Sunteți pe pagina 1din 35

AS OITO CARACTERISTICAS DO ESTILO PAK HOK

O espirito ou filosofia do estilo Pai Ho (Pak Hok) de Kung Fu Shaolin est baseado em 8 (oito) caractersticas: Chan, Shang, Chuan, Tsieh, Hok Pu, Hok Chuei, Hok Sau e Hok Kou Sau. A primeira caracterstica, Chan, significa literalmente forma de crueldade. Entendemos que o objetivo fundamental das artes marciais a auto-defesa. Para fazer isso, necessrio estar mentalmente preparado. O praticante precisa ter um esprito de lutador para o qual no h limite, seja qual for o estilo de arte marcial, ser de alguma ajuda. A segunda caracterstica, Shang, significa literalmente formas de esquivas, inclui movimentos rpidos de esquerda e direita, avanando e recuando, pulando e esquivando. Em resumo, deve-se evitar o uso de fora brusca para enfrentar o golpe do oponente. A idia a de que se o oponente mais forte do que voc , e voc tentar interceptar ou bloquear seu golpe com fora brusca, voc no estar na melhor posio. Mas se voc desviar ou esquivar, ento no importa o quanto seja violento ou forte o golpe do oponente, ele perder seu impacto quando alcanar o pico deste momento. Voc estar em vantagem em frao de segundos para revidar. A terceira caracterstica, Chuan, so formas de perfurao e penetrao. A idia a de ataque no momento e no ponto onde o oponente menos espera. Essas caractersticas significam o esprito da perfurao ou penetrao atravs de um espao de tempo. A quarta caracterstica, Tsieh, so formas de interceptar. H quatro maneiras de interceptao, duas so rgidas e flexveis e duas so de mos e de pernas. A interceptao rgida para deter o golpe do oponente antes ou aps ele t-lo lanado de maneira que o oponente no possa golpear o alvo. Interceptao flexvel para anular o impacto do golpe do oponente por desviar o curso do impacto e fazer o oponente perder o seu equilbrio, se possvel. Interceptar com as mos dificulta o ataque do seu oponente em todos os planos (superior, mdio e inferior). O oponente est, deste modo, em um dilema e ele provavelmente precisar retirar-se. Sob essas circunstncias voc empurra para frente ao avana a postura e tem seu oponente sobre controle. A vitria no tardar se voc estiver decidido. A quinta caracterstica, Hok T'ui Bu, que significa postura da gara sobre uma s perna, essa postura seria derivada do Muy Far Chong (um termo cantons), que um sistema de treinamento em cima de tocos de madeira. Essa tcnica exige um maior grau de habilidade pela dificuldade em se manter o equilbrio e se baseia em mtodos e tcnicas para fortalecer os tendes. A sexta caracterstica, Hok Chuei, corresponde ao golpe mais poderoso do Kung Fu Pai Ho: o bico de gara, no qual todos os dedos se unem na ponta para aplicar aes de bicar nas partes vulnerveis do oponente, principalmente os olhos. A stima caracterstica, Hok Sau, quer dizer bloqueio rpido executado com as palmas das mos abertas no formato das asas da gara.

A oitava caracterstica, Hok Kou Sau, baseada no ataque, bloqueio e esquiva reunindo fora e agilidade, executados com o pulso em forma de gancho ou pescoo da gara.

HUNG GAR
Hung Gar um dos principais estilos de Kung Fu. O estilo Hung Gar formado por cinco tcnicas principais:drago, serpente, tigre, leopardo e gara. O estilo caracterizado com base de pernas e mos fortes. Sua pricinpal caracterstica a utilizao do ataques e defesas ao mesmo tempo.

HISTRIA DO HUNG GAR


Surgiu na Dinastia Ching, no ano de 1734, poca em que o imperador Yung Jing Ordenou a destruio dos Templos Shaolin . Depois da destruio dos templos, somente cinco monges sobreviveram ao massacre, sendo eles: NQ Mui, Gee Sin, Pak Mei, Miu Hin, Fung To Tak. Desses sobreviventes, o monge Gee Sin teve como discpulo um rapaz de nome Hung Hei Kun, que mais tarde construiu um novo templo Shaolin onde ensinava o Kung Fu nos moldes tradicionais, sendo o seu estilo conhecido mais tarde como Hung Gar (Familia Hung). Nos ultimos cem anos em Canto, regio Sul da China, existiram dez mestres que se destacaram por sua habilidade inigualavel. Por alcanarem grande fama, chegando a ser conhecidos como os Dez Tigres de Canto. Dentre eles, cinco eram eram mestres de Hung Gar: Tii Kiu San, Sou Rak Fu, Wong Fei Hung. O introdutor do estilo na America do Sul e Brasil, foi o Mestre Lee Hon Kay(Li Hon Ki).

KUNG FU SHAOLIN
Kung Fu Shaolin conhecido por movimentos tanto rgidos, suaves, compactos, rpidos e slidos. So todos realizados em posturas naturais e flexiveis juntamente com o trabalho de pernas firme e leve. No Shaolin Kung Fu, necessrio ser: hbil, discreto, corajoso, rpido e prtico.

SOBRE O ESTILO SHAOLIN KUNG FU


O Kung Fu Shaolin assim chamado em virtude de ter sido criado no Monastrio Shaolin nas montanhas Song (Songshan), no muncipio de Degfeng, na provncia de Henan. Ao redor destas montanhas existem muitos lugares de interesse histrico como tmulos antigos, pagodes, placas de pedra com inscries de templos construidos em diferentes pocas. Dentre as muitas relquias, o Monastrio Shaolin parcialmente preservado e o mais famoso.

O Monstastrio Shaolin teve uma histria turbulenta. Foi seriamente afetado por incndios em trs guerras, sendo o primeiro incndio na Dinastia Sui, o segundo na Dinastia Qing e o terceiro e catastrofico em 1928, quando o fogo destruiu valiosos documentos que relatavam o estudo do desenvolvimento do Shaolin Kung Fu No h evidncias conclusivas de quem criou o Shaolin Kung Fu, nem quando foi criado. Algumas pessoas dizem que foi desenvolvida por Bodhidharma, um monge indiano que veio a China 30 anos depois de Batuo, outros dizem que a prtica iniciou-se antes de Bodhidharma. Mas estudiosos dizem que o Shaolin Kung Fu no deve ser atribuido a uma s pessoa, pois foi criado e desenvolvido pelos monges do monastrio ao longo dos anos, com base em formas populares antigas.

LOUVA A DEUS
O inseto cuja aparncia de maior devoto do mundo, tem que ser o Louva-a-Deus. Com as patas dianteiras costumeiramente posicionadas de forma a sugerir as mos juntas de um devoto, ele se tornou o inseto mais referido em todas as artes marciais. Esse inseto se tornou to venerado, no por causa da sua aparente aura de religiosidade, mas por causa de sua reconhecida ferocidade, combatividade e tenacidade de vida. H trezentos e cinqenta anos um mestre de luta, Wang Lang, exaltava a pequena mas ativa criatura, criando o estilo Louva-a-Deus de auto defesa.

SOBRE O ESTILO LOUVA A DEUS


Wang um notvel guerreio que tinha habilidades com espada foi ao Templo Shaolin e publicou um desafio aos monges para testar suas habilidades contra ele em duelo amigvel. Devido sua insistncia, o monge mestre permitiu a Wang que um monge novato foi enviado para lutar contra ele. Para a surpresa e vexame de Wang, ele foi decisivamente derrotado por um novio. Se isolando nas montanhas Wang estava determinado a provar suas habilidades aos monges. Ele treinou diligentemente seu estilo "Caminho da Espada" (Tsien Tao) enquanto constantemente se exercitava e fortalecia seu corpo. Ele voltou ao monastrio convencido que estava pronto a mostrar aos monges sua superioridade. Os monges aceitaram mais uma vez o convite para testar suas habilidades. Novamente ele enfrentou o monge mais novo. Com um sentimento de entusiasmo ele venceu o jovem monge principiante. Derrotou ainda outro monge, de baixa graduao, e outro de categoria mais elevada. Wang estava comeando a sentir confiana em sua invencibilidade, at que enfrentou o monge mestre. Com a ordem Shaolin observando, Wang no foi capaz de tocar o mestre. Novamente, para tratar de seu corpo e do seu orgulho ferido, Wang desapareceu na floresta para contemplao. Um dia, enquanto descansava debaixo de uma rvore, Wang ouviu a longa nota aguda de uma cigarra em um galho baixo no arbusto acima dele. Olhando para o alto, Wang reparou em um frgil e com aparncia quase quebradia Louva-a-Deus engajado em uma luta de vida ou morte com a grande cigarra.

A cigarra estava fazendo o mximo. Sua cabea contra o Louva-a-Deus quase o imobilizava com sua tenacidade. Foi quando o Louva-a-Deus reagiu com ferocidade usando sua forte virada de patas e mordendo a boca para agarrar a robusta cigarra e desfaze-la da posio em que estava. O carnvoro Louva-a-Deus consumiu a sua vtima. Altamente impressionado com o que vira Wang decidiu capturar o inseto vitorioso e ento observar os seus movimentos defensivos e ofensivos. Usando um graveto de pequeno comprimento ele cutucava e provocava o Louva-a-Deus em todas as direes. Invariavelmente o Louva-a-Deus, com sua cabea capaz de virar para qualquer direo, se defendia quando provocado de frente ou de costas. O perseverante inseto tornou-se a inspirao de Wang para o seu novo sistema de combate. Com cuidado meticuloso, ele ordenava os movimentos defensivos e ofensivos do inseto em umaarte de luta humana. Ele a dividiu em trs principais categorias: Peng Pu, mtodo importante de bater ou tirar o antagonista de seu balano; Lan Tseh, usado para restringir ou reduzir a fora do oponente; e Pa Tsou, a defesa "oito cotovelos". Depois de sua preparao pessoal, ele finalmente acreditou que estava pronto para testar seu novo estilo de luta contra o mestre dos monges. Armado com seus movimentos inspirados no Louva-a-Deus, Wang extraordinariamente derrotou o mestre dos monges com suas tticas de inseto selvagem nunca antes usadas por um homem. Os monges aceitaram respeitosamente a sua derrota, mesmo com surpresa, e procuraram aprender o novo e estranho sistema. A palavra de sua vitria se espalhou pelas provncias. Wang Lang era o novo heri das artes marciais. Sendo logo rodeado por discpulos. O sonho das artes marciais de Wang Lang foi finalmente realizado. Sua escola de auto defesa do Louva-a-Deus se tornou extremamente proeminente no Nordeste da China, considerada por alguns como sendo a maior durante seu tempo de vida. O venervel Wang morreu anos mais tarde, feliz e famoso mestre de luta. De qualquer forma, sua cuidadosa herana do estilo Louva-a-Deus se dividiu na dinastia Ching quando quatro discpulos, cada um desejando fazer inovaes e se desligaram da escola fundadora. O Mestre Louva-a-Deus disse ento que seus desejos poderiam ser satisfeitos com uma condio, que cada discpulo nomeasse seu sistema individualmente, de acordo com as marcas das costas de um Louva-a-Deus capturado por cada um. Um tinha a aparncia do smbolo Yin-Yang (Tai Tsi), outro parecia com uma flor de ameixa (Mei Hua) e no outro um conjunto de marcas que tinham a aparncia de sete estrelas (Tsi Tsing) . Houve um Louva-a-Deus que no tinha marca aparente. Este estilo ficou conhecido como estilo despido (estilo sem marca - Kwong Pan).

LOU HAN
O estilo Louhan Quan foi criado por monges no Templo de Shaolin a partir da observao das diferentes posturas e expresses das esttuas do Templo e da meditao.

