Sunteți pe pagina 1din 3

UnB/CESPE

De acordo com o comando a que cada um dos itens a seguir se refira, marque na folha de respostas, para cada item: o campo designado com o cdigo C, caso julgue o item CERTO; ou o campo designado com o cdigo E, caso julgue o item ERRADO. Para as devidas marcaes, use a folha de respostas, nico documento vlido para a correo das suas respostas.

PROVA OBJETIVA
Para que o enfermeiro possa construir com maior preciso seu raciocnio clnico, fundamental coletar dados objetivos a partir do exame fsico. Acerca desse tema, julgue os itens subsequentes.
1 9

Para realizar corretamente a avaliao dos movimentos respiratrios na paciente, deve-se observar os movimentos torcicos e abdominais, observando se eles so regulares e ininterruptos (condio de eupneia). Na verificao correta da presso arterial, irrelevante aguardar o repouso da paciente antes de iniciar o procedimento. Deve-se posicion-la sentada com o antebrao direito apoiado e a palma da mo virada para cima, expondo o brao por completo, removendo roupas que por ventura possam fazer restries. O posicionamento correto do manguito do esfigmomanmetro para a verificao da presso arterial acima do stio de pulsao da artria, tendo como parmetro o posicionamento dos tubos conectores retos, na posio superior ao longo do brao utilizado para a verificao.

Na avaliao barestsica, para o exame de sensibilidade profunda, utiliza-se um diapaso, que se coloca em salincias sseas. O paciente que apresenta marcha atxica caminha como um bloco enrijecido, sem o movimento automtico dos braos e com a cabea inclinada para a frente. O paciente que apresenta dor ou sensibilidade no quadrante superior direito deve ser investigado quanto possibilidade de colecistite aguda, a partir do sinal de Murphy, o qual representa a resposta de dor intensa e parada do movimento inspiratrio compresso do ponto cstico. A percusso do trax deve ser feita em localizaes simtricas, dos pices em direo s bases; com isso, identifica-se o som ressonante ou claro pulmonar no tecido pulmonar normal. Na inspeo esttica do trax, identifica-se trax em funil quando esto presentes os seguintes sinais: diminuio do dimetro ntero-posterior do trax, peito escavado, platipneia e frmito brnquico.

10

11

A infeco representa um estado de doena resultante da associao de vrios elementos da cadeia de infeco. Com relao a esse assunto, julgue os prximos itens.
12

Para que os microrganismos provoquem doenas, vrios fatores devem ser considerados, como a quantidade de microrganismos, a virulncia, a capacidade para entrar e sobreviver e a suscetibilidade do hospedeiro. Na cadeia de infeco, a entrada do Mycobacterium tuberculosis ocorre pela pele, mucosas, tratos respiratrio ou urinrio. A precauo a ser tomada envolve o uso de mscaras comuns. Para que um artigo semicrtico no seja um veculo de contaminao ao paciente, necessria a limpeza e desinfeco de baixo nvel, a exemplo dos urinis portteis (comadres e papagaios). As precaues de contato devem ser observadas no cuidado ao paciente com leptospirose, sendo que, nesse caso, ele deve ser mantido em quarto individual.

13

No incio de uma consulta, uma mulher de 48 anos de idade mostrava-se ofegante e cansada. Ela faz acompanhamento h seis meses no servio ambulatorial para tratamento de diabetes. Tem uma fstula arteriovenosa ativa no membro superior direito. Relata episdios febris em casa, com temperatura do corpo alternando com regularidade entre um perodo de febre e outro com temperatura normal ou subnormal. Tem peso corporal de 80 kg, 1,68 m de altura e 45 cm de circunferncia do brao. A enfermeira fez a verificao da temperatura corporal axilar, da frequncia cardaca no pulso braquial, da frequncia respiratria e da presso arterial. Todos os parmetros de sinais vitais avaliados estavam dentro do padro de normalidade. Considerando o caso clnico apresentado e os aspectos relativos ao cuidado a ser prestado, julgue os itens de 6 a 11.
6

