Sunteți pe pagina 1din 5

Pesquisa Quantitativa

A pesquisa quantitativa um mtodo de pesquisa social que utiliza tcnicas estatsticas. Normalmente implica a construo de inquritos por questionrio. Normalmente so contactadas muitas pessoas. Os profissionais de marketing normalmente informao assim obtida para desenhar estratgias e planos de marketing. usam a

1. Definio do problema - Quais os vrios aspectos do problema ? Que informao

necessria?
2. Conceitualizao e operacionalizao - Como exatamente que definimos os

conceitos envolvidos? Como que os traduzimos em variveis observveis e passveis de serem medidas? 3. Especificao da hiptese - Que tese(s) que queremos testar? 4. Especificao tcnica - Que metodologia usar? Por exemplo, inqurito estatstico 5. Especificao das perguntas - Que perguntas fazer? Por que ordem? 6. Especificao da escala - Como cotar as preferncias? 7. Especificao da amostra - Qual o total da populao? Que tamanho que a amostra deve ter para essa populao? Que mtodos de amostra usar? 8. Coleta dos dados - correio, telefone, internet...
1

9. Codificao e re-especificao- Fazer ajustamentos aos dados por forma a tornlos compatveis com as tcnicas estatsticas e os objetivos da pesquisa - exemplos: atribuio de nmeros, controles de consistncia, substituies, delees, ponderar, transformaes de escala, estandardizao de escala 10. Anlise estatstica - Empregar vrias tcnicas descritivas e de inferncia nos dados. Fazer inferncias a partir da amostra para a totalidade da populao. Testar os resultados para a significncia estatstica. 11. Interpretar e integrar os resultados - o que que os resultados significam? Que concluses podem ser tiradas? Como que estes achados se relacionam com pesquisa semelhante? 12. Escrever o relatrio de pesquisa - O relatrio tem normalmente os seguintes pontos: a) Sumrio executivo; b) Objetivos; c) Metodologia; d) Principais resultados; e) Grficos detalhados e diagramas.

Diferenas entre pesquisa qualitativa e quantitativa

Uma vez definido o tema da pesquisa, deve-se escolher entre

realizar uma pesquisa qualitativa ou uma quantitativa. Uma no substitui a outra: elas se complementam.
As pesquisas qualitativas tm carter exploratrio: estimulam os

entrevistados a pensar e falar livremente sobre algum tema, objeto ou conceito. Elas fazem emergir aspectos subjetivos, atingem motivaes no explcitas, ou mesmo no conscientes, de forma espontnea.
As pesquisas quantitativas so mais adequadas para apurar

opinies e atitudes explcitas e conscientes dos entrevistados, pois utilizam instrumentos padronizados (questionrios). So utilizadas quando se sabe exatamente o que deve ser perguntado para atingir os objetivos da pesquisa. Permitem que se realizem projees para a populao representada. Elas testam, de forma precisa, as hipteses levantadas para a pesquisa e fornecem ndices que podem ser comparados com outros.

item: Amostra Qualitativa No h preocupao em projetar resultados para a populao. O nmero de entrevistados geralmente pequeno. Quantitativa Exige um nmero maior de entrevistados para garantir maior preciso nos resultados, que sero projetados para a populao representada.

Item: Questionrio Qualitativa Normalmente as informaes so coletadas por meio de um roteiro. As opinies dos participantes so gravadas e posteriormente analisadas. Quantitativa As informaes so colhidas por meio de um questionrio estruturado com perguntas claras e objetivas. Isto garante a uniformidade de entendimento dos entrevistados. Item: Entrevista Qualitativa So realizadas por meio de entrevistas em profundidade ou de discusses em grupo. Para as discusses em grupo, as pessoas (em mdia 8) so convidadas para um bate-papo realizado em salas especiais com circuito de gravao em udio e vdeo. Nas entrevistas em profundidade, feito o pr-agendamento do entrevistado e a sua aplicao individual, em local reservado. Este procedimento garante a concentrao do respondente. QuantitativaO entrevistador identifica as pessoas a serem entrevistadas por meio de critrios previamente definidos: por sexo, por idade, por ramo de atividade, por localizao geogrfica etc. As entrevistas no exigem um local previamente preparado, podendo ser realizadas na prpria residncia do entrevistado ou em pontos de fluxo de pessoas. O importante que sejam aplicadas individualmente e sigam as regras de seleo da amostra. Item: Relatrio Qualitativa As informaes colhidas na abordagem qualitativa so analisadas de acordo com o roteiro aplicado e registradas em relatrio, destacando opinies, comentrios e frases mais relevantes que surgiram.
4

Quantitativa O relatrio da pesquisa quantitativa, alm das interpretaes e concluses, deve mostrar tabelas de percentuais e grficos. De maneira sucinta, em pesquisas qualitativas o importante o que se fala sobre um tema, enquanto que em pesquisas quantitativas o importante quantas vezes falado. So sete as etapas necessrias para a realizao de uma pesquisa quantitativa:

1. Definio do objetivo da pesquisa. 2. Definio da populao e da amostra. 3. Elaborao dos questionrios. 4. Coleta de dados (campo). 5. Processamento dos dados (tabulao). 6. Anlise dos resultados. 7.Apresentao e divulgao dos resultados.

Referncias
Pesquisa Qualitativa. http://www.pesquisaquantitativa.com.br/pesquisa-quantitativa.htm Acesso em : 15/04/2006 Como fazer pesquisa de opinio na escola. http://www.ipm.org.br/ne_man_conh.php?opm=3&ctd=3 Acesso em : 15/04/2006

S-ar putea să vă placă și