Eles acrescentaram a essas posturas as habilidades de combate. No perodo contemporneo vivia Mestre Miao Xing,que tinha sido chamado "Ouro Arhat ". Ele era um nativo de Dengfeng na Provncia de Henan, e soube das habilidades de combate como tambm estando apaixonado por artes literais, especialmente Budismo. Ele trabalhava e praticava a o budismo e artes marciais. Depois ele viajou ao longo do pas e reuniu muitos mestres de Wushu. Desse modo ele dominou as artes marciais de estilos diferentes. Vrios anos depois Miao Xing raspou a cabea para se tornar monge do Templo de Shaolin, mas continuou a praticar a arte marcial no tempo excedente. Uma vez ele foi visto praticando a arte marcial pelo abade do templo que o elogiou e lhe ensinou o Shaolin. O abade tambm ensinou para Miao Xing o estilo de Lou Han. Sempre que surgiam desafiantes para enfrentar as artes marciais de Shaolin, o abade designaria Miao Xing para enfrentar. E sempre Miao era o vencedor, assim foi ganhando o respeito entre outros monges. Eventualmente Miao foi promovido a supervisor do templo e foi requisitado que ensinasse as artes marciais a outros monges. Depois da morte do abade, Miao Xing o sucedeu e tambm serviu como o chefe de Shaolin. Ele teve uns 5.000 discpulos monges e 200 discpulos leigos. Em 1939, Mestre Miao Xing faleceu com a idade de 58 anos.

CARACTERSTICAS DO ESTILO LOU HAN


Bodhidharma foi o introdutor da filosofia Cha`n (Zen) e transmitiu tcnicas de exerccios internos e respiratrios alm de mtodos inditos de artes marciais aos monges que viviam no Monastrio Shaolin. Com os conceitos do Wu De (virtude marcial) ele deu um novo rumo s artes de guerra do oriente, utilizando-as tambm para a elevao espiritual dos seus praticantes. O Templo Shaolin foi o bero de praticamente todos os estilos de luta originrios do oriente, bem como um dos maiores centros de desenvolvimento do budismo na China. Nele se originaram todos os estilos de Wushu Chins que se espalharam por todo o territrio da antiga China, inclusive o sistema Lou Han (guardio de Buda). O Shaolin Wushu tem caractersticas nicas, e resduos de seus movimentos podem ser encontrados em praticamente todos os estilos de Wushu. Suas origens provm da tradies budistas do Monastrio, religio que exige dos seus praticantes grande disciplina e controle fsico e emocional. Os monges tambm obtiveram suas experincias em campos de batalha e o Shaolin Wushu obteve caractersticas militares. A forma embrionria do Shaolin Wushu so as 18 mos de Lo Han, tcnica criada pelo patriarca Bodidarma e batizada em homenagem aos seus dezoito principais discpulos, sendo que 16 deles eram indianos e somente dois chineses. Seus movimentos so lineares, compactos, poderosos, simples, com tcnicas voltadas para o combate real. Em todo o momento trabalhada a energia interna Chi, projetando a fora para a frente e utilizando-se da do adversrio.

LEOPARDO / PANTERA

Leopardo: O principal golpe do leopardo um punho veloz e penetrante, semelhante a uma machadada, para atacar pontos vitais e costelas. Sua tcnica desenvolve a fora muscular e a velocidade. Os movimentos so rpidos, poderosos e procuram a imobilizao.

SOBRE O ESTILO DO LEOPARDO / PANTERA


Desenvolvido pelo monge Mot, o estilo do leopadro vem da familia do estilo do tigre e usado para desenvolver velocidade e fora. Esse estilo tem movimentos no ortodoxos, ritmo quebrado, e tcnicas rpidas. Sua caracterstica principal o ataque com o punho de maneira rpida e veloz.

MACACO
Macaco: Estilo do norte de Kungfu chins e considerado por muitos ser um dos estilos mais incomuns e no ortodoxos das artes marciais. composto dos movimentos, caractersticas, e o esprito dos macacos. Este estilo muito forte nas pernas e saltos.

SOBRE O ESTILO DO MACACO


A histria de Ta Sheng Homens, ou Kung Fu de Macaco comea prximo ao fim da Dinastia Ching (1644-1911), quando um lutador do norte da China, Kou Sze estava preso por matar um aldeo. O castigo para esse crime era morte ou priso perptua. Para salvar Kou Sze de qualquer penalidade um amigo ntimo e influente conseguiu subornar o juiz para reduzir a pena de Kou Sze a oito anos de priso. Para Kou Sze, a priso se tornou uma bno. A priso ficava situada em uma floresta nos arredores de cidade. Por um estranho destino a janela da cela dava de frente para um bosque de rvores altas que abrigaram uma colnia de macacos tagarelando brincando e balanando de rvore em rvore. Fascinado pelas artimanhas brincalhonas dos macacos entre a rvore, Kou Sze gastou horas os observando todos os dias no hbitat natural deles. Ele cuidadosamente estudou o comportamento deles em situaes diferentes, e depois de longos anos era capaz de distinguir as caractersticas diferentes dos macacos. Depois de categorizar cada macaco por sua habilidade e tcnicas, Kou Sze percebeu que estas aes eram compatveis com o Tei Tong , um Kung Fu que ele tinha aprendido de infncia. Kou Sze decidiu combinar ento este o Tei Tong com os movimentos de macaco. O fim do termo de priso dele marcou o verdadeiro comeo da arte de Ta Sheng (o Grande Salva). Kou Sze nomeou este macaco especial que luta em honra de Sol Wu Kung, o Rei de Macaco legendrio na Viagem de folclore "chinesa para o Oeste ". Kou Sze fundou a arte de Ta Sheng em vrios princpios de manobras que incluem agilidade, agarrar, cair e saltar. Atravs do estudo cuidadoso dos hbitos do macaco Kou Sze pde destiguir as reaes dos macacos e os categoriza-los em cinco personalidades diferentes, criando as cinco formas do macaco:

O Macaco alto O Macaco de madeira O Macaco Perdido O Macaco de Pedra O Macaco Bbedo Esse estilo foi passado de gerao em gerao at que o Mestre Chat de Cho Ling decidiu passar no inteiro Arte de Pekkwar e todas as cinco formas do macaco e ensinou a Paulie Zink que passou ao seu amigo intimo Mestre Michael Matsuda. Um grande mestre tambem que conheceu esta arte do Macaco foi Wang Lang, criador do sistema Louva-a-Deus, que aproveitou algumas caractersticas do macaco para aperfeioar o seu estilo.

SHAOLIN DO NORTE
Shaolin do Norte - Pek Siu Lum ou Bei Shaolin - um estilo de Kung-Fu originrio do mosteiro budista de Shaolin ("Floresta Jovem"), no norte da China. Segundo os registros histricos, um dos mais completos dentre os estilos originrios do mosteiro. Este estilo enfatiza tcnicas avanos rpidos e retiradas, posies largas, chutes altos, rapidez, agilidade e ataques agressivos.

SOBRE O ESTILO SHAOLIN DO NORTE


Os movimentos do Shaolin do Norte foram criados com base nos animais e elementos da natureza. O Estilo Shaolin do norte composto de onze katis, divididos em dois grupos: cinco curtos e seis longos. Sua prtica que todas as partes do corpo, foram desenvolvidas para aumentar a resistncia, fora, velocidade, equilibrio e elasticidade, alm de aprimorar a capacidade de concentrao e respirao. O estilo tambm envolve o combate livre e tcnicas de quebramento, possibilitando uma evoluo maior do praticante atravs de exercicios altamente elaborados e de eficincia logamente comprovada. O Shaolin do Norte foi "trazido" ao sculo XX pelo gro-mestre Ku Nei Chang (tambm conhecido como Ku Lu Zan ou Ku Yu Cheung), herdeiro direto das tcnicas ensinadas aos monges desde o sculo VI d.C. Mestre Ku, foi viajou ao longo do norte da China para aprender o mximo dos sistemas de Kung Fu do Norte, e aprendendo estes estilos ele o organizou e fez com que o estilo fique conhecido como hoje. Mestre Ku Nei Chang foi professor de Yang Sheung Mo. que por sua vez teve como seu principal aluno Chan Kowk Way, introdutor do estilo no Brasil (1960).

SERPENTE DIVINA

O estilo Shen She Chuen (serpente divina) originou-se na provncia de Fujien quando um Monge do Templo do Bambu ministrou a Hsu Yin Fong uma tcnica particular do templo chamada Hok She Tchu (unio da Gara e da Serpente).

SOBRE O ESTILO DA SERPENTE DIVINA


Aps a morte do Monge Hsu estas tcnicas foram aprimoradas e em homenagem ao Monge, o estilo foi batizado de Shen She Chuen, que significa "Punho da Serpente Divina", uma vez que o Ideograma "Shen" para os chineses significa Deus. Consiste em defesa e trabalha movimentos ofensivos com apunhalar e movimentos de espada cortantes. H foco na velocidade dos giros e movimentos de corpo contnuos. O estilo Shen She Chuen executado com as mos esculpindo a cabea de uma serpente em uma mistura de "duro" e "suave". Contando com movimentos lentos e suaves, o adversrio pode surpreender-se com sua flexibilidade, velocidade e fora, desde que bem concentrado chi (Energia Interior).Seu objetivo nos ataques a busca dos pontos vitais como olhos, garganta, plexos, vo entre as cxas e abdmem. O estilo chegou ao Brasil em 1980 sob superviso do Mestre Hu Chao Tien, discipulo e filho do Mestre Hu Shi Wen. Hoje o estilo tem a superviso do Mestre Dani Hu (Hu Chao Hsil), filho do Mestre Hu Chao Tien. "O Punho da Serpente" possui seis fases afim de desenvolver os cinco conceitos do estilo, que so: - Velocidade: atacar com batidas rpidas e inesperadas, usando passos rpidos, geis e leves; - Envolvimento: a curta distncia, envolver os membros do oponente confundindo suas posturas e usando-as a seu favor. Quando a longa distncia, aguardar a abertura de uma postura adequadamente contida; - Surpresa: atacar em diferentes ngulos continuamente; - Saltos: para trs ou para os lados, evitando ataques desnecessrios e no comprometendo os membros principais para locomoo e equilbrio; - Fuga: quebrando o contato e escapando quando o golpe no obtiver a penetrao adequada; representado no Brasil por Dani Hu que comeou a praticar o estilo com seis anos de idade em Macao, um porto territorio portugus no Mar da China.

SHUAI CHIAO
O Shuai Chiao considerado a forma mais velha de kungfu chins. mencionado como "Chiao Ti" em textos que se referem mais de 3000 anos atrs. O lutadores de Shuai Chiao necessitavam usar capacetes grandes, e tambm de movimentos de brao abertos e rpidos. Isso fez o estilo se tonar poderoso.

Shuai Chiao foi usado como treino bsico para soldados na China por milhares de anos. A arte projetada para sobrevivncia nos caos do campo de batalha. Nesta arte so usados lanamentos poderosos, projees e lutas de cho. Durante os sculos, o Shuai Chiao se manteve fiel as suas razes, e ganhou sofisticao. O Shuai Chiao moderno chamado freqentemente de "aplicao de Tai Chi Chuan" com as mesmas tcnicas evasivas misturando e superando ento, a fora de um ataque. A nfase para o iniciane nos mtodos de lanamentos. Os estudantes de Shuai Chiao tambm praticam chutes e perfurao do oponente. A maioria dos lanamentos clssicos seguido de uma perfurarao, ou seja, agarrando um ataque ou chute e usando um ponto de partida para o contra-ataque. O Shuai Chiao ainda combina um pouco de "chi-na ", e estas caractersticas fazem est arte antiga, um forma muito efetiva de autodefesa em tempos modernos.

WING TSUN
O Wing Chun tem sua origem como um sistema de arte marcial chinesa durante a dinastia Ching, e cujas as idias bsicas foram formuladas pela monja budista do templo Siu Lum (Shao Lim), Ng Mui.

