Sunteți pe pagina 1din 8

||BRB11_008_08N384665||

CESPE/UnB BRB

De acordo com o comando a que cada um dos itens a seguir se refira, marque, na folha de respostas, para cada item: o campo designado com o cdigo C, caso julgue o item CERTO; ou o campo designado com o cdigo E, caso julgue o item ERRADO. Para as devidas marcaes, use a folha de respostas, nico documento vlido para a correo das suas provas. Nos itens que avaliam conhecimentos de informtica, a menos que seja explicitamente informado o contrrio, considere que todos os programas mencionados esto em configurao padro, em portugus. Considere tambm que no h restries de proteo, de funcionamento e de uso em relao aos programas, arquivos, diretrios, recursos e equipamentos mencionados.

CONHECIMENTOS BSICOS
1

10

13

16

H relatos de que sistemas financeiros existem desde a Antiguidade, quando os fencios j utilizavam diferentes formas de efetuar pagamentos, como os documentos de crdito, por exemplo. No entanto, foi somente no sculo XVII que os bancos se estabeleceram, com o lanamento do dinheiro de papel, ou papel-moeda, pelo Banco de Estocolmo. Nessa poca, diversos pases europeus comearam a produzir sua prpria moeda. Outros tipos de bancos surgiram a partir do sculo XIX, quando o progresso econmico provocado pela Revoluo Industrial contribuiu para a criao de um banco para a indstria cuja funo era mobilizar grandes somas de dinheiro para auxiliar o desenvolvimento desse setor. Hoje, o sistema financeiro de um pas controlado pelo seu banco central, que tem a funo de emitir dinheiro, captar recursos financeiros e regular os bancos comerciais e os industriais.
Internet: <www.brasilescola.com> (com adaptaes).

De acordo com o texto, a percepo da relevncia da funo de concesso de crdito das instituies bancrias menor entre a populao do pas que habita as regies mais desenvolvidas economicamente. A expresso a pesquisa (R.8) refere-se ao estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Econmica Aplicada (R.1-2).
1

Com relao s estruturas lingusticas do texto acima, julgue os itens a seguir.


1 2 3 4

10

O emprego da partcula se em se estabeleceram (R.5) indica que o sujeito da orao indeterminado. A vrgula empregada logo depois de Nessa poca (R.6-7) isola adjunto adverbial de tempo antecipado. Preserva-se a correo gramatical do perodo ao se substituir cuja (R.12) por cuja a ou por da qual. Emprega-se a vrgula logo aps a expresso emitir dinheiro (R.15) para separ-la de outras de mesma funo sinttica que compem uma enumerao.
1

13

16

19

10

13

Um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Econmica Aplicada revelou o tipo de percepo que os brasileiros tm dos bancos no pas. De acordo com o Sistema de Indicadores de Percepo Social, para 62,1% da populao, a funo primordial das instituies bancrias movimentar e guardar dinheiro e, para apenas 4,5%, emprestar dinheiro. Apurou-se tambm que 39,5% dos brasileiros no tm conta em banco. Ainda de acordo com a pesquisa, a percepo da relevncia da concesso de crdito pelas instituies bancrias menor nas regies mais desenvolvidas (Sul e Sudeste) do que nas menos desenvolvidas (Norte e Nordeste) economicamente, onde os entrevistados atribuem maior relevncia a essa funo dos bancos.
Internet: <www.agencia.ipea.gov.br> (com adaptaes).

O incio das operaes do primeiro Banco do Brasil, em 1809, pode ser considerado um marco fundamental na histria monetria do Brasil e de Portugal, no s por ter sido a primeira instituio bancria portuguesa, mas tambm por representar uma mudana significativa no meio circulante do Brasil, j que houve emisso de notas bancrias. At ento, as funes de meio de troca e de pagamentos haviam sido cumpridas exclusivamente por moedas mercadorias a exemplo do acar e do algodo e por moedas metlicas originrias de Portugal e de outras partes do mundo ou cunhadas na Colnia. A cunhagem de moedas na Colnia desenvolveu-se por meio da instalao, em Salvador, na Bahia, da Casa da Moeda, em fins do sculo XVII. No entanto, a prtica de cunhagem no interior da Colnia no eliminou, no Brasil, as trocas realizadas por intermdio de moedas estrangeiras. No extremo norte, por exemplo, continuavam sendo usadas no comrcio moedas mexicanas e peruanas, e no extremo sul, na rea onde atualmente se localiza o estado do Rio Grande do Sul, circulavam indistintamente moedas brasileiras e dos pases vizinhos.
Internet: <www.revistatemalivre.com> (com adaptaes).

