basta ligar, o pino 1 do primeiro conector ao pino 1 do segundo conector, o pino 2 do primeiro conector ao pino 2 do segundo e assim por diante para montar um cabo par tranado. O problema todo a falta de padronizao. Por exemplo, voc poderia usar o fio laranja para conectar o primeiro pino, outro tcnico poderia utilizar o fio verde, enfim, cada tcnico ao redor do mundo iria utilizar o seu prprio padro de fiao. Na hora de fazer a manuteno de uma rede, ficaria difcil adivinhar qual foi a ordem dos fios que o tcnico usou na montagem do cabo. O sistema de cabeamento 10BaseT original utiliza o seguinte padro:

Pino 1 2 3 4 5 6 7 8

Cor Branco com verde Verde Branco com laranja Azul Branco com azul Laranja Branco com marrom Marrom

Funo +TD -TD +RD No usado No usado -RD No usado No usado

Esse esquema de fiao derivado do padro T568A do TIA/EIA, que o padro preferido na ligao dos fios do cabo par tranado no plugue RJ-45.

REDES DE COMPUTADORES Conceitos bsicos

MONTANDO CABOS PAR TRANADO SEM BLINDAGEM A montagem do cabo par tranado sem blindagem relativamente simples. Alm do cabo, voc precisar de um conector RJ-45 de presso para cada extremidade do cabo e de um alicate de presso para conectores RJ-45 (tambm chamado de alicate de crimp). 1- Assim como ocorre com o cabo coaxial, fica muito difcil passar o cabo por condutes e por estruturas usadas para ocultar o cabo (por cima do rebaixamento do teto ou por baixo de um piso elevado, por exemplo) depois que os plugues RJ-45 esto instalados. Por isso, passe o cabo primeiro antes de instalar os plugues. O cabo par tranado vendido em rolos de centenas de metros, por isso corte o cabo no comprimento desejado. Lembre-se de deixar uma folga de alguns centmetros, j que o usurio poder mover ou alterar a posio do micro que ser conectado na rede. Alm disso, voc poder errar na hora de instalar o plugue RJ-45, fazendo com que voc precise cortar alguns poucos centmetros do cabo para instalar novamente o plugue. 2- Desencape aproximadamente 2,5 cm do cabo. Remova somente a proteo externa do cabo (que normalmente azul), no desencape os fios. Isso pode ser feito cuidadosamente com uma pequena tesoura (ou com um desencapador de cabo par tranado). Alguns cabos possuem um filme plstico envolvendo os fios. Essa proteo deve tambm ser removida. 3- Desenrole os fios que ficaram para fora do cabo, ou seja, deixe-os retos e no tranados. 4- Coloque os fios na ordem em que eles sero instalados no conector RJ-45. Os pinos do conector RJ-45 so contados da esquerda para a direita, com os contatos virados para voc e com a parte onde o cabo entra apontado para baixo. 5- Corte os fios a 1,5 cm do invlucro do cabo utilizando um alicate de corte. 6- Observe, no conector RJ-45, que para cada pino existe um pequeno tubo onde o fio deve ser inserido. Insira cada fio em seu tubo, at que atinja o final do conector. No necessrio desencapar os fios. 7- Ao terminar de inserir os fios no conector RJ-45, basta inserir o conector no alicate de presso e pressionar o alicate. Antes disso, verifique atentamente se todos os fios realmente atingiram o final do conector. Os pinos do conector so pequenas lminas que desencapam os fios e, ao mesmo tempo, fazem o contato externo. Por isso no necessrio desencapar os fios (os prprios pinos, ao serem pressionados com o alicate, efetuam essa tarefa por voc). 8- Aps pressionar o alicate, remova o conector do alicate e verifique se o cabo ficou bom. Para isso, puxe o cabo para ver se no h nenhum fio que ficou solto ou frouxo. 9- Repita o processo para a outra ponta do cabo.

CABEAMENTO ESTRUTURADO As redes mais populares utilizam a arquitetura Ethernet usando par tranado sem blindagem (UTP). Nessa arquitetura, h a necessidade de um dispositivo concentrador, tipicamente um hub, para fazer a conexo entre os micros, j que o par tranado s pode ser usado para ligar dois dispositivos.

REDES DE COMPUTADORES Conceitos bsicos

Em redes pequenas, o cabeamento no um ponto que atrapalhe o dia-a-dia da empresa, j que apenas um ou dois hubs so necessrios para interligar todos os micros. Entretanto, em redes mdias e grandes a quantidade de cabos e o gerenciamento dessas conexes pode atrapalhar o dia-a-dia da empresa. A simples conexo de um novo micro na rede pode significar horas e horas de trabalho (passando cabos e tentando achar uma porta livre em um hub). Se a idia for substituir equipamentos, adicionar um novo hub ou ainda alterar a disposio fsica da rede, perde-se horas ou mesmo dias, e a rede sair do ar constantemente durante esse processo. a que entra o cabeamento estruturado. A idia bsica do cabeamento estruturado fornecer ao ambiente de trabalho um sistema de cabeamento que facilite a instalao e remoo de equipamentos, sem muita perda de tempo, igual ao que ocorre com o sistema eltrico do prdio: para instalar um novo equipamento eltrico, basta ter uma tomada de fora disponvel. Dessa forma, o sistema mais simples de cabeamento estruturado aquele que prov tomadas RJ-45 para os micros da rede em vez de conectarern o hub diretamente aos micros. Em um escritrio, por exemplo, poderia haver vrios pontos de rede j preparados para receber novas mquinas. Assim, ao trocar um micro de lugar ou na instalao de um novo micro, no haveria a necessidade de se fazer cabeamento do micro at o hub; este cabeamento j estaria feito, agilizando o dia-a-dia da empresa. Muitos prdios modernos j so construdos com dutos prprios para a instalao do cabeamento de redes, inclusive com esse tipo de cabeamento estruturado j montado. S que a idia do cabeamento estruturado vai muito alm disso. Alm do uso de tomadas, o sistema de cabeamento estruturado utiliza um concentrador de cabos chamado patch panel (painel de conexes). Em vez dos cabos que vm das tomadas conectarem-se diretamente ao hub, eles so conectados ao patch panel. Dessa forma, o patch panel funciona como um grande concentrador de tomadas.

CROSS-OVER Os cabos par tranado fazem uma ligao pino-a-pino entre os dispositivos que estejam interligando, por exemplo, a ligao de um micro a um hub. Um par de fios usado para a transmisso e outro par usado para a recepo. O que acontece dentro do hub que esse dispositivo conecta os sinais que esto saindo das mquinas (TD) s entradas de dados das demais mquinas (RD) e vice- versa, para que a comunicao possa ser estabelecia. Esse esquema chamado cross-over (cruzamento). Sem o cross-over dentro do hub a comunicao no seria possvel, j que os micros tentariam transmitir dados para a sada de dados dos demais micros, e no para a entrada de dados, como o correto. Em algumas situaes pode ser que tenhamos de interligar equipamentos que no faam o cross-over internamente. Por exemplo, se voc quiser montar uma rede com apenas dois micros usando par tranado sem usar um hub (isto , ligando os micros diretamente) o cabo pino-a-pino no funcionar, pois com ele voc ligar a sada de dados do primeiro micro sada de dados do segundo micro (e no entrada de dados, como seria o correto). Nesse tipo de situao, voc precisa utilizar um cabo cross-over, que faz o cruzamento externamente, no cabo.

10

REDES DE COMPUTADORES Conceitos bsicos

Outro uso bastante comum do cabo cross-over na ligao de dois hubs. Se voc ligar dois hubs usando portas convencionais, que j faam o cross-over, um cabo pino-a-pino ir anular o cruzamento, e os sinais de transmisso do primeiro hub sero ligados aos sinais de transmisso do segundo hub, e no s entradas de recepo, como o correto. A seguir vemos a correta ligao de dois hubs usando portas com cross-over interno, utilizando, para isso, um cabo cross-over. O cabo cross-over, ao contrrio do cabo pino-a-pino, interliga a sada de dados do primeiro micro entrada de dados do segundo e vice-versa. A pinagem desse tipo de cabo para redes 10BaseT mostrada na tabela a seguir.

REPETIDORES O repetidor um dispositivo responsvel por ampliar o tamanho mximo do cabeamento da rede. Ele funciona como um amplificador de sinais, regenerando os sinais recebidos e transmitindo esses sinais para outro segmento da rede. Abaixo temos dois segmentos de rede Ethernet em topologia linear usando cabo coaxial fino. Cada segmento pode ter at 185 metros de extenso (limite do cabo coaxial fino). Com o uso do repetidor, podemos interligar vrios segmentos em uma nica rede, ampliando o comprimento mximo possvel da rede. Na ligao entre dois repetidores, pode ou no haver mquinas instaladas. O comprimento mximo da rede foi ampliado para 555 metros, caso estejamos tambm utilizando o cabo coaxial fino na ligao entre os dois repetidores. Como o nome sugere, ele repete as informaes recebidas em sua porta de entrada na sua porta de sada. Isso significa que, no segmento 1 da rede apresentada acima, quando a mquina A envia dados para a mquina B, no s todo o segmento 1 recebe esses dados ao mesmo tempo, mas tambm o segmento 3. O repetidor um elemento que no analisa os quadros de dados para verificar para qual segmento o quadro destinado. Assim, ele realmente funciona como um "extensor" do cabeamento da rede. como se todos os dois segmentos de rede apresentados estivessem fisicamente instalados no mesmo segmento. Apesar de aumentar o comprimento do cabo da rede, o repetidor traz como desvantagem diminuir o desempenho da rede. Isso ocorre porque, como existiro mais mquinas na rede, as chances de o cabeamento estar livre para o envio de um dado sero menores. E quando o cabeamento est livre, as chances de uma coliso sero maiores, j que teremos mais mquinas na rede.

HUBS Os hubs so dispositivos concentradores, responsveis por centralizar a distribuio dos quadros de dados em redes fisicamente ligadas em estrela. Todo hub um repetidor. Ele responsvel por replicar em todas as suas portas as informaes recebidas pelas mquinas da rede.
11

REDES DE COMPUTADORES Conceitos bsicos

O hub no possui a capacidade de aumentar o desempenho da rede. Facilidade de se identificar um cabo defeituoso.