SOBRE O ESTILO WING CHUN


Com bastante experincia em todos os tipos de pugilismo da poca, Ng Mui era reputada como lutador nmero um do templo e famosa por sua grande habilidade no mui fah jong, aparelho de treino utilizado para aperfeioar a postura e o equilbrio. O sistema em desenvolvimento que seria chamado mais tarde de Wing Chun no fora ensinado ou mostrado por Ng Mui a outros monjes ou possveis alunos do templo. Acredita-se na possibilidade de Ng Mui criar este estilo para que fossem treinados rebeldes em um espao de tempo mais curto que os demais estilos do templo. Ng Mui incorporou caractersticas da gara e da serpente, tais como a agressividade de maneira precisa e o emboscar para a captura da presa. Ng Mui viajou no anonimato, trabalhou como simples membro de uma companhia de pera chinesa at chegar ao mosteiro Tai Lung, onde se fixou. Nesse mosteiro continuou sua prtica, e conheceu uma jovem chamada Yim Wing Chun que havia aprendido algumas artes marciais Siu Lum, por ter seu pai treinado num templo prximo a Canto, local que tivera que deixar devido a problemas com o imprio de Ching. Yim por ser uma mulher bela, chamava a anteo, at que um dia Wong, exigiu casar-se com ela, que j comprometida recusou-se. Wong no gostando disso travou uma luta com o pai de Yim machucando-o muito. Foi ento que Yim Wing Chun buscou auxlio com Ng Mui e esta decidiu ensinar-lhe o sistema de luta que havia criado. Yim Wing Chun passou a treinar sem descanso. No dia em que Wong apareceu para lev-la, Yim Wing Chun o desafiou para uma luta. Rindo, Wong lhe disse para dar o primeiro ataque.

A jovem lutadora sem ficar intimidada, desferiu ento um nico soco no peito de Wong e este caiu por terra. Registrou-se que mais tarde o tirano faleceria em consequncia do ferimento interno causado por aquele soco. Mais tarde, Yim Wing Chun casou-se com quem estava comprometida, Leung Bok Chau. Este praticava artes marciais, porm achou que a habilidade que a mulher apresentava era muito superior aos estilos conhecidos e quis praticar o sistema ao qual deu o nome de "Wing Chun" em homenagem esposa.

HISTRIA DO WU SHU MODERNO


Liu Yu, nascida na China, foi membro da equipe profissional Jiangsu Wushu. Ela se graduou na Universidade de Educao Fsica de Beijing e tem bacharelado em artes marciais chinesas. Hoje rbitro qualificada internacionalmente, certificada pela Federao Internacional de Wushu (IWuF na sigla em ingls) e stimo Dan de Wushu, certificada pela CWF. Ela foi treinadora da equipe americana de Wushu de 1997 a 1999 e arbitrou no Campeonado Mundial de Wushu em 1995. Atualmente Liu Yu a Presidente do Wushu Taichi Center em San Lius Obispo, California. Muitas pessoas, inclusive que praticam artes marciais chinesas, ainda se perguntam o que Wushu. Wushu a palavra mandarim para artes marciais, e a expresso usada na China. Os ocidentais esto mais familiarizados com o termo Kungfu que na verdade se traduz literal e simplificadamente como habilidade. Wushu um esporte tradicional chins que se atenta tanto para exerccios externos como internos, com movimentos de luta e seus principais contedos. O Wushu inclui o Taolu (rotinas de exerccios) e Sanshou (luta). O Wushu Moderno, ou o que as pessoas chamam de Wushu Contemporneo, baseado nas artes marciais chinesas tradicionais. Entretanto o Wushu Moderno s foi criado nos anos 1950. O Presidente Mao determinou que o velho deveria servir ao novo e instruiu os mestres tradicionais de Wushu a criar um esporte novo para a sociedade socialista moderna.

Introduo O Kung-Fu originrio da China e nasceu da necessidade de sobrevivncia dos antepassados na luta contra animais ferozes e contra inimigos. Conta a lenda que certa vez, um monge chins -Ta Mo - subiu numa montanha e se ps a contemplar o movimento dos animais, as posies que tomavam para a luta e a maneira como se defendiam dos ataques. Observando tais movimentos, desenvolveu um trabalho de adaptao desses animais para o homem, estruturando-os de acordo com as possibilidades fsicas do homem. Assim nasceu o Kung-Fu, como chamam os ocidentais esta luta chinesa. Esta arte marcial milenar vem orientando as pessoas, bem como ajudando os jovens a se direcionarem em disciplina, respeito com os colegas. De um modo geral, estrutura o corpo fsico, em combinao com a mente, extravasando as ansiedades, angstias e stresses acumulados no dia a dia, fortalecendo-os. Pode ser praticado por adultos e crianas de ambos os sexos. Combina-se ginstica completa de todo o corpo, bem como movimentos, denominados Katis, onde compila-se, em sequncias baseadas em movimentos de animais, mos e pernas. Decorrentes das observaes dos ataques dos animais, de onde originou-se o Kung-fu, surgiram os vrios estilos praticados no mundo, conseqentes das mutaes e adaptaes para o ocidente. Hoje a realidade brasileira mostra uma arte marcial chinesa (Kung-fu), voltada para o bem estar fsico e mental do praticante. No h para o seguidor, na medida em que passa a conhecer o fundamento da doutrina, aspiraes de ser um "lutador profissional", seu treinamento voltado para o relaxamento da mente e o desenvolvimento corpreo, atribuindo-lhe sade e bem estar. O Estilo que praticamos, FEI HOK PHAI, que em chins significa Estilo da Gara em Vo, mescla movimentos de leopardo, gara, macaco, serpente, entre outros, todos voltados, pela seqncia de seus movimentos, para a sade fsica do praticante. Cada um desses seguimentos, medida que aprofunda-se em seu treinamento, proporciona diferente exerccio para o estudante: movimento do macaco - fortalecimento dos membros inferiores; movimento da gara - fortalecimento dos punhos. Essa a doutrina a dotada pelo Kung-Fu no Brasil: fortalecimento do corpo e da mente com disciplina e sade. Benefcios

Controle Fsico: desenvolvimento da coordenao motora, fora, resistncia flexibilidade, velocidade, ritmo, auxiliando no crescimento e ainda controle do aumento e diminuio do peso. Controle Emocional e Mental: proporciona maior segurana, tranquilidade e controle das aes, desenvolvimento do raciocnio, os reflexos, maior ateno e concentrao mental. Defesa Pessoal: muito rico em tcnicas de defesas diversas, incluindo variadas tcnicas de ataque que por sua vez s dever ser usada, em ltimo recurso.

Filosofia a Ser Seguida Pelos Praticantes de Artes Marciais

CHI - Firme de carter Desenvolver responsabilidade, sinceridade, honestidade e serenidade para viver em paz, conhecer a si prprio, estabelecendo objetivos e prioridade. HEI - Desprendido de valores Ser fiel e amigo, estando sempre disposto a ajudar os companheiros na amizade. JUNG - Corajoso e herico Auxiliar os fracos e combater os abusos, com absoluta iseno de discriminao, ajudar sempre aos necessitados e oprimidos, atravs da justia, em harmonia com a fora. WAI - Ativo em todos os empreendimentos Usar da inteligncia, raciocnio e disciplina para manter uma postura ativa, oportuna e responsvel. No se moldar aos aspectos das mentes de outras pessoas e estar sempre disposto ao aprimoramento do raciocnio, sendo sempre assduo e pontual, no usar meios ilcitos e abusar da ganncia para obter a riqueza e valores morais, visto que o essencial da vida ter sade, amigos e felicidade.

GARRA DE GUIA
Este estilo inspirado nos movimentos da guia em ataques contra suas presas. Assim como o estilo do Tigre, possui um longo treinamento para o fortalecimento dos dedos, s que com nfase no polegar, indicador, mdio e anelar, que adiantam-se curvados, formando o que aparenta ser a garra de uma guia. Em suas tcnicas o estilo da aguia especialista em tores, que na maioria das vezes antecedem um quebramento.

HISTRIA DO ESTILO GARRA DE GUIA


A Histria do Garra de guia comea com um garoto, rfo de pai, criado pela me viva, Seu nome era O Fei. Quando pequeno, OFei tinha um padrinho e professor chamado Chow, com o qual estudava caligrafia, literatura, matemtica; Enfim, estudos em geral. Este professor foi aluno dos monges do Templo Shao Lin e alm de outras coisas aprendeu diversas tcnicas de Kung Fu, dentre elas os movimentos de guia. Naquela poca no existiam escolas primrias. As crianas aprendiam as coisas bsicas com os pais. Depois era contratado um professor particular, que lhes ensinaria todas as matrias. OFei comeou os estudos com a me e os terminou com Chow, que o ensinou tambm os movimentos de guia que havia aprendido com os monges Shao Lin. Em outras palavras, o estilo Garra de guia tem origem no Templo Shao Lin, e foi aperfeioado por OFei, a quem chamamos de Fundador do Estilo Garra de guia. J adulto, por volta de 1123 d.C., OFei tornou-se um General do exrcito chins e treinava seus oficiais na prtica do Kung Fu para que estes, por sua vez, ensinassem aos seus soldados. OFei foi um General bem-sucedido, excelente guerreiro, inteligente, disciplinado e justo.Aps O Fei, coube ao monge Lai Tchin a responsabilidade de preservar a arte. Lai Tchin, transmitiu o estilo para o Monge Tao Tchai, que ensinou ao Monge Fa San, que aprimorou o treinamento, acrescentando saltos e tcnicas de perna, e tambm foi o primeiro monge a ensinar o estilo Garra de guia fora do Templo Shao Lin, aps o tempo de OFei. Sob outro imprio Fa San ensinou Lau Si Chang, natural de Hon Wen, norte da China. Lau Si Chang foi um dos maiores divulgadores do estilo Garra de guia, pois tambm era general, e esses ensinamentos chegaram at o Gro-Mestre Lau Fat Moun, que passou ao seu discipulo Li Wing Kay, representante do estilo no Brasil desde 1971 quando chqgou aqui. Comeou a praticar Kung Fu com sete anos de idade.

BBADO
Essa tcnica situa em como se o praticante estivesse embreagado. Combina movimentos como tropear, balanar e cair exatamente como um bbado. As mos se posicionam

como se estivesse segurando uma chicara chinesa ou um copo em que os bbados tomam suas bebidas. O estilo do bbado exige muita habilidade, flexibilidade pois usase chutes, voadoras, semi-mortais, rolamentos para confundir o oponente. O praticante tm que ser rpido e fingir defesa enquanto est tentando atacar e apontando em uma direo mas atacando em outro. Vrios graus de embriaguez so demonstrados por gamas diferentes de movimentos e expresses no olho.

