Sunteți pe pagina 1din 3

http://www.sbrt.ibict.

br

Resposta Tcnica
Assunto Alimentos e Bebidas
Palavras-chave

Congelado; receita; salgadinho


Identificao da Demanda

Quero saber quais equipamentos necessito para a produo e armazenagem de salgadinhos (coxinhas, risoles e outros) em srie, com venda de produtos congelados e prontos e ainda onde consigo receitas industriais? Quero trabalhar no segmento de salgadinhos diversos para festa / eventos para isso quero mais informaes de necessidade equipamentos e ainda clculo do custo de produo.
Soluo apresentada

Os equipamentos necessrios para a produo de salgados congelados so: - amassadeira - mesa inox - balana - liquidificador - batedeira - forno confeitaria - maquina para fabricao de salgados recheados (modeladora de salgados) - freezer ou cmara de congelamento para armazenamento do produto - freezer ou cmara de congelamento ou tnel de congelamento para congelar o produto - fritadeira para caso de produto pronto Alem destes equipamentos so necessrios alguns utenslios - panelas ou tachos para preparo de recheios - recipientes para armazenamento dos recheios frmas rolo cortador rolo potes de plstico luvas trmicas panelas boll batedor Quanto a receitas, seguem algumas sugestes que dever ser ajustada em funo da capacidade dos equipamentos adquiridos. Massa para risolis, coxinha
Ingredientes Leite Gordura Farinha de trigo Sal Quantidade (g) 1000 50 650 20 1

Processamento: 1) Levar ao fogo o leite, a gordura e o sal; 2) Peneirar a farinha 3) Quando o leite estiver fervendo, acrescentar a farinha 4) Cozinhar at desgrudar do fundo da panela; 5) Levar a mesa ou masseira para sovar. 6) Montar os salgados e empanar. Massa choux (para bombinhas)
Ingredientes Farinha de trigo gua Margarina bolo Ovos Sal Quantidade (g) 400 400 200 500 2

Processamento: 1) Levar ao fogo a gua, o sal e a margarina 2) Peneirar a farinha de trigo 3) Adicionar toda a farinha quando a gua estiver fervendo 4) Mexer at desgrudar da panela 5) Deixar esfriar um pouco 6) Levar para bater acrescentando os ovos um a um at formar uma pasta.

Massa brize (para panelinhas)


Ingredientes Farinha Manteiga Maisena Margarina Sal Ovos Quantidade (g) 1600 600 400 600 25 5

Processamento: 1) Misturar os ovos, as gorduras e o sal 2) Acrescentar a farinha e a maisena; 3) Misturar levemente; 4) Levar para gelar por 30min. Po de queijo
Ingredientes leo Polvilho doce Ovos Queijo parmeso Leite Quantidade (g) 110 300 350 100 100

Processamento: 1) Bater tudo no liquidificador 2) Untar e enfarinhar as forminhas 3) Encher as forminhas at a metade. 4) Assar 160 at soltar da forma

Concluso e recomendaes

Recomenda-se a elaborao de um plano de negcios para definio dos produtos que sero oferecidos, o formato mais adequado do estabelecimento, o modelo de operao que viabilize a disponibilizao dos produtos e as habilidades e atitudes que os responsveis pelo estabelecimento devero possuir e desenvolver. O Sebrae/SP disponibiliza em meio eletrnico uma apostila sobre Comercio de Alimentos congelados contendo informaes sobre o plano de negocio da empresa. Quanto ao conhecimento tcnico o SENAI oferece curso na rea de panificao e confeitaria, bem como assessoria para a elaborao e padronizao das receitas.
Referncias

SEBRAE. Comece certo Comrcio de alimentos congelados. Disponvel em: <www.biblioteca.sebrae.com.br/bte/bte.nsf/9E6965B3D748C6450325711800685DA5/$File/NT000AE1 6A.pdf>. Acesso em 23 mar. 2006. (Apostila Curso Panificao e Confeitaria SENAI/Mau) Servio Brasileiro de Respostas Tcnicas. Como evitar que salgadinhos congelados (coxinha, risoles, etc.) rachem. Disponvel em: http://www.sbrt.ibict.br/upload/sbrt2163.pdf Acesso em: 23/03/2006.
Nome do tcnico responsvel

Fbia Guidolin
Nome da Instituio respondente

E.E.P. SENAI Visconde de Mau SENAI/RS


Data de finalizao

23/03/2006

S-ar putea să vă placă și