Sunteți pe pagina 1din 17

CARTILHA O HOMEM FAZ A HISTRIA

PROJETO INTERDICIPLINAR

Artes Visuais e Histria do Brasil

O QUE A LINHA DO TEMPO

A tcnica da Linha do Tempo Cronolgico da Histria da arte segue paralelamente Linha do Tempo da Histria da humanidade, sendo que as datas so apenas marcos histricos, e muitas vezes, apenas datas aproximadas da evoluo cultural e social do homem e ou de suas civilizaes. A Arte nunca foi e nunca ser um compartimento estanque. Todas as correntes artsticas continuam a coexistir em diferentes graus de evoluo. A Arte Pr-Histrica, por exemplo, continua existindo at hoje em vrios lugar do Planeta devido ao grau de evoluo de algumas culturas, muitas das quais ainda esto no que chamamos Idade da Pedra.

ANO ZERO 0 2000 1500 1000 500 100 100 500 1000 1500 2000

AC 3

DC

O QUE A LINHA DO TEMPO


A Linha do Tempo Histria do Brasil relata os acontecimentos mais relevantes ocorridos desde a colonizao do Pas at os dias atuais. Textos e fotos retratam os anos em que a nao ainda era um imprio e depois Repblica, com alternncia de governantes, disputas territoriais, mudanas na constituio, fatos polticos e econmicos nacionais e internacionais que tiveram impacto na vida da populao. Entre eles a Proclamao da Repblica, a repercusso do incio da Primeira Guerra Mundial, a crise econmica mundial de 1929, o regime militar no Pas e a redemocratizao.

A cronologia (do grego chronos, tempo, + logos, estudo) a cincia cuja finalidade a de determinar as datas e a ordem dos acontecimentos histricos, principalmente descrevendo e agrupando numa seqncia lgica. Esta disciplina inserese numa cincia maior, que Histria.

Durante muitas dcadas, o tempo do historiador foi reduzido cronologia, ou seja, o fundamental era datar os tempos em dias, meses, anos dcadas e sculos, estabelecendo uma noo de tempo puramente cronolgica.

1993

1996

1999

2002

2005

2008

2011

Exemplo de linha do tempo: de 1993 a 2011

O QUE A LINHA DO TEMPO


Os historiadores de arte, crticos e estudiosos classificam os perodos, estilos ou movimentos artsticos separadamente, para facilitar o entendimento das produes artsticas. No h coincidncia com a linha do tempo histrica, pois a partir de 1848 consideramos o incio da Arte Moderna e o movimento Pop Art o incio da Arte Ps-Moderna. Porm, optamos por apresentar a arte por meio da linha do tempo histrica, por considerarmos ser mais didtica.

Exemplo de linha do tempo da Histria da Arte

O QUE A LINHA DO TEMPO


Em 15 de novembro de 1889 foi proclamada a Repblica dos Estados Unidos do Brasil, num golpe militar liderado pelo marechal Deodoro da Fonseca. O mesmo marechal tornou-se o primeiro presidente da Repblica. Desde ento tivemos um total de trinta e seis presidentes. Abaixo, a linha do tempo, representa um histrico sobre o presidente militar Joo Batista Figueiredo e os demais presidentes brasileiros eleitos aps o fim do regime militar. Joo Batista Figueiredo eleito em 1979 pela junta militar, deixou o cardo em 1985. Com o fim da ditadura foi eleito o presidente Tancredo Neves em 1985, porm devido a um problema de sade ele veio a falecer e no chegou a assumir o cargo. Em seu lugar assumiu o presidente Jos Sarney que ficou at 1990. Neste ano assumiu o presidente Fernando Collor, que tambm no chegou at o final do mandato, ele foi deposto por Impeachment em 1992. Assumiu ento o vice-presidente Itamar Franco que levou seu mandato at 1995. Aps as eleies, o novo presidente passou a ser Fernando Henrique Cardoso que comandou o pas por dois mandatos, terminando sua gesto em 2003. Tambm com dois mandatos Luiz Incio Lula da Silva administrou a nao at 2010. A partir de ento tivemos a primeira mulher presidenta sob o comando da nossa nao, Dilma Rousseff a atual presidenta.

