Sunteți pe pagina 1din 4

A gua como metfora ecopedaggica :

Uma pesquisa-ao junto a uma escola rural Tese de doutorado de Vera Lessa Catalo Universidade de Paris VIII sob orientao do professor Ren Barbier Tendo como objeto de estudo a gua, a educao e o cotidiano de uma comunidade rural, A gua como metfora ecopedaggica sistematiza uma experincia pedaggica transversal1 tendo as questes ambientais como elemento de articulao de todas aes educativas desenvolvidas durante o ano letivo no Centro de Ensino Nova Betnia, na zona rural do Distrito Federal.

Sobre o tema
A gua o elemento mais abundante sobre a Terra. Seu volume compreende 1 bilho e 350 milhes de km3, totalizando quase do planeta. Esta aparente abundncia nos faz esquecer que a reserva total de gua doce representa somente 2,5% desse estoque. Entretanto, a quantidade reduzida de gua doce no o nico problema : as poluies qumicas, trmicas e biolgicas somadas s perdas e ao desperdcio constituem atualmente uma verdadeira ameaa para a vida planetria. O crescimento demogrfico acelerado faz recrudescer o problema. Os experts estimam que a populao mundial ser de 9 bilhes at a metade do sculo XXI, o que significa um crescimento de 50% em relao aos ndices atuais. Para complicar este cenrio, a gua um dos recursos mais mal repartidos do planeta. 21 pases da frica e do Oriente mdio vivem atualmente em situao de stress hdrico e 1 milho e 400 mil pessoas sofrem de penria de gua potvel. Tambm o consumo marcado pela desigualdade sociopoltica. Sabemos que um americano consome em media 800 litros de gua por dia, um africano 30, um haitiano 20, um brasileiro 170, um israelita 260 e um palestino no atinge a marca dos 70 litros dirios. As doenas oriundas da gua so responsveis por 80% da mortalidade infantil nos pases pobres do hemisfrio do Sul. A poluio e a carncia de tratamento das guas engendram um imenso repertrio de doenas que matam cerca de 10 milhes de pessoas por ano, segundo estatsticas da Organizao mundial de sade. Diante da evidncia de uma crise em escala mundial, o rei do Marrocos afirmou, durante a cerimnia de abertura do Primeiro frum mundial da gua em Marraquesh (1996) que a gua seria, em breve, mais preciosa que o petrleo. Outros pressagiam que a gua se tornar uma nova commodity2 no mercado mundial.

O papel da educao
Neste painel dantesco, a educao freqentemente apontada como instrumento privilegiado para formar cidados e comunidades responsveis pela perenidade e qualidade das guas. Ainda que estejamos de acordo quanto ao potencial transformador da educao, nos perguntamos que tipo de educao poderia responder a esta nova demanda ? Esta pesquisa interroga e reflete sobre qual educao e quais valores humanos podero
A abordagem transversal em educao refere-se s atividades pedagogicas que ocorrem ao mesmo tempo em diversas disciplinas do curriculo, que articula multiplas linguagens e envolve todos os atores sociais que interagem na escola. 2 Palavra inglesa utilizada correntemente pelo mercado para designar produtos primrios cujo preo determinado pela oferta e procura internacional.
1

contribuir na busca de solues para a crise mundial da gua. possvel reencantar o olhar humano diante do elemento gua como paisagem, como alimento e como smbolo em uma civilizao dessacralizada, utilitria e consumista ? Como trabalhar a sensibilidade e a racionalidade face a uma matria aparentemente abundante, mas cuja escassez real coloca em risco nossa sobrevivncia ? O que fazer para que dados to alarmantes no se tornem de tal forma banalizados a ponto de no repercutirem mais que o instante em que so veiculados ?

O nicho e o eixo da pesquisa


Em uma escola rural, prxima do crrego Cachoeirinha, distante 42 km de Braslia, desenvolvemos com a equipe de professores, outros pesquisadores/educadores3 e toda comunidade escolar uma pesquisa-ao que teve a gua como elemento catalisador de todas as atividades curriculares. A metodologia transversal orientou a planificao, o desenvolvimento e a avaliao do projeto pedaggico da escola. A gua, esta matria fluida, plstica, transparente e insinuante, acompanhou o nosso percurso como metfora e como sujeito de articulao de nossos interesses, conhecimentos, sentimentos e tambm de nossas diferenas. Para o planejamento, a gua revelou sua capacidade de reunir a pluralidade de saberes que se apresentam na escola. Ela foi ainda a melodia e o ritmo para as transformaes que realizamos fora e dentro de ns. Outras formas de conviver, de ser e de fazer surgiram seguindo o curso da gua, emblema de uma ao continua e paciente que consegue pulverizar as formas existentes para coloclas a servio de novas criaes. Do ponto de vista do programa escolar, a gua como tema transversal estruturou os contedos de forma dinmica, interdisciplinar e multireferencial. Ao mesmo tempo conectou a escola aos problemas atuais da comunidade local e de todo planeta, pois discutir as questes dos recursos hdricos e sua gesto implica discutir as condies culturais e naturais da nossa sobrevivncia enquanto espcie e humanidade. Trabalhamos durante todo ano letivo juntos, afinando nossos pontos de vista comuns e tornando complementares nossas diferenas. No desenvolvimento do tema transversal nas atividades bimestrais da escola, confirmamos nossa hiptese inicial sobre o poder mobilizador da gua para uma comunidade rural. A abordagem transversal encontrou neste elemento a articulao por excelncia das atividades fragmentadas que se realizam na escola. A mobilizao dos alunos e das suas famlias confirmaram que a aprendizagem verdadeiramente significativa est ancorada na experincia cotidiana e no imaginrio que engendra e sustenta a vida comunitria.