HISTRIA DO ESTILO DO BBADO


A lenda conta que existiam oito imortais que dedicavam o tempo pratica da meditao. Combinavam as tcnicas antigas de Yoga Chinesa (Kai Men / Chi Kung) obtendo habilidades extraordinrias.Com o passar do tempo eles aprenderam e desenvolveram tcnicas avanadas como o estilo bbado.Estes oito grandes mestres aprenderam a dominaram o controle da energia (Chi Kung em seu nvel mais avanado). Dentro deste grupo havia uma monja que era hbil no manejo de todas as tcnicas de pernas que se desenvolveu atravs da Chi Kung marcial. Este estilo foi levado ao templo Shaolin para ser ensinado aos alunos mais avanados. Aps a destruio do Templo Shaolin vrios monges escaparam e se esconderam em aldeias, e para no serem reconhecidos trocavam seus nomes e se vestiam como mendigos. Em cada aldeia deixavam ensinamentos que os aldees os melhoravam adaptando a seus custumes e estruturas fsicas. Nessas transformaes surgiu o estilo do bbado do sul da China, que no to vistoso e sim efetivo na luta, nesse momento nasce o basto do mendigo do sul, nome dado em honra a um monge que caminhava pelas aldeias fazendo-se passar por mendigo cego e que manejava seu basto com grande habilidade. O estilo do bbado com o tempo foi aperfeioando, mas perdia sua essncia por ser um estilo difcil de aprender e executar. Todos estamos aptos para esta tarefa, mesmo sendo necessria uma preparao fsica, mental e espiritual muito refinada. Este estilo se destaca pela habilidade de enganar o inimigo ultilizando o desequilbrio, giros, saltos, esquivas e acrobacias, ultilizando a fora do oponente confundindo-o. As tcnicas so ultilizadas com energia interna desde o Tan Tien, fora do abdomem, quadris e ombros, que se combinam para lanar golpes de punhos e pernas seguidos de rasteiras. A finalidade do estilo manter o corpo em bom estado no plano fsico para transformar e armazenar energia (Chi Kung) que usada em nveis mais avanados. prtica do estilo bbado um conjunto de tcnicas altamente refinadas, e por isso considerada como o limite mximo do plano fsico dos lutadores .

HISTRIA DO CHIN 'NA

Chin'Na a arte de lutar agarrando e controlando o oponente. Suas razes vm do Tien Hsueh (ataque aos pontos vitais) e Shuai Chiao (luta que consiste em lanar o oponente), que datam de milhares de anos atrs - muito antes do moderno Aikido de hoje e do Jiu-Jitsu serem organizados na sociedade moderna. Chin'Na Shaolin a me de todas as artes que agarram. Desde que os monges de Shaolin se comprometeram com uma vida de no-violncia as tcnicas de Chin'Na eram uma forma importante de defesas para eles.Permitiria neutralizar o ataque de um oponente sem o golpear! Embora o Chin'Na tenha sido usado de uma forma ou de outra por muitos anos, os monges de Shaolin o transformaram numa arte ao invs de somente tcnicas. O Chin'Na uma tcnica altamente efetiva que ensinada atualmente as polcias em todo o mundo. No incio de 1600 os funcionrios do governo buscaram mtodos mais coercivos para subjugar os criminosos sem os matar. O Chin' Na evoluiu em um sistema completo de capturar e deter, que foram desenvolvidos na dinastia Ch'ing (1644-1911 d.C.). Foi quando o Chin'Na se tornou parte do programa de treino bsico para o exrcito chins e policia da provncia. O Shuai Chiao uma forma de lutar na qual combinada a fora fsica com a tcnica para lanar os oponentes de uma posio parada. O Chin'Na usa manipulao para lanar o oponente. Chin'Na usado para imobilizar qualquer parte do corpo de uma posio em p ou de uma posio no cho. Ao contrrio da convico popular, o Chin'Na trabalha no cho. Na realidade melhor no cho do que de p porque no h como o oponente se esquivar, uma vez que suas articulaes foram imobilizadas. O Chin'Na no tem formas, s tcnicas de apresamento bsicas e avanadas (Tsouh Guu - deslocando os ossos) executadas com muitas variaes. Acrescente a isso,tcnicas de dividir o msculo/tendo (Fen Gin) impedindo a respirao (Bih Chi), impedindo ou bloqueando a veia/artria (Duann Mie), pressionar a artria, e pressionar as cavidades (Tien Hsueh), e voc tem um sistema extremamente efetivo de controlar seu oponente. Na realidade, um sistema muito cientfico baseado nos movimentos mecnicos. Em geral, dividir o msculo/tendo, deslocar o osso e algumas tcnicas de impedir a respirao so relativamente fceis de aprender, e a teoria que os envolve fcil de entender. J bloquear a veia/artria e cavidades so tcnicas altamente avanadas que exigem conhecimento detalhado do local onde so aplicadas. Estas tcnicas podem causar a morte, assim o instrutor deve ser muito cuidadoso a quem passar este conhecimento. Chin'Na ("Chin" significa apresar, agarrar, Na significa controlar) uma tcnica Chinesa muito antiga, desenvolvida principalmente pelos monges Shaolin e aperfeioada posteriormente pelo famoso guerreiro Yeuh Fei, que visava principalmente o controle e domnio do adversrio, sem ser necessrio mat-lo

CHOY LAY FUT

Choy Lay Fut: Tcnica conhecida por desferir de movimentos rpidos e flexveis, com as pernas e mos. Este estilo surgiu da unio de trs monges com quem Chan-Heung o aprendeu, e por isto ele deu o nome de seus Mestres ao estilo.

HISTRIA DO ESTILO CHOY LAY FUT


A mais de um sculo atrs, um jovem chamado Chan-Heung, que amava as artes marciais, j havia tido uma profunda formao nestas artes sob a paciente orientao de um monge Shaolin, Choy-Fok, que o apresentou para um famoso artista marcial chamado Lay Yau-Shan. Chan-Heung ento o seguiu para aprender o kung fu de LayKar Kung Fu, que era renomado por sua ferocidade na luta e movimentos rpidos. Por oito anos Chan-Heung aprendeu os fundamentos daquele estilo. Como Choy-Fok e Lay Yau-Shan estavam satisfeitos com seu progresso e suas conquistas, e como tinham mente aberta, eles o encorajaram a percorrer um longo caminho para a montanha BakPai que ficava na China central, para seguir um monge chamado "Monge Grama Verde" para aprender o sofisticado estilo "Palmas de Buda" e seu astuto e poderoso golpe com a palma da mo. Depois de pedir muito, Chan-Heung foi aceito pelo Monge Grama Verde, e sob as suas instrues adquiriu mais conhecimentos sobre arte marcial.Quando Chan-Heung voltou para casa, de Bak-Pai, suas habilidades no Kung Fu eram soberbas e seu talento comeou a ser admirado. Como a arte de Chan-Heung englobava o ensinamentos de seus trs professores e tambm suas prprias descobertas e experincias, ele estabeleceu um novo estilo de arte marcial que era nico e completo. Para popularizar sua nova arte torn-la fcil de se identificar, Chan-Heung a chamou de "Choy Lay Fut".

Porque ele escolheu este nome?


A principal razo foi que Chan-Heung queria expressar o seu respeito e gratido aos seus professores. Era exatamente este o esprito de "respeito por seu professor" que era sempre enfatizado no Kung Fu Chins. Chan pegou o primeiro nome de seu primeiro e segundo professor: "Choy" e "Lay" respectivamente como as duas primeiras palavras, j que o seu terceiro professor, "Moge Grama Verde", tinha abandonado seu nome original devido, a sua devoo ao monastrio e Chan usou a palavra "Buddha" (Fut) que era a religio que o monge pregava e a colocou como a terceira palavra do nome de usa arte. As trs palavras, "Choy", "Lay" e "Fut" juntas se tornaram um estilo de Kung Fu chins que veio para o presente e se tornou o mais popular estilo entre os praticantes.

DRAGO
O Drago um animal mistico com poderes incrveis sobre o cu e a terra. conhecido por suas formas de ataques e defesas fechadas e pegadas muito perigosas e destrutivas, como ataques ao joelho, tornozelo, juntas e cotovelo. Os movimentos so longos, contnuos e coerentes.

HISTRIA DO ESTILO DO DRAGO


A origem deste estilo enigmtico freqentemente questionado, muitos estudiosos dizem que o estilo teve origem nos anos 1750 - 1800 e foi desenvolvido pelo monge Budista tailands - Yuk. Durante um festival chamado Yue Shen, para qual vinha lutadores de Kung Fu de toda a China, Yuk conheceu Lan Yiu Kwai que fazia demonstraes neste festival. Yuk lhe diisse que o seu Kung Fu era bonito mas no tinha uso pratico. A Monja Lan ao ouvir isso ordenou que 11 estudantes o atacassem, mas os mesmos no foram capazes nem de tocar Yuk. Impressionada ela prpria o ataca e ordenou tambm que seus estudantes atacassem novamente. Mas desta vez Yuk derruba todos os estudantes menos Lan. Diante desta pura demonstrao de Kung Fu a monja Lan cai ao p de Yuk e pede que a aceite como discpulo. Yuk aceitou e comeou a ensinar a Monja que se tornou um dos "5 tigres de Canto" e Yuk ficou conhecido como um Mestre de Drago. Este estilo conhecido por defesas e ataques fechados e "Mok Kiu" (entrelaar os braos). Possui cinco formas que mostram o poder do Drago, que so conhecidas como: NGAN (olhos), SUN, (mente), SAU ( palma), YIU (cintura), MA (posio de cavalo). O praticante precisa dominar estas cinco formas que correpondem externamente a Orao, Ar, Fogo, gua e Terra e internamente nicio, espirito, respirao(Chi), fluncia e estabilidade interior. Quando o praticante domina estas cinco formas associadas externa e internamente ele est apto a perceber o poder do Drago.

TREINAMENTO
O treinamento deste estilo complexo, pois utiliza diversas transies de posies. Em aprendendo os movimentos, o estudante golpear duro em bloco,fazendo com que o seu corpo fique fortalecido. Este estilo tende a desenvolver exaustivamente o Chi (Energia Interna).

FEI HOK PHAI


O Fei Hok Phai, o Estilo da Gara Voando, caracterizado na linha Shaolin do Sul pelos movimentos da Gara, que so geis, harmoniosos e perigosos. Nesse estilo tambm so realizados movimentos do drago, serpente, tigre , elefante, leo, macaco, leopardo e raposa

HISTRIA DO ESTILO FEI HOK PHAI


Para chegar a origem do estilo Fei Hok Phai temos que retornar ao sculo XVII em meados do ano 1650, com a invaso Manchu j concretizada e a dinastia Ming

expurgada e a dinastia Ching instalada. A cultura e a religio chinesas foram mantidas nos mosteiros, principalmente o mosteiro Shaolin na provncia de Honan, que se transformou tambm em foco de rebelde que lutavam pela restaurao da dinastia Ming. Graas a um informante, o imperador Manchu Kang-hsi descobriu essa conspirao e mandou um exrcito destruir o templo shaolin deste morticnio escaparam cinco monges que foram responsveis pela restaurao do templo shaolin e das suas tcnicas. Destes monges dois so de grande importncia para ns: Fong Si Yui e Hung Hei Kun. Foi por intermdio destes monges que surgiram os estilos da gara e do tigre: Hok Phai e Hung Gar. Alguns anos depois, em Kwantung (Canto), encontramos Hung Kei Kun (heri do canto). Ele foi um dos maiores lutadores que a china conheceu. Criador do estilo Hung, Hung Kei Kun se notabilizou por inmeros campeonatos vencidos e lutadores derrotados, Hung Kei Kun ensinou sete discpulos especializando-os numa determinada tcnica, destas sete tcnicas, cinco so muito importantes para ns, so elas: - Hung k - Lao k - Choi k - Lei k - Mo k Estas cinco tcnicas foram aprendidas por um chins de canto, que aps imigrar para Hong-Kong se transformou num dos grandes expoentes desta nobre arte do Kung Fu. Esse chins Chiu Ping Lok (Lope Chiu) foi o introdutor destas cinco tcnicas compiladas num nico estilo denominado Fei Hok Phai. Mestre Lope, tambm aprendeu a arte de Tai Chi Chuan e Hatha Yoga, dessa forma no Fei Hok Phai h uma mistura da escola interna Nei Chia com a escola externa Wai Chia.

GARA BRANCA
Gara Branca conhecido por seus movimentos geis de chutes, tores e ataques perigosos.