PONTES A ponte um repetidor inteligente. Ela tem a capacidade de ler e analisar os quadros de dados que esto circulando na rede. Sendo assim, ela consegue ler os campos de endereamento MAC do quadro de dados. Com isso, a ponte no replica para outros segmentos dados que tenham como destino o mesmo segmento da origem. Se o computador A transfere dados para B, todos os micros do segmento 1 recebem os dados (mas s o micro B os captura). A ponte, por verificar que o endereo MAC de destino est presente no segmento 1, no replica o quadro para o segmento 2. No caso do micro A estar transferindo dados para o micro F , a ponte verifica que o endereo MAC de destino encontra-se no segmento 2, passando, ento, a funcionar como um repetidor tradicional, replicando o quadro gerado no segmento 1 no segmento 2.

SWITCHES Os switches so pontes contendo vrias portas. Ele envia os quadros de dados somente para a porta de destino do quadro, ao contrrio do hub, onde os quadros so transmitidos simultaneamente para todas as portas. Com isso, esse dispositivo consegue aumentar o desempenho da rede, j que manter o cabeamento da rede livre. Outra vantagem que mais de uma comunicao pode ser estabelecida simultaneamente, desde que as comunicaes no envolvam portas de origem ou destino que j estejam sendo usadas em outra comunicao. Os switches conseguem enviar quadros diretamente para as portas de destino porque eles so dispositivos que aprendem. Quando uma mquina envia um quadro para a rede atravs do switch, o switch l o campo de endereo MAC de origem do quadro e anota em uma tabela interna o endereo MAC da placa de rede do micro que est conectado quela porta. No entanto, se o endereo MAC do quadro for desconhecido pelo switch, isto , ele no sabe qual porta deve entregar o quadro, ele gera um processo conhecido como inundao (flooding): ele envia o quadro para todas as suas portas (menos para a porta de origem do quadro). Nesse momento o switch opera igual a um hub. O switch tambm desaprende um endereo MAC. Aps um determinado perodo de tempo sem receber qualquer quadro de um determinado endereo MAC (por exemplo, cinco minutos), o switch elimina esse endereo de sua tabela. Isso permite que a estrutura fsica da rede seja alterada e o switch mantenha a sua capacidade de aprendizado, mantendo a rede funcionando.

12

REDES DE COMPUTADORES Conceitos bsicos

ROTEADORES Roteadores so pontes que operam na camada de Rede do modelo OSI (camada 3). Essa camada produzida no pelos componentes fsicos da rede, mas sim pelos protocolos de alto nvel. Tomando como base o protocolo mais utilizado hoje em dia, o TCP/IP, o protocolo IP o responsvel por criar o contedo dessa camada. O papel fundamental do roteador poder escolher um caminho para o datagrama chegar at o seu destino. Em redes grandes pode haver mais de um caminho, e o roteador o elemento responsvel por tomar a deciso de qual caminho percorrer. Em outras palavras, o roteador um dispositivo responsvel por interligar redes diferentes. Abaixo temos um exemplo de uso de roteadores. H dois caminhos para conectar um micro da rede 1 com um micro da rede 5: atravs do roteador 2 ou atravs do roteador 4. Os roteadores podem decidir qual caminho tomar atravs de dois critrios, que: o caminho mais curto (que, nesse exemplo, o caminho do roteador 4) ou o caminho mais descongestionado (que no podemos determinar nesse exemplo; se o caminho do roteador 4 estiver congestionado, o caminho do roteador 2, apesar de mais longo, pode acabar sendo mais rpido). A grande diferena entre uma ponte e um roteador que o endereamento que a ponte utiliza o endereamento usado na camada de Link de Dados do modelo OSI, ou seja, o endereamento MAC das placas de rede, que um endereamento fsico. O roteador, por operar na camada de Rede, usa o sistema de endereamento dessa camada, que um endereamento lgico. No caso do TCP/IP, esse endereamento o endereo IP. Em redes grandes - e a Internet o melhor exemplo - praticamente impossvel para uma ponte saber os endereos MAC de todas as placas de rede existentes na rede. Quando uma ponte no sabe um endereo MAC, ela usa a tcnica de inundao, isto , ela envia o pacote de dados para todas as suas portas. Imagine se na Internet cada roteador enviasse para todas as suas portas uma inundao toda vez que ele no soubesse um endereo MAC! A Internet simplesmente no funcionaria, por causa do excesso de inundaes! A vantagem do uso de endereos lgicos em redes grandes que eles so mais fceis de serem organizados hierarquicamente, isto , de uma forma padronizada. Mesmo que um roteador no saiba onde est fisicamente localizada uma mquina que possua um determinado endereo, ele envia o pacote de dados para um outro roteador que tenha probabilidade de saber onde esse pacote deve ser entregue (roteador hierarquicamente superior). Esse processo continua at o pacote atingir a rede de destino, onde o pacote atingir a mquina de destino. Outra vantagem que no caso da troca do endereo fsico de uma mquina na rede - por exemplo, a troca de uma placa de rede defeituosa - isso no faz com que o endereo lgico dessa mquina seja alterado. Outro ponto importante que os roteadores, por operarem na camada de Rede do modelo OSI, so capazes de fragmentar os datagramas recebidos. Com isso, esse dispositivo capaz de interligar duas redes que possuam arquiteturas diferentes (por exemplo, conectar uma rede Token Ring a uma rede Ethernet, uma rede Ethernet a uma rede X.25, etc.).

13

REDES DE COMPUTADORES Conceitos bsicos

importante notar que o papel do roteador interligar redes diferentes (redes independentes), enquanto o papel de repetidores, hubs, pontes e switches de interligar segmentos pertencentes a uma mesma rede.

PROTOCOLOS Um dos assuntos mais importantes em relao a redes locais protocolos. So os protocolos que definem como a rede ir funcionar de verdade, pois so eles que definem como os dados enviados por programas sero transferidos pela rede. Portanto, para entendermos como as redes locais funcionam, devemos dominar com clareza esse assunto. CONCEITOS BSICOS Protocolo a "linguagem" usada pelos dispositivos de uma rede de modo que eles consigam se entender, isto , trocar informaes entre si. Para que todos os dispositivos de uma rede consigam conversar entre si, todos eles devero estar usando uma mesma linguagem, isto , um mesmo protocolo. Uma rede pode usar diversos protocolos, como o TCP/IP, o NetBEUI e o SPX/IPX, entre outros. Embora cada um desses protocolos funcione de uma forma particular, eles tm algumas similaridades. Essas similaridades existem porque, na verdade, os protocolos surgiram com um mesmo objetivo: transmitir dados atravs de uma rede. Para entendermos melhor como os protocolos funcionam, considere as seguintes premissas: 1. A maioria das transmisses de dados em redes locais do tipo half-duplex. 2. Tradicionalmente os computadores de uma rede compartilham um mesmo cabo e, com isso, todos os computadores recebem uma mesma informao ao mesmo tempo. Mesmo em redes que utilizem hubs, onde cada micro conectado rede usando um cabo individual, esse componente na verdade funciona apenas como um repetidor, enviando para todas as mquinas as informaes que ele recebe, ao mesmo tempo. Se o computador A quiser enviar um dado para o computador B, este dado tambm chegar ao computador C. 3. Se uma transmisso est sendo feita entre dois dispositivos, nenhuma outra transmisso poder ser feita ao mesmo tempo, mesmo que seja entre dois dispositivos que no estejam participando da transmisso em curso, j que o cabo j estar sendo usado. O computador C no poder enviar dados para nenhum outro micro da rede enquanto o cabo estiver sendo usado, mesmo que seja um micro que no esteja participando da comunicao atualmente em curso (por exemplo, para um hipottico computador D). 4. Se um arquivo grande tiver de ser transmitido, os demais dispositivos da rede tero de esperar muito tempo para comearem a transmitir (pois o arquivo grande e demora algum tempo para ser transmitido), j que o cabo j estar sendo usado. 5. Podero ocorrer interferncias de algum tipo no meio do caminho e o dado pode no chegar corretamente ao seu destino. Os protocolos so justamente uma soluo para todos esses problemas. Primeiro, o protocolo pega os dados que devem ser transmitidos na rede e divide ele em pequenos pedaos de tamanho
14

REDES DE COMPUTADORES Conceitos bsicos

fixo chamados pacotes ou quadros. Isso significa que um arquivo no transmitido na rede de uma s vez. Por exemplo, se um arquivo a ser transmitido possui 100 KB e o protocolo usado divide os dados em pacotes de 1 KB, ento esse arquivo ser transmitido em 100 pacotes de 1 KB cada. Dentro de cada pacote h uma informao de endereamento que informa a origem e o destino do pacote. Se o computador A est enviando um arquivo para o computador B e todos os computadores da rede recebem essa informao ao mesmo tempo, como o computador B sabe que o dado para ele? Como os demais computadores da rede sabem que o dado no para eles? Justamente observando essa informao, de endereamento. As placas de rede dos computadores possuem um endereo fixo, que gravado em hardware. Dessa forma, o computador de destino sabe que o pacote atualmente transitando no cabo da rede para ele, porque h o endereo de sua placa de rede no cabealho de destino do pacote. Da mesma forma, os demais computadores sabem que aquele pacote no para eles, j que no h o endereo de nenhuma das placas de rede dos outros computadores no pacote. O uso de pacotes de dados otimiza enormemente o uso da rede, j que, em vez de uma nica transmisso de um dado grande (um arquivo grande, por exemplo), existiro vrias transmisses de dados menores. Com isso, estatisticamente haver uma maior probabilidade de um outro dispositivo que queira transmitir um dado encontrar o cabo da rede livre, podendo iniciar uma nova transmisso. Dessa forma, possvel que vrios dispositivos se comuniquem "ao mesmo tempo" em uma rede. Fisicamente, essas transmisses no so efetuadas simultaneamente, mas intercalando os vrios pacotes de dados. Ao longo do tempo, sero intercalados no cabo pacotes vindos do computador A e do computador C. O computador receptor se encarregar de "montar os pacotes medida em que eles, vo chegando, o que fcil, j que em cada pacote h a informao do computador de origem. Portanto, a velocidade da transmisso de dados em uma rede altamente dependente do nmero de transmisses "simultneas" que esto sendo efetuadas. Quanto mais transmisses estiverem em curso ao mesmo tempo, mais lenta ser a rede. Suponha o seguinte: se somente h urna transmisso de dados entre o computador A e o computador B, essa transmisso pode ser feita na velocidade mxima do meio de transmisso, por exemplo, 10 Mbps. Para fazer duas transmisses simultneas o meio teria de aumentar a sua velocidade para 20 Mbps (para conseguir dados a 10 Mbps). No caso de trs comunicaes simultneas, a velocidade teria de passar para 30 Mbps e assim por diante. Acontece que o meio - isto , o cabeamento da rede - possui um limite que justamente a sua velocidade mxima de transmisso. Dessa forma, um cabo que transmite dados a 10 Mbps no consegue transmitir dados a uma velocidade maior que esta. Com isso, para conseguir transmitir dois dados a 10 Mbps, obrigatoriamente a velocidade desses dois dados tender a cair pela metade - 5 Mbps. No caso de trs dados, a velocidade individual de cada dado passa para 3,33 Mbps e assim por diante. Isso ocorre porque somente um dispositivo pode usar o cabo por vez e, portanto, as transmisses na verdade no sero simultneas, mas sim intercaladas. Dessa forma, h uma relao direta entre o nmero de mquinas instaladas e o seu desempenho. Teoricamente, quanto mais mquinas colocarmos na rede, mais lenta ela ser, pois maior ser a probabilidade de mais de uma transmisso ser requerida por vez.
15