Com relao s estruturas lingusticas e aos sentidos do texto acima, julgue os itens seguintes.
9 10

O termo considerado (R.2) est empregado no masculino para concordar com Banco do Brasil (R.1). Mantm-se a correo gramatical e o sentido do texto ao se substituir a conjuno j que (R.6) por uma das seguintes: pois, porquanto, visto que, uma vez que. A expresso At ento (R.6) poderia ser substituda por At aquele momento sem prejuzo para o sentido e a correo do texto. Preservam-se a correo gramatical e o sentido do texto ao se substituir o termo No entanto (R.14) por qualquer um dos seguintes: Porm, Contudo, Conquanto, Todavia, Entretanto. A expresso moedas mexicanas e peruanas (R.18) exerce, na orao em que ocorre, a funo sinttica de sujeito.
1

11

Julgue os itens de 5 a 8, relativos s ideias e s estruturas lingusticas do texto acima.


5

Parcela significativa da populao considera a concesso de emprstimos uma das funes principais das instituies bancrias. De acordo com as informaes do texto, a parcela da populao brasileira que possui conta em banco superior da que no possui.

12

13

Cargo 8: Escriturrio

||BRB11_008_08N384665||

CESPE/UnB BRB

Os itens a seguir apresentam fragmentos de texto adaptados do stio www.revistatemalivre.com. Julgue-os quanto correo gramatical.
14

praticamente consensual entre os historiadores a opinio de que os interesses do governo portugus em criar o Banco do Brasil deveu-se a impossibilidade de financiar os gastos pblicos elevados quando da transferncia da Corte para o Rio de Janeiro mediante apenas da cobrana de tributos. 15 A transformao do Rio de Janeiro em sede do Reino Portugus, a abertura dos portos s naes amigas e o fim das restries impostas s manufaturas brasileiras aumentaram ainda mais a demanda por moeda, que no poderia ser suprida a partir do estoque existente. 16 Restavam ao governo portugus duas alternativas para aumentar a liquidez do sistema e financiar os gastos. Uma delas, que consistia em promover a elevao do valor de face da moeda, ainda que possibilitasse um aumento nominal do estoque de moeda, apresentava custo poltico elevado, j que, na prtica, ocasionaria a depreciao do poder de compra da moeda. 17 Outras alternativas, menos problemticas, seriam a emisso de papel-moeda por meio da criao de um banco emissor capaz de atender as necessidades de gastos do governo. Essa soluo teria sido apresentada por um nobre D. Joo VI durante a viagem da Corte Portuguesa da Europa para o Brasil. Desde o sculo XVII eram feitas sugestes aos reis portugueses para que criassem instituies bancrias. Cada um dos itens seguintes apresenta um fragmento de correspondncia oficial, seguido de uma proposta de classificao (entre parnteses) desse fragmento quanto ao gnero de correspondncia a que pertence. Julgue-os quanto correo gramatical e classificao proposta.
18

Com referncia aprovao, em junho de 2011, e repercusso, na Europa, do conjunto de medidas econmicas e fiscais proposto pela Grcia para conter a crise econmica no pas, julgue os itens a seguir.
24

A populao da Grcia reagiu aprovao das medidas de conteno da crise propostas pelo governo, promovendo greve geral e manifestaes polticas nas ruas da capital do pas, Atenas. O aprofundamento da crise na Grcia deveu-se recusa do governo local em adotar o euro como moeda nacional, fato que impediu esse pas de se beneficiar do ciclo de crescimento econmico europeu da primeira dcada do sculo XXI. Alm da Grcia, outros pases europeus, como Espanha, Itlia, Portugal e Irlanda, tambm podem ser afetados pela crise econmica, em razo das dificuldades que eles enfrentam para pagar suas dvidas pblicas. Mesmo aps a aprovao do pacote fiscal, a Unio Europeia se recusou a conceder novos emprstimos aos gregos, dado o carter contraproducente desse tipo de medida, que poderia incentivar outros pases a contrair dvidas sem condies de honr-las no futuro.