HISTRIA DO ESTILO DA GARA BRANCA


O sistema Pai Ho de Kung Fu (Gara Branca) foi originado na Dinastia Ming (13681644), por um lama Tibetano, Adato (Orddoto, Atatuojun, Ah Dat Ta, etc.), nascido em 1.426 antes de Cristo no comeo do reino Hsun Chung na dinastia Ming. Adato estava meditando pacificamente no outro lado da montanha do Tibete, e durante sua meditao ele, avistou uma elegante Gara Branca, aquecendo-se ao sol quando, subitamente, um macaco selvagem apareceu da floresta prxima e atacou a Gara agarrando-a pelas asas.

O pssaro estava assustado, mas este fugiu do ataque do macaco e vingou-se usando seu longo bico para bica-lo.Seguiu-se uma batalha violenta. O macaco que era normalmente considerado ativo e gil no era par para a Gara. Adato observou a luta muito atentamente. Ele estava fascinado pela esperteza exibida pelos dois animais. A luta terminou completamente por um tempo e o macaco estava comeando a demonstrar sinais de cansao quando subitamente, como um raio, o bico da Gara golpeia um dos olhos do macaco que proferiu um grito agudo de dor enquanto o sangue flua do olho danificado. O macaco comeou a saltar e fugiu para o abrigo na floresta de onde havia sado. No incio da luta, Adato apenas observou mas no pensou muito sobre ela. Porm, quando ele observou mais atentamente, comeou a notar que os dois animais usavam mtodos diferentes de luta e que suas tcnicas eram sistemticas e meticulosas. Os movimentos da Gara Branca eram particularmente evasivos, anulando cada movimento de ataque do macaco, no importando a velocidade em que eram desferidos. Depois de observar os movimentos de luta dos dois animais, Adato formou um sistema de tcnicas de punhos e pernas em sua mente. Como resultado de muita experimentao e prtica, o Kung Fu Gara Branca comeou a se formar. Aps terminada a pesquisa e analise, foram criadas 8 (oito) tcnicas fundamentais dos movimentos naturais da Gara Branca e adotado alguns jogos dos ps do macaco. Adato incorporou as tcnicas novas ao arsenal marcial que ele havia aprendido no templo e a isto deu o nome de "O rugir do leo", mais tarde o estilo foi renomeado para Kung Fu Pai Ho ou Pak Hok no dialeto cantons. O Kung Fu da Gara Branca conhecido como a arte Imperial durante a dinastia Ching (1644-1912), porque os guardas reais treinaram o Kung Fu Gara Branca para proteger a famlia real. Tambm considerado como um dos mais elegantes e bonitos estilos do Kung Fu Chins. Com o passar dos sculos, o Kung Fu Gara Branca teve muitos mestres famosos que o desenvolveram em vrios sistemas diferentes: Lama Pai, Hop Gar, o Rugido de Leo, Pak Hok, Si Jih Hao, Gara Branca e Lama Kung Fu. Nos anos entre 1.850 e 1.865 durante a dinastia Ching, o grande Monge Hsing Lung Lo Jung, um dos primeiros discpulos de Adato, viajou para o sul da China com seus quatro discpulos monges Ta Chi, Ta Wei, Ta Yuan e Ta Chueh. Eles comearam a propagar as tcnicas de mos da estrela cadente e estilo do norte de Kung Fu segundo seu atual ttulo de estilo "Pai Ho". O grande Hsing Lung e seus quatro discpulos estavam enclausurados no mosteiro Ltus, na montanha Ting Hu, do distrito de Chao Ching, Kwang Tung. Foi l que o Monge Hsing Lung aceitou quatro alunos, os quais no eram monges, e passou para eles os segredos do Kung Fu Pai Ho. Esses quatro discpulos eram Wong Yan Lam, Chan Yun, Chou Heung Yuen e Chu Chi Yiu. Depois um outro, chamado Wong Lam Hoi, se juntou aos quatro. Wong Lam Hoi era irmo de sangue de Wong Yan Lam e era de Nan Hai distrito de Kwang Tung.

Eles foram os cinco gro-mestres que ficaram responsveis pela propagao do Kung Fu Pai Ho no Sul da China, logo aps sua criao. Os seguidores acima mencionados como os cinco gro-mestres, haviam nomeado Ng Siu Chung como o principal expoente do estilo Pai Ho. Uma estatueta do Buda feita de ouro foi dada juntamente por Wong Yan Lam e Chu Chi Yiu Ng Siu Chung. Esta estatueta foi herana do estilo Pai Ho e somente o gromestre do estilo estava incumbido da responsabilidade de guard-la. Naquele tempo, Ng Siu Chung tornou-se o guardio ou timoneiro do estilo Pai Ho de Kung Fu. Os gromestres Chan Yun e Chou Heung Yuen morreram cedo. A tarefa de propagao da arte marcial Pai Ho estava principalmente sobre Wong Yan Lam e Chu Chi Yiu. Chan Hak Fu (Chen Ke Fu): Um dos mestres mais famosos de Kung Fu Gara Branca, apresentou ao mundo sua organizao: a Federao Internacional de Kung Fu Pak Hok (White Crane) na Austrlia em 1972. Ele abriu suas escolas em Hong Kong, Macau, Austrlia e vrios locais nos Estados Unidos, como Nova Iorque, Califrnia, San Francisco etc. O monge Ah Dat Ta, eventualmente, ensinou o estilo a outro monge do templo esse monge era o grande Sing Lung o qual, mais tarde, ampliou o sistema criando as tcnicas de mos da estrela cadente (Lau Sing Kuen). Muitas tcnicas dentro da forma Fei Hok Sau (mos de gara voadora) estavam extremamente avanadas para principiantes e assim a diviso "punhos da estrela cadente" foi criada para conter as formas mais bsicas. Elas so: Luk Lek Kuen (Forma das seis foras), Chuit Yap Bo Kuen (Forma avanar e recuar o passo), Tit Lin Kuen (Forma da cadeia de ferro), Siu Ng Ying Kuen (Forma dos cinco pequenos animais), Tin Gong Kuen (Forma da ursa maior), Lo Han Kuen (Forma de Bodhisattva, Santo Budista), Siu Kam Kongo Kuen (Forma do pequeno diamante), Tai Kam Kongo Kuen, (Forma do maior diamante), Tai Ng Ying Kuen (Forma dos cinco grandes animais), Kun Na Sau Kuen (Forma de agarramento com as mos), Tsui Ba Hsien Kuen (Forma dos oito imortais bbedos), Tsui Lo Han Kuen (Forma de Bodhisattva bbedo), Lo Han Chut Dong Kuen (Forma Bodhisattva encerra a caverna), Kuai Jih Kuen (Forma do Bandoleiro), Lo Han Yi Sap Sei Jang Kuen (Forma de vinte e quatro cotovelos de Bodhisattva) e Tsui Kam Kongo Kuen (Forma de diamante bbedo). Os movimentos das formas acima so principalmente circulares e muito compactos. Porm, essas so, portanto, as principais formas do estilo. As tcnicas mais avanadas so as formas: Mui Fa Kuen (Forma da flor de ameixa), a execuo dessa forma simboliza a flor de ameixa abrindo suas ptalas, mostrando sua beleza (conhecimento) e perfume (Chi), e incorpora a essncia dos movimentos da gara combinados com o Kung Fu clssico. Fei Hok Sau (Mo de gara voadora), essa forma foi dedicada a todo o nvel fundamental das tcnicas de luta do sistema Pai Ho e estava composta de ambos os golpes de punhos e tcnicas de mos abertas.

Nei Lah Sau, essa forma foi dedicada s tcnicas de luta avanadas e estava composta de agarramento e tcnicas de tores. Com especializao em combate nos pontos vitais do oponente. Dou Lo Sau, essa forma fundamental no Kung Fu Pai Ho e est inclusa na forma intitulada "Agulha envolvida no algodo". Min Loi Jam Kuen (Forma agulha envolvida no algodo), essa forma um pouco do Kung Fu esttico que enfatiza a funo da mente. A mente controla os movimentos do corpo e membros. De modo que a forma "agulha envolvida em algodo" pode ser considerada, de certa forma, Kung Fu interno o qual o ponto de partida para os mais altos estgios de trabalho interno chamado "trabalho interno Pai Ho". Aquele que bastante preparado para praticar estes trabalhos internos ser capaz de usar sua mente para controlar no s a respirao mas tambm a circulao sangnea e o metabolismo do corpo, executando, dessa forma, em perfeita harmonia com o universo. Alm das formas mencionadas acima so realizados movimentos como tcnicas complementares das formas do macaco (Hou Chuen), do tigre (Fu Jiao), do leopardo (Pao Ch'uan), do drago (Long Chuen) e da serpente (She Chuen). O estilo Pai Ho (gara branca) tambm utiliza armas em suas formas. No total so mais de 10 (dez) as principais armas ensinada no estilo Pai Ho. So elas: Basto normal (Shang Kuan Shu), Nunchaku de duas partes (Lan Tih Kuan), Faco de gume simples (Tan Tao Kuen), Faca de borboleta (Wu Tip Tao), Lana de uma ponta ou uma cabea (Tan Tou Ch'iang), Gancho orelha ou cabea de tigre (Hu Tou Kou), Faco em forma de meia-lua ou faco de Kwan Kun (Kuan Tao), Nunchaku de trs partes (San Tih Kuan), Punhal duplo (Erh Pi Shou), Garfo de trs pontas - tridente com basto (San Ch'a Kuan) e espada simples e dupla (Chien Tao).

AS OITO CARACTERISTICAS DO ESTILO PAK HOK


O espirito ou filosofia do estilo Pai Ho (Pak Hok) de Kung Fu Shaolin est baseado em 8 (oito) caractersticas: Chan, Shang, Chuan, Tsieh, Hok Pu, Hok Chuei, Hok Sau e Hok Kou Sau. A primeira caracterstica, Chan, significa literalmente forma de crueldade. Entendemos que o objetivo fundamental das artes marciais a auto-defesa. Para fazer isso, necessrio estar mentalmente preparado. O praticante precisa ter um esprito de lutador para o qual no h limite, seja qual for o estilo de arte marcial, ser de alguma ajuda. A segunda caracterstica, Shang, significa literalmente formas de esquivas, inclui movimentos rpidos de esquerda e direita, avanando e recuando, pulando e esquivando. Em resumo, deve-se evitar o uso de fora brusca para enfrentar o golpe do oponente. A idia a de que se o oponente mais forte do que voc , e voc tentar interceptar ou bloquear seu golpe com fora brusca, voc no estar na melhor posio.

Mas se voc desviar ou esquivar, ento no importa o quanto seja violento ou forte o golpe do oponente, ele perder seu impacto quando alcanar o pico deste momento. Voc estar em vantagem em frao de segundos para revidar. A terceira caracterstica, Chuan, so formas de perfurao e penetrao. A idia a de ataque no momento e no ponto onde o oponente menos espera. Essas caractersticas significam o esprito da perfurao ou penetrao atravs de um espao de tempo. A quarta caracterstica, Tsieh, so formas de interceptar. H quatro maneiras de interceptao, duas so rgidas e flexveis e duas so de mos e de pernas. A interceptao rgida para deter o golpe do oponente antes ou aps ele t-lo lanado de maneira que o oponente no possa golpear o alvo. Interceptao flexvel para anular o impacto do golpe do oponente por desviar o curso do impacto e fazer o oponente perder o seu equilbrio, se possvel. Interceptar com as mos dificulta o ataque do seu oponente em todos os planos (superior, mdio e inferior). O oponente est, deste modo, em um dilema e ele provavelmente precisar retirar-se. Sob essas circunstncias voc empurra para frente ao avana a postura e tem seu oponente sobre controle. A vitria no tardar se voc estiver decidido. A quinta caracterstica, Hok T'ui Bu, que significa postura da gara sobre uma s perna, essa postura seria derivada do Muy Far Chong (um termo cantons), que um sistema de treinamento em cima de tocos de madeira. Essa tcnica exige um maior grau de habilidade pela dificuldade em se manter o equilbrio e se baseia em mtodos e tcnicas para fortalecer os tendes. A sexta caracterstica, Hok Chuei, corresponde ao golpe mais poderoso do Kung Fu Pai Ho: o bico de gara, no qual todos os dedos se unem na ponta para aplicar aes de bicar nas partes vulnerveis do oponente, principalmente os olhos. A stima caracterstica, Hok Sau, quer dizer bloqueio rpido executado com as palmas das mos abertas no formato das asas da gara. A oitava caracterstica, Hok Kou Sau, baseada no ataque, bloqueio e esquiva reunindo fora e agilidade, executados com o pulso em forma de gancho ou pescoo da gara.