REDES DE COMPUTADORES Conceitos bsicos

A placa de rede, ao colocar um pacote de dados no cabo da rede, faz uma conta chamada checksum ou CRC (Cyclical Redundancy Check). Essa conta consiste em somar todos os bytes presentes no pacote de dados e enviar o resultado dentro do prprio pacote. A placa de rede do dispositivo receptor ir refazer essa conta e verificar se o resultado calculado corresponde ao valor enviado pelo dispositivo transmissor. Se os valores forem iguais, significa que o pacote chegou ntegro ao seu destino. Caso contrrio, significa que houve algo de errado na transmisso (uma interferncia no cabo, por exemplo) e os dados recebidos so diferentes dos originalmente enviados, ou seja, os dados chegaram corrompidos ao destino. Nesse caso, o dispositivo receptor pede ao transmissor uma retransmisso do pacote defeituoso. Essa outra vantagem de se trabalhar com pequenos pacotes em vez de transmitir diretamente o arquivo. Imagine ter de esperar receber o arquivo todo para s ento verificar se ele chegou em perfeito estado! Com o uso de pacotes, a verificao de erros feita a cada pacote recebido.

O MODELO OSI Quando as redes de computadores surgiram, as solues eram, na maioria das vezes, proprietrias, isto , uma determinada tecnologia s era suportada por seu fabricante. No havia a possibilidade de se misturar solues de fabricantes diferentes. Dessa forma, um mesmo fabricante era responsvel por construir praticamente tudo na rede. Para facilitar a interconexo de sistemas de computadores, a IS0 (International Standards Organization) desenvolveu um modelo de referncia chamado 0SI (Open Systems Interconnection), para que os fabricantes pudessem criar protocolos a partir desse modelo. Interessante notar que a maioria dos protocolos existentes - como o TCP/IP, o IPX/SPX e o NetBEUI - no segue esse modelo de referncia ao p da letra. Porm, atravs dele h como entender como deveria ser um "protocolo ideal", bem como facilita enormemente a comparao do funcionamento de protocolos criados por diferentes fabricantes. O modelo de protocolos OSI um modelo de sete camadas. Na transmisso de um dado, cada camada pega as informaes passadas pela camada superior, acrescenta informaes pelas quais ela seja responsvel e passa os dados para a camada imediatamente inferior. Esse processo conhecido como encapsulamento. Na camada 4, Transporte, o dado enviado pelo aplicativo dividido em pacotes. Na camada 2, Link de Dados, o pacote dividido em vrios quadros. Na recepo de um dado, o processo o inverso. Um usurio que pede para o seu programa de e-mail baixar os seus e-mails, na verdade est fazendo com que o seu programa de e-mail inicie uma transmisso de dados com a camada 7 Aplicao - do protocolo usado, pedindo para baixar os e-mails do servidor de e-mails. Essa camada processa esse pedido, acrescenta informaes de sua competncia, e passa os dados para a camada imediatamente inferior, a camada 6 (Apresentao). Esse processo continua at a camada 1 (Fsica) enviar o quadro de dados para o cabeamento da rede, quando, ento, atingir o dispositivo receptor, que far o processo inverso, at a sua aplicao - no nosso exemplo, um programa servidor de e-mail. A maioria dos protocolos comerciais tambm trabalha com o conceito de camadas, porm essas camadas no necessariamente possuem o mesmo nome e funo das apresentadas no modelo 0SI. Muitas vezes, para cada uma dessas camadas h um protocolo envolvido. Dessa forma, muitos
16

REDES DE COMPUTADORES Conceitos bsicos

protocolos so, na verdade, um conjunto de protocolos, cada um com papel especfico em sua estrutura de camadas. As camadas do modelo OSI podem ser divididas em trs grupos: aplicao, transporte e rede. As camadas de rede se preocupam com a transmisso e recepo dos dados atravs da rede e, portanto, so camadas de baixo nvel. A camada de transporte responsvel por pegar os dados recebidos pela rede e repass-los para as camadas de aplicao de uma forma compreensvel, isto , ela pega os pacotes de dados e transforma-os em dados quase prontos para serem usados pela aplicao. As camadas de aplicao, que so camadas de alto nvel, colocam o dado recebido em um padro que seja compreensvel pelo programa (aplicao) que far uso desse dado. At ento estvamos usando os termos pacotes e quadros como sinnimos, mas estes termos se referem a duas coisas distintas. Um quadro um conjunto de dados enviado atravs da rede, de forma mais "bruta" ou, melhor dizendo, de mais baixo nvel. Dentro de um quadro encontramos informaes de endereamento fsico, como, por exemplo, o endereo real de uma placa de rede. Logo, um quadro est associado s camadas mais baixas (1 e 2) do modelo OSI. Um pacote de dados se refere a um conjunto de dados manipulados nas camadas 3 e 4 do modelo OSI. No pacote h informaes de endereamento virtual. Por exemplo, a camada 4 cria um pacote de dados para ser enviado pela rede e a camada 2 divide esse pacote em vrios quadros que sero efetivamente enviados atravs do cabo da rede. Um pacote, portanto, contm a informao proveniente de vrios quadros. Para dar um exemplo real e elucidar de uma vez essa diferena, em uma rede usando o protocolo TCP/IP, a camada IP adiciona informaes de endereamento de um pacote (nmero do endereo IP da mquina de destino), que um endereamento virtual. J a camada de Controle de Acesso ao Meio (MAC) - que corresponde camada 2 do modelo OSI - transformar esse pacote em um ou mais quadros e esses quadros tero o endereo da placa de rede de destino (endereo real, fsico) que corresponda ao nmero IP fornecido. Estudaremos agora cada uma das camadas do modelo OSI e suas funes. Note que as explicaes sero dadas como se estivssemos transmitindo um dado do computador A para o computador B. O processo de recepo o inverso do descrito. CAMADA 7 - APLICACO A camada de aplicao faz a interface entre o protocolo de comunicao e o aplicativo que pediu ou receber a informao atravs da rede. Por exemplo, se voc quiser baixar o seu e-mail com seu aplicativo de e-mail, ele entrar em contato com a camada de Aplicao do protocolo de rede efetuando este pedido. CAMADA 6 - APRESENTAO A camada de Apresentao, tambm chamada camada de Traduo, converte o formato do dado recebido pela camada de Aplicao em um formato comum a ser usado na transmisso desse dado, ou seja, um formato entendido pelo protocolo usado. Um exemplo comum a converso do padro de caracteres (cdigo de pgina) quando, por exemplo, o dispositivo transmissor usa um padro diferente do ASCII, por exemplo. Pode ter outros usos, como compresso de dados e criptografia. A compresso de dados pega os dados recebidos da camada sete e os comprime (como se fosse um compactador comumente encontrado em PCs, como o Zip ou o Arj) e a camada 6 do
17

REDES DE COMPUTADORES Conceitos bsicos

dispositivo receptor fica responsvel por descompactar esses dados. A transmisso dos dados torna-se mais rpida, j que haver menos dados a serem transmitidos: os dados recebidos da camada 7 foram "encolhidos" e enviados camada 5. Para aumentar a segurana, pode-se usar algum esquema de criptografia neste nvel, sendo que os dados s sero decodificados na camada 6 do dispositivo receptor. CAMADA 5 - SESSO A camada de Sesso permite que duas aplicaes em computadores diferentes estabeleam uma sesso de comunicao. Nesta sesso, essas aplicaes definem como ser feita a transmisso de dados e coloca marcaes nos dados que esto sendo transmitidos. Se porventura a rede falhar, os computadores reiniciam a transmisso dos dados a partir da ltima marcao recebida pelo computador receptor. Por exemplo, voc est baixando e-mails de um servidor de e-mails e a rede falha. Quando a rede voltar a estar operacional, a sua tarefa continuar do ponto em que parou, no sendo necessrio reinici-la. CAMADA 4 - TRANSPORTE A camada de Transporte responsvel por pegar os dados enviados pela camada de Sesso e dividi-los em pacotes que sero transmitidos pela rede, ou, melhor dizendo, repassados para a camada de Rede. No receptor, a camada de Transporte responsvel por pegar os pacotes recebidos da camada de Rede e remontar o dado original para envi-lo camada de Sesso. Isso inclui controle de fluxo (colocar os pacotes recebidos em ordem, caso eles tenham chegado fora de ordem) e correo de erros, tipicamente enviando para o transmissor uma informao de reconhecimento (acknowledge), informando que o pacote foi recebido com sucesso. A camada de Transporte separa as camadas de nvel de aplicao (camadas 5 a 7) das camadas de nvel fsico (camadas de 1 a 3). Como voc pode facilmente perceber, as camadas de 1 a 3 esto preocupadas com a maneira com que os dados sero transmitidos e recebidos pela rede, mais especificamente com os quadros transmitidos pela rede. J as camadas de 5 a 7 esto preocupadas com os dados contidos nos pacotes de dados, para serem enviados ou recebidos para a aplicao responsvel pelos dados. A camada 4, Transporte, faz a ligao entre esses dois grupos. CAMADA 3 - REDE A camada de Rede responsvel pelo endereamento dos pacotes, convertendo endereos lgicos em endereos fsicos, de forma que os pacotes consigam chegar corretamente ao destino. Essa camada tambm determina a rota que os pacotes iro seguir para atingir o destino, baseada em fatores como condies de trfego da rede e prioridades. Como voc pode ter percebido, falamos em rota. Essa camada , portanto, usada quando a rede possui mais de um segmento e, com isso, h mais de um caminho para um pacote de dados trafegar da origem at o destino. CAMADA 2 -LINKDE DADOS A camada de Link de Dados (tambm chamada camada de Enlace) pega os pacotes de dados recebidos da camada de Rede e os transforma em quadros que sero trafegados pela rede, adicionando informaes como o endereo da placa de rede de origem, o endereo da placa de rede de destino, dados de controle, os dados em si e o CRC.
18

