Sunteți pe pagina 1din 5

Srie Romanos O Evangelho de Deus Mensagem 201 A Cruz de Cristo Parte 3 Demonstrao (Texto: Rm 3:21~26) 1. Introduo.

uo. Depois de duas semanas, voltamos ltima mensagem com o tema: A Cruz de Cristo. Falamos que a cruz nos remete Propiciao, ou seja, Jesus desviou e satisfez completamente a ira de Deus e o castigo de meus pecados. Em segundo lugar, falamos que a cruz nos remete Redeno, ou seja, Deus, por intermdio de Jesus, nos comprou da escravido do pecado, da morte e do diabo, para a nos dar a verdadeira liberdade que h em Cristo. De acordo com o texto, a cruz deve nos remeter a um ltimo ato: Demonstrao. Hoje 11 de setembro de 2011. A exatos 10 anos, quando os relgios apontavam para 09:42 da manh, o primeiro avio bateu no World Trade Center. Momentos mais tarde, o segundo bateu na segunda torre. Um avio bateu no Pentgono e um, que estava indo em direo Casa Branca, caiu antes de encontrar o seu alvo. Todos eram e so para o mundo a demonstrao do poder dos Estados Unidos: WTC o smbolo do poder econmico, o Pentgono a sede da fora militar, e claro, Washington a capital poltica do mundo. Os terroristas que fizeram isso, tinham um recado a dar: Estados Unidos, vocs no so invencveis: nunca foram e nunca sero: ns estamos mostrando isso a vocs. As imagens desse dia ainda esto frescas em nossas mentes. No mesmo dia, centenas de bombeiros entraram no World Trade Center, que ainda estava de p. O que os levou a tomar essa deciso? Simplesmente porque era preciso fazer aquilo para salvar as pessoas, as quase trs mil pessoas que ainda estavam l. Alguns, por desespero, j estavam se jogando em direo morte. As duas torres caem, como um castelo de cartas. Os heris se tornam vtimas e muitos bombeiros morreram soterrados e dilacerados. Demonstrao? Sim! Demonstrao pblica de humanidade, de bravura, coragem e dedicao. Todos viram eles entrando, o mundo viu poucos saindo... Mas a atitude deles demonstra que debaixo de tanta desgraa, ainda h lugar para a dignidade humana. Demonstrao! Palavra que vamos explorar hoje: Deus demonstra a sua justia enviando Jesus para morrer na Cruz para salvar as pessoas de ontem e de hoje mediante a f! Que possamos ouvir a voz do Esprito Santo.

Pregado no MEP dia 11 de setembro de 2011.

Paulo Sung Ho Won www.sunghojd.blogspot.com

Srie Romanos O Evangelho de Deus Mensagem 20

2. Exposio do texto. (Rm 3:21~26)


21

Mas agora a justia de Deus se manifestou independente da lei da qual testemunham a lei e os profetas, 22 justia esta mediante a f em Jesus Cristo a todos aqueles que creem. No h distino, 23 pois todos pecaram e carecem da glria de Deus, 24 sendo justificados gratuitamente pela sua graa mediante a redeno que h em Cristo Jesus. 25 Deus o ofereceu como sacrifcio para a propiciao mediante a f, pelo seu sangue, para demonstrar a sua justia, por ter Deus, na sua tolerncia, deixado impunes os pecados cometidos anteriormente 26 tendo em vista a demonstrao da sua justia no tempo presente, para ele mesmo ser justo e justificador daquele que cr em Jesus.

21

, , 22 , 23 , 24
25


26

, , .