14

15

A respeito dos aspectos ticos luz do cdigo de tica dos profissionais de enfermagem, julgue os itens seguintes.
16

Em seu exerccio profissional, todo registro efetuado pelo enfermeiro deve ser identificado com assinatura, nmero e categoria de inscrio no conselho regional de enfermagem. O enfermeiro que divulga fatos ou casos que ocorreram em seu local de trabalho ou faz referncias a eles, possibilitando a identificao dos envolvidos, fere o cdigo de tica profissional e pode sofrer penalidades por tal comportamento antitico. A pena de cassao do direito ao exerccio profissional aplicvel nos casos em que o enfermeiro negue assistncia de enfermagem em qualquer situao que caracterize urgncia. O cdigo de tica probe qualquer atuao do profissional, direta (provocar) ou indireta (cooperar), em todo ato abortivo. O registro de forma clara, objetiva e completa das informaes referentes ao processo de cuidar relativas s atividades profissionais do enfermeiro um dever que est previsto no seu cdigo de tica.
1

A classificao do estado nutricional da paciente de sobrepeso, pois o ndice de massa corporal est acima da normalidade. Pela descrio das caractersticas dos episdios febris apresentados, correto inferir que a paciente apresenta febre remitente. Para seguir corretamente a tcnica de verificao do pulso perifrico braquial, deve-se aguardar de 5 a 10 minutos at que seja garantido o repouso e realizar a palpao da artria braquial, colocando os trs dedos mdios sobre a artria junto ao sulco entre os msculos bceps e trceps na fossa antecubital.

17

18

19 20

GDF/SES Programas de Residncia em rea Profissional da Sade 2010 Programa: Enfermagem em Pediatria

UnB/CESPE

No caso da ateno aos maus-tratos, aes de preveno de violncia infantil multiplicam-se de forma dispersa por todo o pas. Considerando a Portaria n. 1.968/2001 do Ministrio da Sade, que tornou obrigatrio, para todas as instituies de sade pblica e(ou) conveniadas ao Sistema nico de Sade (SUS) no Brasil, o preenchimento da ficha de notificao compulsria e seu encaminhamento aos rgos competentes, julgue os prximos itens.
21

A enfermagem em uma unidade de pediatria que atende a uma populao vulnervel e altamente dependente tem necessidade de medidas especficas de segurana fsica, emocional e ambiental. Acerca desse assunto, julgue os itens subsequentes.
36

22

23

24

25

O sistema de notificao deve garantir que a violncia seja um evento a ser pesquisado e levado em conta no atendimento sade da criana e do adolescente, o que permitiria a criao de uma rede de proteo e preveno violncia pelas reas que lidam com a infncia e juventude. A responsabilidade da equipe de sade junto ao conselho tutelar inicia-se no momento em que identificado um caso de maustratos e termina quando esse caso notificado. Os maus-tratos so atos fsicos, psicolgicos e sexuais causados a meninos e meninas, ou atos de omisso e negligncia, que tambm causam danos fsicos, sexuais ou emocionais. Os atos violentos, de forma geral, ocorrem como eventos isolados. Caracteriza-se como infrao administrativa sujeita a multa a omisso, por parte de professores, mdicos ou responsveis por estabelecimentos de ateno sade e de ensino fundamental, pr-escola ou creche, de notificao de maus tratos autoridade competente. Ao conselho tutelar cabe receber a notificao de casos de maustratos, analisar a sua procedncia e chamar a famlia da vtima ou o agressor para esclarecer o caso em questo, ou verificar o ocorrido in loco.

Em unidades de pediatria necessria, a presena de grades nos beros facilmente removveis, para prestao de cuidados criana. O direito do acompanhante de permanecer junto criana e ao adolescente hospitalizado garantido por lei em todos os hospitais. As tomadas eltricas na pediatria devem estar em locais de fcil acesso e, no mnimo, a 50 cm do cho. Na clnica peditrica, a aplicao de restrio fsica deve ser feita sempre que uma criana estiver agitada. A conteno manual da criana, executada por uma ou mais pessoas, comum para coleta de sangue, para evitar acidentes durante o procedimento.