REDES DE COMPUTADORES Conceitos bsicos

O quadro criado pela camada Link de Dados enviado para a camada Fsica, que converte esse quadro em sinais eltricos para serem enviados atravs do cabo da rede. Quando o receptor recebe um quadro, a sua camada Link de Dados confere se o dado chegou ntegro, refazendo o CRC. Se os dados esto o.k., ele envia uma confirmao de recebimento (chamada acknowledge ou simplesmente ack). Caso essa confirmao no seja recebida, a camada Link de Dados do transmissor reenvia o quadro, j que ele no chegou at o receptor ou ento chegou com os dados corrompidos. CAMADA 1 - FSICA A camada Fsica pega os quadros enviados pela camada de Link de Dados e os transforma em sinais compatveis com o meio onde os dados devero ser transmitidos. Se o meio for eltrico, essa camada converte os 0s e 1s dos quadros em sinais eltricos a serem transmitidos pelo cabo. Se o meio for ptico (uma fibra ptica), essa camada converte os 0s e 1s dos quadros em sinais luminosos e assim por diante, dependendo do meio de transmisso de dados. A camada Fsica especifica, portanto, a maneira com que os 0s e 1s dos quadros sero enviados para a rede (ou recebidos da rede, no caso da recepo de dados). Ela no sabe o significado dos 0s e 1s que est recebendo ou transmitindo. Por exemplo, no caso da recepo de um quadro, a camada fsica converte os sinais do cabo em 0s e 1s e envia essas informaes para a camada de Link de Dados, que montar o quadro e verificar se ele foi recebido corretamente. Como voc pode facilmente perceber, o papel dessa camada efetuado pela placa de rede dos dispositivos conectados em rede. Note que a camada Fsica no inclui o meio onde os dados circulam, isto , o cabo da rede. O mximo com que essa camada se preocupa com o tipo de conector e o tipo de cabo usado para a transmisso e recepo dos dados, de forma que os 0s e 1s sejam convertidos corretamente no tipo de sinal requerido pelo cabo, mas o cabo em si no responsabilidade dessa camada.

PADRO IEEE 802 O IEEE (Institute of Electrical and Electronic Engineers) criou uma srie de padres de protocolos. O mais importante foi a srie 802, que largamente usada e um conjunto de protocolos usados no acesso rede. Os protocolos IEEE 802 possuem trs camadas, que equivalem s camadas 1 e 2 do modelo 0SI. A camada 2 do modelo OSI no modelo IEEE 802 dividida em duas: Controle do Link Lgico (LLC, Logic Link Control) e Controle de Acesso ao Meio (MAC, Media Access Control). Como a maioria das redes usa o padro IEEE 802 para acessar a rede (isto , o cabeamento. As camadas 3 a 7 do modelo OSI sero preenchidas de acordo com os protocolos usados pela rede, que podero equivaler a uma ou mais dessas camadas. Existem vrios padres IEEE 802, como IEEE 802.2, IEEE 802.3, etc. O padro IEEE 802.2 especifica o funcionamento da camada de Controle do Link Lgico (LLC). Os demais padres IEEE operam na camada de Controle de Acesso ao Meio (MAC) e na camada fsica. Comparando mais uma vez o padro IEEE 802 com o modelo 0SI, o padro IEEE 802.2 equivale a parte da camada 2 (Link de Dados), enquanto que padres como o 802.3, 802.4 e 802.5 equivalem a parte da camada 2 (Link de Dados) e camada 1 (Fsica).
19

REDES DE COMPUTADORES Conceitos bsicos

Entre os padres 802 existentes, destacam-se: - IEEE 802.3 (Ethernet): Usa o conceito de deteco de coliso, chamado CSMA/CD (Carrier Sense, Multiple Access with Collision Detection), onde todos os computadores da rede compartilham um mesmo cabo. Os computadores s podem enviar dados para a rede quando o cabo est livre. Caso dois computadores tentem enviar um dado ao mesmo tempo na rede, h uma coliso e as placas de rede esperam um perodo de tempo aleatrio e tentam reenviar o pacote para o cabo de rede. Esse mtodo o mais usado na transmisso de dados em redes locais, tanto que as explicaes dadas sobre o funcionamento de redes no incio deste captulo foram baseadas neste mtodo. Tipicamente as transmisses de dados desse padro so de 10 Mbps, embora j existam as revises para suportar taxas de transmisso mais altas: 100 Mbps e 1 Gbps. - IEEE 802.5 (Token Ring): Usado em redes com topologia em anel. Um pacote especial, chamado token (ficha) circula no anel passando de micro em micro. Somente o computador que detenha o token pode enviar dados, gravando o seu pacote de dados dentro do token. A ficha circula no anel at atingir o destino do dado, quando ento ser descarregada, ficando livre para receber um novo dado. Esse padro de transmisso de dados no to comum como o Ethernet. Existem outros padres, como o IEEE 802.4 (token passing). Como dissemos, esses padres IEEE, alm de desempenharem parte do papel da camada 2 do padro OSI (atravs da camada de Controle de Acesso ao Meio), desempenham tambm o papel da camada 1, a camada fsica. Como isso, esses padres definem outros detalhes como, por exemplo, o tipo de conector que ser usado pela placa de rede. Por motivos didticos, ns preferimos abordar neste captulo somente o funcionamento do protocolo em si. Detalhes sobre conectores, topologias e cabos sero abordados em momentos mais oportunos, quando eventualmente voltaremos a mencionar os padres IEEE 802. Como dissemos, o padro Ethernet (IEEE 802.3) o protocolo mais comum para a transmisso de dados na rede. Em geral, quando usamos o termo protocolo de rede normalmente estamos nos referindo a protocolos que trabalham nas camadas 3 e 4 do modelo OSI como o TCP/IP, o IPS/SPX e o NetBEUI. O Ethernet e o Token Ring so protocolos que trabalham nas camadas 1 e 2 e, portanto, podem coexistir com outros protocolos comerciais. Em outras palavras, o modelo 0SI apresenta um modelo de sete camadas que, em princpio, poderia usar at sete protocolos (um para cada camada) para fazer urna rede funcionar. Na prtica, para que computadores consigam trabalhar em rede, urna srie de protocolos so usados, em geral cada um equivalendo a uma ou mais camadas do modelo 0SI. Os protocolos IEEE 802 trabalham nas camadas 1 e 2 e podem ser usados em conjunto com outros protocolos comerciais, como o TCP/IP, o IPX/SPX e o NetBEUI, entre outros. CAMADA FSICA A camada fsica pega os quadros enviados pela camada de Controle de Acesso ao Meio e os envia para o meio fsico (cabeamento). A camada fsica do padro IEEE 802 define tambm o tipo de topologia usado pela rede e o tipo de conector usado pela placa de rede e, conseqentemente, o tipo de cabo que ser usado. Como dissemos, a camada fsica do padro IEEE 802 est presa ao padro usado: 802.3, 802.5, etc. O mais importante a saber sobre a camada fsica do padro IEEE 802 que ela pega os 0s e 1s enviados pela camada de Controle de Acesso ao Meio e no os envia diretamente para o cabo, sendo esses dados antes codificados. Para que voc entenda melhor como essa codificaro
20

REDES DE COMPUTADORES Conceitos bsicos

funciona, vamos estudar o funcionamento de um algoritmo chamado Manchester, que usado por redes Ethernet (IEEE 802.3) operando a 10 Mbps. A codificao Manchester transforma um bit 0 em uma descida de 1 para 0 e um bit 1 em uma subida de 0 para 1. O uso desse sistema de codificao muito interessante, pois obriga o dado transmitido a ter uma inverso de fase (isto , passar de 0 para 1 ou de 1 para 0) sempre. Por exemplo, se o dado a ser transmitido for 00000000, com essa codificaro o dado passar a ter 8 inverses de .fase, enquanto que originalmente no haveria nenhuma. Ou seja, independentemente do dado que est sendo transmitido, sempre haver uma inverso de fase por bit transmitido. Com isso, criado um sistema de sincronismo entre o transmissor e o receptor, isto , um sistema de clock, embora teoricamente este sinal no exista durante a transmisso.