HUNG GAR
Hung Gar um dos principais estilos de Kung Fu. O estilo Hung Gar formado por cinco tcnicas principais:drago, serpente, tigre, leopardo e gara. O estilo caracterizado com base de pernas e mos fortes. Sua pricinpal caracterstica a utilizao do ataques e defesas ao mesmo tempo.

HISTRIA DO HUNG GAR


Surgiu na Dinastia Ching, no ano de 1734, poca em que o imperador Yung Jing Ordenou a destruio dos Templos Shaolin .

Depois da destruio dos templos, somente cinco monges sobreviveram ao massacre, sendo eles: NQ Mui, Gee Sin, Pak Mei, Miu Hin, Fung To Tak. Desses sobreviventes, o monge Gee Sin teve como discpulo um rapaz de nome Hung Hei Kun, que mais tarde construiu um novo templo Shaolin onde ensinava o Kung Fu nos moldes tradicionais, sendo o seu estilo conhecido mais tarde como Hung Gar (Familia Hung). Nos ultimos cem anos em Canto, regio Sul da China, existiram dez mestres que se destacaram por sua habilidade inigualavel. Por alcanarem grande fama, chegando a ser conhecidos como os Dez Tigres de Canto. Dentre eles, cinco eram eram mestres de Hung Gar: Tii Kiu San, Sou Rak Fu, Wong Fei Hung. O introdutor do estilo na America do Sul e Brasil, foi o Mestre Lee Hon Kay(Li Hon Ki).

KUNG FU SHAOLIN
Kung Fu Shaolin conhecido por movimentos tanto rgidos, suaves, compactos, rpidos e slidos. So todos realizados em posturas naturais e flexiveis juntamente com o trabalho de pernas firme e leve. No Shaolin Kung Fu, necessrio ser: hbil, discreto, corajoso, rpido e prtico.

SOBRE O ESTILO SHAOLIN KUNG FU


O Kung Fu Shaolin assim chamado em virtude de ter sido criado no Monastrio Shaolin nas montanhas Song (Songshan), no muncipio de Degfeng, na provncia de Henan. Ao redor destas montanhas existem muitos lugares de interesse histrico como tmulos antigos, pagodes, placas de pedra com inscries de templos construidos em diferentes pocas. Dentre as muitas relquias, o Monastrio Shaolin parcialmente preservado e o mais famoso. O Monstastrio Shaolin teve uma histria turbulenta. Foi seriamente afetado por incndios em trs guerras, sendo o primeiro incndio na Dinastia Sui, o segundo na Dinastia Qing e o terceiro e catastrofico em 1928, quando o fogo destruiu valiosos documentos que relatavam o estudo do desenvolvimento do Shaolin Kung Fu No h evidncias conclusivas de quem criou o Shaolin Kung Fu, nem quando foi criado. Algumas pessoas dizem que foi desenvolvida por Bodhidharma, um monge indiano que veio a China 30 anos depois de Batuo, outros dizem que a prtica iniciou-se antes de Bodhidharma. Mas estudiosos dizem que o Shaolin Kung Fu no deve ser atribuido a uma s pessoa, pois foi criado e desenvolvido pelos monges do monastrio ao longo dos anos, com base em formas populares antigas.

LOUVA A DEUS

O inseto cuja aparncia de maior devoto do mundo, tem que ser o Louva-a-Deus. Com as patas dianteiras costumeiramente posicionadas de forma a sugerir as mos juntas de um devoto, ele se tornou o inseto mais referido em todas as artes marciais. Esse inseto se tornou to venerado, no por causa da sua aparente aura de religiosidade, mas por causa de sua reconhecida ferocidade, combatividade e tenacidade de vida. H trezentos e cinqenta anos um mestre de luta, Wang Lang, exaltava a pequena mas ativa criatura, criando o estilo Louva-a-Deus de auto defesa.

SOBRE O ESTILO LOUVA A DEUS


Wang um notvel guerreio que tinha habilidades com espada foi ao Templo Shaolin e publicou um desafio aos monges para testar suas habilidades contra ele em duelo amigvel. Devido sua insistncia, o monge mestre permitiu a Wang que um monge novato foi enviado para lutar contra ele. Para a surpresa e vexame de Wang, ele foi decisivamente derrotado por um novio. Se isolando nas montanhas Wang estava determinado a provar suas habilidades aos monges. Ele treinou diligentemente seu estilo "Caminho da Espada" (Tsien Tao) enquanto constantemente se exercitava e fortalecia seu corpo. Ele voltou ao monastrio convencido que estava pronto a mostrar aos monges sua superioridade. Os monges aceitaram mais uma vez o convite para testar suas habilidades. Novamente ele enfrentou o monge mais novo. Com um sentimento de entusiasmo ele venceu o jovem monge principiante. Derrotou ainda outro monge, de baixa graduao, e outro de categoria mais elevada. Wang estava comeando a sentir confiana em sua invencibilidade, at que enfrentou o monge mestre. Com a ordem Shaolin observando, Wang no foi capaz de tocar o mestre. Novamente, para tratar de seu corpo e do seu orgulho ferido, Wang desapareceu na floresta para contemplao. Um dia, enquanto descansava debaixo de uma rvore, Wang ouviu a longa nota aguda de uma cigarra em um galho baixo no arbusto acima dele. Olhando para o alto, Wang reparou em um frgil e com aparncia quase quebradia Louva-a-Deus engajado em uma luta de vida ou morte com a grande cigarra. A cigarra estava fazendo o mximo. Sua cabea contra o Louva-a-Deus quase o imobilizava com sua tenacidade. Foi quando o Louva-a-Deus reagiu com ferocidade usando sua forte virada de patas e mordendo a boca para agarrar a robusta cigarra e desfaze-la da posio em que estava. O carnvoro Louva-a-Deus consumiu a sua vtima. Altamente impressionado com o que vira Wang decidiu capturar o inseto vitorioso e ento observar os seus movimentos defensivos e ofensivos. Usando um graveto de pequeno comprimento ele cutucava e provocava o Louva-a-Deus em todas as direes. Invariavelmente o Louva-a-Deus, com sua cabea capaz de virar para qualquer direo, se defendia quando provocado de frente ou de costas. O perseverante inseto tornou-se a inspirao de Wang para o seu novo sistema de combate. Com cuidado meticuloso, ele ordenava os movimentos defensivos e ofensivos do inseto em umaarte de luta humana. Ele a dividiu em trs principais categorias: Peng Pu,

mtodo importante de bater ou tirar o antagonista de seu balano; Lan Tseh, usado para restringir ou reduzir a fora do oponente; e Pa Tsou, a defesa "oito cotovelos". Depois de sua preparao pessoal, ele finalmente acreditou que estava pronto para testar seu novo estilo de luta contra o mestre dos monges. Armado com seus movimentos inspirados no Louva-a-Deus, Wang extraordinariamente derrotou o mestre dos monges com suas tticas de inseto selvagem nunca antes usadas por um homem. Os monges aceitaram respeitosamente a sua derrota, mesmo com surpresa, e procuraram aprender o novo e estranho sistema. A palavra de sua vitria se espalhou pelas provncias. Wang Lang era o novo heri das artes marciais. Sendo logo rodeado por discpulos. O sonho das artes marciais de Wang Lang foi finalmente realizado. Sua escola de auto defesa do Louva-a-Deus se tornou extremamente proeminente no Nordeste da China, considerada por alguns como sendo a maior durante seu tempo de vida. O venervel Wang morreu anos mais tarde, feliz e famoso mestre de luta. De qualquer forma, sua cuidadosa herana do estilo Louva-a-Deus se dividiu na dinastia Ching quando quatro discpulos, cada um desejando fazer inovaes e se desligaram da escola fundadora. O Mestre Louva-a-Deus disse ento que seus desejos poderiam ser satisfeitos com uma condio, que cada discpulo nomeasse seu sistema individualmente, de acordo com as marcas das costas de um Louva-a-Deus capturado por cada um. Um tinha a aparncia do smbolo Yin-Yang (Tai Tsi), outro parecia com uma flor de ameixa (Mei Hua) e no outro um conjunto de marcas que tinham a aparncia de sete estrelas (Tsi Tsing) . Houve um Louva-a-Deus que no tinha marca aparente. Este estilo ficou conhecido como estilo despido (estilo sem marca - Kwong Pan).

LOU HAN
O estilo Louhan Quan foi criado por monges no Templo de Shaolin a partir da observao das diferentes posturas e expresses das esttuas do Templo e da meditao. Eles acrescentaram a essas posturas as habilidades de combate. No perodo contemporneo vivia Mestre Miao Xing,que tinha sido chamado "Ouro Arhat ". Ele era um nativo de Dengfeng na Provncia de Henan, e soube das habilidades de combate como tambm estando apaixonado por artes literais, especialmente Budismo. Ele trabalhava e praticava a o budismo e artes marciais. Depois ele viajou ao longo do pas e reuniu muitos mestres de Wushu. Desse modo ele dominou as artes marciais de estilos diferentes. Vrios anos depois Miao Xing raspou a cabea para se tornar monge do Templo de Shaolin, mas continuou a praticar a arte marcial no tempo excedente. Uma vez ele foi visto praticando a arte marcial pelo abade do templo que o elogiou e lhe ensinou o Shaolin. O abade tambm ensinou para Miao Xing o estilo de Lou Han. Sempre que surgiam desafiantes para enfrentar as artes marciais de Shaolin, o abade designaria Miao Xing para enfrentar. E sempre Miao era o vencedor, assim foi

ganhando o respeito entre outros monges. Eventualmente Miao foi promovido a supervisor do templo e foi requisitado que ensinasse as artes marciais a outros monges. Depois da morte do abade, Miao Xing o sucedeu e tambm serviu como o chefe de Shaolin. Ele teve uns 5.000 discpulos monges e 200 discpulos leigos. Em 1939, Mestre Miao Xing faleceu com a idade de 58 anos.

CARACTERSTICAS DO ESTILO LOU HAN


Bodhidharma foi o introdutor da filosofia Cha`n (Zen) e transmitiu tcnicas de exerccios internos e respiratrios alm de mtodos inditos de artes marciais aos monges que viviam no Monastrio Shaolin. Com os conceitos do Wu De (virtude marcial) ele deu um novo rumo s artes de guerra do oriente, utilizando-as tambm para a elevao espiritual dos seus praticantes. O Templo Shaolin foi o bero de praticamente todos os estilos de luta originrios do oriente, bem como um dos maiores centros de desenvolvimento do budismo na China. Nele se originaram todos os estilos de Wushu Chins que se espalharam por todo o territrio da antiga China, inclusive o sistema Lou Han (guardio de Buda). O Shaolin Wushu tem caractersticas nicas, e resduos de seus movimentos podem ser encontrados em praticamente todos os estilos de Wushu. Suas origens provm da tradies budistas do Monastrio, religio que exige dos seus praticantes grande disciplina e controle fsico e emocional. Os monges tambm obtiveram suas experincias em campos de batalha e o Shaolin Wushu obteve caractersticas militares. A forma embrionria do Shaolin Wushu so as 18 mos de Lo Han, tcnica criada pelo patriarca Bodidarma e batizada em homenagem aos seus dezoito principais discpulos, sendo que 16 deles eram indianos e somente dois chineses. Seus movimentos so lineares, compactos, poderosos, simples, com tcnicas voltadas para o combate real. Em todo o momento trabalhada a energia interna Chi, projetando a fora para a frente e utilizando-se da do adversrio.

