Sunteți pe pagina 1din 4

Ax (gnero musical)

O ax um gnero musical surgido no estado da Bahia na dcada de 1980 durante as manifestaes populares do carnaval de Salvador, que mistura frevo pernambucano, forr, maracatu, reggae e calipso. No entanto, o termo Ax Music utilizado erroneamente para designar todos os ritmos de razes africanas ou o estilo de msica de qualquer banda ou artista que provm da Bahia. Sabe-se hoje, que nem toda msica baiana Ax, pois l h o Olodum, um ritmo da frica do Sul, Samba de Roda e Pagode produzidos por algumas bandas, Calipso (gnero muscial), um ritmo de Trinidad & Tobago e Samba-reggae[1], uma novidade. A palavra "ax" uma saudao religiosa usada no candombl e na umbanda, que significa energia positiva. Expresso corrente no circuito musical soteropolitano, ela foi anexada palavra da lngua inglesa music pelo jornalista Hagamenon Brito para formar um termo que designaria pejorativamente aquela msica danante com aspiraes internacionais[2]. Com o impulso da mdia, o ax music rapidamente se espalhou pelo pas todo (com a realizao de carnavais fora de poca, as micaretas), e fortaleceu-se como indstria, produzindo sucessos durante todo o ano.

Guitarras eltricas
As origens do ax esto na dcada de 1950, quando Dod e Osmar comeam a tocar o frevo pernambucano em rudimentares guitarras eltricas (batizadas de guitarras baianas) em cima de uma Fobica (um Ford 1929)[1].Nascia o trio eltrico, atrao do carnaval baiano que Caetano Veloso chamou a ateno em 1968 na cano "Atrs do Trio Eltrico". Mais tarde, Moraes Moreira, dos Novos Baianos, teria a ideia de subir num trio (que era apenas instrumental) para cantar foi o marco zero da ax music. Paralelamente ao movimento dos trios, aconteceu o da proliferao dos blocos-afro: Filhos de Gandhi (do qual Gilberto Gil faz parte), Badau, Il Aiy, Muzenza, Araketu e Olodum. Eles tocavam ritmos africanos como o ijex, brasileiros como o maracatu e o samba (os instrumentos eram os das escolas de samba do Rio) e caribenhos como o merengue. No dia 09 de julho de 2011, Luiz Caldas, convidado do J Soares, informou que a origem do Ax, foi aps uma criao sua, pois o carnaval baiano utilizava o frevo nas festas, foi ento que Caldas, trouxe para Bahia uma nova identidade inigualavl. Hoje Luiz Caldas cantor de heavy metal. Com a cadncia e as letras das canes de Bob Marley nos ouvidos, o Olodum criou um ritmo prprio que misturava Ax, Msica Latina, Reggae e tambm Msica Africana, estilo com forte carter de afirmao da negritude, que fez sucesso em Salvador dos anos de 1980 com artistas como Lazzo, Tonho Matria, Gernimo e a Banda Reflexus as canes chegavam ao Sudeste em discos na bagagem dos que l passavam frias. Logo, Luiz Caldas e Paulinho Camafeu tiveram a ideia de juntar o frevo eltrico dos trios e o ijex. Surgiu assim o "Deboche", que rendeu em 1986 o primeiro sucesso nacional daquela cena musical de Salvador: "Fricote", gravado por Caldas. A modernidade das guitarras se encontrava com a tradio dos tambores em mistura de alta octanagem. Uma nova gerao de estrelas aparecia para o Brasil: Lazzo, Banda Reflexus (do sucesso Madagascar Olodum), Sarajane, Cid Guerreiro (do Ilari, gravado por Xuxa), Chiclete com Banana

(que vinha de uma tradio de bandas de baile, blocos-afro e trios eltricos), Banda Cheiro de Amor (com Mrcia Freire e Margareth Menezes, a primeira a engatilhar carreira internacional, com a bno do lder da banda americana de rock Talking Heads, David Byrne). Pouco tempo depois, o Olodum estaria sendo convidado pelo cantor e compositor americano Paul Simon para gravar participao no disco The Rhythm of The Saints.

O LOBO MAU GERA POLMICA EM SALVADOR


Depois da Ivete ter incluso a msica no repertrio no ltimo Festival de Vero, a coisa explodiu, mas o cantor Tatau diz que a letra estimula a pedofilia.

Por Elenilson Nascimento A msica de pssimo gosto. Vou te comer, vou te comer, vou te comer!. Atualmente s isso que as estrelinhas da msica baiana tm para cantar. Alm das prolas que cantam, as cantoras do ax se apresentam no palco como se fossem fazer ensaio para a Playboy. Algum j viu a Marisa Monte, a Paula Toller, a Bethnia e outras divas da msica cantando seminuas? Acho que no. Nesse Carnaval 2010, a msica de contedo pornogrfico "Lobo Mau" a vil da vez. Por um lado ela est proporcionando visibilidade aos seus autores (foto acima), da mesma forma que no ano passado a msica Voc no vale nada, mas eu gosto de voc! deu audincia para o Dorgival Dantas, mas, no caso da primeira, no tem nada de historinha infantil. Na Bahia, a personagem de Chapeuzinho Vermelho virou um dos hits principais dos trios eltricos e piv de polmica com contedo sexual. Febre entre os folies, babes de ovos da Rede Bahia e alienados, "Lobo Mau" repleta de versos de duplo sentido. "Chapeuzinho, diz a menina: onde voc vai que eu vou atrs/ Vou te comer, vou te comer", diz um dos trechos. A msica pegou porque foi inclusa, lamentavelmente, no repertrio da Ivete Sangalo. O tal hit foi composto e cantado pelo grupo O Bck (*pronuncia-se "obque"), criado em 2007, por dois irmos e um amigo (Pisquila, Keno e Bombado), com o objetivo de "diferenciar o pagode baiano", diz o site oficial. Para o vocalista Tatau (ex-Araketu), a letra estimula a pedofilia, e na ltima quinta-feira, 11/02, ele se recusou a cant-la. Para Tatau, que atualmente participa de uma campanha do Ministrio Pblico da Bahia contra a pedofilia, h "um monte de homem que um verdadeiro lobo mau com as crianas". J para a escritora baiana Andria de Oliveira, a msica e a polmica no acrescentam nada: A musica horrvel como a maioria das outras do atual pagode, que nada acrescentam. "Vou te comer,