CONTROLE DE ACESSO AO MEIO (MAC) O controle de acesso ao meio define, entre outras coisas, o uso de um endereo MAC em cada placa de rede. Quando falamos anteriormente que cada placa de rede possui um endereo nico gravado em hardware, na verdade estvamos nos referindo ao seu endereo MAC, j que o padro IEEE 802 o mais usado em redes. Cada placa de rede existente em um dispositivo conectado rede possui um endereo MAC nico, que gravado em hardware e teoricamente no h como ser alterado (isto , placa de rede vem da fbrica com esse endereo gravado). Esse endereo utiliza seis bytes. Os endereos MAC so representados por nmeros em hexadecimal. Cada algarismo em hexadecimal equivale a um nmero de quatro bits. Dessa forma, um byte representado por dois algarismos em hexadecimal e, com isso, o endereo MAC sempre representado como um conjunto de 12 algarismos em hexadecimal. Os trs primeiros bytes so o endereo OUI (Organizationally Unique Identifier), que indicam o fabricante da placa de rede. Os trs ltimos bytes so controlados pela fabricante da placa de rede, e cada placa de rede produzida por cada fabricante recebe um nmero diferente. Assim, o fabricante que quiser produzir uma placa de rede dever se cadastrar no IEEE para ganhar o seu nmero OUI. Cada fabricante responsvel por controlar a numerao MAC das placas de rede que produz. Um mesmo fabricante pode ter mais de um endereo OUI, evitando, assim, o problema de ter produzido mais placas do que o nmero de endereos que possui disponvel para numerar as suas placas. No quadro enviado rede, a camada de Controle de Acesso ao Meio ir incluir o endereo MAC de origem e de destino. A placa de rede contendo o endereo de destino ir capturar o quadro, enquanto as demais placas de rede no entraro em ao naquele momento. Outra funo da camada de Controle de Acesso ao Meio justamente controlar o uso do cabo. Ela verifica se o cabo est ou no ocupado. Se o cabo estiver ocupado, o quadro no enviado. Caso o quadro seja enviado ao mesmo tempo em que outra mquina, h uma coliso, que detectada pelas camadas de Controle de Acesso ao Meio das mquinas envolvidas com a coliso. Essa camada espera o cabo ficar livre para tentar uma retransmisso, esperando um perodo
21

REDES DE COMPUTADORES Conceitos bsicos

aleatrio de tempo, para que no ocorra uma nova coliso (se os dois micros esperassem uma mesma quantidade de tempo, obviamente iria haver uma nova coliso e o processo iria ficar se repetindo indefinidamente). A camada de Controle de Acesso ao Meio usa um driver para acessar a camada fsica. Esse driver justamente o driver da placa de rede, que ensina a esta camada como lidar com o modelo da placa de rede atualmente instalada no micro. CONTROLE DO LINK LGICO (LLC) A camada de Controle do Link Lgico, que regida pelo padro IEEE 802.2, permite que mais de um protocolo seja usado acima dela (protocolos de camada 3, Rede, no modelo 0SI). Para isso, essa camada define pontos de comunicao entre o transmissor e o receptor chamados SAP (Service Access Point, Ponto de Acesso a Servios). Dessa forma, o papel da camada de Controle do Link Lgico adicionar, ao dado recebido, informaes de quem enviou esta informao (o protocolo responsvel por ter passado essa informao) para que no receptor, a camada de Controle do Link Lgico consiga entregar a informao ao protocolo de destino, que conseguir ler a informao corretamente. Se essa camada no existisse e os computadores estivessem usando mais de um protocolo de alto nvel, o receptor no entenderia o dado recebido, pois no saberia para qual protocolo (camada 3 no modelo 0SI) ele deveria entregar aquele dado. Dessa forma, a camada Controle do Link Lgico serve para enderear o quadro de dados a um determinado protocolo da camada 3 do modelo OSI no computador de destino, permitindo que exista mais de um protocolo desta camada nos computadores da rede. NDIS E ODI Criado pela Microsoft e pela 3Com, o NDIS (Network Driver Interface Specification) um driver instalado no sistema operacional que permite que uma nica placa de rede possa utilizar mais de um protocolo de rede ao mesmo tempo. O driver NDIS possui duas partes. A primeira chamada driver MAC NDIS, que o driver da placa de rede (que deve ser escrito usando o padro NDIS) e que utiliza o padro IEEE 802.3, se a rede for Ethernet (o que ocorre na maioria das vezes). A segunda parte chamada vector. Essa camada que faz a "mgica" de permitir que uma mesma placa de rede possa usar mais de um protocolo, j que o driver da placa de rede (driver MAC NDIS) s permite uma nica conexo. Quando um quadro recebido pelo driver da placa de rede, ele o passa para a camada vector, que o envia para o primeiro protocolo, que poder aceitar ou rejeitar o pacote. Caso o primeiro protocolo rejeite o quadro, a camada vector entrega o quadro ao segundo protocolo. Esse processo continua at que um dos protocolos instalados aceite o quadro ou ento todos o tenham rejeitado. Outra finalidade da especificaro NDIS possibilitar a existncia de mais de uma placa de rede em um mesmo micro. Muitas vezes esse procedimento necessrio para ligar um mesmo computador a dois segmentos de rede diferentes. Em princpio, sem o NDIS, se voc tivesse duas placas de rede em um micro, voc teria de ter duas pilhas de protocolos completas, uma para cada placa de rede (isto , se fssemos seguir o modelo OSI, teramos protocolos completos com sete camadas para cada placa de rede instalada).
22

REDES DE COMPUTADORES Conceitos bsicos

Com o NDIS, voc pode compartilhar uma nica pilha de protocolos (isto , tudo aquilo que estiver da camada 3 do modelo OSI para cima) com todas as placas de rede instaladas, j que o que houver acima da camada vector poder ser compartilhado por todas as placas instaladas. Isso significa que voc no precisa instalar cada um dos protocolos que voc deseja usar em sua. Como a camada vector pode comunicar-se com mais de uma placa de rede, ela permite o compartilhamento de tudo o que estiver acima dela por todas as placas de rede instaladas. A camada vector do padro NDIS possui exatamentea mesma finalidade da camada Controle do Link Lgico (LLC) do padro IEEE 802 (IEEE802.2), porm no usando este padro. O ODI (Open Datalink Interface) um driver com o mesmo objetivo que o NDIS, criado pela Novell e pela Apple para os seus sistemas operacionais, s que com umfuncionamento um pouco mais complexo (e mais completo). A grande diferena entreo ODI e o NDIS o uso da camada Controle do Link Lgico (LLC) do padro IEEE (IEEF, 802.2), que no usada no NDIS (no NDIS h a camadavector, que possui funcionamentosimilar, porm funciona de maneira diferente). No modelo ODI, essa camada chamadaCamada de Suporte ao Link (Link Support Layer). Neste modelo so adicionadas duas interfaces, uma chamada lnterface para MltiplosProtocolos (MPI, Multiple Protocoi Interface), que faz a interface entre a Camada deSuporte ao Link e os protocolos instalados, e outra chamada lnterface para MltiplosLinks (MLI, Multiple Link Interface), que faz a interface entre a Camada de SuporteaoLink e os drivers das placas de rede instaladas. Os drivers da placa de rede compatveiscom o padro ODI so chamados MLID ou Multiple Link Interface Driver. Como utiliza a arquitetura IEEE 802.2, isto , a camada Controle do Link Lgico, a essnciado funcionamento do ODI j foi explicado no tpico Controle de Link Lgico (LLC). A principal diferena entre o NDIS e o ODI que, como a camada Controle do Link Lgico (ou Camada de Suporte ao Link, como chamada no padro ODI) possui um campo de endereamento de protocolos, tanto o transmissor quanto o receptor sabem qual o protocolo que est sendo usado no dado que foi encapsulado dentro do quadro. Com isso, ao receber um quadro, a interface de mltiplos protocolos (MPI) entrega diretamente os dados para o protocolo responsvel. No NDIS, quando um quadro chega, a camada vector tenta "empurrar" o quadro para cada um dos protocolos instalados, at um deles aceitar (ou todos rejeitarem), j que no h o campo do endereamento. A existncia da Interface para Mltiplos Links (MLI) permite a instalao de mais de uma placa de rede na mquina, tendo as vantagens que j explicamos quando falamos do NDIS, isto , as duas placas de rede podem compartilhar os protocolos existentes acima desta camada.

TCP/IP - FUNDAMENTOS
23

REDES DE COMPUTADORES Conceitos bsicos

O protocolo TCP/IP atualmente o protocolo mais usado em redes locais. Isso se deve basicamente popularizao da Internet, a rede mundial de computadores, j que esse protocolo foi criado para ser usado na Internet. Mesmo os sistemas operacionais de redes, que no passado s utilizavam o seu protocolo proprietrio (como o Windows NT com o seu NetBEUI e o Netware com o seu IPX/SPX), hoje suportam o protocolo TCP/IP. Uma das grandes vantagens do TCP/IP em relao a outros protocolos existentes que ele rotevel, Isto , foi criado pensando em redes grandes e de longa distncia onde pode haver vrios caminhos para o dado atingir o computador receptor. Outro fato que tornou o TCP/IP popular que ele possui arquitetura aberta e distncia, onde pode haver vrios caminhos para o dado atingir o computador receptor. qualquer fabricante pode adotar a sua prpria verso do TCP/IP em seu sistema operacional, sem a necessidade de pagamento de direitos autorais a ningum. Com isso, todos os fabricantes de sistemas operacionais acabaram adotando o TCP/IP, transformando-o em um protocolo universal, possibilitando que todos os sistemas possam comunicar-se entre si sem dificuldade. O TCP/IP , na realidade, um conjunto de protocolos. Os mais conhecidos do justamente o nome desse conjunto: TCP (Transmission Control Protocol, Protocolo de Controle da Transmisso) e IP (Internet Protocol), que operam nas camadas Transporte e Internet, respectivamente. Mas eles no so os nicos.. Todos os protocolos do TCP/IP so documentados nos RFCs (Request for Comments), que so documentos descritivos do protocolo TCP/IP e que esto disponveis na Internet.