O QUE A LINHA DO TEMPO

Imagem ampliada: Exemplo de linha do tempo

ATIVIDADES PROPOSTAS - PESQUISAS


Nesta etapa, o aluno com o auxlio do professor, dever estudar e pesquisar sobre os presidentes eleitos pelo povo a partir da emenda nmero 25 de 1985. Esta pesquisa poder ser feita na biblioteca da sua escola, revistas, jornais ou no laboratrio de informtica da escola, em casa tambm poder ser feito as pesquisas caso tenha internet. Os alunos devero pesquisar sobre o fim do regime militar brasileiro, e o incio da eleio direta do primeiro presidente civil aps 20 anos de ditadura. Que tambm culminou no movimento conhecido como diretas j! A nossa linha do tempo ter incio a partir da transio entre Figueiredo, ultimo militar, e Tancredo Neves que no tomou posse. Em seguida o nosso 31 Presidente Jos Sarney de 1985 1990, 32 Fernando Collor de 1990 1992, 33 Itamar Franco de 1992 1995, 34 Fernando Henrique Cardoso de 1995 2003, 35 Luiz Incio Lula da Silva de 2003 2011 e por fim a atual Presidenta, 36 Dilma Rousseff eleita em 2011.

ATIVIDADES PROPOSTAS - PESQUISAS

Nesta etapa voc realizar leituras, pesquisas, estudos de obras de artes, fotografia, caricatura ou qualquer tipo de imagem que relacionem com determinadas datas, pocas e fatos ocorridos a partir do ano de 1979. Fatos que possam fazer parte ou relacionar com um determinado presidente, suas aes ou acontecimentos que foram relevante durante seu mandato presidencial. Manifestaes, produes artsticas e culturais que fizeram parte da nossa sociedade neste perodo.

ATIVIDADES PROPOSTAS - PESQUISAS

Encerrado os estudos e pesquisas, os alunos daro incio construo da linha do tempo, lembrando que o aluno
poder confeccionar seu trabalho de varias maneiras, por exemplo o aluno poder utilizar a pintura, colagens, recortes, desenhos, fotos, imagens ou mesmo releitura de obras. Utilizando-se de vrios

materiais como, por exemplo: Cartolina, cola branca, tesoura, recortes de revista e jornais, guache, pinceis, lpis de cor, giz de cera, caneta hidro-cor, pincel atmico, papel sulfite, cartolina ou at mesmo as mdias digitais como o Movie Maker, Powerpoint, Paint, Gimp entre outros.

10

ATIVIDADE - CONSTRUO
Agora que o aluno j fez as pesquisas, sabe o que uma linha do tempo, est mais inteirado com a histria da arte, histria do Brasil e sabe quem foram os presidentes eleitos a partir de 1985, e qual a influncia que estes governos trouxeram a nossa sociedade, e como eram as produes artsticas deste perodo Ele ir a construir a sua linha do tempo, buscando imagens, fatos ou datas importantes que caracterizem os governantes. Estas imagens podem ser recortes de revista, jornais, pintura, colagens, recortes, desenhos, fotos, imagens de obras de arte, ou mesmo releitura de obras. A atividade de construo da linha do tempo de livre escolha, poder ser feita em papel sulfite, cartolina ou por meio das mdias eletrnicas como j referido anteriormente; Movie Maker, Powerpoint, Paint, Gimp ou qualquer meio que possa trazer um resultado satisfatrio na confeco da linha do tempo.

11

ATIVIDADE 1 COMO FAZER


Aqui vamos dar o exemplo de construo de uma linha do tempo em uma folha de sulfite A4, mas voc pode usar o meio mais acessvel. A atividade proposta que voc construa uma linha do tempo como o exemplo dado na pagina 5. com as informaes e pesquisas realizadas, comece a traar a sua linha do tempo. Risque uma linha do tempo, em seguida divida a linha de acordo com as datas que voc pretende representar. Neste exemplo dividimos em trs datas.

12

ATIVIDADE 2 COMO FAZER

Coloque as datas pesquisadas, se quiser faa alguns comentrios a respeito, se assim achar necessrio, como segue o exemplo abaixo.

1985

1990

13

Incio da eleio direta do primeiro presidente civil aps 20 anos de ditadura. Tancredo Neves, que no tomou posse.

ATIVIDADE 3 COMO FAZER


Agora insira as figuras, faa desenhos ou cole recortes sobre as datas escolhidas, se quiser tambm faa comentrios sobre os presidentes que voc pesquisou. Procure relacion-los com os movimentos artsticos da poca. Qual a relao deles com a sociedade, o que eles deveriam ter feito e no fizeram para melhoria da populao brasileira. Lembre-se que o exemplo abaixo mostra 4 presidentes, porm a sua linha do tempo dever contar com todos os presidentes a partir de 1979.

Sada do general Joo Batista Figueiredo

1985

1990

1992

14

Incio da eleio direta do primeiro presidente civil aps 20 anos de ditadura. Tancredo Neves, que no tomou posse.