25

26

27

Considerando a publicao, em maio de 2011, de medida provisria que trata da concesso de incentivos produo de equipamentos do tipo tablet no Brasil, julgue os itens que se seguem.
28

Vimos solicitar administrao geral desta instituio que providencie a aquisio de trs novos computadores para o setor de patrimnio, uma vez que os equipamentos hoje disponveis so insuficientes para o atendimento da demanda de trabalho do setor. (ofcio) 19 A comisso instituda com a finalidade de aperfeioar os processos e rotinas estabelecidos para o bom desempenho desta instituio entrevistaram todos os funcionrios de suas cinco principais agncias. Alm disso, foi analisado os procedimentos adotados e os formulrios em circulao. (relatrio) 20 Aos vinte e um dias do ms de agosto de dois mil e onze, s quinze horas, realizou-se, no Salo Nobre desta instituio, reunio ordinria do Conselho Fiscal, com o objetivo de eleger os novos membros para o binio dois mil e doze-dois mil e treze. (ata) Em maio de 2011, o lder terrorista Osama Bin Laden at ento um dos homens mais procurados pelos servios de inteligncia e segurana dos Estados Unidos da Amrica (EUA) foi morto. Com relao a esse fato e s suas consequncias, julgue os itens a seguir.
21

A medida provisria em questo permite a iseno de tributos, como o PIS e a COFINS, sobre o produto fabricado no Brasil, a fim de incentivar a produo local. Os representantes do setor industrial, embora considerem a iniciativa do governo meritria, julgam-na de difcil implantao, uma vez que, em contrapartida concesso de incentivos fiscais, se exige que a totalidade dos componentes utilizados na montagem do produto seja de origem nacional. Apesar de simptica medida, a Apple, a mais conhecida vendedora de tablets, anunciou oficialmente no ter interesse em produzir o iPad no Brasil, em razo de considerar o mercado brasileiro irrelevante em termos globais.

29

30

Julgue os itens a seguir, referentes aos sistemas operacionais Windows e Linux.


31

Com a morte de Osama Bin Laden, a Al-Qaeda foi desfeita, uma vez que tambm foram mortos, durante a operao planejada pelos militares norte-americanos, os principais comandantes polticos e militares dessa organizao. 22 Aps a confirmao da morte do lder da Al-Qaeda, o presidente dos EUA, Barack Obama, declarou o fim da guerra ao terror e informou que as tropas de seu pas sero retiradas do Afeganisto e do Iraque at o dia 31 de dezembro de 2011. 23 De acordo com informaes divulgadas pelas autoridades norte-americanas, o corpo de Osama Bin Laden no foi enterrado, mas lanado ao mar.
Cargo 8: Escriturrio

Apesar de multiusurio e multiprogramvel, o sistema operacional Linux no permite o redirecionamento de entrada e sada de dados. No Windows Vista, um gadget de barra lateral constitudo por pelo menos um arquivo HTML e um arquivo de definio XML, podendo tambm incluir outros arquivos, como arquivos de imagem (PNG e JPG), folhas de estilo (CSS) e scripts (JavaScript e VBScript). Todo o contedo do gadget armazenado em um arquivo ZIP renomeado com a extenso .gadget.
2

32

||BRB11_008_08N384665||

CESPE/UnB BRB

Acerca dos aplicativos disponveis nos ambientes Microsoft Office e BrOffice, julgue os itens que se seguem.
33

Julgue o item a seguir, referente a segurana da informao.