vou te comer..."? Agora que a msica de duplo sentido, isso , alm de at insinuar uma situao que um homem mais velho, o lobo, pega uma menininha. Mas como Ivete cantou pronto. Virou sucesso. Ao ser questionada sobre a sua opinio com relao postura do Tatau, ela respondeu: Mas parece que o Tatau, quando fez essa declarao, estava um pouco magoado porque s tocou aqui no Carnaval um nico dia, declarou. J no bastavam as merdas do "Rebolation", do Parangol (*a banda adaptou a dana das raves ao requebrado do pagode e tem sido apadrinhada pela Globo), e do pagode Me d a patinha da banda Black Style, ambas igualmente pssimas clique aqui , os trs irmos da banda O Bck j fizeram um dueto da msica com a prpria Ivete ontem, no Circuito Dod. O grupo j foi at convidado para tocar tambm no camarote Expresso 2222, de Gilberto Gil. E apesar de toda polmica, a msica est sendo a mais tocada nos dois primeiros dias da folia baiana. Mas o que podemos esperar dessa gerao? Estudar pra qu mesmo? Pra virar professor? Advogado? Meus filhos, tenho que virar pagodeiro tambm!

Letras maliciosas de msicas baianas causam polmica


Deputada impetra projeto de lei parar acabar com letras maliciosas. Segundo ela, o projeto prev a proibio de financiamento pblico para artistas que incentivem violncia contra mulheres.

As msicas cheias de versos maliciosos podem estar com os dias contados na Bahia. Para saber o que o povo acha dessa histria, a ator rico Brs, baiano legtimo, foi convidado para participar do quadro reprter por um dia, no Fantstico. s teras-feiras, o ator disfara o sotaque para viver o malandro carioca todo enrolado, Jurandir, em Tapas e Beijos. Mas no filme Pai, ele no deixa dvida nenhuma sobre a sua origem baiana. Ningum melhor do que um bom baiano para falar de grande polmica de um projeto de lei da deputada estadual Luiza Maia (PT-BA). O meu projeto apenas para impedir que determinados compositores, determinadas bandas, sejam contratadas com dinheiro pblico. Bandas que tenham msicas ofensivas s mulheres, que desvalorizem, que desrespeitem as mulheres e que incentivem a violncia contra a mulher. No d para cantar "d a patinha" como se ns fssemos animais ou objetos sexuais, explicou a deputada. O vocalista da banda Black Style, Robson Costa, deu sua opinio: Esse projeto no tem nada a ver. O que ns fazemos msica com brincadeira, com alegria. Eu acho que o que ofende a dignidade da mulher a mulher no ser respeitada no dia a dia, declara. Mrio Brasil, vocalista da banda O Troco, disse o que acha. Na realidade, eu respeito a opinio

da deputada, mas eu acho que tem coisa mais importante para os governantes tomarem conta, tipo, por que no um projeto de lei para aumentar os salrios dos professores?, questiona. Tem gente que curte a coisa mais da dancinha, tem gente que curte o duplo sentido, tem gente que curte ax, ento isso. Tem gosto para tudo, mas sem o duplo sentido, o carnaval no ser o mesmo, defendeu o vocalista da banda Parangol, Lo Santana. As canes populares da Bahia e do Brasil como um todo sempre foram maliciosas. Na Bahia, tem uma palavra que sintetiza bem isso, que a palavra brincadeiragem, brincadeira com libidinagem, explicou o antroplogo da Universidade Federal da Bahia (UFBA) Roberto Albergaria. Alex Max, vocalista da banda Saiddy Bamba, tambm opina: Eu acho que esse projeto no vai dar muito certo no, porque, as prprias mulheres, a gente faz as letras para elas, e elas mesmas gostam do nosso trabalho. O vocalista da banda Levaniz, Andr Ramon, complementa. Eu passo nas ruas e escuto: , superman, eu sou sua maravilha e tal, eu escuto muito isso. Elas gostam. Uma baiana explicou: Essa maneira que a gente tem de danar no vulgar. Muito pelo contrrio. uma questo de se divertir mesmo. Acho que a maldade est na cabea das pessoas onde veem isso. At na verdade, quando a gente est danando pagode, a gente no observa a letra, na verdade a gente s v o ritmo e a suingueira, se defende outra baiana. A deputada reconhece o ritmo baiano. Retire a letra e escute o ritmo, todo mundo sai quebrando, inclusive eu, que sou pagodeira e sei tambm quebrar. O povo baiano gosta mesmo de danar e se divertir. Mas que fique bem claro o recado: as mulheres merecem todo o nosso respeito e carinho.

S-ar putea să vă placă și