CAMADAS CAMADA DE APLICAO Esta camada equivale s camadas 5, 6 e 7 do modelo OSI e faz a comunicao entre os aplicativos e o protocolo de transporte. Existem vrios protocolos que operam na camada de aplicao. Os mais conhecidos so o HTTP (HyperText Transfer Protocol), SMTP (Simple Mail Transfer Protocol), o FTP (File Transfer Protocol), o SNMP (Simple Network Management Protocol), o DNS (Domain Name Systern) e o Teinet. Dessa forma, quando um programa cliente de e-mail quer baixar os e-mails que esto armazenados no servidor de e-mail, ele ir efetuar esse pedido para a camada de aplicao do TCP/IP, sendo atendido pelo protocolo SMTP. Quando voc entra um endereo www em seu browser para visualizar uma pgina na Internet, o seu browser ir comunicar-se com a camada de aplicao do TCP/IP, sendo atendido pelo protocolo HTTP. E assim por diante. A camada de aplicao comunica-se com a camada de transporte atravs de uma porta. As portas so numeradas e as aplicaes padro usam sempre uma mesma porta. Por exemplo, o protocolo SMTP utiliza sempre a porta 25, o protocolo HTTP utiliza sempre a porta 80 e o FTP as portas 20 (para a transmisso de dados) e 21 (para transmisso de informaes de controle). O uso de um nmero de porta permite ao protocolo de transporte (tipicamente o TCP) saber qual o tipo de contedo do pacote de dados (por exemplo, saber que o dado que ele est transportando um e-mail) e, no receptor, saber para qual protocolo de aplicao ele dever entregar o pacote de dados, j que, como estamos vendo, existem inmeros. Assim, ao receber
24

REDES DE COMPUTADORES Conceitos bsicos

um pacote destinado porta 25, o protocolo TCP ir entreg-lo ao protocolo que estiver conectado a esta porta, tipicamente o SMTP, que por sua vez entregar o dado aplicao que o solicitou (o programa de e-mail). CAMADA DE TRANSPORTE A camada de transporte do TCP/IP um equivalente direto da camada de transporte (camada 4) do modelo 0SI. Esta camada responsvel por pegar os dados enviados pela camada de aplicao e transform-los em pacotes, a serem repassados para a camada de Internet. No modelo TCP/IP a camada de transporte utiliza um esquema de multiplexao, onde possvel transmitir "simultaneamente" dados das mais diferentes aplicaes. Na verdade, ocorre o conceito de intercalamento de pacotes; vrios programas podero estar comunicando-se com a rede ao mesmo tempo, mas os pacotes gerados sero enviados rede de forma intercalada, no sendo preciso terminar um tipo de aplicao de rede para ento comear outra. Isso possvel graas ao uso do conceito de portas, explicado no tpico passado, j que dentro do pacote h a informao da porta de origem e de destino do dado. Ou seja, em uma mesma seqncia de pacotes recebidos pelo micro receptor, as informaes podem no ser da mesma aplicao. Ao receber trs pacotes, por exemplo, o primeiro pode ser de e-mali, o segundo de www e o terceiro, de FTP. Nesta camada operam dois protocolos: o TCP (Transmission Control Protocol) e o UDP (User Datagram Protocol). Ao contrrio do TCP, este segundo protocolo no verifica se o dado chegou ou no ao destino. Por esse motivo, o protocolo mais usado na transmisso de dados o TCP, enquanto que o UDP tipicamente usado na transmisso de informaes de controle. Na recepo de dados, a camada de transporte pega os pacotes passados pela camada Internet e trata de coloc-los em ordem e verificar se todos chegaram corretamente. Como chegamos a comentar no captulo passado, em redes grandes (e especialmente na Internet) os quadros enviados pelo transmissor podem seguir por diversos caminhos at chegar ao receptor. Com isso, os quadros podem chegar fora de ordem. O protocolo IP, que o protocolo mais conhecido da camada de Internet, no verifica se o pacote de dados enviado chegou ou no ao destino; o protocolo de transporte (o TCP) que, ao remontar a ordem dos pacotes recebidos, verifica se est faltando algum, pedindo, ento, uma retransmisso do pacote que no chegou. CAMADA DE INTERNET A camada de Internet do modelo TCP/IP equivalente camada 3 (Rede) do modelo 0SI. Assim, todas as explicaes dadas sobre essa camada no captulo passado so 100% vlidas para a Camada de Internet do TCP/IP. H vrios protocolos que podem operar nessa camada: IP (Internet Protocol), ICMP (Internet Control Message Protocol), ARP (Address Resolution Protocol) e RARP (Re-verse Address Resolution Protocol). Na transmisso de um dado de programa, o pacote de dados recebido da camada TCP dividido em pacotes chamados datagramas. Os datagramas so enviados para a camada de interface com a rede, onde so transmitidos pelo cabeamento da rede atravs de quadros. Esta camada no verifica se os datagramas chegaram ao destino, isto feito pelo TCR

25

REDES DE COMPUTADORES Conceitos bsicos

Esta camada responsvel pelo roteamento de pacotes, isto , adiciona ao datagrama informaes sobre o caminho que ele dever percorrer. Para entendermos mais a fundo o funcionamento desta camada e dos protocolos envolvidos, devemos estudar primeiramente o esquema de endereamento usado pelas redes baseadas no protocolo TCP/IP (endereamento IP). CAMADA DE INTERFACE COM A REDE Esta camada, que equivalente s camadas 1 e 2 do modelo OSI, responsvel por enviar o datagrama recebido pela camada de Internet em forma de um quadro atravs da rede.

ENDEREAMENTO IP O TCP/IP rotevel, isto , ele foi criado pensando-se na interligao de diversas redes - onde podemos ter diversos caminhos interligando o transmissor e o receptor -, culminando na rede mundial que hoje conhecemos por Internet. Por isso, ele utiliza um esquema de endereamento lgico chamado endereamento IP. Em uma rede TCP/IP cada dispositivo conectado em rede necessita usar pelo menos um endereo IP. Esse endereo permite identificar o dispositivo e a rede na qual ele pertence. As redes so interligadas atravs de dispositivos chamados roteadores. Quando um computador da rede 1 quer enviar um dado para um computador da rede 2, ele envia o pacote de dados ao roteador 1, que fica responsvel por encaminhar esse pacote ao computador de destino. No caso de um computador da rede 1 querer enviar um pacote de dados para um computador da rede 3, ele envia o pacote ao roteador 1, que ento repassar esse pacote diretamente ao roteador 2, que ento se encarregar de entregar esse pacote ao computador de destino na rede 3. Esse esquema de entrega de pacotes feito facilmente pelo roteador porque os pacotes de dados possuem o endereo IP do computador de destino. Nesse endereo IP h a informao de qual a rede onde o pacote deve ser entregue. Por esse motivo, quando o computador da rede 1,quer falar com o computador da rede 3, o roteador 1 sabe que aquele pacote de dados no para a rede 2, pois no endereo IP de destino h a informao de que o pacote deve ser entregue rede 3. Ento o roteador 1 envia o pacote diretamente ao roteador 2, sem perder tempo tentando entreg-lo a todos os computadores existentes na rede 2 para ento verificar que o pacote ri o era para aquela rede (isto , ficar esperando que todos os computadores recusem o pacote para ento tentar entreg-lo para a prxima rede existente). E assim que as redes baseadas no protocolo TCP/IP funcionam. Elas tm um ponto de sada da rede, tambm chamado gateway, que para onde vo todos os pacotes de dados recebidos e que no so para aquela rede. As redes subseqentes vo, por sua vez, enviando o pacote aos seus gateway at que o pacote atinja a rede de destino. O endereo IP um nmero de 32 bits, representado em decimal em forma de quatro nmeros de oito bits separados por um ponto, no formato a.b.c.d. Assim, o menor endereo IP possvel 0.0.0.0 e o maior, 255.255.255.255. Com isso, teoricamente uma rede TCP/IP pode ter at 4.294.967.296 endereos IP (2564) ou seja, esse nmero de dispositivos conectados a ela (alguns endereos so reservados e no podem ser usados).

26

REDES DE COMPUTADORES Conceitos bsicos

claro que em poucos anos essa quantidade de dispositivos conectados Internet - que no incio parecia ser algo impossvel de se alcanar - ter sido atingida, at mesmo porque h alguns endereos que no podem ser usados, diminuindo o nmero mximo de endereos IP disponvel. Por isso, j foi padronizado o endereamento IP usando 128 bits em vez de 32 bits. Esse endereamento, que ainda no est comercialmente em uso, chamado IPv6, IP Next Generation (IPng) ou Simple Internet Protocol Plus (SIPP). Com 128 bits possvel enderearmos 340.282.366.920.938.463.463.374.607.431.770.000.000 dispositivos diferentes. Um nerd qualquer calculou que com esse nmero d para termos 1.564 endereos IP por metro quadrado da superfcie do planeta Terra. Cada dispositivo de uma rede TCP/IP precisa ter um endereo IP nico, para que o pacote de dados consiga ser entregue corretamente. Por isso, voc no pode simplesmente usar em sua rede qualquer endereo IP que voc quiser. Voc ter de obrigatoriamente usar endereos que no estejam sendo usados por nenhum outro computador da rede. Quanto maior a rede, maior a probabilidade de ter computadores usando endereos IP que voc pensou em usar. Imagine ento a situao de uma rede conectada Internet: nenhum dos endereos IP de sua rede podero ser endereos que estejam sendo usados por outras mquinas ao redor do mundo. Para facilitar a distribuio dos endereos IP, foram especificadas cinco classes de endereos IP. H alguns bits fixos no incio de cada classe de endereo IP. Isso faz com que cada classe de endereos IP seja dividida.