40

Diferentemente do que ocorre em outros aplicativos, em que as marcas-dgua so visveis apenas na verso impressa dos documentos, no Microsoft Office Word 2007, elas podem ser visualizadas na tela do computador em todos os modos de exibio de documentos, a saber: Layout de Impresso, Leitura em Tela Inteira, Layout da Web, Estrutura de Tpicos e Rascunho. No Microsoft Office Excel 2007, possvel salvar uma planilha como um arquivo PDF, sem a prvia instalao de qualquer complemento de software ou aplicativo que realize essa funo. No BrOffice 3.3, o documento ODT, do Writer, e o ODS, do Calc, podem apresentar dois nveis de segurana com senha: um nvel para a senha de abertura de arquivo, que permite impedir a leitura de seu contedo; o outro para a senha de edio, que permite proteger o arquivo de modificaes realizadas por pessoas no autorizadas. Essa funcionalidade permite, ainda, atribuir o direito de edio a determinado grupo de pessoas e apenas o de leitura aos demais usurios.

A ferramenta Navegao InPrivate do Internet Explorer proporciona anonimato ao usurio na Internet, impedindo que os stios por ele visitados o identifiquem por meio de seu endereo da Web e que sejam gravadas no computador utilizado na navegao informaes acerca dos stios visitados.

A respeito dos fundamentos da organizao dos poderes e do Distrito Federal (DF), julgue os itens seguintes.
41

34

Soberania, cidadania, dignidade da pessoa humana, valores sociais do trabalho e da livre iniciativa e pluralismo poltico constituem valores fundamentais do DF. A preservao da autonomia do DF como unidade federativa e a garantia da prestao de assistncia jurdica integral e gratuita aos que comprovarem insuficincia de recursos figuram entre os objetivos prioritrios do DF constantes de sua Lei Orgnica (LODF).

42

35

Acerca da organizao administrativa e das competncias do DF, julgue os itens que se seguem.
43 44 45

Compete privativamente ao DF desapropriar bens para fins de reforma agrria. Compete ao DF, concorrentemente com a Unio, legislar sobre oramento e direito financeiro. O DF organiza-se em regies administrativas, que no so dotadas de autonomia poltica.

Julgue os itens subsequentes, a respeito de aplicativos e procedimentos de Internet.


36

A exibio, em uma pgina da Web acessada por meio do Internet Explorer (IE), de um xis vermelho (ou outro espao reservado) no lugar de uma imagem pode ocorrer em razo de: o link para a imagem na pgina da Web estar quebrado; o tipo de arquivo da imagem no ser suportado pelo IE; o computador no ter espao suficiente em disco para armazenar os arquivos temporrios de que precisa para mostrar as imagens; o IE estar configurado para bloquear os programas utilizados para a exibio das imagens. Embora o buscador do Google proponha, nos casos em que o usurio digite uma palavra de forma errada, a pesquisa com base na grafia correta da provvel palavra, ele ainda no propicia a busca semntica, por meio da qual se exibem outras palavras com significado similar ao daquela pesquisada pelo usurio. O usurio que utilize um computador com sistema operacional Windows XP conectado a uma rede local pode configurar o endereo e a porta de um proxy para acessar a Internet clicando o menu Opes de telefone e modem, no Painel de controle.

No que concerne aos servidores pblicos do DF, julgue os itens subsequentes.


46

Se a demisso de um servidor estvel for invalidada por sentena judicial, ento esse servidor ser reintegrado no cargo com todos os direitos e vantagens devidos desde o trnsito em julgado da referida deciso, sendo o eventual ocupante da vaga reconduzido ao cargo de origem, com direito a indenizao. Para efeito de aposentadoria do servidor pblico, a LODF assegura a contagem em dobro dos perodos de licena-prmio no gozados.

37

47

Julgue os itens seguintes, referentes ao Poder Legislativo e fiscalizao contbil e financeira no mbito do DF.
48

38

O Tribunal de Contas do DF no dispe de competncia para apreciar, para fins de registro, a legalidade das nomeaes para cargo de provimento em comisso. Est sujeita sano do governador lei editada pela Cmara Legislativa que disponha sobre a prestao de garantia pelo DF em operao de crdito contratada por suas autarquias, fundaes, empresas pblicas e sociedades de economia mista.

49

Em relao a conceitos de organizao e de gerenciamento de informaes, arquivos, pastas e programas, julgue o prximo item.
39

A central de sincronizao do Windows permite vincular dois arquivos armazenados em locais distintos, de modo que a excluso de um desses arquivos acarreta automaticamente a excluso do outro pela central.