CONCLUSO

O objetivo final desta cartilha incentivar no aluno o hbito da pesquisa, do questionamento, leitura e o fazer artstico. Acreditamos que neste processo, a busca pelo passado, seria uma maneira de ajud-los a entender o presente, mais que isso, uma maneira de ensin-los a forjarem o seu prprio futuro. Mostrando o passado e o presente, para que eles possam construir o futuro digno.

CRDITOS

Texto: Carlos Ferreira da Silva Reviso: Carlos Ferreira da Silva Ilustrao: Carlos Ferreira da Silva

FONTE DE PESQUISA:

http://2.bp.blogspot.com/_Kk6Xg2TAPBo/TIZDNw8yYgI/AAAAAAAAE1E/ypFqQYpgysQ/s160 0/ogritodaindependencia.jpg http://2.bp.blogspot.com/-2pQSMvaAjJI/TZ74xweb3tI/AAAAAAAAAAc/FTqsAl2c08/s1600/foto2.jpg http://3.bp.blogspot.com/-ZIOGXTbHxQ/TZ7zAXifc7I/AAAAAAAAAAY/paiqC1hGEJ8/s1600/dsc00515.jpg http://www.brasil.gov.br/sobre/historia/linha-do-tempo-1/linha-do-tempo-historia http://pt.wikipedia.org/wiki/Cronologia http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/cronologia-da-historia-do-brasil/cronologia-dahistoria-do-brasil.php http://www.stickel.com.br/atc/uploads/tempo.jpg http://www.smartkids.com.br/especiais/artes.html http://www.lusoafrica.net/v2/index.php?option=com_content&view=article&id=87&Itemid=108 http://3.bp.blogspot.com/-IPV7jt-0TIM/ThSY2rH1G4I/AAAAAAAAAIs/TbQQptwfsw/s1600/INTERDISCIPLINARIDADE+2.jpg http://blog.educacional.com.br/artesil/files/2009/12/artes-300x249.jpg http://www.conexaoprofessor.rj.gov.br/edite/EditeImagem.asp?Codigo=252 http://3.bp.blogspot.com/-ZXXQDMsfDxs/Tbhj_CXkgI/AAAAAAAAAHI/btsEgLJU8ds/s1600/DSC02881.JPG http://www.lukasarts.com.br/image-big/caricatura-presidente-lula.jpg http://spb.fotolog.com.br/photo/11/19/75/megalomaniac_bc/1300597619992_f.jpg http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_arte

http://blogdofavre.ig.com.br/wp-content/uploads/2008/03/lula_caricatura2.jpg http://blogdofavre.ig.com.br/wp-content/uploads/2008/11/sarney_caricatura.jpg http://farm6.static.flickr.com/5023/5603404953_3f020791cb.jpg http://www.araraquara.com/img/imagens/80424.jpg http://2.bp.blogspot.com/_h77BLo4MRuM/SeNSGE3Qg9I/AAAAAAAACQQ/4IZEEPkLUgQ /s400/caricatura_figueiredo.jg http://amarildocharge.files.wordpress.com/2011/07/itamar-franco-caricatura-blog.jpg? w=640&h=640 http://farm6.static.flickr.com/5230/5578457106_06a93cb0fd.jpg http://2.bp.blogspot.com/_uZ8q7S0HKoM/Sa6qWh77CLI/AAAAAAAAABE/ZdCBT5PI6OE/ s320/cab_tancredoneves.gif http://1.bp.blogspot.com/_iSBhJTSwI8/TKNOWVo_5FI/AAAAAAAAB0A/XPLPk9oJbMY/s1600/dilma9.jpg http://4.bp.blogspot.com/-IMDNuAJTMZk/TiagiI7L6gI/AAAAAAAAAfU/WWQG3SyZQ8/s400/caras%2Bpintadas.jpg http://www.revistadehistoria.com.br/secao/reportagem/diretas-ja http://img.ibiubi.com.br/livros/6/5/7/2/8/2/2/img/01_diretas-ja!_grande.jpg
http://2.bp.blogspot.com/-Z2XnOgbdMfU/Tf59l5sl-JI/AAAAAAAAAI0/XrT-vH7R9y8/s1600/caraspintadas3+ %25281%2529.jpg

http://anafilatico.files.wordpress.com/2008/10/democracia-22.jpg http://amarildocharge.wordpress.com/page/7/ http://www.icssinfo.com.br/wp-content/uploads/2011/02/informatica.jpg http://www.ajudadolar.com.br/Imagens/pintura.jpg http://casadachris.uol.com.br/imagens/album_faca/20tesoura-e-cola.jpg http://www.dtvb.ibilce.unesp.br/edificios_e_estabelecimentos/na_pincel_atomico.jpg http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080527092230AAts4aq http://www.financemart.net/pic/computer.jpg

S-ar putea să vă placă și