LEOPARDO / PANTERA
Leopardo: O principal golpe do leopardo um punho veloz e penetrante, semelhante a uma machadada, para atacar pontos vitais e costelas. Sua tcnica desenvolve a fora muscular e a velocidade. Os movimentos so rpidos, poderosos e procuram a imobilizao.

SOBRE O ESTILO DO LEOPARDO / PANTERA


Desenvolvido pelo monge Mot, o estilo do leopadro vem da familia do estilo do tigre e usado para desenvolver velocidade e fora. Esse estilo tem movimentos no ortodoxos, ritmo quebrado, e tcnicas rpidas. Sua caracterstica principal o ataque com o punho de maneira rpida e veloz.

MACACO
Macaco: Estilo do norte de Kungfu chins e considerado por muitos ser um dos estilos mais incomuns e no ortodoxos das artes marciais. composto dos movimentos, caractersticas, e o esprito dos macacos. Este estilo muito forte nas pernas e saltos.

SOBRE O ESTILO DO MACACO


A histria de Ta Sheng Homens, ou Kung Fu de Macaco comea prximo ao fim da Dinastia Ching (1644-1911), quando um lutador do norte da China, Kou Sze estava preso por matar um aldeo. O castigo para esse crime era morte ou priso perptua. Para salvar Kou Sze de qualquer penalidade um amigo ntimo e influente conseguiu subornar o juiz para reduzir a pena de Kou Sze a oito anos de priso. Para Kou Sze, a priso se tornou uma bno. A priso ficava situada em uma floresta nos arredores de cidade. Por um estranho destino a janela da cela dava de frente para um bosque de rvores altas que abrigaram uma colnia de macacos tagarelando brincando e balanando de rvore em rvore. Fascinado pelas artimanhas brincalhonas dos macacos entre a rvore, Kou Sze gastou horas os observando todos os dias no hbitat natural deles. Ele cuidadosamente estudou o comportamento deles em situaes diferentes, e depois de longos anos era capaz de distinguir as caractersticas diferentes dos macacos. Depois de categorizar cada macaco por sua habilidade e tcnicas, Kou Sze percebeu que estas aes eram compatveis com o Tei Tong , um Kung Fu que ele tinha aprendido de infncia. Kou Sze decidiu combinar ento este o Tei Tong com os movimentos de macaco. O fim do termo de priso dele marcou o verdadeiro comeo da arte de Ta Sheng (o Grande Salva). Kou Sze nomeou este macaco especial que luta em honra de Sol Wu Kung, o Rei de Macaco legendrio na Viagem de folclore "chinesa para o Oeste ". Kou Sze fundou a arte de Ta Sheng em vrios princpios de manobras que incluem agilidade, agarrar, cair e saltar. Atravs do estudo cuidadoso dos hbitos do macaco Kou Sze pde destiguir as reaes dos macacos e os categoriza-los em cinco personalidades diferentes, criando as cinco formas do macaco: O Macaco alto O Macaco de madeira O Macaco Perdido O Macaco de Pedra O Macaco Bbedo

Esse estilo foi passado de gerao em gerao at que o Mestre Chat de Cho Ling decidiu passar no inteiro Arte de Pekkwar e todas as cinco formas do macaco e ensinou a Paulie Zink que passou ao seu amigo intimo Mestre Michael Matsuda. Um grande mestre tambem que conheceu esta arte do Macaco foi Wang Lang, criador do sistema Louva-a-Deus, que aproveitou algumas caractersticas do macaco para aperfeioar o seu estilo.

SHAOLIN DO NORTE
Shaolin do Norte - Pek Siu Lum ou Bei Shaolin - um estilo de Kung-Fu originrio do mosteiro budista de Shaolin ("Floresta Jovem"), no norte da China. Segundo os registros histricos, um dos mais completos dentre os estilos originrios do mosteiro. Este estilo enfatiza tcnicas avanos rpidos e retiradas, posies largas, chutes altos, rapidez, agilidade e ataques agressivos.

SOBRE O ESTILO SHAOLIN DO NORTE


Os movimentos do Shaolin do Norte foram criados com base nos animais e elementos da natureza. O Estilo Shaolin do norte composto de onze katis, divididos em dois grupos: cinco curtos e seis longos. Sua prtica que todas as partes do corpo, foram desenvolvidas para aumentar a resistncia, fora, velocidade, equilibrio e elasticidade, alm de aprimorar a capacidade de concentrao e respirao. O estilo tambm envolve o combate livre e tcnicas de quebramento, possibilitando uma evoluo maior do praticante atravs de exercicios altamente elaborados e de eficincia logamente comprovada. O Shaolin do Norte foi "trazido" ao sculo XX pelo gro-mestre Ku Nei Chang (tambm conhecido como Ku Lu Zan ou Ku Yu Cheung), herdeiro direto das tcnicas ensinadas aos monges desde o sculo VI d.C. Mestre Ku, foi viajou ao longo do norte da China para aprender o mximo dos sistemas de Kung Fu do Norte, e aprendendo estes estilos ele o organizou e fez com que o estilo fique conhecido como hoje. Mestre Ku Nei Chang foi professor de Yang Sheung Mo. que por sua vez teve como seu principal aluno Chan Kowk Way, introdutor do estilo no Brasil (1960).

SERPENTE DIVINA
O estilo Shen She Chuen (serpente divina) originou-se na provncia de Fujien quando um Monge do Templo do Bambu ministrou a Hsu Yin Fong uma tcnica particular do templo chamada Hok She Tchu (unio da Gara e da Serpente).

SOBRE O ESTILO DA SERPENTE DIVINA

Aps a morte do Monge Hsu estas tcnicas foram aprimoradas e em homenagem ao Monge, o estilo foi batizado de Shen She Chuen, que significa "Punho da Serpente Divina", uma vez que o Ideograma "Shen" para os chineses significa Deus. Consiste em defesa e trabalha movimentos ofensivos com apunhalar e movimentos de espada cortantes. H foco na velocidade dos giros e movimentos de corpo contnuos. O estilo Shen She Chuen executado com as mos esculpindo a cabea de uma serpente em uma mistura de "duro" e "suave". Contando com movimentos lentos e suaves, o adversrio pode surpreender-se com sua flexibilidade, velocidade e fora, desde que bem concentrado chi (Energia Interior).Seu objetivo nos ataques a busca dos pontos vitais como olhos, garganta, plexos, vo entre as cxas e abdmem. O estilo chegou ao Brasil em 1980 sob superviso do Mestre Hu Chao Tien, discipulo e filho do Mestre Hu Shi Wen. Hoje o estilo tem a superviso do Mestre Dani Hu (Hu Chao Hsil), filho do Mestre Hu Chao Tien. "O Punho da Serpente" possui seis fases afim de desenvolver os cinco conceitos do estilo, que so: - Velocidade: atacar com batidas rpidas e inesperadas, usando passos rpidos, geis e leves; - Envolvimento: a curta distncia, envolver os membros do oponente confundindo suas posturas e usando-as a seu favor. Quando a longa distncia, aguardar a abertura de uma postura adequadamente contida; - Surpresa: atacar em diferentes ngulos continuamente; - Saltos: para trs ou para os lados, evitando ataques desnecessrios e no comprometendo os membros principais para locomoo e equilbrio; - Fuga: quebrando o contato e escapando quando o golpe no obtiver a penetrao adequada; representado no Brasil por Dani Hu que comeou a praticar o estilo com seis anos de idade em Macao, um porto territorio portugus no Mar da China.

SHUAI CHIAO
O Shuai Chiao considerado a forma mais velha de kungfu chins. mencionado como "Chiao Ti" em textos que se referem mais de 3000 anos atrs. O lutadores de Shuai Chiao necessitavam usar capacetes grandes, e tambm de movimentos de brao abertos e rpidos. Isso fez o estilo se tonar poderoso. Shuai Chiao foi usado como treino bsico para soldados na China por milhares de anos. A arte projetada para sobrevivncia nos caos do campo de batalha. Nesta arte so usados lanamentos poderosos, projees e lutas de cho. Durante os sculos, o Shuai Chiao se manteve fiel as suas razes, e ganhou sofisticao. O Shuai Chiao moderno chamado freqentemente de "aplicao de Tai Chi Chuan"

com as mesmas tcnicas evasivas misturando e superando ento, a fora de um ataque. A nfase para o iniciane nos mtodos de lanamentos. Os estudantes de Shuai Chiao tambm praticam chutes e perfurao do oponente. A maioria dos lanamentos clssicos seguido de uma perfurarao, ou seja, agarrando um ataque ou chute e usando um ponto de partida para o contra-ataque. O Shuai Chiao ainda combina um pouco de "chi-na ", e estas caractersticas fazem est arte antiga, um forma muito efetiva de autodefesa em tempos modernos.

WING TSUN
O Wing Chun tem sua origem como um sistema de arte marcial chinesa durante a dinastia Ching, e cujas as idias bsicas foram formuladas pela monja budista do templo Siu Lum (Shao Lim), Ng Mui.

SOBRE O ESTILO WING CHUN


Com bastante experincia em todos os tipos de pugilismo da poca, Ng Mui era reputada como lutador nmero um do templo e famosa por sua grande habilidade no mui fah jong, aparelho de treino utilizado para aperfeioar a postura e o equilbrio. O sistema em desenvolvimento que seria chamado mais tarde de Wing Chun no fora ensinado ou mostrado por Ng Mui a outros monjes ou possveis alunos do templo. Acredita-se na possibilidade de Ng Mui criar este estilo para que fossem treinados rebeldes em um espao de tempo mais curto que os demais estilos do templo. Ng Mui incorporou caractersticas da gara e da serpente, tais como a agressividade de maneira precisa e o emboscar para a captura da presa. Ng Mui viajou no anonimato, trabalhou como simples membro de uma companhia de pera chinesa at chegar ao mosteiro Tai Lung, onde se fixou. Nesse mosteiro continuou sua prtica, e conheceu uma jovem chamada Yim Wing Chun que havia aprendido algumas artes marciais Siu Lum, por ter seu pai treinado num templo prximo a Canto, local que tivera que deixar devido a problemas com o imprio de Ching. Yim por ser uma mulher bela, chamava a anteo, at que um dia Wong, exigiu casar-se com ela, que j comprometida recusou-se. Wong no gostando disso travou uma luta com o pai de Yim machucando-o muito. Foi ento que Yim Wing Chun buscou auxlio com Ng Mui e esta decidiu ensinar-lhe o sistema de luta que havia criado. Yim Wing Chun passou a treinar sem descanso. No dia em que Wong apareceu para lev-la, Yim Wing Chun o desafiou para uma luta. Rindo, Wong lhe disse para dar o primeiro ataque. A jovem lutadora sem ficar intimidada, desferiu ento um nico soco no peito de Wong e este caiu por terra. Registrou-se que mais tarde o tirano faleceria em consequncia do ferimento interno causado por aquele soco. Mais tarde, Yim Wing Chun casou-se com quem estava comprometida, Leung Bok Chau. Este praticava artes marciais, porm achou que a habilidade que a mulher

apresentava era muito superior aos estilos conhecidos e quis praticar o sistema ao qual deu o nome de "Wing Chun" em homenagem esposa.