No que se refere ao Poder Executivo no DF, julgue o item abaixo.


50

Caso cometa infrao penal comum, o governador do DF dever ser julgado perante o Tribunal de Justia do Distrito Federal e Territrios.
3

Cargo 8: Escriturrio

||BRB11_008_08N384665||

CESPE/UnB BRB

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
A respeito da estrutura do Sistema Financeiro Nacional (SFN), julgue os itens a seguir.
51

A captao de depsitos vista representa a atividade bsica dos bancos comerciais e os qualifica como instituies financeiras monetrias. Embora apresentem menores riscos de insolvncia dos emprstimos, por atenderem a setores especficos da economia e terem maior controle de sua carteira de clientes, os bancos cooperativos no podem contrair emprstimos no exterior. vedada s sociedades de arrendamento mercantil e s sociedades de crdito imobilirio a utilizao de recursos provenientes de depsitos de poupana e da emisso de debntures. As bolsas de valores, que negociam aes de companhias abertas, so instituies financeiras sem fins lucrativos constitudas pelas corretoras de valores com o objetivo de garantir a transparncia das transaes realizadas com valores mobilirios. A liquidao financeira das operaes realizadas no mbito do Sistema Especial de Liquidao e Custdia feita por meio do Sistema de Transferncia de Reservas, cujos participantes so instituies financeiras. Ao Conselho Monetrio Nacional (CMN) compete alm de fixar as diretrizes e normas das polticas monetrias e cambiais e cuidar da execuo dessas polticas autorizar as emisses de papel-moeda e zelar pela liquidez e pela solvncia das instituies financeiras, bem como fiscaliz-las. O Banco Central do Brasil, ao financiar o Tesouro Nacional por meio da emisso de ttulos pblicos e controlar a liquidez do mercado, atua como banqueiro do governo e emprestador de ltima instncia. Os poderes fiscalizatrio e disciplinador da Comisso de Valores Mobilirios estendem-se, entre outros, s aes, s debntures e aos certificados de depsito de valores mobilirios, porm no se aplicam aos ttulos da dvida pblica das diferentes esferas de governo.

No tocante s sociedades de fomento mercantil (factoring) e s sociedades administradoras de cartes de crdito, julgue os prximos itens.
62

52

A remunerao de garantia cobrada pelas administradoras de cartes de crdito corresponde comisso paga pelos estabelecimentos a determinada bandeira. No clculo do desgio sobre o valor de face do ativo, as empresas de factoring consideram, alm do custo dos recursos por elas obtidos, o spread representativo da taxa de risco envolvida na transao.

63

53

Uma gama de produtos e servios financeiros atualmente comercializada nas economias de mercado. Acerca desses produtos e servios, julgue os itens que se seguem.
64 65

54

As letras de cmbio so instrumentos de captao das sociedades de crdito emitidos unicamente a taxas prefixadas. As notas promissrias comerciais (commercial papers), alm de serem isentas do imposto sobre operaes financeiras, permitem a captao de recursos fora do sistema financeiro. So vantagens da cobrana bancria para o cedente do ttulo a garantia do processo de cobrana e o crdito imediato dos ttulos bancrios. Desde que consigam replicar o retorno de um ndice de referncia, os fundos de renda fixa referenciados tm liberdade para decidir como investir seus recursos, j que at 49% do patrimnio desses fundos pode ser investido em aes e derivativos. A aquisio do controle acionrio de uma empresa por meio do mercado de aes takeover bid somente pode ser feita aps a concordncia dos acionistas majoritrios. A vantagem de se usar o emprstimo hot money que ele pode ser rapidamente reavaliado em caso de diminuies bruscas das taxas de juros. possvel a transferncia de certificado de depsito bancrio mediante endosso nominativo. Nesse caso, o endosso acarretar, para o endossante, a responsabilidade tanto pela existncia do crdito quanto pelo seu pagamento.

55

66

67

56

68

57

69

58

70

Julgue os itens subsequentes, relativos ao sistema de seguros privados e previdncia complementar.