Classe A B C D E

Endereo mais baixo 1.0.0.0 128.1.0.0 192.0.1.0 224.0.0.0 240.0.0.0

Endereo mais alto 126.0.0.0 191.255.0.0 223.255.255.0 239.255.255.255 255.255.255.254

Em redes usamos somente os endereos IP das classes A, B e C. Classe A: O primeiro nmero identifica a rede, os demais trs nmeros indicam a mquina. Cada endereo classe A consegue enderear at 16.777.216 mquinas. Classe B: Os dois primeiros nmeros identificam a rede, os dois demais indicam a mquina. Esse tipo de endereo consegue enderear at 65.536 mquinas. Classe C: Os trs primeiros nmeros identificam a rede, o ltimo nmero indica a mquina. Com isso, consegue enderear at 256 mquinas. Endereos de classe C. Nesse tipo de endereo IP, os trs primeiros nmeros indicam a rede e o ltimo nmero indica a mquina. Se voc for usar um endereo IP classe C em sua rede, voc poder ter, pelo menos teoricamente, at 256 dispositivos conectados em sua rede (de 0 a 255). Na verdade, voc poder ter at 254 dispositivos, j que os endereos 0 e 255 so reservados, como veremos adiante. Se voc precisar de mais endereos IP, voc precisar ter acesso a mais um endereo classe C, ou mesmo pleitear um endereo classe B, caso sua rede seja realmente muito grande (com um endereo classe B possvel enderear at 65.536 mquinas diferentes, sem descontar os endereos reservados).
27

REDES DE COMPUTADORES Conceitos bsicos

Ou seja, a escolha do tipo de classe de endereamento (A, B ou C) feita com base no tamanho da sua rede. As redes locais em sua esmagadora maioria utilizam endereos de classe C. O sistema de redes que forma a estrutura bsica da Internet chamado backbone. Para que a sua rede esteja conectada Internet, ela ter de estar conectada ao backbone de alguma forma, seja diretamente, seja indiretamente, atravs de uma outra rede que esteja conectada ao backbone. Por exemplo, no Brasil, um dos backbones existentes o da Embratel. Dessa forma, se voc quiser que sua rede esteja conectada Internet, ela dever estar conectada diretamente rede da Embratel ou indiretamente, conectando a sua rede a uma outra rede que possua essa conexo. A Internet possui uma estrutura hierrquica. O responsvel pelo backbone o responsvel pelo controle e fornecimento de nmeros IPs a seus subordinados; por sua vez os nmeros IPs que o responsvel pelo backbone pode ceder a seus subordinados foi estabelecido pelo backbone hierarquicamente superior ao backbone em questo. Em princpio, se a sua rede no for estar conectada na Internet, voc pode definir qualquer endereo IP para os dispositivos que estejam nela conectados. O problema que mais cedo ou mais tarde surgir a necessidade de conectar a sua rede Internet e o conflito de endereos ser inevitvel, caso voc tenha montado toda a sua rede baseada em endereos IP j existentes. Existem alguns endereos que so conhecidos como endereos mgicos", que so endereos IPs reservados para redes privadas. Assim, voc pode montar a sua rede TCP/IP baseada nesses endereos que no gerar conflito com os endereos IP da Internet, pois os roteadores da Internet reconhecem esses endereos como sendo de uma rede particular e no repassam os pedidos de pacotes que faam referncia a esses endereos para o resto da Internet. Mesmo que o roteador de sua rede esteja configurado de forma errnea e passar o pacote adiante, o pacote acabar atingindo um roteador que estar configurado corretamente, "barrando" o pedido de seguir para o resto da Internet, evitando o conflito. Esses endereos especiais (reservados para redes privadas) so os seguintes: Classe A: 10.0.0.0 a 10.255.255.255 Classe B: 172.16.0.0 a 172.31.255.255 Classe C: 192.168.0.0 a 192.168.255.255 Ou seja, se voc pretende montar uma rede TCP/IP particular, sem estar conectada ao backbone da Internet, baseada em um endereo classe C, poder usar o endereo 192.168.0.0. O endereo 0 indica 'rede'. Assim, o endereo 192.168.0.0 indica a rede que usa endereos que comecem por 192.168.0. Como esse endereo classe C, somente o ltimo byte usado para enderear as mquinas presentes na rede, por isso os trs primeiros nmeros so fixos e s o ltimo varia. j o endereo 10.0.0.0, por ser da classe A, indica a rede que usa endereos que comecem por 10, pois no endereamento classe A somente o primeiro byte indica a rede, os trs bytes seguintes so usados para o endereamento das mquinas presentes na rede. J o endereo 255 reservado para broadcast,o ato de enviar um mesmo pacote de dados para mais de uma mquina ao mesmo tempo. Um pacote de dados de broadcast recebido por todas as mquinas da rede. Para fazer a ligao da rede apresentada com a Internet, h duas solues. A primeira simplesmente conseguir um endereo classe C pblico para a sua rede e re- configurar todas as
28

REDES DE COMPUTADORES Conceitos bsicos

mquinas usando endereos IP nicos dentro da Internet. Por exemplo, digamos que voc consiga o endereo 200.123.123.0. A estrutura de endereamento IP dessa rede. Repare que o roteador possui duas portas, uma conectada sua rede e outra conectada outra rede (rede 2, em nosso exemplo). A cada uma das portas dever ser definido um endereo IP vlido dentro da rede na qual a porta est conectada. Repare que definimos o endereo 200.321.321.1 para a porta deste dispositivo que est conectada rede 2 (200.321.321.0). Outra soluo criar uma tabela de traduo no roteador, que pega os pacotes vindos com endereos IP vlidos na Internet e converte esses endereos em endereos privados, aceitos somente na rede local. Essa traduo pode ser esttica ou dinmica. Na traduo esttica, um determinado endereo privado sempre convertido em um mesmo endereo pblico. Por exemplo, ao receber um pacote destinado ao endereo 200.123.123.1, o roteador pegaria esse pacote e trocaria o seu endereo para o endereo 192.168.0.1. A traduo esttica usada com computadores servidores, que necessitam ter sempre o mesmo endereo IP. J a traduo dinmica usada por clientes, isto , computadores que no prestam servios para a rede. Nesse tipo de traduo, o endereo privado nem sempre usar o mesmo endereo pblico. Com isso, possvel que mais de um endereo privado, usado na rede local, acesse a Internet usando um mesmo endereo IP pblico. Essa soluo interessante para quando temos mais computadores do que endereos IPs disponveis para montarmos, a rede. No uso da traduo dinmica muito comum o uso de um protocolo chamado DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol, Protocolo de Configurao Dinmica de Mquinas). Um servidor DHCP distribui para os computadores clientes um IP vlido na lntemet assim que um computador cliente pede. Dessa forma, se um micro da rede interna pedir uma pgina www da Intemet, o servidor DHCP fornece um endereo IP pblico vlido para ele poder se conectar Intemet. Assim que essa mquina terminar de carregar a pagina www solicitada, o servidor DHCP "toma" esse endereo IP de volta. Se o usurio desse cliente continuar navegando, o servidor poder dar o mesmo endereo IP ou mesmo dar um outro endereo IP.

MSCARA DE REDE Um termo encontrado com facilidade ao configurar redes baseadas no protocolo TCP/IP mscara de rede. A mscara formada por 32 bits no mesmo formato que o endereamento IP e cada bit 1 da mscara informa a parte do endereo IP que usada para o endereamento da rede e cada bit O informa a parte do endereo IP que usada para o endereamento das mquinas. Dessa forma, as mscaras padres so: Classe A: 255.0.0.0 Classe B: 255.255.0.0 Classe C: 255.255.255.0 O valor 255 equivale a um grupo de oito bits (byte) com todos os seus bits em 1. A mscara usada fora de seus valores padro quando h a necessidade de segmentao da rede. No exemplo abaixo, recebemos somente um endereo IP de classe C (200.123.123.0), mas pretendemos usar esses endereos para distribu-los em quatro redes: uma rede local e trs redes situadas em outros locais, sendo a nossa necessidade a seguinte:
29

REDES DE COMPUTADORES Conceitos bsicos

Rede local: 31 endereos IP (de 200.123.123.1 a 200.123.123.31, mscara 255.255.255.224) Rede 1: 32 endereos IP (de 200.123.123.32 a 200.123.123.63, mscara 255.255.255.224) Rede 2: 64 endereos IP (de 200.123.123.64 a 200.123.123.127, mscara 255.255.255.192) Rede 3: 127 endereos IP (de 200.123.123.128 a 200.123.123.254, mscara 255.255.255.128) O valor da mscara a diferena entre 256 e o nmero de IPs disponveis na sub-rede em questo. Nessa conta voc deve levar em conta os endereos 0 e 255, apesar de eles no poderem ser usados para o endereamento de mquinas. Nesse caso, configuramos os roteadores com uma mscara fora do padro, para que ele no precise enviar pacotes desnecessariamente para redes que no a de destino do pacote.

PROTOCOLOS DE APLICAO o funcionamento dos principais protocolos usados na comunicao das aplicaes com a camada de transporte. claro que existem inmeros protocolos por este motivo, estaremos abordando somente os protocolos de aplicao mais comuns, a saber: DNS (Domain Name System): Usado para identificar mquinas atravs de nomes em vez de endereos IP Telnet: Usado para comunicar-se remotamente com uma mquina. FTP (File Transfer Protocol): Usado na transferncia de arquivos. SMTP (Simple Mail Transfer Protocol): Usado no envio e recebimento de e-mails. HTTP (Hyper Text Transfer Protocol): Usado na transferncia de documentos hipermdia (WWW, World Wide Web). DNS (DOMAIN NAME SYSTEM) Todas as mquinas em uma rede TCP/IP possui um endereo IP. Acontece que os endereos IP no so to fceis de ser recordados quanto nomes. Por isso, foi criado o sistema DNS, que permite dar nome a endereos IP, facilitando a localizao de mquinas por ns, humanos. Voc j conhece vrios endereos de mquinas na Internet. Endereos como www.seusite.com.br na verdade so uma converso para a forma nominal de um endereo IP ( muito mais fcil guardar o endereo nominal www.seusite.com.br do que o endereo IP 200.123.123.7, por exemplo). Quando voc entra esse endereo em um browser Internet, o browser se comunica com um servidor DNS, que responsvel por descobrir o endereo IP do nome entrado, permitindo que a conexo seja efetuada. Dessa forma, os servidores DNS possuem duas funes: converter endereos nominais em endereos IP e vice-versa. Sem o uso de servidores DNS, cada mquina conectada internet teria de ter uma tabela contendo todos os endereos IP e os nomes das mquinas, o que atualmente impossvel, j que existem milhes de endereos na Internet. Como a idia da Internet ser uma rede gigantesca - e
30

