Sunteți pe pagina 1din 3

1. Introduo O livro O Dever do Advogado uma correspondncia entre Evaristo de Morais e Rui Barbosa.

. A carta fala respeito de um caso de homicdio cujo acusado pede a Evaristo que o defenda. Devido ao fato de o ru ser um adversrio poltico de Evaristo e tambm de Rui, este se v diante de uma delicada questo tica e moral, que resolve com perfeio e dignidade.

2. O Dever do Advogado Rui Barbosa, para falar do nosso dever enquanto futuros advogados, ilustra as prerrogativas falando de um assassinato, cujo acusado era seu inimigo poltico, que mesmo assim o convidou para ser seu advogado. E agora, como agir com profissionalismo mediante tal fato? Conta ele, que lhe aconselhou a chamar outro advogado, mas o indicado escusou-se a causa e o acusado insiste pela prestao dos seus singelos servios. Como sabemos, a defesa consiste em ser a voz dos direitos legais, mesmo que o acusado seja inocente ou criminoso, e a voz do direito nesses casos tem a misso sagrada de no consentir que a indignao degenere em ferocidade, haja vista, o furor dos partidos tem posto muitas vezes os seus adversrios fora da lei e como sabemos, por mais brbaros que sejam seus atos, decai ao abrigo da legalidade, pois todos se acham sobre a proteo da Le, que, para os acusados, assenta na faculdade absoluta de combaterem a acusao, articularem a defesa e exigirem a fidelidade ordem processual. E essa incumbncia reservada aos advogados, no qual deve honr-los, no s arrebatando a perseguio aos inocentes, mas exigindo no julgamento do criminoso, a lealdade s garantias legais, a equidade, a imparcialidade e a humanidade. Ento a justia comea a correr perigo e com ele surge para o sacerdcio do advogado a fase melindrosa, cujas dificuldades poucos ousam arrostar e o advogado o ministro desse interesse desse interesse, trabalhando para que no falea ao seu constituinte uma s dessas garantias da legalidade. Ao advogado sempre incumbe o dever de atentar para que o seu cliente no seja condenado, por mais atrozes que sejam as circunstancias contra um ru, seno de acordo com as regras e formas, cuja observncia a sabedoria legislativa estabeleceu como tutelares da liberdade e segurana individual. Contudo, no se deve recusar a defesa a um acusado, qualquer que seja a natureza do seu crime. O juiz Sharswood da Suprema Corte da Pensilvnia, professando, na Universidade deste Estado, sobre os deveres da profisso de um advogado diz: - O advogado no somente o advogado da parte, mas tambm um funcionrio do tribunal. Ao advogado incumbe auxiliar o tribunal e o jri fazendo o que o seu cliente em pessoa no poderia, e ao jri e ao tribunal, incumbem pesar ambos os lados da causa. Todavia, por isto, a assistncia do advogado, na espcie, no de menos necessidade, ou o seu papel menos nobre.

3. Concluso Atravs da anlise feita a partir da obra mencionada, pode-se chegar a concluso de que tica no algo imposto, deve ser uma escolha individual de cada profissional e sua criao vem de uma conquista a partir do estudo das normas que regem a sociedade como um todo e no s da profisso do direito. Todavia, o advogado para conseguir praticar o seu exerccio da melhor forma possvel, deve se pontificar que a justia esteja apartada de paixes, indignaes e exaltaes. Por isso o advogado da carta agiu de forma plausvel para com seu cliente que era tambm seu inimigo poltico

S-ar putea să vă placă și