HISTRIA DO WU SHU MODERNO


Liu Yu, nascida na China, foi membro da equipe profissional Jiangsu Wushu. Ela se graduou na Universidade de Educao Fsica de Beijing e tem bacharelado em artes marciais chinesas. Hoje rbitro qualificada internacionalmente, certificada pela Federao Internacional de Wushu (IWuF na sigla em ingls) e stimo Dan de Wushu, certificada pela CWF. Ela foi treinadora da equipe americana de Wushu de 1997 a 1999 e arbitrou no Campeonado Mundial de Wushu em 1995. Atualmente Liu Yu a Presidente do Wushu Taichi Center em San Lius Obispo, California. Muitas pessoas, inclusive que praticam artes marciais chinesas, ainda se perguntam o que Wushu. Wushu a palavra mandarim para artes marciais, e a expresso usada na China. Os ocidentais esto mais familiarizados com o termo Kungfu que na verdade se traduz literal e simplificadamente como habilidade. Wushu um esporte tradicional chins que se atenta tanto para exerccios externos como internos, com movimentos de luta e seus principais contedos. O Wushu inclui o Taolu (rotinas de exerccios) e Sanshou (luta). O Wushu Moderno, ou o que as pessoas chamam de Wushu Contemporneo, baseado nas artes marciais chinesas tradicionais. Entretanto o Wushu Moderno s foi criado nos anos 1950. O Presidente Mao determinou que o velho deveria servir ao novo e instruiu os mestres tradicionais de Wushu a criar um esporte novo para a sociedade socialista moderna.

Bsicos e materiais de wing chun

D-1: Tcnicas bsicas de um As tcnicas bsicas, incluindo orientao, soco direto, deslocando, sau-tan, tan SUA & soco, GAUN sau, sau GAUN & soco, chute de estocada, tan-bong, Kwun-sau, etc so mostrados um por um. Este vdeo ajuda os iniciantes a estabelecer uma boa base. fcil seguir as instrues. Praticar com o dia de vdeo por dia, um vai definitivamente entrar no sistema de Wing Chun. D-2: Tcnicas bsicas de 2 Tcnicas bsicas incluem reta soco soco vs reta, sau-tan e socos contra soco gancho, GAUN sau & vs punch corte superior, vs sau-GAUN impulso chute, da pak & bloco, da lup, mo nica de qui- sau, etc Eles so mostrados um por um. Ela definida por duas pessoas para a prtica em conjunto. bom para iniciantes para melhorar a coordenao ea fundao. D-3: Forma Siu-Nim-Tau e Aplicaes Master Terence Yip Siu demonstra-Nim Tauforma, com efeitos de imagem em imagem, para dar-lhe dois ngulos de vista da demonstrao forma simultnea. Aplicaes de movimento so apresentadas. etapas Instrucional para qui-sau esto includos. Este vdeo ajuda a aprender e melhorar-Siu Nim Tau, e aplicaes. Algumas tcnicas de Chi-Sau so includos. D-4: Uma Lio Wing Chun completo Wing Chun uma disciplina multi-facetada. Junte-se Sifu Yip Pui para uma sesso thourough em seu estdio de Nova York - a partir de sua prpria casa! Inclui ups Wing Chun quente, forma prtica, a prtica de tcnicas de rotina, os treinos de duas pessoas, alguma vara, boneco de madeira e muito trabalho Chi-Sau. 6-D: Formulrio Chum Kiu e Aplicao Mestre Yip demonstra Chum-Kiu forma e aplicao. Os movimentos so demonstradas uma a uma. Aplicao dos movimentos so apresentados. Este vdeo instrucional ajuda a aprender Chum-Kiu forma e aplicao. efeitos Picture-in-picture dar boas vistas da manifestao do formulrio. D-7: Formulrio Biu-Tze e Aplicao Mestre Yip demonstra Biu Tze-forma, com efeitos de imagem em imagem. Os movimentos so demonstrados individualmente e repetidamente. Pontos-chave do movimento so claramente apontadas. Aplicao dos movimentos so demonstrados. Este vdeo ajuda a aprender Biu-Tze forma e aplicao eficiente. D-8: Formulrio de boneco de madeira Mestre Yip Terence demonstra madeira formulrio Dummy com efeitos de imagem em imagem. Diferentes ngulos do formulrio so mostrados. Os movimentos so demonstrados individualmente e repetidamente. Pontos-chave do movimento so claramente apontadas. Este vdeo ajuda a aprender de madeira Dummy forma eficiente. D-10: Luk-Dim Boon-Kwun- Endereo defesa arma fundimental longo do plo. Abrange tcnicas de base, forma-Luk-Dim Boon-Kwun, demonstra aplicaes de duas pessoas circulao e Chi-Kwun (plo degola). Exibe ngulos diferentes para demonstrao superior. D-11: Forma-Bart Cham Dao- Mestre Yip Terence forma demonstra-Bart Cham Daooriginal com foto na imagem de efeitos que mostram dois ngulos da forma ao mesmo tempo .. Ele demonstra os movimentos um por um, e ele demonstra como fazer os movimentos. Principais movimentos como o giro das facas so claramente mostrados. Este vdeo bom para um para aprender a forma Bart-Cham-Dau. D-12: Wing Chun Kicks & Ger-Chi Mestre Yip Wing Chun chutes demonstra um por um. Cada chute claramente analisadas. Origens e aplicaes dos chutes so

demonstrados. Variaes dos chutes so demonstradas. Chi-ger (pernas degola) mostrada passo a passo para ajudar algum a aprender ger-chi. Este vdeo ajuda a aprender Wing Chun original chutes e precioso ger-chi.

Histria do Wing Chun


A origem do Wing Chun Kung Fu pode ter mais de 250 anos na turbulenta e repressiva dinastia Ching. Neste poca 90% dos chineses - os Hans, eram dominados pelos Manchus (que eram 10% da populao). Os Manchus ditavam as regras com muitas injustias. O Kung fu era proibido para o povo em geral, porm mantinha-se vivo e cada vez mais forte, para a ira o governo Manchu. Quando todas as armas foram banidas pelos Manchus, os Hans comearam a formar e treinar um exrcito revolucionrio na arte do Kung Fu. O templo Siu Lan (Shao-Lin) tomou-se um refgio secreto para treinamentos preparatrios em um estilo clssico que levava de 15 a 20 anos para alcanar o grau de mestre. Com o intuito de formar rapidamente um exrcito revolucionrio e desenvolver uma nova forma que gastasse menos tempo de treinamento, os principais mestres do templo se reuniram para discutir os mritos de cada uma das vrias formas de Kung Fu. Porm antes de finalizarem esta nova forma, os Manchus invadiram e queimaram o templo Siu Lan. A abadessa budista N'g Mui, abade Cheen Sin, abade Pak Mey, mestre Fung To Tak e mestre Miu Hin sobreviveram e seguiram caminhos diferentes. N'g Mui que era a mais avanada neste novo sistema de Kung Fu, refugiou-se no templo da Gara Branca, no monte Tai Leung. L conheceu Yim Yee, um comerciante local de vagens e sua filha Yim Wing Chun, que devido a sua beleza, muitas vezes provocava o assdio dos valentes locais. Percebendo que a situao pela qual Yim Wing Chun passava era grave, N'g Mui concordou em ensin-la tcnicas de Kung Fu, para que pudesse se proteger. N'g Mui refugiou-se ento com Yim Wing Chun nas montanhas, e passou a ensin-la. Treinaram dia e noite, at que Wing

Chun dominasse as tcnicas. Ento, Wing Chun desafiou aquele que a assediava para um combate e o derrotou. Wing Chun ento casou-se com um mercador de sal de nome Leung Bok Chau, que era timo praticante de Kung Fu, e a ele transmitiu seus conhecimentos. Em homenagem a sua esposa, Leung Bok Chau denominou o estilo de Wing Chun Kuen (A Arte de Lutar de Wing Chun). Leung Bok Chau passou seus conhecimentos para Leung Lan Kwai, um mdico herbalista, que por sua vez ensinou a um ator de pera chinesa chamado Wong Wah Bo. Wong Wah Bo foi trabalhar num dos barcos que viajavam pela China promovendo espetculos e l passou seu sistema para o bastoneiro do barco, Leung Yee Tei, que tambm havia sido aluno do abade Cheen Sin (especialista em bastes). Juntos eles desenvolvera m novas tcnicas de Wing Chun, inclusive com bastes. Leung Yee Tei por sua vez ensinou para Leung Jan, um mdico da cidade de Fat San, que desenvolveu uma tcnica to apurada que recebeu o apelido de o Rei do Kung Fu Wing Chun. Leung Jan passou o sistema de forma modificada para Chan Wah Sun (trocador de dinheiro), devido a esse ser muito forte e Leung Jan no confiar muito nele e achar que aps sua morte, poderiam haver problemas quanto a sucesso como lder da escola. Tambm ensinou seus dois filhos Leung Tsun e Leung Bik.

Qualquer pessoa pode praticar Kung Fu?


R: Sim, a prtica do kung fu no tem limite de idade, podendo ser trabalhado de acordo com a necessidade de cada aluno.

02. Preciso de algum uniforme especial?


R: No comeo da prtica, possivel usar qualquer cala e camiseta confortveis, e mais tarde adquirindo o uniforme, que uma camiseta com o logo da escola e uma cala de treino que identifica o aluno, feita de materia leve e de fcil lavagem. aconselhado o uso de um tnis confortvel e no muito alto.

03. Aprenderei a lutar?


R: A arte marcial visa acima de tudo educao. Aprender a lutar, em nossa escola, aprender a conhecer a s mesmo e ter controle no apenas do corpo como das emoes. Ensinamos tcnicas de ataque e defesa, alm de defesa pessoal, mas tudo controlado. No ensinamos a luta desportiva, mas sim a luta marcial atravs de metodologia e dinmica seguras.

04. Kung Fu usa faixa?


R: Alguns estilos (escolas) usam faixa, mas o nosso no usa. Tradicionalmente, o kung fu no usa faixa, e adotamos este mtodo diretamente do Mestre de nossa escola, que trouxe o Kung Fu para o Brasil. A nica diferena esta na listra da cala de treino, que azul para os alunos e branca para o professor.

05. Mas como saberei se estou progredindo?


R: A progreo respeita o rtmo individual de cada pessoa, e o reconhecimento desta progresso feita pelo prprio aluno quando percebe que esta evoluindo na qualidade de seus treinos. Esta uma maneira muito natural e todos evoluem assim, sem excesso.

06. Quais os benefcios da prtica?


R: Os benefcios so muitos, mas para citar alguns, podemos dizer que alm do benefcio do exerccio aerbico, uma tima maneira de trabalhar a concentrao, respirao, postura e memria. Trabalhamos alongamentos em todas as aulas, e estas prticas trazem benefcios para o bem estar geral durante o diaa-dia.

07. Quais equipamentos so usados?


R: Temos uma srie de equipamentos para o treino, podendo assim variar a forma de fazermos os exerccios. Alm do equipamento para ginstica, temos os equipamentos de luta como saco de pancada e instrumentos prprios para aplicar os golpes com segurana mas ao mesmo tempo podendo treinando a resistncia e eficincia dos golpes.

08. O Kung Fu usa armas?


R: Usamos em treinos solo (ou seja, treinos em que no h oposio) as armas chinesas tradicionais, como espadas, leque, lana, basto, faco, etc. As armas so feitas de material prprio para treino, no apresentando risco de machucar o aluno.

09. Existe aula terica?


R: Temos algumas aulas tericas programadas previamente, mediante disponibilidade dos alunos. Alm disso, disponibilizado material diverso como textos e vdeos para que o aluno possa se aprofundar em alguns aspectos do kung fu, caso queira.

10. O que so "estilos"?


R: O kung fu foi dividido desde sua criao em estilos, que so maneiras diferentes de desenvolver as tcnicas. Nosso estilo o Shaolin do Norte, um dos mais famosos no mundo .

Ver mais fotos Ver professor Ver vdeos

S-ar putea să vă placă și