1. Deus demonstra a sua justia. Vimos que a cruz de Jesus tem trs sentidos: na cruz, Jesus pagou o preo para sermos libertos da escravido do diabo e do pecado, redeno; na cruz Jesus satisfez a ira de Deus em relao ao nosso pecado sofrendo em si essa ira, e hoje, em terceiro lugar, veremos que a cruz de Jesus foi uma demonstrao, ou uma revelao pblica, assim como uma conquista2 . De que maneira voc costuma demonstrar o seu amor? Temos uma variedade muito grande de maneiras de expressarmos o amor que sentimos por outras pessoas: uns preferem o toque (abrao, beijo), outros preferem dizer palavras de incentivo e afirmao, outros gostam de receber presentes, alguns gostam de investir tempo na pessoa amada e ainda outros gostam de expressar atitudes concretas de servio. Essas cinco linguagens so chamados por Gary Chapman de As cinco linguagens do amor3 . E como voc acha que Deus demonstrou publicamente o amor eterno que ele tem pelor ns? Pensando ainda um pouco mais alm, como que Deus demonstrou o seu amor para seres humanos que, por natureza, recusam receber esse amor? Paulo nos responde:
2
3

Cf. Sttot, in A Cruz de Cristo, pg. 132 Cf. Chapman, in As Linguagens do Amor para adolecentes, pg. 18.

Paulo Sung Ho Won www.sunghojd.blogspot.com

Srie Romanos O Evangelho de Deus Mensagem 20

Deus o ofereceu como sacrifcio para propiciao mediante a f, pelo seu sangue, demonstrando a sua justia. (vr. 25a, NVI). Jesus a demonstrao mxima da justia de Deus. Mais uma vez: a justia de Deus no a tentativa de Deus punir todos os pecadores, muito pelo contrrio: essa justia se baseia no amor eterno do Pai em enviar Jesus, o Filho nico, para viver, sofrer e morrem em nosso lugar, nos propiciando e nos redimindo. Meus irmos, a cruz a demonstrao definitiva do amor de Deus. Quando olhamos para ela, ao imaginarmos Jesus pregado, no nos resta dvida que Deus foi at as ltimas conseqncias para nos salvar. E essa demonstrao se torna real em nossas vidas, ou seja, podemos viver essa prova de amor de Deus quando cremos que Jesus fez tudo isso por ns. Gosto muito dessa palavra: Demonstrao. Ela significa tambm revelao pblica. Sim! Deus revelou o seu amor publicamente em atitudes concretas: na vida, na morte, na cruz e no sepulcro vazio. Todos viram o que Jesus fez: as pessoas, os soldados, os demnios. Ns, pela f, tambm vimos o que Jesus fez. A cruz o smbolo da justia de Deus baseado em seu amor, em sua fidelidade! O mais impressionante que essa demonstrao do amor de Deus no atingiu apenas as pessoas que viveram depois de Jesus, mas todas as pessoas que viveram firmes na aliana de Deus no passado: Deus demonstrou a sua justia para as pessoas no somente do Novo Testamento, mas tambm para as do Antigo.

2. Tolerncia no passado. Em sua tolerncia, havia deixado impunes os pecados anteriormente cometidos (vr. 25b, NVI) O Antigo Testamento pode ser resumido em poucas palavras: Deus escolheu um povo para firmar com ele uma aliana de amor, mas esse povo chutou a aliana e abandonou Deus: primeiro por causa da idolatria, e depois por causa da prpria religio, que deixou de ser algo vivo mas passou a ser mero ritualismo. Pois bem! Por que Deus perdeu tanto tempo com um povo que no o merecia? Por que Deus, logo de cara, no puniu os pecados de seu povo de forma definitiva, por exemplo, rejeitando Israel completamente como seu povo? No. Deus tinha uma aliana com Israel, e o nosso Deus fiel aliana que ele fez. O apstolo Paulo nos explica: Deus demonstrou o seu amor em no punir imediatamente esse povo extremamente rebelde e pecaminoso: ele escolheu ser tolerante. Mas no d a impresso que Deus foi negligente e complacente ao pecado de seu povo? No! Deus deixou impunes os pecados anteriormente cometidos, porque

Paulo Sung Ho Won www.sunghojd.blogspot.com

Srie Romanos O Evangelho de Deus Mensagem 20

Ele j havia determinado dar o castigo devido a esses pecados na morte de seu prprio Filho Jesus. Mais uma vez: como Deus demonstrou a sua justia? No foi enviando Jesus para morrer na cruz? A morte de Jesus na cruz , em parte, a punio e o castigo que o povo de Israel deveria ter recebido por seu pecado e rebeldia. Todos os israelitas que creram em Deus e permaneceram em sua aliana, receberam o perdo de Deus e a salvao, uma vez que o castigo do pecado foi pago por Jesus na cruz. Isso quer dizer o seguinte: Deus demonstrou a sua justia, ou seja, Deus to fiel sua aliana, que Ele sacrificou seu prprio Filho Jesus para que o povo de Israel, aqueles que ainda se mantiveram firmes na Aliana, tambm fossem propiciados e redimidos definitivamente.