59

Considerando as possibilidades de operaes de crdito em uma pequena empresa, julgue os itens a seguir.
71

Compete ao Conselho Nacional de Seguros Privados fixar as diretrizes e as normas dos seguros privados bem como prescrever critrios de constituio das sociedades seguradoras, de capitalizao, entidades de previdncia privada aberta e resseguradores e determinar limites legais e tcnicos das respectivas operaes. A fiscalizao das seguradoras e corretoras e a regulamentao das operaes de seguros so de competncia do Instituto de Resseguros do Brasil. Por constiturem exemplo tpico de sociedade de capitalizao, os fundos de penso devem seguir as diretrizes estabelecidas pelo CMN no que se refere aplicao dos recursos dos planos de benefcios.

A melhor opo de financiamento para a aquisio de uma mquina com longo prazo para pagar seria o desconto de duplicatas. Se o fornecedor da matria-prima para a empresa em questo prestar garantias para que o BRB oferea crdito empresa para aquisio dessa matria-prima, ento no haver como caracterizar esta operao como Vendor Finance. A referida empresa poder oferecer aos seus clientes pessoas naturais o crdito direto ao consumidor com intervenincia, provido pelo BRB, para que eles adquiram os seus produtos. A conta garantida modalidade de linha de crdito adequada para cobrir eventuais deficincias do fluxo de caixa dessa empresa.
4

72

60

73

61

74

Cargo 8: Escriturrio

||BRB11_008_08N384665||

CESPE/UnB BRB

Acerca de conta de depsitos de poupana, julgue os itens que se seguem.


75

Uma conta de depsitos de poupana que renda juros de 0,5% ao ms mais a variao da TR j garante ao seu correntista, sem levar em conta a variao da taxa referencial, mais de 6% de juros ao ano. 76 Embora todos os bancos possam cobrar tarifas sobre as contas de poupana, os correntistas dessas contas tero direito, em qualquer banco e sem custo algum, a extratos ilimitados nos terminais de autoatendimento. 77 O saldo na conta de poupana s pode ser resgatado no dia do aniversrio; caso precise do dinheiro antes desse dia, o titular dessa conta no poder sac-lo, ainda que abra mo dos rendimentos daquele ms. A respeito de contrato de carto de crdito, julgue os itens seguintes.
78

Considerando que, em uma progresso aritmtica de termos a1, a2, ..., an, ..., a razo seja positiva, a1 = 2 e os termos a1, a3 e a11 estejam, nessa ordem, em progresso geomtrica, julgue os itens a seguir.
91

A mdia aritmtica de 3 termos quaisquer dessa progresso aritmtica ser sempre um nmero inteiro. 92 Para cada n mpar, an ser sempre um nmero par. 93 A razo dessa progresso aritmtica ser um nmero racional, no inteiro. Em uma cidade, 1.000 habitantes foram entrevistados a respeito de suas relaes com os bancos A e B. Dos entrevistados, 450 eram correntistas apenas do banco A, 480 eram correntistas do banco B, 720 eram correntistas de apenas um desses bancos e o restante no era correntista de nenhum desses 2 bancos. A respeito dessa pesquisa, correto afirmar que a probabilidade de um dos entrevistados
94

Conforme as novas regras do Conselho Monetrio Nacional, os cartes de crdito bsicos podem ser tanto nacionais quanto internacionais. 79 O percentual para pagamento mnimo superior a 10% do valor da fatura do carto de crdito. 80 permitida a cobrana da tarifa de anuidade ainda que o carto de crdito seja o bsico. Julgue os prximos itens, relativos ao mercado de aes.
81

no ser correntista de nenhum dos bancos igual a 0,08. 95 ser correntista apenas do banco B inferior a 0,25. 96 ser correntista dos 2 bancos superior a 0,20.
RASCUNHO

Todas as aes tm data de vencimento e podem ser resgatadas nessa data com a devida remunerao de juros e correo monetria. 82 Havendo lucro, o recebimento de dividendos direito dos acionistas e caracteriza-se pela distribuio de parte de tais lucros da companhia a esses acionistas. 83 Um dos objetivos do desdobramento (split) reduzir a liquidez de determinada ao no mercado. Com relao ao Fundo Garantidor de Crdito (FGC), julgue os itens subsequentes.
84