37

38 39 40

A coleta de exames laboratoriais e a verificao dos sinais vitais em pediatria so procedimentos que exigem da enfermagem conhecimentos tcnico-cientficos e adaptaes especficas para a faixa etria de sua clientela. Considerando as informaes apresentadas, julgue os itens a seguir.
41

Na coleta de urina de 24 horas, deve-se recolher toda a urina da criana desde a primeira mico da manh at a primeira mico da manh seguinte. Aps a coleta de sangue arterial, deve-se comprimir o local durante trs minutos com gaze seca para evitar hemorragia ou hematoma. Existem dois tipos de presso arterial: a casual, verificada a qualquer hora do dia, e a basal, aferida aps uma hora de repouso. Considerando os efeitos fisiopatolgicos da febre, para cada 0,4 grau Celsius de aumento de temperatura, o mecanismo da febre concorre com uma elevao de 10 batimentos cardacos por minuto. A criana com febre deve permanecer em repouso fsico e mental e ter sua ingesto hdrica restrita.

O recm-nascido inicia sua respirao em resposta a vrios estmulos que contribuem para que o ar substitua rapidamente o lquido que preencheu seus pulmes e alvolos. A esse respeito, julgue os itens a seguir.
26 27

42

28 29 30

A ocluso do cordo umbilical associado a fatores trmicos e qumicos ajuda a iniciar a respirao do recm-nascido. Todo recm-nascido saudvel apresenta um pequeno quadro de asfixia ao nascer, que leva contrao do diafragma e resulta em uma diminuio da presso do volume intratorcico. A frequncia respiratria do recm-nascido se estabiliza nas primeiras 72 horas aps o nascimento. A respirao do recm-nascido ocorre em torno de 20 segundos aps o parto, estimulada pelo centro respiratrio medular. O beb nascido a termo pode, durante as duas primeiras semanas de nascimento, respirar 45 vezes por minuto.

43

44

45

A desidratao um distrbio dos lquidos corporais que ocorre sempre que o dbito total de lquidos excede a ingesta total de lquidos, comum em lactentes e crianas. O enfermeiro deve conhecer a fisiologia da desidratao, para que possa implementar um plano de interveno efetivo. Com relao a essas informaes, julgue os itens seguintes.
31 32

O recm-nascido torna-se altamente suscetvel a infeco em decorrncia de peculiaridades como: fragilidade da pele, cicatriz umbilical, necessidade de maior manuseio e imaturidade imunolgica, alm das infeces congnitas. Com relao a essas informaes, julgue os itens subsequentes.
46

33 34 35

Na desidratao grave, h presena de letargia ou inconscincia, diurese normal e olhos fundos. Uma criana com quadro de desidratao fica agitada, com sede intensa, e sinal de prega com a pele voltando lentamente ao seu estado anterior. Na desidratao hipertnica, a perda de gua superior de eletrlitos. Na desidratao hipotnica, a perda de gua inferior de eletrlitos. Na desidratao isotnica, ocorre uma ausncia de fora osmtica entre o lquido intracelular e o lquido extracelular, j que, no compartimento extracelular, a perda de lquido menor.

O recm-nascido com citomegalovrus congnito apresenta um quadro clnico que varia desde uma infeco sem sinais e sintomas evidentes at um quadro de grave envolvimento sistmico e prognstico restrito. A rubola congnita se manifesta com defeitos mltiplos, frequentemente com deficits oculares e surdez. Na toxoplasmose congnita, dois tipos de manifestaes clnicas podem ser encontrados: quadro de septicemia e a ttrade de Sabin. O recm-nascido com suspeita de sfilis congnita apresenta pnfigo palmoplantar, rash maculopapular e periostite. Recm-nascido de me com bolsa rota h mais de vinte e quatro horas sem fisiometria nem febre no necessita de exames laboratoriais nem antibioticoterapia.
2

47 48

49 50

GDF/SES Programas de Residncia em rea Profissional da Sade 2010 Programa: Enfermagem em Pediatria

S-ar putea să vă placă și