3. Perdo e salvao hoje! mas, no presente, demonstrou a sua justia, a fim de ser justo e justificador daquele que tem f em Jesus (vr. 26, NVI) Se o primeiro propsito da morte de Jesus na cruz foi de demonstrar a justia de Deus para aqueles que viveram no passado, o segundo propsito foi de demonstrar tambm a justia de Deus para ns hoje! A morte de Jesus tem poder e efeito tambm hoje! Quando nos colocamos diante de Deus, crendo que aquilo que Cristo fez na cruz foi para pagar os meus pecados, automaticamente os benefcios da cruz passam a ser meus. Ao cremos que Jesus morreu em nosso lugar, estamos crendo que ele pagou os nossos pecados recebendo ira e castigo divino na cruz. Como o preo do pecado j foi pago, ou seja, a morte, logo, o que resta o perdo de Deus, a justificao: ns somos totalmente inocentados porque nossos pecados so aniquilados. Jesus, com a sua morte, destruiu o pecado e seu poder devastador em nossas vidas, nos restaurando para termos uma comunho plena com Deus4. Jesus o justo que justifica: Ele aquele que, por ser justo, tem a condio de nos tornar limpos dos pecados diante de Deus. Tudo isso aconteceu a cruz. Meus irmos, o amor de Jesus verdadeiro e to real quanto essa cruz de madeira que voc est vendo. A justia de Deus to real que ela pode ser demonstrada. Quando voc estudava matemtica, o que voc fazia para conferir se o resultado de uma equao estava correta? No demonstrando atravs de uma prova real? Deus demonstrou sua justia sacrificando por ns o seu nico Filho, Jesus Cristo, na Cruz. A cruz a prova real do cristianismo. hoje que Jesus quer estender sobre voc graa. Se voc crer hoje, agora mesmo que Ele perdoar os seus pecados e salvar a sua vida. Ele te comprar da escravido para a
4

Cf. Dunn, in Romans, pg. 182.

Paulo Sung Ho Won www.sunghojd.blogspot.com

Srie Romanos O Evangelho de Deus Mensagem 20

verdadeira liberdade e tambm aniquilar qualquer resqucio dos pecados cometidos anteriormente! 3. Concluso. Amados, a cruz no deve ser apenas um smbolo de uma religio, um adorno ou um objeto qualquer. No! L na cruz Jesus morreu por mim, por voc, demonstrando para todas as criaturas no universo inteiro que o nosso Deus nos ama e vai at as ltimas conseqncias para nos resgatar e salvar! O lindo hino escrito por Ralph E. Hudson (1843-1901) expressa bem o valor da cruz, o poder da demonstrao da justia de Deus, e com ele que encerro minha palavra hoje: Oh quo cego eu andei e perdido vaguei, Longe longe do meu Salvador; Mas da glria desceu e Seu sangue verteu, Pra salvar um to pobre pecador. Foi na cruz foi na cruz onde um dia eu vi, Meu pecado castigado em Jesus! Foi ali pela f que meus olhos abri, E eu agora me alegro em Sua luz! Eu ouvia falar dessa graa sem par, Que do cu trouxe nosso Jesus; Mas eu surdo me fiz, converter-me no quis, Ao Senhor que por mim morreu na cruz. Mas um dia senti meus pecados e vi, Sobre mim o castigo da lei; Mas depressa fugi em Jesus me escondi, E refgio seguro nEle achei. Oh que grande prazer inundou o meu ser, Conhecendo este to grande amor; Que levou meu Jesus a sofrer l na cruz, Pr salvar um to pobre pecador. 5

Cantor cristo, hino 396.

Paulo Sung Ho Won www.sunghojd.blogspot.com

S-ar putea să vă placă și