O FGC uma associao civil sem fins lucrativos e no exerce nenhuma funo pblica. 85 O FGC foi criado para garantir os recursos mantidos, principalmente, em contas de depsito vista, de poupana e de depsito a prazo. 86 Se houver um saldo de R$ 120.000,00 na conta de depsitos vista de um nico titular, o montante desse saldo que no estar coberto pelo FGC ser de R$ 80.000,00. 87 Os fundos de investimento e os fundos de aes no tm cobertura do FGC. Julgue os itens a seguir, acerca de planos de aposentadoria e penso privados e ttulos de capitalizao.
88

Se a taxa de carregamento do plano PGBL for igual a 5%, isso significar que, anualmente, ser debitado o valor equivalente a esse percentual do saldo mantido no referido plano. 89 Um produto de previdncia do tipo VGBL ou PGBL, por lei, pode resultar apenas em valorizao positiva, ainda que esse plano seja considerado agressivo e aplique parte dos recursos em renda varivel. 90 O prazo de pagamento de um ttulo de capitalizao no necessariamente coincide com o seu prazo de vigncia, que o perodo no qual o ttulo est em vigor, dando direito aos sorteios existentes.
Cargo 8: Escriturrio 5

||BRB11_008_08N384665||

CESPE/UnB BRB
RASCUNHO

O gerente de um banco formou uma equipe de escriturrios para efetivar a abertura das contas-correntes dos 1.920 empregados de uma empresa. Sabe-se que, nessa equipe, cada escriturrio efetiva a abertura da conta de um empregado da empresa em 5 minutos, que todos os escriturrios trabalham no mesmo ritmo, e que esse trabalho ser concludo em 2 dias, trabalhando-se 8 horas em cada dia. Com base nessas informaes, julgue os itens que se seguem.
97

Com os elementos dessa equipe de escriturrios podero ser formados 45 grupos distintos, compostos, cada um, por 2 escriturrios. 98 Em 9 horas e 10 minutos de trabalho, 6 escriturrios efetivaro a abertura das contas-correntes de 660 empregados da empresa. 99 Para abrir as contas-correntes de 312 empregados da empresa, 8 escriturrios precisaro trabalhar durante mais de 3 horas e 25 minutos. Uma empresa contratou 16 novos profissionais, para as reas I e II. Para os profissionais da rea I, o salrio mensal de R$ 2.250,00, e de R$ 1.650,00, para os da rea II. Com esses novos profissionais, a despesa mensal de salrios ser superior a R$ 29.700,00 e inferior a R$ 30.300,00. A respeito dessa situao, julgue os itens subsequentes.
100 Os nmeros que representam as despesas mensais da empresa

com os salrios dos novos profissionais das reas I e II so diretamente proporcionais a 9 e 11. 101 Da despesa mensal para o pagamento dos salrios desses novos profissionais, mais da metade ser destinada aos da rea I. Ao vender x milhares unidades de determinado produto, a receita, em reais, obtida pela fbrica expressa pela funo f(x) = !10.000(x2 14x + 13). O custo de produo desses x milhares de unidades, tambm em reais, estimado em g(x) = 20.000(x + 3,5). Considerando apenas a receita e o custo relativos a esse produto, julgue os prximos itens.
102 Com a venda de qualquer quantia do produto, superior a 2.000

unidades, o lucro lquido da fbrica ser sempre positivo.


103 O lucro lquido mximo da fbrica ser obtido quando forem

vendidas 6.000 unidades do produto. Um estudo constatou que a populao de uma comunidade expressa pela funo P(t) = 5.000e0,18t, em que P(t) a populao t anos aps a contagem inicial, que ocorreu em determinado ano, e considerado t = 0. Com referncia a esse estudo e considerando 1,2 e 1,8 como os valores aproximados para e0,18 e ln 6, respectivamente, julgue os itens a seguir.
104 A populao ser de 30.000 indivduos 5 anos aps a contagem

inicial.
105 Um ano aps a contagem inicial, a populao da comunidade

aumentou em 20%. Tendo em vista que um emprstimo no valor de R$ 32.000,00, que foi entregue no ato, sem prazo de carncia, ser amortizado pelo sistema Price, taxa de juros de 60% ao ano, em 8 prestaes mensais e consecutivas, e considerando 0,68 e 1,80 valores aproximados para 1,05!8 e 1,0512, respectivamente, julgue os itens subsequentes.
106 Se o saldo devedor aps o pagamento de segunda prestao for