REDES DE COMPUTADORES Conceitos bsicos

ela foi criada justamente para isso -, o sistema de nomes foi criado de forma a acomodar o crescimento da rede. Para isso, o sistema de nomes utilizado possui uma estrutura hierrquica. Um servidor .com, por exemplo, responsvel por todos os endereos terminados em .com, assim como um servidor .com.br responsvel por todos os endereos terminados em .com.br. Cada rede local TCP/IP precisa ter ao menos um servidor DNS. Todos os pedidos por converso de nomes em endereos IP ou vice-versa so enviados a este servidor. Caso ele no consiga efetuar essa converso (tambm chamada resoluo), ele responde o pedido informando o endereo de um servidor que seja hierarquicamente superior a ele e, com isso, a maior probabilidade de conhecer o endereo solicitado. Se o outro servidor contactado tambm no conhecer o endereo, ele responder informando o endereo de outro servidor hierarquicamente superior e assim sucessivamente, at o endereo ser localizado (ou no, caso seja um endereo inexistente). Por exemplo, se voc pedir o endereo seusite.org.br e o servidor de DNS de sua rede no conhecer esse endereo (supondo que o domnio de sua rede seja .com.br), ele passar esse pedido parar o servidor responsvel pelos domnios .com.br, que passar o pedido para o servidor responsvel pelos domnios.br que, por sua vez, passar o pedido para o servidor responsvel pelos domnios .org.br) que, com certeza, conhecer esse domnio, caso ele exista (caso no exista, este servidor retomar uma mensagem de erro de domnio inexistente). Em outras palavras, os endereos Internet so resolvidos da direita para a esquerda. No exemplo dado, seusite.org.br, primeiro o pedido enviado para o servidor.br, que enviar o pedido para o servidor org.br que ento verifica se existe o domnio seusite.org.br. No caso de o endereo ser mais longo, www.seusite.org.br ou nome.seusite.org.br, www e nome so nomes de mquinas dentro da rede seusite.org.br e sero resolvidos pelo servidor DNS da rede local. Da maneira que estamos explicando, o sistema DNS criaria um trfego gigantesco na Internet, por causa da replicao dos pedidos de resoluo de endereos para servidores hierarquicamente superiores. Para que isso no acontea, quando o pedido de resoluo atendido, o servidor DNS da rede local "aprende" aquele novo endereo. Assim, se aquele nomelendereo for pedido novamente por alguma mquina da rede, o servidor de DNS local poder dessa vez atender ao pedido, no precisando ter de passar o pedido para outros servidores, diminuindo, assim, o trfego da rede. Esse procedimento conhecido como cache. claro que pode ocorrer de as informaes presentes no cache do servidor de DNS local estarem desatualizadas, isto , o endereo IP de um determinado servidor ter sido alterado, por exemplo. Por isso, quando um servidor hierarquicamente superior responde a um pedido de DNS, ele inclui um valor de Tempo de Vida (TFL, Time To Live), que informa ao servidor local durante quanto tempo ele pode ficar com aquela informao. Quando o tempo de vida for atingido, o endereo IP e o nome do domnio so removidos do cache do servidor DNS local, fazendo com que novos pedidos daquele nome/endereo tenham de ser requisitados ao servidor hierarquicamente superior, atualizando, assim, o cache do servidor local. Alm disso, poderia haver um congestionamento gigantesco nos servidores de DNS principais da Internet, fazendo com que eles sassem do ar. Na verdade, um pedido enviado a um servidor de DNS principal atendido por vrias mquinas, utilizando o conceito de computao distribuda. Alm disso, na maior parte das vezes eles no atendem diretamente a pedidos DNS: eles respondem ao pedido indicando outros servidores capazes de atend-lo.
31

REDES DE COMPUTADORES Conceitos bsicos

TELNET O Telnet um terminal remoto, onde o micro cliente pode fazer um login em um servidor qualquer que esteja conectado rede (ou Internet, se a rede estiver conectada a ela). Com isso, atravs do Telnet o usurio pode manipular o servidor como se ele estivesse sentado em frente a ele, localmente - muito embora o usurio possa estar a milhares de quilmetros de distncia. Tudo aquilo que o usurio fizer no terminal remoto, na verdade ele estar fazendo no servidor, e no em seu computador local. O Telnet extremamente simples. Ele usa o cdigo ASCII puro para a transmisso de dados, utilizando o protocolo TCP atravs da porta 23. Assim, quando pressionada a tecla A no cliente imediatamente enviado o valor 65 para o servidor (65 o valor ASCII da tecla A). FTP (FILE TRANSFER PROTOCOL) Como o prprio nome sugere, o FTP um protocolo usado na transferncia de arquivos. Esse protocolo utiliza duas portas para se comunicar com o TCP: 21, por onde circulam informaes de controle (por exemplo, o nome do arquivo a ser transferido) e 20, por onde circulam os dados. Os micros clientes necessitam de um programa cliente FTP para terem acesso a um servidor FTP. Na conexo, pedido um login e uma senha. O servidor de FTP pode ser configurado para receber conexes annimas, sem a necessidade de senha, para arquivos que deseje tornar pblicos. Alm disso, cada mensagem FTP codificada de uma forma numrica (trs nmeros, que so processados pelo cliente FTP) e de uma forma verbal (usada somente para ser mostrada na tela, pois no compreendida pelo cliente FTP). SMTP (SIMPLE MAIL TRANSFER PROTOCOL) O e-mail hoje um dos meios mais conhecidos para ns, humanos, trocarmos informaes. Ele trocado atravs de um protocolo chamado SMTP (Simple Mail Transfer Protocol). Ao contrrio dos outros mtodos de troca de informaes que discutimos at agora, a transferncia de e-mails tem de levar em conta a possibilidade de o servidor de destino estar temporariamente fora do ar, pois o usurio no ir querer ficar manualmente tentando enviar um determinado e-mail at conseguir que ele consiga chegar ao destino. A mensagem enviada pelo usurio para o seu servidor de e-mail, que, por sua vez, trata de entregar a mensagem at o destino (muitas vezes usando o sistema DNS para descobrir o endereo IP da mquina para a qual ele deve enviar o e-mail). Caso o destino esteja inalcanvel por algum motivo, o servidor armazena a mensagem e tenta uma nova transmisso mais tarde. Se o servidor ficar inalcanvel por muito tempo (tipicamente por trs ou quatro dias), o servidor remove a mensagem de sua lista de entrega e envia uma mensagem de erro ao remetente. Alm disso, o sistema de e-mail deve levar em conta que os usurios no necessariamente possuem computadores com conexo 24 horas por dia com a Internet. Mesmo em redes locais conectadas Internet, os micros clientes no ficam ligados diretos (eles so desligados quando os funcionrios vo embora para casa, por exemplo). Com isso, a necessidade no s de um servidor para entregar as mensagens de e-mail pela Internet, mas tambm a necessidade de configur-lo para receber e armazenar mensagens temporariamente, enquanto o computador do usurio estiver desligado. Quando o usurio se conecta rede, ele poder transferir o e-mail contido no servidor para o seu micro, para poder ler,
32

REDES DE COMPUTADORES Conceitos bsicos

editar, responder e criar novas mensagens. Os dois protocolos mais conhecidos para se efetuar essa tarefa so o P0P3 (Post Office Protocol 3) e o IMAP4 (Internet Message Acess Protocol 4). A comunicao entre os programas clientes e os servidores de e-mail extremamente simples. Toda comunicao feita em ASCII puro, atravs de comandos extremamente simples que so facilmente entendidos por humanos. O contedo da mensagem em si tambm enviado em ASCII puro. Atualmente pode-se usar o padro MIME (Multipurpose Internet Mail Extensions) em lugar do ASCII. O padro MIME foi criado para permitir o envio de informaes no-ASCII, como imagens e documentos que no estejam no formato texto puro dentro do e-mail. Em outras palavras, para permitir o envio de arquivos anexados (em attach) ao e-mail. HTTP (HYPERTEXT TRANSFER PROTOCOL) A Internet no seria a mesma sem o WWW (World Wide Web). O "boom" que a Internet sofreu nos ltimos anos foi graas criao desse recurso. Um site www consiste em uma srie de documentos hipermdia, acessados atravs de um endereo, tambm chamado URL (Uniform Resource Locator), como, por exemplo, www.seusite.com.br. Quando entramos um endereo como www.seusite.com.br em um browser ele ir consultar o servidor DNS para conseguir o endereo IP do servidor www e, com isso, iniciar a conexo. A transferncia de documentos hipermdia feita atravs do protocolo HTTP. Um servidor www hospeda o site, enquanto um cliente (um browser Internet) faz a requisio dos documentos l contidos. Essa transferncia feita usando a porta 80 do protocolo TCP. Esses documentos so escritos em diversas linguagens e o browser o responsvel por interpretar tais linguagens. A mais simples de todas o texto puro, passando pelo famoso HTML (HyperText Markup Language) e chegando a outras linguagens mais recentes e suportadas somente pelos browsers mais novos. Outro recurso interessante do HTTP chama-se CGI (Common Gateway Interface), que permite que programas sejam armazenados e executados no prprio servidor www, emitindo uma resposta no formato HTML para ser transmitida para o browser do micro cliente. Esse recurso permite que documentos sejam criados dinamicamente. A comunicao usando o protocolo HTTP bidirecional e permite dois recursos para a diminuio do trfego da rede e para o aumento do desempenho. Primeiro, o cache, que a cpia dos ltimos arquivos acessados no disco rgido do usurio, permite que o browser em vez de ir novamente no servidor www buscar os mesmos arquivos j lidos, os busque do disco rgido local do usurio, aumentando o desempenho (j que mais rpido ler um arquivo do disco rgido do que carreg-lo atravs da Internet) e diminuindo o trfego da rede (no ser necessria a transferncia dos arquivos novamente). O segundo chamado proxy, que permite que uma mquina intermediria entre o cliente e o servidor www funcione como um cache. Por exemplo, voc pode configurar um servidor proxy em sua rede local para ser usado como intermedirio no acesso Internet. Quando uma mquina faz acesso Internet, os dados so copiados para o disco rgido do servidor proxy. Com isso, se alguma mquina pedir um documento que j esteja no proxy, no ser necessrio ir na Internet buscar os dados, aumentando o desempenho e diminuindo o trfego da Internet. O nico detalhe que os browsers Internet de todas as mquinas devero estar configurados a acessar o proxy em vez de fazer um acesso direto Internet, ou caso contrrio no adiantar em nada ter um servidor proxy na rede.
33

S-ar putea să vă placă și