Sunteți pe pagina 1din 4

AULA 3 PLANEJAMENTO DE COMUNICAO

PROF. ESP. VINCIUS POZENATO

SEMITICA Os sistemas de sinais comearam a ser estudados no incio do sculo XX, quando Peirce e Saussure lanaram as bases de duas disciplinas dedicadas aos sinais; respectivamente, semitica e semiologia. Peirce enfocou a lgica da funo chamada sinal e Saussure enfocou sua funo social. A semitica provm da raiz grega semeion, que significa signo. Assim, desta mesma fonte, temos semeiotik, a arte dos sinais. Esta esfera do conhecimento revela as formas como o indivduo d significado a tudo que o cerca. a cincia que estuda os signos e todas as linguagens e acontecimentos culturais como se fossem fenmenos produtores de significado.

O QUE UM SIGNO? (...) signos so entidades em que sons ou sequncias de sons - ou as suas correspondncias grficas - esto ligados com significados ou contedos. (...) Os signos so assim instrumentos de comunicao e representao, na medida em que, com eles, configuramos linguisticamente a realidade e distinguimos os objetos entre si.

ETAPAS PARA O APRENDIZADO DOS SIGNOS

Primeiridade: o primeiro contato com o objeto. Sensao.

____________________________________________________________________________

Secundidade: a associao com a experincia que tivemos. Resposta.

____________________________________________________________________________

Terceiridade: a concluso. Depois de ter tido o primeiro contato e associado com alguma experincia voc chega a uma concluso. Representao.

____________________________________________________________________________

TIPOS DE SIGNO Smbolos No apresentam similaridade com seu objeto - a coisa representada. Representam independente de ligao factual com o objeto, ligaes tipo causa-conseqncia. uma conveno tpica. Seu exemplo clssico: letras, palavras, so smbolos. Tambm so smbolos figuras, objetos, gestos, quando remetem a uma idia ou a uma significao que no tem, necessariamente, qualquer semelhana objetiva com o aquilo que simbolizam, tal como a cruz simbolizando o Cristo, os dedos em V para dizer "paz e amor" ou o polegar erguido. cones Aqui no existe distino entre o representante e o objeto - o representado. O cone representa o que representa, seja como for, pelo fato de ser como . Representa por caracterstica prpria que possui, mesmo que seu objeto no exista. As imagens em geral, so cones. A imagem da lixeira, na rea de trabalho do seu computador, representa a lixeira porque de fato, a figura de uma lixeira tal como nos possvel reconhec-la. ndices Indcios. So indicativos. Representam algo que no est presente e esta representao decorre de uma relao de causalidade. Todas as sugestes so ndice, pegadas na lama: algum passou por aqui. Diz o poeta: " ... sua alma subiu ao cu, seu corpo desceu ao mar... " , entende-se, ela morreu se atirando ao mar (Ismlia, de Alphonsus Guimares).

EXERCCIOS 1- Utilize a trade de Peirce para analisar as imagens abaixo:

a)

b)

c)

d)

S-ar putea să vă placă și