de R$ 25.030,00, ento o saldo devedor aps o pagamento da terceira prestao ser inferior a R$ 21.250,00. 107 A taxa efetiva anual do emprstimo superior a 75%. 108 A amortizao correspondente primeira prestao ser superior a R$ 3.500,00.
Cargo 8: Escriturrio 6

||BRB11_008_08N384665||

CESPE/UnB BRB
RASCUNHO

Acerca de juros e taxas de juros, julgue os itens a seguir.


109 Se um investidor aplicar a quantia de R$ 500,00 em uma

instituio financeira, pelo prazo de 2 anos, taxa de juros simples de 4% ao ano, e, ao final desse prazo, ele reinvestir todo o montante recebido na mesma aplicao, por mais 2 anos e nas mesmas condies iniciais, ento, ao final desses 4 anos, esse investidor receber o montante de R$ 580,00.
110 Se uma aplicao de R$ 10.000,00 pelo perodo de um ano

produzir juros no valor de R$ 3.200,00, e se a inflao nesse perodo for de 20%, ento a taxa de juros real da aplicao nesse perodo ser inferior a 11%.
111 O montante produzido pela aplicao de R$ 1.000,00 em uma

instituio financeira, em 2 anos, taxa de juros compostos de 10% ao ano, ser de R$ 1.210,00 na data do resgate.
112 Se o capital de R$ 5.000,00 for aplicado por 3 anos, taxa de

juros compostos de 12% ao ano com capitalizao trimestral, o juro auferido por essa aplicao, em reais, ao final do perodo, ser igual a 5.000 (1,0412 ! 1).
113 No regime de juros simples, as taxas de 3% ao ms e 36% ao

ano, aplicadas sobre o capital de R$ 100,00 e pelo prazo de dois anos, so proporcionais, pois ambas produzem o montante de R$ 172,00. Uma agncia bancria, ao emprestar a quantia de R$ 60.000,00 a uma empresa, entregou o valor no ato e concedeu empresa 3 anos de carncia, sem que os juros desse perodo ficassem capitalizados para serem pagos posteriormente. Com base nessa situao e sabendo que esse emprstimo ser pago pelo sistema de amortizao constante (SAC), em 3 anos e taxa de juros de 10% ao ano, julgue os itens subsecutivos.
114 O total de juros pagos ser superior a R$ 23.000,00. 115 O valor da ltima prestao a ser paga ser superior a

R$ 23.500,00.
116 No perodo de carncia, a empresa nada pagar ao banco.

Julgue os itens seguintes, referentes a taxa de retorno e avaliao de alternativas de investimento.


117 Considerando uma renda de 3 pagamentos mensais, iguais e

consecutivos, de R$ 100,00, taxa de juros compostos de 5% ao ms, e adotando 0,86 como valor aproximado para 1,005!3, correto afirmar que, nesse caso, o valor presente ser inferior a R$ 202,32.
118 Considerando que o financiamento de R$ 5.000,00, taxa de

juros compostos de 2% ao ms e pagamento em duas parcelas mensais, tenha permitido a implantao de um projeto com retorno de R$ 4.000,00 em cada um dos dois meses, e adotando 0,98 e 0,96 como valores aproximados de 1,02!1 e 1,02!2, respectivamente, correto afirmar que o valor presente lquido do referido projeto ser superior a R$ 2.750,00.
119 A escolha de um projeto envolve a comparao das alternativas

de investimento e dos parmetros de rentabilidade. Nesse sentido, um projeto ser financeiramente recomendvel em relao a outros investimentos se a taxa mnima de atratividade for superior taxa interna de retorno.
120 Considerando que o investimento de R$ 4.000,00 tenha

rendido o pagamento de R$ 3.000,00 ao final do primeiro ms e R$ 3.000,00 ao final do segundo ms, e que 7,55 seja o valor aproximado para ento a taxa interna de retorno desse investimento foi superior a 35% ao ms.
Cargo 8: Escriturrio 7

S-ar putea să vă placă și