A metodologia
A pesquisa-ao enquanto mtodo foi um instrumento mobilizador da criatividade e da autonomia no seio do grupo ; Esta metodologia revelou sua capacidade de articulao dos aspectos subjetivos e objetivos que envolvem os problemas vividos pelas pequenas comunidades, facilitando assim na busca de solues. Pela ao-reflexo compartilhada, o nosso grupo tornou-se o autor do projeto e da experincia vivida. Alguns conceitos e teorias apoiaram a reflexo permanente que realizvamos sobre o nosso fazer pedaggico. Entre elas figuram a abordagem transversal de Ren Barbier, a teoria da complexidade de Edgar Morin, a multireferencialidade de Jacques Ardoino, a corporeidade
As professoras Josefina Reis e Yara Magalhes participaram de todo trabalho de formao desenvolvido durante a pesquisa de campo. A cineasta Tnia Quaresma, moradora da regio, documentou em video o projeto.
3

de Merleau-Ponty e a pedagogia da autonomia e da esperana de Paulo Freire. Os conceitos de ecoformao de Gaston Pineau e de ecopedagogia de Francisco Gutierrez e Moacir Gadotti foram fonte de inspirao permanente da nossa prxis pedaggica. A escuta sensvel em sua dimenso clnica, tal como prope Ren Barbier contribuiu para que a palavra de cada membro fosse enunciada como revelao do outro e no como instrumento de dominao. Pela aceitao incondicional das nossas diferenas, nos deixamos transformar pelo conflito. Para ultrapassar os limites do mtodo discursivo, contamos com quatro eixos pedaggicos determinantes : trabalho com o corpo, atividades de arte-educao, observao e leitura do meio ambiente, reflexo permanente sobre o cotidiano e a pratica educativa desenvolvida junto comunidade escolar. Uma formao mestia de pensamento e ao, do simblico e do concreto nos tornou menos fragmentados e mais atentos.

O processo como resultado


A gua como tema permitiu que um movimento transversal concreto e simblico se instalasse. A pluralidade de representaes que envolvem este elemento facilitou, dentro de ns, o dilogo entre a tradio e a contemporaneidade, a cultura popular e o conhecimento sistematizado, o universal e o local, o imaginrio e o concreto, o coletivo e o subjetivo, a poesia e o real, a criana e o adulto. A gua nos conduziu s nascentes geminadas da natureza e da cultura, reconciliando assim nosso duplo pertencimento. Ela nos ensinou ainda a obedecer a vida e a guiar a vida, esta dupla pilotagem que sugere Edgar Morin. Por intermdio do trabalho corporal freqente, da leitura mitopotica do cotidiano, as novas aprendizagens, alimentadas pelas metforas da gua, parecem ter impregnado camadas mais profundas da nossa sensibilidade. Na concluso da tese confesso meu temor de que mais uma vez a descontinuidade desmobilize este trabalho, cuja fora de transformao se mostrou to evidente. Esta questo permanece, pois considero a descontinuidade como um trao cultural perverso das naes colonizadas cuja expresso cultural foi destruda ou sufocada pelo peso opressor da colonizao, como o caso da Amrica Latina.

Uma continuidade possvel


De retorno ao Brasil antes da defesa de tese4 pude constatar uma permanncia inesperada. Visitei novamente a escola, participei das festas de encerramento do ano letivo e conversei com quase todos professores do nosso grupo. Ainda que lastimassem a falta de continuidade do trabalho todos falaram da mudana pessoal que o nosso encontro significou para a prtica pedaggica de cada um. O diretor da escola Nova Betania nos convidou para que continussemos a experincia com temas ambientais no prximo ano letivo e nos contou que os laos com a comunidade estabelecidos durante o nosso trabalho haviam sido mantidos. Durante o desenvolvimento do nosso projeto, alguns alunos tiveram a oportunidade de participar da festa do divino, festejo tradicional do Centro-Oeste que rene danas tpicas e expresses religiosas, muito pouco conhecido pelas novas geraes da comunidade. No ano letivo seguinte, os alunos mostraram to grande interesse pela festa, que a escola decidiu sediar os festejos. Uma professora que havia sido transferida
A tese foi defendida em 18 de janeiro de 2002 no Departamento de Cincias da Educao da Universidade de Paris VIII.
4

para uma outra escola da regio procurou-me para relatar que havia conseguido trabalhar a gua como tema transversal junto as crianas da nova escola. Com o tempo, parte desta memria que a gua conseguiu resguardar em cada um de ns tender a se apagar. Entretanto, estou convencida de que um trabalho educativo capaz de englobar as mltiplas dimenses do humano, sustentado pela sensibilidade e criatividade dos seus participantes resulta em uma aprendizagem para toda vida. A transformao recproca do sujeito e do seu mundo repercute em profundidade e extenso nos processos de formao, como crculos concntricos da gua em movimento. Quando os alunos do Centro de Ensino Nova Betnia limparam o crrego Cachoeirinha e replantaram trechos da sua mata ciliar, eles saram transformados junto com o rio. Gente e ambiente revelaram-se como faces interior e exterior de uma mesma onda. Vera Lessa Catalo Braslia, fevereiro de 2002

S-ar putea să vă placă și